Agradecer é gesto que nunca sairá da moda!!

Aos amigos internautas do nosso jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako, espero contar com a presença de todos vocês, hoje, sexta (18), a partir das 19h30 no Vitória Park Shopping, para o lançamento do meu segundo livro, sobre os  “Apelidos Vitorienses“.

Antecipadamente agradeço aos que me ajudaram diretamente nessa empreitada cultural. Professor Pedro Ferrer, Jornalista José Edalvo e o diagramador Tarcílio Douglas, meu muito obrigado pela construção da obra. Ao amigo Doutor Jairo Medeiros, por haver confeccionado o prefácio, também agradeço na mesma proporção.

Agradeço também ao Engarrafamento Pitú, pelo coquetel. À empresa Pronto (mídia impressa e sinalização), comandada pelo primo e amigo Breno Valois, e aos que dirigem o Vitória Park Shopping, meu costumeiro obrigado, por mais essa parceria.

Aos meus novos vinte e cinco “apelibiografados”, que contaram suas respectivas histórias, minha gratidão pelo entendimento do projeto. Aos que irão participar, assim como adquirir o exemplar do livro, segue minhas palmas. Aliás, agradecer é gesto que nunca sairá da moda!!

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Artesão Marcos Lins: um bom trabalho, uma boa iniciativa!!

Por ocasião da minha visita a Radio MR, na manhã de ontem (17), conheci o artesão Marcos Lins. No nosso casual encontro revelou-me o Marcos que gosta muito do carnaval vitoriense, inclusive é componente da diretoria da Agremiação Carnavalesca Beija Flor.

O Marcos já vem desenvolvendo um trabalho interessante na nossa cidade. De maneira competente, criativa e empreendedora ele já vem produzindo peças alusivas as agremiações carnavalescas. desde as que são representadas por “bichos” ou até por outras simbologias, como é o caso do tradicional ETESÃO.

Seu projeto, para o carnaval 2018, é produzir peças representativas das mais variadas agremiações carnavalescas locais, para comercializa-las antes e durante o reinado de Momo. De antemão, “comprei a ideia”. Acho que sua iniciativa é importante para o fortalecimento da nossa festa maior. Iremos, na medida do possível, divulgar o seu trabalho. Veja o vídeo:

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Super Oara: Segunda Festa da Saudade, dia 16 de setembro.

  VÁ SE PROGRAMANDO: 2ª Festa da Saudade. Local: Clube dos Motoristas “O Cisne”. Dia: 16 de setembro de 2017. Atração: Orquestra Super Oara. Valor da Mesa: R$ 200,00 (quatro pessoas). Reservas: Cristiano Pilako – 9.9192.5094  - Zap 9.8456.4281. Obs: Não haverá vendas de ingressos individuais.  
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Alguém pode me ajudar?

Do outro lado do Mundo (China), o amigo e bom vitoriense, Gustavo Ferrer, através das redes sociais, justificou sua ausência ao lançamento do nosso Livro Apelidos Vitorienses II,  desejando-me sucesso! Profissional gabaritado ele cumpre agenda de trabalho, lá, com  entrevistas para emissoras de TV local.

Pois bem, gostaria que alguém me ajudasse nessa parada! Estou querendo saber o que foi que a TV escreveu sobre  a referida  entrevista e não estou conseguindo entender. Alguém pode me ajudar, por favor,  traduzindo essas linhas abaixo........

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Cineclube Avalovara exibe “BAD BOY BUBBY”

Dando continuidade às atividades deste ano e à nossa proposta de explorar os cinemas estrangeiros, domingo (20) nós desaguaremos na Oceania. O filme escolhido é o longa-metragem australiano “Bad Boy Bubby” (Rolf de Heer, 1993), uma metáfora sobre as relações e os valores que permeiam a vida em sociedade. Esta sessão promete muitas reflexões e incômodos, que entendemos serem importantes para pensarmos o mundo.

“Bad Boy Bubby” estreou no Festival de Veneza de 1993, arrebatando o prêmio do Júri Especial. Na Austrália, onde foi produzido, venceu o prêmio do Instituto Australiano de Cinema pelo roteiro, edição, direção e melhor ator.

O filme foi produzido com baixo orçamento e traz algumas inovações interessantes, como 32 diretores de fotografia e captação de som através de um microfone camuflado sobre a orelha de Bubby a fim de passar da maneira mais fiel possível o que o personagem ouviria na vida real. Eis um filme também para pensarmos cinema.

Vamos juntos então? Convida aí @s amig@s e chega lá!

O Cineclube Avalovara tem apoio do Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (IHGVSA) e da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

SINOPSE Bubby tem 35 anos e nunca deixou a pequena casa onde nasceu. Desde pequeno sua mãe o fez acreditar que lá fora o ar era venenoso. Confinado ao cômodo minúsculo seu único companheiro era o gato de estimação, a quem freqüentemente torturava. Quando a mãe saía, Bubby era deixado sozinho e inerte, forçado a acreditar que a figura de Jesus na parede o delataria caso ele ousasse se mover. Se comunica como uma criança pequena, com frases curtas e repetidas. Viveu assim até o dia em que o inesperado aconteceu e finalmente pode conhecer o mundo.

SERVIÇO Cineclube Avalovara apresenta “Bad Boy Bubby” Classificação indicativa: 18 anos Data e hora: 20/08/2017 (dom), às 17h Local: Silogeu do IHGVSA Entrada Franca

Publicado em Anúncios, Editorial | Deixar um comentário

Momento Cultural: Comida – por José Bezerra de Oliveira

O Amor É como comida: Tem que ser Bem cuidado, Bem temperado, Bem servido E Compartilhado: Ou é cada um pro seu lado. José Bezerra de Oliveira
Publicado em Fim de Semana Cultural | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping

A Fundação Altino Ventura, o Polo de Inovação em Saúde do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco realizam, em parceria com o Ministério da Saúde, Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Vitoria de Santo Antão, o Vitória Park Shopping e o Sebrae, uma intensa jornada para promover o empreendedorismo com palestras, debates, desenvolvimento de modelos de negócios, competição e premiação de projetos. Os participantes desenvolverão ideias e projetos voltados para pessoas com deficiência visual, auditiva, motora e cognitiva. *Faça a sua inscrição no site:https://www.recipolis.org/ #Recipolis #VitóriaParkShopping

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento PITÚ

Se não for com resenha eu nem decoro a minha mesa.  #vivaaresenha 
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Crianças na Praça Diogo de Braga (1930)

Foto registrada durante o início da década de 1930, na Praça Diogo de Braga. Ao fundo a antiga fachada onde hoje encontra-se o Teatro Silogeu. Entre os garotos Zito Mariano. Foto gentilmente cedida pelo professor Pedro Ferrer.
Publicado em O Tempo Voa | 1 comentário

Momento Grau Técnico Vitória

"Radiologia, minha vida" é uma reportagem-documentário sobre a vida de Amilton Guerra Vieira, um dos primeiros Operadores de raios X do Brasil. A produção, de 2012, foi realizada pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), como uma forma de homenagear todos os profissionais do setor. O material está disponível no Youtube: https://buff.ly/2v6fh61#GrauTecnico #Radiologia

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

FRAGMENTOS

Aprendi a gostar do que faço, para fazer o que gosto. Sosígenes Bittencourt
Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Jr Senna canta Djavan

A interpretação e os arranjos de JR SENNA na música de Djavan. Na foto com o maestro Wendell Nogueira. [powerpress url=../mp3/jrsennad.mp3] Gostou da música? - Baixe a MP3 Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

O lançamento do livro sobre os apelidos vitorienses é nessa sexta.

Amanhã, sexta, dia 18 de agosto, acontecerá, na praça de eventos do Vitória Park Shopping, o lançamento do meu segundo livro sobre os apelidos vitorienses. Nesse projeto procuramos registrar a origem do apelido de alguns dos nossos conterrâneos que se tornaram mais conhecidos pela alcunha do que pelo próprio nome.

No primeiro volume, além do meu apelido (Pilako),  catalogamos: Americano, Batifino, Baleado, China Contador, Doutor do Posto, Fernando Diamante, Furão, Giba do Bolo, Heleno da Jaca, João de Qualidade, Lavoura, Mané Mané, Manga Rosa, Matuto, Nanãe, Natal do Churrasquinho, Olho de Pires, Moleza, Pindura, Pirrita, Toco, Tonho Trinpa, Torto e Zé Catinga.

Nesse segundo volume, que será lançado amanhã,  os “apelibiografados” são: Babai Engraxate, Novo da Banca, Pea Preta, Branca, Gongué, Vei Eletricista, Brother, Bambam Água, Zé Ribeiro, Regis do Amendoim, Val da Banca, Pirraia do Feijão, Pituca, Junior Facada, Pezão, Moreno, João Potó, Touro, Lino, Eraldo Boy, Cocota, Castanha, Miro da Cachorra, Nininho e Neném da Joelma.

Pois bem esse trabalho, aparentemente simples, me dá um enorme prazer. Na qualidade de historiador local compreendo a singularidade da obra e a importância do registro escrito e em vídeo, uma vez que, através do QR CODE,  poderemos, a qualquer tempo, acessar o próprio apelidado contando a sua história. Indiscutivelmente, esses apelidados estão eternizado na Terra de Diogo de Braga.

De resto, portanto, concluo dizendo que o terceiro volume desse projeto já encontra-se  “desenhado” na minha cabeça. Buscarei, na medida do possível - para lançar ano que vem (2018) -  mais vinte e cinco conterrâneos que são mais conhecidos na cidade pelo apelido do que pelo próprio nome.

Conto com sua presença: 

Sexta: 18 de agosto

Lançamento do Livro Apelidos Vitorienses II

Local: Vitória Park Shopping

Hora: a partir das 19h30 (apresentação)

Valor do livro: R$ 30,00

Obs: Na ocasião estarão disponíveis à venda o dois volumes.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Internauta comenta na Coluna O Tempo Voa

Comentário postado na coluna  "O TEMPO VOA - INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS (1936)".

O TEMPO VOA - INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS - 1936INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS - 1936

hoje sou muito grato ao Instituto Profissional de Pacas; penas que foi instinto. Não me lembro muito bem do período que passei exatamente; so tenho lembrança da copa de setenta foi meu último ano. Um acontecimento que até hoje ficou na memória, foi o afogamento de um colega em uma das barragens e não consegui dormi a noite e fui parar no gabinete na companhia do padre Pedro. tocava na banda sobre a regência do saudoso ten José Nicácio de Souza; músico, compositor e maestro de dar inveja! ele tinha um acochado que se chamava Clidenor; tocava sax-alto na banda fez um frevo da hora e pôs como título “Nordecli”, o nome de trás pra frente do seu acochado; nasceu pra ser músico. Hoje eu tenho boas recordações e muita saudades; gostaria de tê-los vivos hoje: o Padre Pedro de Souza Leão Filho e o Maestro tenente José Nicácio de Souza para dar um abraço bem apertado e dizer-lhes muito obrigado. Hoje agradeço a Deus e a minha saudosa mãe Severina Maria da Conceição,porque, onde nasci não teria nenhuma chance do que sou hoje, se não fosse pacas. Tenho um filho e duas filhas, uma capitão- tenente da marinha, que era o desejos de todos alunos de pacas; alcançar a patente de “capitão-tenente da Marinha”. Se tiver alguém que lei essa mensagem e é grato por ter passado por pacas e quer ter contato para um boa recordação, whatsApp 84996659911

Jailton
Publicado em Editorial | Deixar um comentário

O que seria de mundo se todos pensassem do mesmo jeito?

No feriado municipal do dia 03 de agosto, como sempre, estive no nosso Monte das Tabocas. Por lá, sentimentos diversos. O sitio histórico, não obstante ser o pedaço de chão mais importante do nosso torrão, não provoca na nossa população - nem no nosso conjunto de governantes - maiores “frisson”.

Alheio a tudo e todos, ao que nos parece, encontrei, circulando por entre as pedras que foram lavadas pelo sangue dos nossos heróis, o sempre animado e brincalhão “doutor Zé Maria”. Ele, naturalmente, como muitos que para lá se dirigiram, estava apenas se divertindo.

O “doutor Zé Maria”, “queiram ou não queiram os juízes”, já está registrado na história da nossa cidade pelo seu estilo próprio e sua maneira de ser. O mundo em que vivemos é o mesmo, mas a maneira de interpretá-lo é de múltiplas escolhas...

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Super Oara: Segunda Festa da Saudade, dia 16 de setembro.

  VÁ SE PROGRAMANDO: 2ª Festa da Saudade. Local: Clube dos Motoristas “O Cisne”. Dia: 16 de setembro de 2017. Atração: Orquestra Super Oara. Valor da Mesa: R$ 200,00 (quatro pessoas). Reservas: Cristiano Pilako – 9.9192.5094  - Zap 9.8456.4281. Obs: Não haverá vendas de ingressos individuais.  
Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping

Se você estava esperando para aproveitar, a hora é AGORA! O #liquidacolombo está recheado de condições especiais! #vempracolombo #VitóriaParkShopping #liquidacolombo #vempracolombo *Consulte a referência e disponibilidade dos produtos participantes. Válido enquanto durarem os estoques.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento PITÚ

Galera, a gente recebeu essa foto massa do pituzeiro Danilo D’Breck, que aproveitou o friozinho de Serra Negra, no agreste pernambucano, para dar aquela esquentada com uma branquinha. Você também tem fotos com Pitú em pontos turísticos da sua cidade? Manda pra gente.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Comemoração

Entre outros: Ex-prefeito Barreto e João Valois. Ano não registrado.

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Grau Técnico Vitória

Em todas as áreas, saber atender bem o público é tarefa fundamental. E quando o assunto é encantar clientes, ou "convidados", como são denominados, a Disney é referência. No livro "O Jeito Disney de Encantar Clientes", você conhece melhor o atendimento de qualidade oferecido da organização e, quem sabe, sente-se inspirado para assumir uma nova postura diante do atendimento ao público. #GrauTecnico #DicadeLeitura #Empreededorismo #Disney

Publicado em Anúncios, Editorial | Deixar um comentário

FRAGMENTOS – Por Sosigenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Querida Cidade na voz de Carlinhos.

CARLINHOS canta a música QUERIDA CIDADE de TONY AMORIM. [powerpress url=../mp3/carlinhos.mp3] Gostou da música? - Baixe a MP3 Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Um bate-papo positivo…

Juntamente com o compositor Aldeniso Tavares, recentemente, bati um alongado com o amigo das antigas, Dodó Carvalho. De antemão anuncio, para o próximo volume do livro Apelidos Vitorienses, à inclusão da origem do seu simpático “nome social”.

Pois bem o professor Dodó é desses camaradas que nem é novo nem velho, mas é conhecedor de muitos fatos históricos da nossa cidade. Do ponto de vista político, por exemplo, na qualidade de militante partidário, tem uma “memória de elefante”. Ele sabe dos bastidores das campanhas políticas e até de muitas curiosidades "inéditas".

Sobre o atual momento político nacional, fala com desenvoltura. No “eterno” bate-boca sobre direita e esquerda ele tem opinião muito consistente, alicerçada em princípios filosóficos, dispensando, na maioria dos casos, os “clichês” midiáticos. De modo que “jogar conversa fora” com o professor Dodó Carvalho, sempre será algo positivo.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Livro Apelidos Vitorienses II: Moreno

Fechando esse ciclo de matéria, que seguiu a sequencia da entrega do convite aos próprios “Apelibiografados”, para o evento de lançamento do segundo livro, sobre os apelidos vitorienses,  concluo com o nosso amigo Clóvis Amaro Lira. Sua alcunha foi uma ideia da sua avó, “Abelha”.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Cineclube Avalovara exibe “BAD BOY BUBBY”

Dando continuidade às atividades deste ano e à nossa proposta de explorar os cinemas estrangeiros, domingo (20) nós desaguaremos na Oceania. O filme escolhido é o longa-metragem australiano “Bad Boy Bubby” (Rolf de Heer, 1993), uma metáfora sobre as relações e os valores que permeiam a vida em sociedade. Esta sessão promete muitas reflexões e incômodos, que entendemos serem importantes para pensarmos o mundo.

“Bad Boy Bubby” estreou no Festival de Veneza de 1993, arrebatando o prêmio do Júri Especial. Na Austrália, onde foi produzido, venceu o prêmio do Instituto Australiano de Cinema pelo roteiro, edição, direção e melhor ator.

O filme foi produzido com baixo orçamento e traz algumas inovações interessantes, como 32 diretores de fotografia e captação de som através de um microfone camuflado sobre a orelha de Bubby a fim de passar da maneira mais fiel possível o que o personagem ouviria na vida real. Eis um filme também para pensarmos cinema.

Vamos juntos então? Convida aí @s amig@s e chega lá!

O Cineclube Avalovara tem apoio do Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (IHGVSA) e da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

SINOPSE Bubby tem 35 anos e nunca deixou a pequena casa onde nasceu. Desde pequeno sua mãe o fez acreditar que lá fora o ar era venenoso. Confinado ao cômodo minúsculo seu único companheiro era o gato de estimação, a quem freqüentemente torturava. Quando a mãe saía, Bubby era deixado sozinho e inerte, forçado a acreditar que a figura de Jesus na parede o delataria caso ele ousasse se mover. Se comunica como uma criança pequena, com frases curtas e repetidas. Viveu assim até o dia em que o inesperado aconteceu e finalmente pode conhecer o mundo.

SERVIÇO Cineclube Avalovara apresenta “Bad Boy Bubby” Classificação indicativa: 18 anos Data e hora: 20/08/2017 (dom), às 17h Local: Silogeu do IHGVSA Entrada Franca

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Super Oara: Segunda Festa da Saudade, dia 16 de setembro.

  VÁ SE PROGRAMANDO: 2ª Festa da Saudade. Local: Clube dos Motoristas “O Cisne”. Dia: 16 de setembro de 2017. Atração: Orquestra Super Oara. Valor da Mesa: R$ 200,00 (quatro pessoas). Reservas: Cristiano Pilako – 9.9192.5094  - Zap 9.8456.4281. Obs: Não haverá vendas de ingressos individuais.  
Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Livro Apelidos Vitoriense II: Lino

Dentre os catalogados no nosso segundo livro sobre os apelidos vitorienses, encontra-se o amigo Severino Henrique Pessoa de Vasconcelos. Seu apelido é algo tão “próprio” que até os familiares, durante certo período,  não sabiam o  seu nome de batismo.

Publicado em Editorial | Deixar um comentário

Momento Vitória Park Shopping

Quem disse que hoje não tem? Quarta-feira também é dia de Chopp Brahma. É só chegar!#ChoppBrahma #VPS #QuiosqueChoppBrahma #VitóriaParkShopping

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Momento PITÚ

Meu povo, todo mundo sabe que a#NaçãoPituzeira é sabida demais. Então, neste Dia do Filósofo, a gente vai deixar aqui pra vocês esse pedacinho de sabedoria. De nada. #vivaaresenha #diadofilósofo

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa: Matinê no Cine Iracema

Matinê no Cine Iracema - ano não registrado - Acervo Pessoal de Daniel Andrade.
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário