A história da fundação da “Girafa”- por Dryton Bandeira.

Ávidos por algo diferenciado e motivador para brincar o carnaval de 1950, um grupo de “corrioleiros” (amigos), teve a inusitada ideia de “roubar” a girafa alegórica usada como símbolo do Armazém Nordeste – A Girafa Tecidos (casa comercial situada na Praça da Bandeira). Discretamente a missão foi cumprida com sucesso, e o produto do ilícito sorrateiramente recolhido à Oficina Atômica, de propriedade de Zé Palito.

Reunião marcada, corriola reunida, bebidas servidas, discursos proferidos: estava fundada a Troça Carnavalesca Mista A Girafa. Oficialmente a data da fundação é 16/01/1950, como consta em Ata lavrada à época.

A primeira Diretoria ficou assim constituída:

– Presidente: José Mesquita de Freitas (Zezinho Mesquita);
– Vice-Presidente: José Augusto Férrer;
– Secretário: José Jacinto;
– Diretor Geral: José Celestino de Andrade (Zé Palito);
– Orador: Mauro Paes Barreto;
– Tesoureiro: Aluízio Férrer;
– Diretor Musical: Paulo Férrer;
– Fiscais: João Carneiro (Doido) e Hugo Costa;
– Diretor Artístico: Nivaldo Varela;
– Porta-Estandarte: Wilson Coelho (O Bruto);
– Comissão de Recepção: Donato Carneiro, José Pedro Gomes, Eliel Tavares, José Vieira (Zequinha), Rubens Costa e João Peixe.

Após o carnaval, sanadas as arestas geradas por conta de “roubo” do animal símbolo de Armazém Nordeste, ficou devidamente acordado entre as partes que a alegoria em questão, seria emprestada anualmente pela referida loja e posteriormente devolvida em perfeito estado de conservação. Anos após, a diretoria mandou confeccionar sua própria Girafa, símbolo maior e marca-registrada dos girafistas até os dias atuais. Vale enfatizar que a Girafa é a única agremiação da cidade a participar de todos os carnavais desde sua fundação.

Durante anos e já na condição de Clube, abnegados foliões conduziram os destinos da folia girafista e suas alegorias foram montadas em diversos locais da cidade, até que me 1986 foi concluída a construção do um moderno e amplo barracão, localizado à Rua Eurico Valois (Estrada Nova). O citado barracão não foi festivamente inaugurado, em face do falecimento de Dona Jura. Tão girafista quanto seu marido,  Mané Mizura.

As apresentações ocorriam nas manhãs de domingo e terça-feira de carnaval, saindo da Praça Félix Barreto, no Bairro do Livramento. Acordes do famoso hino e gigantesca queima de fogos sinalizavam o início de mais um desfile. Clarins anunciavam a presença do Clube na ruas da cidade e o abre-alas era composto do animal símbolo e de foliões devidamente caracterizados de Girafa. Belas e criativas fantasias compunham as alegorias, geralmente inspiradas em temas infantis. Transcorridas alguma horas, o percurso era alegremente cumprido. Novo show pirotécnico, frevo e muita confraternização, fechavam com risos e lágrimas mais um dia de exaltação à Girafa.

Três estandartes saíram às ruas da cidade durante mais de cinco décadas de existência. Inúmeras orquestras animaram os girafistas. Dentre elas: A Venenosa, 3 de Agosto e a do Maestro Seminha de Limoeiro. O hino oficial é: Exaltação à Girafa, composto por Guga Férrer (letra) e Sérgio Patury (música), gravado na voz de Babuska Valença.

Pesquisa e Texto – Dryton Bandeira

Publicado em A Lupa, Curiosidades Vitorienses, O Tempo Voa Documento, Revivendo o Carnaval | Deixar um comentário

Tempo Voa Vídeo Carnaval – Encontro dos Estandartes – 1988

Publicado em O Tempo Voa - Vídeos | Deixar um comentário

Ações dos Direitos Humanos para 2019

A Anistia Internacional Brasil, enviou congratulações natalinas para o Ouvidor Wilson Brito, reconhecendo a dedicação e despreendimento do referido ativista como defensor da liberdade. Wilson parabenizou toda a diretoria e auxiliares do escritório Vitoriense dos Direitos Humanos, pelo sucesso do trabalho em 2018, em defesa dos Direitos Humanos em Vitória de Santo Antão e região.

No planejamento para 2019, o escritório Vitoriense dos Direitos Humanos, vinculado ao Conselho Federal de Juízes de Paz, vai intensificar com autoridades do Município, do Estado e do Governo Federal a fiscalização nos ônibus urbanos, Casas Lotéricas e Agências Bancárias, concernentes aos direitos dos idosos e deficientes, no atendimento prioritário e acessibilidade, como também palestras sobre cidadania, nas escolas, Associação de Moradores dos Bairros e Igrejas. A ampliação da Ouvidoria, como canal aberto para receber denúncias e reclamações da população, como também a implantação da Delegacia Especial dos Direitos Humanos (Sucursal), nesta cidade.

Cursos preparatórios para os defensores dos Direitos Humanos, como também capacitação para os motoristas de ônibus, sob responsabilidade da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Assistência Social, também estão no calendário de Planejamento deste ano.

Direitos Humanos
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping

A programação de férias no Vitória Park Shopping, vem com muita diversão. Confere o que preparamos para você, não vai ficar de fora, né?!
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa Carnaval – Cebola Quente – 2000

A foto registra a diretoria da Cebola Quente  - Antonio de Lemos, Zezé da Pavane e Demetrius Lisboa – Carnaval 2000 – Jornal da Vitória.
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória.

Como você reagiria nessa situação? Conta pra gente aí nos comentários e responda outras perguntas do tipo em nosso site. Acesse http://www.xn--grautcnico-f7a.com.br/ e faça nosso teste de aptidão para descobrir qual a melhor área de atuação para sua personalidade.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Brother é Brother – por Sosígenes Bittencourt.

Se você se juntar com uma mulher e se deitar na calçada, debaixo de um lençol, e confeccionar uma cópula, pode contar com a presença da Polícia. Você será recambiado, a bordo de camburão, até a Delegacia, para responder por Crime de ATO OBSCENO, podendo pegar de 3 meses a 1 ano de xilindró. Mas, se você se juntar com uma mulher para fazer a mesma munganga, diante de uma câmera, para o mundo todo assistir, será considerado um BROTHER e poderá pegar até 1 milhão de reais.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

PEDIMOS PASSAGEM

Ouça a música “PEDIMOS PASSAGEM“, composta por  Edileuza Bezerra Santos, na voz de Erika Borges. A música é integrante do CD VITÓRIA,  CARNAVAL DE PERNAMBUCO – Grandes Momentos – CD produzido por Aldenisio Tavares e Cristiano Pilako para o carnaval de 2006, uma coletânea de músicas gravadas por blocos e clubes carnavalescos. Pedimos Passagem - na voz de Erika Borges Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Segundo “Seu” Zito Mariano, “Carnaval só depois da Procissão de Santo Antão”

Folião e carnavalesco da velha-guarda, mas, ante de tudo, católico fervoroso e fiel ao Glorioso Santo Antão, “Seu” Zito Mariano, em se tratando de carnaval, trazia com ele o seguinte conceito: “antes da procissão do padroeiro, não se pode falar em carnaval”.

Evidentemente que, assim como ele, não é raro encontrar pessoas que comungam desse mesmo pensamento. Assim sendo, usando da “régua” do meu pai, já estamos todos liberados para cair na folia. Dia 02/02 tem a 8ª Feijoada da ABTV, dia 09 de fevereiro o ensaio do ETesão, dia 10 de fevereiro tem ensaio do Barriga dÁgua e por aí vai.......

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Já começamos vender as pulseiras/ingressos para a 8ª Feijoada da ABTV – $20,00

Com o objetivo de promover o nosso carnaval e condecorar pessoas, agremiações e entidades que ajudaram  na construir da nossa FESTA MAIOR, no próximo dia 02 de fevereiro,  acontecerá mais uma edição da animada FEIJOADA DA ABTV.  Antes de tudo, por assim dizer, o evento também se configura numa ótima oportunidade para rever velhos amigos e “respirar” um pouco das boas lembranças.

Assim sendo, para participar, basta comprar a pulseira/ingresso ao preço de R$ 20,00 com direito ao almoço. A brincadeira será no Restaurante Gamela de Ouro. As pulseiras estão sendo vendidas pelos diretores dos blocos e na KIKO, na Matriz. Eu, por exemplo, também estou vendendo!!! Vamos participar!!!

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Mais um festejo do Glorioso Santo Antão!!

Sob o comando do Monsenhor Maurício Diniz concretizou-se a edição de número 394ª dos festejos do Padroeiro da nossa cidade. Com programação ativa desde o dia 08 de janeiro, religiosa e musical, ocorrida no centro da Praça Dom Luiz de Brito,  na tarde de ontem aconteceu o ponto alto de todo evento.

Acompanhado por muitos fieis católicos o cortejo circulou pelas ruas centrais da cidade. Na ocasião, fizemos dois registros: nas Praças Diogo de Braga e Duque de Caxias (retono). Veja os vídeos.

Com o termino da missa campal, celebrada pelo Monsenhor Maurício Diniz, que aproveitou para agradecer aos apoiadores do tradicional evento destacou o envolvimento das  equipes de trabalho da Matriz de Santo Antão.

No palco, uma banda da cidade do Recife, fechou os festejos na praça.

Publicado em A Lupa | 1 comentário

“João Rodrigues de Aquino Ferrer de Moraes”……

Na tarde de ontem (17), feriado municipal dedicado ao nosso Glorioso Santo Antão, estava eu esperando à passagem da procissão, pela Praça Diogo de Braga, quando o amigo – conhecidos de todos – João Aquino. Disse-me ele: “Pilako, meu filho, não sei se você tá sabendo! Meu nome agora é João Ferrer de Moraes. Sou filho de José Augusto. Tire aqui uma foto. Eu sentado no banco da casa dele”.

Nessa movimentação encontramos o professor Pedro, irmão do finado José Augusto. Quando mostrei a foto e perguntei-o sobre essa questão – paternidade – respondeu-me: “ é mesmo, ele sentado nesse banco, até que ficou parecido com Zé Augusto..........De pronto, remendou: eu não sei quem tem menos juízo.........eu ou Joãozinho”.....

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

O Tempo Voa Vídeo: entrevista com Renovato – Carnaval de 1991

Publicado em O Tempo Voa - Vídeos | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping

Pessoal de 2001, a hora de tirar a habilitação de vocês tá chegando, e aqui no #VitoriaParkShopping você encontra um DETRAN para tornar tudo mais agradável e próximo de você!    
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa Carnaval – Bloco da Saudade – 2001

Carlos Assis, Vera, Bio da Morepe e Zito Mariano – Carnaval 2001 – Bloco da Saudade
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória.

Aqui no Grau Técnico você conta com um núcleo especializado em ligar os alunos ao mercado de trabalho, através de parcerias com empresas e indicações com base no comportamento dos estudantes na instituição. Além disso, 75% dos nossos alunos conseguem ingressar no mercado de trabalho ainda no primeiro ano de curso e isso se deve à nossa Agência de Encaminhamento profissional.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

CARNAVAL E CONFUSÃO – por Sosígenes Bittencourt.

Cuidado para você não pensar que está brincando Carnaval e estar mergulhado numa Confusão. Há quem brinque Carnaval para se DISTRAIR, e há quem brinque Carnaval para se DESTRUIR.

Essa semana, desfilou um bloco que não parecia estar brincando Carnaval, parecia estar ensaiando uma Confusão. O som era ensurdecedor, e ninguém entendia o que o conjunto cantava. Uma récua de bêbados ladrava palavrão e gesticulava pornografia, acompanhada pela Polícia, de cassetete em punho, já na posição de aprumar o esqueleto da macacada.

Cuidado para não confundir liberdade de expressão com constrangimento moral. A liberdade termina onde começa o direito do outro.

Por exemplo:

Mulher nua, para quem quer ver, é opção;

mulher nua, para quem não quer ver, é imposição.

Mulher nua, para quem deseja, é divertimento;

mulher nua, para quem não deseja, é enxerimento.

Mulher nua, entre casal, é Carnaval;

mulher nua, no meio da rua, é bacanal.

Confuso abraço!

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

DOMINGO DE CARNAVAL EM VITÓRIA.

Ouça a música “DOMINGO DE CARNAVAL EM VITÓRIA”,  composta por Guilherme Pajé  - voz Izaldo Silva. A música faz parte do CD VITÓRIA É TODA CARNAVAL – Sucessos do Carnaval da Vitória – produzido por Aldenisio Tavares e Cristiano Pilako,  para o carnaval de 2005, uma coletânea de músicas gravadas por blocos e clubes carnavalescos.

Domingo de Carnaval em Vitória - na voz de Izaldo Silva

Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Último adeus ao amigo João Potó………

Na tarde de ontem (15) familiares e amigos compareceram ao velório – próximo ao cemitério local – para prestar as últimas homenagens ao sempre animado João Potó. De bem com a vida, desde sempre, ele irradiava alegria e serenidade de maneira uniforme a todos que tiveram o privilégio do seu convívio.

Na sua passagem pelo planeta terra, João desenvolveu uma capacidade rara no ser humano: fazer graça e zombar de si mesmo! João Potó, de maneira inequívoca, configurou naquilo que chamamos de “ Sujeito Boa Praça”.

Por ocasião do meu livro “Apelidos Vitorienses”, que tem como principal objetivo revelar a história dos apelidos dos vitorienses que se tornaram mais conhecidos pela alcunha do que pelo próprio nome, gravei uma pequena entrevista, no Pátio da Matriz,  com o amigo João Ferreira do Nascimento. Nela, João revela o o motivo pelo qual foi apelidado por “Potó”. Veja o Vídeo.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Com o apoio total da Pitú, 8ª Feijoada da ABTV acontece no dia 02 de fevereiro.

Com o apoio total do Engarrafamento Pitú, desde a sua primeira edição, a 8ª Feijoada da ABTV está garantida para o dia 02 de fevereiro. Na manhã de hoje (16), em reunião, o presidente da Pitú, Alexandre Ferrer, bateu o martelo em mais uma parceria.

Assim sendo, o evento promovido pela Associação dos Blocos de Trio da Vitória (ABTV) irá manter a tradição de realizar o evento de abertura oficial dos festejos de momo na nossa cidade. Dentre do conjunto de homenagens, destacaremos os 40 anos do Jornal da Vitória, personificado na figura do seu editor,  folião e carnavalesco, José Edalvo.

No palco do evento contaremos, mais uma vez, com as atrações dos blocos e orquestras de frevo. Na próxima sexta (18), postaremos mais informações atinente ao referido  evento, intitulado “FEIJOADA DA ABTV”.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Revivendo o Carnaval: O Reisado e a Igreja. (1910)

Quase todos os Clubes e, notadamente os maracatus, começavam a sua função na calçada da Matriz. Em 1910, pouco antes de falecer, o Monsenhor Laurino Justiniano Ferreira Douetts, Vigário da Freguesia, (que todos os sábados pagava a meu pai, seu redator, um ano de assinatura do velho “O Lidador”), mandou colocar, na adro da Igreja, duas cadeiras para os Reis dos dois Maracatus se sentarem. E quando soube que, por isso, fora criticado, teve esta expressão luminosa: “É assim que se atrai o povo à Igreja”.

* * * Extraído da REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO, Volume 6º – 1976. Páginas 102.
Publicado em A Lupa, Curiosidades Vitorienses, Revivendo o Carnaval | Deixar um comentário

Tempo Voa Vídeo Carnaval: em pleno desfile de 1991, a diretoria do Camelo “enterra” o Leão.

No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos o desfile da Agremiação Carnavalesca “O Camelo”, em 1991. Nessa ocasião, liderados pelo então presidente do Vassouras, Joel Neto, diretores fazem o enterro simbólico do rival – “Abanadores o Leão”. Veja o vídeo:

 
Publicado em O Tempo Voa - Vídeos | Deixar um comentário

Já circulando a mais nova edição do Jornal da Vitória.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa Carnaval: turma na rua (1976).

Na foto: Zé Maria (em pé), Junior, Toncar, Célio Meira Neto, Fernando, Geraldo e Quinho. Foto registrada no carnaval de 1976.
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória.

Você sabia que o curso técnico em Administração é um dos cursos com o maior número de vagas no Brasil? Se você quer mudar de vida, a gente tá aqui pra isso. Se você quer administrar seu próprio negócio, a gente tá aqui pra isso. Quem pensa no futuro faz Grau Técnico.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Carnaval no tempo de eu menino.

 

O frevo me arrepia as cerdas do coração. Lembra-me o tempo de eu menino. Abstraído, vou andando pela calçada, com medo de me perder na multidão. Ontem, fui passista de rua; hoje, sou passista do ar.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Frevo na Rua do Cajá.

Ouça a música Frevo na Rua do Cajá, composta por José Marques de Sena, com a orquestra do Maestro Correa de Castro. [powerpress url=../mp3/frevonarua.mp3] Gostou da música? – Baixe a MP3 Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Começou hoje o sorteio promocional de 3 kits da SAUDADE!!!

Assim como nos anos anteriores começamos, hoje, a tão “comentada” promoção da SAUDADE. Para participar deverá o internauta, nos comentários da postagem aludida, marcar dois outros internautas. A premiação: 03 (três) kits para o carnaval 2019 cujo tema será “A Saudade Imperial”, em função da passagem dos 160 anos (1859 – 2019) da visita de D. Pedro II e sua esposa, Imperatriz Teresa Cristina, em nossa Vitória de Santo Antão.

Outra curiosidade da promoção é que para o ganhador receber o prêmio (3 kits) se fará necessário a presença dos três contemplados no ato do recebimento. Assim sendo, procure “marcar” pessoas próximas para que -  junto como você -  possam comparecer na premiação.

O sorteio acontecerá no dia 15 de fevereiro e você pode “comentar” quantas vezes quiser (evidentemente marcando pessoas diferentes).

A promoção do primeiro lote dos kits segue até o dia 09 de fevereiro. À Vista por R$ 80,00 ou em 5X R$ 17,00 no cartão. Pontos de venda: Farmácia Nossa Senhora de Fátima, Óticas Diniz, Vendedores autorizados ou no escritório do Blog do Pilako (Praça Leão Coroado). Informações: zap – 9.8456.4281.

Participe na página da SAUDADE oficial no Facebook!!
 
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Professor Marcos Paulo: “Pelicano Eucarístico”

SAUDAÇÕES, CARO PILAKO. EM DIVERSAS POSTAGENS DO VOSSO BLOG, COMO DE OUTROS ÓRGÃOS DE NOTÍCIA DA CIDADE, ASSIM COMO NA "BOCA" DE TODOS OS VITORIENSES, VEJO VOCÊ SE REFERINDO A RUA VIDAL DE NEGREIROS COMO A "RUA DA ÁGUIA", DEVIDO A UMA AVE QUE ENCIMA O PRÉDIO DE UMA LOJA MAÇÔNICA. POIS BEM, AQUELA AVE NÃO É UMA ÁGUIA; É SIM, UM PELICANO. MAIS PRECISAMENTE UM "PELICANO EUCARÍSTICO", SÍMBOLO CATÓLICO ROMANO TUNGADO PELA MAÇONARIA. AGRADEÇO A ATENÇÃO.

MARCOS PAULO

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Revivendo o Carnaval: Célio Meira se irrita com chacota.

Certa vez, uma irreverente toada fez o nosso querido e saudoso Célio Meira se retirar do tablado. Estávamos na fase aguda da primeira grande guerra e Célio era um francófilo capaz de brigar com quem tentasse, nesse particular, combater as suas ideias. Era nosso Ministro do Exterior o dr. Nilo Peçanha. Acontece que a Cambinda para, diante do tablado e ataca:

“O Doutor Nilo Peçanha Pela Pátria brasileira, – Mandou chamar Célio Meira P’ra acabar com a Alemanha”.

Ceciliano não gostou da graça. Essa quadrinha foi atribuída a Samuel Campelo que, no entanto, sempre negou, Teria sido de meu pai, Joaquim de Holanda Cavalcanti. Muitas pessoas o davam como sendo o autor. Não sei…

O que sei é que a “Lagoa do Barro” lembra o Carnaval. Era lá o quartel general da folia, transformada em bosque e, à noite, com sua profusão de luzes, num vasto salão iluminado.

Até 1929, o nosso Carnaval, embora descaracterizando-se a cada ano, guardou esse aspecto.

Extraído da REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO – Volume 6º – 1976 – Páginas 102 e 103.
Publicado em Curiosidades Vitorienses, Revivendo o Carnaval | Deixar um comentário