
Arquivo da categoria: A Lupa
2026 – Flash do pré-carnaval – diretoria do ETesão

“Lava Copo” se apresentou na Matriz.

Durante o dia do domingo (01), a Agremiação Carnavalesca “Lava Copo” reuniu um bom número de foliões no Pátio da Matriz. Animado por banda de pagode e orquestra a agremiação manteve a tradição de animar o pré-carnaval antonense. Veja o vídeo.
4ª edição: “Ais que César Oooiii….”

Na sua 4ª edição, a Agremiação Carnavalesca “Ais que César Oooiii….” reuniu foliões das mais diversas tendências na Praça Dom Luiz de Brito, na noite da sexta-feira (30). Com muito pagode e frevo, o evento também, nessa edição, homenageou dois grande carnavalescos que já fizeram a viagem sem volta: Zeca de Abelardo e Javan Ageu de Lima.


Prévia do ETesão – sábado, no Espaço de Ouro- 11h

Comandada por Elminho Carneiro e sua equipe, acontecerá amanhã, sábado (31), a partir das 11h, no Espaço de Ouro, a prévia (2026) da Agremiação Carnavalesca ETesão e ETesuda.
O evento contará com apresentação musicais – orquestras de frevo e banda de pagode. Acertando o passo para o tradicional desfile, que acontece sempre aos sábados de carnaval, haverá apresentação dos emblemáticos e simbólicos bonecos gigantes.

Disk Saudade – compre seu kit pelo WhatsApp

Para facilitar a sua vida, a SAUDADE implementou mais uma ferramenta, no sentido da compra do seu kit. Basta entrar em contato pelo whatsapp – 9. 9188.5054 – e garantir sua presença na folia, ao som da Orquestra Super Oara. Ou seja: Participar de mais um baile no asfalto.

ABTV avisa: já é folia no Carnaval 2026 da Vitória de Santo Antão – Por Lissandro Nascimento.

Joel Neto e Lourdinha receberam o reconhecimento dos dirigentes dos blocos que saem com trios elétricos, e o casal, também será um dos homenageados pela Prefeitura no Carnaval 2026.
Da parte dos trios elétricos, a Associação dos Blocos de Trio Elétrico da Vitória de Santo Antão (ABTV) promoveu sua 13ª edição com feijoada, se somando a abertura do calendário da Folia de Momo municipal que contou com as presenças dos dirigentes de blocos, clubes e troças carnavalescas, foliões, patrocinadores, autoridades e a imprensa local, no Restaurante Gamela de Ouro, no sábado (24.01), sob a animação da Orquestra Ciclone e da artista antonense Watusi Alves, acompanhada de outros cantores, como Ricardo Rico, Nildo Ventura, Ery Melo, Guga do Samba das Antigas os quais também desfilarão no corredor da folia nos dias do carnaval 2026.
Na oportunidade, também “deu palhinha” no palco da festa, Wilma Patrício, hoje residente em Gravatá, que integra o projeto cultural “Seresteiros”. Ela já tocou, décadas atrás, em vários bares boêmios de Vitória.

Ciceroneada pelo produtor de eventos Charles Romão, atual presidente da ABTV, a Feijoada da entidade contou mais uma vez com o apoio cultural do Engarrafamento Pitú, contudo, nesta edição não foi realizado as tradicionais homenagens às personalidades e entidades vinculadas ao carnaval pernambucano. A ABTV, neste ano, fez única homenagem ao casal antonense Joel Neto e Lourdinha Carneiro.
O empresário Joel Neto detém uma vida intrinsecamente ligada ao carnaval e aos desportos da Vitória de Santo Antão. É um dos baluartes da Liga Desportiva Vitoriense, já exerceu mandato como Vereador e Secretário Municipal de Esportes, e junto com sua esposa dinamizou por muitos anos a vida social do Clube Vassouras O Camelo (que atualmente se encontra sem sede). Joel e Lourdinha receberam o reconhecimento dos dirigentes dos blocos que saem com trios elétricos, e o casal, também será um dos homenageados pela Prefeitura no Carnaval 2026.
Durante coletiva de imprensa na 13ª Feijoada ABTV, o Secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa da Prefeitura de Vitória, Demétrius Lisboa, anunciou junto com os dirigentes da Associação, que foi feito uma vistoria muito detalhada pelos órgãos públicos no tocante ao corredor oficial da folia, que determina o fechamento do trânsito, nos dias de carnaval, das ruas principais da Matriz, Centro e Livramento. Toda a infraestrutura urbana do corredor por onde desfilam as atrações com trios elétricos estão recebendo adequações em toda sua rede elétrica, inclusive os semáforos e os postes, além de um novo piso com camada asfáltica.
O carnaval multicultural que a cidade vem construindo ao longo dos anos adota inovação com os open-bar nas concentrações de inúmeros blocos, bem como o fortalecimento do carnaval de rua com orquestras de frevo. Com esse evento da ABTV em seus 28 anos de fundação, a entidade agrupa uma dezena de blocos de trio elétrico, assegurando a diversidade que Vitória dispõe frente ao passo da folia de Momo. A cidade já respira desde o início do ano com movimentos de ensaios de rua e prévias carnavalescas que perfazem a contagem regressiva rumo ao carnaval marcado para os dias 14 a 17 de fevereiro.
Lissandro Nascimento – Blog A Voz da Vitória.

Vida Passada… – Conselheiro Pais Barreto – por Célio Meira.

Nasceu o pernambucano Francisco Xavier Pais Barreto, em 1821, na antiga vila sertaneja de Cimbres. Viveu a primeira infância, no torrão nativo. Estudou preparatórios no Recife, e matriculou-se no Curso Jurídico da cidade de Olinda. Inteligente e estudioso, alcançou vitórias na vida acadêmica, recebendo, aos 21 de idade, a láurea de bacharel. Pobre, sem proteção política, iniciou-se na magistratura, aceitando o cargo de suplente de juiz municipal de Goiana.
Seis anos decorridos, mereceu de Pires da Mota, presidente da província de Pernambuco, a nomeação de promotor público do Recife.
Nomeou-o juiz de direito do Limoeiro, em 1854, o presidente José Bento da Cunha Figueiredo, visconde do Bom-Consêlho. Exerceu a judicatura, conta Pereira da Costa, nas comarcas da Vitória e do Rio-Formoso. E mais tarde, na de Olinda. Exerceu, também, numa época tormentosa, a chefia de polícia do Piauí, ocupando o mesmo cargo, na província das Alagoas, numa fase de agitação política. Conservou-se, nesses postos, alheio aos ódios e às perseguições, mantendo, serenamente, a ordem pública.
Governou, esse pernambucano, narra aquele eminente historiador, as províncias da Paraíba, do Ceará, do Maranhã e d Baía, sem perder a confiança do governo e do aplauso dos governadores. Na cadeira da presidência, foi, antes de tudo, um magistrado. Representou a terra natal, na Assembleia de sua Província, e na Câmara geral.
Quando o partido conservador subiu ao poder, com o gabinete Ângelo Ferraz, barão de Uruguaiana, ocupou, Pais Barreto, a pasta da marinha. Não pertenceu, esse filho preclaro da vila de Cimbres, à vanguarda dos político exaltados. Homem de convicções arraigadas, teve, sempre, nas lutas partidárias, o elevando e nobre espirito de concórdia. Foi um das figuras preeminentes do partido progressista, em cujas fileiras, apertaram, as mãos, “conservadores moderados e liberais”. Sob a bandeira da paz dessa poderosa agremiação política dirigiu, Pais Barreto, no ministério liberal de 15 de janeiro de 1864, chefiado pelo baiano Zacarias de Góis, a pasta do Estrangeiro. Nesse ano, deu-lhe, Pernambuco, a poltrona de senador do Império.
Faleceu, no Rio de Janeiro, no dia 28 de março de 1864. Contava 43 anos de idade. Presidente de quatro províncias, deputado, duas vezes ministro, e senador, morreu paupérrimo. Era, porém, à honra fatal, milionário de virtudes.
Haverá, na vila de Cimbres, rua ou praça, ou escola municipal, que recorde, aos velhos e especialmente aos moços, o nome honrado do Conselheiro Pais Barreto.
Célio Meira – escritor e jornalista.
LIVRO VIDA PASSADA…, secção diária, de notas biográficas, iniciada no dia 14 de julho de 1938, na “Folha da Manhã”, do Recife, edição das 16 horas. Reúno, neste 1º volume, as notas publicadas, no período de Janeiro a Junho deste ano. Escrevi-as, usando o pseudônimo – Lio – em estilo simples, destinada ao povo. Representam, antes de tudo, trabalho modesto de divulgação histórica.
Setembro de 1939 – Célio Meira.

Virada do lote da Saudade é hoje, segunda-feira, 26 de janeiro!!!

Assim sendo, não perca o passo:
Desfile da Saudade
Dia – segunda-feira de carnaval – dia 16/02
Hora – 21h
Atração: Orquestra Super Oara e Trio Asas da America
Kit – $105 à vista ou em até 3X no cartão (3X$35).
Locais de vendas: Escritório do Blog do Pilako, vendedores autorizados e pelo DISK SAUDADE – 9.9188.3054.
O Pereirinha – Bloco do Javan – pelas lentes da história….


Joel Neto e Lurdinha – o casal carnaval……


Feijoada da ABTV acontece nesse sábado (24)….

🍲 Feijoada completa
🍉 Mesa de frutas
📍 Local: Gamela de Ouro
📅 Data: 24 de janeiro
⏰ Horário: A partir das 11h
🎟 Pulseira: R$ 30,00 com Eventos Vitória, Seu Kiko Cozinha Regional e com diretores dos blocos associados.
Reúna os amigos, vista sua alegria e venha dar o pontapé inicial no Carnaval da Vitória com muito frevo, tradição e animação!
Informações: (81)98508-4265 Eventos Vitória ou (81)98546-4113 Charles Romão
Feijoada da ABTV
O CARNAVAL DA VITÓRIA COMEÇA AQUI!!!
Assessoria de Imprensa

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – por @historia_em_retalhos.

Sou um instrumento de percussão e não uma religião.
Pareço com um reco-reco e sou usado em cerimônias com cantos e danças.
Infelizmente, no Brasil, utilizam o meu nome de forma pejorativa e estigmatizante, com o objetivo de ofender as religiões de matriz africana.
Associam o meu nome a “feitiços” ou “magias”, reforçando o preconceito e o racismo religioso no país.
Nada disso é verdade.
Agora você já sabe: o meu nome está ligado à música e à espiritualidade, afinal axé e amor se misturam.
As diferenças se abraçam.
Isso é RESPEITO.
Religiões de matrizes africanas não existem para praticar o mal.
O único mal que as persegue é o preconceito.
Desejo a todos um ótimo dia 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
Muito axé! 🙌🏽
.
.
Siga: @historia_em_retalhos

Cafeteria Amor Por Café – comemoração em grande estilo!!!

No contexto da passagem dos 3 anos de atuação da Cafeteria “Amor Por Café”, será realizada uma comemoração recheada de boas degustações, música de qualidade e muita gente interessante.
Além de vários tipos de café, o evento contará com alguns parceiros gastronômicos: Restaurante Tio Nado, Jonny Burguer e Bendito Pudim. O encontro será realizado nos dias 23, 24 3 25 de janeiro no antigo Prédio da Estação Ferroviária.
O movimento gastronômico é uma iniciativa de alguns empresários do ramo que será animado pelas seguintes atrações musicais: sexta (23) – Grupo Quatro e Jazz – sábado (24) – Seresteiros da Vitória – domingo (25) – Roberto Júnior Sax.

Feijoada da ABTV 13ª edição – Abertura oficial do Carnaval da Vitória.

Vem aí um dos eventos mais esperados do pré-carnaval vitoriense! A tradicional Feijoada da ABTV abre com chave de ouro a festa mais animada do ano, reunindo música, cultura e muita alegria.
A programação conta com a apresentação especial da cantora Watusi, além de cantores convidados e o som do frevo da Orquestra Ciclone.
E claro, não vai faltar sabor:
🍲 Feijoada completa
🍉 Mesa de frutas
📍 Local: Gamela de Ouro
📅 Data: 24 de janeiro
⏰ Horário: A partir das 11h
🎟 Pulseira: R$ 30,00 com Eventos Vitória, Seu Kiko Cozinha Regional e com diretores dos blocos associados.
Reúna os amigos, vista sua alegria e venha dar o pontapé inicial no Carnaval da Vitória com muito frevo, tradição e animação!
Informações: (81)98508-4265 Eventos Vitória ou (81)98546-4113 Charles Romão
Feijoada da ABTV
O CARNAVAL DA VITÓRIA COMEÇA AQUI!!!
Assessoria de Imprensa

O setentão Régis do Amendoim….

Figura conhecidíssima na cidade, o empresário Régis do Amendoim, recentemente, completou 7 décadas de vida, diga-se de passagem: bem vividas. Seu aniversário natalício ocorre no dia 16 de janeiro, “colado” com “o dia” do nosso santo Padroeiro (17), Santo Antão. Na última sexta-feira (16), tive a oportunidade de, pessoalmente, parabeniza-lo pela data.
Longe da santidade, o amigo Régis do Amendoim é, indiscutivelmente, um sujeito “sangue bom”. Aliás, o mesmo já vivenciou boas histórias, ocorridas na Vitória de antigamente, no tempo de criança/adolescente, quando batia os quatro cantos da cidade com o seu cesto no braço, vendendo amendoim no retalho…..
Vida longa ao amigo Régis do Amendoim….

Procissão de Santo Antão reuniu católicos antonenses.

Após uma extensa programação religiosa, consagrada ao padroeiro da nossa cidade aconteceu, na tarde do sábado (17), a tão aguardada Procissão de Santo Antão.
Com percurso definido, os fiéis católicos percorreram as principais vias centrais.
O 17 de janeiro de 2026 realçou, de forma oficial, a passagem dos 400 anos de fundação da nossa comunidade. Curiosamente, a referida procissão destacou a sua edição de número 401ª, algo que não se coaduna com um raciocínio lógico.
Na ocasião da passagem da procissão pela Praça Diogo de Braga, realizamos registro em vídeo. Veja aqui:

Celso Daniel – por @historia_em_retalhos.

Em 18 de janeiro de 2002, era assassinado Celso Daniel, prefeito de Santo André/SP.
O prefeito foi retirado do seu veículo na região dos Três Tombos, zona sul de São Paulo, tendo o seu corpo sido encontrado dois dias depois na Estrada das Cachoeiras, na altura do quilômetro 328 da Rodovia Régis Bittencourt.
O inquérito da Polícia Civil concluiu que Celso Daniel foi sequestrado, torturado e morto por uma quadrilha que atuava na Favela Pantanal, na zona sul da capital.
Apesar disso, muitas pessoas, entre elas membros de sua família, acreditam que o crime teve motivação política.
Depois da morte de Celso Daniel, pelo menos outras seis pessoas relacionadas ao ex-prefeito foram mortas.
O empresário Sérgio Gomes da Silva, o “Sombra”, amigo pessoal do prefeito e que estava em sua companhia no momento do sequestro, saiu ileso, apesar de o carro ter sido crivado de balas.
Sombra morreu em 2016, vítima de câncer.
Ao todo, seis réus foram julgados e condenados, nenhum deles com ligações com partidos políticos.
Trata-se, sem dúvida, de um dos casos policiais e políticos mais polêmicos do início desde século no Brasil.
A quem interessar, recomendo a série “O Caso Celso Daniel”, disponível no Globoplay.
.
Siga: @historia_em_retalhos
https://www.instagram.com/p/DTqGhLkEUPs/?igsh=OWpsdjZ6eGx3Z3p3

A terra de Santo Antão: 400 anos de fundação!!!
Celebremos, hoje (17/01/2026), a passagem dos 400 anos de fundação da Vitória de Santo Antão. Mas é importante lembrar que nem sempre a mesma (cidade) teve a palavra “vitória” como principal identificação.
Terra desbravada pelo português Diogo de Braga, oriundo do Arquipélago do Cabo Verde, em 1626, mais precisamente da Ilha de Santo Antão, recebeu, de partida, o simpático nome de “Cidade de Braga”.
Fruto da devoção ao catolicismo, o santo virou o protagonista do lugar: Povoado de Santo Antão da Mata, Freguesia de Santo Antão, Vila de Santo Antão e só a partir de 06 de maio de 1843, virou “Cidade da Vitória”. Uma alusão direta à vitória alcançada na épica Batalha dos Montes Tabocas, ocorrida em 03 de agosto de 1645.
O curioso para o tempo presente é que o nome atual – Vitória de Santo Antão – só foi cravado, definitivamente, a partir de 1º de janeiro de 1944. Ou seja: apenas há 82 anos.
No transcorrer desses 400 anos de história o mundo se transformou. O Brasil deixou de ser apenas uma rica porção de terras nos trópicos para virar um País rico, soberano e próspero. Na esteira dos acontecimentos nacionais, no alvorecer do século XIX (1812), quando viramos vila autônoma – Vila de Santo Antão –, os antonenses, por assim dizer, começam a tomar conta do próprio nariz.
Constituíram Câmara de Vereadores, passaram a contar com ordenamento jurídico próprio, determinam, também, o seu código de postura e costumes e assim passam a ter vida própria.
Nesse contexto, na qualidade de vida coletiva, o local ganhou ares de metrópole. No comercio, vira uma espécie de locomotiva da região. Instrumento de cidadania e desenvolvimento, a imprensa escrita tornar-se-ia um caldeirão de alavancas. Um “campo santo” público (cemitério), atenderia os clamores da “vida” pós-morte. Mas é a chegada do trem (1886), símbolo do progresso nos quatro cantos do mundo, que a faz conjugar todos os índices de crescimento, ou seja: social, político, cultual e econômico.
Para pontuar dois momentos singulares, nessa linha imaginária do tempo, nessa auspiciosa data comemorativa, sublinhemos o pior e o melhor acontecimentos já vivenciados: pelo lado trágico, o surto da Cólera, no qual parcela expressiva da população foi a óbito, em um curto espaço de tempo. Na outra ponta, respeitando o contexto histórico, exaltamos à visita do Imperador Pedro II, ocorrida em 18, 19 e 20 de dezembro de 1859, fazendo da então “Cidade da Vitória” a capital do Império.
Portanto, para encerrar essas linhas, que mistura um pouco de tudo, comemoremos, com “vivas”, à República da Cachaça, aqui, bem representada pela gigante Pitú.
Redamos nossas homenagens à Vitória de Santo Antão, uma terra que se expressa de maneira plural. Ou seja: conservadora na vida política e irreverente e criativa na sua festa maior – o Carnaval!!!

Vida Passada… – General João Severiano – por Célio Meira.

Dez filhos deu, à pátria, dona Rosa Maria Paulina Fonseca. Amélia e Emília, foram as filhas. Hermes e Ernesto, que combateu os praieiros, em Pernambuco, governando a Baia, foi marechal; Severino teve baronato de Alagoas; Deodoro proclamou a República; Pedro Paulino governou a província das Alagoas; Hipólito e Afonso Aurélio tombaram em Curupaití; Eduardo Emiliano morreu na batalha de Itororó, e João Severino, médico, professor e escritor, serviu ao Brasil, na paz e na guerra.
Nasceu João Severino na velha cidade das Alagoas, no dia 27 de março de 1836, conquistando, aos 24 anos de idade, mais ou menos, no Rio de Janeiro, a carta de doutor em medicina. Ingressou, em 1862, no corpo de saúde do exército nacional, e dois anos mais tarde, no posto de tenente, acompanhou as forças brasileiras, na campanha do Rio Prata. Marchou, depois, para os campos do Paraguai, e, exposto aos perigos, cumpriu, serenamente, os deveres de patriota e de médico, nas trincheiras, e nos hospitais de sangue.
Em 1875, esteve na Bolívia, informa um historiador, numa comissão de limites, e regressando ao Brasil, exerceu o cargo de inspetor sanitário do exercito, galgando os postos hierarquia militar. Dedicou-se, também, ao magistério, e ensinou, a partir de 1887, ciências naturais, no Colégio Militar. O regime republicano veio encontra-lo nessa cadeira de mestre.
Era o ilustrado alagoano, a esse tempo, uma das figuras destacadas do Instituto Histórico Brasileiro, e amigo dedicado de D. Pedro II, o Grande Presidente dessa Instituição. Proclamada a República, e irmão de Deodoro, João Severiano, homem de atitudes firmes, e de caráter nobre, na primeira sessão do Instituto, a 29 de novembro de 1889, quando o ex-imperador para o exílio, pronunciou, conta o padre Galanti, estas palavras respeitáveis: “Eu levanto-me aqui, solenemente, para pedir ao Instituto que, no meio de seus arroubos pelos esplendores da mãe-pátria, não se esqueça da gratidão que deve àquele que foi um protetor e pai”.
Alcançou, em 1890, os postos de coronel-médico e de general de brigada, exercendo a chefia do corpo de saúde. Na Constituinte, representou, o Distrito Federal, no senado, ao lado de Eduardo Vandenkolk e de Joaquim Saldanha Marinho. Floriano, em 1982, o reformou. Era o castigo à rebeldia do filho de Dona Rosa, a “Mãe dos Sete Macabeus”. João Severiano assinara o famoso manifesto dos 13 generais. A justiça restituiu-lhe os galões. Voltou ao cargo antigo.
Escritor, geógrafo e historiador, publicou o “Viagem ao redor do Brasil, o índios de Guaporé, o Climatologia de Mato Grosso” e várias monografias de acentuado valor cientifico. Seu estilo era simples, e elevada sua linguagem.
Morreu aos 61 anos de idade. Honrou a Pátria. E a estirpe dos guerreiros das alagoas.
Célio Meira – escritor e jornalista.
LIVRO VIDA PASSADA…, secção diária, de notas biográficas, iniciada no dia 14 de julho de 1938, na “Folha da Manhã”, do Recife, edição das 16 horas. Reúno, neste 1º volume, as notas publicadas, no período de Janeiro a Junho deste ano. Escrevi-as, usando o pseudônimo – Lio – em estilo simples, destinada ao povo. Representam, antes de tudo, trabalho modesto de divulgação histórica.
Setembro de 1939 – Célio Meira.
