Momento Cultural: A ILUSÃO – por José Miranda

Jos+® Tiago de Miranda

Para vivermos nós contentes pela vida
sem essa mágoa que tortura tanto a gente
da culpa de Eva no Édem, um dia nascia.
O Senhor deu-nos a ilusão constantemente.

Quanto seria: a alma por tudo entristecida
e o coração ensimesmado e até doente
se a ilusão fosse deste pélago banida
se não houvesse, não o sonho doce e ingente!

De assalto sem se esperar conta do destino
a ilusão toma para nos dar prazer na dor
para nos fazer o espiamento pequenino.

Da nau de crença a vela enfuna com vigor
e fortifica quando sofre, o coração:
toda beleza está da vida na ilusão.

José Tiago de Miranda, vitoriense, nascido a 9 de junho de 1891 e faleceu a 29 de maio de 1960. Foi professor primário na Vitória, em Moreno e em Limoeiro, exercendo, em todas as cidades, o jornalismo. Foi proprietário e diretor de O LIDADOR a partir de 1932 até sua morte. Cronista, poeta e jornalista de alto valor. Seus filhos (Ceres, Péricles e Lígia) reúnem em volume muitas de suas crônicas e poesias, em livro “Antologia em Prosa e Verso”, comemorando o centenário de seu nascimento, aos 9 de junho de 1991. Do casamento, com D. Herundina Cavalcanti de Miranda, houve ainda um filho, Homero, falecido logo após a morte do Prof. Miranda.

1 pensou em “Momento Cultural: A ILUSÃO – por José Miranda

  1. Caro conterrâneo e já amigo, pela seguidas lembranças de versos publicados de meu pai JOSÉ THIAGO DE MIRANDA. -Sou seu filho caçula.-
    É muito gratificante perceber que alguma parte da sociedade de nossa cidade
    não tenha esquecido dos valores poéticos, jornalísticos e cidadão, vida da vida passada da história literária e jornalistica de nossa querida Vitória Santo Antão.
    Assim sendo, desejo te escolher para que junto ao Professor Pedro Ferrer, presidente do INSTITUTO HISTÓRICO de nossa amada terrinha, faças gestões pelas possíveis possibilidades de receber em doação um precioso quadro envidraçado, denominado – CARTA PATENTE – com 62 cm de comprimento por 53 de altura, com assinatura original do presidente HERMES DA FONSECA E SEU VICE PRESIDENTE de 30 setembro de 1910, ou seja: 106 (cento e seis anos)tendo em seu verso, assinaturas de várias autoridades militares, Generais, Coronéis, Major e Capitão, do Exercito Brasileiro na época. Autenticado com o selo e o carimbo da REPUBLICA , em papel linha e também autenticação de alguns cartórios onde foi apresentado; Concedendo a JOSÉ MIRANDA , o título de CAPITÃO, da guarda NACIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO, lotado na 182 º BATALHÃO DE INFANTARIA DA GUARDA NACIONAL DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO. EMITIDO NO PALÁCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA NO RIO DE JANEIRO AOS 30 DIAS DE SETEMBRO DE 1910. Tenho esta preciosidade guardada a mais de 40 anos e começo a pensar em doar ao povo de minha terra e terra dele através do nosso INSTITUTO HISTÓRICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, ONDE JÁ EXISTE UM ESPAÇO OCUPADO COM SUA IMPRESSORA, DO JORNAL “O LIDADOR” RELICÁRIO DO JORNALISMO ANTIGO DE NOSSA CIDADE. Que se hoje ainda existisse estaria próximo de seus 200 anos.
    meu cordial abraço a você e ao Prof. Pedro Ferrer pelo carinho dado a História de meu saudoso pai JOSÉ THIAGO DE MIRANDA .

    Vitória do Espirito Santo
    PÉRICLES CAVALCANTI DE MIRANDA.

    AV. SATURNINO DE BRITO 735- PRAIA DO CANTO -APARTAMENTO 1602
    VITÓRIA DO ESPIRITO SANTO = CEP. 29055-180 = TEFON. 027-981111617

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *