Antonio Freitas: completou 80 anos de vida e 40 anos do “Forró do Coelho”.

Aos oitenta anos, o amigo Antonio Freitas é um sujeito feliz, como ele mesmo gosta de afirmar, em alto e bom som. Ligado nos detalhes e atento a tudo que diz repeito às tradições da cidade que lhe viu nascer e crescer, Tonho, como é chamado carinhosamente por todos, tem uma cabeça de elefante – comparação popular para quem tem uma boa memória.

Acima de tudo, Tonho é um homem de fé. Sua devoção por Santo Antão, padroeiro da nossa cidade, é algo inquebrantável. Em cada pedaço do solo antonense, físico ou hipotético,  tem uma pisada reveladora e profícua do filho de “Dona Dora”:  é  na feira, no comércio, nos campos de futebol, nas mesas dos bares, nas orquestras de frevo, no Pátio da Matriz, nas procissões e por aí vai……

Outro espaço que o Tonho também é dotado de rara percepção diz respeito aos eventos sociais  locais. Em atividade, na sua faixa etária, ele é quase peça única. Carrega no peito a paixão pelo clube que fundou e construiu uma história bonita e positiva. Fez amigos e ajudou a construir uma marca local: Vitória, o melhor carnaval do interior de Pernambuco!

No reinado de momo, desde 1974, o “seu” Coelho sobe e desce as ladeiras da Vitória. No último sábado, dia 04 de maio, Tonho comandou o 40º Forró do Coelho, festa junina que se mantém viva e ativa por quatro décadas no calendário social da nossa aldeia.

Essas linhas, evidentemente, não tem a menor pretensão de lhe prestar uma homenagem, até porque, sobre esse assunto (homenagem) ele tem uma tese “sus generis”. Diz ele: “quer me homenagear, me defenda quando eu estiver ausente e quando eu morrer vá ao meu enterro”. Simples assim…..Abaixo, segue o vídeo gravado no Restaurante Gamela de Ouro, por ocasião do 40º Forró do Coelho,  cuja animação ficou por conta da Banda Nordestino do Forró.

O “Maio Antonense” começa ganhar apoios importentes!!!

Pessoalmente e pelas mais diversas ferramentas – telefone, zap e blog – recebi palavras incentivadoras quanto à ideia de trabalharmos em nossa cidade  o “Maio Antonense – Mês Azul e Branco”, em função das muitas datas importantes,  relacionadas à história da Vitória, haverem ocorridas no referido mês. O vereador Novo da Banca –  que absorveu a ideia –  me fez contato dizendo que gostaria de transforma-la em Lei Municipal. Ótima iniciativa!!! Lhe respondi….

Já a amiga Roberta Urquiza, em comentário no blog, grafou sua satisfação escrevendo as seguintes palavras:

“Bom dia estimado Pilako!
É com grande satisfação que leio o seu texto sobre o “Maio Antonense” , informo que tens o meu total apoio para que esse projeto seja exitoso. Vitória de Santo Antão carece com urgência de iniciativas dessa magnitude”.

Antecipadamente, agradeço a todos! Como falei anteriormente, irei lançar, oficialmente,  essa semente em mais dois “campos férteis”, ou seja: Instituto Histórico e Geográfico da Vitória e AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência. Desde já, agradeço o apoio espontâneo dos amigos……..

Dia das Mães é a nas Óticas Diniz!!!

Sintonizada com o mercado e de olho no segundo momento mais importante do comercio – Dia das Mães – as Óticas Diniz realizaram na manhã do sábado (04) várias ações promocionais. Além da música ao vivo, em frente à loja, ativistas e influenciadores nas mídias digitais marcaram presença para reforçar a imagem da empresa. É a Diniz mudando conceitos na “Terra de Diogo de Braga”.

CADEIA BRABA – Escreveu Ronaldo Sotero

Condenado à câmara de gás pelo assassinato do ex-senador Robert Kennnedy em 1968, depois substituído pela prisão perpétua, o palestino Shiran Bechara está até hoje numa prisão dos Estados Unidos. Passados 51 anos, o criminoso jamais deu entrevista ou saiu da cadeia. Também não há qualquer “apoiador” (neologismo da imprensa brasileira para nominar agitadores da esquerda caviar).
Enquanto isso, países vocacionados ao atraso…
A maior população carcerária mundial está nos Estados Unidos. A cadeia lá funciona. No corredor da morte, a maior parte é de condenados brancos, jovens e de classe média.
LER É SABER!

Ronaldo Sotero

Momento Cultural: Negro – por Henrique de Holanda.

Homem negro: se o sol – nessa ansiedade bruta
de quem quer e não pode, – o teu corpo procura,
com o instinto cruel de te vender na luta,
a queimar, ainda mais, a tua pele escura…

Se resistes ao sol, nessa heroica disputa,
fertilizando a terra estéril, seca e dura,
esta cor a tingir a tua carne impoluta
é a rija encrustação de tua rude bravura.

Nem o branco encoraja e nem o negro assombra.
Tanto nos vale a luz, quanto nos vale a sombra.
Desta cor morrerás e morrerás exangue

na luta, que nos dá, pelo teu maior gosto,
a flor que floresceu do suor do teu rosto,
e o fruto que nasceu do vigor do teu sangue!…

(Muitas rosas sobre o chão – Henrique de Holanda – pág. 23).

CRISTO E MALUF – por Sosígenes Bittencourt.

História engraçada conta o jornalista pernambucano Aldo Paes Barreto, em seu livro Causos & Casos, que acontecera em Nova Jerusalém.

Durante um espetáculo, em plena Campanha pela Presidência, Paulo Maluf está na plateia. No palco, braços abertos, Pilatos indaga a multidão diante do Palácio do representante romano:

– Povo de Jerusalém, não quero ser culpado pelo sangue de um inocente. Vós julgueis. O poder romano permite que eu solte um dos acusados. Solto Cristo ou Barrabás?
No meio da plateia, uma voz soou mais alto:

– Solta os dois e prende Maluf.

Sosígenes Bittencourt

Instituto Histórico comemorou os 176 anos da nossa cidade.

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória comemorou na noite do último sábado (04) a passagem do 176 º aniversário da elevação à categoria de cidade da então Vila de Santo Antão. Hoje, cidade da Vitória de Santo Antão. O evento ocorreu no Teatro Silogeu José Aragão e contou com a palestra do professor George Cabral que abordou questões relacionadas à constituição das vilas e etc.

Produzido pelo artista e sócio do Instituto, Fernando Nascimento, realizou-se a aposição da fotografia do Coronel José Joaquim da Silva. O mesmo foi sócio fundador da referida instituição e prefeito por três vezes da nossa cidade. Ao final do evento solene, um coquetel foi servido aos presentes.

Na ocasião, familiares do homenageado usou da palavra para externa a satisfação e alegria pelo importante reconhecimento. Veja o vídeo.

“Sipaúba In Concert”: música de qualidade na Vitória!!

Aconteceu no sábado, dia 04 de maio, a abertura do Projeto Cultural “SIPAÚBA IN CONCERT”, pilotado pelo produtor Leonardo Edardna (Bad Léo) e Pepeu. O evento, que acontecerá nas tardes dos sábados, tem por finalidade abrir espaço para a música de qualidade, assim como valorizando os artistas locais. No vídeo, “Os Boêmios”.

A crise na Venezuela – por Ronaldo Sotero

A crise da Venezuela caminha para ser resolvida externamente. Os chanceler russo e o secretário de Estado americano devem se encontrar na próxima semana. O governo russo não quer guerra pra não ficar desidratado perante a China. Agora dar declarações de força faz parte da retórica de Putin. O chinês por sua vez teme 250 bombas nucleares da Índia em seu quintal. Os indianos são aliados estratégicos dos americanos. Está vendo o que mostra a geopolítica? Os palpiteiros globais precisam abrir um livro. Grandes corporações (empresa é barraca de coco em Boa Viagem ) americanas como a Pepsi, Macro Soft estão comandadas por indianos naturalizados americanos. Os indianos da área de tecnologia são os estrangeiros mais bem pagos nos EUA, sobretudo no Vale do Silício. O idioma inglês é obrigatório nas escolas da Índia, que , em menos de 10 anos , vai superar a população chinesa. E os quelonios (jabutis, cágados) brasileiros preocupados com Neymar cai cai, com o beato Lula, Pablo Vitar, o vira-lata do Santa Cruz, os pernas de pau do Sport e a campanha rumo à série D do Náutico. Tenha paciência, paciente!

Ronaldo Sotero

Momento Cultural: A Alvorada – POR GUSTAVO FERRER CARNEIRO.

O sol se descortinava na praia
Brilhando em meus olhos
Caminho só
Ar imóvel, quente
Vento assobiando ardente
Com o som da minha respiração
Um monte de pensamentos
Um toque agudo sibilante
Suspirando com prazer
O nascer de um novo dia
Uma alvorada arredia
De momentos de introspecção

Um aroma gostoso de terra molhada
Ou maresia,
Um delicada lua ornamentando o amanhecer
Em uma fantasmagórica poesia,
Plenitude
O vento zunindo
Um sentimento de dignidade
Uma visão do encanto
Insondável graça no rosto
No perplexo momento
Da percepção da vida.

O que ele diz
estará dentro do seu peito
Todo tempo
Para sempre…

Seja longe, seja perto
Não sabemos o exato, o correto
Para tudo tem um tempo

Mas quando será esse tempo certo?

(MOSAICO DE REFLEXÕES – GUSTAVO FERRER CARNEIRO – pág. 14).

O coração que ri – por Sosígenes Bittencourt

O sofrimento é um prolongamento da dor, ele sobrevive à dor. Sofrimento é deixar de agradecer pelo amor recebido e resmungar pelo amor que deixou de receber.

Pessoas que amam a vida são pessoas que agradecem e, por isso, são pessoas calmas. A calma promove harmonia, porque a calma organiza a vida. E um dos benefícios dessa postura diante da vida é fundar no convívio a esperança.

O coração que ri não dá asas ao sofrimento porque palpita desesperança.

Sosígenes Bittencourt

Vamos Comemorar: “MAIO ANTONENSE – O MÊS AZUL E BRANCO”

Hoje, 06 de maio, Vitória de Santo Antão comemora a passagem de mais um aniversário da sua elevação à categoria de cidade. Para “sintonizar” o internauta no tempo e no espaço,  por assim dizer, realcemos que o Recife recebera esse título (cidade) apenas duas décadas antes,   exatamente em 1823, demonstrando assim que o nosso torrão, já na primeira metade do século XIX,  despontava como um circunscrição territorial/política  considerável.

Do ponto de vista prático, no que se refere ao contexto administrativo local, o titulo de “Cidade” em nada modificou a relação dos governantes com os nativos,  pois a verdadeira transformação local, no que se refere à “vida orgânica municipal”,  já havia nos ocorrido décadas antes, ou seja: elevação de Freguesia à Vila, em 1812. Já à autonomia jurídica correu  1833 – Vitória deixou de pertencer à Comarca do Recife e passou a ter Juiz togado.

Na qualidade de estudioso da vida pretérita  da nossa aldeia e sócio efetivo –  há mais de quinze anos  do Instituto Histórico –    na próxima oportunidade em que estiver em reunião ordinária na “Casa do Imperador”, que penso ser o embrião natural dessas questões, irei abrir discussão no sentido de promovermos no mês de maio um conjunto de ações  comemorativas –  haja vista todos esses relevantes acontecimentos terem ocorridos num  mês de maio,  evidentemente que em dias e anos diferentes.  A história é dinâmica! Releituras serão sempre bem vindas e necessárias à boa historiografia.

ESSA SERÁ UMA DAS MINHAS PROPOSTAS: “MAIO ANTONENSE – O MÊS AZUL E BRANCO”

Acredito,  se bem trabalhado em conjunto com toda sociedade e os poderes constituídos, poderemos despertar nos nativos, sobretudo nos mais jovens, um incremento substancial no que se refere ao chamado SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO, algo que nos parece em processo de desidratação na terra desbrava pelo português Diogo de Braga.

 Portanto, desde já, aproveitemos o mês que acaba de começar para introduzirmos  e alardeáramos  essas informações, principalmente  com os  nossos conterrâneos menos atentos,  no que refere às  questões da aldeia………Viva “O MAIO ANTONENSE – O MÊS AZUL E BRANCO”…