O dia 3 de Agosto também é um dia para reflexão.

Untitled-2

No próximo dia 3 de agosto (2015) vivenciaremos a passagem dos 370 anos da épica Batalha das Tabocas, ocorrida aqui, em nossas terras no dia 3 de agosto de 1645. A recém-criada Vitória de Santo Antão, que naquele tempo se chamava “Cidade de Braga”, fundada em 1626 pelo emigrante português Diogo de Braga, foi o  “epicentro” da chamada “Restauração Pernambucana”. Aliás, os pernambucanos sempre tiveram na sua composição genética, o DNA da valentia por liberdade, foi assim, por exemplo, séculos depois, na Guerra dos Mascates, na Confederação do Equador e etc.

Pois bem, voltando ao palco da Batalha das Tabocas, nosso  “torrão sagrado” –  Monte da Tabocas – é preciso que se diga que foi na rebeldia dos luso-brasileiros, daqui, que nasceu a centelha do sentimento pátrio, assim como, o embrião do Exército Brasileiro.

Untitled-3Aqui também – no nosso Monte das Tabocas – por ocasião da nossa extraordinária vitória frente aos inimigos holandeses, a igreja católica guarda uma história de milagre. Foi, à época, atribuída à Nossa Senhora de Nazaré e ao Padroeiro Santo Antão o êxito na sangrenta disputa, isto porque, nossos bravos combatentes lutaram com armas artesanais frente a um inimigo bem treinado e com armamento pesado. Vale salientar, que nesta batalha havia também um viés de cunho religioso, uma vez que os inimigos não eram devotos da religião católicos.

Sempre que tenho oportunidade de conversar com estudiosos sobre este tema, faço as seguintes perguntas: o que estaria diferente se nós – luso-brasileiros- tivéssemos perdido a guerra, ocorrida no dia 3 de agosto de 1645, lá no Monte das Tabocas? Será que hoje Pernambuco seria um pais independente do Brasil?

BATALHA-DO-MONTE-DAS-TABOCAS1Pois bem, independente de qualquer coisa a data 3 de agosto, sem sombra de dúvida, deve ser bastante comemorada por todos nós vitorienses, até porque, a temos como a data MAGNA DA CIDADE, apesar da maioria dos  munícipes e até algumas autoridades não saberem disso.

João_Fernandes_Vieira_(Castrioto_Lusitano)Portanto, que esta comemoração dos 370 anos da Batalha das Tabocas também sirva para reflexão. Digo reflexão, porque apesar de toda sua importância e referência cívica, o nosso Monte das Tabocas, local que viu jorrar o sangue dos nossos irmãos na defesa da honra e do sentimento nativista, continua abandonado e ignorado pelos nossos gestores que parecem demonstrar muito “amor e respeito” pelo emblemático Sítio Histórico, apenas, nos vossos  discursos às vésperas das eleições. Quanto aos Heróis de Tabocas, não devemos esquece-los, sempre que pudermos devemos repetir: “Dias Cardoso, João Fernandes Vieira e companhia, nós estamos aqui”.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

A grande obra realizada pelos engenheiros da prefeitura já se “derreteu”.

Estas linhas escritas, abaixo, juntamente com a sequencia de fotos, foram postadas, aqui no blog, no último dia 13, ou seja: 17 dias atrás. O titulo da matéria foi: “MAIS UMA GRANDE OBRA DA GESTÃO DO GOVERNO DE TODOS”.

Mais uma grande obra da gestão do Governo de Todos.

Dias atrás alertei aqui no blog para um buraco que abriu no início da Rua 15 de Novembro que estava, no seu entorno, afundando o asfalto.

IMG_0164

Pois bem, logo depois da matéria ter sido postada, a prefeitura mandou fechar a rua, colocou cavalete e desviou o fluxo de veiculo para reparar o problema.

IMG_0242

Pois bem, Hoje (13) pela manhã, para meu descontentamento descobri que a “montanha pariu um rato”, ou seja: a prefeitura fez um estardalhaço medonho para tapar o buraco com barro e metralha que certamente serão levados com as chuvas.

IMG_0341

Como se vê, o prefeito Elias Lira é especialista em queimar secretário. O secretário de obra do município, Manoel Jorge, que já dever ser o quarto ou quinto da referida pasta, na gestão do Governo de Todos, não deve ficar satisfeito, pois não precisa ser engenheiro para fazer uma “preaca” dessa. Elias è assim, secretário na mão dele não vale nada, ele desmoraliza todos. O dinheiro da prefeitura só pode ser usado para o que Elias e Barbosa julgam importante e lucrativo…

Pois bem, conforme previsto, na matéria escrita há 17 dias, a “GRANDE OBRA” realizada pelos engenheiros da prefeitura já se “derreteu” e continua do mesmo jeito de antes, ou seja: RISCO IMINENTE DE ACIDENTE.

IMG_0521

O curioso disso é que foi o próprio Elias Lira que se utilizou dos microfones nas praças públicas (2008) para dizer que, caso ganhasse a eleição, iria promover uma cidade bem administrada. De fato, Elias é um vencedor: MENTIU, ENGANOU A TODOS E AINDA ELEGEU O FILHO DEPUTADO… E ACIDADE?… A CIDADE CONTINUA DO MESMO JEITO DO TEMPO EM QUE ERA GOVERNADA PELO FOLCLÓRICO JOSÉ AGLAILSON.

Foto: ALEPE

Foto: ALEPE

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

COLETIVO GALILEIA no Monte das Tabocas

coletivo_galileia

O recém criado Coletivo Galileia vai apresentar o que chamam de “um experimento para vida”. O início de tudo. Um parto! São diversos artistas ligados a outras tantas linguagens que decidem unir a criação em uma única apresentação. Não importa o roteiro… pode ser que nem o espetáculo importe mais do que a beleza de estar junto. Um coletivo deve ter esse sentido. Nós, do Coletivo Galileia, estamos dispostos a esquecer os nossos umbigos e tentar partilhar a nossa arte.

Quem somos? É melhor clicar aqui e conferir: https://www.facebook.com/coletivogalileia

Estaremos no Monte das Tabocas, a partir das 12h, no dia 3 de Agosto. Na oportunidade, teremos as comemorações dos 370 anos da Batalha do Monte das Tabocas. Estaremos lá também para conversar sobre arte, comunicação, coletivos populares, iniciativas independentes. Então, precisamos convidar a todos para celebrar a nossa história antiga e moderna: a batalha de todos nós para nos mantermos em nosso chão. Vamos lá, ação!

Abraço,

Coletivo Galileia.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

BillyShow You Planeta – “O príncipe do gueto” – convida a galera…

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Amigos do Parque

anuncio

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

CONVITE

instituto-cima

No dia 3 de Agosto, Vitória de Santo Antão comemora a 370º passagem da gloriosa Batalha do Monte das Tabocas.

Para festejar a importante data o Instituto Histórico e Geográfico local promoverá uma solenidade cívica que ocorrerá no dia 31 de julho às 19,30h., no seu auditório, Silogeu Professor José Aragão.

A pauta está assim constituída:

-palestra do professor historiador Biu Vicente da UFPE;

-aposição da foto da nossa presidente de honra professora Eunice Xavier;

-tomada de posse de novos sócios;

-apresentação do site, recentemente criado, do Instituto;

-números musicais.

Venha prestar essa homenagem aquela que durante 20 anos foi a grande timoneira da Instituição.

Contamos com sua presença.

Antecipadamente agradecemos,

Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Tradicional Primeira Feira de Agosto

10171134_870730326342641_1813028194873874403_n

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento Cultural: Lei divina – por Célio Meira

Dr.-Célio-Meira-Escritor

Não há morte, Bem-Amada:

– Do corpo termina a lida,

a alma mais tarde regressa

noutra missão, noutra vida.

Na terra, o corpo se acaba,

assim, também, morrerás

mas, de novo, noutra carne,

neste mundo viverás.

* * *

Fuja da inveja, da gula,

da preguiça e do ateísmo,

fuja da ira, da vaidade,

da mentira e do egoísmo.

* * *

Esta somente, Querida,

nesta cova ficará

e depois de certo tempo,

numa planta viverá.

Nos caminhos da jornada,

sob a luz dos olhos teus,

desejo viver em paz

na graça eterna de Deus.

* * *

Não tenhas medo da morte,

nem da vida, no outro lado,

a quem amas, neste mundo,

será sempre o Bem-Amado.

* * *

Se queres viver em paz,

não guardes ressentimentos,

as pedras de teu caminho,

vêm de tristes pensamentos.

(migalhas de poesias – Célio Meira – pág. 38 e 39).

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Momento PITÚ

11817225_971445446209160_2660298613028371993_n (1)

Mai, com um marzão desse…

Na real? É pro cabra acordar de madrugada e só sair quando der a hora de tomar aquela lapadinha antes do almoço.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: atual Subida das Américanas. Década de 1930

Untitled-1Rua Rui Barbosa, atual “subida da Lojas Americanas”. Década de 1930.

 

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória

11357239_860824127298810_4114447261961116197_o

Desenhar também é coisa de adulto. E, além disso, estimula as partes do cérebro relacionadas ao processo criativo. Um profissional criativo sempre terá vaga no mercado de trabalho. ‪#‎GrauTécnico‬ ‪#‎Criatividade‬

SERVIÇO
Grau Técnico Vitória
Rua Henrique de Holanda, 1210 – Centro
Vitória de Santo Antão (Antiga BR232).
TEL: (81) 3526.4099

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Hoje na História – 31/JUL – Por Tadeu Prado

HNH 31072015 Pilako

Publicado em Hoje na História | Deixar um comentário

FRAGMENTOS

É preciso fazer boa leitura da realidade. Porque o mal que tu percebes pode ser o princípio de um bem a ser percebido.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Palhaço Ternurinha canta “A Rima”

Dando continuidade ao especial de músicas infantis, em comemoração do dia das crianças, hoje trazemos o PALHAÇO TERNURINHA cantando a música A RIMA.

[powerpress url=../mp3/ternurinha2.mp3]
Gostou da música? – Baixe a MP3

Aldenisio Tavares

Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Se fosse para uma caminhada política, já estaria tudo pronto.

Mesmo depois dos funcionários da prefeitura, semana passada, “cutucarem” na via, a situação na Rua Doutor José Rufino, na altura do cruzamento com a Rua Elzanira Bezerra, no bairro do Cajá, continua de mal à pior.

IMG_0525

Na manhã de hoje (30) fiz, mais uma vez, um registro fotográfico do local. Além da lama, do mau cheiro, dos mosquitos e da sujeira, o trânsito no local, cada dia que passa, está se complicando mais, isso porque, além dos buracos e do constante acumulo de água, a via agora ficou “estreita”, ou seja: só passa um carro de cada vez. Veja o vídeo mostrando a retenção.

Pois bem, por ocasião das festividades alusivas à Batalha das Tabocas, que este ano completa 370 anos e ocorrerão na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, feriado municipal, é comum a passagem de um número maior de pessoas neste local, muitas na direção do nosso Sítio Histórico, como também dos cortejos preparados pela prefeitura (corrida e procissão). Certamente se estivesse para ocorrer, neste local, a passagem de uma caminhada política cujo comandante fosse o prefeito, ele, Elias Lira, com toda certeza já teria mandado arrumar e limpar tudo na rua. Aliás, não custa nada lembrar que este exemplo dado já foi algo real, fruto, inclusive, de uma matéria aqui no blog que teve o seguinte título: PARECE BRINCADEIRA, MAS NÃO É.

Foto: ALEPE

Foto: ALEPE

Publicado em A Lupa, Editorial | 1 comentário

#‎ForçaWeverton: a contribuição financeira, neste momento, é um ato assertivo.

11178361_1029433150412945_6213923870277782971_n

Na tarde de ontem (29) também estive na agencia do Banco do Brasil e efetivei a minha contribuição para campanha solidaria #‎ForçaWeverton. O gesto da contribuição não deve ser mensurado pelo quantitativo depositado. Neste momento, vale mesmo, à questão qualitativa da ação, ou seja, é quando você se coloca no lugar dos outros e passa a sentir o que eles estão sentindo. Portanto, não deixe de divulgar e repassar a mensagem da referida campanha solidária, como também de efetuar a sua contribuição financeira, pois, neste momento, além da compreensão, solidariedade e das orações, Weverton também está precisando de dinheiro.

recib

11178193_979239108763958_6361639630120229014_n

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Tradicional Primeira Feira de Agosto

10171134_870730326342641_1813028194873874403_n

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Internauta Roberto comenta no blog

Comentário postado na matéria ““Fábrica de Dengue” continua ativa no terreno doado pela prefeitura.“.

Senhor Pilako, me tire uma dúvida com relação a esse terreno onde funciona a Fábrica de Dengue. Aquela área faz parte do Distrito Industrial da Vitória, correto, os terrenos foram “Doados” para a instalação de Indústrias, correto, Então por que a prefeitura “Doou” o terreno para uma firma que faz LEILÃO de veículos ? O que é que tem a ver com Indústria?

Roberto

Publicado em A Lupa, Editorial | 1 comentário

Momento Cultural: NOSTRA TARDE – por ADJANE COSTA DUTRA

Adjane Costa Dutra (2)

Nostra tarde que do meu alento te procuro,

que dos dúlcidos alentos mil beijos…

De Extenuante o meu escrínio peito,

e na alvorada de mil flores,

e no estiloante inverno as flores murchavam e

balbuciavam num só grito, de gritar amor.

Que na tarde Nostra ver-te ao meu lado a contemplar

a tarde que passa como nuvens escuras e como a estrelar no

universo, a estrela que reluz,

teu brilho na cor da luz.

Quero cintilar em todo alvorecer e venho te chamar, amor,

na tarde Nostra.

E das estribeiras na presilha do teu cavalgar,

Eu venho gritar, amor, hei de te buscar: nos vales, mares,

na crosta terrestre ou na órbita celeste,

e na tua distância, eu me porei no vento,

mas hei de te amar,

numa tarde Nostra em que venho te buscar.

(TAPETE CÓSMICO – ADJANE COSTA DUTRA – pág. 56).

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Amigos do Parque

anuncio

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento PITÚ

11825616_972748572745514_7294679552893262202_n

Tá aí, a turma não larga essa branquinha.
É tanto pituzeiro no mundo que a gente ganhou o prêmio de cachaça mais querida de Pernambuco no Prêmio Marcas que eu gosto. Arrêa,‪#‎NaçãoPituzeira‬, valeu pelo amor!

E aí onde tu mora, a Pituzinha é a mais amada ou não é?

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Sapataria “A Imperial” (1937)

Foto registrada da  SAPATARIA “A IMPERIAL” em 1937. Na foto os seus proprietários e auxiliares, na antiga Rua Barão do Rio Branco, rua que hoje na Rua Dr. Aluísio Xavier.

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória

11222982_883401068374449_8388767634164436934_o

O Grau Técnico também se preocupa com as comunidades carentes. Para isso, realizamos parcerias, ações sociais, projetos e eventos nas comunidades próximas. Inovação e Tecnologia a serviço de uma sociedade melhor. ‪#‎GrauTécnico‬ ‪#‎TransformeSuaVida‬

SERVIÇO
Grau Técnico Vitória
Rua Henrique de Holanda, 1210 – Centro
Vitória de Santo Antão (Antiga BR232).
TEL: (81) 3526.4099

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Hoje na História – 30/JUL – por Tadeu Prado

HNH 30072015 Pilako

Publicado em Hoje na História | Deixar um comentário

Fragmentos

Os norte-americanos estão querendo saber quantos hectares tem a Amazônia. Devem estar querendo se apossar de algum terreno aqui no Brasil.

Tudo que o norte-americano considera Patrimônio da Humanidade manifesta interesse em proteger. Por que não considera as crianças africanas um Patrimônio da Humanidade?

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário