81 pensou em “O TEMPO VOA – INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS (1936)

      • Eu também fiz parte do Colégio Interno de Pacas nos anos de 1972 e 1973. Fazia parte da banda de música, comandada pelo maestro Tenente José Nicácio de Souza. Tocava pistom com os colegas Ivo e Castelo, repeti duas vezes a 4ª série primária, com notas muito altas, por não existir a 5ª série. Lembro que minha professora era dona Maria José e tinha uma colega de classe por nome de Marli, filha de um dos monitores, morava lá mesmo. Por enquanto só. Ok?

        • Eu tambem fiz parte, morava neste inst.profissional de Pacas nos anos, 1972 e 73 conheci a banda do tenente jose nicacio de souza, aprendi outra prof. foi tudo de bom! nunca esquecerei!

          saldacoes marcos sales

          • rapaz me da vez por outra uma imensa saudade do colégio e da banda e dos amigos de minha época amigo Sales. olha, se desejar entrar em contato comigo me liga pra bater mus um papo legal sobre esse tempo.meu nùmero 9- 87088447.edelson dantas eu fui aluno nos tempos do padre Pedro e do maestro da banda a qual eu tocava clarinette.

        • Eu tambem fiz parte, morava neste inst.profissional de Pacas nos anos, 1972 e 73 conheci a banda do tenente jose nicacio de souza, aprendi outra prof. foi tudo de bom! nunca esquecerei!

          saldacoes marcos sales

        • olà eu sou valdemir, eu também fui aluno externo estudei de 68 a1975 nesse colégio estudei com a professora maria josè (zezè)no fundamental ela mim dava aula de geografia no sexto ano, no ano de 1974 ou 1975 passou a ter o ensino fundamental ,época boa que não volta mais.

          • E de mim, não se lembra não? RS! Eu também tocava na mesma banda do maestro tenente José Nicácio de Souza em 1972, e 73, eu tocava 2o trompete, e Ivo e Castelo, tocava 1o trompete, eu cheguei por último nesta banda, e logo alcancei o 1o lugar em lições dadas ao maestro Sr José Nicácio, eu fiquei em 1,o lugar em aulas teóricas e é por que cheguei por último nesta banda modesta parte falando. + RS! RS! estudei 4a e 5a série primária com ela, era uma excelente professora, igualmente ao Sr tenente José Nicácio da banda. e de minhas colegas de escola eu só me lembro de Marli, que era filha do nosso monitor. Esses daí todos eram pessoas muito boas.

        • Eu, fui interno do Instituto Profissional de Pacas. A minha querida Professora Maria José, muito simpática. Aprendi a fazer colchão de capim.
          Na época construíram o santuário da nossa senhora de Fátima..
          Amei aquela Unidade.

    • Olá , Antônio de Pádua
      Eu , Marcos Sales , deixo meu contato artzzap , (11) 9.6391- 1101 (vivo) será um prazer poder falar com você , vamos relembrar os velhos amigos em pacas .

    • Ingressei na FEBEM 1o no dia do meu aniversário em Recife, no bairro do Bingo, 21/12/70/ e em fevereiro de 1971, fui transferido para o colégio de JANGADINHA, em Cavaleiro Jaboatão, e em 1972, e 73, fui transferido para o colégio de Pacas, em Vitória de Santo Antão, e em 1974, fui transferido para o colégio de Santa Rosa em Garanhuns – PE, e também no dia do meu aniversários. 21/12/ de 1974, já com meus 14 anos completos saí de férias e nunca mais voltei não. Em JANGADINHA o diretor de lá era muito amigo demais de um grande amigo e parente do meu pai, o ex deputado Vital Novaes, que era muito amigo deste diretor do colégio de JANGADINHA, Sr Valdomiro ex prefeito da cidade de Bonito – PE, aí não sofri nada não lá enquanto ele foi o diretor. Meu ZAP é : ( 87 ) 9.9821-4250 – ALDOMIR FERRAZ.

  1. Prezado Antonio:
    Vi seu interesse por fotos do Instituto de Pacas, em agosto de 2013.
    Também me interesso pelo assunto.
    Você dispõe de material sobre aquele Instituto?
    Estou tentando fazer um estudo comparativo entre esse Instituto e o de outros Estados.
    Procuro informações sobre fundação, estrutura, funcionamento, histórias, alunos etc. Se houver algum livro, agradeço sua indicação.
    Abraços, José Antonio.

    • É muito gratificante falar com alguém que já foi do colégio de pacas eu fui da turma da década de 80 meu nome é José Arnaldo Alves dos Santos eu amava subir no morro que ficava uma Santa inorme com dois meninos e uma menina rezando na frente da Santa tinha também ums carneiros e mais um pouco de lado tinha uma barragem bem grande era muito linda lá traz do colégio tinha uma igreja tinha também uma fruta que eu nunca esqueço e eu acho que só tem lá era uma manga enorme agente chamava de manga melão 🍈 tinha um tanque bem lindo na frente do colégio que jorra água com três camadas duas quadras lá na frente também eu vou deixar o ZAP se quiser falar sobre colégio de pacas pode ligar pra mim 81986684049 valeu

  2. Caro Antônio, fico feliz em compartilhar as memorias do instituto profissional de pakas e dizer que todo pouco que eu tenho e aprendi e a disciplina tenho faz parte de la. Entrei em 1958, e sai em 1967. Grandes recordacoes, grandes professores. Nao precisamos de ter melhores escolas, bastava ser igual ao instituto.
    Um abraço a voce, porque independente da diferença de anos que tivemos, todos estes ex alunos eu considero um irmao que nunca tive!

    João Jordão Filho

    • joão eu tambem fui aluno deste maravilhoso colegio de pacas.
      fui da banda de 62 a 65 tocava clarinete, fazia parte da banda,
      eu dormerci reginaldo marqinho de seu joão gouberto, e muitos,
      outos que recordo no momento ate porquer são 55 anos. gostaria,
      de reviver esse bons tenpo com alguem.

    • Obrigado amigo, é muito bom ver que muitos internos estão bem casados com familia, foi um benção de deus ter partilhado esse momento da vida com todos esses amigos.Deus te abençoe.

  3. Pingback: Internauta João Jordão Filho comenta na Coluna O Tempo Voa | Blog do Pilako

  4. Pingback: Internauta Aldomir comenta no blog | Blog do Pilako

  5. Meu nome é Sebastião Epaminondas da Silva vou completar 60 anos, mas, os meus 11 até 15 anos fui internado – sai de lá com a 5.ª série. Sou advogado e estou quase aposentado, tenho dois filhos um com 18 anos e outro com 29 anos. Sou feliz. Amo a minha esposa que é do Rio de Janeiro. Moramos em Niterói-RJ.

    • como vai amigo sebastião?me chamo Edelson Dantas,fui interno no IPP,porém não consigo de maneira nenhuma lembrar em que ano.fui do tempo de padre pedro e do maestro nicácio eu tocava clarinete.sai com a quinta série pois na època nâo existia o fundamental ou mesmo o mèdio.gostaria de trocar algumas ideias se desejar entre em contato comigo pelo meu ZAPP/9-8708-8447-desde já um anraço e espero possamos bater aquele papo amigo graça e paz

  6. Eu Marcos sales atualmente moro em são paulo tenho 56 anos, fui internado neste instituto prof. de pacas, nuca esqueço!
    foi um aprendizado,mais esperiencia e gostaria de compartilhar com irmaõs da epoca!

  7. eu, me chamo Demetriosantos tenho 44 anos, de idade e poço ate diser também qui eu, fiz parte dessa epoca boa, a sim qui meus, pais me abandonou com mais 2 irmãos fomos separados pelo destino na decada de 1976 me lembro bem de quando chegava a hora e o mes de setembro eu, fazia parte da banda macial e eu, tocava tarol, e prato, bom e alem disso eu, tambem amava desenhar muito no colegio interno pacas ou seja era um colegio interno chamado de Febem, e o bom é qui eu, hoje me tornei adulto e um cara muito umilde lembro muito bem da padaria qui ficava la nus fundos e depois eu, me lembro muito também de uma polcilcas de porcos, e amava ir pra igreja no outro lado da casa de dona neves, ela nus levavas para amissa todads as quartas feira.. a e nem poço me esquerser de uma amigo qui eu, contava com ele weliton foi o 1 amigo qui eu, encontrei por la e sem falar qui ele desenhava muito e hoje eu, ainda tenho um desenho muito especial, qui ele me deu assim qui saiu do afanato pacas, um verdadeiro He-man….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs. obrigado memorias das memorias qui me faz lembrar.. Demetriossantosdemafl@hotmail.com ou watzappi 998043491.

    • Olá Demétrio, sou Ivanildo Bandeira, também fiz parte do colégio de pacas, de lá foi para Garauns e fiquei até 1980, hoje sou da reserva como 1 sargento musico do exército brasileiro, e tudo começou em pacas.

  8. Pingback: Internauta Demetrio Santos comenta na Coluna O Tempo Voa | Blog do Pilako

    • Olá, seu Francisco Alves Barros,
      Sou José Antonio, do Recife, estou pesquisando sobre a época do Instituto de Pacas.
      Vi muitos elogios sobre aquele Instituto, mas também vi alguns comentários sobre a diferença de tratamento entre os que eram “alunos” e “menor abandonado” e também sobre alguns que estavam ali por terem cometido algum delito.
      A maioria só elogia porque ali começaram a vida, em geral através da música e foram para a Marinha e outras profissões.
      Mas meu interesse maior é justamente saber da recuperação dos que estavam ali cumprindo castigo.
      Se vc puder e quiser me ligar, eu agradeço, e mando meu zap: 81-9.9661.1436.

      • Oi jose, meu nome é Inaldo Candido sou de recife, estive interno em Pacas no ano de 1983 ate o ano de 1989. Foi um periodo dificil ficar loge da minha mae, (mas foi necessario) sou uma pessoa com deficiencia fisica, talvez tenha sido mais dificio por isso. Aprendi muitas coisas la em Pacas. So tenho agradecimento por todos…Dra Diva a dentista, a enfermeira Loudes, Sr Bonifacio, a auxiliar de dentista Naná. Sr Edinho…entre outros que nao lembro o nome. Lembro da padaria que ficava nos fundos, o Maestro Quintino que era o eletricista, tinha tambem uma barbieria que ficava no fundo e o barbeiro usava aquela maquina que puxava os cabelos. lembro da marcenaria, do almoxarifado, tinha um galpão onde ficava uma televisao que todos nos assistia-mos. tinha um refeitorio grande…viveiro entre o galpao e o refeitorio. estudei na escola que ficava na parte de cima depois da barraca de Dona Severina. tenho muitas lembraças boas. APRENDI MUITO SO ELOGIOS. 81 986564625

  9. Fiz parte da banda de musical do colégio interno de pacas.Fiquei de 62 à 69,quando fui para à EAMPE.Me tornei sargento musico fuzileiro naval e hoje sou suboficial musico fuzileiro naval.Estou reformado há 17 anos.Moro em Mesquita no RJ.

    • Josué fui de sua época e também tocava na banda e meu instrumento era tuba si bemol. fiquei de 59 a 66 fui para o Fuzileiro Naval e depois fui para marinha de gola.

  10. Pingback: Internauta Josue Manoel comenta na Coluna O Tempo Voa | Blog do Pilako

  11. hoje sou muito grato ao Instituto Profissional de Pacas; penas que foi instinto. Não me lembro muito bem do período que passei exatamente; so tenho lembrança da copa de setenta foi meu último ano. Um acontecimento que até hoje ficou na memória, foi o afogamento de um colega em uma das barragens e não consegui dormi a noite e fui parar no gabinete na companhia do padre Pedro. tocava na banda sobre a regência do saudoso ten José Nicácio de Souza; músico, compositor e maestro de dar inveja! ele tinha um acochado que se chamava Clidenor; tocava sax-alto na banda fez um frevo da hora e pôs como título “Nordecli”, o nome de trás pra frente do seu acochado; nasceu pra ser músico. Hoje eu tenho boas recordações e muita saudades; gostaria de tê-los vivos hoje: o Padre Pedro de Souza Leão Filho e o Maestro tenente José Nicácio de Souza para dar um abraço bem apertado e dizer-lhes muito obrigado. Hoje agradeço a Deus e a minha saudosa mãe Severina Maria da Conceição,porque, onde nasci não teria nenhuma chance do que sou hoje, se não fosse pacas. Tenho um filho e duas filhas, uma capitão- tenente da marinha, que era o desejos de todos alunos de pacas; alcançar a patente de “capitão-tenente da Marinha”. Se tiver alguém que lei essa mensagem e é grato por ter passado por pacas e quer ter contato para um boa recordação, whatsApp 84996659911

    • Olá Jailton! Me chamo “Reinaldo”, fiz parte da Banda de Música…Com Ten Nicacio, tocava Pistom eu era o cantor em uma encenação escrita pelo Pe Pedro e musicada pelo Ten Nicacio…Sobre Nossa Senhora de Fátima…lembra? (…) agente se aprwsentava no dia das mães… entre outras festividades. Nos desfiles em vitoria de Santo Antao… (…) Me lembro deste evento que voce falou sobre o afogamento do nosso colega, na barragem que ficava por traz da igreja. Cheguei em 69 e sai em 71. Na época estava mudando de diretor. Tinha um colega chamado Zé Duda…lembra? (..) Seu Biu… Entre outros…bons tempos…ah!!! Teve outro evento triste que foi o filho de um funcionário que morreu eletrocultado, na serra da casa do vizinho quando ia roubar galinhas… Na mesma época do afogamento. Vê se você lembra dessa letra:
      Adeus meu caro amigo, é grande a minha emoção. A Pátria me chama a outro abrigo, irei cumprir nova missão. Adeus meu instituto, tão cheio de belezas mil. Irei cumprir o meu dever, pela grandeza do meu Brasil.! “A minha Pátria querida defenderei com ardor, quem parte, parte sorrindo, quem fica morre de dor. (…) lembra? …
      Saudades…71 991750171

    • o colega que morreu no açude perto da igreja foi Roberto Pedro, no de 2 de novembro no feriado de finado, não lembro o ano, mas foi um dia muito triste nunca esqueço.

    • EU TAMBÉM FUI DO COLÉGIO DE PACAS. ( IPP ) NOS ANOS DE: 1972 / E 1973 /NESSE TEMPO AI, EU TAMBÉM FAZIA PARTE DA BANDA DE MÚSICA. EU TOCAVA PISTON NA BANDA, COM OS MEUS DOIS COLEGAS, E EX-INTERNOS, ( IVO, E CASTELO ) ELES DOIS, ERAM 1o,PISTON, E EU FAZIA O 2o PISTON. E O NOSSO MAESTRO, ERA O TENENTE JOSÉ NICÁCIO DE SOUZA. FUI INTERNO NO ANTIGO ( BONJI ) NO RECIFE, EM 21 / 12 / DE 1970 / EM 1971, FUI TRANSFERIDO, PARA A FEBEM DE ( JANGADINHA ) EM CAVALEIRO-JABOATÃO. E EM 1974, FUI TRANSFERIDO, PARA A ESCOLA AGRÍCOLA DE SANTA ROSA EM GARANHUNS-PE,LÁ FIZ TAMBÉM PRTE DA BANDA. E NO DIA: 21 / 12 / DE 1974 /SAI DA FEBEM. SÓ TIRAVA NOTAS MUITO ALTAS DEMAIS, NA ESCOLA.CHEGUEI POR ÚLTIMO NA BANDA DE PACAS,SOB A REGÊNCIA DO REFERIDO TENENTE. E ATINGI O 1o LUGAR, EM LIÇÕES DADAS AO REFERIDO TENENTE SR JOSÉ NICÁCIO DE SOUZA . O TENENTE JOSÉ NICÁCIO DE SOUZA ELE GOSTAVA MUITO DA MINHA PESSOA. OS MEU TELEFONE SÃO: ( 87 ) 99909-3431-TIM! OU, ( 87 ) 99821-4250 – TIM! MEU NOME É: ALDOMIR FERRAZ. MORO EM BUÍQUE-PE, MAIS SOU DE FLORESTA-PE, E DE SERRA TALHADA-PE.NA MINHA ÉPOCA MORREU UM LUNO DE PACAS NA BARRAGEM. FUI TOCAR, COM IVO E CASTELO, MEUS COLEGAS DE BANDA NO SEU ENTERRO NO CEMITÉRIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE.ELE DORMIA NO MEU PAVILHÃO, E A CAMA DELE, FICA UM POUCO PRÓXIMA DA MINHA CAMA. NO DIA QUE ELE MORREU, EU HAVIA SONHADO COM ELE, NA MADRUGADA, ELE MUITO FELIZ, E SORRIDENTE, CERCADO POR SEUS AMIGOS. ELE OLHAVA PRA MIM, E FICAVA SORRINDO MUITO.AI A TARDE, SOUBEMOS QUE ELE TINHA SE AFOGADO NA BARRAGEM QUE FICAVA BEM PERTINHO DO COLÉGIO NUM LUGAR BEM ALTO.

    • Péssimo colégio para mim sofri muito quando era pequeno hoje tenho 54 ainda chorou quando lembro esse colégio nunca foi bom meu irmão ficou doente lá de apanhar fui jogado pequeno no lugar estranho isso não era um colégio era uma prisão

  12. Pingback: Internauta comenta na Coluna O Tempo Voa | Blog do Pilako

  13. eu sou romildo anselmo fui enterno do instituto profissional de pacas ipp se alguém que já foi enterno que queira-se lembra do tempo de interno entre no meu whappsap 47 992605406 santa catarina cidade gaspar

  14. meu nome é Jaime também fui aluno do colégio de pacas de 74 a 78 omeu irmão é Jairo recordo com saudades dos bons tempos e das boas amizades que fiz lá , também toquei na banda do colégio, comecei com mestre Nicácio e passei a tocar mesmo com mestre mesquita que na época era suboficial da banda da policia… pessoas que me lembro: professoras Marlene, Alice , monitores: Adelson ,Bonifácio, Félix, joão estaca,seu Biu e o padeiro, colegas lembro-me de vários. Sai de lá para marinha mais já me aposentei, sou casado tenho uma filha , sou também evangélico e estou servindo ao senhor como presbitéro de uma assembléia de Deus , me formei em música por uma faculdade daqui de Salvador hoje eu agradeço a Deus pelos bons e maus momentos que passei lá porque só ele vê todas as coisas e sabe o que faz.

  15. Olá , Antônio de Pádua
    Eu , Marcos Sales , deixo meu contato artzzap , (11) 9.6391- 1101 (vivo) será um prazer poder falar com você , vamos relembrar os velhos amigos em pacas .

  16. Meu é Eduardo George de Oliveira fiquei
    Interno em Pacas de 1967 à 1969 não consegui entrar na banda de música mais estudei solfejo no Bona lições passadas pelo maestro José Nicacio de Souza, me senti injustiçado por não ter entrado na banda pois estudei a lição 89 enquanto alguns alunos com20 ou até mesmo 15 lições já pegava instrumento eu com quase 100 lições não havia o maestro afirmava que era porque ia chegar um instrumento um sax diferente que como aprendia rápido iria assumir este sax ai fiquei doente e me transferiram para Bongi e não assumi este instrumento do Contra Mestre era o mariano o primeiro piston da banda tenho uma grande recordação que foi lá em Pacas em 1969 que assistimos a transição da Apolo 11 chegar a lua… meu contato é Whatsapp 11 95174 6298 estou em São Paulo e sou formado em Turismo portanto sou Turismologo é quem souber o paradeiro do Cesário me avisa tá! Um abraço a todos O Epaminondas nos comunicamos através do face book estou co 61 naos e sou funcionário da Prefeitura de São Paulo Regional Campo Limpo.

    • Olá bom dia meus amigos meu nome é Valdemir Eugênio Eu também fiz parte dessa instituição mas como na condições de externo estudei junto com vocês que era interno só que eu morava nas redondeza do colégio na época do padre Pedro de Souza Leão tinha como diretora Marlene Gomes da escola para mim sinto maior honra hoje tudo que eu sei eu aprendi lá junto com vocês que era interno hoje moro no Rio de Janeiro casado pai de dois filhos hoje tem o lembrança boas da época que estudei lá com as professoras não esqueço nunca Marlene Pinheiro panfila Alice Solange Miriam Maria José conhecida como Zezé e não esqueço nunca da minha primeira professora dona Elizabete acredito que ela hoje não esteja mais viva porque na época ela já tinha uma idade de quase 50 anos lembro muito bem da equipe Pedro enfermeiro seu Bonifácio ,seu Rômulo Sandoval motorista que trazia as professoras seu biu o senhor que trabalhava na pocilca que eu esqueço no momento o nome dele é Antônio Apolinário lembro muito bem da construção da Santa nossa senhora de Fátima ,do bar embaixo sempre havia eventos lembro das festas juninas que acontecia lá no galpão ou depois que construir a quadra na frente do colégio e todos os finais de semana eu ir à missa e nas noites de maio que tinha na igreja uma época muito boa eu não esqueço nunca ,meu telefone quem quiser entrar em contato comigo é o 21 970982463 zap eu estudei lá no ipê instituto profissional de pacas de 1968 a 1976 sair usando a sexta série que na época já tinha sido liberado hoje o ensino fundamental que na época chamava ginásioum ,forte abraço para todos meus amigos da época inclusive o Anselmo que eu lembro que eu estudei com ele na mesma sala.

  17. OLÁ AMIGOS IRMÃOS CAMARADAS EU SOU JOSÉ ERNANI DE SOUZA
    CONHECIDO COMO SAPINHO POR SER pequeno também estudei neste tempo eu lembro da maioria destes acontecimentos por que passei 7 anos da minha vida internado naquele colégio que para mim foi uma honra foi ali que aprendi a ser gente.carreguei pedras para construir o morro de nossa senhora de Fátima também fis parte da banda de música tocava trompa sax orne.na copa de 70 foi só alegria a Banda de música foi comemora em Vitoria de Santo Antão.Bem companheiros hoje Eu sou Sub.tenente da RR PMPE Também faço parte da Orquestra do Club dás Pás tocando trompete e Regendo a orquestra.deixo um abraço para todos,whatsapp 985054993.

  18. Sou José Severino da silva conhecido como zé tocava trompa banda de música com maestro nicacio no anos de 1973 a 1976 foi um aprendizado de muito valorizado tenho orgulho disso

  19. eu,mim chamo Ivanildo Gomes Da Silva,fui abondonado no IPP fiz parte da banda de música na época do maestro chefe Ederaldo e depois tenente nicacoi que tocava trombone de vara meu a prelúdio era Dero dair sair fui para o exército em Garanhuns pernambuco,moro em Diadema SP fone (11)940010772,sinto saudade da quela época,tocava tuba fiz parte da Banda do exército em Garanhuns. meu zap.

  20. Olá meu nome é Carlos Carvalho Ferreira, também fiz parte do colégio interno. (PACAS). Ou melhor, FEBEM (Fundação do Bem- Estar do Menor. Situado no interior, que fica em Vitória de Santo Antão-PE. Na minha época era o enc. Dos monitores Sr. João estava, Bonifácio, Zezinho, Sr. Pedro, Julião, dona neve, Sr. Hélio, dona Antônia, Juvenal a diretora dona Marlene, dona Sheila, ouve uma época que a escola foi transferida para o casarão, porque estavam construindo a nova escola lá em cima próximo ao campo, pra mim não tenho o que reclamar desde cheguei até o último dia, sai da Casa de Carolina (FEBEM), para (PACAS, de lá fui para Casa do Regresso, (FEBEM). Hoje moro em Jaboatão dos Guararapes-PE.

    • Carlos você foi de pacas em que ano eu fui da década de 80 conheço todos os que você falou ligar pra meu ZAP para gente conversar mais sobre o colégio de pacas bons tempos em KKK meu número é 81986684049 Arnaldo

  21. Lenbro de todos estes nomes estudamos la no colegio de Pacas com era chamado na epoca.eu e meus irmaos .Estudavamos como alunos extermo .pois moravamos proximo ao colegio.estudavamos juntos dos alunos entermo e era todos criancas e bricavamos muitos lembro bem de todos que comigo estudaram.e muitas vezes mim pergunto que rumo tomaram aqueles amigos de infancia. .meu nome e iraci moura meus irmaos Luis moura e joaquim moura este ja falecido. meu pai e Pedro moura. ainda vivo com 90 anos mora em vitoria.hoje eu moro no rio de Janeiro.

    • Boa noite Iraci, fui seu vizinho estudarmos no mesmo colégio de pacas seus irmãos Luiz Joaquim josa, bile,Marli eu tenho contato com sua prima filha de Artur Moura em 2018 encontrei seu pai Pedro Moura em pacas no ponto do ônibus indo pra Vitória perguntei por Luiz ele falou que Luis está em São Paulo em praia grande eu também moro no Rio de janeiro meus números 21970982363 zap 2141171055 pode me ligar.

    • Oi bom dia Iraci não sei se você lembra de mim Nós fomos vizinhos eu morava entre você e Arthur seu tio meus pais Alcides e Luiza se quiser entrar em contato comigo 21 97982463 Valdemir tenho WhatsApp gostaria muito e rever meu amigo Luiz mura

  22. Meu nome edinilson conhecido como pai do rato fui aluno deste colégio de paca quando João Pedro morreu afogado eu estava lá Ivo era um grande trompete muito competênte e meus amigos saudades deste tempo com diretor padre Pedro

  23. Eu MARCOS Sales também fui aluno dessa conceituada escola colégio de pacas em 72/73 foi muito bom , minha mãe Maria do Socorro ficou viúva e indefesa não tinha condições de criar os filhos foi orientada através de um político e orientada através de um juiz , assim eu MARCOS e meus irmãos Carlos Francisco e Luiz Ramos fomos internados para que hoge deixar esses comentários e reviver os tempos de dessa vida, foi um aprendizado e escape , minha mãe Maria fez o melhor , hoje moramos em São Paulo , fiz muitos amigos entre eles , Aldomir , Arapuan, padre Pedro, Darlan tratorista, e Darlan, Arapuan e o pistonista Castelo Branco e branco, Arlindoo.o meu irmão Luiz Ramos aprendeu ser infermeiro , eu MARCOS fazer colchão e tratorista da marca alemã VALMET e padre Pedro , foi muito rígido mais tudo se cooperou para o bem ,sou muito grato a Deus por fazer parte dessa escola instituto de pacas

  24. Eu MARCOS Sales também fui aluno dessa conceituada escola colégio de pacas, foi muito bom para minha vida pois minha mãe Maria Procurando uma forma de amparar os filhos foi orientada através de um juiz de menor indicado pelo um político de muito conhecimento fomos internos na Febem e em seguida Eu Marcos e mais dois irmãos Carlos Francisco e Luiz Ramos fomos internados para que hoge deixar esses comentários e reviver os tempos de 72 73 logo fui transferido pra o colégio de Jangadinha em cavaleiro Jaboatão e chegou o tempo em que minha mãe Maria, lutou muito e nos resgatou para casa de volta já quase maior e foi outra vida , nós aprendemos muito, fizemos amizades em pacas , lembrando sempre de Aldemir e Castelo do pistão que tocava com meu irmão Carlos Francisco ,trobonista da banda do tenente Nicácio e foi muito rígido e aprendemos a ter uma vida igualmente ao exército …

  25. Me chamo Luiz Carlos de Oliveira, conhecido na época por Luiz Carlos. Sinto muitas saudades do tempo que vivi neste instituto, quando me recordo as lágrimas vêm aos olhos pois considero à todos que conviveram comigo como meus pais e irmãos.Foi a época mais feliz da minha história. Ao ler todos os comentários aqui deixados fui relembrando de cada um dos que conviveram comigo nos anos de 72 à 78, experiência inesquecível … Fiz parte da banda e tocava saxofone tenor. Meus amigos Edmilson que tocava trombone, José Saturnino (Saturno), Ivo do trompete e muitos outros pelos quais tenho enorme consideração. Fiz parte da padaria, colchoaria (fazia colchões de capim) e também da enfermaria com o enfermeiro Pedro. Quem quiser entrar em contato este é meu zap 81- 98599-1167. Estou muito feliz ao ter lido esta matéria que me fez reviver tempos tão bons da minha infância.

  26. Me chamo, Laércio Pedro da Silva, fiz parte desta escola de 1976 a 1984, sou da época de monitores Jose Bonifácio e Sr. João Estarca e a professora Maria Jose, um dos momentos que lembro na minha vida que chamei o João Estarca de Veio Estarca e ele ouviu e fui chamado na sala dele e recebi uma lição de moral kkkkk, isso foi um momento na minha vida que nunca esqueci, dai então fui para outra escola chamada Escola Agricola de Santa Rosa Garanhus
    Deixo meu contato 11 99632-0180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *