Vamos comemorar: 3.000 vídeo sobre Vitória e/ou os vitorienses postados no canal do youtube.

Uma marca alcançada que deve ser considerada e festejada. Chegamos ao vídeo de número 3.000 no nosso canal de youtube. Ao longo desses quase sete anos e meio do Blog do Pilako (no ar) é como se todos os dias, ao longo desse tempo, tivéssemos postado um vídeo todo santo dia (média 1,1/dia).

Ressaltemos, porém, que todo esse material é original. Em se tratando da nossa Vitória de Santo Antão registramos de tudo um pouco. Do carnaval aos festejos religiosos. Dos discursos nas solenidades históricas aos papos informais,  ocorridos nos bares da vida. Dos acontecimentos do cotidiano da cidade às cenas inusitadas. Registramos também depoimentos de pessoas que marcaram época na Vitória e outros papos frívolos, eivados besteirol. Nesses três mil vídeos gravados e postados no youtube, efetivamente,  fica um pouco da história dos antonenses que já fizeram a viagem sem volta e dos que ainda estão a cominho.

E o que é melhor: todo esse material – de minha propriedade sob todos os pontos de vista – esteve e se manterá disponível, gratuitamente, para todas as pessoas da nossa cidade e também aos chamados “cidadãos planetários”, espalhados pelos cinco continentes da terra. Não posso afirmar, mas acho que sou o antonense que mais tem vídeos postados no  youtube.

Sem sobra de duvida uma construção positiva. Um legado que deixarei aos meus conterrâneos. Enxergo perfeitamente o tamanho da importância desse material para as gerações vindouras, sobretudos aos se debruçarão, mais adiante, ao estudo sociológico e antropológico do nosso “Condado”, desbravado pelo português Diogo de Braga.

Nesse conjunto (vídeos), no que se refere ao interesse dos internautas – que se mede em quantidade de visualizações – temos números curiosos. Em apenas um só vídeo temos quase meio milhão de visualização. Em tantos outros,  números variados, mas, independente de qualquer coisa, certamente,  o registro, num futuro breve ou longo,  será objeto de apreciação. Portanto, agradeço a todos aqueles que me ajudaram nessa rica empreitada, na qual “congelamos” um pouco do tempo pretérito na tentativa do enfrentamento ao senhor de todos os senhores………..O TEMPO!!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *