Alexandre Verçosa: “PARABÉNS PRA VOCÊ”

Nosso amigo das antigas, Alexandre Verçosa, ou mesmo o Alexandre da Gamela, como muitos o conhece, hoje, dia 21 de agosto, vira mais uma página no calendário da vida. Se na juventude, na Vitória, ele foi considerado um galã, atualmente, na qualidade de coroa, poderíamos dizer que ele ainda continua um sujeito vistoso……Parabéns para o Alexandre da Gamela…….

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Cultural: Amnésia (poesia) – Luiz Reinaux (postumum)

Até que provem o contrário Não estou aqui Nunca estive Acredito! Acredito acreditar E por fim afirmo Aqui não devo estar E não duvido Pois não me lembro. Luiz Reinaux -  foi um jovem escritor vitoriense.  
Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping.

Desodorante Aerossol Monange, Suave ou Bozzano 150ml por R$ 4,99 cada! 👩👨🍃 Encontre na lojas Americanas do #VPS!  
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Família Ferrer

ACERVO - MUSEU DO ENGARRAFAMENTO PITÚ
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória.

Crescer junto é muito mais legal, convide um amigo e se ele fizer a matrícula você ganha R$ 50,00! Não perca tempo. Indicou, ganhou!  
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Homem carente – por Sosígenes Bittencourt.

Assim como a mulher, o homem sempre sofreu carência. Carência não tem gênero. O que existe é preconceito. Por exemplo: a mulher não pode manifestar sua SEXUALIDADE nem sua AGRESSIVIDADE. É considerada safada e masculinizada. O homem não pode manifestar sua AFETIVIDADE nem o seu MEDO. Quando um homem manifesta o MEDO de perder a mulher por quem sente AFETO é considerado CARENTE. Isto é preconceito. Bom salientar que homem carente merece mulher AMOROSA, BONDOSA, MISERICORDIOSA, não mulher ODIOSA, aproveitadora da fragilidade humana. Depois, mulher CARINHOSA + homem CARENTE só pode resultar em CARINHO. E troca de carinhos e carícias é uma delícia. Todos ganham.

Um homem carente, solitário, abandona-se, afoga-se na bebida. Sente vergonha de revelar seu sofrimento. A mulher, em geral, bota pra fora, grita, procura um médico, chora, fica esperneando. Porque mulher não é condenada por revelar sofrimento.

Em resumo, há sempre alguém carente e solitário à procura de apoio e carinho. O ideal seria que se encontrassem. Não sei se campanha, talvez, funcionasse. Centro de Encontro de Pessoas Carentes.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Recreio do Rojão.

Recreio do Rojão, durante a década de 70, foi um dos mais conhecidos artistas de nossa cidade. Hoje disponibilizamos a música Saudade de Vitória, do seu primeiro álbum O Dom que Deus me Deu. [powerpress url=../mp3/recreio2.mp3] Gostou da música? – Baixe a MP3 Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Oficialmente, campanha de Aglailson Victor tá nas ruas…

Abrindo o ciclo de lançamento de candidaturas oficiais, com vista às eleições gerais que se avizinham,  na tarde do domingo (19), no Clube Abanadores “ O Leão”, o candidato a deputado estadual pelo PSB, Aglailson Victor – filho do atual prefeito da Vitória – reuniu correligionários e simpatizantes para receber a chapa majoritária da Frente Popular.

Antes mesmo da chegada do Governador Paulo Câmara grupos diversos se concentraram dentro e fora do clube. Na qualidade de candidato apoiado pela “máquina pública” a expectativa é que o mesmo, Aglailson Victor,  tenha uma expressiva votação na cidade.

Desde que o “grupo vermelho” ascendeu ao Poder Municipal (2000),  na ocasião  liderado pelo ex-deputado José Aglailson, que o candidato a deputado indicado pelo referido  grupo não venceu, no plano local, o  candidato com o "DNA amarelo".

Em 2002 e  2006, respectivamente,  Elias venceu o Aglailson Junior. Em 2010, por ocasião do apoio “meia boca” de Elias ao deputado Henrique Queiroz, o quadro mudou. Na eleição imediatamente seguinte, em 2014, mais uma vez, o indicado por Elias – Joaquim – venceu o então candidato a reeleição, deputado Aglailson Junior.

Muito bem, pilotando o Poder Municipal mais uma vez, segundo o time liderado pelo ex-deputado e atual prefeito da Vitória, Aglailson Junior, é que, tanto no plano local e estadual, o estreante candidato Aglailson Victor,  reverta, em 2018, esse  quadro adverso .

Numa leitura mais técnica, por assim dizer, dentre os sete candidatos a deputado estadual que tem domicilio eleitoral na terra de João Cleofas, os dois que devem polarizar a disputa,, curiosamente, poderão se beneficiar da expressiva votação um do outro, visto que, os dois - Victor e Joaquim -   estão fazendo parte da mesma coligação eleitoral.  Ou seja: rivalizam no plano local, mas serão agraciados no conjunto da votação global - coisas da nossa maluca legislação eleitoral.......

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

18ª edição do BLIZZARD OF ROCK DA VITÓRIA aconteceu na noite do sábado.

Aconteceu na noite do sábado (18) na Casa de Eventos “Espaço de Ouro” a 18ª edição do BLIZZARD OF ROCK. Esse encontro de roqueiros, que congrega grupos apaixonados pelo estilo, congregou várias caravanas de outras cidades.

Na qualidade de maior líder da nossa cidade nesse segmento e uma referência para o Nordeste, o amigo e roqueiro Cristovão, mais uma vez, comandou a evento.

No palco, várias bandas se revezaram, cada qual ao seu estilo. Veja o vídeo.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Comitiva da Vitória prestigia inauguração do Instituto Histórico de Limoeiro.

Na noite as sexta (17) uma comitiva do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória prestigiou a Solenidade de fundação do Instituto Histórico da vizinha cidade de Limoeiro. “Esse era um sonho antigo”, falaram todos os limoeirenses que se revezaram ao microfone.

O evento que efetivou esse marco para a cidade de Limoeiro, que doravante congregará todos aqueles que nutrem o sentimento da preservação histórica como ferramenta de  inclusão e desenvolvimento, foi bastante prestigiado. Além da comitiva antonense, maçaram presença grupos de várias cidades e até de outros estados.

O professor Pedro Ferrer, presidente do IHGVSA, na sua fala, se colocou a disposição para fornecer subsídios e orientação técnica para consolidar o novo empreendimento cultural. Aproveitou a oportunidade para realçar alguns fatos de ordem pessoal. Falou que sua mãe – Áurea Ferrer – havia nascido na cidade de Limoeiro e que, quando criança, não gostava de saber que os times de futebol da Vitória sempre lavavam desvantagem no placar quando enfrentava os selecionados que representavam a cidade de limoeiro.

Ao final evento o entusiasmo tomou conta dos novos sócios e de toda diretoria do Instituto Histórico e Cultural da Cidade de Limoeiro. Um coquetel foi servido a todos os presentes.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

Que a branquinha gela sem congelar todo pituzeiro já sabe... Agora a gente quer mesmo é descobrir como que abriram essa latinha sem tirar as luvas.  
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – Segunda Mostra de Cinema da Vitória de Santo Antão.

A Segunda Mostra de Cinema da Vitória de Santo Antão acontecerá de 20 a 26 de agosto e tem incentivo do Governo do Estado através do 10º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco (FUNCULTURA), com apoio cultural da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão.

SEGUNDA-FEIRA, 20/08

/ 08h - 12h: Oficina de Introdução à Preservação Audiovisual, com Igor Calado

Local: Hall do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA) - Rua Imperial, 187, Matriz, Vitória de Santo Antão/PE, CEP: 55602-100

/ 13h - 17h: Oficina de Introdução à Preservação Audiovisual, com Igor Calado Local: Hall do IHGVSA

TERÇA-FEIRA, 21/08

/ 08h - 12h: Oficina de Introdução à Preservação Audiovisual, com Igor Calado

Local: Hall do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA)

/ 13h - 18h: Oficina de Introdução à Preservação Audiovisual, com Igor Calado

Local: Hall do IHGVSA

QUARTA-FEIRA, 22/08

/ 14h-17h: Oficina Para Além do Teste Bechdel: Representação da Mulher no Cinema, com Carol Almeida

Local: Hall do IHGVSA

QUINTA-FEIRA, 23/08

/ 9h - 12h: Mesa redonda "As Ações das Mulheres no Audiovisual de Pernambuco"

Participantes: Aurora Jamelo, Cíntia Lima, Hevelyne Figueirêdo e Nathália Gomes

Mediação: Carol Almeida

Local: EREM Antonio Dias Cardoso (R. Dr. José Augusto - Matriz, Vitória de Santo Antão - PE, 55602-001)

/ 13h - 17h: Oficina Para Além do Teste Bechdel: Representação da Mulher no Cinema, com Carol Almeida

Local: Hall do IHGVSA

SEXTA-FEIRA, 24/08

/ 14h- 17h: Oficina Para Além do Teste Bechdel: Representação da Mulher no Cinema, com Carol Almeida

Local: Hall do IHGVSA

/ 14h - 15h: Sessão Infantil de Curtas

- Manhê! (SP, 2018,11'), de Camila Amaral Xavier

- As Bordadeiras do Jardim (SP, 2017, 02'59"), de Julia Vellutini

- Fio de Prata (SP, 2018, 2'51""), de Ana Carolina Presta, Maria Clara Servan e Verônica Sabrina"

- Próxima (SP, 2017, 15'), de Luiza Campos

- Fazenda Rosa (PE, 2017, 9'), de Chia Beloto

/ 15h30: Sessão “Sustento, Luta e Trabalho”

- Sustento (PE, 2016, 1'), de Sylara Silvério

- Mulheres de Fogo (PE, 2017, 12'), de Vinicius Meireles

+ Arábia (2018), Affonso Uchoa e João Dumans, 98min

/ 19h: Abertura Oficial, Sessão "Plurais":

- Quanto Craude no meu Sovaco (PE, 2017, 4'), de Duda Menezes e

Fefa Lins

- Fragmentos (RJ, 2017, 6'18""), de Karen Antunes, Nyandra Fernandes e Viviane Laprovita

- Invasão Drag (RJ, 2018,13'), de Rafael Ribeiro

- Christiane (PE, 2016, 6'24"), de Chico Ludermir

- Transvivo (ES, 2017, 20'), de Tati Franklin

/ 20h20: Amor Maldito, Adélia Sampaio (1984), 76min

SÁBADO, 25/08

/ 13h30 - 14h30: Sessão "(Re)Construções"

- Majur (MT, 2018, 20'), de Rafael Irineu

- Maino'i - Opy Pyau Itakupe (SP, 2017, 18'35""), de Caio Tupã Mirim e  Thiago Carvalho Wera'i

- Fantasia de Índio (PE, 2017, 18'), de Manuela Andrade

/ 15h30: Modo De Produção (2016), Dea Ferraz, 76min + Debate

/ 18h: Sessão Especial Katia Mesel, duração 45min

- Recife de Dentro pra Fora (PE, 1997, 15')

- Sulanca (PE, 1986, 40')

/ 19h30: Sessão "Não Andamos Sozinhas"

- Casca de Baobá (RJ, 2017, 12'), de Mariana Luiza

- Romana (TO, 2017, 24'36"), de Helen Lopes

- Eleguá (RJ, 2017, 25'), de Yuri Costa

- Travessia (RJ, 2016, 5'), de Safira Moreira

- Belas Artes (RJ, 2018, 10'), de Giulia Maria Reis

DOMINGO, 26,08

/ 13h30: Caleidoscópio (CE, 2017, 18'), de Natal Portela

+ Sessão Especial Agnès Varda: Jacquot De Nantes (1991), 118min

(Sessão com apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français)

/ 16h30 - 17h30: Sessão "Contragolpes"

- Vidas Cinzas (RJ, 2017, 15'), de Leonardo Martinelli

- Mandacura (PE, 2017, 10'20"), de Bia Rodrigues

- Arara: Um Filme sobre um Filme Sobrevivente (MG, 2017, 13'29"), de Lipe Camêdo

- Coração do Mar (PE, 2018, 19'50""), de Rafael Nascimento

/ 19h: Sessão "Passagens"

- Mãe, Eu Sou Real? (PE, 2018, 11'), de Clarissa Azevedo

- Nina (PE, 2016, 17'), de Alice Gouveia

- O Vestido de Myriam (RJ, 2017, 15'), de Lucas H. Rossi

/ 20h15: Sessão "Vozes pra Dizer o que se Cala"

- Mayra está Bem (PE, 2017,

8'), de Juliana Lima"

- Do Corpo da Terra (RJ, 2017, 24'), de Julia Mariano

- Nanã (PE, 2017, 25'), de Rafael Amorim

- Entremarés (PE, 2018, 19'), de Anna Andrade

Saiba mais sobre cada uma das sessões e ações acessando as outras páginas do site: https://mostravitoria.com/programacao/ Atenciosamente, Equipe MCVSA  
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

MOMENTO CULTURAL: ANTE UM QUADRO FELIZ – por Corina de Holanda.

Eu bem sei que no gozo da ventura, é difícil lembrar esse calix tão cheio de amargura, que uma mãe quando baixa à sepultura faz o filho esgotar/Eu também, como tu, fui descuidada, e junto à minha mãe, vivi sempre feliz, sem pensar nada do filho que a não tem/Hoje eu não possuo e tenho a mágoa morando dentro em mim tenho sempre os olhos rasos d’água diante d’um quadro assim…/E peço: ó, tu que tens para aquecer-te, os carinhos de mãe!… Com ela te oculta onde não chegue a ver-te o olhar de quem não tem! Arquivo da Família Corina de Holanda
Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping.

Esses títulos são perfeitos para quem adora clássicos, e a Feira do Livro Jodane tem vários títulos em literatura, arte e livros acadêmicos para todos os gostos. Passa lá e confere!  
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Time Mirim de Handebol do Colégio 3 de Agosto – Campeão dos Jogos Escolares de 1979.

Time Mirim de Handebol do Colégio 3 de Agosto –  Campeão Invicto dos Jogos Escolares de 1979. Em pé: Treinador Djalma, Antonio Carlos, Dudu, Noya, Dedé, Fábio, Roberto e Luis Antonio. Aguachados: Jaelson Elias, Cliver Barros, Sérgio Murilo, Cristiano Pilako, Fabiano Moscoso, Hely Ferreira, Lucimar e Betinho.
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória.

O primeiro passo é sempre o mais assustador, não é? Nem sempre temos certeza do que escolher, mas com um direcionamento certo, a escolha é bem feita e o futuro se torna muito melhor. Faça nosso teste de aptidão e descubra!

 
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Pé de Pitanga – por Sosígenes Bittencourt

Debruçado sobre o muro aqui de casa, um pé de pitanga vigia a rua. Mulheres que vêm de bairros distantes passam, de braços dados, a admirá-lo.

– Êi, Maria, vê quanta pitanga!

As pitangas, suspensas no ar, parecem se balançar de vaidade, olhando para lá e para cá.

– Menina, e tem de toda cor!

Alguns pinguços também já as admiraram, lambendo os beiços, ébrios de desejo.

– Isso dá um tira-gosto arretado!

Sinto-me contente com tamanha dádiva. A eugenia uniflora, que dá em quintais, empertigada no canto do muro do meu terraço. Sei que a drupa globosa é comum na Mata Atlântica brasileira e naIlha da Madeira em Portugal. Ao sol vesperal, parecem mimos caídos do céu, esses novelos decálcio coloridos d’aquém e d’além mar.

Bem sei que alguns a futucam com um pau, no intuito de fazer um ponche, chupar minhas pitangas. Nem por isso vou “chorar as pitangas”, me aperrear, ficar me lamuriando. Aliás, lembra-me a célebre reflexão do revolucionário francês Babeuf: Os frutos da terra pertencem a todos, e a terra, a ninguém.

Sou um homem feliz, porque, em meio à struggle for life (luta pela vida), tenho tempo de parar para observar minhas pitangas e produzir esta crônica.

Mimoso abraço!

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Toni Amorim: 50 anos de composições.

Homenageamos o compositor vitoriense Toni Amorim, disponibilizando a música “CIÚME, TEMPERO DO AMOR” de sua autoria, interpretada pelo também vitoriense Ricardo Rico. A música é integrante do álbum Toni Amorim: 50 anos de composições. [powerpress url=../mp3/toni.mp3] Gostou da música? – Baixe a MP3 Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Festa da Saudade: Super Oara e Elaque Amaral comandam o encontro dançante!!!

Entrando na reta final dos preparativos para a 3ª Festa da Saudade, que acontecerá no sábado, dia 25 de agosto, no Clube Abanadores “O Leão”,  gostaria de dizer que o encontro dançante está “com tudo em cima”, como se diz na linguagem popular!!!

Na qualidade de principal atração musical da festa o nosso amigo e comandante maior da Orquestra Super Oara, Elaque Amaral, prometeu-me uma noite inesquecível, tal qual nas edições anteriores. Seu desempenho no palco, convenhamos,  é digna dos maiores elogios, ou seja: AGRADA AOS GREGOS E AOS TROIANOS.

Abaixo, portanto, segue alguns vídeos que bem representa a sua dinâmica e o seu talento para, como ele mesmo diz em seus shows, efetiva sua missão,  que é de “Alegrar as Pessoas”.

 
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

Parece que a pituzeira Julia Toroxel tentou sintonizar a branquinha lá na Berliner Fernsehturm, a Torre de Televisão de Berlim, na Alemanha. Se deu certo a gente não sabe, mas que a foto ficou arretada, ficou!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Atenção Roqueiros da Vitória!!!!

Figurando entre  um dos mais tradicionais evento voltado ao Rock do nosso estado acontece, nesse sábado (18), mais uma edição BLIZZARD OF ROCK. Na qualidade de figura emblemática do gênero no Brasil, o dinossauro Cristovão, mais uma vez comanda a encontro.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Troca de óleo com segurança e economia é com Leonardo Tigre!!!

Com experiência comprovada e a melhor estrutura da cidade,  no quesito “Troca de Óleo”  de veiculo, a empresa dirigida pelo amigo Leonardo Tigre é a melhor referência. Além da consultoria realizada pelo Leonardo, lá, o preço também é o melhor. Fala Leonardo!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Já circulando a nova edição do Jornal da Vitória.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Campanha de VACINAÇÃO contra a POLIOMIELITE E SARAMPO – dia D – 18 de agosto.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento Cultural: Os Sinos da Matriz – por Stephem Beltrão.

Os sinos da matriz anunciam milagres Os pequeninos de Belém Miraculosos sinos pequeninos Os sinos de Belém Já nasceu Deus Menino para o nosso bem

Meus olhos acreditam Nos milagres que os sinos anunciam Os milagres prometidos Os sinos Despertam o menino Que se fez poeta Na esperança de ouvi-los Proclamarem os milagres                          Os sinos da minha raiz Os sinos da Matriz

Stephem Beltrão.

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping.

Vem conferir o lançamento da semana! A sequência de “O Protetor” traz Robert McCall, ex-agente policial, trabalhando como um motorista que ajuda pessoas injustiçadas. Ele decide sair do anonimato quando descobre que uma amiga foi friamente assassinada. Imperdível!

 
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Estação Ferroviária da Vitória.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. Estação Great Western-Victória, prolongamento da estrada de ferro a Caruaru. Inaugurada em 13 de março de 1886. Acervo do Cartofilista pernambucano - Josebias Bandeira de Oliveira.
Publicado em O Tempo Voa | 1 comentário

Momento Grau Técnico Vitória.

São mais de 100 mil alunos que fazem do Grau Técnico a maior rede de ensino técnico do país. Faça como todos os nossos alunos e dê um passo na direção de um futuro profissional de qualidade!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Justiça à margem da Lei – por Sosígenes Bittencourt.

A Justiça é cega, mas os homens é que se negam a enxergar o Direito. Marcos Mariano da Silva, perante Themis, a deusa de olhos vendados, não tinha cor, credo nem classe social. Mas, os seus algozes o viam como ex-mecânico, homem sem posses, riqueza, desprovido de beleza. Marcos Mariano não tinha nada que chamasse a atenção dos causídicos, nada que os seduzisse, por isso foi vilipendiado. Porque não há desprezo maior do que você negar justiça a quem merece.

Marcos Mariano não passou 19 anos preso, como inocente, sem que a Justiça o soubesse. Porém, a Justiça só se faz pela ação do homem. E onde estava esse homem? Quem são esses pérfidos indiferentes? A Lei, enquanto teoria, é apenas uma flauta, alguém terá de soprá-la.

Embora cego, Marcos Mariano sabia a verdade, enxergava dentro, mas era um Tirésias esquecido. Como confiar naqueles que lhe negaram a liberdade? Como acreditar na Justiça nas mãos de quem a nega? Porque Marcos Mariano da Silva não foi tratado como marginal, a Justiça foi que agiu à margem da Lei. E de que adianta, agora, indenizá-lo, se ele está morto? Cegou dentro do presídio e morreu sem enxergar a liberdade. Morreu sem poder ver as noites e os dias. Como imaginar que o ex-mecânico Marcos Mariano foi torturado até a morte por aqueles que tinham o dever de lhe conceder o direito de viver?

Vilipendiado abraço!

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Bruna Kelly e Nildo Ventura Cantam “Adoro”.

O encontro de NILDO VENTURA e BRUNA KELLY, cantando a música ADORO,  de ALDENISIO TAVARES e SAMUKA VOICE. [powerpress url=../mp3/ADORO.mp3] Gostou da música? – Baixe a MP3 Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário