João de Albuquerque Álvares: 80 anos de vida dedicada a família e as boas causas da sua terra.

cima

Na manhã/tarde do sábado (18) participei, no Restaurante Ponteio, na cidade do Recife, de um almoço comemorativo aos oitenta anos de Seu João Álvares. Convergiram para lá, além de familiares do aniversariante, amigos mais próximos, curiosamente, todos vitorienses.

de ladoNa ocasião, além de boas conversas e encontros agradáveis, tivemos a oportunidade de apreciar um painel com algumas fotografias que, de maneira sintética, traçou um roteiro dos acontecimentos marcantes da vida do aniversariante.

Antes do tradicional corte do bolo, os presentes tiveram a oportunidade de assistir um vídeo contendo imagens e narrativas carregadas de emoção. De maneira presencial,  alguns oradores se reversaram para enaltecer a eminente figura do aniversariante.

Seu João, depois de ouvir atenciosamente todos oradores, proferiu algumas palavras de agradecimento. Ao presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Ferrer, agradeceu pela bonita homenagem que o Jornal da Instituição  – O Vitoriense – lhe prestou. Veja o vídeo com o depoimento de seu João.

Como homem que dedicou parte da sua vida às letras, seu João produziu uma autobiografia – SINOPSE – contendo, entre outras coisas,  sua profícua atuação no mais diversos segmentos da sociedade vitoriense.

João Alvares

De maneira resumida, Seu João narrou os seus passos nestes oitenta anos de vida. Contou da sua infância e da sua adolescência. Seu primeiro emprego e do quase meio século dedicado à vida empresarial. Falou dos amigos, da Família das frustrações, da sua saúde e até da morte. Com relação aos movimentos classitas,  onde atuou em praticamente todas as frentes – Carnavalesco, educacional, social, filantrópico e  empresarial – ele narra com entusiasmo.

IMG_9570

Assinalamos, indiscutivelmente, como seu verdadeiro GOL DE PLACA da vida (1960) o casamento com a filha de Seu Lindolfo e Dona Carminha, sua eterna namorada Lourdinha. Neste contexto, explica seu João: “Com a graça do Supremo Arquiteto do Universo e muito amor, estamos em comunhão material e espiritual há 54 anos. Como esposa ela me faz o mais feliz dos homens. Recebi a graça de Deus de conhecer a trilogia do amor. O amor dos cônjuges entre si, o amor dos pais pelos filhos e o amor dos filhos pelos pais”.

Para testemunhar tudo isso, gravamos um pequeno vídeo com sua filha Aparecida (CIDA). Veja o vídeo:

Com pouco mais da metade da idade de Seu João, posso dizer que o conheço desde que me entendo por gente. Meu pai, Zito Mariano, nutria por ele grande admiração e estima. Foi a Seu João, por exemplo, que papai comprou  sua geladeira quando casou. Coincidentemente, Seu João é tio de Soraya, minha esposa.

Como curioso da história da Vitória, não poderia deixar,  de aqui,  registrar a importância de Seu João na construção do progresso da nossa cidade, como já falei, ele atuou, nas  últimas décadas,   com devoção e determinação na nossa cidade, sempre de maneira proativa.

Na ultima década, por exemplo, atuou juntamente com outros notáveis na confecção do livro sobre a história da cidade dando assim, continuidade ao extraordinário e imorredouro trabalho iniciado pelo Mestre Aragão. Na ocasião, também colhemos um pequeno depoimento, sobre os oitenta anos de vida de Seu João, do conterrâneo José Maria Aragão, filho do Imortal Mestre Aragão. Veja o vídeo:

Para encerra estas linhas, onde faço um incontestável reconhecimento a este Impoluto Vitoriense – João de Albuquerque Álvares – gostaria de lembrar um adágio popular que diz: “Por falta de um  grito, se perde uma boiada”. Neste contexto, eu ouso a  perguntar: como seria Vitória de Santo Antão,  hoje, se Seu João Álvares não fosse seu filho e não a amasse tanto?”

IMG_9579 IMG_9590

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

A Diretoria dos Monges mantém tradição e promove o 6º Baile Classe “A” .

Mantendo a tradição, a Agremiação Carnavalesca Companhia dos Monges em Folia promoveu na noite do último sábado (18), na Quadra da Universidade Federal, o 6º Baile Classe “A” do Monges. É oportuno registrar que a Companhia dos Monges, através da sua diretoria, vem marcando época em nossa cidade pela seriedade e organização com que realiza suas promoções.

IMG_9818

Fazendo a abertura musical da festa, o talentoso Rick Anjo interpretou seu rico repertório, promovendo assim, uma espécie “aquecimento” para os casais que gostam de dançar.

rick

mongeAntes da Super Oara começar sua apresentação, os MOGIANOS realizaram uma oportuna homenagem ao  porta-estandarte Francisco, pelos seus muitos anos de dedicação ao carnaval. O presidente Léo, agradeceu a presença de todas em  rápidas palavras:

Já passava das 23 horas, 02 minutos e 32 segundos do sábado (18), quando a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, conhecida popularmente como SUPER OARA, começou a  tocar.

Como sempre acontece nos bailes promovido pela Diretoria do Monges, a Orquestra  Super Oara não deixou ninguém parado. Com um repertório eclético a banda tocou de tudo, agradando assim, a  “gregos e troianos”.

Como não poderia deixar de ser, até porque a Companhia dos Monges já é um símbolo carnavalesco da cidade, a festa terminou em frevo. Veja o vídeo:

Portanto, o Baile Classe “A” dos Monges chega na sua sexta edição com fôlego para se manter como uma das festa mais importante do calendário social da cidade. Parabéns a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o acontecimento do evento.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Solenidade comemorativa do 9º aniversário da AVLAC.

academicos2

Conforme anunciamos aconteceu na noite do sábado (18),  nas dependências do Instituto Histórico da Vitória,  a Reunião Festiva da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – alusivas ao 9º aniversário.

Sob o comando da presidente Lúcia Martins, os oradores se reversaram na tribuna do Teatro Silogeu para, entre outras coisas, destacar a iniciativa do escritor e cronista vitoriense, Melchisedec, assim como da força e união dos  acadêmicos que,  em momento algum, durante todo este tempo, não  arrefeceram o sonho de produzir um espaço para se produzir cultura na cidade.

A solenidade também contou com a chegada de novos sócios contribuintes e também da tomada de posse de dois novos acadêmicos. Os escritores Stefhem Beltrão e Cleiton Nascimento, doravante, se juntam ao seleto grupo dos IMORTAIS.

academicos

Após o evento solene todos participantes do ato  foram convidados para um coquetel servido nas dependências da Casa do Imperador. Na ocasião, de maneira descontraída, gravamos vídeos com os novos membros da AVLAC, Stefhem Beltrão e Cleiton Nascimento. Veja os vídeos:

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Só Lazer…

bassan

Nossas lentes registraram na noite do domingo (19), na Praça da Matriz, o amigo comunicador Cristiano Bassan em momento de lazer com a família.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

MOMENTO CULTURAL: LEI DE MISERICÓRDIA OU REMISSÃO – por MELCHISEDEC

Melchisedec

É a lei que revela o Amor de Deus, e estende a sua Divina Misericórdia às criaturas, desde que elas estejam dispostas a se submeterem à Vontade Absoluta do seu Criador.

Quando o Divino Mestre Jesus disse: “Ninguém vai ao Pai, senão por mim”, quis dizer que ninguém conseguirá a libertação, senão através dos seus ensinamentos. Um tal compromisso deve implicar num gesto de mudança radical de atitudes diante das Leis Cósmicas.

Conseguindo essa transformação interior, e tendo se colocado voluntário, racional e moralmente sob a Lei de Misericórdia ou Remissão, cessarão todos os efeitos, já que não haverá mais causa e poder-se-á viver em perfeita harmonia com as Leis Divinas.
Um novo ser surgirá para viver uma nova vida integral, tendo anulado todos os resultados da velha personalidade.

(VERDADES FUNDAMENTAIS – MELCHISEDEC – pág. 22 e 23).

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

O TEMPO VOA: Reunião na Prefeitura

O TEMPO VOA - Reunião na Prefeitura - Entre outros Barreto

Reunião na Prefeitura – Entre outros Barreto. Ano não registrado.

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Almoço de domingo.

novo

Nossas lentes registram na hora do almoço do domingo (19), no Restaurante Carnes e Galetos,  um momento familiar do Vereador Edmilson Zacarias, conhecido popularmente por  NOVO DA BANCA.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Informativo “O Vitoriense” do IHGVSA já está circulando

O VITORIENSE

Publicado em Editorial | 1 comentário

LENGA-LENGA ENTRE POLÍTICA E ECONOMIA

Na realidade, é enorme a confusão que se faz, porque POLÍTICA e ECONOMIA são duas áreas distintas. A Política é uma invenção grega formidável para refletir a vontade dos homens, enquanto que aEconomia passa ao largo da vontade dos homens – já nos esclarece o sociólogo Francisco Maria de Oliveira, fundador e, hoje, crítico do Partido dos Trabalhadores. 

A Política deve corrigir as distorções da vida social. A Economia é o troço mais fluido do mundo, basta o coração balançar, o dinheiro vai pelo ralo. Senão riquezas milionárias não desabariam como um castelo de cartas. E como é que um Regime Político pode mandar em algo tão volátil? 

A Política deve cobrar os impostos e destinar aos que não têm poder de competitividade. Depois, impedir que os que têm o poder de competir se entredevorem. Ninguém pode proibir alguém de enricar às custas do seu trabalho e de suas economias. Também não pode dividir o que foi conseguido com quem não conseguiu. 

A Política pode e deve taxar as riquezas e injetar na miséria para extirpar este câncer social que não é natural, é produzido pelo homem. A função da Política é de uma importância ético-moral indiscutível e fundamental no desempenho deste papel.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Pagode Russo – Por Duda da Passira e Bruna Kelly

DUDA DA PASSIRA no seu novo  CD para o São João 2012,  homenageando  o Rei do Baião -de Luiz Gonzaga e João Silva, canta Pagode Russo com participação de Bruna Kelly. Duda da Passira se encontra com  Joquinha Gonzaga, sobrinho de seu Lula e neto do famoso Januário. Ouça:

Pagode Russo - Duda da Passira e Bruna Kelly
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Sérgio de Deus: cumprido o compromisso……………..


Foto de CimaMatéria SergioMatéria SergiPilako,
 

Conforme conversamos. Cumprido compromisso assumido de compartilhar as informações que temos relativas a esta foto do seu BLOG. Longe, muito longe de imaginar escrever um artigo, pois como bem o amigo sabe, somos da “ENGENHARIA”, não temos o dom das palavras (escritas e/ou faladas). Participei deste evento que comemorava o 329º aniversário da Batalha das Tabocas, há 40 anos atrás. Na época éramos um radioamador recém prefixado (PY7- COJ).

Este tipo de evento com radioamadores, que me lembre, aconteceu por pelo menos 03 vezes (1974, 1975 e 1977), tenho guardado com muito carinho meus diplomas/certificados de participação como radioamador iniciante.

Segue copia de um destes diplomas/certificados, o de 1974.

certificado

Observando a foto destacamos (na parte inferior/lado direto) um “Manipulador de Código Morse” que pertenceu a meu pai. Imaginar que eu já fiz uso de tal equipamento, que hoje acreditamos ser peça para ser exposta em museu, é constatar sem sombra de dúvidas, que “O TEMPO REALMENTE VOA”. 

Vitória tinha naquela época um grupo de Radiamadores atuante (alguns moravam em Vitória, outros tinham laços familiares e/ou de amizades em Vitória): Otávio Pereira, Romildo Celestino, Guido Galvão, Cilene Galvão, Rútilo Pinheiro, Bartolomeu Souza Leão, José Ferreira, Humberto Tavares, Valdemar Pires, Amara Pires, Eládio Verçosa, Elmo Cândido, Carlos Lemos, Milton Bandeira (Meu sogro), Ruy Jr e André de Deus (Meus irmãos), Edna de Deus (Minha mãe) e Ruy de Deus (Meu pai) ….. espero não ter esquecido nenhum .

Este grupo de radioamadores, durante as festividades comemorativas de aniversário da Batalha das Tabocas em nossa cidade, montava uma estação de rádio na Praça do Anjo e ficavam por mais de uma semana se reversando, ligados/conectados com o mundo através de modulações AM ou SSB (Voz) e através de telegrafia (Código Morse), distribuindo diplomas com todos os radioamadores que se conectassem com aquela estação. “Vitória tornava-se o centro do mundo”.

  • O radioamadorismo é um hobby praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas por autoridades para a intercomunicação sem fins lucrativos. Assim como outros hobbies, o radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamentam as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade, e que obrigatoriamente devem ser seguidas pelos seus praticantes. Podemos dizer que o radioamadorismo foi o principio das atuais redes sociais ligadas à internet.
  • Os radioamadores, distribuídos por todo o mundo, até bem pouco tempo mais de 03 milhões, desempenham um serviço que a legislação internacional define como sendo de autoaprendizagem, intercomunicações e pesquisas técnicas com objetivos estritamente pessoais, sem fins lucrativos.  Além dos apoios sociais dados por estes grupos de pessoas quando de catástrofes e outros acontecimentos.
  • É possível afirmar que o radioamadorismo começou juntamente com as primeiras emissões de rádio no final do Século XIX. Como ainda não existiam fábricas de rádios até então, mas a curiosidade na comunicação à distância era crescente, diversas pessoas começaram a montar seus próprios equipamentos e antenas de forma caseira a título de experimentos e deu-se então o início desse hobby que se tornou conhecido mundialmente.
  • No mundo, o radioamadorismo foi responsável pelo avanço de muitas tecnologias. Os radioamadores desenvolveram a base da radiocomunicação desde seu início. Se não fossem as técnicas desenvolvidas pelos radioamadores a internet, por exemplo, talvez não existisse, ou teria demorado muito mais para ser desenvolvida, além de outros avanços que ocorreram graças ao radioamadorismo na área da radiocomunicação, como a telefonia celular, o radar e os sistemas de transmissão de dados via micro-ondas.

Um abraço,

Sérgio de Deus

 

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Talentos Vitorienses: MC Anjinho e MC Jocy.

DSC06875

Recebemos em nossa redação na tarde de ontem (16) os talentosos vitorienses MC  Anjinho e MC Jocy. Em nosso bate papo musical, falamos do movimento deste gênero musical na cidade, assim como, suas carreiras e novas as perspectivas.

Liderando a Banda  MULEKES DA MÍDIA há cerca de três anos, os MCs Anjinho e Jocy, apesar da pouca idade – 20 anos –  atuam na cena musical desde muitos novos. Anjinho antes dos 15 anos já subia nos palcos e Jocy começou sua carreira tocando percussão com pouco mais de 12 anos.

Embalados pelo sonho de virar celebridades, os jovens vitorienses, MCs Anjinho e Jocy, vem investindo no estilo TECNOBREGA e na onda OSTENTAÇÃO nas suas apresentações. Com espaço garantido  nos shows da Capital, já que lá  este estilo musical se encontra  consolidado, os MCs vitorienses são figuras carimbadas nas casas de espetáculo nos bairros de Casa Amarela e no Morro da Conceição, já que este movimento, como já falei,  tem mais força nos bairros periféricos do Recife.

Os MCs Anjinho e Jocy estão na batalha para gravar mais um cd. No repertorio, além de musicas já consagradas de artistas já conhecido do grande público, como MC Sheldon, o cd também traz cinco musicas autorais da dupla.

Para encerrar este agradável bate papo musical, onde aprendi algumas coisas relacionada ao estilo musical TECNOBREGA, gravei um vídeo com os artistas que revelaram, entre outras, marca própria e muita vontade de alcançar um lugar no seleto grupo das celebridades. Veja o vídeo:

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Internauta Jadson Silva faz sugestão de pauta

Pilako, gostaria de lhe pedir, caso possa, um dia falar sobre o ilustre cidadão uruguaio José Alberto Mujica Cordano, mas conhecido como “Pepe Mujica”, acho que seria um ótimo exemplo para esses políticos de nossa terra e gostaria que meu povo soubesse que há pessoas boas nesse meio .

Jadson Silva

Publicado em Editorial | 1 comentário

Internauta Severino Roberto comenta sobre Restaurante Gamela de Ouro

Comentário postado na matéria “Severino Roberto – Gestor Ambiental -AMAVISA“.

A Gamela de Ouro, um dos melhores local para eventos da cidade como: festas, recepção de casamentos, confraternização, reunião, show, palestra, etc. Sem falar, da sua variedade da culinária regional, além de ser um ponto de encontro de amigos, namorados, vendedores, políticos, empresários, artistas, cantores entre outros.
Dentre os locais pitoresco de Vitória de Santo Antão da época que marcaram na minha adolescência, a Gamela de Ouro, sem dúvida, foi uma dos um dos locais muito importante para mim nos anos 70 e 80. Nessa época, a Gamela de Ouro era administrada pela saudoso Clodoaldo Candido Careiro (Dodô), que com toda sua irreverencia, e seu jeito peculiar de ser, ainda era um dos melhores e mais frequentado local de se divertir.
Tenho boas lembranças da época daquele lugar, além do seu jeito de ser como já falei, era e continua sendo, um local agradabilíssimo, ventilado com muitas arvores. Lembro também de sua coleção de cachaça de diversas marcas e lugar, sua criação de Jaboti, Macacos, Onça, além do parque de diversão para crianças.
Ao falar dos filhos de Dodô, eu já ouvi esse tema em um filme “Os filhos de Francisco”. Essa geração como: Clodoaldo, Alexandre Bruno e mais as meninas, tentar manter a tradição de seu pai, tentando preservar sua memória. Os tempos mudaram, a modernização tomou conta do mundo, e isso, tirou um pouco da essência da nostalgia e do romantismo que a Gamela passa. Mesmo assim, continuo frequentando quase todos os dias a Gamela, para almoçar, conversar e dançar quando tem festa. Mais uma vez, parabéns GA MELA DE OURO pelo seus 50 anos.

Severino Roberto – Gestor Ambiental -AMAVISA

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Palinha do Léo dos Monges – TRÊS APITOS – ELIZETH CARDOSO

TRÊS APITOS – ELIZETH CARDOSO
AUTOR: NOEL ROSA


Quando o apito da fábrica de tecidos

Vem ferir os meus ouvidos, eu me lembro de você
Mas você anda, sem dúvida bem zangada
Pois está interessada, em fingir que não me vê
Você que atende ao apito, de uma chaminé de barro
Porque não atende ao grito tão aflito da buzina do meu carro
Você no inverno, sem meias vai pro trabalho
Não faz fé no agasalho
Nem no frio você crê
Mas você é mesmo artigo que não se imita
Quando a fábrica apita
Faz reclame de você
Nos meus olhos você lê
Como eu sofro cruelmente
Comciúmes do gerente impertinente que dá ordens à você
Sou do sereno poeta muito soturno
Vou virar guarda noturno
E você sabe porquê
Você só não sabe
Que enquanto você faz pano
Faço junto do piano esses versos pra você
Esses versos pra você, esses versos pra você

Publicado em Palinha musical | Deixar um comentário

Academia Vitoriense convida

Scan0002

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Momento Cultural: Boca Doce – Por Stephem Beltrão

Stephem Beltrão

Quando eu penso em você
Não me conheço
A minha boca fica doce
Querendo beijo

Quando eu falo com você
Aí não tem jeito
Tudo vira brincadeira
É só desejo

Pode ser de noite
Pode ser de dia
Toda hora é hora
Tudo é alegria

Pode ser janeiro
Março ou fevereiro
De segunda a sexta-feira
É amor o ano inteiro

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Restaurante Recanto do Ceará, com novo endereço e novo telefone.

IMG_9089

recanto

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

IHGVSA FAZ CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

marca-ihgvsa-instituto

Cumprindo o que determina seu Estatuto, a diretoria do IHGVSA convoca seus sócios para participarem da eleição do dia 19 de outubro do corrente ano, que elegerá seus diretores (presidente, primeiro vice-presidente e segundo vice-presidente), para o biênio 19/11/2014 – 19/11/2016.

Determina o estatuto:

Art.14º- Somente os sócios efetivos no pleno gozo dos seus direitos, quites com a tesouraria desta instituição poderão votar e ser votados nas eleições e nas decisões de assuntos e problemas submetidos à apreciação.

Art. 38º- As eleições da diretoria se realizarão na segunda quinzena de outubro a cada dois anos, em Assembleia Geral dos associados…

Art.39º- § 2º – As chapas deverão ser registradas em livro próprio através de requerimento formulado à Diretoria do Instituto e entregue na Secretaria, até 15 dias antes das eleições, contendo os nomes e cargos dos candidatos e as respectivas assinaturas dos mesmos, aceitando a indicação para o exercício do cargo;

§- As chapas deverão conter um título legenda a fim de facilitar o registro e a votação, bem como a apuração dos votos;

Art.50º- Para a convocação de Assembleia Geral será necessária a presença de 20 sócios efetivos na primeira convocação, 15 na segunda e 10 na terceira. 

Dia da eleição: 19 de outubro de 2014;

Hora: primeira convocação 8,30 h.; segunda convocação 9,00 h; terceira convocação 9,30h.

Local: Salão Nobre do IHGVSA localizado na rua Imperial 187.

A secretaria do Instituto receberá inscrições de chapas a partir do dia 29 do corrente mês.

Certa de contar com sua inestimável participação, apresenta seus cordiais cumprimentos. 

Pedro Ferrer
Presidente

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

O TEMPO VOA: Futebol entre amigos

O TEMPO VOA - ]Futebol - Entre outros  Moisés Sales, Biraca e Misso - Acervo Pessoal de Moisés Sales

Futebol – Entre outros  Moisés Sales, Biraca e Misso – Acervo Pessoal de Moisés Sales.
Ano não registrado.

Publicado em O Tempo Voa | 1 comentário

Próximo sábado, acontece a Festa dos Monges com a Super Oara.

monges (51)

No próximo, sábado 18, ocorrerá,  na Quadra da Universidade Federal,  o 6º Baile Classe “A” promovido pelos diretores da Agremiação Carnavalesca Companhia dos Monges. Segundo informações dos organizadores do evento,  a noitada será,  mais uma vez,  agradabilíssima.

Como admirador e amigo do pessoal da Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos,  popularmente conhecida como Orquestra Super Oara, poderia cantarolar, tranquilamente: ESTA CIDADE VAI TREMER…… SUPER OARA VAI TOCAR. veja o vídeo.

Para encerra, não poderia deixar registrar, de maneira antecipada, meus parabéns ao pessoal dos Monges, pela forma séria e organizada com que vem tentando manter viva a cultura dos grandes bailes na nossa cidade.

monges (11)

Após a festa do próximo sábado, o pessoal dos Monges, que gosta muito de se reunir para “resolver as broncas”, passará a concentrar esforços para a apresentação da agremiação  no carnaval 2015, que ocorrerá, como de costume, no sábado de Zé Pereira as 21 horas, 32 minutos e 07 segundos.

Maiores informações para festa do  próximo  sábado (18) ligar para o presidente Léo  pelo fone: (81) 9213-4261.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Paulo Henrique Amorim defendeu em palestra no Recife que o País avançou mudando paradigmas

Mídia Digital: Empresário Ricardo DeMarchi, Paulo Amorim e Lissandro Nascimento em palestra no Recife

Mídia Digital: Empresário Ricardo DeMarchi, Paulo Amorim e Lissandro Nascimento em palestra no Recife

Paulo Henrique Amorim, apresentador do Domingo Espetacular da TV Clube/Record, fez palestra de Como o atual cenário econômico tem impactado nos investimentos e as perspectivas para o Brasil, na noite dessa quarta-feira (15), no auditório da Fiepe – Recife.

O jornalista de forma clara e objetiva avaliou o atual panorama econômico levando em consideração os fatores econômicos e políticos externos que interferem na dinâmica e no planejamento da economia. Henrique Amorim acredita no potencial econômico brasileiro, reconhece os avanços obtidos nos últimos anos e sinaliza boas perspectivas para o País. Acompanhando a palestra, o presidente da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) – Lissandro Nascimento, trocou informações sobre o mundo digital, pelo qual o jornalista da Record também exerce a atividade de blogueiro onde publica suas opiniões pessoais no Blog “Conversa Afiada”. 

A palestra que teve o apoio do SEBRAE e da Caixa, foi voltada para executivos, gerentes e profissionais de áreas comerciais, administração e marketing de empresas do segmento industrial comercial ou de serviços. Ele mostrou os desafios para o Brasil e para o mundo, quando abordou o perfil do mercado consumidor, as novas oportunidades de negócios e de como as empresas podem se beneficiar da conjuntura atual, antecipando as tendências da economia mundial para os próximos meses.

Ele considerou que o Brasil cresceu de formas paradigmáticas, obtendo respeito do mercado internacional pela sua postura em honrar contratos, além de ter superado a escassez do Dólar, de ter estimulado o aumento da classe C (classe média), dobrado os investimentos em Educação, os quais são fatores que ajudam a consolidar o País já em 2020 como o 5º maior mercado do Mundo e o 5º também em consumo. O blogueiro também credita as mudanças estruturais que o País atravessa pelo seu potencial energético, a exemplo da camada do pré-sal, suas hidrelétricas, o ressurgimento da indústria Naval com a defesa marítima e as refinarias de petróleo.

ImageProxy (2)

Henrique Amorim sentenciou que o Brasil era o “País da sobremesa”, pois importava quase todos os produtos e hoje detém grandes campos de produção diversificada. Outro ponto paradigmático, segundo ele, seria os investimentos que estão sendo feitos no modal ferroviário, a exemplo da Transnordestina e hidrovias. Todos estes investimentos estruturais estão fazendo com que grandes parcelas da população estejam transitando pelo “processo civilizatório”, o que sinaliza novas tendências para o mercado consumidor nacional.

PERFIL: Paulo Henrique Amorim – Formado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, foi Editor-chefe da revista Exame nos anos de 1974 a 1976. Já nos anos 90, foi Chefe do escritório e correspondente da Rede Globo em Nova York, além de trabalhar como colaborador do programa World Report da Rede CNN. Autor de diversos livros, tais quais “De olho no dinheiro”, que teve sete edições . Apresentou na TV Record os programas “Edição de Noticias”, “Tudo a Ver” e “Domingo Espetacular”. Atualmente é o responsável pelo Blog “Conversa Afiada” e ministra palestras em todo o Brasil.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Momento PITÚ

momento-pitu

1910147_786025241417849_1155323888749887168_n

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

COISAS DE PROFESSOR

*Eu leio desde quando não sabia ler*e escrevo desde quando não sabia escrever.
*Escola não é lugar de distração. Escola é lugar de concentração.
*Aprender a Ler e Namorar foram as maiores alegrias que tive na vida.
*Eu sempre imaginei que a Língua Portuguesa é uma espécie de mulher.
*Se fôssemos loucos por ciência como somos por bola, 
teríamos mais juízo.
*Quando descobri que minha mãe era minha mãe
já sabia que ela era professora.
*Aprendi a andar tarde, mas quando comecei a falar,
fui convidado a ficar calado.
*O controle remoto é recente,
mas a sabedoria é remota.
*O meu dom é divino, mas o estudo é sagrado.
*Eu me sinto responsável pelo que digo,
não me sinto responsável pelo que entendem. 

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Nildo Ventura canta o poeta MACIEL MELO.

 Nildo Ventura canta o poeta MACIEL MELO, ouça:

Nildo Ventura - Maciel Melo

Aldenisio Tavares

Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário