FALECIMENTO DE OLAVO DE CARVALHO – Sosígenes Bittencourt.

O Brasil perdeu seu maior pensador, e o mundo jamais esquecerá um dos seus maiores profetas. Só nos resta, agora, constatar o que ele profetizou. Aqueles que creem no Apocalipse jamais o esquecerão.

Alguns intelectualóides enxeridos, enamorados de ditadura, confundiam sua lucidez com loucura, o que me exumava o espírito irreverente de Machado de Assis: Toda cidade tem de ter um louco para chamar as pessoas à razão.

O terror é o mundo não encontrar um vivente que dê continuidade a sua obra, fazendo leitura do mundo, como ele o fez. Porque Olavo Luiz Pimentel de Carvalho passou parte de sua vida, dedicada a estudar, para dizer ao mundo o rumo que o mundo não deveria tomar. Como não o escutaram, suas previsões viraram profecias, concretizadas no dia a dia e ainda a se concretizar.

Como bem o disse, ninguém morre tão completamente, fica sempre, do morto, o vivo como sempre foi, na memória da gente. Não obstante, o mundo se acabe para o morto, só lhe restando Jesus.

Até breve, mestre Olavo de Carvalho!
Requiescat in pace!

Sosígenes Bittencourt

Queimando pneus e contando história – por Pedro Ferrer.

Queimando pneus nestas quentes rodagens norte rio-grandense, ingressei na cidade de SANTA CRUZ. Bonita já no nome. Ah! Meu Santa do Arruda como és grande e glorioso, terror do nordeste. Santa Cruz destaca-se pela imagem de Santa Rita de Cássia, maior imagem católica do mundo, apenas mente 56 m.

O prefeito Paulo Roberto erguerá  uma de Santo Antão. Por que não com 57 metros? Pensem, Vitória reter a maior imagem católica do mundo. Sensacional. 56 metros sem contar o pedestal. Tocamos para Mossoró. Calor tinindo. Queimando pneus. Em Mossoró corri logo para a catedral. Lá , no trono episcopal, sentou se nosso conterrâneo DOM JOÃO COSTA. O mesmo que deu nome a nossa artéria que passa diante da AABB em Cruz das Almas.

Dom João Costa foi o segundo bispo de Mossoró. Foi um escritor sacro. Sua principal obra trata da AÇÃO CATÓLICA. Na sacristia da pequena catedral deparei-me com a foto do conterrâneo. Orei e agradeci a Deus por ter nos dado tão importante homem.

Pedro Ferrer – presidente do IHGVSA. 

Live 123 – “Corrida Comemorativa” – com o “Seu” Edinho e convidados.

Hoje (25)  produzimos a live “ Corrida Comemorativa” com “Seu” Edinho e convidados. 

Esbanjando saúde, disposição e uma vitalidade invejável “Seu” Edinho é um  dos melhores exemplos do que a atividade física regular pode proporcionar ao ser humano. Aos 79 anos de idade ele é corredor de rua da nossa cidade. Membro do “Grupo Selva” o mesmo possui pique para correr no meio dos mais jovens distâncias consideradas difíceis, como 12km, 15km e 21km, por exemplo.

No próximo domingo, dia 30, uma corrida comemorativa irá acontecer pelas ruas da nossa cidade justamente para marcar a sua passagem natalícia, recentemente ocorrida. Na live, o mesmo revelar seus segredos para tanta disposição,  dizendo: “primeiramente, muita fé em Deus”. 

ASSISTA A LIVE COMPLETA AQUI.

Live bate-papo – “Corrida Comemorativa” – com “Seu” Edinho e convidados.

LIVE  bate-papo – “Corrida Comemorativa” –,   terça-feira (25), às 17h com “Seu” Edinho e convidados.    

“Seu” Edinho  é o mais extraordinário corredor de rua da nossa cidade e acabou de completar  79 anos de idade. Nesse contexto, vamos perguntar a ele o segredo de tanta vitalidade e motivação para manter-se na atividade física regular. 

Live bate-papo – “Corrida Comemorativa” – com “Seu” Edinho e convidados.  

Terça-feira – 25 de janeiro – às 17h.

Transmissão pelo Blog do Pilako.

 

 

Atenção Paulo Câmara: população insatisfeita!!!

Na Tarde deste Domingo 23 de janeiro de 2022, moradores de Pirituba realizaram um Ato Ecumênico em prol do sistema de abastecimento de água da localidade, que tem uma população de aproximadamente 5 mil habitantes na área urbanizada da Vila. Neste evento estiveram presente: Padre Rafael Menezes da Matriz São João Batista, Pastor Edmilson Apolônio da igreja Batista Renovada Filho do Altíssimo, Pastor Paulo na igreja Batista Shalom Adonai, a Sra Patrícia da igreja do Sétimo Dia, o seminarista Thiago Bispo, a Subprefeita Núbia Meira, Vereador Edmilson de Várzea Grande, o Sr Jean Ailton  da Associação dos Motorista de Transporte Alternativo de Pirituba, o Sr Francisco Nascimento da Associação de Capoeirista Só Guerreiro e membros da Associação comunitária de moradores de Pirituba, organizadora do Evento.

É importante ressaltar, que devido os casos de Gripe e da Covd 19; o número de participantes foi reduzido.Todavia a nossa meta é chamar atenção da sociedade para este grave problema da falta de água para todos e cobrar das autoridades políticas do município e do estado o direito a água em abundância e ótima qualidade. No entanto Pirituba tem um Sistema de Abastecimento de água implantado e inaugurado pelo Governador Paulo Câmara sem funcionamento deixando assim a Comunidade insatisfeita, desassistida e revoltada.

Associação Comunitária dos Moradores de Pirituba. 

Expo Geek: um mundo novo……

O mundo nunca esteve tão mutante. Falar a verdade, desde que o mundo é mundo ele sempre seguiu mudando, mas  o “X” da questão reside justamente na velocidade em mesmo segue no seu  deslocamento, ou seja: cada vez mais em ritmo acelerado. Anos atrás, aqui pelo blog, revelei meu espanto em saber que estava acontecendo na cidade um evento do qual desconhecia completamente. Encontrei,  no Pátio da Matriz,  jovens e adolescentes  “fantasiadas” – sem ser tempo de carnaval –  e fiquei curioso. Abordei-os e fiz uma matéria na época falando  do movimento no qual eles estavam inseridos.

Pois bem, o tempo passou e nesse final de semana aconteceu, no Clube Abanadores “O Leão”,  um evento intitulado “Expo Geek” que teve as mesmas características. Esse tipo de movimento, independente do grau de interesse que cada um tenha por ele, é algo sempre  muito  curioso. Para os mais atentos, socialmente falando, o mesmo  nos revela um “mundo novo” que existe e que se configura em algo  com tendência de crescimento,  justamente por agregar muitos adolescentes.

Deuh também estará nas páginas do 4º volume do Livro Apelidos Vitorienses!!

No contexto da confecção do 4º volume do nosso livro – APELIDOS VITORIENSES -, na noite da sexta (21), confirmei mais uma presença feminina no original projeto  que tem, entre outros objetivos, revelar a origem do apelido das pessoas que são mais conhecida por ele (apelido) do que pelo próprio nome. Nossa amiga, desde os tempos que frequentávamos o Colégio Municipal 3 de Agosto, Deuh, é um exemplo pronto e acabado de que seu apelidos tornou-se uma espécie de marca  pessoal.  Aliás, alguém pode me dizer como é nome de batismo de Deuh?

Para o quarto volume (9/25) já catalogamos:

Pereba, Aninho, Feola, Marreco, Jajá do João Murilo, Birino,  Bel Veículo,  Ruela e Deuh. 

A EmpareDADA – por Marcus Prado.

O dadaísmo foi um movimento de rebeldia intelectual, em Zurich, ou simplesmente “Dadá”, no meio das vanguardas europeias do século XX, (inicio da Primeira Guerra Mundial), cujo lema era: “a destruição também é criação”. O símbolo era um cavalo de pau.

Inspirado no clima surrealista desse grupo de poetas e artistas plásticos famosos e no romance pernambucano A Emparedada a Rua Nova, de Carneiro Vilela, fiz um ensaio fotográfico A EmpareDADA, com a participação da modelo Fátima Pontes. As imagens, cerca de 200 peças (inéditas), foram feitas em antigos sobrados da secular rua recifense, especialmente cedidos por seus moradores.

Marcus Prado – jornalista. 

NO TEMPO DE EU MENINO – Ponte de Gaiola – Vitória de Santo Antão – PE – por Sosígenes Bittencourt.

A fotografia da Ponte de Gaiola lembra-me a Vila dos Ferroviários e o arruado de Dr. Alvinho. Arruado, aqui, não é “à beira da estrada”, mas “à margem do Rio Tapacurá”. Das enchentes, dos porcos, das galinhas e vira-latas. Da pobreza, dos panos estendidos no arame e das meninas bonitinhas, cheirosinhas a Seiva de Alfazema. Das moçoilas semivirgens debruçadas nas janelinhas de vaso com flor.

Quando menino, eu tinha medo de cair desta ponte; hoje, eu tenho medo de que me empurrem da ponte. Saudade de um tempo de paz. Contava, minha mãe, que atravessou esta ponte, de mãos dadas com meu pai, conduzindo-me a bordo do seu ventre. Sou do tempo em que havia tempo de acompanhar a réstia do sol e contar estrelas. Sou do tempo em que o coral dos grilos executava a sonoplastia das estrelas.

Sosígenes Bittencourt

Procissão do Glorioso Santo Antão – 2022.

Por volta das 17h de ontem, segunda-feira, 17 de janeiro, a partir da Igreja Matriz de Santo Antão, deu-se inicio a mais uma procissão do padroeiro da nossa cidade – O Glorioso Santo Antão. O evento religioso se configura no ponto alto das comemorações que começaram no último dia 08 de janeiro.

Ainda vivenciando os efeitos da pandemia do novo coronavírus e sob uma epidemia de gripe, o os fiéis  não compareceu na quantidade esperada de anos anteriores. Vale lembrar que festa religiosa se configura numa das mais antigas do Brasil.

 

 

 

Regis: o homem que tem cara de amendoim!!

Na noite do domingo (16), véspera do feriado  municipal dedicado ao Glorioso Santo Antão,  encontrei, no Pátio da Matriz,  os amigos Joselito e Regis do Amendoim. Coincidentemente,  nesse dia, o “homem do Amendoim” estava completando mais uma primavera, salve engano, 64. Outra coisa curiosa, no que diz repeito, amigo Regis é que, recentemente, o mesmo completou 50 anos que negocia no mesmo local, claro, com o produto que lhe deu fama, ou seja: amendoim. Vida longa ao amigo Regis do Amendoim!!!

Corrida Com História – Ajuste Histórico – data da fundação do nosso lugar.

Com base na historiografia local as autoridades da época, em  26 de agosto de 2002, através da Lei 2.942, decidiu  oficializar o ano de fundação do nosso lugar em 1626. Já o dia 17 de janeiro, como dia oficial,  deu-se por  “um acordo”, já que não existe fontes  documentais lastreando tal decisão.

Pois bem, a mais nova postagem do  nosso Projeto Corrida Com História alerta  à necessidade de, enquanto cidade, promovermos um “ajuste” no contexto do registro histórico nas festividades do nosso Padroeiro (Santo Antão),  algo relativamente comum nesse tipo de literatura cientifica/acadêmica.

Nossa cidade, no ano de 2026, chegará aos seus 400 anos de história formal,  algo  muito relevante se considerarmos que o nosso Brasil foi “descoberto” em 1500, ou seja: possui apenas 512 anos.

Pois bem. Se nesse ano de 2022 a Festa do Glorioso Santo Antão chegou para edição de  número 397ª, na sequência, em 2025, chegará para edição de de número 400 antes mesmo da fundação do nosso lugar, algo, convenhamos,  que não encontra  amparo num contexto histórico  seguramente consistente.

Em breve,  por necessidade, as autoridades eclesiásticas, políticas e culturais da nossa cidade serão obrigadas a se debruçarem  sobre essa questão, no sentido da melhor solução para esse descompasso históricoCorrida Com História.

Live 122 – “Os Festejos de Santo Antão” – com o Monsenhor Maurício Diniz.

Hoje (14),  produzimos a live “Festividades de Santo Antão”, em clima de despedida, com o Monsenhor Maurício Diniz. 

Depois de um longo período, sob o comando do Padre Renato, em 31 de maio de 2015, assumiu o destino da Paróquia de Santo Antão, vindo da cidade de Moreno, Monsenhor Maurício Diniz. Apos seis anos e meio, o mesmo, na qualidade de pároco, irá celebrar sua última missa, na próxima segunda-feira (17), às 10h.

Na live, o sempre bem humorado Monsenhor Maurício disse ter vivido aqui, um apostolado muito tranquilo. Na ocasião elencou muitas das suas ações sem esquecer de das pessoas que contribuíram com sucesso das mesmas. Elogiou os  três prefeitos com quem conviveu, no período, e disse que terá muita saudade da Vitória de Santo Antão.

ASSISTA A LIVE COMPLETA AQUI.