ABTV: ajustes finais…..

Já em clima de carnaval, já que três agremiações que são afiliadas à entidade se apresentam nesse final de semana – Tio Kiko, AS Virgens da Vitória e O Fera – a reunião ordinária da ABTV, ocorrida, na noite da quinta-feira (01), além dos últimos ajustes para o carnaval, também serviu à realização da distribuição da “camisa oficial da ABTV 2024”, em que diretores das agremiação deverão usar,  durantes os festejos de momo que se iniciam.

Patrocinadores e foliões: financiadores do nosso secular carnaval….

O carnaval da Vitória carrega em si uma história rica em vários aspectos. Especificamente falando na sua principal fonte de financiamento não devemos esquecer que o mesmo sempre contou com a mão amiga do comercio local.

Nesse contexto, devemos lembrar o modelo de arrecadação, ao longo do tempo, foi se aperfeiçoando, por assim dizer:

Incialmente, alguns ricos se juntavam e pagavam suas festas particulares, realizadas em locais privados e também nas ruas. O “livro de ouro” surge, então, para ampliar a participação de mais financiadores. Em algum momento, não muito distante, a rifa foi o melhor caminho. Diziam os contribuintes menos simpático ao festejos de momo: “pelo menos estamos arriscando ganhar alguma coisa”.

Com a chegada do “modelo bloco” no carnaval da Vitória inaugurou a chamada   venda de kit (camisa), situação em que os próprios foliões investem na agremiação e  as empresas logo entenderam  que havia surgido uma espaço interessante para anunciar seus serviços e produtos, no sentido do fortalecimento dos negócios.

Assim sendo, há mais ou menos três décadas, foliões e comerciantes locais financiam majoritariamente a nossa festa maior. Nesse contexto,  abaixo, público  o vídeo em que realçamos os apoiadores e patrocinadores da Agremiação Saudade, por nós liderada. Segue, portanto, meu retumbante MUITO OBRIGADO!

PITÚ oferece degustação para foliões no aeroporto do Recife.

Ação acontecerá na semana pré-Carnaval, entre os dias 04 e 10 de fevereiro

A PITÚ montará um stand carnavalesco na área de desembarque nacional do Aeroporto Internacional do Recife para recepcionar os turistas com drinks gratuitos na semana pré-Carnaval, entre os dias 04 e 10 de fevereiro (domingo até o Sábado de Zé Pereira).

Além das desejadas caipirinhas feitas à base de cachaça, açúcar, gelo e limão, a cachaçaria pernambucana também proporcionará a degustação da linha ice PITÚ REMIX.

Com teor alcoólico mais baixo, de 7%, a marca possui três sabores das bebidas refrescantes e prontas para beber: Limão, Abacaxi com Coco e a tradicional Pitú Cola que também é REMIX.

No ano passado, a mesma ação distribuiu cerca de 25 mil copos de caipirinha e 3 mil latas da REMIX no stand da PITÚ.

Repetindo a dose, barmans da cachaçaria estarão durante toda a semana convidando os foliões que aterrissarem na terrinha do frevo para já sentirem o verdadeiro sabor do Carnaval pernambucano.

Assessoria. 

5º Concurso de Adereço da Saudade: VAMOS PARTICIPAR!!!

Com premiação simbólica  – kits da saudade para 2025 e caixas de doces – o 5º Concurso de Adereço de Cabeça da Saudade promete, mais uma vez,   embelezar o desfile da SAUDADE e deixar o  carnaval antonense mais colorido.

Agendado para acontecer na noite da segunda-feira (12), no desfile da agremiação, o concurso também “agita” o mercado dos artistas que trabalha no segmento da beleza. Para participar, basta conferir o regramento na página oficial da agremiação: https://www.instagram.com/p/C2vru4ELXWx/?igsh=MXcyNWJ0aDZhb3lrOQ%3D%3D&img_index=1

Segue o vídeo com a divulgação do 5º Concurso de Adereço de Cabeça da Saudade:

 

Marluce e Pedro Silva: empreendedores do carnaval……

No contexto da chamada “economia criativa”, podemos dizer que o carnaval antonense gera um ambiente propício aos negócios. Além dos artistas locais, das empresas de camisas, do pessoal que trabalha com vendas de bebida e comida e tantos outros segmentos destacamos, também,  os “vendedores de kits”.

Para não deixar a lista muito extensa realço dois vendedores que trabalham focando em  públicos diferentes, por assim dizer. A amiga “Marluce do Cajá”, veterana na atividade, tem ponto fixo e “ataca” o público que circula pelo comercio.

Já o amigo Pedro Silva, que  há 11 anos labuta na área o ano tinteiro,  com vendas e intermediando ingressos para festa e todo tipo de evento – Eventos Vitória –,  dialoga melhor com o público que circula na internet.

Assim como os demais, devidamente cadastrado pela ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – gozam de total credibilidade juntos às agremiações e foliões de maneira geral. Segue o contato dos dois:

Marluce do Cajá: 9.8821.9620  – Pedro Silva – 9.8508.4265.

Com samba e frevo aconteceu a segunda apresentação do “Lava Copo”….

Liderada pelos carnavalescos Batfino e Fernando Teixeira, juntamente com toda diretoria, a Agremiação Carnavalesca “Lava Copo” fez a festa no Pátio da Matriz durante o dia do domingo (28).

 Com um rico repertório a banda local, Samba das Antigas, comandou a festa até a chegada da Orquestra de Frevo Ciclone, comandada pelo Maestro Givaldo, que “juntou” o pessoal e desfilou no entorno do Pátio da Matriz. Veja os vídeos:

 

Já no primeiro ano, o “In Cima da Cama” tirou onda…..

 

Com nome irreverente e estruturado para agradar a “gregos & troianos” a agremiação carnavalesca  “In Cima da Cama”, que realizou sua primeira apresentação no último sábado (27), surpreendeu os foliões antonenses.

Pensado nos mais diferentes detalhes, tanto no símbolo da agremiação – uma cama iluminada – como na estrutura da concentração, assim como na irreverência e animação durante o percurso, podemos dizer o “In Cima da Cama” revelou-se  num projeto consistente.

Pela coragem, pela ousadia e pela criatividade os diretores da agremiação carnavalesca “In Cima da Cama” já merecem um lugar de destaque na página da história do carnaval 2024.

Em vídeo, segue um pouco do desfile da referida agremiação:

 

O assunto é carnaval……..

Através do convite dos profissionais da comunicação,  Cristiano Bassan e J Santos, na manhã do sábado (27), participamos do programa carnavalescos promovido pela Rádio Tabocas em conjunto com site Pernambuco no Ar.

Com uma boa estrutura montada no “Restaurante Bom Bordo”, o programa recebeu várias pessoas ligadas aos festejos de momo da nossa cidade. Por lá, também a Orquestra Ciclone, comandada pelo maestro Givaldo. Veja o vídeo:

“Ais que César OOOIII” – ano 2….

Na noite da sexta (26), no Pátio da Matriz, a Agremiação Carnavalesca “Ais que César OOOIII”, pelo segundo ano consecutivo, contribuiu para animar os foliões antonenses para o “festejo oficial” de momo.

Com banda de pagode e a Orquestra de Frevo “Juntos e Misturados” o evento congregou um bom número de brincantes. Veja o vídeo:

 

Padres André Martins e Renato Matheus – por Jean Michell

Um dia histórico!
É com imensa alegria que recebemos a notícia de que dois vitorienses ascendem a função de Vigários episcopais. No início da tarde de hoje, 24 de Janeiro, nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Jackson, realizou as nomeações dos Padres André Martins e Renato Matheus as funções de Vigários episcopais na Arquidiocese de Olinda e Recife. No Vicariato Vitória de Santo Antão, estando responsável pelas 12 paróquias dos municípios de Vitória de Santo Antão, Moreno, Pombos e pelo distrito de Juçaral, o Padre André Martins, será o novo vigário episcopal. No momento ele exerce com maestria a função de pároco na paróquia de Nossa Senhora de Fátima no bairro de Águas Brancas em Vitória de Santo Antão. Já o Pe. Renato Matheus, que completou 05 anos de sacerdócio no último dia 17 de Dezembro, e foi nomeado para o ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Bairro novo, Olinda, assume a função de Vigário episcopal do Vicariato Olinda, Vicariato que abrange 15 paróquias, estando entre eles a catedral metropolitana e dois santuários. Cabe neste momento recordar a memória do Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti, o mestre que forjou estes dois sacerdotes que cresceram dentro das seculares paredes da majestosa Matriz de Santo Antão.A nos vitorienses, é motivo de grande alegria recebermos a notícia destas nomeações, nos cabe a missão de rezar por estes nosso irmãos que assumem está função de grande relevância a frente destes territórios episcopais. Que Deus os abençoem, que o patriarca Santo Antão sempre os guie, e a Virgem das Vitórias os proteja e ilumine!
Jean Michell

Diretoria do ETESÃO esquentou o carnaval 2024!

