Jurandir Soares: amigo dos amigos e também dos cachorros.

Nem sempre humanos e os cachorros tiveram uma boa convivência. Segundo informações de revistas especializadas no assunto a aproximação aconteceu há mais ou menos 20 mil anos. Descendentes dos famosos e violentos lobos selvagens, ao longo do tempo, os cães foram, aos poucos, se adaptando ao cotidiano das pessoas. Se antes, para sobreviver, eles tinham que caçar, logo  descobriram que ao viver no entorno dos povoamentos passariam  a se alimentar das sobras dos humanos. Por outro lado, os humanos passaram a contar com uma espécie de “proteção”,  em se tratando de outras espécies caçadoras de grande porte.

Com a convivência os cães passaram a trabalhar para os humanos. Um bom exemplo foram os que começaram a pastorear rebanhos de bovinos e caprinos. Muitas raças surgiram e desapareceram. A verdade que é os cães ganharam  status de o  “melhor amigo do homem”.

De um tempo pra cá os Pets – conceito nascido na Escócia, no século XIV e que significa basicamente animal domado –  passaram a ser considerado membros das famílias. Com o devido apego, sobretudo das crianças, os cãezinhos passaram a ser um “motor” para a economia. Aliás, em plena crise econômica nacional, o segmento continuou avançando.

Pois bem, dentro daquilo que os novos conceitos atribuem ao “politicamente correto”, inclusive protegido por lei, maltratar um animal é motivo de revolta e até comoção geral. Não obstante tudo isso, o comum é que as pessoas cuidem muito bem dos seus cães e gatos, ou seja: o amor provedor ainda é algo muito personalizado.

Digo tudo isso para fazer um testemunho. Não conheço ninguém que tenha mais respeito  e amor aos animais, sobretudo aos cachorros, que o meu amigo Jurandir Soares. Com condições financeiras de comprar um cachorro da raça mais cara que existe, ele acabou levando para casa uma cadela “vira-latas”,  que encontrou na rua. Já perdi a conta de quantas vezes o amigo Jurandir Soares se ausentou de uma farra com os amigos para comprar churrasquinho de carne para alimentar os esqueléticos cachorros que se aproxima. Vez por outra, é procurado  para socorrer animais doentes. Ele, além de socorrer, ainda paga a consulta e até cirurgia à clinica veterinária.

Em tempos de confraternização, de muita solidariedade midiática, eis aí um sujeito que carrega  o espírito natalino no coração o ano todo, com os cães e com todas as pessoas que gozam do seu convívio.

Assim não dá para ser feliz…….

Estamos muito distante mesmo de sermos um país sério. Mesmo aplicando os devidos descontos, por temos tido o nosso território invadidos pelos europeus que vieram nos salvar das trevas e nos promover ao “mundo civilizado”, nossa nação nasceu para ser servil. Inicialmente aos interesses comercial do velho continente, como bem cravou o historiador Caio Prado Junior, hoje, aos nobres e abastados “campeões nacionais” da corrupção.

Nesse contexto e também no mesmo recorte temporal surgiram os Estados Unidos. Por lá a ocupação deu-se numa formatação diferente. Ali, os colonos imaginaram uma “nova Inglaterra”. Hoje –  apesar dos pesares – a nação norte americana configura-se na maior referência do mundo ocidental.

Quinhentos anos se passaram e enquanto as massas brasileiras estiverem mais preocupadas e satisfeitas com o título de “País do Futebol”, mais teremos fatos patéticos, tal qual ocorreu, ontem, na Suprema Corte brasileira. Nós, brasileiros de boa fé, não temos noção do que se passa pelos “esgotos” das canetas de suas excelências.

Jáo congresso, outra coluna da nossa jovem democracia, e também recentemente, aprovou-se o “salvo-conduto” para os prefeitos gastarem muito além da conta. A flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal é a prova inequívoca de que no Brasil , ainda,  o conceito do que é público e privado só existe, infelizmente, no papel. Papai Noel, tenha pena de nós…..

Curiosidades Vitorienses: Código de Posturas (1897)

Dando continuidade a coluna de curiosidades vitorienses, publicaremos trechos do CÓDIGO DE POSTURAS do município da Vitória, datado de 1897. Os trechos foram retirados do volume 07 da Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, editada em 1977. São muitas curiosidades que valem a pena serem disponibilizadas pelo blog.

Momento Cultural: Velhice – por Aloísio Xavier.

Desafiei o tempo e triunfei.
Há mais e meio século resisto.
Sofrendo, embora, por aqui fiquei,
da vida não me canso e não desisto.

Espectro de gente me tornei.
O padecer me faz quase outro Cristo.
Morreram-me os entes que amei.
Ao meu desmoronar eu mesmo assisto.

Doente está meu corpo alquebrado
E esgotada tenho a pobre mente.
É triste, muito triste hoje o meu fado.

Meu ser, enfim, se encontra aniquilado.
Porém de todas essas aflições
mais me afligem as recordações.

Aloísio de Melo Xavier, vitoriense nascido aos 6 de junho de 1918. Professor da Faculdade de Direito de Caruaru, da Universidade Católica e da Faculdade de Direito da Universidade Federal. Juiz de Direito aposentado.

FRAGMENTOS – No Túnel do Tempo – por Sosígenes Bittencourt.

Há 30 anos
O ano tem 1 dia dedicado às mães e 364 dedicados aos filhos.
A Reforma Agrária seria mais bem feita se nascesse da ótica do boi.
O Jogo do Bicho é a coisa mais honesta do mundo; desonestos sãoos sonhos.
Os assaltantes tomaram a praça do povo, e a poluição, o céu do condor.
Pelo preço do pão e a tarifa da conta d’água, não dá pra viver a pão e água.
Carro a álcool. Carro a gasolina. Motorista a adrenalina.
(Maio – 1988)

Há 29 anos
Os operários do ABC paulista atiraram pedras para que os policiais atirassem nos alvos, os policiais não entenderam e atiraram nos operários.
O Brasil só será uma democracia quando os Projetos nascerem dos anseios das mesas de bar.
Se as eleições foram tranquilas em La Paz, valeu o significado do próprio nome.
Epitáfio para túmulo de médico: Eu sabia que a morte era um caso sem remédio.
(Maio – 1989)

Sosígenes Bittencourt

Carnaval 2019: a SAUDADE vai comemorar a passagem dos 160 anos da visita da Família Imperial!!

Como já virou tradição a nossa agremiação – SAUDADE – conjuga,  no melhor sentido da palavra,  carnaval, história e Vitória de Santo Antão. Nesse contexto, em primeira mão, anunciamos o tema para o carnaval 2019.

Por ocasião da visita oficial da Família Real ao nosso município, ocorrida nos dias 18 e 19 de dezembro de 1859, estaremos realçando, no nosso desfile,  a passagem dos 160 anos desse auspicioso acontecimento local que ficou catalogado na história da nossa Vitória de Santo Antão como o melhor momento já vivenciado,  nesses quase 400 anos (1626-2026).

Assim sendo, nos próximos dias, estaremos colocando na rua a mídia institucional da nossa agremiação carnavalesca que além da nova música – SAUDADE IMPERIAL – estampará um brasão todo especial. Em ato continuo, aqui pelo blog, pelas nossas redes sociais e demais plataformas de comunicação – TV, rádios e jornal – estaremos nos comunicando com os fiéis e os novos foliões da SAUDADE.

Portanto, prepare seu adereço, chame a família, os amigos e os vizinhos para formar um grupo, até porque todos já sabem: “ NA SAUDADE A GENTE BRINCA MELHOR”

Bolsonaro: a população está otimista……

Em recente pesquisa de opinião pública uma expressiva maioria da população está botando fé na gestão do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Isso é bom! Apoio popular, chancelado pelo voto democrático, permiti ao governante imprimir novos processos e romper com velhas práticas dando espaço para uma nova agenda.

Na cabeça do povão reside a ideia de que a vida vai melhorar. Hoje os  dois maiores problemas das pessoas, sobretudo das classes menos favorecidas, são justamente o desemprego e a violência. Não à toa, o presidente eleito escalou duas figuras preparadas e bem avaliadas  para essas duas áreas – economia e segurança pública – o Paulo Guedes e o Sérgio Moro.

Ao assumir o comando do governo central, em função de um processo de impedimento, o atual presidente, Michel Temer, encontrou um país bem diferente do que ele irá repassar ao futuro mandatário. Evidentemente que me refiro ao contexto macroeconômico.

Sob a batuta do experiente Henrique Meirelles a equipe econômica do governo Temer deu um “frei de arrumação”. Ou seja: colocou novamente no trilho do desenvolvimento. Vale a penas lembrar que por ocasião das eleições  presidenciais de 2014, dizia o então candidato Eduardo Campos: “ a presidenta Dilma será, após a constituição de 1988, o primeiro gestor que irá entregar o o governo pior do que encontrou”.

Ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, resta serenidade e equilíbrio, um a vez que o mesmo não tem a devida experiência no executivo. Ao sentar na cadeira mais importante do país rapidamente ele irá entender que as polêmicas são muito bem vinda para quem milita na oposição e para quem está em campanha eleitoral no campo opositor. Aliás, nos últimos dias, ele já vem correndo dos jornalistas como diabo corre da cruz. Aguardemos o desenrolar dos fatos……

Saiba o motivo pelo qual chamamos a Travessa Capitão Fagundes por “Beco do Cornélio”.

Como toda cidade do interior nossa Vitória de Santo Antão também  guarda muitas histórias e peculiaridades. Entre outras a rua do centro comercial de nossa cidade batizada oficialmente por  Trav. Capitão Fagundes é mais conhecida por  “Beco do Cornélio”. Através do amigo Cornélio, proprietário da empresa Palmeira Móveis,  que funciona no mesmo endereço há mais de 80 anos,  iremos entender  o motivo pelo qual chamamos a referida via pública por “BECO DO CORNÉLIO”. Veja o vídeo:

Momento Cultural: MEUS AMIGOS – Heitor Luiz Carneiro Acioli.

Meus amigos, pessoas que me confortam e me levam para um lugar melhor. Amigos são pessoas que considero como irmãos. Amigo é aquela pessoa que podemos contar nossos problemas sem nos preocuparmos. O único ponto negativo é que um dia os amigos se separam. Meu desejo, não, meu pedido, melhor falando, é que sejamos amigos para sempre.

(Meu jeito em Versos e Prosas – Heitor Luiz Carneiro Acioli – pág. 02).