CEMUVI: uma boa ação da gestão do Governo de Todos.

Na noite da sexta (22) uma ação importante da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, ocorrida na Praça da Restauração,  merece os aplauso de todos vitorienses.  O CEMUVI – Centro de Música da Vitória – realizou o seu primeiro ato prático público. A arte da música transforma, para melhor, a trajetória de vida de qualquer individuo.

Foto: Prefeitura de Vitória

Foto: Prefeitura de Vitória

Este projeto, se levado realmente a sério, poderá ser uma das poucas boas ações da gestão do Governo de Todos nestes últimos sete anos com caráter edificante. Quando damos oportunidade a um jovem  de aprender música, com disciplina e boa orientação, estamos alargando os caminhos de um ser humano que certamente contribuirá mais na construção  de  um mundo melhor.

Entre tantos nomes da música vitoriense, que muito contribuíram na formação de novos músicos  destacamos,  o Maestro Aderaldo. Atualmente, toda cidade colhe os frutos do abnegado trabalho do referido maestro. Hoje, temos conterrâneos pertencentes a várias instituições musicais nas mais diversas esferas, sobretudo, nas Forças Armadas. Temos também, os inúmeros músicos que tocam nas orquestras de frevos em todo Pernambuco e,  principalmente, aqui em Vitória. Praticamente, todos este pessoal, de maneira direta ou indiretamente, foram alunos do Maestro Aderaldo.

Foto: A Voz da Vitória

Foto: A Voz da Vitória

O escritor português, Fernando Pessoa, entre outras genialidades, disse o seguinte: “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Esta afirmativa nos leva ao elementar  entendimento que as intenções valem mais que as ações.

Gostaria, então, de agregar ao inspirador raciocínio do admirado poeta, filósofo e escritor, Fernando Pessoal,  a seguinte frase: “mesmo com a alma pequena a boa ação vale a pena a quem dela necessita”.

Pois bem, com este raciocínio, quero dizer, que apesar do prefeito Elias Lira ter se utilizado de um dos mais desprezível sentimento da raça  humana, para “abraçar” este projeto, não devemos apequena-lo. Ensinar música às crianças e adolescentes  sempre será uma boa ação, independente de qualquer coisa.

Foto Freire

CD

É dentro deste contexto que quero parabenizar, mais uma vez,  o trabalho do Instituto de Assistência Profissional da Criança e do Adolescente – IAPCA -  em nossa cidade, que tem na direção e coordenação o Maestro Freire e a Professora Michele Almeida, respectivamente. Vale salientar ainda, que esta instituição é totalmente formalizada e já recebeu várias distinções e reconhecimentos da sociedade, inclusive em nível nacional. Veja o vídeo:

É bom que se diga, que tanto na gestão do Governo Que Faz quanto na atual – Governo de Todos – o IAPCA foi , e continua sendo ignorado. Elias Lira e Ozias Valentin, inclusive, foram muito mais  além da indiferença com a instituição, pois, se utilizaram de todos os artifícios, sobretudo os jurídicos, na tentativa de prejudicar, acabar e destruir com a instituição na cidade e, ainda por cima, quiseram macular, moralmente, o seu diretor, Maestro Freire.

elias-ozias

Apenas a título de informação: o prefeito Elias Lira, ao longo da sua vida pública, nunca teve o menor sentimento com música, com artista, com teatro, com o patrimônio cultural, com o nosso carnaval, absolutamente nada, que seja relacionado ao mundo artístico.

Mas, mesmo que motivado pelo sentimento da VINGANÇA  E  DA  PERSEGUIÇÃO contra o Maestro Freire, devemos sim, aplaudir a ação da sua administração no tocante à criação do CEMUVI, como disse anteriormente: “mesmo com a alma pequena a boa ação vale a pena a quem dela necessita”.

Publicado em A Lupa, Editorial | 1 comentário

Lions Clube: Núcleo Zito Mariano.

Conforme anunciado, aconteceu na tarde do sábado (23) no Prédio da Associação Comercial, Avenida Mariana Amália, a Reunião Festiva do Lions Clube, Núcleo Zito Mariano. Na ocasião ocorreu a tomada de posse de alguns membros.

IMG_9419

Rubens de Deus, presidente do Núcleo Zito Mariano, usou da palavra para realçar a importância da instituição. Veja o vídeo:

O senhor Carlos Peres, outro baluarte da causa Leonistica na cidade, atuou como MESTRE DE CERIMÔNIA. Veja o vídeo:

Ao final do evento, que contou com a presença do presidente do Lions Clube da cidade de Belo Jardim, João Torres, os amigos Rubens de Deus e Carlos Peres falaram um pouco da importância do momento para a  causa leonistica na cidade da Vitória de Santo Antão. Veja o vídeo:

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Fotógrafo Arquiles Petrus realiza Exposição

11064810_850810241666501_4784451026617277621_n

Quem gosta de apreciar boas fotografias, terá oportunidade de visitar gratuitamente uma a Exposição Fotográfica “FELIZES PARA SEMPRE!”, do fotógrafo Arquiles Petrus. O Coquetel de Lançamento da Exposição será realizado na próxima sexta-feira (29/05), às 19h30 no Vitória Park Shopping.

A Exposição Fotográfica “FELIZES PARA SEMPRE!”, foi organizada para celebrar o mês dos Namorados, reunindo fotos de casais realizadas pelo fotografo.

A Exposição ficará aberta ao público até 30/06, na Praça de Eventos do Vitória Park Shopping, Em Vitória de Santo Antão – PE.

SERVIÇO
“FELIZES PARA SEMPRE!” – Fotos Contam Histórias
Exposição Fotográfica do Fotografo Arquiles Petrus
ENTRADA FRANCA
LOCAL: Praça de Eventos do VITÓRIA PARK SHOPPING, Vitória de Santo Antão – PE.
Coquetel de Lançamento: 29/05 – a partir das 19h30
Período: 29/05 à 30/06.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Risco iminente de acidente.

Na manhã do sábado (23) nossas lentes flagraram dois “burricos” pastando livremente às margens da movimentada Avenida Henrique de Holanda próximo ao Loteamento Conceição.

IMG_9379

Animais de grande porte circulando em vias públicas, com intenso tráfego, configura-se em perigo iminente de acidente. Certamente, o prefeito Elias Lira só irá tomar alguma atitude, neste sentido, quando ele, ou  algum parente dele,  sofrer algum acidente.

Sendo assim, mesmo a contragosto, serei obrigado a abrir a “jaula do Elias” e zerar o contador do blog mais uma vez.

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Momento PITÚ

11263142_939919752695063_5002205486134939374_n

Agora imagina se isso tudo se acabar. É, meu cumpadre, simbora salvar esse mundão! o/

#FilosofiaDeSegunda

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento Cultural: ALMA CÂNDIDA – por ADJANE COSTA DUTRA

Adjane Costa Dutra (2)

Minh’alma cândida é como uma criança que foge de um jardim

de flores brancas.

A noite vagueia, oh! alma por entre as praças.

Minh’alma cândida é como uma criança que procura canto e não se encontra.

Dorme meu corpo e minh’alma cândida visita o templo de

outras almas perdidas.

Na penumbra da noite, oh! minh’alma cândida,

Se tu encontrásseis outra alma e numa íntegra essência

Formásseis e candismo do amor…

(TAPETE CÓSMICO – ADJANE COSTA DUTRA – pág. 59).

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

O TEMPO VOA: INAUGURAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DE NATAL EM 21-12-74

O TEMPO VOA - INAUGURAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DE NATAL EM 21-12-74

INAUGURAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DE NATAL EM 21-12-74

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória

11233593_852786661435890_2098222084541238765_o

SERVIÇO
Grau Técnico Vitória
Rua Henrique de Holanda, 1210 – Centro
Vitória de Santo Antão (Antiga BR232).
TEL: (81) 3526.4099

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Hoje na História – 25/MAI – Por Tadeu Prado

HNH 25052015 Pilako

Publicado em Hoje na História | Deixar um comentário

PITACO ESPORTIVO

Sport 1, Coritiba 0

Ontem, Ariano Suassuna revirou-se na tumba, com a gracinha do Sport na Ilha do Retiro, dando um safanão no Coritiba e escalando o podium do Campeonato Brasileiro. Ariano dizia: O Sport é um catalisador de felicidade, irrigando o meu coração de alegria.

E saiu barato para o visitante, a defesa rubro-negra rastreando o Coxa, e Neto Moura se amostrando na frente de Diego Souza ainda dodói.

Não custa nada gritar a identidade sonora do Leão: Cazá! Cazá! Cazá!

Leonino abraço!

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Saudade – Fernando Silva

Hoje disponibilizamos a canção SAUDADE de autoria e interpretação do amigo FERNANDO SILVA.

Saudade - Fernando Silva

Aldenisio Tavares

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Câmara de Vereadores: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”

ensino-grecia-antiga

Aqui e acolá, nas mais diversas ocasiões e, sobretudo, nas redes sociais estamos ouvindo queixas sobre a composição da atual Câmara de Vereadores local. Cada qual, fala o que acha e bem entende. O fato é: NINGUÉM CHEGA PRA ELOGIAR.

No Brasil, a rigor – segundo definição colhida na internet – “a câmara municipalcâmara de vereadores, ou câmara legislativa é o órgão legislativo da administração dos municípios, configurando-se como a assembleia de representantes dos cidadãos ali residentes”

Longe de mim, querer contrariar a maioria dos munícipes. De fato, nossos legítimos representantes não são exemplos, entre outras coisas, de honradez, decência, eficiência e transparência. Muito pelo contrário, volta e meia, estão protagonizando cenas de filmes do tipo pastelão ou até mesmo do poderoso chefão.

2327_2

É bom que se diga, que já tivemos legisladores bem melhores que os atuais, mas, não podemos esquecer de dizer também, sob todos os pontos de vista, que já tivemos conjunto de vereadores, em uma mesma legislatura, que suas atuações poderiam, muito bem, servir de roteiro de filme, e que certamente escandalizaria mais a opinião pública de que a famosa película nacional chamada TROPA DE ELITE.

o-sentido-da-vida-1

Sob o ponto de vista da dependência ao poder executivo, diga-se: O Prefeito de Plantão,  já tivemos alguns surtos de altivez. Estes, invariavelmente, estavam mais sintonizados com  as  próximas eleições que, verdadeiramente, pelo  sublime sentimento do dever cumprido em legislar pelos interesses da coletividade.

Não precisa ir muito distante, para dizer que já tivemos legislatura mais submissa que a atual. Na era do Governo Que Faz, por exemplo, onde a bancada era formada por muitos vereadores que exibiam pomposos anéis nos dedos e eram detentores de vultosas contas bancarias, durante muito tempo as votações na casa passou a ter escores definido, ou seja: 17 vereadores era igual a 17 X 0.

Apenas para entendermos melhor esta dinâmica na composição da câmara, não podemos esquecer que, em tese, os vereadores é um extrato da população do Município, ou seja:  “uma colcha de retalho da sociedade” e portanto, não podemos exigir que os  nossos vereadores sejam algo que não representem a maioria. É triste dizer: mas a maioria das pessoas comuns acham, absolutamente, “normal” levar vantagem em tudo, o famoso “jeitinho brasileiro”. Nesta diapasão,então, seria improvável que os vereadores pensassem diferente.

É com o advento das novas formas de comunicação, que facilitaram a difusão das informações e noticias protagonizadas pelos próprios cidadãos, estas, sem máscaras e sem manipulação, que devemos contra-atacar. Não podemos esperar de vereador, algo que seja melhor para a população, eles, os vereadores, na esmagadora maioria, estão preocupados em legislar em causa própria, em perpetua-se no poder.

martin-luther-king21Portanto, neste contexto, acho que a população, sobretudo os mais jovens, deveriam se engajar no movimento “Aposente Um Vereador”. Independente de qualquer coisa, os meninos estão sintonizado com o que disse, o sempre lembrado, Martin Luther King Jr, ou seja:  “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”

Publicado em A Lupa, Editorial | 3 comentários

Na ABTV não existe arrumadinho nem picaretagem.

DSC06944

Apesar de ser membro atuante da ABTV – Associação dos Blocos de Trios da Vitória – não posso falar em seu nome, pois, tal prerrogativa, pertence ao atual  presidente Charles Romão, diretor  do bloco infantil BABY ALEGRIA.

Muito bem, não é novidade para ninguém, muito menos para a comunidade carnavalesca, que a gestão do Governo de Todos, nestes últimos sete anos no comando  do carnaval vitoriense em nada acrescentou à festa, muito pelo contrário, criou muito mais problemas e embaraços que soluções e evoluções.

Mesmo nossa cidade, Vitória de Santo Antão, sendo uma referência no estado no quesito carnaval, nossos gestores, diga-se, os últimos prefeitos, apenas se preocuparam em fazer política partidária com o carnaval, ou seja: nenhuma ação consistente que pusesse transforma o evento em algo crescente e sustentável, tanto do ponto de vista financeiro quanto cultural.

paulo-robertoPara gerir o carnaval, por parte da prefeitura, Elias Lira escalou o seu “tarefeiro”,  Paulo Roberto. Em se tratando de vínculo com festa Momesca, Paulo é uma espécie de “conjunto vazio”, ou seja: não gosta de carnaval, não entende de carnaval, não brinca carnaval, não tem o menor sentimento com carnaval e etc. Resultado desta equação: UM DESASTRE, SÓ FEZ AFUNDAR O CARNAVAL DA VITÓRIA.

Pois bem, digo tudo isso – quase perto das festas juninas – porque só agora é que a prefeitura começou a pagar o dinheiro das agremiações carnavalescas que desfilaram em no carnaval 2015.

Conforme ficou acertado em reunião realizada na FACOL, com os representantes da prefeitura, Paulo Roberto e Ozias Valentin, os recursos destinados às agremiações deveriam seguir a seguinte ordem: os que fossem filiados a ACTV, receberiam pela entidade e os que fossem vinculados à ABTV receberiam pela sua associação, ou seja: cada qual receberia pela sua Associação.

Pois bem, muito antes do prazo final, conforme regras do Decreto Municipal que regulamentou o carnaval 2015, o secretário Paulo Roberto comunicou verbalmente ao senhor Charles Romão, que o dinheiro da Prefeitura, destinados aos blocos filiados a ABTV,  já estava DEPOSITADO NA CONTA DA ACTV.

É bom que se diga que durante estes  sete anos que o Paulo Roberto esteve  a frente destes pagamentos, os mesmos já foram quitados de várias formas (inclusive em espécie lá na FACOL). Houve um ano,  inclusive (2013),  que a prefeitura se deu ao luxo de não contribuir com nada, ou seja, não repassou nenhum tostão para as agremiação. Nem por isso, o carnaval  acabou, muito menos  O FIM DO MUNDO CHEGOU.

Para encerrar, gostaria de dizer que certamente o Paulo Roberto tem seus motivos para não efetuar o pagamento (convênio com a prefeitura) aos clubes vinculados a ABTV,  pela conta bancária da própria entidade. É bom lembrar também,  que até hoje o clube Papaleguas (filiado a ABTV) não recebeu o seu dinheiro referente ao carnaval de 2014. Para aonde foi o dinheiro destinado ao Papaléguas? Quem recebeu este dinheiro? Só digo uma coisa: Na ABTV não existe arrumadinho, não existe transação errada ou picaretagem. Nossa instituição (ABTV) é formada por pessoas sérias e cumpridoras dos seus deveres.

Portanto, mesmo a prefeitura – Elias e Paulo Roberto – fugindo da ABTV, como diabo corre da cruz, enviamos toda documentação necessária para a celebração do referido convênio, conforme combinado. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Campanha de Doação de Sangue 2015 – Lions Club da Vitória

COMUNICADO

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Momento PITÚ

11168878_938621719491533_114942957376759427_n

#NaçãoPituzeira, hoje é dia de abraçar! Então, depois de tomar algumas, já pode sair abraçando o bar todinho.Tá liberado!

Publicado em Anúncios | 1 comentário

Momento Cultural: A Vida e as Fantasias – Stephen Beltrão‏

Stephem Beltrão

A vida é cheia de fantasias, ilusões,

mistérios e realizações!

O plano nosso de cada dia é a receita

da paz,

da felicidade, do amor e do prazer…

As fantasias não sobrevivem sem as ilusões.

O sonho de cada noite é a procura das fantasias,

das miragens

e das realizações diárias,

alimentadas pelos planos e pelas ilusões.

Por fim,

tudo é a vida.

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

O TEMPO VOA: Pátio da Matriz – Ano não registrado

O TEMPO VOA - Pátio da Matriz - Ano não registrado

Pátio da Matriz – Ano não registrado

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Palinha do Léo dos Monges: AQUARELA DO BRASIL (GAL COSTA)

AQUARELA DO BRASIL (GAL COSTA)
AUTOR: ARY BARROSO

Aquarela do Brasil

Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil pra mim
Pra mim, pra mim

Ah! abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil, pra mim

Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor

Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado

Brasil pra mim
Pra mim, pra mim!

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto

O Brasil samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil pra mim
Pra mim, pra mim!

Oh, esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil pra mim

Ah! ouve estas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah! esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro

Brasil pra mim, pra mim, Brasil!
Brasil pra mim, pra mim, Brasil, Brasil!

leo

 

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Publicado em Palinha musical | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória

11312975_851645934883296_3867726823832305467_o

Sabe aqueles adjetivos que muitas vezes colocamos no currículo como ágil, dedicado, perfeccionista, obstinado, incansável, proativo e outros? Eles não vão melhorar a sua imagem, e muitos recrutadores garantem que isso pode desestimular o convite para uma futura entrevista. Evite-os.‪#‎GrauTécnico‬ ‪#‎CurrículoTop‬

SERVIÇO
Grau Técnico Vitória
Rua Henrique de Holanda, 1210 – Centro
Vitória de Santo Antão (Antiga BR232).
TEL: (81) 3526.4099

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Hoje na História – 22/MAI – por Tadeu Prado

HNH 22052015 Pilako

Publicado em Hoje na História | Deixar um comentário

ESTUDANDO PORTUGUÊS

Pérfuro-cortante ou Perfurocortante?

Eu preferiria estar falando de faca peixeira para os vendedores de peixe, mas, infelizmente, estou falando para os estudantes de Direito e os profissionais da área médico-legista.

Quando forem escrever a palavra “perfurocortante”, lembrem-se de que deverão se reger pelo Vocabulário da Língua Portuguesa em vigor a partir de 2009.

Segundo o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), a palavra “perfurocortante” é um adjetivo que serve aos dois gêneros, masculino e feminino, ou seja: a lâmina perfurocortante e o instrumento perfurocortante. Depois, a sílaba tônica é “tan”, fazendo com que, por JUSTAPOSIÇÃO das palavras, o acento da palavra “pérfuro” obviamente desapareça.

Escreva-se, portanto, PERFUROCORTANTE e, pela mesma explicação, PERFUROINCISO e PERFUROCONTUSO.

Por exemplo: A vítima foi abatida por instrumento PERFUROCORTANTE.

Já no caso de usar PERFUROINCISO e PERFUROCONTUSO, você terá de flexioná-las quanto ao gênero.

Por exemplo: A vítima foi abatida por arma PERFUROINCISA ou PERFUROCONTUSA.

Ortográfico abraço!

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Brunno Cesar

bruno-capaOuça a música “Final Feliz” na voz do cantor Bruno Cesar.

Final Feliz - Brunno Cesar

Aldenisio Tavares

Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

José Nivaldo Junior: UM ESPETÁCULO.

IMG_9367

Por ocasião de uma palestra ocorrida na noite de ontem (20), na FAINTVISA, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o professor e publicitário José Nivaldo Junior. Como se diz no popular: “eu já lhe conhecia de nome”. Disse isso a ele.

Sob o ponto de vista do conhecimento, definitivamente, José Nivaldo é uma pessoal especial. É impossível não prestar atenção à sua palestra. Além de ter uma modulação vocal perfeita ele se expressa de maneira apaixonada pelo que faz. Nivaldo é o melhor exemplo de um mestre que consegue transmitir conhecimento aos alunos. Como diz o pensador vitoriense,  Sosígenes Bittencourt: “O difícil é ser fácil”.

José Nivaldo falou de tudo um pouco. Sobre o golpe de 1964, assunto central da sua palestra, falou com a propriedade de quem viveu o lado perverso dos “Tempos de Chumbo”, isso porque, passou 21 meses e 19 dias no cárcere.

autor

Filho de pais médicos e escritores, Zé Nivaldo viveu sua infância e adolescência  no Agreste pernambucano, na cidade de Surubim. Certamente, foi  nas paredes da memória que ele foi  buscar inspiração para narrar,  com sabedoria e bom humor, as histórias engraçadas do seu  livro “ O JULGAMENTO DE DEUS”.

IMG_9362

Ao final da sua apresentação, ontem, de maneira obsequia, recebi o referido livro autografado das suas mãos. Na ocasião, fiz um pequeno vídeo onde ele conta algumas passagens do livro. Veja o vídeo.

Veja o livro gratuitamente na internet.
WWW.ojulgamentodedeus.com.br
WWW.1964ojulgamentodedeus.com.br

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Campanha de Doação de Sangue 2015 – Lions Club da Vitória

COMUNICADO

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Deputado Silvio Costa Filho visita ABLOGPE.

IMG_9350

Na tarde de ontem (20) o deputado Silvio Costa Filho – líder da oposição – fez uma visita de cortesia à sede da ABLOGPE (Associação dos Blogueiros do Estado de  Pernambuco). No nosso agradável bate-papo, entre outras coisas, o deputado mostrou-se atento às questões da categoria destacando a importância dos blogs, hoje, na difusão de noticias,  sobretudo no interior do Estado.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário