LIVE bate-papo especial “Dia Internacional da Mulher” com a vitoriense Master PNL Sthefania Rodrugues.

LIVE dedicada ao Dia Internacional da Mulher – avanços e retrocessos da nossa sociedade  – segunda-feira (08), às 17h. 

Convidamos para construir conosco esse momento a Master PNL, Mentora de Mulheres, Palestrante e empreendedora vitoriense, Sthefania Rodrigues. Entre outros assuntos, abordaremos os múltiplos papeis da mulher na atual conjuntura social.    

Live Bate-papo – Dia Internacional da Mulher. 

Segunda-feira – 08 de março– às 17h.

Transmissão pelo Blog do Pilako.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O feriado de 06 de março em canção pelos parceiros musicais Pilako e Aldenisio Tavares.

Amanhã, sábado, dia 06 de março, é feriado estadual.  Pois bem, lembremos que por ocasião do Centenário da Revolução Pernambucana – também conhecida por a “Revolução dos Padres” – ocorrido no ano de 1917, o então Governador de Pernambuco, Manoel Borba,  adotou oficialmente como bandeira do nosso estado a mesma usada pelos revolucionários de 1817 – a que conhecemos hoje. No mesmo ano (1917), em Vitória de Santo Antão, pela liderança do então prefeito Eurico do Nascimento Valois, surgia, face à data comemorativa,  a Praça Leão Coroado, antes, local conhecido como "Largo da Estação".

Pernambuco state of Brazil flag on flagpole waving cloudy sky background realistic 3d illustration

Após muita discussão e amplo debate com a sociedade pernambucana, sobretudo com as entidades ligadas à história, por intermédio da proposta dos deputados Isaltino Nascimento e Terezinha Nunes, ficou instituído o dia 06 de março como feriado  civil no âmbito do Estado de Pernambuco, ou seja: a Data Magna do Estado.

Ainda no transcurso do ano de 2018, como bom observador, “descobri” que  a referida  data da quarta-feira de cinzas do carnaval de 2019 cairia justamente no dia 06 de março, isto é: feriado apenas em Pernambuco. Atento aos detalhes do fato histórico,  ocorrido em 1817 nas terras dos altos coqueiros  e  sintonizado com os festejos de momo,  despertei para o fato inusitado.

A  tão “indesejada” e “ingrata” quarta-feira de cinzas seria oficialmente feriado apenas em nosso estado. Eis a oportunidade perfeita para uma mídia exclusiva e diferencial,  pontualmente ligada  ao carnaval de Pernambucano. No contexto,  e com antecedência, através de contatos próximos, ainda tentei despertar os governantes e promotores de eventos do nosso estado para essa extraordinária oportunidade de negócio. Sem sucesso!

Para não deixar passar em “branco” esse acontecimento auspicioso – uma quarta-feira de cinzas sendo feriado oficial -,  juntamente com o parceiro de outras composições, Aldenisio Tavares, mergulhamos na ideia e produzimos uma canção alusiva ao acontecimento. Abaixo, portanto, segue o resultado da obra, lançada em clima de festa e compromisso cívico.

.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Instituto Histórico: “Exposição Maria Mãe de Jesus” – por Pedro Ferrer.

O Instituto Histórico começou 2021 a todo vapor. Sua diretoria recebeu,  ontem (04),  a visita de dirigentes do Museu de Arte Sacra de Pernambuco que fica sediado no antigo Palácio do Bispo em Olinda, no Alto da Sé, cujo diretor é Dom Bernardo Alves, ex-abade do Mosteiro de Olinda. Dom Bernardo se fez acompanhar do Coordenador do Educativo, historiador Iron Mendes de Araújo Júnior.

Os visitantes foram recepcionados pelo Monsenhor Maurício Diniz e pelos diretores do IHGVSA, Pedro Ferrer e Fernando Nascimento. Da Casa Paroquial seguiram, acompanhados para a Igreja do Rosário. Primeiro passo foi analisar as condições do templo que deverá acolher uma exposição de imagens representativas de “MARIA MÃE DE JESUS”. A exigência maior foi a segurança. Do Rosário nos deslocamos até a sede do IHGVSA.

Dom Bernardo e o professor Iron saíram encantados com nosso acervo e organização. No final fizemos uma visita ao Museu Sacro da Matriz de Santo Antão. Nesta ocasião tratamos do ponto mais importante: a transferência do acervo do Museu da Matriz para a igreja do Rosário. Foram abordados diversos itens: entidade mantenedora, injunção jurídica, segurança, participação das empresas privadas, do governo Municipal e da Câmara de Vereadores, mobilização da sociedade, especialmente dos professores e amantes das artes. Os acertos finais ficaram para uma outra reunião que terá lugar em Olinda. Aliás este foi o terceiro contato que tivemos com a direção do Museu Sacro de Pernambuco.

Professor Pedro Ferrer - presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. 
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Pátio da Matriz.

Vitória de Santo Antão- Pernambuco- Brasil. Seu passado e sua história no túnel do tempo - Praça D. Luiz de Brito- (Praça da Matriz) - Ao fundo a nossa suntuosa Igreja Matriz de Santo Antão, padroeiro da cidade. Antigo cartão postal- editado nos anos 1970.

Acervo do Cartofilista e pesquisador pernambucano – Josebias Bandeira de Oliveira.

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

LIVE 87 – AO VIVO – “Impactos da Pandemia no Comercio da Vitória” – com os presidentes da ACIAV e do CDL.

Recebemos para uma LIVE, na tarde de hoje (04, os presidentes da ACIAV (Associação Comercial), Antonio de Lemos, e o presidente da CDL (Câmara de Diretores Lojistas), Marcos Alexsandro.

Tendo como conteúdo principal "Os Impactos da Pandemia no Comercio Local", os dois lideres classista realçaram números interessantes. Sobre os diversos segmentos comerciais, apesar do susto inicial, de maneira geral, podemos dizer as atividades foram beneficia com os vultuosos aportes financeiros face o auxilio emergencial do governo federal. Chamados para opinar sobre as duas próximas semanas, em função do novo decreto estadual, os mesmos se mostraram cautelosos.

ASSISTA A LIVE COMPLETA AQUI.  
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Auxilio Emergência do Carnaval: pouca efetividade por parte da prefeitura.

Na qualidade de presidente da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória -, por solicitação do presidente da comissão de Cultura e Assistência Social da Câmara de Vereadores da Vitória, vereador Lourinaldo Júnior, participei de uma reunião que teve por objetivo trocar informações com os membros da referida comissão no sentido da concessão do Auxilio Emergencial do Carnaval.

Questionado sobre as dificuldades da operacionalidade do tal benefício, expliquei que até o presente momento, apesar de já haver cobrado mais de uma vez ao secretário de cultural do município, Demétrius Lisboa, documentos que apontem os caminhos da excussão do convenio, na prática, pouco poderia contribuir com informações concretas, não obstante ser detentor de uma boa experiência relacionada ao nosso carnaval. Desde o primeiro momento venho alertando sobre as minhas preocupações no sentido das devidas prestações de contas, face às exigências burocráticas comuns a processos dessa natureza.

Por parte dos membros da aludida comissão – vereadores Lourinaldo Júnior, Celso Bezerra e André Carvalho – ficou-me a impressão que os mesmos também não são conhecedores de amplas informações vinculadas ao processo (na prática) do benefício carnavalesco. Além do vereador Novo da Banca, também participaram do encontro os advogados Bruno Moraes (assessor do vereador André Carvalho) e Jairo Medeiros  (assessor jurídico da ABTV). Novas ações foram programadas.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Tudo é História: é a segunda vez que a Feira Livre da Vitória para por questões sanitárias.

Em virtude dos desdobramentos de mais um avanço da pandemia  do novo coronavírus a tradicionalíssima Feira Livre da nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão – estará suspensa nos próximos dois sábados, ou seja: dia 06 e 13 de março de 2021.  Isso merece registro.  Estamos vivenciando mais um fato histórico no nosso lugar que -  salve pesquisa mais aprofundada -  só encontrei apenas uma passagem nos arquivos em que a Feira Livre deixou de funcionar ( sábado -  completamente) ,   em virtude de questões sanitárias.

Falo do surto de cólera morbus no Brasil.

Foi ainda no inicio da segunda  metade do século XIX que ocorreram os primeiros casos em nosso País. A contaminação teve inicio no Estado do Pará e se alastrou pelas cidades portuárias, em função do forte deslocamento de navios. Pernambuco também teve seus dias de horror.

Consta nos livros que contam a história dos nossos antepassados que Vitória foi à porção territorial cujos efeitos da aludida praga se deu em maior vulto. Por aqui,  morreu muita gente. Pobre, rico, branco, preto, macumbeiro,  católico  e etc foram castigados sem distinção. Ao final, em dois meses de holocausto, calculou-se que um terço da população antonense tenha sucumbindo. Valendo salientar que no tempo pretérito pouco se sabia sobre a doença – atualmente também pouco se sabe sobre o COVID-19.

Na ocasião, pessoas enterravam um parente hoje, amanha,  não sabiam se estariam vivos. Com medo de perecer nas estradas, alguns católicos passavam o dia rezando ao lado das covas  abertas,   para não correr o risco de não serem  sepultados condignamente.

Conta-se, também, que foi nesse período, em função do caos instalado na recém criada cidade da Victória (1843), que a Feira Livre – principal alavanca econômica da época – TAMBÉM PAROU. Aliás, vale a pena lembrar: no ápice da crise, recomendou-se à população abandonar  o lugar, derrubar  os imóveis e atear  fogo no que restasse.

Portanto, estamos vivenciando mais um momento histórico na nossa cidade e, consequentemente,  oportuno à reflexão. A vida é dinâmica e os fatos corroboram.....Aos olhos do que conhecem e se interessam pelos acontecimentos,  TUDO É HISTÓRIA....

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Restaurante e Pizzaria do Léo – “Novos Horários de Funcionamento”.

SERVIÇO: 

Restaurante e Pizzaria do Léo (antigo Recanto do Ceará).

Funcionamento - presencial e Delivery -  terça a domingo - 11h às 23h.

Contatos: 2160-1080 / 9.8564.1651 - @DOLEO.REST

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O DESABAFO – por Lucivânio Jatobá.

Não deixem que a minha covardia me faça silenciar! Não posso silenciar: a culpa desse TSUNAMI DE HORROR, que estamos observando e sofrendo nos últimos meses FOI DAS ELEIÇÕES DO ANO PASSADO. Alertamos tanto aqui..., ESCREVEMOS TANTAS MENSAGENS, inutilmente!

Que tivessem sido adiadas as eleições! Afinal, para que servem mesmo as eleições no país? Que benefícios trazem? Para que servem muitos prefeitos e Câmara de Vereadores? Quem é eleito? O melhor? O mais culto? O mais patriota? O mais dedicado? O mais inteligente? O mais honesto?

Mas insistiram. Envolveram inteligentemente, mediante a Mistificação das Massas pela propaganda política, muitos brasileiros, milhões de brasileiros,no espetáculo da mentira, preparando a todos para que assistissem a um Circo dos Horrores, um espetáculo dantesco.

Os arrastões com puxassacos sem máscaras gritando nomes e pedindo votos para inexpressivos, incultos, inexperientes, o escambau... era o que mais se via, inclusive nas comunidades carentes, com cidadãos sem planos de saúde.

Abraços eram dados! Máscaras faciais? Nem pensar. O desleixo, no tocante aos cuidados à não contaminação pelo virus chinês, era total! O insuportável Guia Eleitoral, em todas as capitais do país, mostravam as aglomerações, os arrastões comandados por políticos que, com RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, para nada servem a não ser para... E a contaminação pelo virus chines continuando, de forma exponencial.... silenciosa e eficazmente.

"As consequências viriam depois"- como assegurava o Conselheiro Acácio, figura ímpar de O Primo Basílio. Viriam, sim, depois.... e já chegaram, já tomaram conta do país, como uma invasão de tropas da SS e da SA.

Em Pernambuco, no Ceará, no Rio Grande do Norte, Amazonas, na Região Sul , enfim, em todos os quadrantes do território nacional, as pessoas, agora, morrem aos montes nos hospitais, sem que se saiba o que fazer, como no remoto início do Século XX ou no Medievo. O horror, pior que o decorrente de uma Guerra Mundial, instalou-se. A angústia da morte invadiu a nossa mente, sufocando-nos, adoecendo-nos.

Impotentes, desesperados, os crentes imploram ao Ser Supremo, como recurso derradeiro, Misericórdia....

As igrejas, os templos, os terreiros... as mesquitas estão, por força da Lei dos Homens, fechados, impedindo-se assim que os desesperados façam suas orações, seus batuques e se agarrem como náufragos a um pedaço de madeira.

Nada mais a fazer... A Guerra Biológica atingiu o ápice. O inimigo é preparadíssimo e oculto.

Hay que tener paciencia ou...

(Desculpem-me, amigos, pela mensagem tão azeda, tão pessimista. Ao terminar de ler as notícias desse dia 3 de março de 2021, escrever o que estou sentindo foi o mecanismo de defesa do ego que minha mente encontrou).

  Professor Lucivânio Jatobá. 

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Pitú

Uma Pitú Gold muito bem acompanhada, diga-se de passagem. Chega abriu o apetite. Eita, que essa pituzeira botou quente. 

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

LIVE bate-papo sobre os impactos da pandemia no comercio da Vitória.

LIVE sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus na comercio local -  amanhã, quita-feira (04), às 17h. 

Convidamos para construir conosco esse momento o presidente da ACIAV (Associação Comercial), Antonio de Lemos,  e o presidente do CDL (Câmara de Diretores Logistas), Marcos Alexsandro. Entre outros assuntos, abordaremos os efeitos do auxilio emergencial federal na economia local e a perspectiva de uma nova paralisação das atividades.   

Live Bate-papo – Impactos da Pandemia no nosso Comercio. 

Quinta-feira – 04 de março– às 17h –

Transmissão pelo Blog do Pilako.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Restaurante e Pizzaria do Léo – “Quarta-feira da Pizza”.

SERVIÇO: 

Restaurante e Pizzaria do Léo (antigo Recanto do Ceará).

Funcionamento - presencial e Delivery -  terça a domingo - 11h às 23h.

Contatos: 2160-1080 / 9.8564.1651 - @DOLEO.REST

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Auxilio Emergência do Carnaval em debate!

Na qualidade de presidente da ABTV – Associação de Blocos e Trio da Vitoria – registro  recebimento do convite, por parte da comissão de Cultura e Assistência Social da Câmara de Vereadores da Vitória , para participar, na próxima quinta-feira (04), às 11h, da reunião que tem por objetivo discutir o processo de acesso ao auxilio emergencial destinado aos profissionais e entidades  diretamente  envolvidos no carnaval da Vitória.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O Tempo Voa: time de futebol.

Torneio de futebol - Campo da Antiga sede da AABB - 1973 - na foto: Fernando Gouveia, Antonio Silveira e Dryton Bandeira - agachados: Sylvio Gouveia, Marcelo Bessa e Jarbas Lemos. 

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Covid-19, odaliscas e Maomé – por Pedro Ferrer.

Quem em criança, passando pela adolescência, na idade adulta e até mesmo na decrepitude não sonhou com as belas mulheres árabes confinadas e isoladas nos misteriosos haréns, afogadas em véus, lenços e joias, balançando sensualmente os quadris ou contraindo o cobiçado baixo ventre? Fui um apaixonado pelas mulheres árabes. Nunca as tive aos meus braços; lamentável, profundamente lamentável.

Visitei dois países árabes: Egito e Marrocos; no primeiro passei 15 dias, no último, dez. De quebra, caminhei por duas vezes em Istambul na Turquia, que na origem e na essência não é um país árabe. Parece-me ser a religião o único elo entre árabes e turcos.

Na fascinante Istambul, o palácio Topkapy, construído por Maomé II, é uma majestosa construção. Durante séculos o palácio serviu de residência aos soberanos otomanos. Um setor do palácio bastante visitado, pelo seu histórico e por sua aura sensual, é o harém. Para mim, foi decepcionante. Como lindas mulheres, centenas, eram confinadas em pequenos cubículos com escassa luminosidade e precária ventilação? Uma barbárie tratar as belas e sedutoras concubinas e odaliscas com tamanho descaso.

Mas, o que tem harém, odaliscas, concubinas, a ver com COVID 19?

Vamos lá. Diz o popular: “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. Torcendo o provérbio, Maomé não veio; nós não fomos, todavia as seduções vieram. Pegaram carona no COVID 19. Num piscar adotamos costumes islâmicos: isolamento e confinamento e uso de véus ou lenços sobre a face.

O sonho de visitar um país árabe concretizou-se no dia a dia. Os véus e lenços árabes desembarcaram com força entre nós. É credo, é cultura, é costume, as mulheres árabes usarem véus cobrindo o rosto. O vírus obrigou nossas mulheres a usarem um véu modelito máscara.

Variados são os lenços e véus que encobrem as árabes, cujos modelos, alguns extravagantes, variam de região para região, de tribo para tribo: hijab, niqab, burka, chador etc. Todos significam proteção, seja apenas ao rosto ou ao corpo por completo: “cobertura ou roupa que tapa”. O hijab e o niqab que cobrem a cabeça e o rosto, deixando uma abertura diante dos olhos seriam os que mais se aproximam das nossas máscaras. Achando pouco obrigou nossos marmanjos a usarem o véu modelito máscara.

Sentado na varanda da minha casa, na rua Imperial ou na praça Diogo Braga, vejo transitar centenas de mulheres por dia, um incansável vai e vem. Mulheres que poderiam ser minhas odaliscas. Pena que não as sejam. Na Diogo Braga, local de embarque e desembarque das lotações que seguem para o Outeiro, o tumulto é maior. Carrego e descarrego de passageiros. Mulheres e homens, carregam máscaras na fuça. Tudo, por causa de um “virusinho” de nada. Mudança de hábitos. Maomé, de sacanagem, em segredo com o vírus, empurrou-nos outros hábitos. Não apenas o hijab ou niqab ou máscara. De todos, os mais satânicos e mais graves, foram o isolamento e o confinamento. De resto brecou nossa economia.

Prof. Pedro Ferrer - presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. 

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Túlio Gadêlha: 1 milhão em emenda parlamentar para a APAMI e o Hospital João Murilo.

As emendas parlamentares participativas indicadas pelo deputado federal Túlio Gadêlha para Vitória de Santo Antão tiveram resultado final neste sábado. Apesar de ter sido inicialmente informado que apenas uma instituição receberia a verba, o Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO) e o Apami receberam R$ 500 mil cada, devida a votação acirrada.

As votações, que aconteceram de maneira on-line, encerraram à meia-noite da quarta-feira (24). Cada instituição acumulou cerca de 2,1 mil votos.

Emendas parlamentares participativas são recursos do orçamento público direcionados pelos membros do Congresso Nacional ou Assembleias Legislativas estaduais, para que a comunidade decida, por meio de votação, onde o dinheiro será investido. Tal proceder aproxima a sociedade das decisões públicas e gera mais transparência.

"Esse é um recurso fundamental para nossa saúde pública. Especialmente pelo compromisso de Túlio com nossa cidade. Tivemos deputados federais bem votados em Vitória, mas nunca, nenhum deles enviaram essa quantidade de recursos para o município e em tão pouco tempo, quase 3 milhões de reais. E generosamente, ele decidiu enviar recurso tanto para Apami quanto para o João Murilo", comentou o vereador André Carvalho (PDT).

Socorro Muniz, diretora do hospital Apami, afirmou ter aguardado ansiosa pelo resultado da votação . "Desejo agradecer ao vereador André Carvalho por ter nos inserido nessa campanha, num momento tão difícil ! Salvar vidas , será sempre o nosso lema".

A diretora do Hospital João Murilo de Oliveira, Roberta Câmara, parabenizou e agradeceu o trabalho feito por André Carvalho e Túlio Gadêlha na indicação das emendas na cidade. "É muito justo e legítimo que a população possa escolher a melhor forma da utilização do Recurso Público. A Vitória é da população de Vitória de Santo Antão, a vitória é de todos que fazem o HJMO, a vitória é do SUS".

Os recursos serão destinados à melhoria do serviço de urgência e emergência do HJMO e para a criação de 10 leitos de UTI para o hospital APAMI.

ASSESSORIA - ESPAÇO  PARLAMENTAR. 
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

“Tumor Administrativo”: os bons ventos da renovação política!

Sem maiores aprofundamentos no conceito da chamada “renovação política” para o momento, nos últimos dias, circularam pelas redes sócias vídeos constatando o que “todo mundo já tá careca de saber”, ou seja:  o desastre urbanístico, sanitário, patrimonial e tantos outros que se queira elencar - algo semelhante ao estouro da Barragem de Brumadinho. 

Trata-se do conjunto da feira livre e dos mercados históricos da nossa "aldeia". - Vitória de Santo Antão. Evidentemente que não precisamos lembrar que este “apagão administrativo” não foi obra apenas de uma gestão, de um grupo ou mesmo de uma só figura. Nas últimas quatro décadas o “consórcio administrativo” antonense, ao longo do período,  cuidou de manter as coisas piorando......

Por uma conjugação de fatores eis que, no primeiro ano da terceira década do século 21, assumi na prefeitura local  um sujeito que prometeu alavancar/resgatar, entre outras coisas,   o patrimônio cultural da terra de Diogo de Braga. Em recente transmissão “ao vivo” pela internet, o prefeito Paulo Roberto abriu o debate sobre esse verdadeiro  “tumor”  administrativo local.

Em outra frente, por assim dizer, 4 “marinheiros de primeira viagem”   - vereadores  de um mesmo partido (PP) em primeiro mandato (Beto de Bigode, Biu de Genaro, Filipe Cezar e Carlos Henrique )  –, em postagem recente nas redes sócias,  também cuidaram de levantar a tampa do mesmo  “esgoto fétido” que os políticos da nossa cidade -  com mais quilometragem  - fazem questão de ficar bem distante, ou mesmo ignora-lo por completo.

Na qualidade de cidadão sintonizado com as boas causas do nosso lugar, gostaria de dizer que pelo menos uma coisa já mudou: estão tocando no assunto. Minha esperança, no sentido que se cuide  do referido problema com a devida seriedade, confesso, continua muita tímida,  bem diferente do meu desejo  que é do tamanho do universo.

Assim sendo, para encerrar,  sem nenhum demérito aos políticos aqui nominados, quero creditar esse positivo e inesperado  movimento, realizado pelo prefeito e os 4 vereadores da bancada do partido progressista, a uma  das exigências do processo democrático, ou seja: RENOVAÇÃO – renovar sempre – essa é a regra de ouro!! Esperemos as cenas dos próximos capítulos......

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Festa de Aniversário.

Comemoração natalícia - Christianne Breckenfeld e Suely Santana - registro de 1980. 

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

LIVE 86 – AO VIVO – Projeto Carnaval na Live – ”AVALIAÇÃO FINAL – CARNAVAL 2021” – com o carnavalesco Ageu Jr, o comunicador Caxias e o historiador Lázzaro.

Dando andamento  ao Projeto Carnaval na Live,  hoje, produzimos conteúdo no sentido de uma avaliação final sobre o nosso projeto, assim como de uma leitura critica um carnaval sem foliões nas ruas. 

APOIO: 

Com o carnavalesco Ageu Júnior, o comunicador Caxias Júnior e o historiador Lázzaro Santos concluímos o nosso  ousado e inovador projeto carnavalesco, em ano de pandêmico. Produzimos, desde 0 dia 20 de janeiro até o dia de hoje (26/02), 17 live(s) que contou com 52 participantes. Na perspectiva dos carnaval 2022, os participantes emitiram projeções e ensinamentos.     

APOIO:

  ASSISTA A LIVE COMPLETA AQUI.   
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Restaurante e Pizzaria do Léo – “Tem Novidade”

SERVIÇO:

Restaurante e Pizzaria do Leo (antigo Recanto do Ceará).

Horário de funcionamento: terça a domingo - 11h às 23h.

Contatos: 2160-1080 / 9.8564.1651 - @DOLEO.REST

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Nutricionista Bruno Clemente: a energia dos alimentos que embala meus sonhos…..

Diz um provérbio chinês que “uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo”. Filosoficamente o entendimento é fácil. Já no sentido da aplicabilidade desse conceito,  dependendo do desafio, convenhamos, não é uma equação das mais simples.

Explico: aos 53 anos, desafiei-me a concluir uma maratona (42 km). Nesse exato momento, apesar de já haver concluído uma meia maratona (21 km) recentemente, encontro-me em tratamento médico em virtude de uma lesão  (antiga) no joelho esquerdo. Com efeito -  calcei as sandálias da humildade -,   pois, ninguém vence sozinho,  resolvi aliar-me a bons profissionais da área esportiva  para tentar alcançar os meus objetivos.

Desde o último dia 06 de janeiro venho  peregrinando  por vários consultórios: Doutor Márcio Medeiros (ortopedista), Walmir Junior (Ativo Fisioterapia) e na tarde de hoje (25), estive com o nutricionista esportivo Bruno Clemente,  para calibrar nossa energia, através da alimentação apropriada e necessária, rumo ao retorno dos  treinamentos.

Conheço Bruno desde os tempos de em ele era um adolescente. Hoje, no trajeto temporal dos trinta  aos quarenta anos, o mesmo já conseguiu se  destacar  na sua área de atuação. Sintonizado com os conceitos mais modernos e tecnológicos, já estamos interligados 24h por dia. Ou seja: acompanhamento 100%. Sou disciplinado e vou seguir suas "ordens" cegamente. 

Manter uma rotina de treinamentos físicos é algo desafiador. Além da engrenagem física – que precisa funcionar minimante bem – a mente precisar ser estimulada diuturnamente. Portanto, com a ajuda e a orientação desses profissionais, no tempo possível, espero cruzar a linha de chegada da  minha - por enquanto -  "maratona dos sonhos”.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Projeto Carnaval na Live – ” AVALIAÇÃO FINAL – CARNAVAL 2021” – com o carnavalesco Ageu Jr, o comunicador Caxias e o historiador Lázaro. .

Projeto Carnaval na Live -  AVALIAÇÃO FINAL - CARNAVAL 2021: histórias e curiosidades : sexta-feira (26), às 17h.

APOIO:

Dando continuidade ao nosso projeto que tem, entre outros objetivos, produzir conteúdo sobre o nosso carnaval convidamos o carnavalesco Ageu Jr, o comunicador Caxias e o historiador Lázaro para fazer a o fechamento do projeto - CARNAVAL NA LIVE DO BLOG DO PILAKO -  e também promover uma leitura crítica do não festejo de momo em 2021.   

APOIO:

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Restaurante e Pizzaria do Léo – “Quinta-Feira do Cozido”.

SERVIÇO:

Restaurante e Pizzaria do Leo (antigo Recanto do Ceará).

Horário de funcionamento: terça a domingo - 11h às 23h.

Contatos: 2160-1080 / 9.8564.1651 - @DOLEO.REST

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

LIVE 85 – AO VIVO – Projeto Carnaval na Live – ” As Orquestras no Nosso Carnaval” – com os maestros Givaldo e Silvano.

Dando andamento  ao Projeto Carnaval na Live,  hoje, produzimos conteúdo sobre as orquestras de frevo da nossa cidade - Venenosa e Ciclone. 

APOIO: 

Na qualidade de uma das cidades mais importantes do carnaval de Pernambuco, as orquestras de frevo  locais - Venenosa e Ciclone -, comandadas pelos maestros Silvano e Givaldo, cumprem papel estratégicos na nossa folia. Além das histórias musicais, Silvano e Givaldo, revelaram suas apresentações inesquecíveis.   

APOIO:

ASSISTA A LIVE COMPLETA AQUI. 
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O Pátio da Matriz precisa de ordem e os culpados são as autoridades….

O ineditismo não emoldura o conteúdo dessas linhas. Aliás, poderíamos até dizer que a reação das pessoas e das autoridades também se configuram  numa espécie de “jogada ensaiada”, ou seja: já vista várias vezes....Com frequência,  nos últimos dias,  circularam  nos grupos de Whasapp e em diversas  páginas de Instagran vídeos realçando à bagunça e o vandalismo,  recorrente,  num dos mais importantes cartão postal da nossa aldeia – Praça Dom Luiz de Brito – “`Praça da Matriz”.

Com efeito, face a pandemia do novo coronavírus,  atentemos  que, por enquanto,  os decretos governamentais não proíbem  circulação de pessoas em vias públicas. Aos poucos, respeitando as orientações sanitárias,  a vida em sociedade vem  ganhando ritmo, na direção da normalidade. A vacinação é a estrada mais segura, apesar de ainda ser tortuosa e angustiante em função da pouca oferta em terras tupiniquins.

Voltemo ao “Pátio da Matriz”. Com o devido respeito a todas as autoridades do nosso município esse problema é velho. Medidas já foram empreendidas, inclusive,  com resultados satisfatórios,  mas, ao longo do trajeto, por motivos diversos,  foram relaxadas e a bagunça ganhou seu estado original, muitas vezes com requintes cinematográficos.  

Praça é lugar para todos que desejarem, não apenas para “as famílias”, como alguns,  equivocadamente,  apregoam. Aliás,  é bom que se diga:  jovens também é “família” – ninguém nasceu  de chocadeira só porque pertence a camadas sociais menos favorecidas. O debate, no meu modesto entendimento, segue numa ótica desfocada. As autoridades, para se justificarem pela inoperância,  procuram sempre eleger culpados.

O “Pátio da Matriz”, há muito, necessita de ordem, de pulso, de projeto e de ação – algo que os nobres  prefeitos, ao longo do tempo, se negaram  a produzir. O atual prefeito, até o memento,  não é o único  culpado por tudo, mas se juntará ao conjunto dos indiferentes se não cuidar de tomar a devida atitude.

Lembremos que estamos distante, há um ano,  do último carnaval (2020) e do mesmo tempo do  próximo (2022). O carnaval sempre foi o “vilão” favorito das nossas autoridades para justificarem suas fragilidades  no “Pátio da Matriz”. Em 2021 não tivemos festividades carnavalesca e a “Matriz” continua como um “palco dos horrores”. Não esqueçamos:carnaval é só um final de semana por ano..........

Portanto, cabe a pergunta:  QUAL O PROJETO DAS NOSSAS AUTORIDADES PARA O PÁTIO DA MATRIZ? 

Sem determinação e metas claras, querendo agradar a “gregos e troianos” não se chega a lugar nenhum. Sugiro que pensem rápido,  planejem com celeridade e trabalhem “para ontem”, pois os projetos do tráfico continua atuando com eficiência e sem burocracia.

Que o Glorioso Santo Antão ilumine todos........

 

 

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

UNIÃO DE TODOS – por Jodalvo Sampaio Couto.

Um povo unido consegue concordar e discordar sem conflitos. Junto o homem se torna  forte  e conseguem  ter uma sociedade com segurança pública adequada e equilibrada.

Uma população segura cria uma sociedade próspera. Cada governante de uma cidade precisa tratar a segurança pública como uma responsabilidade compartilhada com o Estado, a União e o próprio Município. Por isso, desde o começo de uma gestão deve-se priorizar o bem estar da população com um combate ao desequilíbrio social e buscar um aparelho de unificação entre todas as camadas da sociedade.

Não se combate a violência, apenas, com compra de carros ou de armas, é necessária uma população ativa que com a integração dos diversos setores da sociedade busque uma melhoria única para toda a cidade, em todos os bairros e em todas as casas. Juntos o homem se torna forte e consegue ter uma sociedade com segurança pública adequada e equilibrada.

É dever dos governantes assegurar o bem estar dos seus e criar um equilíbrio social e harmônico entre toda a população. Um homem forte e unido consegue fazer um caminho de prosperidade econômica com uma segurança pública equilibrada.

Jodalvo Sampaio Couto - advogado.   
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Restaurante e Pizzaria do Léo – “Quarta-feira da Pizza”.

SERVIÇO: 

Restaurante e Pizzaria do Léo (antigo Recanto do Ceará).

Funcionamento - presencial e Delivery -  terça a domingo - 11h às 23h.

Contatos: 2160-1080 / 9.8564.1651 - @DOLEO.REST

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

LIVE 84 – AO VIVO – emenda parlamentar – APAMI e Hospital João Murilo – com os gestores Raul Mariz e Roberta Câmara.

O deputado federal Túlio Gadelha, recentemente,  destinou  para Vitória de Santo Antão uma emenda parlamentar no valor de 500 mil reais para que a mesma seja alocada  na área da saúde. Em formato de enquete, duas importantes instituições disputam o recurso: APAMI e Hospital João Murilo de Oliveira.

Para tanto, assim como é realizado em outras cidades, a população é “convocada” a decidir através do voto pela internet, nas paginas oficiais do parlamentar. Já que a votação segue até a "meia-noite" de amanhã  - quarta-feira (24) – recebemos para um “debate” a gestora do “João Murilo”, doutora Roberta Câmara , e o gestor da APAMI, doutor Raul Mariz no sentido de esclarecer a maneira pela qual os recursos, caso ganhem a disputa, serão aplicados em favor da população antonense. Assim sendo, assista o vídeo e decida o seu voto.

 
Publicado em A Lupa | 5 comentários

LIVE: com quem deverá ficar a emenda parlamentar de 500 mil: com a APAMI ou o Hospital João Murilo?

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Projeto Carnaval na Live – ” As Orquestras no Nosso Carnaval” – com os maestros Givaldo e Silvano.

Projeto Carnaval na Live -  As Orquestras no Nosso Carnaval: histórias e curiosidades : quarta-feira (24), às 17h.

APOIO:

Dando continuidade ao nosso projeto que tem, entre outros objetivos, produzir conteúdo sobre o nosso carnaval convidamos os maestros Givaldo (Orquestra Ciclone) e Silvano (Orquestras Venenosa)  para falarmos sobre a participação e importância do FREVO no nosso carnaval.  

APOIO:

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário