Curiosidades Musicais: Milton Carlos

Milton Carlos - Samba Quadrado f

Milton Carlos, cantor e compositor, irmão da compositora Isolda sua grande parceira de várias músicas.

Gravou seu primeiro LP em 1970, nele destacam-se as músicas: Desta vez te perdi, Tudo parou, Eu vou caminhar e Um presente pra ela, parcerias com Isolda.

No seu LP de 1975 (Samba Quadrado), Milton Carlos brilhou com as músicas: Memórias do Café Nice, Eu Juro que te Morreria Minha, Piston de Gafieira, É Mais de Meia Noite, Jogo de Damas, Amanhã é Outro Dia, Contrassenso, Se Alguém Telefonar, Irônica, Amanhecer Chorando por Você, Foi Ela um Tema de Amor e Samba Quebrado.

Em 1976 Roberto Carlos grava dois sucessos dos irmãos: Pelo Avesso e Um Jeito Estúpido de Te Amar.

No início dos anos 70 a dupla já vinha sendo gravados por: Antonio Marcos, Maria Creuza e a Banda Os Incríveis.

Mas foi em 1973 que as suas canções ganharam projeção na voz do Rei Roberto Carlos.

Numa tarde de 1973, durante uma conversa no Estúdio da RCA, Eduardo Araíjo comentou com Milton Carlos que iria à casa de Roberto Carlos mostra-lhe uma composição para ele gravar. E Milton perguntou se Eduardo poderia levar também a sua canção com a irmã Isolda.

 – “Mas o que eu vou ganhar com isso? Perguntou Eduardo brincando. – “Tudo que eu tenho é um fusca, se Roberto gravar minha musica dou meu fusca para você.” E Eduardo levou uma fita com a composição (Amigos, Amigos).

Eduardo Araújo deixou as duas fitas com Roberto e foi passar uma temporada em sua fazenda em Minas Gerais.

Na volta, ligou para o cantor. – “E aí, Roberto, vai gravar minha música ou não vai?” perguntou em tom de brincadeira. – “Dudu, a sua música é bonita, mas eu gostei daquela outra com uma mulher cantando”. – “Mulher cantando?” – “É bicho, aquela que fala de um cara apaixonado por uma amiga”. – “Mas não é mulher, Roberto, é Milton Carlos, um rapaz que tem voz fina”.

Milton Carlos foi uma criança que não teve mudança de voz, ele crescia, mas sua voz continuava infantil e com tempo feminina. E isso chamou a atenção das gravadoras. E o que poderia ser uma coisa negativa se tornou em positiva.

Milton faleceu em um acidente de carro na via Anhanguera em São Paulo, aos 23 anos na noite de 20 de outubro de 1976, quando vinha de Jundiaí para São Paulo, no Passat do cantor viajava sua noiva a também cantora Mariney Lima que também faleceu e o empresário Genildo Oliveira que escapou com vida. Sua morte provocou grande repercussão na imprensa, especialmente na mídia Paulista.

Samba Quadrado

Eu fiz um samba quadrado pra você sentir
Que quanto maior a distância
Maior é o fim
Eu fiz da rua escura
Pedaço de lua pra te iluminar
Eu fiz de versos mais rimas
Palavras e cismas
Pra te chatear
Eu fiz samba quadrado pra você voltar
Eu fiz da viola a desculpa
Pra me consolar
Eu fiz do ontem o hoje
E do hoje o amanhã
Pra te ver aqui
Mas é bem melhor
Para o mundo eu chorar
Pra você eu mentir
Lourinha, gotinha d’água
Lourinha da minha mágoa

leo

 

 

Leo dos Monges

Botão RSB

3 pensou em “Curiosidades Musicais: Milton Carlos

  1. REALMENTE UM GRANDE CANTOR E COMPOSITOR, ME LEMBRO QDO ELE MORREU NA CURVA BIQUINHA NA VIA ANHANGUERA. ELE MORAVA NA VILA MARIANA E A MARINEY NA RUA BELA ALIANÇA NA V.LEOPOLDINA. FORAM SEPULTADOS NO CEMITÉRIO DA IV PARADA EM S.P. UMA GRANDE PERDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *