Companhia dos Monges: que monge você vai ser?

Na troça “Companhia dos Monges em Folia” os brincantes – “monges” -, muita dos quais figuras conhecidas da cidade,  ganham “sobrenome”. De maneira uniforme, vestidos com seus respectivos “hábitos”, peça (fantasia) que bem marca o desfile da referida agremiação, os “mongeanos”, aos poucos, vai saindo anonimato e recebendo seus “adágios”:

Monge “fotógrafo” (Raminho),  o Monge da “Saudade”(Pilako), o Monge “Mago” (Rivaldo), a “a  Voz” dos Monges (Edinaldo Torres), o Monge da “Pitú” (Batfino), o Monge “Bordaeux” (Zezé Boêmio), o Monge “Controle” (Jurandir), O Monge “Maluco Beleza” (Franklin), Léo dos “Monges” ‘ e o Monge “Branco” (Cristovão) esse último,  o maior  “roqueiro” de todos temos da nossa polis. Difícil imaginas que no tríduo momesco ele mude de ritmo. E você, que “monge” seria?  Em 2020, venha ser um “monge” por uma noite ganhe seu “sobrenome”!!!

 

Assessoria.

Publicado em A Lupa, Revivendo o Carnaval | 1 comentário

“O EMOÇÕES” – por Lucivanio Jatoba

O EMOÇÕES ( Carnaval saudoso de Vitoria)

O Emoções era um ônibus que meu colega de escola,Toinho Ferrer, ( Toinho Tripa) montou para desfilar um dia no Carnaval de Vitoria de Santo Antão. Reunia as raparigas da rua do Sapo, gays da cidade e travestis...Dava a cada uma fantasia, colocava-os no "Emoções" e saia pelas principais ruas da minha cidade, desfilando. Os "Marginais" durante o ano tinham ao menos um dia de glória. A cidade parava para ver passar o "Emoções". Os aplausos eram ensurdecedores, e isso numa cidade conservadora e na década de 1970......Acabou-se esse Carnaval. Agora é tudo tão certinho, tão politicamente correto que me dá raiva... Ficou muito triste o período de Momo que tanto me fascinava.

Lucivanio Jatoba
Publicado em A Lupa, Revivendo o Carnaval | Deixar um comentário

Já circulando a mais nova edição do Jornal da Vitória.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

“Os Caninhas” – “Alô Galera”……

Dia 16 de fevereiro na Cascatinha do Daniel,   a parti das 9:00 horas da manhã, com mesa de Frutas e  feijoada,  ao som da Orquestra Ciclone , Weverton Sensual , Vânia América e Muita PITÚ,  pra você Folião.

 "Bloco Os Caninhas", em 2020,  completa  20 anos de história - "Bloco Os Caninhas" sem você a nossa festa fica incompleta. Esse ano homenageando o eterno direto do Bloco , " Alô Galera " Regis Souza ....

A Diretoria.

Publicado em A Lupa, Anúncios | Deixar um comentário

Momento FAMAM – Faculdade Macêdo de Amorim

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa Carnaval: O Bobeirodromo

Flash do carnaval do Bloco Bobeirodromo - agremiação que juntava a turma jovem no carnaval - ano não registrado. Foto me enviada por Jerônimo. 

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Pitu: Viva a Resenha!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

HORA DE BRINCAR, BRINCAR – por Sosígenes Bittencourt.

REINVENTANDO VELHOS “DITADOS”

Os últimos serão os primeiros. (não)

Os últimos serão desclassificados.

É dando que se recebe. (não)

É dando que se engravida.

Antes tarde do que nunca. (não)

Antes à tarde do que nunca.

Quem espera, sempre alcança. (não)

Quem espera, sempre cansa.

Quem dá aos pobres, empresta a Deus. (não)

Quem dá aos pobres, adeus.

Quem ri por último, ri melhor. (não)

Quem ri por último é retardado.

Quem ama o feio, bonito lhe parece. (não)

Quem ama o feio tem mau gosto.

Quem tem boca, vai a Roma. (não)

Quem tem boca, vaia Roma.

Sosígenes Bittencourt
Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

Clube dos 30 em primeiro lugar.

Ouça a música “CLUBE DOS 30 EM PRIMEIRO LUGAR“, composta por Junior Andrade, canta Banda Conexão. CLUBE DOS 30 EM PRIMEIRO LUGAR Banda Conexão Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Aluísio Ferrer – homenagem dos seus amigos e admiradores………

Perdemos o último dos moicanos ou melhor o último membro, salvo melhor juízo, da famosa "Corriola" criada, aqui,  nos anos cinquenta e hoje brilhantemente substituída, inclusive com mais glamour, pela Missão Cultural da Matriz. Aluísio e parceiros (Dodó da Gamela, Zé Palito, Zezinho Mesquita, Mizura, José Augusto Ferrer, Miro Caboclo, Zequinha Vieira, Biu Cândido, Wilson Bruto, Eliel Tavares, Donato, outros, outros e outros que me fogem à memória) criaram um grupo de jovens com a finalidade primordial de encherem o quengo e curtirem a vida. Resumindo: farrar.

Aluísio sofreu noventa e dois anos de exílio e agora retorna à casa do Pai. Aqui deixa o que tinha de menor valor: seu corpo, sua matéria. Leva suas boas ações e suas virtudes. Conhecemos  e convivemos  bem com Aluísio Ferrer. Homem de caráter e temperamento forte. Às vezes exagerava um pouco. Em nossos diálogos, às vezes um tanto ásperos, prevalecia a harmonia e a civilidade. Recordamos que certa feita, discutindo sobre religião, afirmamos:

- fulano é católico praticante.

Ele retrucou:

- "não há católico praticante; há católico. É, ou não é.  Há pessoas que afirmam serem católicos,  mas não frequentam a igreja, não suportam padres e dogmas. Não o são".

Assíduo frequentador da missa das 6:30 h,  aos domingos na matriz de Santo Antão; amigo fiel do Monsenhor Renato Cavalcanti. Sua prática religiosa extrapolava as muralhas do templo. Sempre solícito procurava viver o cristianismo no que ele tinha de mais autêntico: amor ao próximo.

Aluísio Ferrer foi casado em primeiras núpcias com a antonense, Emília Siqueira, irmã do jornalista e escritor Júlio Siqueira, com quem teve 4 filhos: Alexandre, Joaquim Augusto, Aluísio e Severino José. Viúvo, casou-se com Angelita, nascida no Recife. Em Vitória de Santo Antão foi aluno do professor Aragão. Concluído o ginásio seguiu para o Colégio Marista sendo aluno destaque. Na UFPE cursou Economia. Retornando à terra natal assumiu seu posto no Engarrafamento Pitú, ao lado do pai, Nô Ferrer. Empresário responsável e dedicado deu forte contribuição ao progresso e pujança da empresa Pitú. Através dos clubes de serviços sempre manteve sintonia com as questões sociais.

Aluísio, sentiremos falta do teu vozeirão e de tuas explosões. Mas fica, e por isso agradecemos a Deus, termos convivido com pessoa tão especial, tuas histórias, teu companheirismo, tua solidariedade e fidelidade aos amigos. De uma imensurável dedicação à mãe, dona Áurea Ferrer.

Aluísio deixou-nos corporalmente. A morte é uma passagem. Libertou-se da matéria e agora ao lado do PAI CRIADOR, usufruirá do bem que aqui plantou. Parta em paz,  Aluísio,  e obrigado por tudo que  fizeste em vida por tua família, teus amigos e sobretudo pela República das Tabocas, ou melhor, República da Cachaça, já que tu também apreciavas a “branquinha”.

Homenagem dos seus amigos e admiradores

Publicado em A Lupa, O Tempo Voa Documento | Deixar um comentário

9ª Feijoada da ABTV – Abertura Oficial do Carnaval da Vitória – É NESSE SÁBADO – Restaurante Gamela de Ouro.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Primeiro lote da Saudade é só até o dia 1º de fevereiro!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa Vídeo Carnaval: A Zebra – entrevista com Ralêu – Carnaval de 1988

Publicado em O Tempo Voa - Vídeos | Deixar um comentário

Momento FAMAM – Faculdade Macêdo de Amorim

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O tempo Voa Carnaval: “emoções” nas ruas da Vitória.

Durante vários anos o ônibus "EMOÇÕES",  do grande carnavalesco Antonio Tripa, fez parte da paisagem carnavalesca antonense - foto - anos não registrado

Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

Alguém duvida que Wesley Safadão num ia se esconder bem na foto da caipirinha de siriguela do @comeupostou? Procura ele aí, na moral.

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

LOUCOS ONTEM, SADIOS HOJE – por Sosígenes Bittencourt.

Antigamente, o hospício estava cheio de loucos que tinham uma ideia fixa. Uns ficavam olhando para os cantos de parede, pensando que tinha alguém filmando eles; outros se agarravam com um objeto e só largavam na base do eletrochoque. Hoje, tudo isso é normal. As pessoas nem ligam estarem sendo filmadas até urinando e nem ligam estarem o dia inteiro esfregando o dedinho num smartphone.

Tem gente que bebe para dormir e acorda para beber. Sua fama é de CACHACEIRO. Por outro lado, tem gente que dá Boa Noite no Facebook para cair nos braços de Morfeu e dá Bom Dia no Facebook ao arregalar os olhos, e ninguém dá um pio.

Contam até que um cidadão ressuscitou, no caixão, na hora do seu sepultamento. As pessoas saíram correndo, e ele gritando que se esqueceu de postar o seu falecimento no Facebook.

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

O Bode do Caic.

Música “O BODE DO CAIC“, composta por Aldenisio Tavares e Guilherme Pajé, interpretado por Cássio Campos. [powerpress url=../mp3/caic.mp3] Gostou da música? – Baixe a MP3 Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Cinco homenagens marcarão a 9ª edição da Feijoada da ABTV – próximo sábado (25).

Cumprindo a função de abrir os festejos de momo na nossa cidade, o evento, intitulado “Feijoada da ABTV”, há quase uma década, vem reunido um conjunto de carnavalescos e folião para celebrar a nossa festa maior (carnaval) que, diga-se de passagem,  configura-se num dos mais preciosos Patrimônio Imaterial da nossa polis.

Com apresentações de orquestras de frevo e atrações artísticas confirmadas para o carnaval 2020, a entidade (ABTV) também sempre homenageia pessoas, agremiações e entidades que se destacaram ao longo do tempo, no quesito “carnaval vitoriense”.

Assim sendo, na 9ª edição do referido evento, a ABTV – Associação dos Blocos e Trios da Vitória – realizará cinco homenagens. Na categoria póstuma:  o compositor Guilherme Pajé e o comunicador Régis Souza foram os escolhidos. Realçando a passagem dos seus 70 anos o Instituto Histórico receberá a homenagem na categoria entidade.

Já na categoria “construtores do carnaval antonense” o Maestro Pacheco e Rosa Santana ( vitoriense ex-diretora da FUNDARPE),   respectivamente, serão festejados e condecorados pelos seus relevantes serviços prestados ao nosso torrão.

Assim sendo, mais uma vez, convidamos todo que se identificam com o nosso carnaval a participar desse evento descontraído, animado e plural para  celebrar a vida e deliciar-se com a suculenta feijoada preparada pelo popular “Olho de Pires”. O evento, desde o seu nascedouro, tem como patrocinador oficial o Engarrafamento Pitú que, mais uma vez, deu força total para que o tradicional evento fosse realizado.

Serviço:

Evento: 9ª Feijoada da ABTV Local: Restaurante Gamela de Ouro Dia: 25 de janeiro  - a partir das 11h  - Presença de orquestra de frevo e artistas que irão se apresentar no carnaval vitoriense 2020.

Acesso: valor da pulseira/ingresso custa R$ 30,00 - direito ao almoço /bebidas serão cobradas por fora. As pulseiras poderão ser compradas na portaria do evento ou, antecipadamente,  com entrega em domicílio,  com Pedro Silva,  pelo zap: 9.8508.4265

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Primeiro lote da Saudade é só até o dia 1º de fevereiro!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

Tempo Voa Vídeo Carnaval: GALO DO CAJÁ.

Nesse  vídeo reviveremos o carnaval vitoriense do ano de 2000, visualizando o desfile da Agremiação Carnavalesca  “Galo do Cajá”. Veja o vídeo:
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

Momento FAMAM – Faculdade Macêdo de Amorim

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

O Tempo Voa Carnaval: Primeiro desfile do Bloco da Saudade.

Primeiro desfile do Bloco da Saudade – 1993 – Pilako, Salete e “Dona” Anita.  
Publicado em O Tempo Voa | Deixar um comentário

NOTA DE FALECIMENTO: Aluísio Ferrer de Morais

Faleceu na manhã desta quarta-feira (22/01), com 91 anos, no Recife, Aluísio Ferrer de Morais, um dos diretores do Engarrafamento PITÚ, deixando quatro filhos, sendo o mais velho Alexandre Ferrer, atual presidente da empresa e diretor comercial, sete netos e dois bisnetos.

Sr. Aluísio Ferrer completaria 92 anos no próximo dia 28 de janeiro. Ele estava internado na UTI do Hospital Português, na capital pernambucana, há um ano, apresentando um quadro de complicações pulmonares.

Aluísio Ferrer fazia parte da segunda geração de gestores do Engarrafamento PITÚ, sendo filho do sócio-fundador Severino Ferrer de Morais. Ao longo de seis décadas, Sr. Aluísio foi responsável pelo setor Comercial e de Marketing da PITÚ, consagrando a aguardente como a mais consumida no Nordeste, a segunda do País e a líder absoluta em exportação do produto para o mundo.

O velório de Sr. Aluísio Ferrer de Morais acontecerá no final da tarde desta quarta-feira (22/01), às 17h, no espaço Rosa Master, que fica ao lado do Cemitério São Sebastião, onde será o sepultamento em seguida, em Vitória de Santo Antão, seu município natal.

Publicado em A Lupa, O Tempo Voa Documento | Deixar um comentário

Momento Pitú: Viva a Resenha!!

Daqui a pouco o pituzeiro Acauã Silva muda o status de relacionamento no Face. Já pode desejar felicidades ao casal?

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário

GALINHA DEPENADA E MICO-LEÃO-DOURADO – por Sosígenes Bittencourt.

No tempo de eu menino, criança não podia ver sangrar galinha, éramos retirados da cozinha. Muito menos, assistir ao mergulho da falecida no charco do próprio sangue. Deglutir galinha à cabidela, podia, mas nada de explicações culinárias. Só o aroma que exalava da água fervendo sobre a moribunda para depená-la. Hoje, as galinhas são criadas em cativeiro e assassinadas em série, submetidas às carnificinas frias da tecnologia. E a lei só se mete se você atirar num mico-leão-dourado. Paradoxal abraço!

Sosígenes Bittencourt

Publicado em Fala, Vitória! | Deixar um comentário

A SAUDADE TÁ NA RUA

Música “A SAUDADE TÁ NA RUA”, composta por Cristiano Pilako, com arranjo e voz de Ery Fã Farra. A música integrou o CD  VITÓRIA MANIA DE  CARNAVAL – Exaltando os compositores vitorienses volume 1 – CD produzido por Aldenisio Tavares e Guilherme Pajé para o carnaval de 2010, uma coletânea de músicas gravadas por blocos e clubes carnavalescos. Sete compositores vitorienses são destaques no livro 100 ANOS DE FREVO, também lançado naquele ano – Aldenisio Tavares, Braz Cândido, Guilherme Pajé, Ivanildo da Requinta, Givaldo Barros, José Marques de Senna e Nestor de Holanda.

A Saudade tá na Rua - na voz de Ery Fã Farra Aldenisio Tavares
Publicado em Vitória dos Artistas | Deixar um comentário

Carnaval 2020: “Os Cardeias da Vitória”.

A Troça Carnavalesca “Cardeais da Vitória”, fundada em 02 de Fevereiro de 2019, com a participação dos seguintes Cardeais: Ageu Junior, Ítalo Moura, Luís Vieira, Walmir Lucas, Rafael Ferreira, Hulgo Leonardo, Fernando Lino, Adonias Félix, Carlson Xavier e Pedro Ferrer de Moraes; e com a participação de vinte novos Cardeais; visa mais uma vez participar em Fevereiro de 2020, do carnaval tradicional da cidade de Vitória de Santo Antão – Pernambuco, com a participação de mais.

Como estrelas, os Cardeais, vem trazer luz a nossos Carnavais! Desde tempos imemoriais as estrelas brilham e nos trazem paz. Os Cardeais vem nesse passo reviver e prestar reverência aos Clubes e Blocos, que desde o passado, como antigas e formosas estrelas, abrilhantaram e abrilhantam a Festa de Momo! Tal qual os pontos cardeais (estrelas de nossa constelação) que são os principais pontos de referência para localização sobre a superfície terrestre, esses Cardeais Vitorienses desde Fevereiro de 2019, passarão a ser um porto estrelar, onde os viajantes da alegria encontrarão irreverência genuinamente Pernambucana.

A Pernambucanidade , Estrela Mãe, será conduzida pelos Cardeais nas nobres ruas da Vitória de Santo Antão – PE, retratada nos Estandartes dos Tradicionais Clubes de nossa Terra; pelos personagens dos Maracatu Rural, pelos Caboclinhos, Bonecos Gigantes, entre outros figurantes do Tradicional Carnaval Pernambucano, conduzidos em cortejo, pela Orquestra de Frevo “Ciclone” regida pela grande Maestro: Givaldo Barros. Nós somos os Pontos Cardeais onde a alegria e a cultura pernambucana encontram seu ápice, e onde todos que amam a verdadeira e genuína expressão popular se deleitam, iluminados pelas luzes do amor à Pernambuco! Enfim: seremos vossas luzes maiores, nesse universo de Estrelas! Evoé, Evoé, Evóe.

Esta troça já faz parte das atividades previstas do carnaval de Vitória de Santo Antão. Por isso, desejamos a todos, promover o melhor carnaval dos vitorienses. A troça traz o carnaval tradicional, resgatando e mantendo a força do frevo junto com a sociedade, exercendo assim a nossa cidadania, apoiando a cultura e zelando pelo bem estar social.

Objetivo: Gerar empregos temporários e entretenimento para vitória e região. Prestar Homenagem pelo aniversário de 70 Anos, do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão - Pernambuco. Contando para realização desta intenção, com a colaboração de comércio local, de empresas instaladas em nossa região, bem como a contribuição de profissionais liberais, e outras pessoas possam contribuir para o êxito de nossa apresentação. Valendo ressaltar, que não serão vendidos Kits para os foliões participantes de nossa agremiação.

Saída no dia 22 de Fevereiro de 2020 (Sábado de Zé Pereira), às 20:30h, da Praça Dom Luiz de Brito – Matriz / Proximidade a Igreja Matriz e Sorveteria Madoska; com a participação de representantes de agremiações participantes do carnaval tradicional de nossa cidade e cidades circunvizinhas, com cotejo da Banda “Ciclone” sob a regência do Maestro – Gilvado Barros; e principalmente dos foliões vitorienses.

Evoé! Evoé! Evóe! ao Carnaval de Vitória de Santo Antão.

Assessoria.
Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

ACTV promoveu um “Grito de Carnaval” na noite do sábado.

Na noite do sábado (18) a ACTV – Associação do Carnaval Tradicional da Vitória – realizou uma promoção festiva, ocorrida no Clube Abanadores “O Leão”, intitulada “Grito de Carnaval”. Além da presença de diretores das mais variadas troças do nosso carnaval artistas subiram ao palco para enriquecer a festa. No salão, os foliões também dançaram ao som do batuque original dos tambores do maracatu.

Na qualidade de personalidade carnavalesca homenageada da festa, o vibrante carnavalesco Elminho Ferrer, diretor presidente do “ETESÃO”, em suas palavras, agradeceu a direção e a todos componentes da instituição pela escolha do seu nome.

Publicado em A Lupa | Deixar um comentário

Primeiro lote da Saudade é só até o dia 1º de fevereiro!!!

Publicado em Anúncios | Deixar um comentário