Seguindo o cronograma das chamadas “prévias carnavalescas”, durante  o dia do sábado (20),  o “Casal Espacial” comandou a folia no Espaço de Ouro.

Com muito frevo, ao som das 3 orquestras, que se reversaram no palco, o folião pode sentir a temperatura do carnaval 2024, que já começou bater em nossas portas.

Abaixo, alguns vídeos que bem revelam o clima do encontro carnavalesco. Veja os vídeos:

EU ACHO É POUCO – @historia_em_retalhos.

Final do ano de 1976 – O Brasil vivia o regime militar.

Ernesto Geisel assumira a presidência dois anos antes e, no ano seguinte, anunciou um conjunto de medidas consideradas um retrocesso ao processo de abertura política, o chamado “Pacote de Abril”.

Em Olinda/PE, reunidos na casa da arquiteta Maria Alice Soares dos Anjos, a “Baixinha”, um grupo de amigos fundava o Grêmio Lítero Recreativo Cultural Misto Carnavalesco EU ACHO É POUCO.

A proposta do grupo (formado por arquitetos, advogados, engenheiros etc) era clara: brincar o carnaval de forma livre e democrática, questionando a ordem política vigente.

O próprio nome da agremiação – EU ACHO É POUCO – trazia consigo um apelo irreverente de alerta para a passividade da classe média, diante dos malefícios acarretados pela ditadura militar.

As cores escolhidas foram o vermelho e o amarelo, tendo o bloco desfilado pela primeira vez no sábado de carnaval do ano de 1977.

O tradicional dragão (foto) transformou-se no símbolo máximo da agremiação e, por baixo de suas escamas, inúmeros casais formaram-se e gerações sucederam-se.

Desde o seu nascimento, o bloco sempre ergueu bandeiras claras e as ostentou com muita fibra e convicção: a Constituinte, a campanha das Diretas Já, a anistia, a dívida externa e, mais recentemente, o impeachment de Dilma Rousseff e o obscurantismo da pandemia da Covid-19.

Em 1982, surgiu a versão infantil, o “Eu Acho é Pouquinho”, levando a criançada, desde cedo, a vivenciar o encanto de um carnaval lúdico e cheio de alegria.

Às vésperas do seu 48.° desfile pelas ladeiras históricas de Olinda, o EU ACHO É POUCO segue defendendo as posições em que acredita e resistindo a tudo o que importe em ameaça à democracia.

Por essa razão, é um bloco autêntico e diferente e que vê, a cada desfile, a multidão rubro-amarela só crescer.

Definitivamente, o dragão não tem igual.

É da luta.

É bom demais.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/C2UdUnhuKgL/?igsh=d24wYnYxY3lkdzl1

SAUDADE: VIRADA DO 1º LOTE E SÁBADO (20)…..

Aos foliões  que já se programaram para desfilar na SAUDADE, na noite da segunda-feira de carnaval, lembramos que a VIRADA DO 1º LOTE acontece nesse sábado, dia 20 de janeiro, conforme amplamente divulgado.

Os pontos de venda são: Óticas Diniz, escritório do Blog do Pilako e com os vendedores autorizados.

No primeiro lote os preço do kit é $90,00,  à vista ou em até 3 vezes no cartão, sem acréscimo.

Não esqueça: NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!!!

Festa do Padroeiro Santo Antão – mantém a tradição….

O tradicionalíssimo festejo dedicado ao Glorioso Santo Antão, padroeiro da nossa Vitória de Santo Antão, encerrou seu ciclo na noite de ontem, 17 de janeiro, feriado municipal.

Após missa na matriz, por voltadas 17h, os católicos acompanham a procissão que circulou as principais artérias da cidade. Na Praça Diogo de Braga, nossas lentes registrou a passagem dos fiéis. Veja os vídeos:

 

Sem demérito às demais atrações musicais, o show do Padre João Carlos, ocorrido na noite de ontem (17), no meu modesto entendimento, imagino haver sido o mais sintonizado com a proposta da festa. Sereno, evangelizador e musicalmente agradável. Veja o vídeo: