Mais trabalho musical carnavalesco do compositor “Imortal” Aldenisio Tavares!!

Na qualidade de um dos compositores antonenses mais gravado da história da Vitória de Santo Antão o “imortal” da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência –Aldenisio Tavares é desses artistas que, além do talento que Deus lhe deu, costuma tirar os  projetos do papel, independente de qualquer coisa.

Com vários trabalhos carnavalescos consecutivos, em 2019, o amigo Tavares, recentemente lançou mais um cd. “MUSICARNAVAL” – VOL 3 –  já está na rua e reúne compositores e cantores da nossa terra. Entre outros lançamentos o cd trás a música “Saudade Imperial” – tema da SAUDADE 2019.

Em tempo de escassez de trabalhos musicais pernambucanos, com foco na nossa festa maior- CARNAVAL – o amigo talentoso,  Aldenisio Tavares,  dar-nos uma aula de perseverança e capacidade de juntar pessoas em torno da música. Mais uma vez, PARABÉNS!

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O Leão fez seu ensaio de rua no último sábado!!!

No animado sábado de prévias e ensaios de rua da nossa cidade, várias agremiações “ganharam” as ruas do circuito oficial da folia. Dentre as quais, destacamos o Clube Abanadores “ O Leão”. Após um longo período sem se apresentar no reinado de momo, “ O Leão”, esse ano sob a presidência de Paulo Roberto, abrilhantará o carnaval da terra de José Marques de Senna. Ainda no Pátio da Matriz, por ocasião do seu ensaio, registramos os primeiro movimentos. Pela tradição de quase uma dúzia de décadas, evidentemente, o Leão será um dos destaques do carnaval vitoriense 2019.
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

4ª Baile de Máscaras das Famílias – dia 23 – 22h – Clube “O Leão”

Publicado em Anúncios, Sem categoria | Deixar um comentário

O Tempo Voa em Vídeo: As Almas Formosas (1988).

Publicado em O Tempo Voa, O Tempo Voa Documento | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping

Vem que vem, carnaval! Quem aí já entrou no clima da festa? Por aqui, a folia já está a todo vapor só esperando você aparecer para aproveitar nossos precinhos e garantir seus looks!  
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O tempo Voa Carnaval: Clubes de Manobras…

Foto registrada em 29 de fevereiro de 1917, num domingo de carnaval às 16h na subida da praça Duque de Caxias, na Rua Imperial. Foto enviada pelo internauta Filipe Xavier Tavares, do acervo pessoal de seu avô.

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória.

Dos desejos mais simples aos mais complexos, conte com o ensino do Grau Técnico para concretizar.
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

FRAGMENTOS – por Sosígenes Bittencourt.

Caráter se conhece entre o quarto de dormir e o banheiro: dividindo a pasta de dente e disputando o travesseiro. Sosígenes Bittencourt
Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Regresso do “Motoristas”

Ouça a música REGRESSO DO “MOTORISTAS”, composta por José Marques de Sena -  interpretação de Cássio Campos. Regresso do Motoristas - Cássio Campos Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Sorteio de kits da Saudade bate novo recordo em participação !!!

Na manhã de hoje recebemos na redação do Blog do Pilako os internautas ganhadores dos SORTEIOS DA SAUDADE – Facebook e Instagran. Os “sortudos”, por assim dizer, foram conhecidos na noite da sexta (15),  através de uma live,  realizada pela página oficial da agremiação.

Como “termômetro” do interesse pelo “Kit” -  uma espécie de passaporte da alegria -  batemos novo recorde em participação. Juntando as participações nas duas redes sociais chegamos ao fantástico numero de quase 8.000 pessoas. E.como diz o regulamento, os ganhadores seriam "obrigados" a comparecerem juntos para receberem os prêmios - um kit por pessoa.

No facebook, as ganhadoras foram: Deyse, Gerlandia e Alberica.

Já no Instragran os contemplados foram: Gabriella e Pedro.

Até o fim dessa semana estaremos avaliando à possibilidade de lançarmos outros nas nossas páginas oficiais, tanto no facebook quanto no Instagaran. Desde já, agradecemos a todos aqueles que participaram e confiaram na nossa promoção.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

4ª Baile de Máscaras das Famílias – dia 23 – 22h – Clube “O Leão”.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa em Vídeo: Antonio Freitas e Fátima Carneiro falam do Coelho – Carnaval de 1988.

Publicado em O Tempo Voa - Vídeos | Deixar um comentário

O Tempo Voa Carnaval: Zito e Anita – 1988

  "Seu" Zito Mariano e"Dona" Anita. Bloco da Saudade - Carnaval de 1998.
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória.

Desespero ou tranquilidade? Quem é você antes da prova? Conta aí pra gente nos comentários. 
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Origem da palavra FREVO – por Sosígenes Bittencourt

A palavra vem de “ferver”. Por corruptela “frever”, dando, naturalmente, “frevo”, palavra já consagrada no “Dicionário dos Brasileirismos”, de Rodolfo Garcia.

Fernando Wanderley observa que nada é mais comum numa terra canavieira do que a “frevura” – fervura dos tachos de mel, nos engenhos de açúcar, fervura lenta, bem quente, etc. A primeira referência na imprensa à palavra “frevo” está registrada no dia 12 de fevereiro de 1908, no “Jornal Pequeno”, órgão que marcou época na história da imprensa de Pernambuco. Já em 1909, o dito do ano era “Olha o frevo!”, conforme se lê no mesmo jornal de 22 de fevereiro. A palavra caiu no gosto da população e daí passou aos livros mais responsáveis. Designa, ao mesmo tempo, a música típica do carnaval recifense e os esfregados da massa em plena folia.

Obs: Corruptela – modo errado de escrever ou pronunciar uma palavra ou locução.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Tudo começou no Carnaval de Vitória.

  Ouça a música “TUDO COMEÇOU NO CARNAVAL DE VITÓRIA“, composta por  Ery Melo -  canta EryDudu e Erica. Tudo começou no Carnaval de Vitória - Ery, Dudu e Erica   Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping

Fevereiro é o mês de conscientização sobre a leucemia, um tipo de câncer que pode ser curado através da doação de medula óssea. Junte-se a nós na campanha “Fevereiro Laranja”, seja um doador de medula óssea e mostre que a solidariedade que corre nas suas veias pode salvar vidas.

 
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Secretário Municipal Marcos Rocha participou da Reunião da ABTV.

Visando o bom andamento do carnaval vitoriense 2019, a ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – promoveu uma reunião especial em sua sede, localizada no bairro do Livramento, na qual contou a participação do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, o senhor Marcos Rocha assim como de representantes da AGTRAN e da Guarda Municipal.

Na ocasião os diretores dos blocos filiados a ABTV colocaram em discussão questões relacionadas ao trânsito, sobretudo ao que se refere ao início das festividades – sábado de Zé Pereira.

Assunto como fiação, incremento na iluminação e reparos nas vias que diz respeito ao  o percurso oficial do carnaval foram discutidos.  No que se refere ao repasse de verbas do Poder Público Municipal o secretário,  Marcos Rocha,  não “bateu o martelo” com relação a valores.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

O RAPAZ DO KARMAN GUIA – por Lucivanio Jatobá.

Lembro bem do carro, mas confesso-lhes que não da cor do mesmo. Era o carro dos meus sonhos ingênuos infantis: um Karmann Ghia, talvez modelo 1965. Parecia mais um carrinho de brinquedo que ganhávamos na véspera de Natal, presente de um velhinho que deixava sobre os nossos chinelos, mas que nunca aparecia para agradecermos emocionados. Lembrava o Porche 550, do nosso ídolo James Dean. Vitória de Santo Antão tinha também o seu “James Dean”, que fora meu colega de escola, na década de 1960. Toinho Ferrer , naqueles anos 1960, começou a circular pelas ruas da cidade, montado no seu Karmann Ghia, em alta velocidade para aquela época. Dizia-se que ele corria da Praça da Matriz, passando pela rua Rui Barbosa, até o bairro do Cemitério desenvolvendo 60km/hora!!!! Aquelas histórias introjetavam em nós fantasias impressionantes. ( Como eu queria um dia ter um Karman Ghia para ir até a Serra das Russas , sentindo o atrito do vento sobre a minha face, fazendo meus cabelos perderem o penteado com a brilhantina Glostora. Sentir-me- ia, também, como o James Dean das tardes do Cinema Braga e teria mil garotas a me paquerar...) Toinho, quase sempre chegava à “toda velocidade”, dava um freada barulhenta e parava na Cascatinha da Praça do Livramento... Quando ele me via, dizia algo como: “Tudo legal?” A nossa diferença de idade acabava impedindo um diálogo. A minha admiração pela irreverência dele e pela maravilha de carro que possuía era indescritível. Aproximava-me do carro e observava a marcha , o painel com o indicador de velocidade, as cadeiras reclinadas e a capota móvel. Um carro mágico, bem diferente do Jeep pé duro que meu pai possuía.

Toinho tomava uma “lapada de Pitu”, dizia uma gracinha com o dono do bar e saía em disparada, em companhia de um amigo, do qual não lembro o nome. Eu olhava o carro descendo a ladeira da praça do Anjo, em direção à “Estação do Trem”. Acompanhava atento o carro “diminuindo” de dimensões até sumir da minha perspectiva. Mudei-me para o Recife, naquele ano de 1965. Guardei sempre na memória o Karmann Ghia e o rapaz que o pilotava. Passei muitos anos, décadas, sem notícia deste. Há uns três anos, num paroxismo de saudade, fui visitar o Instituto Histórico. Ao descer pela rua Imperial em direção a Feira, vi o Rapaz do Karmann Ghia, sentado numa calçada com uns amigos. Não resisti à tentação: perdi a vergonha e me aproximei dele. Dei boa tarde, perguntei-lhe como ía e ainda disse-lhe que havíamos sido colegas de escola na década de 1960. Não houve diálogo... Não fui reconhecido. O tempo havia metamorfoseado a minha face. Já não era mais o adolescente que venerava o Karmann Ghia. Continuei a caminhada para comprar algo de camelô... Na verdade, digerir uma crise de melancolia.

Lucivanio Jatobá.

 

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

“Os Depravados”: o melhor OPEN BAR com uma VERDADEIRA CERVEJA PREMIUM!!

 OS DEPRAVADOS BLOCO INFORMA:  Prezando o bem estar de todos os associados e por indicação dos que mais entendem👨🏻‍🔬, por mais um ano, nosso hidratante 🍺 é de PADRÃO 1º MUNDO! Venham saborear o melhor OPEN BAR com uma VERDADEIRA CERVEJA PREMIUM!!
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

É, meu povo, o Carnaval já tá batendo na porta. Quem daí queria uma alfaia dessa pra tocar no Carnaval?
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Instituto Histórico – Exposição “Memórias de um Passado Glorioso”- 15 de fevereiro – 20h

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

E esse três foliões?

Como todos estão acompanhando, através da Coluna O Tempo Voa Vídeo, estamos relembrando os carnavais de outrora.  Dentre as imagens captadas, onde mostramos Carros  Alegóricos, Bandas e Trios, assim como muitos foliões, encontramos três pessoas fantasiadas,  “perdidas” na multidão. A pergunta que faço ao internauta   é a seguinte: após  assistir o vídeo abaixo você  teria condições de saber a verdadeira identidade destes foliões,  fantasiados palhaços?    
Publicado em O Tempo Voa - Vídeos | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa Carnaval: As Virgens da Vitória.

AS VIRGENS DA VITÓRIA - PÁTIO DA MATRIZ - ANOS NÃO ANOTADO. 

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Jota Santos: 21 anos de rádio…..

15/02/1998  -  Começava a minha história no rádio Pernambucano, há exatos 21 anos! Passando para agradecer a Deus por tudo, e a vocês,   meus amigos e ouvintes.  Valeu!!! Jota Santos
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória.

Rafiologia - Aula prática: Ossos da cabeça com a turma RAD8. Observação dos ossos em crânios humanos + reconhecimento e pintura em atividade.
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

A IMAGINAÇÃO VIAJA MORCEGANDO PARA-CHOQUE DE CAMINHÃO

O camarada arrumou uma mulher de vida fácil, colocou na boleia do caminhão e danou-se a desfilar pela cidade. A mãe ficou indignada. Quanto mais ela reclamava, menos o camarada ouvia, apaixonado pela sujeita.

Um dia, em total respeito a sua genitora, resolveu mudar a advertência do para-choque do caminhão: MÃE, TENHA DISTÂNCIA.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário