Santo Antão do Deserto – por Sosígenes Bittencourt.
Santo Antão (251-356) foi um santo cristão do Egito, considerado santo em carne viva, pelos milagres que operou. Foi um anacoreta que seguiu à risca o Evangelho, doando todos os bens que possuía e recolhendo-se no deserto. Por isso, é considerado protetor dos desafortunados. Mas, Santo Antão tem uma particularidade. Ele foi tentado pelo Demônio à exaustão e não caiu em tentação. Durante 80 anos, o Demônio fez toda sorte de macaquice e não teve jeito. Daí, ser considerado o Pai de Todos os Monges. A Igreja Católica Ortodoxa Romana festeja sua figura milagrosa no dia 17 de janeiro. Amém!
Sosígenes Bittencourt
PEDIMOS PASSAGEM
Ouça a música “PEDIMOS PASSAGEM“, composta por Edileuza Bezerra Santos, na voz de Erika Borges. A música é integra o CD VITÓRIA, CARNAVAL DE PERNAMBUCO – Grandes Momentos – produzido por Aldenisio Tavares e Cristiano Pilako para o carnaval de 2006, uma coletânea de músicas gravadas pelos blocos e clubes carnavalescos.
Pedimos Passagem – na voz de Erika Borges
Aldenisio Tavares
Missão Cultural ao Litoral Sul……
Na primeira “Missão Cultural” do ano (2019) o grupo intitulado “Corriola da Matriz” seguiu para o Litoral Sul e aportou em SUAPE, mais precisamente no “Bar do Doido”. No trajeto, antes, porém, foi cumprida uma agenda de visitas.
Dentre as paradas – histórica/cultural – destacamos a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré que foi construída no século XVI (1597), assim como às “Ruínas” do Convento Carmelita que teve início em 1692 e só foi concluída em 1731.
Após uma boa “farra” no Bar do Doido, o grupo embarcou num catamarã e seguiu viagem até a praia mais próxima. Outras missões já estão sendo estudada pelo grupo para os próximos meses.
André Carvalho e o deputado Túlio Gadelha na Reunião Nacional do PDT.
Dentro de outra lógica partidária, em função das mudanças ocorridas na lei, dentre as quais destacamos a clausula de barreira e o fim das coligações proporcionais, já a partir das próximas eleições (2020), as agremiações políticas estão se enquadrando num conceito ideológico nacional algo, antes, muito fragmentado.
Na qualidade liderança política local o atuante André Carvalho acompanhou, recentemente, no Rio de Janeiro, a Reunião Executiva Nacional do PDT. Na ocasião uma representação estadual do partido ( PDT), articulada por Túlio e demais lideranças ligadas a ele, apresentaram mais de mil novas filiações. Da Vitória de Santo Antão, o articulado André levou um conjunto significativo de fichas que foram, evidentemente, abonadas pelas lideranças nacionais.
Em conversa com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, o mesmo reforçou a intenção de oxigenar a sigla (PDT) no estado. Para tanto designou tarefas às lideranças – Túlio e André. Eis aí, portanto, uma boa movimentação e visibilidade para os dois jovens políticos pernambucanos, Túlio e André, que encarnam, na prática, aquilo que os especialistas chamam de “nova política”.
Nota de Falecimento: João Potó.
Momento Pitú: Viva a Resenha!!
Tempo Voa Vídeo Carnaval: carro alegórico da “Cebola Quente” – 1993.
No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos o desfile da Agremiação Carnavalesca “Cebola Quente” – 1993. Nessa ocasião, o carro alegórico. Veja o vídeo:
Momento Vitória Park Shopping
O Tempo Voa Carnaval: Primeiro desfile do Bloco da Saudade
Momento Grau Técnico Vitória
Carnaval no tempo de eu menino – por Sosígenes Bittencourt.
Quando eu era menino, as orquestras do Clube Abanadores O Leão e do Clube Vassouras O Camelo mediam força na Praça Duque de Caxias. O estandarte do Camelo havia sido confeccionado por PEDRO RAMALHO, e o estandarte do Leão por HONÓRIO TUNGÃO. Aí, a torcida do Camelo cantava:
“A bandeira do Leão foi feita de algodão
da ceroula velha de Honório Tungão.“
E a torcida do Leão respondia:
“A bandeira do Camelo foi feita de retalho
da cueca velha de Pedro Ramalho.“
Saudoso Carnaval!
Sosígenes Bittencourt
RELÍQUIAS DE CARNAVAL
Ouça a música “RELÍQUIAS DE CARNAVAL”, composta por Aldenisio Tavares e Bené de Cachoerinha – voz Dudu e Erika. A música é integrante do CD “É Mania de Carnaval” lançado por Aldenisio, em parceria com dezenas de compositores vitorienses.
Relíquias de Carnaval -Dudu e Erika
Aldenisio Tavares
A campanha promocional do 1º lote dos kits da SAUDADE já tá na rua……..
Tendo como tema a “A SAUDADE IMPERIAL”, em 2019, nossa agremiação – SAUDADE – desfilará pelo corredor oficial da folia. Ao som do Trio Asas da América e animados pela extraordinária Orquestra Super Oara os foliões da Vitória já estão com a festa garantida, como bem diz o refrão de uma das músicas da agremiação: “ NA SEGUNDA-FEIRA O CARNAVAL É DE PRIMEIRA…….A SAUDADE TÁ NA RUA …..É FESTA A NOITE INTEIRA..”
Esse ano, como todos sabem, o carnaval oficial só irá acontecer no mês de março, mas, independente de qualquer coisa, a campanha publicitária de venda do primeiro lote dos kits da SAUDADE vem sendo veiculada desde o inicio desse ano.
Com o sucesso alcançado do nosso “Primeiro Concurso de Adereço de Cabeça”, lançado pela primeira vez em 2018, em breve estaremos anunciando as novidades para a “brincadeira”, visando o carnaval 2019.
Como todos já sabem: NA SAUDADE A GENTE BRINCA MELHOR!!!!
Kit Saudade 1º Lote – ATÉ O DIA 09 DE FEVEREIRO
Preço: à vista, $80,00 ou em 5X $17,00 no cartão.
Pontos de venda: Óticas Diniz, Farmácia Nossa Senhora de Fátima, Escritório do Blog do Pilako e Vendedores Autorizados
O Major Oliveira Costa participou da primeira reunião do ano da ABTV.
Abrindo o ciclo no novo ano (2019) a ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória de Santo Antão – realizou na noite de ontem sua primeira reunião ordinária. Visando atender a mais nova portaria emitida pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco a entidade recebeu em sua sede o Major Oliveira da Costa – Polícia Militar.
No encontro, que teve como principal objetivo esclarecer aos dirigentes das agremiações afiliadas novas determinações para o Carnaval 2019, foi bastante produtivo. Ao final um rápido lanche foi servido aos participantes.
Segundo Encontro do Vinil – domingo – 27 de janeiro – 15h
Com uma exposição especial sobre o eterno Raul Seixas – itens especiais -, pertencentes ao colecionador antonense, Gilvan Andrade, o amigo Raphael Oliveira convida os apreciadores do bom bate papo para o Segundo Encontro do Vinil da Vitória de Santo Antão. O evento acontecerá no tarde (15h) do domingo, 27 de janeiro, na Loja Grão de Ouro que fica localizada Vital de Negreiro – conhecida como “Rua da Águia”.
Momento Pitú: Viva a Resenha!!
Tempo Voa Vídeo Carnaval: AS VIRGENS DA VITÓRIA.
Nesse vídeo, onde reviveremos o carnaval vitoriense do ano de 2000, visualizaremos o desfile da Agremiação Carnavalesca “As Virgens da Vitória”. Veja o vídeo:

























