Corrida de Santo Antão…….

Já realizada em anos anteriores pelo amigo David Corredor, esse ano, 2024, a “Corrida de Santo Antão” foi promovida e patrocinada pela Prefeitura da Vitória de Santo Antão.

O evento de caráter esportivo alusivo ao nosso padroeiro – O Glorioso Santo Antão – teve inicio bem cedinho e contemplou os atletas que se inscreveram antecipadamente para os percursos de 5km(s) e 3km(s), corrida e caminhada, respectivamente.

Na qualidade de corredor e entusiasta dessa prática esportiva, juntamente com familiares e amigos, participei, efetivamente do referido evento. Na ocasião, de maneira casual, também tive uma pequena participação, ao vivo, no programa global, “Bom Dia Pernambuco”. Veja o vídeo

Vamos voltar a 1999 – por @historia_em_retalhos.

O Recife era governado por Roberto Magalhães, político tradicional, ex-governador de PE (1983/1986), que chegara ao Palácio do Capibaribe com o apoio decisivo de Jarbas Vasconcelos, sob as bênçãos da coalizão política que ficara conhecida como “União por Pernambuco”.

Roberto caminhava para uma reeleição tranquila.

Tinha uma gestão bem avaliada, Jarbas havia derrotado Arraes e FHC havia sido reeleito presidente da República.

A União por Pernambuco, naquelas circunstâncias, era quase imbatível.

Um fato, porém, mudou os rumos daquele pleito, tornando-o histórico, por levar, pela primeira vez, a disputa na capital pernambucana ao segundo turno.

No dia 9 de agosto, o prefeito era um dos convidados para um almoço que Jarbas oferecera ao então presidente do BNDES, Andréa Calabbi.

Assim que o almoço terminou, retirou-se, seguindo para a sede do Jornal do Commercio, na Rua do Imperador.

Dispensou a segurança e, sozinho, com uma arma na cintura, adentrou à redação do JC.

O alvo era o colunista Orismar Rodrigues, que, segundo o prefeito, o teria desonrado ao publicar uma nota sobre o veto ao projeto da Torre de Cristal, de Francisco Brennand, que teria uma suposta natureza fálica ou erótica.

Ao chegar, Magalhães pediu para falar com o editor-chefe, Ivanildo Sampaio, e, em seguida, solicitou a presença do colunista social.

Olhando em direção a Orismar, abriu o paletó, para exibir a arma, e perguntou, em tom ameaçador:

– Quantos anos o senhor tem?

E prosseguiu:

– Quer viver mais 20 anos? Então, pare de fazer ataques à minha família.

30 minutos depois, o assunto já era manchete.

Na semana seguinte, o sindicato dos jornalistas promoveu um ato de repúdio, reunindo mais de 1.500 pessoas.

Como tudo tem um preço, o lamentável ato de violência e autoritarismo custou caro.

A campanha do candidato João Paulo ganhou volume e o postulante do PT conseguiu chegar ao 2.° turno, crescendo mais de 130 mil votos em relação ao 1.° turno.

Ao fim, sagrou-se vencedor daquela eleição histórica, com uma diferença de apenas 5.835 votos.

Para muitos, o episódio da Torre de Cristal foi o detalhe mais decisivo para o desfecho daquele pleito.

Alguns detalhes importantes:
.
(a) a nota de Orismar sequer citava o nome do prefeito, tampouco o da sua esposa, Jane Magalhães.
.
(b) o assunto teve tanta repercussão que Orismar chegou a dar entrevistas para jornais dos Estados Unidos e da Europa.
.
(c) além do episódio da Torre de Cristal, Magalhães envolveu-se em uma outra confusão: durante uma carreata na Av. Boa Viagem, no último domingo que antecedia a eleição do primeiro turno, ao ser provocado por adversários, dirigiu-lhes um gesto de “banana”, fato que foi exaustivamente exposto no guia eleitoral dos seus adversários.
.
(d) no segundo turno, João Paulo Lima e Silva contou com o apoio dos demais candidatos derrotados no primeiro turno: Fred Brandt, Pantaleão, Vicente André Gomes e Carlos Wilson.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/C2PYJIBuHFX/?igsh=dTJ1d3A5cTU4cXli

1º LOTE DA SAUDADE: ATÉ O PRÓXIMO SÁBADO (20).

Mantendo a tradição de homenagear datas e fatos marcantes da nossa cidade, em 2024, o carnaval da SAUDADE, em seu desfile e também nas camisas, estará sublinhando à passagem do centenário das seguintes agremiações: Clube de Fado Taboquinhas e Clube Urso Branco.

Com a Orquestra Super Oara e o Trio Asas da América “puxando” o bloco, em mais uma edição, o folião já tem a certeza de que a animação e a alegria estarão presentes, até porque: NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!

Portanto, aos que já decidiram desfilar na SAUDADE, mais uma vez, informamos que o último dia para adquirir o kit com o preço do 1º lote será o próximo sábado, dia 20 de janeiro.

Serviço:

Evento: desfile da SAUDADE

Dia e hora: segunda-feira (12) de carnaval, às 21h

Valor do kit – 1º lote: $90, à vista ou em até 3 vezes $30 no cartão.

1º lote: até o próximo sábado – 20/01.  

11ª edição da Feijoada da ABTV – homenagens, celebrações, encontros de ritmos e alegria….

Cumprindo a função para a qual foi criada a Feijoada da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – realizou, no sábado (13), no Restaurante Gamela de Ouro, a sua “reunião festiva”, intitulada de 11ª Feijoada da ABTV.

Acolhendo políticos de todas as tendências, diretores de blocos e troças, carnavalescos da “velha” e “nova” geração e foliões sintonizados com os nossos festejos de momo, o evento, sob ponto de vista musical, “juntou” todos os ritmos, isto é:  pagode, fado, frevo e axé.

Comandando o palco principal, o líder do Grupo Suca Samba, Sandro, recebeu vários parceiros  do mundo da música para  interpretar de tudo um pouco. Veja o vídeo.

Contando com representação da imprensa de todas as plataformas de comunicação, o evento oportunizou um espaço plural para que os patrocinadores do nosso carnaval “desse o seu recado”. Na qualidade de “Mestre de Cerimonia”, o conceituado jornalista, José Edalvo, portador, entre outros predicados, de uma memória invejável, conduziu os trabalhos  condecorativos com a sua elegância de sempre. .

Na categoria homenagens e celebrações – ponto alto do evento – a entidade (ABTV) realçou a figura do folião Carlos Freire e do alegorista Toinho do Atelier, recentemente falecidos – homenagem póstuma.

Os filhos do empresário Carlos dos Santos Freire, visivelmente emocionados, agradeceram, lembrando que o pai era um eterno apaixonado pelo carnaval antonense. O presidente do Instituto Histórico da Vitória, professor Pedro Ferrer, na ocasião, usou da palavra para sublinhar detalhes da vida do homenageado.

Representando a família do alegorista e grande artista da nossa terra, o diretor Charles Romão (genro do homenageado), entre outras coisas,  disse que o  nome do sogro também será lembrando na programação oficial do nosso carnaval. Na ocasião, o emblemático carnavalesco Joel Neto contou algumas histórias,  confirmando  a figura ímpar de “Seu” Toinho,  na construção do nosso carnaval de alegorias.

Ratificando o centenário do Clube Urso Branco, os diretores da agremiação, Ronaldo, Carlos e Oscar receberam a comenda das mãos do diretor do Clube dos Motoristas, Ozias Valentin, que emitiu sonoras palavras de parabéns.

Completando meio século de fundação, a agremiação “O Coelho”, representada por pai e filho – Antônio Freitas e Everton – recebeu das mãos do grande carnavalescos, Heleno Rodrigues, o certificado congratulatório,  emitido pela entidade – ABTV.

Fechando as celebrações comemorativas a presidente do Clube de Fado Taboquinhas, Verônica, juntamente com músicos da “velha e nova safra” da agremiação,  receberam uma marcante saudação do carnavalesco Paulo Lima, que tem um histórico familiar dedicados à manutenção do clube (taboquinhas), que  aliás se configura num verdadeiro patrimônio da nossa cidade.

Para concluir, o evento também abriu espaço para a apresentação do Rei e da Rainha do carnaval vitoriense 2024 – Vinicius Mateus e Jéssica Yuka, respectivamente. Nesse contexto, podemos dizer que 11ª edição da Feijoada da ABTV  proporcionou aos amantes do nosso carnaval um dia memorável, cumprindo, assim, a função da entidade (ABTV) que, além de  zelar e  preservar pela memória do nosso carnaval ainda  fomentar a nossa festa maior,  que se chama “Carnaval da Vitória de Santo Antão”.

Vale lembrar, também, que a Feijoada da ABTV, desde a sua primeira edição,  é um evento patrocinado pelo Engarrafamento Pitú, uma espécie de Patrocinador Master do Carnaval da Vitória. 

Vida Passada… – D. Silvério Pimenta – por Célio Meira

Célio Meira – jornalista e escritor

Manuel Seabra e Antônio Gurgel, velhos educadores mineiros, de Congonhas do Campo, conta o ilustrado historiador do “Galeria Nacional”, foram os professores, na escola primária, em 1850, mais ou menos, de Silvério Gomes Pimenta, menino de olhos vivos, e de coração piedoso, a quem o destino traçara jornada luminosa, pela terra, ao serviço de Deus. Matriculado no glorioso Seminário de Mariana, obteve, o jovem Silvério Pimenta, aos 21 anos de idade, o presbiterato, fazendo sua festa de levita, afirma aquele historiador, ao lado de seu padrinho, D. Antônio Ferreira Viçoso, na matriz da famosa Sabará.

Três anos mais tarde, viajando pela Europa, padre Silvério visitou Pio IX, que, abençoando-o, o convidou para pregar nas velhas igrejas de Roma. E nas arcadas, nas abóbadas sagradas dos famosos templos religiosos da Cidade Eterna, reboou a palavra moça, fascinante, e cheia de emoção, desse ilustrado brasileiro, que seria, com a rotação do tempo, príncipe eminente, no reinado de Jesus.

Deus o acolheu, em 1890, para dirigir o bispado de Mariana, da mesma terra histórica, onde padre Silvério passou a mocidade, no Seminário, guardando, no espírito, as lições dos mestres, e , no coração, a moral do Nazareno.

Homem de Fé e homem de letras, d. Silvério, latinista, orador fulgurante, jornalista, e poeta de sensibilidade, realizou, obra notável na sua diocese, alcançando, em pouco tempo, no Brasil e no estrangeiro, renome e glória. E quatorze anos depois, o Vaticano elevou o arcebispo, na mesma terra de Minas, o eminente prelado, nascido a 12 de janeiro de 1840, na antiga Congonhas do Campo.

E quando a morte arrebatou o acadêmico e jornalista Aleindo Guanabara, a Academia de Letras elegeu o arcebispo de Mariana. Recebeu-o, em 1929 na Casa de Machado de Assis, o polemista Carlos de Laet, que alfinetou, malicioso, a memória daquele gigante da imprensa brasileira. A oração do novo ocupante, àquele tempo, da cadeira nº 19, é, na verdade joia literária, de fino lavor. E dois anos decorridos desapareceu, levado pela morte, o grande arcebispo, que na Igreja e na Academia, foi o Príncipe da virtude e o Príncipe da Sabedoria.

Célio Meira – escritor e jornalista. 

LIVRO VIDA PASSADA…, secção diária, de notas biográficas, iniciada no dia 14 de julho de 1938, na “Folha da Manhã”, do Recife, edição das 16 horas. Reuno, neste 1º volume, as notas publicadas, no período de Janeiro a Junho deste ano. Escrevi-as, usando o pseudônimo – Lio – em estilo simples, destinada ao povo. Representam, antes de tudo, trabalho modesto de divulgação histórica. Setembro de 1939 – Célio Meira.

11ª Feijoada da ABTV – É NESSE SÁBADO (13) – homenagens e celebrações!!!

Patrocinada  pela PITÚ, amanhã, sábado, 13 de janeiro, acontecerá a 11ª Edição da Feijoada da ABTV. A reunião festiva, por assim dizer, ocorrerá no Restaurante Gamela de Ouro, a partir das 11h.

Na programação do evento, além de apresentações musicais, constarão homenagens e celebrações. O folião Carlos Freire e o alegorista Toinho do Atelier, recentemente falecidos,   serão lembrados na categoria homenagem póstuma.

Celebrando o meio século de fundação da agremiação “O Coelho”  e a passagem do centenário dos Clubes “Urso Branco” e “Taboquinhas” , verdadeiras referências do nosso carnaval, a ABTV cumpre mais uma das suas missões, ou seja: manter viva a nossa festa maior (Carnaval).

Também irá marcar presença no evento de forma expressiva, além de diretores de agremiações e foliões em geral, a imprensa local – tv, rádios, sites, e blogueiros já estão confirmados, com suas respectivas equipes.

Como faço para participar?

Serviço:

Evento: 11ª Edição da Feijoada da ABTV

Local: Restaurante Gamela de Ouro

Dia e Hora: sábado (13), a partir das 11h

Valor: pulseira/ingresso: $10,00 – poderá ser adquirida com os diretores dos blocos afiliados ou na portaria do evento.

Aconteceu mais uma reunião ordinária da ABTV…..

Na noite da quinta-feira (11) aconteceu mais uma reunião ordinária da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória. O encontro ocorreu na sede da instituição, localizada no bairro do Livramento.

Entre outros assuntos pautados, o produtor cultural,  Leonardo Edardna, orientou os afiliados à melhor maneira  de construir os registros e as documentações necessárias, para serem usados nas parcerias e públicas/privada.

No ensejo, também foram discutidos os últimos detalhes da 11ª Edição da Feijoada da ABTV, evento promovido pela instituição que ocorrerá amanhã, a partir das 11h, no Restaurante Gamela de Ouro.

Resenha de Carnaval está garantida com lata da Pitú alusiva à festa.

A convite da Ampla, a ilustradora recifense Hana Luzia materializou cenas da folia na lata da aguardente

Carnaval, Pitú e resenha são feitos um para o outro, assim como o mel, limão e a dose da branquinha: ambas são combinações que dão muito certo. Patrocinadora oficial da resenha de Carnaval, a Pitú apresenta sua lata alusiva à festa de Momo. A convite da Ampla, a ilustradora recifense Hana Luzia foi quem materializou a cena da folia na lata da Pitú. A designer, que atua principalmente em projetos editoriais, de ilustração e identidade visual, tem mais de 15 anos de experiência na área, além de premiações de grande relevância no âmbito nacional.

“Para os brasileiros, brincar carnaval é coisa séria. Como sabemos, essa festa é patrimônio nacional da nossa cultura. Todo folião tem uma fantasia, uma paixão e uma dancinha pra lá de ‘resenhosa’. É com esse sentimento, e inspirados nos blocos e troças carnavalescas brasileiras, que desenvolvemos o insight da lata comemorativa do Carnaval 2024 da Pitú”, explica Amin Melo, Head de Criação da Ampla.

Segundo ele, a ilustração desenvolvida por Hana resgata a memória afetiva de uma típica cena carnavalesca brasileira: um bloco de rua. Teve como inspiração o traço e a poética do renomado artista pernambucano Bajado, conhecido por retratar as explosões da massa pulando o carnaval de Olinda em suas obras

Na lata, personagens, fantasias, danças, brincadeiras, cores, orquestras, trio elétrico e mais uma série de elementos dão vida a essa resenha que é o Carnaval. “Pitú, que sempre apoiou as manifestações culturais da Nação Pituzeira, anuncia que ela é, na verdade, a ‘Patrocinadora Oficial da Resenha’ dos carnavais desse Brasil”, declara Eduarda Ferrer, gerente de Marketing da Pitú.

Ela lembra que Pitú foi a primeira patrocinadora do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, onde a resenha se construiu ao longo de todos esses anos. A Pitú foi o primeiro cliente da Ampla e segue com a agência há mais de 46 anos. O atendimento engloba a comunicação publicitária em todas as frentes offline e online, para os produtos Pitú, Pitú Cola, Vitoriosa, Pitú Gold, Pitú Limão e Vodka Bolvana.

Ficha técnica:
Manuel Cavalcanti – Diretor de Criação
Ali Carvalho – Diretor de Criação
Marina Lins – Head de Criação
Amin Melo – Head de Criação
Andi Almeida – Redator
Marcelo Rodrigues – Diretor de Arte
Dani Koury – Head de Negócios
Will Borges – Analista de Negócios
Luan Campos – Analista de Negócios
Hana Luzia – Ilustradora.

FLORES DE PERNAMBUCO – por Marcus Prado.

MEU NETO, jovem médico e apaixonado pela botânica, RICARDO PRADO PRADO, colecionador de plantas, algumas raras, e a avó dele, também colecionadora, tiveram neste sábado (6) uma longa conversa pelas redes sociais com o famoso professor em botânica e conferencista SAMUEL GONÇALVES , prestigiado com quase meio milhão de seguidores no YouTube.

Tive uma breve participação, lembrando a importância histórica e liderança de Pernambuco na produção de Flores Tropicais.

Falei sobre o livro FLORES TROPICAIS, da Embrapa/Brasília, a maior referência bibliográfico nacional sobre o tema, edição de luxo, capa dura, bilíngue, em estojo, finalista do Jabuti 1960, do qual Deborah Brennand e eu somos coautores (Deborah com poemas abrindo cada capítulo e eu com fotos).

Falei sobre o jornal FLORES DE PERNAMBUCO, do qual sou fundador, talvez o único na sua especialidade publicado no Brasil.

Marcus Prado – jornalista 

Ensaio do Cisne: uma noite de carnaval…

Saindo da sua sede, localizado no bairro do Cajá, o Clube dos Motoristas “O Cisne” promoveu seu ensaio de rua na noite do sábado (06). Acompanhado por foliões ansiosos pelo inicio da nossa festa maior – O Carnaval – o evento se configurou numa “ verdadeira noite de carnaval”.

Por ocasião da passagem da orquestra, pelo Pátio da Matriz, nossas lentes registraram o entusiasmo dos foliões e também dos músicos. Até o período oficial do carnaval 2024, um sem número de agremiações farão seus respectivos ensaios. Vejam os vídeos:

Começaram os festejos do Glorioso Santo Antão….

Na noite do sábado (06), no Pátio da Matriz, por ocasião do inicio dos festejos do Glorioso Santo Antão, registramos a queima da lapinha, realizada no centro da praça.

Com forte simbolismo, trazido ao Brasil pelos Jesuítas, o fogo enseja esperança e desejos para o ano novo. Ainda no contexto simbólico, a queima da lapinha diz respeito à manjedoura em que o menino veio ao mundo e o encerramento  do clico natalino.

Em ato contínuo, um grupo de pastoril da  cidade do Recife (segundo informações), abrilhantou a noite, promovendo um ambiente festivo e acolhedor.

O Instituto Histórico no “Bom Dia Pernambuco”!!!

Na qualidade de vice-presidente do nosso Instituto Histórico e Geográfico, hoje, pela manhã, concedemos uma entrevista no “Bom Dia Pernambuco”, quadro jornalístico local Rede Globo de Televisão.

Em participação “ao vivo”, conduzido pela jornalista Danielle Fonseca, demos tonalidade aos espaços do nosso rico museu, realçando os fatos marcantes da história da Vitória de Santo Antão. Em 2024, vale lembrar,  o Instituto completará 74 anos de fundação.

Fundado há séculos, o nosso lugar, em breve, chegará aos 400 anos.  E  nesse contexto o Instituto Histórico se configura em  “ator” importante na materialização daquilo que chamamos de Educação Patrimonial.

“Ensaio de Rua” do Cisne – próximo sábado….

Com o chamado “ensaio de rua” o Clube dos Motoristas  “O Cisne”, agremiação mais simbólica do bairro Cajá, animará a noite do próximo sábado, dia 06 de janeiro.

Com saída prevista às 19h, da sua sede, a agremiação, “puxada” por uma orquestra de frevo, desfilará pelas vias centrais da cidade. O “Cisne” se configura numa importante  agremiação do Carnaval Antonense.

Feijoada da ABTV – Vitória é toda carnaval……..

Tal qual todo início de ano, viramos a “chave central” do conteúdo do nosso jornal eletrônico –  intitulado Blog do Pilako –  para o tema carnaval. Na República da Cachaça e também da folia, doravante, até a fatídica quarta-feira ingrata, o sem números de agremiações reinaram absolutas.

Na virada do ano, as agremiações “Boi Dela” e “Acorda Corno” realizaram suas respectivas prévias. No próximo sábado, dia 06 de janeiro, o Clube dos Motoristas “O Cisne” promoverá o seu “ensaio de rua”.

No sábado, 13 de janeiro, a ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – estará promovendo a 11ª Edição da “Feijoada da ABTV”, no Restaurante Gamela de Ouro, a partir das 11h.

Para participar, segue informações:

11ª Edição da Feijoada da ABTV – Abertura do Carnaval da Vitória – sábado, 13 de janeiro, a partir das 11h, no Restaurante Gamela Ouro – pulseiras/ingressos $10,00 – Pitú, Patrocinador Oficial.

 

Folia e frevo na virada do ano em Vitória….

Com tradição secular nos festejos do Rei Momo, nossa cidade – Vitória de Santo Antão -, por iniciativa das agremiações carnavalescas “Boi Dela” e “Acorda Corno”, brindou a virada do ano com muito frevo.

 

No dia 31/12, à tarde, os diretores do “Boi Dela” começaram sua já tradicional  prévia carnavalesca. O local escolhido foi o “Lava-Jato” do amigo Roberto Tenório, diretor da referida agremiação. Por lá, o frevo reinou absoluto.

Para começar o Ano Novo com o pé na folia, os diretores do “Acorda Corno” “convocaram” os foliões para um desfile às 6h, saindo da Rua Doutor José Rufino, no bairro do Cajá. Registramos parte da passagem pelo Pátio da Matriz. A turma estava animada!

Vencemos 2023……

Chegou 2024! Com ele, um novo ciclo começa. Mas é bom que se diga que tudo permanecerá do mesmo jeito, se você não tomar a iniciativa em mudar, naquilo que é desejado. Mas também é bom que se diga, indiscutivelmente,  que vencemos mais uma etapa do eterno desafio de nos mantermos vivos,  até (nosso) o final dos tempos. Vamos em frente….