PITÚ garante a alegria do folião no Galo da Madrugada de São Paulo – Cachaçaria é patrocinadora do bloco pernambucano há mais de 40 carnavais

É a primeira vez que o tradicional bloco genuinamente pernambucano, Galo da Madrugada, sai da sua terrinha Recife para pular o Carnaval em outros territórios, prometendo levar toda a sua alegria e irreverência para São Paulo na terça-feira de Carnaval, 25 de fevereiro. E se pensou no Galo, é automático, lembrou da PITÚ. A parceria entre a marca de cachaça pernambucana e o maior bloco do mundo é antiga, existe há mais de 40 anos. Sendo assim, para a alegria dos foliões, a PITÚ colocará a sua melhor fantasia para frevar na versão paulista do Galo da Madrugada.

A concentração acontecerá a partir das 9h, na Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Obelisco, no Ibirapuera. Durante o esquenta e todo o desfile do bloco, os “homens-lata” estarão animando os foliões, fantasiados com latas gigantes da PITÚ da tradicional cachaça branca de 350ml. A marca é patrocinadora oficial do evento e também estampará os trios elétricos e as camisas das equipes de apoio do Galo.

“A PITÚ é parceira do Galo da Madrugada desde o começo do bloco. Ficamos felizes por estarmos juntos em mais esse marco na história do Galo, que certamente chega para abrilhantar ainda mais o carnaval de São Paulo”, declara Alexandre Ferrer, presidente da PITÚ.

Galo da Madrugada – O Guinnes Book considerou o Galo da Madrugada como o maior bloco do mundo. No Recife, o desfile do bloco acontece tradicionalmente no Sábado de Zé Pereira, no Carnaval, arrastando milhares de foliões pelas ruas do bairro de São José, no centro da capital pernambucana. Este ano, o Galo homenageia a xilogravura e o cordel.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Flash do pré-carnaval….

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Flash do pré-carnaval….

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Flash do pré-carnaval….

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

“Os Barrigas D’Água” promoveu um “domingo de carnaval” na Vitória de Santo Antão!!

Realizando o seu 19º desfile a agremiação carnavalesca “Os Barrigas D’Água” promoveu um espetáculo idêntico a um “domingo de carnaval”. Partindo da comunidade do “Sítio do Meio”, animados por duas orquestras de frevo – “Venenosa” e “Juntos e Misturados” – a multidão chegou com força total  ao corredor oficial do carnaval 2020.

Na concentração os foliões foram brindados com bebidas e comida, além de banho de carro-pipa. Na ocasião o presidente do bloco, José Carlos Frazão, ao lado diretor Giba do Bolo e do prefeito Aglailson Junior,  falou da sua expectativa para o desfile.

Ao som do hino da agremiação a orquestra começou o desfile. Veja o vídeo:

Por volta das 15h, já ao lado da Igreja do Rosário, fizemos alguns registros em vídeos que em reflete a animação dos foliões. Veja os vídeos:

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O 5º Baile de Máscara das Famílias foi um sucesso!!!

Promovido pela Pastoral Familiar da Paróquia Santo Antão, a 5ª edição do Baile de Máscaras das Famílias, ocorrido na noite do sábado (15), superou em tudo as edições anteriores. Animados pelas três atrações -  Orquestra Avalovara, Orquestra Venenosa e a Orquestra de Jesiel - os foliões lotaram o salão do Clube Abanadores “O Leão” para reviver os antigos bailes de sede da nossa cidade.

Mantendo a tradição, os coordenadores da festa investiram  no concurso de fantasias. Verdadeiramente um evento para curtir com toda família. Pessoas de todas as idades compareceram, brincaram e se divertiram na maior animação. Parabéns a todos organizadores do evento.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

“Seu” Orlando de Souza Leão e o seu primeiro carnaval!!!

Em rápido bate-papo "Seu" Orlando, carnavalesco e folião dos bons, acabou revelando em vídeo a história do seu primeiro carnaval. "No primeiro, o dinheiro sobrou. Já no segundo a coisa foi bem diferente....." Veja o vídeo.  
Publicado em A Lupa, Revivendo o Carnaval | Deixar um comentário

Instituto Histórico expõe parte de seu acervo em Exposição Carnavalesca!!!

Dentro da programação oficial das comemorações da passagem dos 70 anos de fundação do nosso Instituto Histórico aconteceu, na noite de ontem (14), a abertura da Exposição do Carnaval. O evento ocorreu na “Casa do Imperador” e foi animada por uma orquestra de frevo.

Na qualidade de maior guardião da história da nossa cidade, Vitória de Santo Antão, o Instituto preserva um riquíssimo acervo carnavalescos. Peças, jornais, fotos, folhetos,  estandartes, plantas  e maquetes de carros alegóricos e etc são alguns dos elementos que adornam o espaço dedicado ao Museu do Carnaval – um dos espaços da casa.

Doravante, por iniciativa dos sócios do Instituto Aldenisio Tavares e Cristiano Pilako, o visitante poderá comprar um MP3 contendo as 70 melhores músicas do nosso carnaval – composições consagradas dos nossos autores, hino de algumas agremiações, inclusive,  com interpretação de cantores consagrados na música pernambucana. A exposição segue até o dia 06 de março. O espaço foi coordenado pelo artista plástico Fernando Nascimento.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

A prévia do Pereirinha agitou a noite da sexta na Matriz.

Na noite sexta o Pátio da Matriz foi animado pela prévia carnavalesca do “Bloco Pereirinha”. Direcionado ao público jovem a agremiação contou com o vibrante repertório da “Banda Laboratório 6”. O Pereirinha – o Bloco do Javan – realiza sua concentração e desfile oficial no na noite do sábado de Zé Pereira.

 
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Instagram: sorteadas da SAUDADE 2020

Parabéns @suh20200 e @priscillarafaela23 ! Vocês foram a ganhadoras do sorteio da Saudade 2020 no Instagram. Para retiram o prêmio, basta comparecerem JUNTAS ao escritório do blog do Pilako até a próxima quarta-feira dia 19/02.

Publicado em A Lupa, Anúncios | Deixar um comentário

PITÚ e FRISABOR lançam picolé de caipirinha – O picolé é exclusivo para adultos e contém 3,6% de teor alcoólico

Em produção artesanal que se assemelha a um drink congelado no palito, com suco de limões espremidos manualmente, um a um, acrescidos de aguardente PITÚ e açúcar, o picolé de caipirinha é a fórmula mágica da perfeição ao sol a pino dos meios-dias de Carnaval. A ideia de unir dois produtos que fazem a cabeça do folião surgiu da maior indústria de cachaça e da maior rede de sorveteria de Pernambuco, a PITÚ e a FRISABOR, respectivamente, que se uniram na missão de criar um produto que ao mesmo tempo refresca e esquenta o passo de “quem é de fato um bom pernambucano”. Com 3,6% de teor alcoólico explícito na embalagem, o Picolé de Caipirinha compõe a categoria de “picolés exclusivos para adultos” da FRISABOR e, por ser produzido com cachaça, será comercializado somente para maiores de 18 anos.

No período pré-Carnaval, a partir desta sexta-feira, 14 de fevereiro, o público encontrará os picolés de caipirinha nas 25 lojas da FRISABOR. Já no período oficial de Carnaval, as marcas estimam disponibilizar aos foliões milhares de picolés em alguns eventos, como o camarote oficial do maior bloco em linha reta da América Latina, o Galo da Madrugada.

Pelo valor unitário de R$ 5, o produto especial estará disponível nas lojas da FRISABOR a partir desta sexta-feira, incluindo a do Cais do Apolo, no Marco Zero do Recife, e em pontos de venda em Olinda durante o Carnaval.  Mas atenção, o consumidor deve ficar atento na hora de se deliciar: por ser um produto exclusivo para adultos, o Picolé de Caipirinha somente será vendido mediante apresentação de documento de identificação (RG).

 “Para nós é um prazer iniciar essa parceria com a FRISABOR, uma marca que, assim como a PITÚ, faz parte do dia a dia e da história dos pernambucanos. Temos certeza de que a novidade será muito bem recebida pelo nosso público e vai alegrar ainda mais o Carnaval de Olinda e de Recife, mostrando mais uma diferenciada forma de se consumir a nossa cachaça”, expressa Alexandre Ferrer, presidente da PITÚ.

 A FRISABOR está sempre presente em todos os momentos de seus consumidores, seja em uma sorveteria, nas casas, na praia, nos parques e nos eventos. E para estar presente de forma marcante em festas adultas, resolvemos criar uma nova categoria: a de picolés exclusivamente adultos. E aí surge a ideia de desenvolver um produto genuinamente nacional, quase um patrimônio, a caipirinha, que feita com a marca pernambucana PITÚ, fica ainda mais deliciosa. Nossos times trabalharam desde o princípio com o desafio de fazer um picolé artesanal, semelhante ao nosso picolé de limão feito manualmente da própria fruta e que ao mesmo tempo fosse uma caipirinha no palito. O produto final ficou maravilhoso e proporciona para os adultos uma experiência incrível na temperatura certa”, ressalta Gustavo Neves, diretor-geral da FRISABOR.   

SOBRE A PITÚ - A Engarrafamento PITÚ, fundada em 1938 por Joel Cândido Carneiro, Severino Ferrer de Morais e José Ferrer de Morais, é referência nacional quando o assunto é cachaça. Engarrafa e comercializa aproximadamente 100 milhões de litros por ano. Com quase 83 anos de história, a empresa é a mais querida no Nordeste, a segunda cachaça mais consumida do País e a líder absoluta em exportação da bebida há quase três décadas. Por ser uma cachaça para todos os gostos, a PITÚ se mantém entre as 20 marcas de bebidas destiladas mais produzidas no mundo. A fábrica da Pitú está localizada no município de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco.

 SOBRE A FRISABOR - Patrimônio afetivo dos seus consumidores, a FRISABOR sempre foi reconhecida pela alta qualidade dos seus sorvetes e picolés artesanais se tornando um símbolo de alegria, lazer e carinho. A empresa, fundada em 1957 em uma casa no tradicional bairro da Boa Vista em Recife, cresceu e se tornou a maior rede de sorveterias de Pernambuco. Sorveteria que já teve seus sorvetes servidos para a Rainha Elisabeth em sua passagem na cidade e que já foi visitada por outras personalidades ilustres, como Pelé em 1974. A fórmula do sucesso sempre foi a inovação e o pioneirismo. Os sorvetes fabricados com frutas selecionadas se tornaram uma referência e ganharam embalagens especiais, premiadas para serem comercializados em diversos pontos de venda da região. A fábrica da FRISABOR, projetada por um engenheiro italiano, está localizada no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Publicado em A Lupa, Anúncios | Deixar um comentário

As Majestades do Carnaval da Vitória 2020!!

Na qualidade de “majestades” do carnaval vitoriense de 2020, marcaram presença na redação do Blog do Pilako o Rei, a Rainha e a Musa – Emerson, Micaelly e Angélica, respectivamente. Como acontece há vários essa promoção momesca é uma articulação da Agremiação Carnavalesca do Bloco “Rei Momo”, liderado pelo amigo Fernando Damásio.

A Musa, Angélica, é moradora do distrito de Pirituba e revelou se sentir muita alegre e prestigiada em fazer parte dessa brincadeira, por assim dizer. Micaelly, a Rainha, disse que está feliz: “foi uma coisa que eu sempre quis. Estou vivendo um sonho”.

Já o Emerson, o Rei, é pessoa que bem identificada com o carnaval e garantiu representar bem o seu “reinado” em 2020. Com a agenda cheia, desde a primeira vez que se apresentaram publicamente para o carnaval 2020, na 9ª edição da Feijoada da ABTV, o grupo tem participado dos mais diversos programas na mídia local, além de estarem “bombando” nas redes sociais. Assista o vídeo e saiba mais um  pouco das nossas majestades carnavalescas 2020.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Babai Engraxate, no carnaval 2020, será homenageado pelo “Cachorrão”…

Com uma justíssima homenagem ao amigo e conhecidos de todos na cidade como “Babai Engraxate”, pelas inúmeras participações no famoso palanque armado na Praça Duque de Caxias, na semana pré-carnavalesca e por toda contribuição e irreverência no nosso reinado de momo de outrora, a Agremiação Carnavalesca “O Cachorrão” lembrará, no seu desfile 2020,  o eterno folião “Babai Engraxate”.

Em recente encontro casual com o nosso amigo “Cachorrão”, o mesmo realçou os motivos pelos quais o engraxate deveria ser lembrando no nosso carnaval, em função do seu recente falecimento. Lembrou também do ex-prefeito Doutor Ivo Queiroz que sempre teve uma ligação eleitoral com as classes menos favorecidas da cidade.

Assim sendo, para ilustrar bem essa matéria, fomos buscar nos nossos arquivos duas entrevistas históricas. Na primeira, o médico e líder político fala,  de maneira geral,  sobre o carnaval. Na segunda, realizada por mim, por ocasião da inclusão do nome de Babai no segundo volume do meu livro “Apelidos Vitorienses”, o mesmo fala dos seus áureos temos como “dançarino” no palanque do carnaval. Vale a penas assistir:

Publicado em A Lupa, Revivendo o Carnaval | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Já circulando a mais nova edição do Jornal da Vitória.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Tempo Voa Vídeo: José Marques de Senna.

No Tempo Voa Vídeo de hoje vamos relembrar uma entrevista  do grande carnavalesco vitoriense José Marques de Senna, realizada nos salões do Clube dos Motoristas, em 1991. Na sua fala, ele diz que folião, tem o costume de reclama do carnaval e sempre achar  que o anterior foi melhor. Assista:

   
Publicado em O Tempo Voa - Vídeos | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Instituto Histórico – Exposição “Carnaval 70” – dia 14 de fevereiro – entrada gratuita!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

“ADVISA EM FOLIA” também vai homenagear o Instituto Histórico pela passagem dos seu 70 anos.

Chegando para o seu 11º desfile a Agremiação Carnavalesca “ADVISA EM FOLIA” se configura numa das mais emblemáticas do nosso carnaval. Liderada pelo amigo e ativista social Alexandre Rogério, que empunha o estandarte da causa da acessibilidade.

Esse ano, em função de tantas parcerias e pela importância da entidade para o nosso município, a “ADVISA EM FOLIA”, no seu desfile, assim como “A SAUDADE”, estará homenageando a passagem dos 70 ano de sua fundação do nosso Instituto Histórico e Geográfico. “ADVISA EM FOLIA” já desfila nesse domingo, dia 16 de fevereiro, por volta das 15h. Veja o vídeo.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O desfile do “Barrigas D’Água” é nesse domingo!!

No próximo domingo, 16 de fevereiro, desfila uma das mais populares agremiações do nosso carnaval. “ Os Barrigas D’Água” foi criado na comunidade do “Sítio do Meio” e ganhou força  no nosso carnaval pela multidão que consegue arrastar para o circuito oficial da folia.

Com horário previsto para iniciar sua apresentação às 11h, após servir comida e bebida diversas, duas orquestras animará o cortejo. Realcemos, contudo, que “Os Barrigas D”Águas” tem uma diretoria unida e bem animada.

Recentemente, por ocasião de uma festividade carnavalesca, encontrei um dos diretores da referida agremiação e o mesmo fez questão de cantar – com toda vibração – a música hino do bloco. O amigo Delmar é dessas pessoas que bem expressam,  com fidelidade, o sentimento do nossa festa maior, ou seja: o Carnaval da Vitória. Veja o vídeo.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

SAUDADE 2020: NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Latas carnavalescas da PITÚ homenageiam Bonecos Gigantes de Olinda.

Cachaçaria se vestiu de folia e está presente nas festas carnavalescas de todo o Nordeste

A PITÚ está com o seu bloco em peso nas ruas de todas as regiões do País, e para entrar no clima da cabeça aos pés, a fantasia é peça fundamental. A cachaçaria pernambucana vestiu as suas latinhas de 350 ml da aguardente branca com look carnavalesco, fazendo uma homenagem ao tradicional Desfile de Bonecos Gigantes de Olinda, que todo ano sobe e desce ladeiras na segunda-feira de Carnaval. No total, foram produzidas seis milhões das latas temáticas que já podem ser encontradas pelos foliões em todos os polos da alegria dos estados nordestinos e de todo o Brasil.

Em edição limitada, a série especial de embalagens foi desenvolvida em cinco versões que, além de estamparem os belos e coloridos casarios da cidade histórica de Olinda, retratam alguns dos personagens mais emblemáticos do encontro de bonecos, sendo eles Silvio Botelho, criador do tradicional desfile e também bonequeiro, Batata, Flor Morena, O Lorde e O Poderoso.

“Com cores fortes, alegres e inúmeras referências do universo lúdico dos festejos pernambucanos de momo, os rótulos especiais de Carnaval têm o propósito de valorizar ainda mais a cultura nordestina e apoiar iniciativas que, como esta do Desfile de Bonecos Gigantes de Olinda, resistem ao longo dos anos e proporcionam momentos extremos de alegria e de diversão para todos os foliões, deixando a vida mais leve”, expressa entusiasmado Alexandre Ferrer, presidente da PITÚ.

A série de embalagens carnavalescas foi desenvolvida pela agência Ampla Comunicação, que também disponibilizará algumas das peças no ambiente digital da PITÚ: www.instagram.com/pitu e www.facebook.com/pitu.

PITÚ incentiva as festas de Carnaval - Além das latinhas temáticas, os foliões também irão perceber a presença da cachaçaria pernambucana nos quatro cantos do País, com blimps aéreos e fixos, estampa nas camisas de músicos das orquestras e dos trios elétricos, faixas, banners e outros materiais de merchandising. A PITÚ está patrocinando e incentivando dezenas de blocos, agremiações, maracatus, troças, catraias, bacalhaus, bois e ursos, além de bares, restaurantes e catamarãs. Para a cachaçaria pernambucana, o mais importante é cair na folia lado a lado do consumidor da aguardente mais pedida na região Nordeste, a segunda do Brasil e a líder absoluta em exportação do produto mundo afora.

“O Carnaval faz parte do DNA da PITÚ. Nós apoiamos a folia em todos as regiões de Pernambuco e também em outros estados do Nordeste, a exemplo de Alagoas, Maranhão e Bahia. O Carnaval é uma das datas mais importantes para nós e é um orgulho poder contribuir com a alegria do folião em diversificados festejos, sejam agremiações de grande ou pequeno porte”, ressalta Alexandre Ferrer.

Publicado em A Lupa, Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa Vídeo: entrevista com Renovato – Carnaval de 1991

Publicado em O Tempo Voa - Vídeos | Deixar um comentário