Geração Evoluir: Centro Multidisciplinar para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

Confiantes no trabalho que realizam e por amarem o que fazem, a Fonoaudióloga Mildênia Santos e a Fisioterapeuta Géssica Price, estão com um espaço especializado para crianças autistas, a Geração Evoluir. A clínica possui uma equipe multidisciplinar, com profissionais capacitados para o atendimento desse público, formada por Fisioterapeuta, Fonoaudiólogas, Psicólogas, Psicopedagogos e Terapeutas Ocupacionais.

Os profissionais usam a abordagem ABA e trabalham os métodos TEACCH, PECS, PROMPT, BOBATH, entre outros, de acordo com a necessidade de cada criança. Cientes da importância do recebimento de um tratamento adequado e de como a intervenção recebida vai fazer diferença na vida de toda família de um autista, a Geração Evoluir tem o compromisso de ofertar um serviço de qualidade e de sempre buscar o melhor para seus pacientes, estamos a inteira disposição para atendê-los, venha conhecer nosso espaço.

Assessoria.

Serviço:
Rua Melo Verçosa, 203 – Matriz – Vitória de Santo Antão – PE
Fone: 3523-6303 

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Recordação: Guilherme Pajé – por João Bosco

Recordando o compositor vitoriense Guilherme Pajé. No ensaio de rua do Clube dos Motoristas, O Cisne, no dia 26/01/2019, sábado a noite, na Praça da Matriz, Vitória - PE, ao som da Orquestra Ciclone do maestro Givaldo Barros. 

Bosco do Carmo - Trombonista da Orquestra Ciclone do maestro Givaldo Barros da Vitória de Santo Antão - PE.
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Idealista Recebe Título de Doutor Honoris Causa em Direitos Humanos.

No dia 13 de outubro às 20:00h no Templo da Igreja Evangélica Congregacional, após a Liturgia do Culto solene, o pastor Hugo Wagner fez a entrega do Título Honorífico Doutor Honoris Causa do College Baptist Church in Brazil de Teologia, Filosofia e Pedagogia Cristã, com sede na cidade de São Paulo-SP, ao idealista Wilson Brito.

Autoridades civis, religiosas, membros da diretoria do Escritório Vitoriense dos Direitos Humanos e familiares do idealista, marcaram presença no templo, abrilhantando o evento. O Prof. José Ferreira, Secretário Adjunto do Escritório de Direitos Humanos fez a leitura do currículo do idealista vitoriense enaltecendo a dedicação às causa sociais durante 45 anos em Pernambuco e em outros Estados, criando Projetos sociais em defesa da criança e do adolescente, fundando entidades como o Projeto Trabalhador Mirim, SOS Criança, Comissão de Educação e Prevenção as Drogas, recentemente trouxe para Vitória de Santo Antão, sua cidade natal, o Escritório vitoriense da cidadania e Direitos Humanos.

O currículo do idealista foi analisado por uma equipe do corpo docente da faculdade, sendo aprovado no dia 22/06/2019, concorrendo com outros idealistas de vários Estados. O chanceler Dr. PHD Gabriel Dias Filho assinou o documento concedendo o importante título honorífico ao homenageado de Vitória de Santo Antão.

Agradecimento

Visivelmente emocionado o homenageado proferiu de improviso palavras de eterna gratidão a amada Igreja Congregacional da qual é membro desde 1978. Agradeceu aos companheiros que compareceram representando a diretoria do escritório dos Direitos humanos, agradeceu aos membros da Igreja, o apoio e o acolhimento com, orações do seu trabalho.

Sem aspirações políticas, com espírito apenas de servir, mesmo sofrendo escassez de recursos, incompreensões e perseguições em alguns momentos, foi perseverante superando muitas adversidades.

Reconhecimento

Recebeu as seguintes homenagens:

Medalha do sesquicentenário da Vitória de Santo Antão, pelos relevantes serviços prestados, em 1994.

Votos de aplausos da Anistia Internacional no Brasil, pelos relevantes serviços prestados, área de defensor da liberdade, em 2017.

Votos e aplausos da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão, em 2018.

Assessoria. 
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Cultural: A Verdade – Por Stephen Beltrão

 

A verdade sempre chega A mentira sempre é alcançada A verdade desmascara a mentira, desmoraliza as falsas crenças, transforma a insana inquietude que a mentira alastra.

A verdade é a língua dos justos que por justiça implora, e impuros que a lastimam, maldizendo as pertinências das frases maldosas, da verdade nomeada e das conveniências da hora.

 

Uma verdade vale mais que mil mentiras. Derruba a fúria vã da cobiça de um demolidor de vidas incontidas, escudadas na mentira de quem se acha sã.

Stephen Beltrão

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Momento FAMAM – Faculdade Macêdo de Amorim

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O tempo Voa: posse – prefeito e vice.

Tomada de posse: Barreto (prefeito) e Gabriel Mesquita (vice) - registro do dia 31 de janeiro de 1973 - arquivo professor Pedro Ferrer. 

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

Quero ver quem segura esse olho no olho com o mestre da resenha. Wesley Safadão, meu velho, que resenha é essa?

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Beijo pra Cinema – por Sosígenes Bittencourt.

O beijo mais ensaiado de todos os tempos foi aquele dado pela atrizGrace Kelly em James Stewart no filme “Janela Indiscreta”, de Alfred Hitchcock. Foram necessárias 87 repetições da cena para satisfazer o diretor, cuja exigência por perfeição era quase tão célebre quanto seus filmes. Foi tanto glamour e tanto desejo exibidos, que não nasceu menino porque estavam vestidos.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Nildo Ventura canta o poeta MACIEL MELO.

Nildo Ventura canta o poeta MACIEL MELO, ouça: Nildo Ventura - Maciel Melo Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Os gestores da Vitória estão precisando tomar um “chá de bússola” na cidade de Pombos.

Ao circular pela “Festa do Abacaxi”, na noite da última sexta (11), ocorrida na vizinha cidade de Pombos, uma coisa me chamou atenção: não vi um “carro de mão” circulando no meio das pessoas -  cena tão comum nos eventos populares da nossa Vitória de Santo Antão, sobretudo no reinado de momo.

Não vou aqui “chover no molhado” para explicar que a presença dos pequenos comerciantes configura-se numa peça extremamente importante no cenário das festas populares – também chamadas de “festa de rua”. O que não se pode imaginar, sob pretextos vazios  e fora de contexto, é que os nossos gestores municipais – dos dois grupos que se revezam no poder – não consigam enxergar que a “bagunça” não favorece ninguém. Com a desorganização, todos perdem  inclusive os pequenos comerciantes.

Aliás, aqui no blog, em postagens anteriores, já expliquei o “B a BÁ” dessa questão. O curioso é que,  lá (Pombos), encontrei comerciantes de carro de mão daqui (Vitória), trabalhando feliz da vida no "modelo lógico".

Portanto, aconselho aos gestores municipais e aspirantes ao cargo, já que no próximo ano teremos eleições municipais, a tomarem como exemplo – ao que se refere ao comercio ambulante em eventos de rua – a cidade de Pombos. Consultem o prefeito  ( Doutor Marcos)  e sua equipe e se dirijam até a "terra do Abacaxi" para tomar  com eles um “Chá de Bússola”, no sentido de se orientarem para a  questão aludida. Fica a Dica!!!

Publicado em A Lupa | 1 comentário

Vitória na 12ª Bienal Internacional do Livro…

Em circulada pela 12ª Bienal internacional do Livro, ocorrida no Centro de Convenções, Recife, permaneci  com a impressão de que o livro (físico) de papel ainda exerce um fascínio diferente no leitor. Em tempo de tantas transformações, e depois de ler várias explicações,  ainda não tomei conhecimento de uma tese forte sobre o futuro do mesmo.

Em meio a tudo e a todos, encontrei um título – A História das Ligas Camponesas -, por mim já apreciado, que diz repeito diretamente ao nosso torrão e tem como autor o nosso amigo, poeta e cordelista, Zito de Galileia.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Sd Marta Xavier: ” que Deus abençoe imensamente a todos os anjos…”

Muito obrigada, Sr. Pilako pelo apoio e carinho com o Projeto "Adote uma Criança". Quero registrar neste espaço,  em nome de toda equipe do 21º BPM,  nossos agradecimentos a toda sociedade da área do batalhão,  que nos ajudaram a fazer a alegria dessas 400 crianças no ano de 2019. Que Deus abençoe imensamente a todos os anjos…

Sd Marta Xavier.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

MOMENTO CULTURAL: Entre a Cruz e a Espada – por Severina Andrade de Moura.

Eu sofro porque sou balança equilíbrio entre o cheio e o vazio. Paredão onde acham confiança homens de bem, mulheres de brio.

Ouço de lá e de cá os desabafos. Fico no meio, entre a cruz e a espada. Não quero destruir jamais, os laços que se criaram em longas caminhadas.

Às vezes sou mal interpretada. Que importa! Jesus também o foi Quero ser útil em toda minha estrada

E quando eu me for, quero que digam nela eu tive uma grande aliada e se esquecer de mim jamais consigam.

Profª Severina Andrade de Moura

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Momento FAMAM – Faculdade Macêdo de Amorim.

A pós-graduação em Saúde da Mulher, Ginecologia e Obstetrícia tem como objetivo formar profissionais qualificados, aptos a atuar em equipe na assistência à mulher, no ciclo gravídico puerperal e neonatal. Fale conosco: 🖥www.escolhafamam.com.br - 81 3523.1559/:98811.1559.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: A SOPA

Registro fotográfico do ônibus " A Sopa" (bagageiro no teto) - utilizado pela empresa de transporte coletivo "Central Vitória" - final da década de 1940. Arquivo da família do senhor Serafim de Moura Ferraz. 

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

A branquinha tá tão viajada, que dessa vez saiu em lua de mel na Lagoa do Paraíso, em Jericoacora, lá no Ceará. Rubens, meu parceiro, que foto arretada. Massa demais seu registro!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

A mais linda assombração que me assustou – por Sosígenes Bittencourt.

Linda Blair foi a menina mais linda que eu vi no cinema.

A despeito, transformaram-na na menina mais feia que eu vi no cinema.

Passei noites me acordando, embora mais impressionado com a sua beleza do que com a feiura da personagem.

Linda foi a mais linda assombração que me assustou.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | 1 comentário

“Receita” na voz de Serginho Farineli.

Ouça a música “Receita“, composta por Aldenisio Tavares e Wendell Nogueira, na interpretação de Serginho Farineli . A canção é  integrante do CD “O Amor de Deus nos uniu” - uma homenagem dos compositores para o ECC (Encontro de Casais com Cristo).

Receita -Serginho Farineli Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Missão Cumprida: ação solidária do 21ª BPM para o dia das crianças foi um sucesso!!

Numa ação planejada e executada por policiais do 21ª Batalhão da Polícia Militar, com sede  em nossa cidade, ocorrida na sexta (11) – véspera do “Dia das Crianças” -  na qual 400 crianças vivenciaram um dia inesquecível, podemos dizer que essa é a parte da polícia que a sociedade não ver. Nessa ação solidária, famílias de cinco cidades -  dentro da circunscrição do 21ª BPM -  foram contempladas.  Da Vitória de Santo Antão, crianças carentes de dez localidades distintas receberam a devida atenção do projeto.

Não bastasse toda expectativa das crianças em adentrar pela primeira vez numa sala de cinema, o projeto também proporcionou lanche, brincadeiras e uma camiseta padronizada além, claro, de viabilizar o transporte para todos - comunidade/cinema e cinema/comunidade.  O projeto em tela chegou, em 2019, vivenciou sua 6ª edição. Veja o vídeo.

Mais que palavras, o sorriso das crianças e o semblante de satisfação estampados no rosto dos polícias envolvidos nessa empreitada solidária, por assim dizer,  nos fornece um  claro atestado de que essa é uma ação vencedora, ou seja:  todos ganham!!. Assim sendo, para que esse trabalho continue nos próximos anos (Dia das Crianças),  faz-se  necessário  à participação  e a  contribua de toda sociedade.  Da nossa parte, mais uma vez, externamos os nossos parabéns ao grupo de polícias envolvido nessa ação solidária.

Publicado em A Lupa | 5 comentários

Pink Floyd Experience In Concert – um som diferente!!

Através de convite dos amigos Rivaldo, Cristovam e Jurandir participei,  na noite do sábado (12), no Teatro Guararapes (Centro de Convenções) do espetáculo da Pink Floyd Experience In Concert.  Uma espécie de imersão musical e visual nas histórias e mentes de David Gilmour e Roger Waters que, indiscutivelmente,  foram os responsáveis pela história musical de uma das maiores bandas do mundo, em todos os tempos. Uma boa experiência musical!!!

Publicado em A Lupa | 1 comentário

SEMANA PRÉ-KAIRÓS – 27 DE OUTUBRO.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Cultural: O Primeiro Poeta – Adão Barnabé

O sol nasceu, brilhou por todo o mundo, (quarto dia feliz da Criação), do pináculo da terra ao vale imundo, iluminou a Santa Geração…

e Deus criou Adão no sexto dia mas, desgraça tão grande, azar profundo… era tarde, o sol já ia se escondia, acordou, bocejando, o vagabundo…

e quedou aterrado, soluçando, sabendo que o Senhor… e bem sabia estivera sua incúria observando.

Nem por isso ficou desesperado… tinha a Lua, a Mulher e bem podia ser poeta… e o foi muito inspirado.

(do arquivo da família)

Adão Barnabé

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Momento FAMAM – Faculdade Macêdo de Amorim

Ao mestre, o formador de todas as profissões.15 de outubro - Dia do Professor.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Passeata da vitória política.

Passeata da vitória. Outubro de 1972. Barreto e Gabriel desfilam em carro aberto conduzido por Nô Batista. Ao lado, Zé Augusto Ferrer, maestro da campanha,  acena para seus eleitores. Praça dom Luiz de Brito - arquivo Pedro Ferrer. 
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

Essa foto só ficaria melhor se fosse um convite. Valeu pelo registro, Leandro Cavalcanti. Pelo que parece, você está passando muito bem. #PitúÉResenha.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

MINIBIOGRAFIA – por Sosígenes Bittencourt.

Ensinar, para mim, é uma forma de conviver. Minha escola é o mundo. Estudar, para mim, é uma forma de conviver, Minha escola é o mundo. Sou professor no que ensino; no que estudo, sou aluno. Sou filho de professora Damariz, meio gente, meio pó de giz. Fazer poesia é destino, sou poeta desde menino. Porém, sou poeta trabalhado, o meu dom é divino, mas o estudo é sagrado.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Edilma Araujo canta “JUNTINHO DE VOCÊ” do amigo Toni Amorim.

EDILMA ARAÚJO interpreta do compositor TONI AMORIM - música JUNTINHO DE VOCÊ. Juntinho de Você - Edilma Araujo Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Doutor Marcos comandou mais uma edição (34ª) da Festa do Abacaxi em Pombos!!

Na noite da sexta (11) desloquei-me até a simpática cidade de Pombos para prestigiar a 34ª “Festa d Abacaxi”. No meu tempo de “jovem” não perdia uma edição sequer. A referida festa, ao longo das décadas, criou sua identidade, cresceu e se consolidou como um importante evento da nossa região. Com visão empreendedora, o atual prefeito, o amigo das antigas, Doutor Marcos - Marquinhos de “Seu” Zé Padre – ampliou os raios de benefícios do evento criando, também, oportunidade de negócios,  na chamada “cadeia produtiva do abacaxi” – aquilo que aprendemos a identificar como “economia criativa”.

Convidado a subir no camarote da prefeitura, oportunidade em que encontrei outros amigos  da “velha São João dos Pombos”, registrei um prefeito animado e entusiasmado com o sucesso do evento. Lá, de maneira rápida, trocamos algumas “figurinhas” sobre a reportagem veiculada, logo cedo, na rede Globo de Televisão realçando os números da produção do principal produto da cidade (abacaxi). Pombos consegue  produzir  abacaxi o ano todo é já se consolidou com um dos principais polos de produção da fruta no nosso estado. Aliás, transitar por entre as barracas da festa,  sem inalar o  cheiro doce do abacaxi, foi  tarefa  impossível, o que reforça o título e o sentimento do encontro festivo.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O Bloco Baby Alegria fez a festa da cidade no dia dedicado às crianças!!

Por mais um ano o Bloco Infantil Baby Alegria fez a festa da criançada no feriado nacional. Partindo do Pátio da Matriz, local em que foi encenada uma peça teatral,  alusiva ao tema do desfile, o trio Asas da América “puxado” pela artista vitoriense, Watuse Alves, desfilou pelas principais ruas da cidade.
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Mais reunião da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência.

Na manhã do domingo (13), em sua sede, no Prédio do Sobradinho, localizado na Matriz, aconteceu mais uma reunião ordinária da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência. Na pauta, além dos informes administrativos, o próximo evento comemorativo da entidade ocasião em que será lançada a Terceira Antologia da AVLAC.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário