Eleições 2016: Ozias Valentim não tem cacife político nem financeiro, para peitar Paulo Roberto no grupo amarelo.

FOI ESSA
Apesar de faltar mais de um ano para as eleições municipais, que ocorrerão em todo Brasil para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, os partidos políticos, nos mais de cinco mil e quinhentos municípios, já estão a todo vapor. Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, as coisas não são diferente.

Ao circular pelas ruas do município, aqui e acolá, já se enxerga “mensagens” lembrando alguns nomes que deverão concorrer nas próximas eleições. Aparentemente, os pré-candidatos aos cargos  majoritários estão animados com a campanha, uma vez que os dois principais caciques políticos da cidade estão impossibilitados, por Lei, de concorrer.

O secretário de governo da gestão do Governo de Todos, Ozias Valentim, desfila na cidade como se já fosse o candidato oficial do grupo amarelo. Corroborando com o ditado popular que diz: “a pressa é inimiga da perfeição”. Pois bem,  o mesmo, recentemente, mandou produzir uns adesivos colantes, para serem aplicados em alguns automóveis que diz assim: “Sou Valente, estou com Valentim, seja valente você também”.

valente
Ora! Pela primeira peça de “campanha” produzida por Ozias,  a gente já vê logo que ele é fraquinho. Primeiro: o tamanho do adesivo foi desproporcional. Segundo: mensagens políticas devem ser repassadas em frases curtas. Terceiro: a valentia não é uma expressão agregadora, muito menos para quem está querendo passar uma imagem de religioso, tal qual seu chefe. Quarto:  convenhamos….. Grande valentia essa… arrumar um emprego nas tetas da prefeitura para dizer que o candidato do prefeito é bom… Ozias, escuta meu conselho: muda de marqueteiro pois,  se depender desse,  que tu arrumou,  tu não vai sai do canto !!!

O amigo Ozias, apesar de transitar na esfera política,  há décadas e de ter  sido vereador e até presidente de Câmara Legislativa local, parece que ainda não assimilou, administrativamente, soluções plausíveis para os problemas da cidade. Outro dia, falando como pré candidato a prefeito da Vitória, reconheceu que o município tem na  sua Feira Livre um gravíssimo problema e, como alternativa apontada por ele,  para solucionar o mesmo, saiu-se com essa: “eu sonho em tirar na mega-sena para resolver aquilo por conta própria, porque eu amo Vitória”. A resposta é, no mínimo, RISÍVEL, ou seja: O POVO DA VITÓRIA,  AGORA, VAI  FICAR NA DEPENDÊNCIA DA SORTE DE OZIAS EM PEGAR A MEGA-SENA!

02mega senaNão precisa ser nenhum cientista político para saber que a candidatura de Ozias é uma invenção de Elias para enfraquecer, dentro do grupo, a postulação de Paulo Roberto. Volto a dizer: independente de qualquer coisa, mesmo com sua antipatia nata, o  Paulo sempre foi tratado por Elias como seu “coringa político”. Vejamos:

Elias-e-Paulo-Roberto-ok

Foto: Blog A Voz da Vitória

Na eleição para prefeito de 1996, por exemplo, quando coube a Elias indicar o vice de Carlos Breckenfeld, o escolhido pelo cacique amarelo foi Paulo Roberto, e não o Ozias. Na eleição seguinte, em 2000, quando Elias se achava ganho antes da hora, o nome de Ozias nem chegou a ser  ventilado, cabendo a Paulo Roberto compor a vice na chapa encabeçada pelo próprio Elias. Na eleição para vereador em 2004, Ozias foi candidato  e perdeu, ficando na primeira suplência, onde os eleitos da coligação foram os então   postulantes do PMDB – Mano Holanda e Heleno Rodrigues – mostrando assim, que Ozias nunca foi o preferido de Elias Lira (eleitoralmente), apesar de ter dedicado toda sua vida profissional  ao chefe.

Foto: Blog Nossa VItória

Foto: Blog Nossa VItória

Elias Lira, em maio de 2013, até fez  uma “gracinha eleitoral” com Ozias, quando insinuou publicamente sua postulação ao cargo de deputado estadual (2014),com intensão, apenas, de enviar uma mensagem cifrada ao deputado Henrique Queiroz, dizendo-lhe  que não contasse com o seu apoio, como muitos pensavam. O Ozias, mesmo sabendo que tudo era “PARANGOLÉ ELEITORAL“, se prestou à esse tipo de papel, pois,  naquele momento  ele (Ozias)  já sabia muito bem  que o candidato seria o filho do chefe. São por essas e outras que Ozias não tem o respeito eleitoral de Elias Lira.

Portanto, não enxergo no amigo  Ozias força política, nem partidária,  muito menos financeira para impor nada ao grupo. Segundo informações de pessoas ligadaa ao mundo político, o próprio Ozias, assim como  seus amigos mais próximos, andam externando por aí, que não aceitam o Paulo Roberto nem como vice na sua chapa.

Ora! Tal radicalização, neste contexto, convenhamos,  só existe uma resposta: É O PRÓPRIO ELIAS QUE ESTÁ ORIENTANDO  PARA RADICALIZAR NO PROCESSO,  PARA DEPOIS SE SAIR DE VÍTIMA, DIZENDO QUE A CULPA FOI DOS DOIS – Ozias e Paulo –  QUE NÃO SE ENTENDERAM. ELIAS E JOAQUIM, AGORA, QUEREM VER O “CIRCO PEGAR FOGO”.

O Elias, ano passado, quando quis colocar “Grego e Troianos” no mesmo palanque, para apoiar seu filho, ele soube. Apesar de Paulo Roberto ser no meio político local o camarada mais complicado e intragável ele, independente de qualquer coisa, no meu modesto entendimento, deveria ser o candidato a prefeito oficial do grupo amarelo na próxima eleição.

Untitled-2Para encerrar, gostaria de dizer que o prazo de filiação partidária está se encerrando e nem Ozias  Valentin e nem  o Paulo Roberto “berraram” que  estão filiados ao PSD, ou seja, partido oficial de Elias e que, portanto, concorreria, na próxima eleição,  com o número do chefe (55). As primeiras definições de como será o processo eleitoral que se avizinha está chegando ao final portanto, vamos aguardar os acontecimentos dos fatos.

Publicado em A Lupa, Editorial | 2 comentários

(I)MOBILIDADE URBANA: carroças trafegando no sentido contrário do fluxo de veículos.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, as coisas referente à chamada Mobilidade Urbana parece que ainda não entrou na pauta de discussão dos nossos gestores, mesmo eles estando há sete anos consecutivos no poder.

Aparentemente a AGTRAN – Agência Municipal de Trânsito – concentrou suas energias apenas no aparelhamento do sistema que tem por finalidade a aplicação de multas. Apesar de todo esse tempo atuando na gestão do Governo de Todos, os técnicos do órgão não conseguiram desenvolver uma campanha inteligente de conscientização popular que transmita aos condutores de veículos e o público em geral  a informação que um trânsito melhor depende de todos que nele estão  inserido.

IMG_1438

Melhor falando, a AGTRAN, coitada, não conseguiu ainda resolver um simples  problema  que ocorre na tarde de todas as quintas-feira, onde carroças transportando bancos de madeira trafegam, no sentido contrário, pela única via disponível, pelo centro, que liga o bairro da Matriz ao centro comercial e ao populoso bairro do Livramento.

Na tarde do ontem (27), por exemplo,  mais uma vez, enfrentei uma retenção danada no fluxo de veiculo, na Praça Duque de Caxias, para chegar na Avenida Mariana Amália. Ao chegar, depois de muita paciência, descobri que quem estava causando todo aquele transtorno, era,  justamente,  as CARROÇAS DA TARDE DA QUINTA FEIRA. Veja o vídeo:

Boto fé  que até a finalização da gestão do Governo de Todos esse simples problema de gestão seja resolvido pelos “entendidos” da mesma.

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

No “ZÉ DO BAR”, a música é diferente.

IMG_1442

Hoje (28) pela manhã, ao caminhar pela Praça Padre Felix Barreto, localizada no bairro do Livramento, deparei-me com uma coisa curiosa. Normalmente, as músicas mais tocadas nas barracas e nos bares do Nordeste inteiro, e Vitória não foge à regra, de certa forma, estão mais ligadas ao forró estilizado e ao brega do tipo “sofrência”.

Pois bem, no “Zé do Bar”, o ritmo tocado é bem diferente. Com uma sonoridade calma,  que nos remete à meditação e reflexão, o amigo Zé – proprietário do “Zé do Bar”, “viaja” escutando musicas do tipo religiosa. Veja o vídeo:

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Internauta Douglas França, ao ver matéria, diz que havia denunciado caso ao Secretário BARBOSA

Comentado postado na matéria “Os espaços públicos da Vitória, continuam sendo SAQUEADOS.“.

IMG_1413

Bom galera, mais um espaço público foi “doado” pelo Prefeito. No dia 18 de agosto de 2015, começaram a construir de maneira irregular na parada de ônibus, conhecida como Abrigo Santa Luzia, localizada no Centro do Município. A estrutura desse abrigo é muito antiga, pois foi construída na década de 60. Por ser uma edificação muito antiga, não possui estrutura para suportar o peso da construção que está sendo realizada nesse exato momento em cima do abrigo. Sendo assim, os comerciantes, transeuntes e usuários do espaço público estão sofrendo risco de vida, pois aquela construção irregular pode desabar a qualquer momento. No dia seguinte ao inicio da construção (19 de Agosto de 2015), protocolei duas denuncias na Prefeitura – uma destinada à Secretaria de Planejamento e Orçamento (Protocolo nº 3601), e outra direcionada à Secretaria de Obras (Protocolo nº 3602). Na ocasião conversei com a Arquiteta da Secretaria de Planejamento e Orçamento, porém ela afirmou desconhecer a obra em questão, entretanto mandou um fiscal ao local para averiguar a veracidade da denuncia e embargar a obra. No dia seguinte, voltei à prefeitura, mas dessa vez a surpresa foi ainda maior, pois a Arquiteta afirmou que a obra era pública, contradizendo informações que tive no local da obra, onde foi informado que o responsável pela construção, era um Pré-candidato a vereador do grupo político do atual prefeito e a proprietária da obra era funcionária da prefeitura e amiga pessoal de Elias Lira. Segundo informações colhidas no local, a “proprietária” da obra, estaria construindo no local com recursos próprios e fins privado . Em ambas as possibilidades (construção pública ou privada), há e irregularidades e fortes indícios de ilegalidades. No mesmo momento que obtive a resposta, questionei a veracidade da informação, pois como a Arquiteta e o Secretário José Barbosa da Silva Filho (Secretaria de Planejamento e orçamento) responsáveis pela regulamentação, licenciamento e planejamento das obras públicas não tinha conhecimento da obra em questão no dia anterior. No dia anterior, também foi informado pela Arquiteta que o Secretário de obras – Manoel Jorge, responsável pela execução das obras públicas também desconhecia a existência da construção em questão. Percebendo os indícios de improbidade administrativa, solicitei acesso aos documentos de regulamentação e planejamento da obra, foi quando ela negou o acesso aos mesmos, quando repliquei que tinha esse direito garantido por nossa constituição, ela informou que ela e o secretário ainda não tiveram acesso a tais documentos. Neste exato momento, repliquei o óbvio “Como pode a Arquiteta e o Secretário de Planejamento e Orçamento não terem acesso ao planejamento e documento de regulamentação da obra, se os mesmos são responsáveis por elaborar tais documentos?”, foi quando não sabendo o que responder, ela pediu para eu falar com o Secretário José Barbosa. Chegando na sala de José Barbosa, ele não “deu muita conversa”, disse contraditoriamente que a obra era pública, mas que não tinha conhecimento da obra (parece piada, mas não é). Disse que iria embargar a obra imediatamente, mas a mesma está em plena execução até hoje. No local da construção, não consta nenhuma placa de regulamentação da obra, e os funcionários não estão trabalhando com a farda da prefeitura. Segundo informações de populares, as salas que estão sendo construídas já estão sendo ofertadas para terceiros. Tudo indica que essa obra é mais uma privatização do patrimônio público com a anuência da gestão municipal. Enquanto não Aposentarmos essas “crias” de Dr. Ivo, nossa cidade vai continuar sendo saqueada por aqueles que deveriam protegê-la.

Vale salientar que existe uma lei municipal, onde diz que o Prefeito não pode doar o patrimônio público sem a anuência da Câmara de Vereadores.

Douglas França

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Vereador ganha 10 mil reais pra quê?

aposente
Na Sessão da Câmara do dia 28 de agosto de 2015, alguns vereadores esvaziaram a Sessão que votaria a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), uma das mais importantes atribuições do Poder Legislativo. Talvez seja a primeira vez, na história da vereança dessa cidade, que a Sessão da votação da LDO foi esvaziada. E ainda que a maioria deles estivesse presentes, esta lei não poderia ser votada, uma vez que não constava o parecer da comissão, cujos responsáveis são os vereadores Edivaldo Bione, Edinho e Toninho.

O movimento de estudantes da cidade, #RegulaBusão, compareceu à Sessão na expectativa de assistir a discussão de uma emenda que priorizaria recursos para o transporte público universitário. Ledo engano. Provaram o sabor antidemocrático, de quando os interesses pessoais dos nossos representantes entram em conflito com os interesses coletivos.

Mas também fizeram a seguinte reflexão: Pra quê alguns vereadores recebem 10 mil reais, se nem à votação da LDO eles comparecem? Com o prazo da votação da LDO apertado, até o dia 31 deste mês, o presidente da casa convocou uma Sessão extraordinária segunda-feira, às 09 da manhã, na Câmara Municipal. Um evento foi criado no Facebook: 10 mil pra quê? O intuito é convidar a população para marcar presença e acompanhar a postura dos nossos legisladores.

Deveríamos todos participar.

Aposente

Publicado em A Lupa, Aposente, Editorial | 3 comentários

Internauta Antônio Maciel comenta no blog

Comentário postado na matéria “Com a palavra, o Procurador do Município da Vitória de Santo Antão, Washington Amorim?“.

Parabéns Pilako, você foi o único blog da cidade a denunciar o caso. Infelizmente sabemos que nossa cidade está entregue aos parasitas. O que reina na nosssa cidade é o total descumprimento da lei. E não há nenhum “Chapolin Colorado” para nos defender.

Antônio Maciel

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping

11888145_495694737248122_815943056649937827_o

A gente sabe o quanto você deseja renovar sua coleção de Chillis, por isso, a Chilli Beans do Vitória Park Shopping está com descontos imperdíveis de até 50%. Não vai deixar de aproveitar, né? Esperamos por você!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Palinha do Léo dos Monges: Tracy Chapman

Baby Can I hold You
Tracy Chapman.

Sorry
Is all that you can say
Years gone by and still
Words don’t come easily
Like sorry like sorry

Forgive me
Is all that you can say
Years gone by and still
Words don’t come easily
Like forgive me forgive me

But you can’t say baby
Baby can I hold you tonight
maybe if I told you the right words
At the right time you’d be mine

I love you
Is all that you can say
Years gone by and still
Words don’t come easily
Like I love you I love you

But you can’t say baby
Baby can I hold you tonight
Maybe if I told you the right words
at the right time you’d be mine

Baby can I hold you tonight
Maybe if I told you the right words
at the right time you’d be mine
You’d be mine
You’d be mine….

leo

Leo dos Monges

Publicado em Palinha musical | Deixar um comentário

Internauta João Fernado: “Ninguém vÊ, ninguém cobra, ninguém fala.”

Comentário postado na matéria “Vereador Geraldo Filho: ” tem ônibus na prefeitura que nem ferro velho aceita mais”. – ENTREVISTA“.

Estamos ansiosos pela visita do Legislativo ao Loteamento Major Expedito. O nosso bairro é composto por quatro Ruas (700 metros) cada e mais 15 transversais.

A obra de asfaltamento, conforme placa afixada, mostra que o asfalto deveria ter ocorrido nas Ruas (um, dois, tres e quatro) e mais duas travessas.

Acontece que a Prefeitura começou o asfalto diferente do que mostra a placa, ou seja, estão calçando transversais (que são bem menores) como se fosse as Ruas supracitadas.

Como se não bastassem as irregularidades mencionadas, a primeira transversal foi feita com uma qualidade padrão de mediana pra bom. Contudo, as duas ruas que estão sendo asfaltadas estão bem abaixo do padrão aceitável

Exemplificando, uma transversão está sendo asfaltada com uma “sobra” inexplicável, ou seja, estão passando meio-fio na metade da rua. A outra transversal o meio-fio está sendo colocado a toque de caixa.

Basta ir ao local e ver que uma transversal tem uma qualidade mediana e as outras duas estão sendo feita ” a toque de caixa”.

Nos brasileiro, vitorienses, não nos satisfazemos com serviço público prestado de maneira deplorável. Temos direito de serviço público com qualidade. Aliás isso não é favor, mas sim, Lei e princípios constitucionais.

O Fato é que aqui em Vitória de Santo Antão a Prefeitura faz o que bem quer e entende. POIS: AS RUAS ASFALTADAS NÃO CONDISSEM COM A CONSTANTE NA PLACA AFIXADA. A QUALIDADE DO SERVIÇO DEIXA A DESEJAR, RUAS SENDO PASSADO MEIO-FIO AO MEIO (MAL VAI PASSAR UM CARRO, QUANTO MAIS DOIS).

Ninguém vÊ, ninguém cobra, ninguém fala.

Aguardamos sua visita vereador.

João Fernado

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Matrícula de novos alunos do IFPE Vitória será no dia 10 de setembro

IFPE1
Procedimento é para os candidatos aprovados no Vestibular 2015.2

No próximo dia 10 de setembro serão realizadas as matrículas dos candidatos aprovados no Vestibular 2015.2 para as vagas no curso técnico Subsequente em Agroindústria ofertado pelo Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As matrículas dos retardatários acontecem no dia seguinte (11). Os candidatos que não comparecem ao campus nessas datas para efetuar o procedimento perderão as vagas.

Para realizarem a matrícula, os candidatos devem comparecer ao Campus Vitória nos horários das 8h às 11h e das 13h às 16h, e apresentar os documentos exigidos no edital. São eles: carteira de identidade, CPF, cópia e original da certidão de nascimento ou de casamento, uma foto 3×4 recente, título de eleitor (se for maior de 18 anos) e documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (para os maiores de 18 anos do sexo masculino).

É necessário apresentar ainda o certificado original de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau) e Histórico Escolar ou declaração de conclusão com validade para 30 dias. Os candidatos que optaram pelo sistema de cotas devem ter uma atenção especial com a documentação. A lista com os documentos exigidos e relacionados na Portaria nº 18 de 11/10/2012 do MEC está disponível no Manual do Candidato, que pode ser consultado no endereço: http://cvest.ifpe.edu.br.

Mais informações sobre a matrícula dos novos alunos podem ser obtidas através do telefone (81) 3114.1948. As aulas para os novos alunos do Campus Vitória começam no dia 14 de setembro.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Internauta, morador do Caic, denuncia irregularidades

11874992_1472888669680625_3991228252806672926_oA primeira Rua asfaltada, que pra ANCAR é rua Quatro, mas na planta da Prefeitura é outra. O asfalto (apesar de péssima qualidade) foi realizado com um certo padra.

A segunda Rua asfaltada a Prefeitura passou o meio-fio no meio da rua, diminuindo a mesma.

A terceira Rua que está começando as obras, o SERVIÇO AINDA ESTÁ PIOR. PASMEM A meio-fio está livrando entulhos de pedras e areias, ou seja, a rua esta toda sinuosa. Ademais, não fizeram o mesmo trabalho realizado na primeira rua.

Estão economizando o que?

como se já não bastassem asfaltar as ruas erradas (menores) estão ainda fazendo meia-sola.

em breve posto a foto da terceira Rua, QUE VAI SER CHAMADA RUA DA COBRA, HAJA VISTA SUA SINUOSIDADE.

11878928_1472888729680619_898361593594183852_o 11957972_1472888696347289_7833617902290468645_o

 Caic Braga

Publicado em A Lupa, Editorial | 1 comentário

Internauta Clóvis comenta sobre invasão a espaços públicos

Comentário postado na matéria “Os espaços públicos da Vitória, continuam sendo SAQUEADOS.“.

Dar uma passadinha lá no loteamento planalto terra preta, no caminho da estrada do Agro (IFPE). O loteamento nem começou a ser habitado ainda, mas já invadiram uma área pública (área comunitária previsto no projeto aprovado na prefeitura) para instalar uma Marmoaria. Inclusive na entrada do loteamento já tem uma placa com a propaganda da Marmoaria.

Inclusive seu blog já denunciou uma invasão de uma área verde nesse mesmo loteamento (planalto terra preta). No entanto, como não há fiscalização, agora a invasão não é de uma área verde, mas de uma área comunitária, que no futuro poderia ser uma praça.

https://www.blogdopilako.com.br/wp/2013/03/26/advogado-denuncia-invasao-de-terreno/

Clóvis

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Momento Cultural: O imortal – por João do Livramento.

garanhuns 003-1

Hoje chora triste o meu livramento
Pois ruiu o Camelo ouvi o lamento
Onde antes foi tudo grande beleza
Hoje resta somente enorme tristeza

Foram tantos anos de agremiação
Foram tantos bailes naquele salão
De muita rodolo era o cheiro no ar
Mulheres bonitas conosco a bailar

Nas alegorias a beleza era imensa
O povo gritava dizendo a sentença
Se camelo passava leão não rugia
A praça do santo inteira aplaudia

Aquele estandarte Arnaldo a girar
O frevo tocando e o povo a pular
Da minha memória jamais sairá
Eu quero Camelo eu quero frevar

És Camelo valente pra se levantar
Mais este deserto vais atravessar
A folia de momo vai ser bem maior
E Vitória gritando o Camelo é o melhor!

João do Livramento.

Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Momento PITÚ

11817225_971445446209160_2660298613028371993_n (1)

Mai, com um marzão desse…

Na real? É pro cabra acordar de madrugada e só sair quando der a hora de tomar aquela lapadinha antes do almoço.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Homenagem no Aeroclube da Vitória (1951)

Foto registrada no Hangar do Aeroclube da Vitória em 1951, durante homenagem ao Prefeito Manoel de Holanda Cavalcanti.

 

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Cartório Mais

CM VitoriaSantoAntão -  POST ADVOGADOS

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória

11953520_897779966936559_2875494468211011117_o
Uma semana cheia de coisas boas e muita gentileza! #GrauTécnico #GentilezaGeraAmigos

SERVIÇO
Grau Técnico Vitória
Rua Henrique de Holanda, 1210 – Centro
Vitória de Santo Antão (Antiga BR232).
TEL: (81) 3526.4099

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Hoje na História – 28/AGO – Por Tadeu Prado

HNH 28082015 Pilako

Publicado em Hoje na História | Deixar um comentário

ESTUDADO PORTUGUÊS

(O verbo “SUICIDAR-SE” é um PLEONASMO?)

O verbo “suicidar-se” vem do latim sui (“a si” = pronome reflexivo) + cida (= que mata). Isso significa que “suicidar” já é “matar a si mesmo”. Dispensaria, dessa forma, a repetição causada pelo uso do pronome reflexivo “SE”. Ou seja, “ele suicidou” em vez de “ele SE suicidou”.

É importante lembrar que as palavras terminadas pelo elemento latino “cida” apresentam essa ideia de “matar”:
formicida – que mata formiga;
inseticida – que mata inseto;
homicida – que mata homem.

Voltando ao verbo “suicidar-se”, se observarmos o uso contemporâneo deste verbo, não restará dúvida: ninguém diz “ele suicida” ou “eles suicidaram”. O uso do pronome reflexivo “se” junto ao verbo está mais que consagrado em nosso idioma. É, na verdade, um PLEONASMO IRREVERSÍVEL.

Numa história que é contada pelo grande ator, compositor, escritor e poeta Mário Lago, do seu livro 16 Linhas Gravadas, entre outras histórias, encontra-se a do professor de Português que se mata ao descobrir a traição de sua amada esposa Adélia. Deixou escrito na sua mensagem de despedida: “ADÉLIA SUICIDOU-ME”.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Brunno Cesar

bruno-capaOuça a música “Final Feliz” na voz do cantor Bruno Cesar.

Final Feliz - Brunno Cesar

Aldenisio Tavares

Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Com a palavra, o Procurador do Município da Vitória de Santo Antão, Washington Amorim?

Rodrigo_JanotPor ocasião da sabatina com o atual Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, ocorrida ontem (26), no Congresso Nacional, gostaria de dizer que gostei de uma das suas frases que foi divulgada na grande mídia, ou seja:  “O pau que dá em Chico dá em Francisco”. Trocando em miúdos, seria mais ou menos dizer que todos são iguais perante as LEIS.

Muito bem, revirando meus arquivos encontrei, hoje, um registro fotográfico, realizado por conta de um buraco no asfalto, próximo ao “Largo da Antiga Estação Ferroviária”, no dia  07 de Julho deste ano.

a21
Pois bem, nessa fotografia, registrada no dia 07/07/2015, como já falei, se bem observada concluiremos que nessa data (07/07) ainda não havia sido deflagrada a “OPERAÇÃO OCUPAÇÃO”, APARENTEMENTE INDEVIDA, ao prédio público.

a1a2Gostaria, então, de fazer uma pequena comparação: Um Procurador da República Federativa do  Brasil, seja ele quem for, não está a serviço do Presidente da República de  plantão e sim, ao ESTADO BRASILEIRO, À UNIÃO, À NAÇÃO.

Com isso, quero dizer, que na nossa cidade existem Procuradores Municipais que deveriam estar a serviço do MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO e não, a serviço do prefeito de plantão, como é o que se parece. Portanto, aparentemente, neste flagrante caso de usurpação do bem público, mostrado acima, não deveria, então, os senhores procurados do município agirem para defender os interesses  do município,   independente das ordens do  prefeito Elias Lira? Afinal, como disse o Procurador da República, Rodrigo Janot, “o pau que dá em Chico dá em Francisco”.

Com a palavra o senhor chefe da procuradoria municipal da Vitória de Santo Antão,  Doutor  Washington Amorim

wamorim
Leia mais sobre o caso:
Os espaços públicos da Vitória, continuam sendo SAQUEADOS.

Publicado em A Lupa, Editorial | 2 comentários

Vitória foi o local escolhido para construção do centro de distribuição da IBRA.

O município da Vitória de Santo Antão, desde seu surgimento, sempre foi vocacionado à atividade comercial. Muito antes de deixar de pertencer ao Termo de Olinda – 1812 – a então Vila de Santo Antão já  era um importante entreposto comercial da região.

Após a chegada da estrada de ferro, em 1886, quando Vitória já ostentava o título de “cidade”, e da  inauguração da energia elétrica, a partir de 1922, nossas terras passaram a ser observada e cobiçada  por potenciais  comerciantes da região.

Dentro desse contexto, aportou nas nossas terras, em 1954, o senhor José Pereira Dutra. Na ocasião, adquiriu centro e trinta hectares de terra, local, hoje, conhecido como Fazenda Açude. Mais tarde, no  ano de 1978, seus filhos, Antonio Duarte Dutra e Aluízio Duarte Dutra,  estabeleceram no local a ICEPE – Indústria Cerâmica Pernambucana LTDA (atualmente pertencente apenas ao Sr. Aluízio Duarte Dutra), empresa que há 36 anos está estabelecida no município.

IMG_0975

Pois bem, depois de uma parte da família empreender no setor fabril, vinculado ao  ramo de ração animal, no Estado de Sergipe, o neto do patriarca, José Pereira Dutra Neto, jovem industrial, que tive a oportunidade de conhecer, se prepara para abrir seu primeiro CD – Centro de Distribuição – fora do espaço já atendido pela sua fábrica.

A empresa IBRA é especializada na produção de ração animal farelada, sediada na bacia leiteira do sertão do Estado de Sergipe, especificamente no município de Nossa Senhora da Glória, sendo sua produção destinada a bovinos, caprinos, suínos e galináceos.

010Como ponto de partida para efetivação desse novo empreendimento aqui na nossa cidade,  que deve gerar mais cinquenta empregos diretos, além do histórico familiar, o empresário José Dutra Neto já possui terreno próprio precisando ratificar apenas, via prefeitura municipal,  os incentivos fiscais  pertinentes aos investimentos desse porte, conforme carta de intenção protocolada, recentemente,  na sede do poder executivo local.

empresario

Na agradável conversa que tive com empresário José Dutra Neto, sobre a vida do seu avô, o patriarca da família, soube que a comunidade de Campinas, próxima ao Engarrafamento Pitú, recebeu grande incentivo da sua pessoa,  à época em que ele se estabeleceu nas terras próximas da localidade, inclusive com a doação  do terreno da antiga Escola Madre Leopodina.

Portanto, para encerrar essas linhas sobre a chegada de mais um empreendimento na cidade, faço votos que tudo dê certo para o amigo José Pereira Dutra Neto e que  brevemente  ele esteja de volta à sua terra de origem, desta feita, tal qual seu avô, seu pai e seu tio, produzindo dividendos para todos.

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Finalmente Hildebrando: pode ou não pode estacionar na Praça Leão Coroado?

IMG_1388Como já falei em diversas ocasiões, em se tratando de trânsito sou apenas um curioso. Desde que a gestão do Governo de Todos entregou à população a Praça Leão Coroado reformada (fevereiro de 2014), venho reclamando que a mesma não foi devidamente sinalizada, no que diz respeito às leis de trânsito.

Devido a essa “sonolência” administrativa da AGTRAN – órgão responsável na cidade por tal sinalização – a dúvida tem sido a maior companheira dos motoristas na hora de estacionar na referida via.

Por várias vezes, aqui pelo blog, cobramos ao amigo diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima, uma providência para resolver o problema, criado, diga-se de passagem, pelos próprios organizadores do trânsito local pessoas aliás, que deveriam dar o exemplo.

IMG_1391Pois bem, para aumentar ainda mais a dúvida dos motoristas e, principalmente à falta de lógica nas regras, dias atrás, um veículo vinculado ao órgão –AGTRAN – estava estacionado ao lado meio fio da Praça Leão Coroado, ou seja: se é permitido estacionar ao lado da referida praça por que é, então, que as pessoas iriam pagar a bilhetagem da “zona Azul”? Veja o vídeo:

Portanto, mais uma vez, cobramos providencias ao amigo Hildebrando Lima – diretor da AGTRAN – no que diz respeito à sinalização de trânsito da Praça Leão Coroado afinal, pode ou não pode estacionar o veiculo ao lado do meio fio da referida praça?

Publicado em A Lupa, Editorial | Deixar um comentário

Momento Cultural: Luz – por Adjane Dutra

Adjane Costa Dutra (2)

Vejo luzes no firmamento,

hoje um bem-te-vi me acordou

a aurora começou em ritmo audaz,

são sinais de Deus nos indicando

o caminho a seguir…….

Estou poetando,

estou tagarelando

para o mundo ter paz.


ADJANE COSTA DUTRA

Publicado em Fim de Semana Cultural | 1 comentário

Momento Vitória Park Shopping

11891463_495701073914155_5587430672211983900_o
A diversão da semana está garantida por aqui! Conta pra gente: qual das três estreias será a escolhida de hoje? Convide a sua turma e venha curtir com a gente. Esperamos por vocês! \o/

Acesse e confira a programação completa: https://goo.gl/QDniYz

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário