Corrida Com História: 85 anos da escola de Pacas – Instituto 5 de Julho.

Há exatos 85 anos – 24 de outubro de 1936 – Vitória, ao inaugurar o primeiro centro regular de educação profissionalizante do estado de Pernambuco, exibia o estandarte do pioneirismo e protagonismo político. Na qualidade de secretário estadual de Agricultura, anos antes, o ex-prefeito da nossa cidade, João Cleofas, desapropriou o Engenho Pacas. Na referida porção de terra duas obras importantes foram construídas: a barragem de Pacas e a  já citada escola agrícola, que recebeu o nome de “ Instituto 5 de Julho”, uma referência direta aos movimentos da revolução 1930.

Num clima de festa e euforia, juntamente com população e demais autoridades locais, às 9h, num dia de sábado,  o então prefeito, José Alexandre, recebeu, na Estação Ferroviária,  a comitiva liderada pelo  governador Carlos de Lima Cavalvanti que seguiram de carro até a zona rural para solenidade inaugural.

Passados mais de oito décadas desse importante acontecimento político/administrativo, a referido empreendimento educacional/social mudou de nome várias vezes e, atualmente, cumpre função na chamada medidas  ressocialização com o nome de FUNASE. Essas, portanto, são algumas das informações importantes que catalogamos no nosso projeto esportivo/cultural que tem, entre outro objetivos, estimula à pratica esportiva  aliada ao sentimento de  pertencimento ao nosso torrão natal e que enverga o simpático título de: CORRIDA COM HISTÓRIA!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *