O eleitorado da Vitória também continua mau humorado!!!

 

Por mais que haja inúmeros interesses em jogo, sobretudo para os que teem capacidade de raciocinar “fora da caixa”, à notícia de que a popularidade do presidente Jair Bolsonaro, nesses primeiros três meses de gestão, tenha sofrido uma retração, de tudo, não é apenas fruto das chamadas “conspirações”.

Eleito basicamente na esteira do mau humor do eleitorado  contra o desgoverno e robalheira do PT, a maioria dos brasileiros que hipotecaram voto no  “Capitão”, necessariamente, não eram e nunca foram seus “fãs de carteirinhas”. Votaram nele  não pelas suas qualidades, mas sim pelo conjunto de defeitos do seu oponente.

Como os principais  vetores  desse mau humor do eleitorado continuam ativos – economia estagnada e desemprego nas alturas – o votante mantem-se  abusado com a classe política, seja ela na esfera federal, estadual ou municipal. Ao que parece esse “clima azedo” do eleitor  chegará  em 2020 – ano das eleições municipais – em ebulição.

Em nossa Vitória de Santo Antão –  que não é uma ilha –  não poderia ser diferente. Se bem avaliado, tomando como base a eleição municipal de 2016, um terço do eleitorado da cidade já decidiu que os tradicionais grupos políticos locais – vermelho e amarelo -, antagônicos entre si, mais siameses nas práticas, não servem mais para governar a cidade. Basta imaginar, contudo,  que o prefeito Aglailson Junior foi eleito,  em 2016,  contra a vontade de dois terços do eleitorado antonense. Ao seu favor, hoje, o mesmo dispõe de algum tempo para  governar, até do próximo  pleito,  e uma “caneta com tinta” para mudar a situação.

Com as novas regras eleitorais em vigor,  a partir do ano vem, no que se refere à eleição proporcional (vereadores), um novo jogo estar para ser jogado. Sem a permissão dos partidos se coligarem “em baixo” (legislativo), os atuais vereadores, inevitavelmente, perderão autonomia para negociarem “seus votos”. Para “cantar de galo”, como alguns faziam,  se faz necessário montar um partido para si, o que convenhamos, não é uma tarefa das mais fáceis. Assim sendo, para os vereadores (de mandatos) garantir-se na disputa serão obrigados a se “engalfinharem” no mesmo partido.

Nesse contexto, porém, candidatos com bom potencial de votos – os chamados “quase vereador” – deverão se alinhar em partidos que não tenham vereador de mandato disputando. Se assim o fizerem – deixando de ser calda –,  terão muito mais chance de lograr êxito na disputa. Já para os candidatos que desejam entrar na corrida  majoritária (prefeito) – se realmente quiserem participar do jogo eleitoral pra valer –  deverão os mesmos se alinhar em uma candidatura única,  e com  apenas uma  chapa de candidatos à Câmara.

Dispersos e fraturados serão meros “candidatos olímpicos”. Essas são as minhas impressões, no cenário de hoje………

ABLOGPE: comunicação em debate…..

Durante todo o dia do sábado (13) um grupo de blogueiros que compõe a diretoria executiva da ABLOGPE – Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – discutiu, analisou e deliberou questões atinentes à instituição assim como o contexto das novas ferramentas na comunicação de massa.

Na chamada sociedade “líquida” – detalhada pelo sociólogo Zygmunt Bauman (recém-falecido, aos 91 anos) – tudo muda com rapidez. Assim sendo, entender esse deslocamento de conceitos que, na prática,  se revelam no comportamento das pessoas nos mais variados grupos sociais é um dos grandes desafios para aqueles que desejam se comunicar bem. Já dizia o velho guerreiro, Chacrinha: “ quem não se comunica, se trumbica”.

Momento Cultural: Minha mãe – nos seus 86 anos (Poema) – Por Júlio Siqueira

Que feliz eu sou em poder contemplar,
num êxtase de terno amor e de carinho,
o rosto tão querido, todo arminho,
dessa criatura boa, única, sem par!

Amar-te? Amo-te muito. E sou vaidoso
por seres minha mãe… E tanto é assim
que é um gozo, uma alegria sem fim
que proclamo a toda gente, orgulhoso!

Quero beijar-te as mãos que me abençoam,
ouvir-te a voz, cujas palavras ecoam
num doce misto de ternura e de amor.

porque és a mais bela das criaturas,
daquelas que enchem o mundo de venturas
amando e sorrindo em meio a própria dor!

Por Júlio Siqueira

MANGA COM SAL? – por Sosígenes Bittencourt

Como eu fui criado chupando manga SEM SAL, nunca me acostumei com essa modalidade de chupada, essa aventura estomacal. E ainda há quem lambuze a fruta na laminha do sal com vinagre.
Na feira, a primeira pergunta era a seguinte: – Essa manga é docinha?
Aí, o matuto: – É um favo de mel, freguês.
Aprendi que SAL só serve para matar micróbio, dar gosto na comida e subir a pressão arterial. 
Comida insossa é um dos maiores castigos impostos à velhice. Assim como a privação do açúcar para os diabéticos. Não poder chupar uma manga rosa madurinha é terrível para quem sofre de HIPOINSULINISMO. Não poder passar a mandíbula num bago de jaca dura deve ser uma tortura.

Sosígenes Bittencourt

Vitória de Santo Antão no centro dos debates da chamada “Guerra Fria”!!

Por cordialidade do amigo Jurandir Soares, sabedor do meu interesse pela boa leitura, recentemente, fui presenteado com o livro “Pernambuco em Chamas”, do jornalista e historiador Vandeck Santiago. Basicamente o seu conteúdo coloca luz na relação dos EUA com a Região Nordeste do Brasil, no contexto da chamada guerra fria e pré-golpe militar de 1964. Passa também por uma boa explicação na vocação esquerdista da capital pernambucana – Recife.

Ao mundo, por assim dizer, à miséria e o estado de calamidade pública vivenciadas na zona rural do Nordeste Brasileiro foram reveladas por importantes veículos de comunicação internacional, então,  “barril de pólvora” para um levante das classes camponesas no sentido de uma revolução contra o sistema posto, tal qual o ocorrido na Ilha de Cuba, pela liderança do Fidel Castro.

Nesse contexto, porém, nossa Vitória de Santo Antão recebeu atenção especial. Os movimentos dos camponeses no Engenho Galileia, a partir de 1955, no sentido da organização da classe, são observados com bastante atenção e, em alguns casos, repressão.

Não à toa, um dos irmãos do presidente dos Estados Unidos, John Kenndy,  o Edward, juntamente com então presidente da SUDENE, Celso Furtado, estiveram nas terras do Engenho Galileia para conferir “IN LOCO” as informações que chegavam à mesa de um dos homens mais poderoso do mundo e referência do século XX (John Kenndy),  via relatórios dos emissários.

Entre outras reivindicações dos “galileus” – no que se referia à falta de energia elétrica na localidade –  o irmão do presidente dos EUA, Edward, prometera, assim que chegasse no seu país de origem enviaria um gerador à localidade. Promessa feita, promessa cumprida!! Mesmo sem nunca haver entrado em funcionamento, o referido Gerador permanece nas terras do engenho, por mim constatado em visita recente.

Em outro capitulo,  que trata das eleições pernambucanas  de 1962, em que o vitoriense João Cleofas disputou o cargo de governador com Miguel Arraes, o autor narra o interesse e até da interferência no processo eleitoral dos americanos. Assim sendo, para os que desejam saber um pouco mais sobre a história de Pernambuco e da  Vitória de Santo Antão aconselho mergulhar de cabeça no referido opúsculo.

FAMAM – matrículas abertas!!!

Conforme já foi noticiado pelos mais diversos órgãos da imprensa local, a FAMAM – Faculdade Macêdo de Amorim – é a mais nova instituição de ensino superior da nossa cidade, oferecendo maiores oportunidades àqueles que desejam ter sucesso profissional e progredir na vida qualificando-se para assumir os melhores postos do mercado de trabalho.

Dentro desse contexto, a FAMAM montou uma estrutura moderna e que atende todas as necessidades para o real aprendizado dos alunos. É oportuno registrar que a FAMAM continua com matriculas abertas para os cursos de graduação em Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos.

Jornal da Vitória.

 

Momento Cultural: Caveira – por Henrique de Holanda.

Da nudez em que vive na demência,
traduzes bem o desmoronamento.
lar que serviu de abrigo à inteligência
e onde hoje reside o esquecimento.

Outrora tu vivias na opulência:
carne, vaidade, amor, deslumbramento,
beijo, pecado, embriaguez, ardência,
e hoje, de tudo isso, o isolamento.

No mundo, tu viveste mascarada.
Hoje, porém, com a face descarnada,
Tens do teu rosto a máscara caída…

Retrato original da humanidade:
Ressaca para toda a eternidade
depois da grande dança desta vida!…

(Muitas rosas sobre o chão – Henrique de Holanda – pág. 12).

GRATIDÃO E REMORSO – por Sosígenes Bittencourt.

Muitas vezes, é preciso perder os pais, para refletir sobre sentimentos.

O sentimento predominante, na perda dos pais, não é de GRATIDÃO, e, sim, de REMORSO, não é a gratidão pelo que nos fizeram, mas o remorso pelo que deixamos de fazer.

Filhos devem frutificar sob a redoma protetora do amor, embora não sejam gerados para amar seus pais. O amor filial independe, pois há filhos desprezados e maltratados que nunca desrespeitaram seus pais. Agora, o luto é mediador na relação familiar, é mais eloquente do que as festas, porque desperta reflexões profundas, advindas de sentimentos profundos. Pode dobrar a cerviz do ingrato, despertar-lhe, tardiamente, a misericórdia. É preciso crer na advertência, em Êxodo 20:12, “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias, na terra, que o SENHOR, teu Deus, te dá.”

Sosígenes Bittencourt

Apenas para refletir: são muitas transformações……

Revirando meus arquivos, encontrei mais uma pérola da nossa Vitória de Santo Antão. Imaginar, então, que na atualidade – pouco mais de um século depois da aplicação do nosso Código de Postura Municipal –  as coisas sejam tão diferentes. Não por falta de leis que regulamentem às questões, mas sim pela mudança nos costumes. Se o rádio, no inicio do século XX e a televisão na sua segunda metade transformou radicalmente a sociedade, na forma de pensar e no seu jeito de agir,  imagine daqui para frente, nesse alvorecer do século XXI, no qual a internet é mundo sem fronteiras? 

 

Curiosidades Vitorienses: Código de Posturas (1897)

Dando continuidade a coluna de curiosidades vitorienses, publicaremos trechos do CÓDIGO DE POSTURAS do município da Vitória, datado de 1897. Os trechos foram retirados do volume 07 da revista do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, editada em 1977. São muitas curiosidades, que valem a pena serem disponibilizadas em nosso blog.