As Irmãs Cavalcanti – por Walmar de Holanda Cavalcanti.

A foto acima, tirada por volta de 1898, é das filhas de Maria Alexandrina de Hollanda Cavalcanti, ladeadas pelo tio Alexandre José Maria de Hollanda Cavalcanti Filho.

Avó de nomes importantes como José Aragão, Martha de Hollanda e Manoel de Holanda, Dona Maria Alexandrina de Hollanda Cavalcanti era a filha mais velha de Alexandre José Maria de Hollanda Cavalcanti, primeiro subprefeito eleito de Vitória de Santo Antão.

Em 9 de janeiro de 1871, ela casou-se com o engenheiro de obras públicas da cidade, Francisco Américo de Aragão Rabello. Juntos, eles tiveram seis filhas mulheres cuja descendência fez história na cidade: Olindina, Mathilde, Belmira, Elvira, Philonila e Francisca Cavalcanti de Aragão Rabelo.

Olindina casou-se com o primo Joaquim de Hollanda Cavalcanti. Entre os 10 filhos do casal, estão o ex-prefeito Manoel de Holanda e os irmãos poetas Corina e Henrique de Holanda Cavalcanti.

Mathilde casou-se com o primo Nestor de Hollanda Cavalcanti, que também foi subprefeito de Vitória. Eles são pais da escritora Martha de Hollanda e avós do músico Nestor de Holanda Cavalcanti.

Elvira casou-se com o primo Simplício de Holanda Cavalcanti, com quem teve os filhos Lamartine e Antão.

Philonila casou-se com Abílio José Bezerra Cavalcanti, com quem teve quatro filhos, incluindo o professor José Aragão, ex-prefeito e por muitos anos presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão. Ela faleceu em 1910, deixando José Aragão órfão de mãe aos três anos de idade.

Belmira, que não se casou, criou José Aragão como mãe depois do falecimento da irmã Philonila.

Francisca casou-se com Virgílio Demócrito Leite, com quem se mudou para a cidade de Belo Jardim, onde o casou criou três filhas.

Com cerca de 45 anos de idade, Maria Alexandrina faleceu por volta de 1898. Na foto, as irmãs estão de luto pelo falecimento da mãe. Sem Olindina, aparecem na foto, na ordem: Mathilde, Elvira, Belmira, Philonila e Francisca Cavalcanti de Aragão Rabelo.

Walmar de Holanda Cavalcanti. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *