Batista convida…….

“Venho te fazer um convite e gostaria da sua participação,  assistindo,  amanhã,  uma live em que  fui convidado pelo “Ponto à Ponta” da Fátima Vilar. Na ocasião, irei  apresentar um pouco da  minha carreira profissional.  Será “ao vivo”,  direto da minha residência na cidade de Gravatá”. 

Professor Batista. 

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Live bate-papo – “Avaliação dos 100 Primeiros Dias da Gestão” – com Toninho Nascimento, Herika Araujo e Doutor Gil.

LIVE  bate-papo para  "Avaliação dos 100 Primeiros Dias da Gestão Municipal" - amanhã, sexta-feira (16), às 17h.

Para construir conosco esse momento convidamos três políticos  que  participaram das chapas majoritárias nas eleições municipais de 2020. Iremos saber, por exemplo, na visão do Toninh0 Nascimento, da Hérika Araujo e do Doutor Gil o que está dando CERTO e ERRADO  na prefeitura.  

Live Bate-papo – "100 Primeiros Dias da Gestão".  

Sexta-feira – 16 de março– às 17h.

Transmissão pelo Blog do Pilako.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Restaurante e Pizzaria do Léo – “Quarta-feira da Pizza”.

SERVIÇO: 

Restaurante e Pizzaria do Léo (antigo Recanto do Ceará).

Funcionamento - presencial e Delivery -  terça a domingo - 11h às 23h.

Contatos: 2160-1080 / 9.8564.1651 - @DOLEO.REST

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Já circulando a mais nova edição do Jornal da Vitória.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Pitú

Marca aqui aquele amigo que merecia tomar uma Pitú Gold no grau contigo.
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

LIVE 94 – ao vivo – “Memórias Antonenses” – com o professor, médico e cientista Luiz Bezerra de Carvalho.

Recebemos para uma LIVE especial,  na tarde de hoje (13), no sentido de falarmos da "suas memórias antonenses"o professor, médico e cientista Luiz Bezerra de Carvalho.

Natural da Vitória de Santo Antão, mais precisamente da "Rua do Sol", Luiz Carvalho foi aluno da "professora Francisquinha", estudou no "Ginásio" e depois no Recife até "virar" doutor na Escócia. Com saudade, relembrou das muitas histórias e acontecimentos que marcaram sua vida na Terra das Tabocas.

ASSISTA A LIVE COMPLETA AQUI.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

13 de abril de 1947 – há 74 anos Vitória inaugurava o seu aeroclube.

Hoje -  13 de abril de 2021 -  é um daqueles dias sugestivos no qual devemos “voar no tempo” justamente na  direção do pretérito antonense. Hoje, em pensamentos, mesmo que na velocidade da luz, devemos revisitar  o dia em o nosso aeroclube  ganhou forma e foi inaugurado, ou seja: DIA 13 DE ABRIL DE 1947 – há exatos 74 anos.

Sobre o tema – Aéro Clube da Vitória – o eminente presidente do nosso Instituto Histórico e Geográfico, professor Pedro Ferrer, envergou  sua pena na produção de um extraordinário livro para contar o sonho, à saga, os desafios e a concretização de um dos mais extraordinários feito da nossa coletividade.

Assim sendo, em breve, teremos a oportunidade de conhecer  de maneira fácil,  agradável e pedagógica, através do mais novo livro do professor Pedro, a história do "Aéro Clube da Vitória de Santo Antão". Vale a pena esperar!!!

Publicado em A Lupa | 1 comentário

Espaço Parlamentar: vereador André Carvalho entrou na Justiça contra a prefeitura.

Justiça é favorável a mandado de segurança contra Prefeitura de Vitória para obter lista de vacinados

A 2ª Vara Cível da Comarca Vitória Santo Antão deu liminar favorável a um mandado de segurança contra a Prefeitura Municipal de Vitória de Santo Antão neste domingo (11/04).

O pedido foi solicitado pela Câmara Municipal sobre a omissão da Secretaria de Saúde em relação a divulgação da lista de vacinados contra a Covid-19. Agora a Prefeitura possui o prazo de 10 dias para fornecer lista.

O vereador André Carvalho (PDT), que deu entrada na justiça com o processo de nº 0001073-24.2021.8.17.3590, alega que o requerimento foi motivado pela dificuldade de acesso de informações básicas.

“Eu tenho recebido denúncias da população de que familiares de agentes públicos têm furado a fila de vacinação, mas para verificar isso eu preciso de mais informações. Em 60 dias eu dei entrada em dois requerimentos, solicitando mais dados sobre a lista de vacinados contra Covid-19 na cidade, porém não obtive resposta do executivo”, comentou o vereador de Vitória.

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) publicou, na Resolução nº 122/2021, a obrigatoriedade que os estados e municípios têm de publicar, em seus respectivos portais da transparência, os Planos de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, em consonância com o PNI, além de divulgar dados relacionados às pessoas que receberam as doses.

Assessoria. 
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

FALECIMENTO DE GENA – por Sosígenes Bittencourt.

Gena, popularmente conhecido como Gena da Cascatinha, era filho de Pedro peixeiro e muito amigo do finado Jamerson, funcionário do Hospital João Murilo de Oliveira. Há duas coisas incompreensíveis na vida: nascer sem pedir e morrer sem querer. A vida é feita de tempo e daquilo que fazemos com o tempo que temos. Contudo, uma vez vivos no mundo, não tem mais jeito, o jeito que tem é viver. Agora, amigo Gena, és detentor de um segredo só a ti revelado. Um dia, fostes como nós somos; um dia, seremos como tu és. E segue-se um mistério profundo, nunca mais retornaremos a este mundo.

Até breve! Requiescat in pace!

Sosígenes Bittencourt.
Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Manoel de Holanda.

Embora sisudo e um tanto protocolar nos eventos públicos, Manoel de Holanda tinha seus momentos de espontânea descontração. Um deles foi registrado após ato público prestigiado por amigos: José AragãoGamaliel da Costa GomesLuizinho de “Queimadas”Severino “Expedicionário”, entre outros. (Foto: O SOBRADO DE SEU MIRO e outras crônicas – Manoel de Holanda Cavalcanti – pág 105)

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Live bate-papo – “Memórias Antonenses” – com o professor, médico e cientista Luiz Bezerra de Carvalho.

LIVE  bate-papo sobre Vitória de Santo Antão de antigamente, ou seja:  "Memórias Antonenses" - amanhã, terça-feira (13), às 17h.

Para construir conosco esse momento convidamos o vitoriense, professor e cientistas, Luiz Bezerra de Carvalho. Na ocasião, iremos falar da Vitória de Santo Antão que ainda permanece intacta nas pratilheiras da sua lembrança. 

Live Bate-papo – "Memórias Antonenses".  

Terça-feira – 13 de Abril– às 17h.

Transmissão pelo Blog do Pilako.

   
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Pitú

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

LIVE 93 – AO VIVO – ” Avaliação dos 100 primeiros dias da gestão” – com o prefeito Paulo Roberto.

Recebemos para uma LIVE especial,  na tarde de hoje (09), no sentido de falarmos das ações implementadas pela prefeitura nos  "100 primeiro dias da atual gestão municipal com  o  prefeito Paulo Roberto. 

Para marcar o ato, procuramos enumerar  e citar nominalmente todas as secretárias (15), agências (4), órgãos (2), secretarias executivas (4) e seus respectivos gestores que compõe a administração pública. O prefeito citou ações e projeto destacando, em função da pandemia, o volume de trabalho da Secretaria de Saúde. Na medida do possível, trouxemos demandas dos internautas que previamente entraram em contato conosco. Ao final da live - a mais longa até agora produzida por nós -, no bom sentido da palavra,  provocamos o gestor sobre suas promessas de campanha mais emblemáticas. Aproveitamos também para dar-lhe algumas ideias, tais como o "centenário da iluminação pública" e o resgate dos "blocos de fado" da nossa cidade, assim como do "maio antonense". 

ASSISTA A LIVE COMPLETA AQUI. 

Publicado em A Lupa | 2 comentários

Live bate-papo especial – “Avaliação dos 100 Primeiros Dias da Gestão” – com o prefeito Paulo Roberto.

LIVE  bate-papo especial para "Avaliação dos 100 Primeiros Dias da Gestão" comandada pelo Prefeito Paulo Roberto - amanhã, sexta-feira (09), às 17h.

Para construir conosco esse momento convidamos o próprio prefeito, Paulo Roberto. Na ocasião, faremos uma abordagem sobre as ações e dificuldades encontradas, assim como o planejamento estratégico no sentido dos   projetos que deverão ser implementados ao longo dos anos. Faremos também indagações no campo político, sobretudo na relação do "Executivo" com o "Legislativo. 

Live Bate-papo  especial– "100 Primeiros Dias da Gestão".  

Sexta-feira – 09 de março– às 17h.

Transmissão pelo Blog do Pilako.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

I ENCONTRO POLIVANTE (TURMA ) – por Jairo Medeiros.

Em meio ao caos pandêmico e os imbróglios dos impedimentos de atos presenciais uma turma de ex-alunos da ETE José Joaquim da Silva Filho (antiga Escola POLIVALENTE) resolveram se reunir através das mídias sociais num encontro virtual na próxima sexta-feira, 9 a noite para colocar o papo em dia. Uma foto de 1985 onde mostra a maioria da turma causou emoções para todos pelas lembranças impagáveis...

Embora o pesar de saber de que alguns já faleceram, inclusive, por conta da nefasta pandemia do Covid-19, haverá espaço para o regozijo de atos/fatos jocosos já dão certo que será um encontro – que embora virtual e sem contato físico, abraços como se espera de amigos de longa data – festivo com boas risadas.

No POLIVALENTE existiam as práticas agrícolas, comerciais onde os ex-alunos exercitavam as tarefas e exercícios da área e que, inclusive, houve confissão de uma integrante do grupo que hoje tem uma papelaria e desde a tenra idade durante as aulas práticas sonhava em ser comerciante e ter uma papelaria.

A diáspora de parte da turma será mitigada pelo encontro onde há integrantes que moram em outros estados e, inclusive, fora do país. É tempo de se cuidar tanto da saúde física quanto a mental e nada melhor do que reviver os bons momentos do passado e como disse Belchior:

“E vou viver as coisas novas Que também são boas O amor, humor das praças Cheias de pessoas Agora eu quero tudo Tudo outra vez”

Jairo Medeiros - 81 998895766. 
Publicado em A Lupa | 1 comentário

ATENÇÃO VEREADORES DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO!!!

Em tempos difíceis todos precisam se reinventar. Nos últimos anos a cidade do Cabo de Santo Agostinho ganhou os noticiários da grande mídia justamente por práticas não republicanas evidenciando alguns dos seus dirigentes públicos –  tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo.

Através da mídia digital, ontem (06), tomei conhecimento que a “Casa Legislativa” de lá (Cabo) destinou o valor de R$ 145.000,00 (cento e quarenta e cinco mil reais), no sentido de comprar  cestas básicas para acudir os munícipes que perderam sua renda,  em função dos efeitos da pandemia.

Ainda segundo a referida reportagem, o “cheque” foi entregue em nome de todos os vereadores pelo  presidente da “CASA”, vereador Ricardo Carneiro. O chefe do Poder Legislativo comemorou, dizendo:

“conseguimos fazer essa doação  através de um planejamento da Câmara, fruto de uma readequação estrutural dos cargos comissionados. Nós entendemos que o momento é crítico. Muitas pessoas perderam familiares para essa pandemia e também suas rendas com o aumento do desemprego”.

Muito bem, como sugestão ao Poder Legislativo local, atualmente sob a presidência  do amigo vereador André de Bau, através das páginas do nosso jornal eletrônico, intitulado de Blog do Pilako, faço chegar esse bom exemplo da Câmara de Vereadores da vizinha cidade do Cabo de Santo Agostinho para que seja, na medida do possível,  “estudada” sua aplicabilidade na direção dos antonenses em vulnerabilidade. Seria uma ótima oportunidade para "colar" uma espécie de "agenda positiva" à imagem da casa. 

Apenas a titulo de comparativo, recentemente, a ALEPE – Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco -  promoveu um péssimo atestado de insensibilidade,  ao querer “torrar” quase 6 milhões de reais com  aluguel de carros de luxo para   "suas excelências" - 49 deputados.

Termino essas linhas lembrando que até agora não tivemos notícias de qualquer gesto consistente dos 3 Poderes da República,  atinentes ao corte de seus privilégios em detrimento da verdadeira massa  de  desempregados ou mesmo dos profissionais informais que estão impossibilitados de labutar. Parabéns aos vereadores da cidade do Cabo de Santo Agostinho.  

Publicado em A Lupa | 1 comentário

Momento Pitú

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento Restaurante e Pizzaria do Léo – “Quarta-feira da Pizza”.

SERVIÇO: 

Restaurante e Pizzaria do Léo (antigo Recanto do Ceará).

Funcionamento - presencial e Delivery -  terça a domingo - 11h às 23h.

Contatos: 2160-1080 / 9.8564.1651 - @DOLEO.REST

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Pandemia: Vitória também sofre com a fome….

Mergulhado numa pandemia sem precedente o Brasil escancara suas diferenças sociais. Por mais que governos  (nas três esferas) atenuem o problema pontualmente, noutro momento ele volta com força, pois a vida não espera pela vontade  e caridade alheia.

Na manhã de hoje, 06 de abril de 2021, vi uma cena que nunca antes havia presenciado  no centro da minha “aldeia” - Vitória de Santo Antão. Em pleno semáforo do cruzamento das vias João Cleofas de Oliveira com Mariana Amália, um cidadão empunhando uma placa de compensado que expressava um grito de socorro, no sentido da alimentação para combater a sua fome.

Nesse contexto pandêmico as ações solidárias se multiplicam em muitas direções. Todos nós estamos mais fracos, sobretudo no campo das emoções e sentimentos. Vitória não é um caso isolado  e a vida das famílias por aqui também tem sofrido os efeitos dessa praga, tal qual em todas regiões do País.

Na qualidade de sociedade estamos no meio do mesmo oceano e debaixo da mesma tempestade, mas, convenhamos, navegando em barcos diferentes.....

Publicado em A Lupa | 1 comentário

DESABAFO – por Sosígenes Bittencourt.

Às vezes, é preciso dar uma de doido para perceberem que você é normal. É a única forma de manter o equilíbrio, ser você mesmo, ser original, deixar de se sentir um quadrúpede numa manada que só faz o que determinam, só diz o que querem ouvir. Às vezes, ser sinceramente louco é a única forma de preservar a saúde mental em meio a uma sociedade padronizadamente doente. Falar a verdade sempre foi minha salvação e minha danação.

Sincero abraço!

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Mais de R$ 40 milhões em editais culturais – Pablo Dantas entrevista a Fundarpe.

Poucos estados brasileiros disponibilizam tantos recursos para os artistas/produtores como Pernambuco. Só em 2021, mesmo diante da pandemia, temos mais de R$ 40 milhões em editais culturais. Para falar sobre isso, Pablo Dantas vai entrevistar Aline Oliveira, Superintendente do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Mário Jarbas, Coordenador de Gestão do Funcultura e Hérika Araújo, Produtora Cultura e graduanda em Administração Pública pela UFRPE.

Na oportunidade, os convidados irão falar sobre os prazos e exigências para acesso aos editais e experiências significantes da aplicabilidade da lei de incentivo à cultura no interior do Estado. O Funcultura existe desde 2003 e está há dezoito anos promovendo atividades culturais em Pernambuco. A entrevista vai ocorrer no dia 07 de abril de 2021, às 20h, no Canal Mata Cultural.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Doutora Kátia: sintonizada com as boas práticas…..

Sou de um tempo em que gatos e cachorros eram apenas gatos e cachorros. Simples assim! Mas do ponto de vista do atual entendimento macro social e até do arcabouço jurídico em voga, convenhamos,  que os gatos e cachorros não são mais apenas gatos e cachorros, tal qual como antes. Indiscutivelmente  eles ganharam relevo, sobretudo no coração das pessoas. Por trás da mudança,  ou mesmo “soprando” os ventos pela mudança, poderíamos dizer que  existe uma forte industria (PET), mas, independente de qualquer coisa,  também poderemos entender pelas lentes da evolução da civilização humana. Toda debate nessa questão é salutar.

Pois bem, nesse contexto,  no inicio da noite de ontem (04) – Domingo de Páscoa – encontrei a doutora Kátia da Defensória Pública da nossa cidade cumprindo um papel importante, no sentido dessa nova visão para com os animais. Estava ela, sozinha, alimentando uma gatinha. Ao ser cumprimentada e questionada  - ao mesmo tempo -,  disse-me  ela: “ é a gatinha daqui, Pilako (Nina - talvez, não lembro) trouxe a comida dela”.

Isso é um bom sinal de que a amiga Kátia está no lugar certo. Defensoria Pública, realmente, é um lugar em que se precisa pensar  e agir na direção do além do eu. Parabéns pela atitude....

Publicado em A Lupa | 1 comentário

O Tempo Voa: banda de música.

Desfile de uma banda de música pelo Pátio da Matriz – ao fundo Igreja Nossa Senhora do Rosário – ano não registrado.

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Corrida Com História: Viaduto Dona Sinhazinha Álvares – “Viaduto do Cajá”.

No último sábado (03-04-2021), por ocasião do “aniversário” de 21 anos do “Viaduto Dona Sinhazinha Álvares",  postei  foto e  vídeo nas minhas redes sociais. A esmagadora maioria dos internautas desconhecia o fato, sobretudo no sentido do nome do equipamento público.

Alguns disseram: “oxe! Para mim isso sempre foi “Viaduto do Cajá”. Outro disse: “passo por aí todos os dias, nunca vi essa placa”. Outros, de maneira carinhosa, deram-me os parabéns por pensar que se tratava da minha data natalícia (coisas da internet).

Esse quadro – Corrida Com História – é uma delícia. Duas coisas que adoro fazer: correr e contar a história da nossa cidade. Aliás, vale lembrar o que está escrito no topo do jornal eletrônico: “ O CENTRO DO MEU MUNDO E A MINHA CIDADE”.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Live 92 – ao vivo – Especial “1º de Abril”- As Maiores Mentiras da Vitória – com os professores Ageu e André Fontes.

Recebemos para uma LIVE especial,  na tarde de hoje (01), no sentido de falarmos do "Dia 1º de Abril", popularmente conhecido como "Dia da Mentira",  o professor Ageu Júnior e o historiador André Fontes.

Com uma rápida explanação sobre a origem secular dessa "data" e também alguns fatos históricos que o próprio tempo se encarregou de desmentir, mergulhamos nas muitas histórias envolvendo o "imaginário popular" antonense. Lembramos as mentiras contadas sobre os nossos monumentos assim como as emitidas pelos políticos locais. Portanto, eis aí, um bom conjunto "mentiras verdadeiras" da nossa terra.

ASSISTA A LIVE COMPLETA AQUI.
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Restaurante do Léo – ” O Salão está aberto”.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Ivair Albuquerque: tributo ao amigo e atleta dos melhores….

Na manhã de ontem (31) aconteceu uma coisa curiosa. Acredito numa ação direta dos “deuses do esporte”. Sim! Possivelmente foram eles (deuses) que  me  proveram  de tal façanha assim como da pontual  inspiração para gerar essas linhas que, quando reveladas, não serão  novidades para ninguém, sobretudo para os que conhecem e pode desfrutar da amizade e da convivência do Doutor Ivair Queiroz de Albuquerque.

Pois bem, entre outros tipos de convivência, vez por outra, logo nas primeiras horas da manhã - debaixo dos ainda  “tímidos” raios solares -   encontro com o amigo Ivair  pelas ruas centrais da cidade. Nessas ocasiões, na medida do possível,  sempre nos cumprimentamos de maneira rápida em função de quase sempre estarmos correndo em sentidos opostos. Por várias vezes, de maneira totalmente improvisada e relâmpago,  por assim dizer,  produzi    vídeos  curtos "seu"  para “jogar” num grupo de whatsapp do qual, juntamente com outros amigos em comum, dividimos.

O doutor Ivair Queiroz de Albuquerque é dessas pessoas que a sociedade não produz em série. Advogado competente, ele também já envergou a respeitada farda da PRF. Mas não é  desse  Ivair que me propus  a narrar nessas linhas,  e sim  do Ivair atleta.

Conheço esse camarada desde os tempos de criança, lá no Colégio 3 de Agosto.  Em se tratando de esporte, o mesmo  sempre se destacou em todas as modalidades que praticou. Do futebol ao ciclismo, passando até pelo totó. Ivair nasceu para ser um atleta de alto rendimento justamente -  imagino -   por  carrega no seu código genético algum ‘plus’ só disponível  aos grandes campeões olímpicos.

Para concluir, contudo, volto aos “deuses do esporte” para dizer que a foto que ilustra essa matéria, por incrível que possa parecer,  foi captada involuntariamente por mim (mesmo sendo, hoje, o  dia 1º de abril) no momento exato em que  estávamos  correndo em sentido contrário e tentei ajustar o  meu celular para o "modo vídeo". A foto, portanto, foi resultado de  algo sem a menor intenção e  que  inexplicavelmente, pela pose e qualidade,   apenas traduziu -  em uma fração mínima de tempo -  à dimensão  e um extrato pronto e acabado do verdadeiro atleta em 360 graus  que, nesse caso,  atende pelo nome  de  Ivair - que para os mais próximos pode ser também "Cabeção". Vida longa ao atleta em cena..... 

Segue, abaixo, o vídeo......    
Publicado em A Lupa | 1 comentário

Momento Pitú

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O HUMOR DE BOM HUMOR – por Sosígenes Bittencourt.

(Mentiras de verdade)

1. Marido: Não é nada disso que você está pensando. 2. Esposa: Só te perdoo pelos nossos anos de casados. 3. Delegado: Tomaremos providências. 4. Aniversariante: Presente? Não precisava. 5. Bêbado: Sei perfeitamente o que estou fazendo. 6. Casal sem filhos: Venha sempre nos visitar. Adoramos suas crianças. 7. Advogado: Esse processo é rápido. 8. Ambulante: Qualquer coisa, volte aqui que a gente troca. 9. Dentista: Não vai doer nadinha. 10. Desiludida: Não quero mais saber de homem.

Mentiroso abraço! Sosígenes Bittencourt

Por falar em humor, de maneira bem humorada, segue, abaixo, uma extraordinária explicação sobre esquema tático do jogo de totó, proferida pelo professor, pensador e poeta vitoriense Sosígenes. 

 
Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

A chegada do Padre Renato – por Jean Michell.

Há exatos 58 anos, aos 31 de março de 1963, o Padre Pedro de Souza Leão aguardava a chegada do novo vigário ecônomo da Paróquia de Santo Antão, vindo da Paroquia São Lourenço Mártir, em São Lourenço da Mata, o Padre Renato da Cunha Cavalcanti,  com apenas 33 anos de idade e 8 anos de sacerdócio.

Recepcionado por clérigos e pelas autoridades civis presentes, em seguida foi rezada a missa na qual foi lida a sua provisão. Podemos ler aqui o relato dos primeiros dias após sua chegada,  escrito por ele mesmo no livro de tombo da paróquia:

“Os meus primeiros dias na paróquia foram bastante difíceis, porque cheguei no domingo da paixão, devendo organizar e realizar a semana santa sem conhecer ninguém, sem ter sacristão, sem ter padre nem seminarista para ajudar e ainda estranhando muito certa desordem que existia na igreja, juntamente com uma falta de asseio inexplicável. Não culpo o vigário anterior mas a situação de incerteza que antecedeu a transferência do mesmo para a Matriz de São José, no Recife. Apesar de tudo a Semana Santa se fez, e ainda com todas as suas tradicionais procissões.”

Após pouco mais de um ano em nossa paróquia, o então Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara o nomeia Pároco inamovível, ou seja, fixo.Foram 52 anos de paroquiato até sua Páscoa definitiva aos 02 de maio de 2015, tendo realizado o maior paroquiato da tricentenária paróquia de Santo Antão.

Ao longo de tantos anos, Padre Renato ensinou, evangelizou, catequizou e amou o povo vitoriense, fundou diversas comunidades em nossa cidade, incentivou a criação de duas paróquias, construiu a casa paroquial, zelou copiosamente a Igreja Matriz de Santo Antão, fundou diversos movimentos e pastorais, incentivou a vinda de comunidades religiosas para o município. Tudo isto feito com um único propósito:  a glorificação de Deus e salvação das almas.

Padre Renato foi um sacerdote que amou seu ministério, amou o rebanho a ele confiado e através deste amor deixou seu nome perpetuado na história do povo Antonense.

Jean Michell - paroquiano da Matriz de Santo Antão. 
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário