Jorge Lafond – por @historia_em_retalhos.

Jorge Luiz Souza Lima, o Jorge Lafond, foi um comediante e bailarino, com estilo próprio, talento e muita presença de palco.

Decidiu adotar o sobrenome artístico “Lafond” em homenagem à atriz Monique Lafond, de quem era fã.

Preto, pobre e homossexual, precisou aprender cedo a enfrentar as barreiras do preconceito.

Aos 6 anos, já tinha a consciência de que era homossexual, escondendo dos pais essa condição.

Movido pelo sonho, estudou balé e, depois, teatro na UERJ.

Foi como bailarino que o artista começou a engrenar na carreira.

Fez parte do corpo de bailarinos do Fantástico, para, depois, estourar no Jô Soares, nos Trapalhões e na “A Praça é Nossa”.

Seu personagem principal era quase uma caricatura de si mesmo: Vera Verão.

Consolidado e com o trabalho reconhecido, Jorge talvez já não esperasse sentir de forma tão forte o impacto da indiferença e da crueldade das pessoas.

Mas isso aconteceu e foi no programa de Gugu Liberato.

No dia 10.11.2002, participava de uma competição integrando o time feminino.

Como de costume, a competição seria interrompida para dar lugar a uma atração musical e seria retomada depois.

Era normal que as equipes permanecessem no palco e até dançassem ao lado do convidado.

Porém, o convidado do dia, o padre Marcelo Rossi, fez uma exigência inusitada, com a conivência de Gugu: Lafond teria que ser retirado do palco.

Supostamente, o padre não queria estar no mesmo ambiente do comediante.

Sem reação, Lafond recebeu a orientação para retirar-se, enquanto o religioso apresentava-se.

Assim que o padre saiu, a produção tentou convencê-lo a voltar, mas ele não quis.

Já não dava mais.

Humilhado, voltou para casa.

O impacto foi muito grande, porque, além de tudo, ele era admirador do padre.

Coincidência ou não, uma semana depois, ele foi internado com complicações cardíacas.

Em 11.01.2003, após o agravamento do quadro, o comediante morreu, aos 50 anos, vítima de um infarto.

Nunca se saberá o grau de relação entre essa atitude do religioso e a morte de Lafond.

Porém, uma coisa é certa: mesmo que causada por outras razões, a sua morte foi, no mínimo, precipitada pelo preconceito.
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O Retábulo de Joana Carolina visto por 12 artistas pernambucanos – por Marcus Prado.

Poeta Mauro Mota, juiz de direito José Albino de Aguiar, Osman Lins, Professor Aragão – foto: Raminho Fotógrafo.

“Não é a própria realidade o resultado de uma interpretação?” (Hans-Georg Gadamer/Verdade e Método, volume 2, pág. 391)

O tema que inspirou a exposição “O Retábulo de Lins” (Museu do Estado de Pernambuco – 10 de dezembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025), a dimensão estética da sua construção, teve como ponto de partida o conto “Retábulo de Santa Joana Carolina” integrante do livro “Nove, Novena”, de Osman Lins, publicado pela editora Companhia das Letras (1966).

A curadora da exposição, professora Elizabeth Hazin (UnB), mestra em Literatura Comparada, por muitos considerada uma das melhores estudiosas da obra desse autor, diz que a exposição faz conexões entre o texto literário e outras áreas artísticas, “a partir de uma abordagem transdisciplinar”.

Doze artistas plásticos pernambucanos “aliados a possíveis caminhos para as particularidades do texto” carregado de alta densidade poética foram convidados a traduzir em telas os doze “mistérios” que compõem o “retábulo” da personagem Joana Carolina. Os artistas escolhidos: Antônio Henrique Wanderley, Álvaro Caldas, Clerston de Andrade, Fabíola Pimentel, Jessica Martins, Maurício Arraes, Rikia Amaral, Roberto Ploeg, Romero de Andrade Lima, Tereza Perman, Timóteo, Vânia Notaro. Cada obra deveria ser executada em idênticos suportes de tela/painel, nas medidas de 1,20, por 0,80, no sentido vertical, não podendo ser abstrata, sendo obrigatório um conteúdo religioso, “para justificar a união dos doze trabalhos em um único retábulo”.

O primeiro da lista, Antônio Henrique Wanderley, escolheu o sétimo “Mistério”, talvez o mais desafiador do conjunto. “Os meus elementos estavam todos ali: Na parede do fundo, como elemento decorativo, um quadro oval emoldurado com um vidro frontal. A imagem, provavelmente uma estampa religiosa, extraída de algum cartaz da igreja, ou mesmo de uma “folhinha”, como se chamam os calendários pendurados nas paredes como enfeite, apresenta uma comovente cena doméstica de uma Madona sentada junto ao leito da filha, a quem vela e cuida de uma enfermidade, medicando-a com elixires caseiros, xaropes, emplastros e clisteres, preparados com as ervas e plantas do pequeno quintal”. O detalhe da folhinha do segundo plano, citado por Henrique Wanderley, me faz lembrar o quadro do genial pintor flamengo Jan van Eyck, “O Casal Arnolfini”, pintado em 1434: os detalhes de objetos simbólicos na parede de fundo, que se valorizam em amplitude e enigmas. A obra exibe o casamento do então rico comerciante Giovanni Arnolfini com Giovanna Cenami. (Galeria Nacional, Londres).

Do programa da exposição, no dia da abertura, consta uma apresentação da Orquestra de Câmera Criança Cidadã e um desfile de moda de Eliane Mello, estilista de Vitória de Santo Antão, com uma coleção inspirada em Osman Lins.

Marcus Prado – jornalista

1ª Corrida PSVA aconteceu domingo, no Pátio da Matriz.

Em sua primeira edição, aconteceu, na manhã do domingo (08) a Corrida de Rua PVSA, promovida pela Polícia Penal, vinculada ao Presídio da Vitória de Santo Antão.

O evento teve como ponto de concentração, partida e chegada o Pátio da Matriz. Em 6km de trajeto, o conjunto de atletas percorreu várias ruas centrais da cidade.  Ao final, frutas foram servidas a todos participantes. Aos que chegaram nas 3  primeiras colocações – masculino e feminino – troféus foram ofertados. Uma Boa Promoção!!!

AVLAC – último encontro do ano…..

Na manhã do domingo (08), em sua sede, no “Sobradinho”, localizado no bairro da Matriz, a AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – promoveu seu último encontro ordinário de 2024.

Na ocasião, além da pauta,  o presidente, professor Serafim Lemos, anunciou a programação do entidade para o ano vindouro. Em ato contínuo parte do grupo – “Imortais” –  seguiu para o Restaurante Carnes & Galetos,  para um almoço de confraternização de fim de ano.

E POR FALAR EM TRISTEZA – por Sosígenes Bittencourt.

Eu sou meio ruim de tristeza. Pelo contrário, carrego uma certa alegria n’alma que, muitas vezes, confundem com falta de seriedade. Porque o importante não é a tristeza que você sente, mas o que você pode fazer com a tristeza que sente. Tristeza longa, duradoura é depressão. É caso clínico. Eu prefiro a tristeza que é caso cínico. Dizia, o dramaturgo Nelson Rodrigues, que “não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos.”

Por exemplo, a tristeza, para mim, é motivo de literatura. Eu recebi um grande conselho do poeta alemão Wolfgang Goethe: Faz da tua dor um poema, e ela será suavizada.

Sosígenes Bittencourt

Reginaldo Veloso – por @historia_em_retalhos.

Este é o ex-padre Reginaldo Veloso, símbolo da luta contra o autoritarismo durante a ditadura militar brasileira.

Altivo, sempre lutou contra a ortodoxia da igreja conservadora, ligada às estruturas de poder, aos senhores de engenho, aos políticos e aos militares.

Entendia que a igreja deveria abraçar pensamentos mais voltados para os pobres, para os camponeses e para as comunidades, defendendo que os trabalhadores não deveriam apenas obedecer, mas serem também agentes de transformação.

Após a publicação pela CNBB do documento “Eu ouvi os clamores do povo”, o regime militar passou a perseguir de maneira mais contundente os religiosos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife comandada por Dom Hélder Câmara.

Em 16 de junho de 1973, militares realizaram uma incursão na paróquia da Macaxeira e sequestraram o padre Reginaldo Veloso, que teve os seus olhos vendados e foi deixado apenas de cueca em uma jaula de dois metros quadrados.

Ao longo daquele dia, Dom Hélder e Dom José Lamartine rodaram os hospitais e foram até o IML, procurando pelo colega, que acabou solto ao final do dia.

Em 1978, Reginaldo tornou-se pároco da Paróquia Nossa Senhora do Morro da Conceição, passando a viver no morro.

Ali, aprofundou a sua atuação por uma igreja mais voltada para o povo: organizou associações comunitárias, liderou o movimento Terra de Ninguém, aproximou a Igreja Católica das religiões de matriz africana e até das pessoas sem religião.

Isso incomodou os conservadores.

Com a renúncia de Dom Hélder, em razão da idade, em 1985, a igreja mandou para o Recife o novo arcebispo, Dom José Cardoso Sobrinho.

Poucos lembram, mas, na eleição para governador de 1986, o novo arcebispo, seguindo a linha da ala conservadora da Igreja, manifestou apoio ao candidato José Múcio, desejando fazer uma clara contraposição à Ação Católica Operária (ACO), que declarara abertamente apoio ao ex-exilado político Miguel Arraes.

Após fechar o Seminário Regional Nordeste 2 e o Instituto de Teologia, Cardoso passou a expulsar padres engajados nas comunidades eclesiais de base e nas pastorais sociais.
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Logo após a Festa do Morro do ano de 1989, expulsou padre Reginaldo da paróquia e suspendeu a sua ordenação de padre, fazendo-o perder a batina.
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Após isso, vários embates sucederam-se entre a comunidade do morro e o arcebispado, tendo o seu ápice acontecido em outubro do ano de 1990.
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Naquela ocasião, a comunidade realizou uma ciranda, afirmando que não entregaria a chave da Igreja.
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De repente, o mais improvável: balões de gás hélio surgem no céu com a chave da igreja amarrada.
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Foi uma cena muito bonita e simbólica, que até hoje é lembrada pela comunidade do morro.
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A polícia acabou por arrombar o templo e processar o padre Reginaldo, além dos fiéis Helena Lopes e Josenildo Sinésio.
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Padre Reginaldo Veloso morreu no ano de 2022, mas a sua luta e a sua história jamais foram esquecidos no Morro da Conceição.
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Os 120 anos do Anjo da Vitória – a medalha do evento é uma Joia Histórica!!!

Monumento apreciado pelo gosto popular da nossa cidade, o Anjo da Vitória chegará em 2025 comemorando os seus 120 anos de surgimento. Inaugurado em 27 de janeiro de 1905, o mesmo é uma perene homenagem à vitória alcançada, em 03 de agosto de 1645, no Monte das Tabocas, em cima dos invasores holandeses.

Em décadas passadas, a cidade nutria o argumento de que no dia em ele tocasse sua trombeta o mundo se acabaria. Muitas crianças, do tempo pretérito, o temia mais dos que os castigos reais…..

Pois bem, quando maloqueiro, apesar de haver sido criado pelas bandas da Matriz, também andei “incomodando” o Anjo. Vez por outra, subia na sua base de cimento e tijolo.

Ao lado do meu pai, Zito Mariano, e de outras figuras importantes do nosso torrão, participei das festividades do seu Centenário, ocorrida em 2005.

Noutra ocasião, o mesmo (Anjo) também foi o tema central do desfile da nossa agremiação carnavalesca. Nessa homenagem, ocorrida em 2015, festejamos, inclusive com música,  composta por Aldenisio Tavares,  os seus 110 anos.

Uma década se passou e agora, em 2025, a 4ª Edição da Corrida e Caminhada da Vitória, evento por  nós promovido, irá celebrar, em suas medalhas e troféus, a passagem dos 120 anos do nosso “Anjo da Vitória”.

Portanto, aos atletas que irão participar da 4ª edição da Corrida da Vitória, na qualidade de  corredor ou caminhante, os mesmos terão direito a levarem para casa uma MEDALHA que se configura numa verdadeira JOIA HISTÓRICA.

Para participar, basta se inscrever no site ou presencialmente,  na Loja Monster Suplementos. Viva os 120 anos do Anjo da Vitória!!!

 

Gentílico Antonense: a Câmara de Vereadores segue discutindo e analisando!!!

Por ocasião do evento na Câmara de Vereadores da nossa cidade – Vitória de Santo Antão -, ocorrido em 08 de novembro de 2025, em que fui condecorado com o honroso Título de Cidadão Vitoriense, no meu momento de fala na tribuna, além de contar um pouco da história da minha família e agradecer aos parlamentares, principalmente ao vereador Doutor Saulo, pela indicação, também deixei uma sugestão ao Poder Legislativo. Ou seja: à inclusão do gentílico “antonense” à disposição dos  conterrâneos.

Naquela ocasião, inclusive, fiz uma pequena explicação técnica e historiográfica sobre o termo “vitoriense” e “antonense”.

Pois bem, em ato contínuo, dias depois, o vereador Doutor Saulo produziu um projeto e apresentou aos pares à inclusão do  gentílico “antonense”, sem prejuízo aos já existente. Isto é: “vitoriense”.

Assim sendo, na manhã de ontem (04) o referido parlamentar entrou em contato, convidando-me para fazer, à tarde (15h), na Sessão Ordinária da Casa,  uma pequena explanação na tribuna,  sobre o termo – antonense –  ao conjunto de vereadores, no sentido de ampliar e tirar dúvidas sobre o tema aludido, ou seja: o gentílico antonense.

Sem titubear, até porque o tema é relevante e merece a maior atenção de todos nós, compareci, no horário determinado, à Câmara e usei a tribuna para mais uma explicação. Após o “meu tempo de fala”, acompanhado atentamente pela maioria dos vereadores presentes, o presidente interino, vereador Lournaldo Junior, comunicou que o  tema segue sendo  debatido com os pares.

Abaixo, segue, o vídeo completo da reunião da Câmara que consta as minhas considerações sobre o tema: gentílico antonense.

Aqui:https://www.youtube.com/watch?v=bg2w2Lzre3g

 

Girafa 2025 – Vem Com Tudo!!!

Em clima de euforia, pela passagem dos seus 75 anos de fundação, a diretoria da Agremiação Carnavalesca “A Girafa” vem veiculando, nas mais variadas plataformas de comunicação,  mensagem de Boas Festas e  um Ano Novo com muita paz e alegria aos vitorienses e, sobretudo, aos girafeiros.

Na referida peça publicitária a diretoria também garante que para o carnaval 2025 o “pescoção” vem com tudo!!! Não é novidade para ninguém que na terra de José Marques de Senna a Folia de Momo se configura na mais festejada manifestação popular. Registros históricos apontam que desde as primeiras décadas,  da segunda metade do século XIX,  os antonesnes já se manifestavam através das suas respectivas agremiações carnavalescas. Atualmente, com 75 anos de história, “A Girafa” é uma das mais  expressivas e simbólicas  agremiações dos nosso carnaval. 

PAPEL DE ESCRITOR – por Sosigenes Bittencourt.

Escrever é um ato que se pratica sozinho, porém jamais solitário.
Todo ato intelectual é povoado daquilo que povoa a vida, do mito mistério que povoa o mundo.
O escritor vive escrevendo.
O escritor morre escrevendo.
Até quando dorme, sonha escrevendo.
Um olho aberto e outro fechado,
uma folha de papel e uma caneta ao lado.
Assim, anda vivendo,
Assim, vive andando,
meio sonhando, meio acordado.
Sosigenes Bittencourt

DR. AMAURY DE MEDEIROS: UM REVOLUCIONÁRIO DA MEDICINA – por Ronaldo SOTERO

Em um dia 3 de dezembro de 1928, falecia prematuramente, no Rio de Janeiro, aos 34 anos, o médico recifense, nascido no bairro de Parnamirim, em 7 de dezembro de 1893, DR. AMAURY DE MEDEIROS.

Aluno do Ginásio Pernambucano, formado em medicina no Rio de Janeiro.
Em 1917 chefiou os serviços da Cruz Vermelha Brasileira.

Convidado pelo sogro, na época o governador de Pernambuco, Sérgio Loreto para ocupar a diretoria do Departamento de Saúde e Assistência do Estado, procedeu uma revolução na medicina, saúde e higiene do estado. Mudou o sistema de atendimento de saúde na capital e interior. Reformou o Hospital Oswaldo Cruz e o Hospital da Tamarineira. Pioneiro na criação da inspetoria de profilaxia da tuberculose, anexando-a as áreas de saneamento rural no combate à malária, febre amarela, varíola e peste bubônica.

Teve passagem na vida pública como deputado federal. Passou a residir no Rio de Janeiro em 1927.

Propôs a criação do Ministério da Saúde e Assistência. É lembrado em Recife pelo Cisam. No Derby, uma rua o homenageia com seu nome. As cidades de Garanhuns, Gravata também o lembram com ruas.

Morto em acidente aéreo no Rio de Janeiro em 3 de dezembro de 1928, a bordo do avião que iria homenagear o Pai da Aviação, Santos Dumont (1873-1932) na chegada ao Brasil, jogando flores no convés do navio.

A fatalidade que levou precocemente esse verdadeiro revolucionário da medicina pernambucana não encerrou seu legado. Que seu exemplo inspire os novos profissionais e os veteranos de sua verdadeira razão de ser: a vida!

Ronaldo Sotero

Sessão no Senado – por @historia_em_retalhos.

4 de dezembro de 1963.

Aparentemente, aquele seria apenas mais um dia normal de sessão no Senado Federal.

Um episódio fatal, porém, marcaria para sempre aquela data.

Os senadores Arnon de Mello (foto), pai do ex-presidente Fernando Collor, e Silvestre Péricles (foto), ambos originários de Alagoas, desentendiam-se com frequência, numa tentativa de medir forças para ver quem era mais influente no estado natal.

A troca de farpas era frequente e o presidente da casa já dava sinais de preocupação com o clima de tensão.

Naquele dia, Arnon abriu os trabalhos com a seguinte frase:

“Senhor presidente, com a permissão de Vossa Excelência, falarei de frente para o senador Silvestre Péricles, que me ameaçou de morte”.

Esta provocação foi a senha para o início do conflito.

Silvestre não aceitou o desaforo e atacou verbalmente Arnon, que, enfurecido, sacou o seu revólver Smith Wesson 38 e disparou várias vezes.

Nenhum dos tiros atingiu Silvestre, que conseguiu jogar-se no chão e rastejar entre as poltronas com a sua arma em punho.

Lamentavelmente, os tiros tiveram um destinatário que não tinha nada a ver com a história.

Dois projéteis atingiram o senador José Kairala (foto), que chegou a ser socorrido, mas que não resistiu e morreu.

Pressionados pela opinião pública, os parlamentares aprovaram, por 44 votos a 4, a prisão dos dois colegas.

No entanto, menos de seis meses depois, tanto Arnon quanto Silvestre foram inocentados pelo Tribunal do Júri de Brasília.

A vítima Kairala, de apenas 39 anos, substituia, transitoriamente, o senador José Guiomard.

Eram as suas últimas horas no exercício da função, pois devolveria o cargo no dia seguinte ao titular.

Ele foi baleado na frente do filho, da esposa e da mãe, que haviam ido prestigiá-lo no seu último dia de trabalho.

Definitivamente, a mistura de violência e política é um desastre para a sociedade e só serve para dinamitar os alicerces da democracia.

Este crime prestou-se para os defensores do Golpe de 1964 o invocarem como uma justificativa, sob o argumento de que se vivia uma grave crise democrática com o fim do diálogo saudável entre os políticos.
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A 4º Corrida e Caminhada da Vitória homenageia a passagem dos 120 anos do Anjo da Vitória.

4ª Corrida da Vitória – 27 de abril de 2025.
Corrida 7km – Caminhada 3km – Concentração às 6h – Largada às 7h.
PREMIAÇÕES
Troféu – 1º ao 5º colocado – masculino e feminino.
Categorias: Geral – Local e Faixa Etária –
Primeira faixa etária: até 39 anos.
Segunda faixa: dos 40 aos 49 anos.
Terceira faixa: dos 50 aos 59 anos.
Quarta faixa: dos 60 aos 69 anos.
Quinta faixa: dos 70 em diante.
Troféu – Maior equipe (grupo) local e visitante.
OBS: NÃO HAVERÁ PREMIAÇÃO EM DINHEIRO!
Inscrições on-line: www.uptempo.com.br
Inscrições para grupos: 81-9.9420.9773
Inscrição presencial: Loja Monster Suplementos – Rua Valois Correia – 96 – Matriz – Vitória.
Valor da Inscrição no 1º lote
Kit completo – corrida ou caminhada – R$ 95,00
Kit sem a camisa – corrida ou caminhada – R$ 80,00

 

PENSANDO NA PRAÇA – por Sosígenes Bittencourt.

Este é o milênio da Solidariedade.
ou seremos soli(D)ários,
ou seremos soli(T)ários.

Deus fez o MUNDO para o homem viver,
o homem não entendeu, fez o IMUNDO.

Sem comédia, o homem sucumbe à TRAGÉDIA.
Com comédia, a tragédia vira TRAGICOMÉDIA.

Cuidar-se para achar-se belo é AUTOESTIMA.
Cuidar-se para ser achado belo é VAIDADE.
A Autoestima depende de nós.
A Vaidade depende dos outros.

Paixão é sentimento abdominal,
o cérebro não dá opinião.
Paixão é safadeza carnal,
abomina a intromissão da razão.

Sosígenes Bittencourt