Orquestra Arruando: Nilo Otaviano quer frevo o ano inteiro…….

Num passado não muito distante, por intermédio do empresário vitoriense e amigo das antigas –  Wilson Santos –  tive a oportunidade de me relacionar profissionalmente com o produtor cultural Nilo Otaviano. Tanto pessoalmente como  através da internet, desde de sempre, estamos conectados e compartilhando ideias e desejos comuns.

Nilo é um sopro de gente que não nasce todo dia. Portador de uma sensibilidade musical ímpar, ele, acima de tudo, é conhecedor da história de Pernambuco, da sua gênese, das suas delícias e dos seus dissabores.  Com o autóctone ritmo local, o frevo, representação maior da nossa expressão cultural, Nilo desenvolveu uma relação de afetividade que vai muito além da música em si.

Com sua “Orquestra Arruando” ele decidiu inundar as veias dos pernambucanos com frevo o ano inteiro, através dos seus projetos culturais. Para 2019, o desafio continua posto: apresentações públicas durante o ano inteiro.

Assim sendo, nesse período pré-carnavalesco, estaremos, na medida do possível,  divulgando suas ações para que seu trabalho consiga  mais visibilidade. Irei também criar as oportunidades necessárias para conectar os compositores antoneses do gênero (frevo) com ele para a possível consolidação de novas e frutíferas parcerias. Que em 2019 o frevo pernambucano ganhe o espaço necessário para navegar no mundo inteiro……….Veja o vídeo.

Apoti celebra os 107 anos de Tradicional Festa de São Sebastião – 24 à 27 de Janeiro.

A tradicional festa do Glorioso São Sebastião, co-padroeiro do Distrito de Apoti, será realizada entre os dias 24 à 27 de Janeiro. Com uma programação diferenciada em 2019, a tradicional festa terá 04 (quatro), dias de festa na comunidade, acolhendo os 107 anos de uma história, capítulos conduzida com fraternidade e paz.

Apoti em Glória, faz referência a dois santos durante o ano, sendo São Sebastião co-padroeiro e Santo Antônio de Pádua, patrono da comunidade desde 1906, comemorado no mês de Junho, do corrente ano.

São Sebastião é tradição desde 1912, fundada pelo Dr. Assis Sotero de Farias, na época foi morador, devoto e que conduziu a festa até nos seus últimos dias de vida na terra de Duarte Dias. O que se resume nesta grande festa, é a fé, a cultura, e a tradição, por sinal bastante conhecida pela região e valorizada pelos moradores. O evento não se resume apenas a atos religiosos, mas também envolve toda uma movimentação multicultural sempre no último domingo do mês de janeiro.

O novenário, na Capela de Santo Antônio de Pádua, inicia de 24/01 (Quarta), e se estenderá até o dia 27/01, último domingo do Mês de Janeiro. A programação litúrgica contará todos os dias durante o tríduo, com recitação do terço, às 18h, e Santa Missa, às 19h.

A abertura ocorre às 18h30, da Quarta (24/01), com a procissão da bandeira,saindo da residência do juiz da bandeira, Sr. Joelson Freitas e Sra. Cristiana Gomes, percorrendo as principais ruas da comunidade, e logo após a chegada,  acontecerá a Missa da Graça, presidida pelo Pe. Djailson Canuto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ferreiros-PE.

Algumas cidades do estado, festejam São Sebastião, Apoti em Glória do Goitá se destaca entres as 15 cidades, confere: Vitória de Santo Antão (Matriz), Limoeiro, Lagoa de Itaenga, Surubim, Ouricuri, Casinhas, Bonito, São José da Coroa Grande, Goiana, Chã Grande, Chã de Alegria, Apoti, Bom Jardim, Paudalho e Machados.

A comunidade fica bastante agitada e aquece a economia local, nos três dias de festas. Um parque de diversão, é concentrado no Centro, na Praça de Santo Antônio de Pádua, para a diversão das crianças e dos adultos. A lotação do público é grande, tanto religiosa, como profano.

Uma grade de programação será divulgada pela Prefeitura Municipal de Glória do Goitá, para agitar ainda mais os 107 anos de tradição.

Texto –  Roberto Silva – RS Produções.

Tempo Voa Vídeo Carnaval: O Coelho – 1990.

No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos o desfile da Agremiação Carnavalescas “O Coelho” – 1990. Nas imagens, entre tantos carnavalescos e foliões antonenses, destacamos a participação do amigo Zeca de Abelardo que além de ser um baluarte do nosso carnaval ainda, nas horas de lazer,  era cantor e compositor.

AMOR E VÍCIO – por Sosígenes Bittencourt.

Amor sincero de mulher já resgatou muito marmanjo do vício. O amor embriagador de uma mulher já resgatou muito marmanjo do alcoolismo.

Não se combate vício humilhando o viciado, mas pregando-lhe a verdade com respeito. É a única forma de trazê-lo à lucidez.

O que disse o apóstolo Paulo? “Fiz-me de tolo para ganhar os tolos, e sábio para ganhar os sábios”. A sua intenção não era ser tolo, mas fingir-se de tolo para salvá-los.

Você só resgata alguém da escuridão, penetrando na treva onde ele habita. Este é um gesto de coragem, advindo do amor e da misericórdia. Para ajudar um louco, você tem de caminhar pelas veredas de sua loucura.

Sosígenes Bittencourt

Vamos comemorar: 3.000 vídeo sobre Vitória e/ou os vitorienses postados no canal do youtube.

Uma marca alcançada que deve ser considerada e festejada. Chegamos ao vídeo de número 3.000 no nosso canal de youtube. Ao longo desses quase sete anos e meio do Blog do Pilako (no ar) é como se todos os dias, ao longo desse tempo, tivéssemos postado um vídeo todo santo dia (média 1,1/dia).

Ressaltemos, porém, que todo esse material é original. Em se tratando da nossa Vitória de Santo Antão registramos de tudo um pouco. Do carnaval aos festejos religiosos. Dos discursos nas solenidades históricas aos papos informais,  ocorridos nos bares da vida. Dos acontecimentos do cotidiano da cidade às cenas inusitadas. Registramos também depoimentos de pessoas que marcaram época na Vitória e outros papos frívolos, eivados besteirol. Nesses três mil vídeos gravados e postados no youtube, efetivamente,  fica um pouco da história dos antonenses que já fizeram a viagem sem volta e dos que ainda estão a cominho.

E o que é melhor: todo esse material – de minha propriedade sob todos os pontos de vista – esteve e se manterá disponível, gratuitamente, para todas as pessoas da nossa cidade e também aos chamados “cidadãos planetários”, espalhados pelos cinco continentes da terra. Não posso afirmar, mas acho que sou o antonense que mais tem vídeos postados no  youtube.

Sem sobra de duvida uma construção positiva. Um legado que deixarei aos meus conterrâneos. Enxergo perfeitamente o tamanho da importância desse material para as gerações vindouras, sobretudos aos se debruçarão, mais adiante, ao estudo sociológico e antropológico do nosso “Condado”, desbravado pelo português Diogo de Braga.

Nesse conjunto (vídeos), no que se refere ao interesse dos internautas – que se mede em quantidade de visualizações – temos números curiosos. Em apenas um só vídeo temos quase meio milhão de visualização. Em tantos outros,  números variados, mas, independente de qualquer coisa, certamente,  o registro, num futuro breve ou longo,  será objeto de apreciação. Portanto, agradeço a todos aqueles que me ajudaram nessa rica empreitada, na qual “congelamos” um pouco do tempo pretérito na tentativa do enfrentamento ao senhor de todos os senhores………..O TEMPO!!

 

MIZURA: O Folião das Mil Faces!!

Não há idade para se brincar o carnaval. Desde suas origens, ele aguça, aviva e renova as energias de todas gerações. Pai, filho, neto e bisneto. Não tem idade. Festa irreverente, de som de orquestra, carro alegórico e folião avexado com frevo no pé. Folião é assim: não tem hora pra chegar. Sai de manhã e só volta na manhã seguinte, e quando volta. Mas sempre acaba ficando para mais um bloco, nas ruas subindo e descendo ladeiras. Cansado, mas feliz, cochila algumas horas e depois de um banho já estava novo para outra folia. Assim foi o Manoel José de Souza, ou como todos o conhecem: Mizurao folião das mil faces.

Não dá para falar de carnaval em Vitória de Santo Antão sem lembrar desse grande folião; Mizura já é ícone do carnaval vitoriense, destacou-se utilizando apenas de sua criatividade, irreverência e grande alegria, mas não é pra menos! Ele veio ao mundo em meio a folia, em 12 de fevereiro de 1933. Já nasceu ouvindo frevo.

Cultivou sementes carnavalescas nos clubes “A Girafa”, “O Camelo”, “ETzão”, e sua grande paixão “A Taboquinhas”, entre outros clubes que passaram por suas mãos.

Deixava ansiedade: Qual será a fantasia de hoje?” – perguntavam-se as pessoas nas ruas da cidade. A cada dia de carnaval ele saia com uma fantasia diferente demonstrando sua criatividade e amor à folia carnavalescas. Ora,  era um grande morcego, ora um bebezinho e outra vez foi até anjo (que por sinal foi destaque em um dos carnavais do Recife). Foram dezenas de fantasias,  confeccionadas por sua esposa e até por ele mesmo.

Em 2000, para homenagear seus amigos foliões já falecidos, fundou o “Bloco da Solidão”, que saia pelas ruas da cidade com um carro de propaganda e um cordão de isolamento, onde apenas ele ficava no centro. Saia pelas ruas com muita alegria, parando em cada residência do amigo folião falecido homenageando cada um, a família do folião seguia o bloco, mas apenas ele ficava no cordão. Era o “Bloco da Solidão” que passava pelas ruas da cidade com o som anunciando os membros do clube, todos eram ele mesmo; do presidente-fundador ao porta-estandarte.

Mas o “Bloco da Solidão” chegou a seu fim com pouco tempo de vida; uma grave doença se apoderou do seu fundador deixando-o inabilitado para a folia. Passou alguns anos doente, chegando a falecer nos últimos dias de 2005.

Vitória de Santo Antão perdeu um inesquecível folião, talvez o último dos grandes foliões de época. Foram mais de cinqüenta anos de carnaval. E para cada dia de carnaval uma nova fantasia. E para cada fantasia uma nova alegria que ficava registrada no sorriso das pessoas que lhe esperavam nas ruas da Vitória.

O Carnaval da Vitória há muito está de luto. Ele nunca será o mesmo sem o grande folião que foi Mizura.

Fica aqui, esta simples homenagem.

O Tempo Voa em Vídeo Especial: Entrevista com Seu Sitonho no Carnaval em 1988 na Praça Duque de Caxias.

Para alimentar a SAUDADE – como dizia “seu” Zito Mariano, exibiremos, mais uma vez, um vídeo no qual  “seu” Sitonho, juntamente com outros carnavalescos (Zeca de Abelardo e Dr Jodalvo) falam sobre  carnaval (1988),  em pleno QUARTEL GENERAL DO FREVO vitoriense (Praça Duque de Caxias),  ao som da Orquestra de mestre BIU.

 

O Tempo Voa Carnaval: A Turma da JECA – (Jovem Equipe do Camelo)

Amigo Pilako, esta foto foi do carnaval de 1973 nossa turma da JECA (Jovem Equipe do Camelo). Estávamos sem opções para o nosso carnaval,  depois da saída da Girafa e resolvemos criar a Universidade do Samba, nome este em virtude de vários amigos na época prestarem vestibular.  Na foto,  da esquerda para direita: Rosângela Duarte e Edson Carneiro (chita)Mirna – uma prima nossa do Rio de Janeiro, Lourdinha e Joel Neto, Luis Carlos e Kikiu…. tempo bom.

Joel Neto

CAPIBA NO CÉU – por Sosígenes Bittencourt.

Lourenço da Fonseca Barbosa
* Surubim: 1904
+ Recife: 1997
Capiba chega ao céu.
Sorridente e de braços abertos, penetra sem kit
no bloco de Nelson Ferreira, Irmãos Valença e Felinho.
Ao som de Vassourinhas, de Matias da Rocha e Joana Batista,
os anjos danam-se a frev(o)ar e plumas caem.
Vem um ente traquinas e seringa cloreto de etila no ar.
O folguedo, alegre e saltitante, vai circulando um salão de nuvens
e volatiliza-se sob uma neblina de papéis picados.

Sosígenes Bittencourt

O assunto agora é CARNAVAL…….

Com as graças de Deus e a proteção do Glorioso Santo Antão chegamos em 2019. A vida é um eterno caminhar na direção do fim. No meu modesto entendimento, aconselho os viventes aproveitar o caminho, pois é nele que tudo acontece. É nele que encontraremos tudo que almejamos. Até se conseguirmos ressignificar alguns acontecimentos pretéritos poderemos, doravante,  degustar outras experiências, antes  classificados como infortúnio, de outra maneira, com outra tonalidade. Nossa passagem por esse lugar chamado terra é algo com muitas explicações e pouco convencimento.

Portanto, aproveitaremos o espaço do nosso jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako, nesse início de ano, como sempre fizemos, para colocar a nossa festa maior – Carnaval da Vitória – no centro da pauta diária. Buscaremos, na medida do possível, através das nossas colunas – Tempo Voa e Tempo Voa Vídeo – reviver os carnavais da terra de José Marques de Senna.

Assim sendo: Evoé aos nossos internautas,  foliões e carnavalescos………..

Tempo Voa Vídeo Carnaval: entrevista com doutora Iara Gouveia.

No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos o desfile da Agremiação Carnavalesca Clube Abanadores “O Leão”,  na Praça Duque de Caxias – Quartel General do Frevo –  em 1988. Na ocasião a doutora Iara Gouveia fala do tema enredo do carro alegórico – Centenário da Abolição da Escravidão. Veja o vídeo: