O mais novo livro do professor, pensador e conferencista Marcos Paulo.

Em função das muitas atividades atinentes à conclusão do meu curso – História – ainda não tive o devido tempos para, entre outras coisas,  mergulhar na mais recente obra do professor, pensador  e conferencista antonense, Marcos Paulo. Antecipadamente, agradeço sua atenção por me presentear com um exemplar. NIETZSCHE, BOSTINHA INTELECTUAL E MENTOR DO SATÂNICO EMPREENDIMENTO PÓS- HUMANISTA. UM TEXTÍCULO – esse é o título.

Em minha rápida leitura, pude inferir que o autor, com um profundo conhecimento da causa abordada, explica: “cabe esclarecer que não se buscou julgar aqui pessoas, mas, digamos assim, ideias”.

Para quem tem um mínimo de capacidade e percepção, em um breve contato pessoal com o autor,  logo entenderá que o mesmo é um sujeito fora de série, ou seja: é governante autônomo das suas ideias, dos seus pensamentos e, consequentemente, dos seus conceitos.

Assim sendo, mais uma vez, agradeço sua generosidade na direção da minha pessoa. Aliás, desde os nossos primeiros contatos o mesmo nunca mudou de tom nem desafinou em uma nota……Parabéns professor!!!

Direitos Humanos: VISITA AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

Dia 12 de dezembro, o Dr. Valdemir Saturnino Titular da Delegacia Especial de Direitos Humanos com sede em Recife, acompanhado do Dr. Aloísio Jorge do Departamento Jurídico, representando a Dra. Joseneide Adriana, presidente executiva do Escritório Vitoriense da Cidadania e Direitos Humanos e o Ouvidor Wilson Brito, foram recebidos pelo desembargador Adalberto de Oliveira Melo, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Após análise dos protocolos em pauta, o Exmo. Presidente do TJ recebeu relatório das atividades da Delegacia dos Direitos Humanos e do Escritório Vitoriense da Cidadania e Direitos Humanos.

No relatório ilustrado com publicações da internet, consta a redução da violação de direitos dos idosos e pessoas com necessidades especiais no município da Vitória de Santo Antão, após a implantação da ouvidoria, situada na antiga estação ferroviária como também após as fiscalizações nos ônibus urbanos, cobrando a padronização e acessibilidade. O documento faz referência também a realização de fiscalização nas agências bancárias e casas lotéricas sobre atendimento prioritário, além de palestras sobre cidadania nas igrejas e associações de bairros.

No relatório consta ainda a parceria das entidades com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadã, Agência de Trânsito (AGTRAN), PROCON Estadual, Ministério Público Estadual, representado pela promotora Dra. Lucile Alcântara e Dr. João Alves e Poder Judiciário, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.

Reconhecimento

Após a audiência, o Dr. Valdemir Saturnino, Delegado especial dos DH, entregou o diploma de conclusão de curso de delegado de Direitos Humanos e termo de posse ao Ouvidor Wilson Brito e o parabenizou pelo esforço e dedicação na promoção da cidadania em Vitória e Região. O ouvidor recebeu também parabéns dos Diretores do escritório dos DH e representantes das Igrejas Evangélicas.

Pensar e Sentir – por Sosígenes Bittencourt.

Sentimento é pau-mandado, depende do pensamento. O coração é o termômetro da emoção, a mente é que ama.

Pensar é tão rápido que você pensa que SENTIU e NÃO PENSOU. É preciso pensar no que se sente, mas, sobretudo, pensar no que se pensa. Pensar naquilo que se pensa é filosófico, é indagação de relação de causa e efeito.

Sosígenes Bittencourt

Lions Clube promoveu solenidade festiva.

Na noite de ontem (12) aconteceu reunião festiva, relativa ao mês de dezembro,  promovida pelos Lions Clube Centenário. O encontro ocorreu na sua sede, localizada no bairro da Bela Vista. Com programação movimentada a pauta do evento contou com premiação de concurso, palestra, tomada de posse de sócio e um jantar de confraternização.

Na qualidade de palestrante o evento recebeu  uma das maiores autoridades do movimento leonístico do Nordeste. O senhor Luis Carlos Feitosa além de realçar a missão da entidade no cenário internacional transmitiu os números contabilizados das ações já realizadas, ao passo que elencou novos programas de campanhas e metas,  no que se refere ao trabalho filantrópico desenvolvido pela entidade.

Ao final do evento,  sócios e convidados participaram de um jantar de confraternização.

Viva o Rei do Baião – Luiz Gonzaga…..

Se vivo estivesse, hoje, 13 de dezembro 2018, estaria completando 106 anos. O Rei do Baião, Luiz Gonzaga foi dessas figuras que não aparecem todo dia. Em se tratando de Brasil, um país marcado por uma das maiores desigualdade social do planeta, “Seu” Lula, como muitos lhe chamavam, foi um alento de esperança para os pobres e excluídos nordestinos, um quase santo.

Do ponto de vista musical, Luiz Gonzaga foi um revolucionário. Com seu estilo próprio, antes descriminado na região sulista, ganhou espaço, fama e dinheiro e ainda acalentou e deu esperança aos –  assim como ele –  retirantes da Região Nordeste que se aventuraram em terras alhures.

Do seu terrão o Gonzagão cantou de tudo. Dos costumes ao desespero, da fé aos folguedos, da bravura à humilhação. Como bom filho, depois de “ganhar” o mundo, ele voltou para perto do seu povo e da sua gente. Luiz Gonzaga foi fiel às origens. Defendeu suas raízes. Ele modificou o mundo sem perder a sua essência. Algo que vai muito além dos simples mortais.

Mas, como diz  o compositor antonense Aldenisio Tavares, em uma das suas músicas, “O Nordeste Mudou”. Pegando carona,  eu acrescentaria: uma história antes,  e outra depois do velho Lula.

Momento Cultural: LEI DE ANALOGIA – por MELCHISEDEC.

Ponto de semelhança entre coisas diferentes. É a preponderância de uma forma sobre outra, habitualmente associada ou aproximada. Parte do princípio de que havendo identidade de razão, deve haver a mesma disposição.

Esta Lei manifesta-se numa certa correspondência ou analogia entre as manifestações de vários planos de atividade cósmica. É fato realmente verdadeiro, de que o que está em baixo, é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para fazer o milagre de uma só coisa.

Como todas as coisas procedem do Uno por intermédio da unidade, assim todas as coisas nasceram dessa coisa única por adaptação. Podemos verificar a veracidade dessa Lei pela analogia existente entre um sistema atômico e um Sistema Solar ou a analogia entre os ciclos da vida da Natureza. As mesmas Leis que governam a ameba, são as mesmas que governam a Natureza, a atividade do homem e dos outros seres superiores. A essência da matéria é a mesma da energia e da mente. Baseado no aforismo hermético: “Assim como é em cima, é em baixo” e, pelo axioma arcano: “Por um se conhece o Todo”, concluímos que assim como o Sistema Solar pode ser conhecido pelo estudo cuidadoso dos átomos e moléculas, assim os planos mais altos do Ser podem ser estudados através de um exame dos mais baixos planos que se manifestam entre nós. Depois de descobrir a operação de certos princípios numa coisa, podemos com segurança, raciocinar, que esses princípios existem noutras coisas sobre um plano maior e assim conhecemos a natureza do desconhecido. Pelo estudo da monera (organismo primitivo do ser vivo) se chega a conhecer os Arcanjos, baseado tão somente no princípio cósmico de que se deve encontrar em cada coisa, substância ou corpo, movimento, energia ou consciência. Assim os antigos ocultistas supunham haver em cada coisa, sobre um plano desconhecido, três grandes formas de manifestação.

(VERDADES FUNDAMENTAIS – MELCHISEDEC – pág. 11 e 12).

DESEJO E BOM-SENSO – por Sosígenes Bittencourt.

O homem não deseja o que é Bom e Belo, ele deseja um objeto. Portanto, é preciso avaliar o que se deseja, pois desejo não tem bom-senso. Ou seja, uma vez satisfeito o desejo, o que se desejava não passa a ser aquilo que se quer.
Por exemplo, desejar chocolate não significa querer chocolate. Pelo contrário, depois de matar o desejo, o que você mais queria era não desejar chocolate.
Todo viciado deseja aquilo que o prejudica, porque não tem controle sobre o que deseja. A diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem. O casamento não dá certo porque você deseja a pessoa que não quer.

Indesejável abraço!

Sosígenes Bittencourt