O TEMPO VOA – INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS (1936)

O TEMPO VOA - INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS - 1936INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS – 1936

Esta entrada foi publicada em O Tempo Voa. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

24 respostas a O TEMPO VOA – INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS (1936)

  1. antonio de padua disse:

    fui interno neste instituto nos anos 71 a 74, bons tento. quem tiver fotos mande pra min, obg.

    • Antonio de Padua disse:

      quem tiver fotos manda pra mim, obg.

      • Aldomir disse:

        Eu também fiz parte do Colégio Interno de Pacas nos anos de 1972 e 1973. Fazia parte da banda de música, comandada pelo maestro Tenente José Nicácio de Souza. Tocava pistom com os colegas Ivo e Castelo, repeti duas vezes a 4ª série primária, com notas muito altas, por não existir a 5ª série. Lembro que minha professora era dona Maria José e tinha uma colega de classe por nome de Marli, filha de um dos monitores, morava lá mesmo. Por enquanto só. Ok?

        • marcos sales disse:

          Eu tambem fiz parte, morava neste inst.profissional de Pacas nos anos, 1972 e 73 conheci a banda do tenente jose nicacio de souza, aprendi outra prof. foi tudo de bom! nunca esquecerei!

          saldacoes marcos sales

        • marcos sales disse:

          Eu tambem fiz parte, morava neste inst.profissional de Pacas nos anos, 1972 e 73 conheci a banda do tenente jose nicacio de souza, aprendi outra prof. foi tudo de bom! nunca esquecerei!

          saldacoes marcos sales

    • geraldo disse:

      eu tenho é só procurar por Geraldo pacas no face.

  2. jose antonio ferreira disse:

    Prezado Antonio:
    Vi seu interesse por fotos do Instituto de Pacas, em agosto de 2013.
    Também me interesso pelo assunto.
    Você dispõe de material sobre aquele Instituto?
    Estou tentando fazer um estudo comparativo entre esse Instituto e o de outros Estados.
    Procuro informações sobre fundação, estrutura, funcionamento, histórias, alunos etc. Se houver algum livro, agradeço sua indicação.
    Abraços, José Antonio.

  3. João disse:

    Caro Antônio, fico feliz em compartilhar as memorias do instituto profissional de pakas e dizer que todo pouco que eu tenho e aprendi e a disciplina tenho faz parte de la. Entrei em 1958, e sai em 1967. Grandes recordacoes, grandes professores. Nao precisamos de ter melhores escolas, bastava ser igual ao instituto.
    Um abraço a voce, porque independente da diferença de anos que tivemos, todos estes ex alunos eu considero um irmao que nunca tive!

    João Jordão Filho

    • vicente manoel barbosa disse:

      joão eu tambem fui aluno deste maravilhoso colegio de pacas.
      fui da banda de 62 a 65 tocava clarinete, fazia parte da banda,
      eu dormerci reginaldo marqinho de seu joão gouberto, e muitos,
      outos que recordo no momento ate porquer são 55 anos. gostaria,
      de reviver esse bons tenpo com alguem.

  4. Pingback: Internauta João Jordão Filho comenta na Coluna O Tempo Voa | Blog do Pilako

  5. Pingback: Internauta Aldomir comenta no blog | Blog do Pilako

  6. Marcelo Waldemar da silva disse:

    fui aluno da escola profissional de pacas do ano 1978a1980

  7. sebastião epaminondas da silva disse:

    Meu nome é Sebastião Epaminondas da Silva vou completar 60 anos, mas, os meus 11 até 15 anos fui internado – sai de lá com a 5.ª série. Sou advogado e estou quase aposentado, tenho dois filhos um com 18 anos e outro com 29 anos. Sou feliz. Amo a minha esposa que é do Rio de Janeiro. Moramos em Niterói-RJ.

  8. marcos sales disse:

    Eu Marcos sales atualmente moro em são paulo tenho 56 anos, fui internado neste instituto prof. de pacas, nuca esqueço!
    foi um aprendizado,mais esperiencia e gostaria de compartilhar com irmaõs da epoca!

  9. eu, me chamo Demetriosantos tenho 44 anos, de idade e poço ate diser também qui eu, fiz parte dessa epoca boa, a sim qui meus, pais me abandonou com mais 2 irmãos fomos separados pelo destino na decada de 1976 me lembro bem de quando chegava a hora e o mes de setembro eu, fazia parte da banda macial e eu, tocava tarol, e prato, bom e alem disso eu, tambem amava desenhar muito no colegio interno pacas ou seja era um colegio interno chamado de Febem, e o bom é qui eu, hoje me tornei adulto e um cara muito umilde lembro muito bem da padaria qui ficava la nus fundos e depois eu, me lembro muito também de uma polcilcas de porcos, e amava ir pra igreja no outro lado da casa de dona neves, ela nus levavas para amissa todads as quartas feira.. a e nem poço me esquerser de uma amigo qui eu, contava com ele weliton foi o 1 amigo qui eu, encontrei por la e sem falar qui ele desenhava muito e hoje eu, ainda tenho um desenho muito especial, qui ele me deu assim qui saiu do afanato pacas, um verdadeiro He-man….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs. obrigado memorias das memorias qui me faz lembrar.. Demetriossantosdemafl@hotmail.com ou watzappi 998043491.

  10. Pingback: Internauta Demetrio Santos comenta na Coluna O Tempo Voa | Blog do Pilako

  11. jose yrapoa da silva disse:

    meu nome e jose yrapoa da silva gotaria de saber citem ex aluno do diretor padre pedo no ano 1973

  12. Meu nome é Francico Alves foi interno da febem de pacas pra mim não foi nada bom viver la eu era menor abandonado mais era tratado como banditos pelos manitores …….sair da febem em 1991 graças a Deus

  13. Josue Manoel do Nascimento disse:

    Fiz parte da banda de musical do colégio interno de pacas.Fiquei de 62 à 69,quando fui para à EAMPE.Me tornei sargento musico fuzileiro naval e hoje sou suboficial musico fuzileiro naval.Estou reformado há 17 anos.Moro em Mesquita no RJ.

  14. Pingback: Internauta Josue Manoel comenta na Coluna O Tempo Voa | Blog do Pilako

  15. Jailton disse:

    hoje sou muito grato ao Instituto Profissional de Pacas; penas que foi instinto. Não me lembro muito bem do período que passei exatamente; so tenho lembrança da copa de setenta foi meu último ano. Um acontecimento que até hoje ficou na memória, foi o afogamento de um colega em uma das barragens e não consegui dormi a noite e fui parar no gabinete na companhia do padre Pedro. tocava na banda sobre a regência do saudoso ten José Nicácio de Souza; músico, compositor e maestro de dar inveja! ele tinha um acochado que se chamava Clidenor; tocava sax-alto na banda fez um frevo da hora e pôs como título “Nordecli”, o nome de trás pra frente do seu acochado; nasceu pra ser músico. Hoje eu tenho boas recordações e muita saudades; gostaria de tê-los vivos hoje: o Padre Pedro de Souza Leão Filho e o Maestro tenente José Nicácio de Souza para dar um abraço bem apertado e dizer-lhes muito obrigado. Hoje agradeço a Deus e a minha saudosa mãe Severina Maria da Conceição,porque, onde nasci não teria nenhuma chance do que sou hoje, se não fosse pacas. Tenho um filho e duas filhas, uma capitão- tenente da marinha, que era o desejos de todos alunos de pacas; alcançar a patente de “capitão-tenente da Marinha”. Se tiver alguém que lei essa mensagem e é grato por ter passado por pacas e quer ter contato para um boa recordação, whatsApp 84996659911

  16. Pingback: Internauta comenta na Coluna O Tempo Voa | Blog do Pilako

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *