CARNAVAL SEM MALDADE – por Sosígenes Bittencourt.
Orquestra Super Oara, ao vivo!!
Ouça a Orquestra Super Oara, ao vivo, no Bloco da Saudade, em 2010.
[powerpress url=../mp3/saudade-quem.mp3]
Gostou da música? – Baixe a MP3
Aldenisio Tavares
Viva o Glorioso Santo Antão!!!
Em rápida circulada na noite de ontem (09), pelo Pátio da Matriz, acompanhamos os movimentos do segundo dia da tradicional Festa do Glorioso Santo Antão, um das mais antigas do Brasil. Com a chegada do Padre Maurício Diniz o evento ganhou novo fôlego, por assim dizer.
Por alguns instantes, parado num canto, diante do vai e vem das pessoas, danei-me a lembrar dessa mesma festa no meu tempo de criança. Sem entender direito o porquê do evento, não obstante papai (Zito Mariano), em outros tempos, já haver sido o juiz da festa e ser um atuante devoto do nosso santo, trazido pelo português Digo de Braga, em 1626, lá do Arquipélago do Cabo Verde, para mim ela (a festa) era uma espécie de “natal e ano novo” alongado.
Vestia roupa nova. Recebia dinheiro extra para comprar guloseimas e todo tipo de novidade. Além, claro, de se esbaldar no parque de diversão, nos brinquedos disponíveis da época. Acho que mudei mais do que a festa. Viva o Glorioso Santo Antão!!!
História da fundação da agremiação carnavalesca “A TURMA DA CALCINHA”
A TURMA DA CALCINHA
Criado na década de 80, precisamente em 1983, um dia Sábado, uma semana antes do Sábado de Zé Pereira, uma turma de amigos que trabalhava no comercio, Indústria, Colégio e Bancos, tais como: H. Morais, Aliança de Ouro, Mizura, Casas Pernambucanas, Pitú, Bradesco, Banorte e Banco do Brasil, em uma brincadeira debaixo de um Pé de Fícus, na Trav. São Vicente no bairro do Cajá, inaugurava a Barraca do AMARAL “em memoria”.
Inauguração essa que recebeu a contribuição de todos. Minha participação foi doação do tira gosto, uma caldeirada de 100 guaiamuns de cocô, outros com bebidas etc.
Pois bem, na noite anterior (sexta) alguns integrantes da comemoração haviam passado a noite no baixo Meretriz e subtraído algumas calcinhas das profissionais do sexo que ali trabalhavam. Depois de umas e outras, alguns componentes, já calibrados, resolveram pendura as calcinhas furtadas no pé de fícus.
Aquela cena despertou curiosidade em algumas pessoas que por ali passavam, principalmente quem gostava de toma “água que passarinho não bebe”. Compramos alguns sacos de maizena e farinha de trigo e começamos o tradicional mela-mela. Foi um dia inesquecível a inauguração da “Barraca do Amaral”.
Conclusão:
No sábado posterior, o chamado Sábado de Zé Pereira, alguns amigos que estavam na inauguração da barraca do Amaral, já calibrados, resolveram sair pelas ruas do comércio da Vitória tocando zabumba, triangulo e pandeiro, todos com uma calcinha na cabeça contando músicas carnavalescas. Sendo assim, estava fundado, definitivamente, A TURMA DA CALCINHA, que sobreviveu durante 14 anos com recursos próprios. Em 1991 chegou a grava uma faixa do LP “VITÓRIA, CARNAVAL E FREVO”.
Atenciosamente,
SEVERINO ROBERTO SILVA.
Momento Pitú: Viva a Resenha!!
Tempo Voa Vídeo Carnaval: entrevista com “Seu” Adroaldo – 1988
No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos a entrevista de “Seu” Adroaldo, então diretor do Clube Abanadores “O Leão”, em 1988. Na ocasião ele ressaltou o tema o carro alegórico – 100 Anos da Abolição. Com relação ao orçamento, ele diz” em torno de hum a dois milhões”. Veja o vídeo:
Momento Vitória Park Shopping
O Tempo Voa Carnaval – Bloco da Saudade – 1997
Momento Grau Técnico Vitória.
Minha fantasia – por Sosigenes Bittencourt.
A minha fantasia é original e não me custa um tostão.
Estou fantasiado de coroa, e o alfaiate é o tempo.
Embora, sem neto, posso ser o avô das meninas,
sobretudo das solteironas casadoiras e das separadas esperançosas.
A música que canto, nos ambientes por onde passo,
é a modinha de finado Capiba, MODELOS DE VERÃO.
Quanta mulher bonita
tem aqui neste salão
parece até desfile
de modelos de verão
até as viuvinhas
do artista James Dean
vieram incorporadas
hoje a noite está pra mim!
Eu daqui não saio,
eu não vou embora,
tanta mulher bonita
e minha mãe sem nora.
Sosigenes Bittencourt.
Nave Multicor, na voz de Pierre.
Ouça a música “NAVE MULTICOR“, do compositor Aldenisio Tavares, na voz de Pierre. A música é integrante do CD É Mania de Carnaval, produzido por Aldenisio e vários outros compositores vitorienses.
[powerpress url=../mp3/reliquias.mp3]
Gostou da música? – Baixe a MP3
Aldenisio Tavares
Pablo e Cleiton: dois talentos “made in Vitória”……..
Num tem como deixar de comemorar!! Assistir dois jovens artistas talentosos da nossa cidade, protagonizando uma peça publicitária veiculada na Rede Globo, é gratificante. Não tem como não parabenizar o Grupo Veneza, por apostar nas “pratas da casa”, concedendo-lhes uma espetacular oportunidade.
Aos dois amigos, Pablo e Cleiton, desejo muito sucesso!! Dois sujeitos que nasceram para viver da arte, encenar e encantar o Mundo. Na qualidade de antonense, atento aos movimentos culturais da nossa cidade, fico feliz!
Como diz a antiga frase: Vita brevis, ars longa….. Boa Sorte!!!
Confirmado: As Virgens da Vitória com JONATHA CHOCOLATE!!
CONFIRMADO!!
Sábado, 23/Fev, vamos soltar as frangas pelas principais ruas da Vitória curtindo o swing do JONATHA CHOCOLATE e ainda mais, com premiações que vão deixar vocês de boca aberta. São 36 anos que ninguém cooome e não vai ser dessa vez que vamos deixar, né? Adquira já o seu abadá ou crachá com os nossos revendedores autorizados.
O sempre lembrado Mizura!!
Momento Pitú: Viva a Resenha!!
Tempo Voa Vídeo: PINTO DO MAUÉS.
Nesse vídeo, onde reviveremos o carnaval vitoriense do ano de 2000, visualizaremos o desfile da Agremiação Carnavalesca “Pinto do Maués”. Veja o vídeo:


















