RE(COR)DAÇÃO DE KAYSE ARRUDA – por Sosígenes Bittencourt


Nunca mais, eu vi Kayse Arruda.
Kayse era uma belezura. Meiga, pura mulher nos trejeitos, no olhar, ar de aventura.
Nunca mais, eu vi Kayse Arruda. Até já escalei o Alto Dr. José Leal, a perguntar, posto que foi a derradeira vez onde a vi, à sua procura.
Lembro-me de tê-la tirado para dançar – ela de saia – e o motivo era a moda Me dê Motivo na execução de Tim Maia. Nunca mais vi fêmea tão feminina, vereda de saudade, ao viajar para Santa Catarina.
A vontade que dá é enguiçar esses brasis, repoltreado em avião alado, sobre rios, florestas e montanhas, margeando a grinalda dos oceanos, para ver menina tão mulher, beleza tão feminina.
 
Sosígenes Bittencourt

Instituto histórico – por Lucivânio Jatobá.

Impossível sair imune de emoções após uma visita ao Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (PE). Como bem o disse, há anos, o poeta e publicitário inesquecível Dilson Lira: Aquele Instituto “É uma igreja cívica e o altar é a Pátria”! O acervo histórico ali existente é riquíssimo. Encontra-se muito bem dividido e com peças raríssimas. Merece uma visitação por todos os que têm interesse pelo passado, pela História, não apenas do município histórico da Vitória de Santo Antão.
Atualmente, o Instituto Histórico e Geográfico referido, um dos mais importantes do Nordeste brasileiro, tem como Presidente o dr. Pedro Ferrer, meu querido amigo vitoriense de longas datas e de profissão. Este fez daquela Casa sua segunda casa. Vive lá, recebendo visitantes de todos os cantos da Região e do Brasil.
Estive mais uma vez naquele Instituto, e saí , como sempre , emocionado, no mês de abril deste ano ( 2023). A primeira vez que ali estive, ainda um menino aluno do Ateneu Santo Antão, na década de 1950, levado pela professora Maria Aragão, o IHGVSA tinha poucos anos de fundação ; agora já é um setentão. Está mais lindo e fascinante nos dias atuais. Cativa-nos! Emociona-nos! Torna-nos mais ricos em conhecimentos históricos.
Visitem esse Templo de História!
Lucivânio Jatobá – professor 

O PENSADOR – por Sosígenes Bittencourt.


De Luís da Câmara Cascudo: Casei-me com uma mulher com nome de flor, flor sem espinhos: Dáhlia.
De Millôr Fernandes: A vida pode me fazer desgraçado, não infeliz.
De Mário Lago: Eu fiz um acordo pacífico com o tempo: nem eu o persigo, nem ele me persegue; um dia, a gente se encontra.
De Milton Friedman Não há excesso de liberdade quando exercida com responsabilidade.
De Bertolt Brecht: O que é um assalto a um banco, comparado com a fundação de um banco?
De Mauro Mota: Quem morre em Recife, engana a morte.

Sosígenes Bittencourt

O Tempo Voa Documento: foi sempre assim…

Revirando nossos  arquivos encontramos  um “desabafo” do senhor Luis Nascimento, em artigo escrito para a Revista do Instituto Histórico, em função  das comemorações do centenário da imprensa na nossa cidade (1866 – 1966),  que bem  reflete o sentimento daqueles que fizeram e que continuam fazendo  imprensa na Vitória de Santo Antão. Vale a apena ler:

PERCALÇOS E IDEALISMO

A imprensa vitoriense sofreu, desde 1866, todos os percalços, dificuldades e inglórias inerentes à espécie. Viveram seus periodistas, por outro lado, os momentos culminantes da criação do jornal e da enunciação de ideias e programas, junto ao desejo de ser útil a comunidade, de consertar os erros do mundo e apontar os caminhos certos.

Continuaram eles, neste século, a amar e a sofrer, teimosamente, jungidos a um ideal, à missão de informar, de aparecer, de transmitir um pensamento, um verso, uma página literária.

Ultrapassou a casa dos trinta o número de publicações da grande família da imprensa dadas à circulação, de 1866 a 1899, na Vitória de Santo Antão. No cômputo geral dos cem anos hoje completados, subiram a mais de 170, de todos os gêneros, de vida intensa ou efêmera, fazendo surgir jornalista a granel, muitos deles perdendo o título rapidamente, outros altanando-se no conceito da imprensa regional ou nacional.

Esta terra de tantas tradições históricas tem, indubitavelmente, a primasia da imprensa no interior do Estado, uma primasia que honra Pernambuco, do mesmo modo que a imprensa de Pernambuco honra o Brasil.

Luis Nascimento
Originalmente publicado na REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – VOL. I – 1968.

O ano era 2014 – por @historia_em_retalhos.

Santa Cruz e Paraná disputavam partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Apesar da distância entre os dois estados, a rixa entre as torcidas das duas equipes existia.

A Fúria Independente, do Paraná, era aliada da Torcida Jovem, do Sport.

A Inferno Coral, do Santa Cruz, tinha aliança com a Império Alviverde, do Coritiba.

Nesse meio das torcidas organizadas, há um costume: torcedores do time da cidade recepcionam os integrantes da torcida aliada de fora, realizando confraternização e acompanhando até o estádio rival.

Neste dia 02.05.2014, depois do encontro com os rubro-negros, com bebida e churrasco, os torcedores do Paraná seguiram para o Arruda para assistir ao confronto com o Santa Cruz.

Mal sabia o jovem Paulo Ricardo da Silva, de 26 anos, o que o aguardava naquela noite.

Paulo era fotógrafo, torcedor do Sport e mantinha vínculo com a torcida organizada do clube.

Pois bem.

Com o fim da partida, deu-se início a uma confusão.

De uma altura de 24 metros, em um ato de profunda covardia, dois vasos sanitários foram arremessados, chegando ao solo com o peso de aproximadamente 350 quilos, cada um.

Paulo foi atingido e morreu imediatamente.

Luiz Cabral, Waldir Pessoa e Everton Filipe foram os responsáveis pelo ato de barbárie.

Em depoimento, Everton afirmou que não queria acertar ninguém, mas Luiz admitiu que jogou a privada para se vingar de uma briga travada com a torcida Jovem, do Sport.

Levados a júri popular, os três acusados foram condenados, em 02.09.2015, por homicídio consumado e por três tentativas de homicídio das pessoas que foram atingidas pelos estilhaços das privadas.

Everton pegou 28 anos e 9 meses, Luiz 25 anos, 7 meses e 15 dias e Waldir, 22 anos e 6 meses de prisão.

Em 2022, o Santa Cruz e a CBF foram condenados, solidariamente, a pagar uma indenização de R$ 1.2 milhão, além de uma pensão, aos pais de Paulo Ricardo.

Em 18.02.2020, há 4 anos, decisão judicial decretou a extinção das organizadas em Pernambuco.

As torcidas Jovem, Inferno Coral e Fanáutico tiveram os seus CNPJ’s cancelados.

O problema, porém, segue mais atual do que nunca.

Qual será a solução❓
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3ª Corrida e Caminhada da Vitória – virada do 1º lote na quinta-feira (29)!!!

3ª Corrida e Caminhada da Vitória – 28 de abril de 2024.
Corrida 7km – Caminhada 4km – Concentração às 6h – Largada às 7h.
Troféu – Premiação Geral do 1º ao 5º colocado – masculino e feminino.
Troféu – Premiação Faixa Etária – 1º ao 5º colocado
Primeira faixa etária: até 39 anos.
Segunda faixa: dos 40 anos aos 49 anos.
Terceira faixa: dos 50 anos aos 59 anos.
Quarta faixa etária: dos 60 anos aos 69 anos.
Quinta faixa etária: dos 70 a mais.
OBS: NÃO HAVERÁ PREMIAÇÃO EM DINHEIRO!
Inscrições on-line: www.uptempo.com.br
Inscrições grupos: 81-9.9.9420.9773
Inscrição presencial: Loja Monster Suplementos – Rua Valois Correia – 96 – Matriz – Vitória.
Valor Inscrição:
Kit completo – corrida ou caminhada – R$ 85,00
Kit sem a camisa – corrida ou caminhada – R$ 70,00
1º LOTE ATÉ O DIA 29 DE FEVEREIRO

Vida Passada… – Felix Peixoto – por Célio Meira

Aos quinze anos de idade, Felix Peixoto de Brito e Melo, recifense, era alferes, sob o comando do valoroso José de Barros Falcão de Lacerda, nos campos de Pirajá. Regressando ao torrão nativo, ouvindo a palavra inflamada e apostólica de Frei Caneca, e sentido, no espirito, o desabrochar da rebeldia republicana,  informa Pereira da Costa, “o mestre de nós todos”, alistou-se, patrioticamente, nas fileiras dos sonhadores da Confederação do Equador. Derrotado e Anistiado, abandonou a carreira das armas. Ingressou no comercio, e dedicou, aos livros, as horas de suas noites.  Concluiu os preparatórios, matriculou-se no Curso Jurídico de Olinda, e em 1834, obteve a carta de bacharel, na mesma turma de Ângelo Ferraz, o futuro barão de Uruguaiana, de Basílio Torreão, de Pereira da Graça Junior, que seria, mais tarde, o barão de Aracati, de França e Leite, “deportado, em 1842, narra Clovis Bevilaqua, em consequência dos movimentos revolucionários de Minas e São Paulo”,  e de Urbano Sabino Pessoa de Melo, um dos raros historiadores da Revolução Praieira.

Diplomado, seguiu a magistratura, exercendo a judicatura no Brejo da Madre de Deus e no Recife. Deputado pela sua província, de 1836 a 1842, governou, anos depois, a província das Alagoas, revelando-se administrador inteligente e honesto. Quando subiu, ao poder, o gabinete conservador de 29 de setembro de 1848 sob a chefia dos pernambucanos Marquês de Olinda, Felix Peixoto representava Pernambuco, na deputação geral sob a bandeira das hostes liberais. Desencadeada a revolução praieira, o antigo soldado dos combates, na Baia, o integro e sereno magistrado, conta Pereira da Costa, assumiu o comando geral das forças rebeldes, e atacou o Recife. Não obtendo Vitória, refugiou-se nas Alagoas, voltando, depois, a Água Preta, onde se organizou o Diretório da Revolução. Coube a esse intimorato recifense a presidência do Diretório, tendo ao lado,  nos postos de confianças,  informa Rocha Pombo, os praieiros Antônio Afonso Pereira de Morais e Borges da Fonseca . Triunfante o governo da coroa , exilou-se, em Lisboa, esse liberal pernambucano. Foi mais tarde anistiado. E mereceu a nomeação de Cônsul do Brasil, na terra espanhola. Anos decorridos, regressou a pátria para rever amigos e matar saudades.

E estava no Recife, feliz, e na esperança de voltar ao consulado,  quando, na manhã do dia 13 de janeiro de 1878 sentiu doente. Tinha febre. À tarde, sobreveio uma congestão pulmonar, e à noite,  morreu. Desapareceu, aos 71 anos, no dia em que passava o 53º aniversário do arcabuzamento de Frei Caneca, o desditoso companheiro na Confederação do Equador. Adormeceu o ardoroso praieiro, no seio da terra onde nasceu.

Esperava-o, já, na eternidade, Joaquim Nunes Machado, o bravo de Goiana.

Célio Meira – escritor e jornalista. 

LIVRO VIDA PASSADA…, secção diária, de notas biográficas, iniciada no dia 14 de julho de 1938, na “Folha da Manhã”, do Recife, edição das 16 horas. Reuno, neste 1º volume, as notas publicadas, no período de Janeiro a Junho deste ano. Escrevi-as, usando o pseudônimo – Lio – em estilo simples, destinada ao povo. Representam, antes de tudo, trabalho modesto de divulgação histórica. Setembro de 1939 – Célio Meira.

 

VITÓRIA DE HISTÓRIA – por Ronaldo Sotero.


Em um 25 de fevereiro como hoje, há 64 anos, o avião DC3 da Real Transportes, voo 751, decolava do aeroporto de Campo de Goitacases, a 275 km do Rio de Janeiro, com 4 tripulantes e 22 passageiros, rumo ao aeroporto Santos Dumont.

A bordo estava o jovem João Murilo de Oliveira, filho do vitoriense João Cleofas, ex-ministro de Getúlio Vargas, ex-prefeito de sua cidade natal na década de 1920, Vitória de Santo Antão, ex-senador, ex-deputado federal.

Naquele dia, uma aeronave quadrimotor da Marinha dos Estados Unidos também decolava do aeroporto de Ezeiza, Buenos Aires, Argentina, ao Rio de Janeiro, com 7 tripulantes e 31 passageiros a bordo, entre esses, 19 membros da banda da Marinha dos EUA que viajava a capital do Brasil, ( Brasília só seria inaugurada em abril daquele ano), para participar da recepção do presidente Dwight Eisenhower, que chegara dois dias antes a Cidade Maravilhosa, onde iria assinar com o presidente brasileiro, Juscelino Kubitscheck,( 1902 -1976)a “Declaração de Brasília”, documento que reafirmava a amizade entre os dois países.

Nas manobras de aproximação para pouso, às 13h07, episódio até hoje com versões distintas , as aeronaves colidiram no ar caindo na baía de Guanabara.
Do avião brasileiro morreram todos os ocupantes, incluindo João Murilo. Do americano, 35 pessoas não sobreviveram a queda. A tragédia tirou a vida de 61 pessoas, deixou cinco sobreviventes e repercussão mundial.

Para homenagear a memória do filho, João Cleofas construiu com recursos próprios, o hospital João Murilo de Oliveira, onde centenas de pessoas que ali transitam diariamente não conheçam as origens dessa importante unidade regional de saúde, inaugurada em 10 de janeiro de 1969, em misto de emoção e saudade.

Ronaldo Sotero 

 

As agremiações: o nosso maior ativo carnavalesco……

Sábado, 10/12, às 21:17h

Sem nenhum demérito aos carnavais promovidos pelas cidades pernambucanas, o nosso, o da cidade da Vitória de Santo Antão,  é diferente. Nós temos história, temos pioneirismo e singularidade. Por exemplo: ostentamos 4 clubes de fado. Três “repousando” no Instituto Histórico e um acordado (Taboquinhas), desfilando pelas ruas.

É bem verdade que o carnaval também precisa ser entendido e pensado no conjunto das inevitáveis  mudanças que ocorrem na sociedade, sobretudo pelas mãos e cabeças dos  jovens,  que carrega em si a força própria do dinamismo.

O nosso patrimônio imaterial que se chama “Carnaval da Vitória” precisa ser cuidado,  lapidado e preservado –  tudo  ao mesmo tempo –  para que o mesmo possa melhor se expressar. Só assim teremos a certeza da sua plenitude e singularidade.

Em todas as vezes que tenho a oportunidade de dialogar sobre o nosso carnaval realço que a sua principal força exala das suas mais diferentes agremiações. Foram elas, através dos seus respectivos diretores,  que o tempo cuidou de transforma-los em pó e que mais adiante também transformará os atuais (diretores), que formataram essa história que já dura mais de 140 anos.

 Ainda não consegui  assimilar que o maior investimento com dinheiro público no nosso carnaval seja  direcionado às superestrutura de palcos e atrações, muita vezes não identificadas com os festejos de momo.

Há quase duas décadas, de forma silenciosa e contínua, os então prefeitos de plantão resolveram  investir  nesse modelo de carnaval que em nada engrandece a nossa folia. Muito pelo contrario: a maioria dos diretores de agremiações segue desestimulados e desanimados no processo que,  diga-se de passagem,  é arriscado e trabalhoso. Será que daqui a algum tempo teremos um carnaval apenas com palco montados,  como é a maioria dos festejos  juninos, promovidos pelas prefeituras do nosso estado?

Continuo dizendo: para a manutenção do nosso secular carnaval a apoteose do mesmo tem que ser na rua, com as agremiações e não, artificialmente e onerosamente,  nos palcos como, aparentemente,  desejam os políticos…..

Sábado, 10/02, às 21:42h

Aliás, por falar em palco, ainda não consegui entender o motivo pelo qual a atual gestão, comandada pelo prefeito Paulo Roberto, tenta tirar de cena do carnaval o nosso tradicionalíssimo “Quartel General do Frevo”, ou seja: Praça Duque de Caxias, outrora, espaço mais disputado da nossa festa maior. O Polo Estação do Frevo,  perdoe-me os idealizadores, para o carnaval, sempre me parece um local improvisado. É pequeno e torto,  quando o quesito é visibilidade do palco.

Já o Polo Imperial, o mesmo  deveria  ser riscado do mapa do nosso carnaval. Assim como no ano passado, não teve serventia momesca alguma.

Sábado, 10/02, às 21:45h

Já no quesito “iluminação”, a tão propagada iluminação de “Led” ficou abaixo do esperado para um festejo da importância do nosso carnaval. Não fosse a velha e famosa “gambiarra” – àquelas tiras de lâmpadas – alguns trechos do nosso percurso teriam  ficado por demais comprometidos.

Outra coisa que há tempos os prefeitos  não conseguem ajustar,  condignamente com o tamanho da festa, é à ornamentação carnavalesca local.  Aquelas fitas coloridas não condizem  com o sentimento, muito menos com às  expectativa dos brincantes nativos. Apenas demonstram, eloquentemente, que “qualquer coisa” serve…..

Devemos respeitar a opinião dos que não gostam da referida festa e até mesmo do que  acham que os festejos de momo não deveriam nem existir, mas a verdade é que na historiografia local o carnaval tem espaço dilatado e bem sublinhado, aliás um dos temas mais registrados pelo Mestre José Aragão, face a  sua importância à sociedade local.

Portanto, para encerrar com o tem carnaval 2024, gostaria de dizer que me  sinto no direito de opinar sobre todos esses temas carnavalescos por ser, entre outras coisas, uma pessoa que colabora, participa e se preocupa  com à manutenção do nosso patrimônio imaterial. Com meus modestos entendimentos, espero, de alguma forma, haver contribuído para o melhoramento e engrandecimento do nosso secular carnaval. Até 2025….

Sobre Niemeyer & Burle Marx, Acácio & Janete – por Marcus Prado

AO FAZER minha leitura da revista Zelo (Goiás), deparei-me, há poucos dias, com o destaque nas páginas de Cultura dado ao prestígio internacional de Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx; às linhas curvas do arquiteto e às formas fluidas do paisagista e artista plástico. Burle Marx, conhecido como “o poeta dos jardins”, era de origem pernambucana. Sua mãe, Cecilia Burle, nasceu no Recife, deixou sua memória como pianista e concertista do Teatro de Santa Isabel. O arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, com os seus mais de 700 projetos ao redor do mundo, surpreende até hoje acadêmicos e leigos com as formas inesperadas, as curvas “infinitas” e um equilíbrio que parece impossível à primeira vista.
Há um diferencial na biografia de Burle Marx: além de ser reconhecido como o mais celebrado paisagista do seu século, no mundo inteiro, tornou-se pintor disputado por galerias de arte não só do Brasil.
A revista destaca em longa matéria sobre a influência dos dois ícones brasileiros na moderna arquitetura e no paisagismo de Miami, cidade que tem sido um lucrativo mercado de construções de vanguarda não só residenciais, a que mais cresce em empreendimentos nos EUA. Este prestigio arquitetônico de Miami, que alia cultura, arte e sustentabilidade, pode ser visto, segundo a revista, em um edifício residencial que está em construção no bairro Brickell e conquistou o primeiro certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) nos Estados Unidos. Sabe-se que foi marcante nesse empreendimento milionário, de imponência arquitetônica, o ideário estético de Niemeyer de um lado e de preservação ambiental e paisagístico de Burle Marx. Em 1943, o paisagista que mais embelezou o Recife (um paisagismo simples e harmônico) participou de uma exposição de arquitetura em Nova York, a “Brazil Builds: Architecture New and Old, 1642-1942”, no prestigiado Museu de Arte Moderna (MoMA). Tornou-se conhecido no Institute of Contemporary Art, Miami – ICA Miami com amostra dos seus projetos de paisagismo, e nas Bienais de Arquitetura e paisagismo desse país.
Outra intenção desse meu breve artigo, é a memoria de dois amigos de Burle Marx: Acácio Gil Borsoi, que completaria em 2024 o seu centenário de nascimento (uma data que não deve passar em branco no Recife) e a divina Janete Costa, que se tornaram grandes colaboradores de Burle Marx, desde a temporada do paisagista no Recife, marco inicial da sua carreira, assinalada pela conquista de prêmios e grandes homenagens como a que lhe foi prestada, nos EUA, no Jewish Museum, (Nova York): “Roberto Burle Marx: Brazilian Modernist”, que reuniu 150 obras do paisagista – de pinturas e esculturas às peças de tapeçaria e joias.

Marcus Prado – jornalista 

Carro de mão no carnaval: a bagunça continua…..

Jogando um pouco de luz no contexto do nosso secular carnaval, ocorrido recentemente, assim como nos anos anteriores,  jogarei tintas em um assunto recorrente: carro de mão.

Sem medo de errar, se fizermos uma pesquisa com  diretores das associações carnavalescas locais – ABTV e ACTV -, com diretores de agremiações (verdadeiros produtores do carnaval) e foliões, no sentido de opinar sobre à utilização dos carros de mão e afins, usados  pelos vendedores ambulantes, circulando aleatoriamente no percurso oficial do nosso carnaval, possivelmente mais de 90% não irão  concordar  com (des) organização atual…..

Aliás, no regramento desse ano (2024) os respectivos carros de mão e afins fora proibidos de circularem  no trajeto  oficial do carnaval.

Evidentemente que não  somos contra os ambulantes no carnaval, até porque a categoria desempenha papel importante no conjunto do evento. Muito pelo contrário: defendemos que os mesmos sejam respeitados e  recebam, por parte da prefeitura,  um tratamento respeitoso e digno, até porque eles (ambulantes) são mais um elo dessa cadeia que se chama “economia criativa”, dentro da maior festa popular do nosso estado –  Pernambuco.

Muda prefeito, sai prefeito, entra prefeito e nada acontece   com a seriedade que o tema deveria ser tratado. Ou seja: a bagunça continua….

Em anos anteriores já elencamos aqui no blog sugestões para o disciplinamento dessa operação que acontece no nosso evento maior que se  chama Carnaval da Vitória.

Para finalizar essas linhas, no meu modesto entendimento, imagino que o “Bloco da Política” não quer abrir mão da sua ala alegorista, cujo tema, invariavelmente, descamba, lamentavelmente,  para o chamado proselitismo…..