As festas de Halloween – por @historia_em_retalhos.

Por que as festas de Halloween estão apagando o folclore nativo brasileiro?

Ao contrário do que muitos pensam, a festa de Halloween não nasceu nos Estados Unidos, sendo levada para o país por imigrantes irlandeses.

Segundo a maioria dos historiadores, a festividade teria origem celta e surgiu a partir de comemorações em homenagem aos mortos (“Samhain”).

Todavia, não há dúvidas de que foi na terra do Tio Sam que a celebração massificou-se pra valer, tornando-se uma das festas mais tradicionais da nação e espalhando-se pelo mundo.

Faço eu, porém, a seguinte indagação: por que uma festividade de evidente tradição anglo-saxã, nitidamente exógena à nossa cultura, tem ganho cada vez mais espaço no Brasil?

A história explica.

Em verdade, a partir da Segunda Guerra Mundial, o Brasil passou a sofrer uma fortíssima influência da cultura norte-americana.

Por meio dos filmes e séries, o padrão de consumo e o chamado “sonho americano” foram introjetados na vida dos brasileiros.

Passou-se a imitar os hábitos e os modos de vestir e falar, mesmo que inconscientemente.

Neste contexto de sobreposição cultural, lamentavelmente, figuras do nosso folclore, como o saci-pererê, estão sendo paulatinamente apagadas de nossas tradições.

Dificilmente, uma criança brasileira, hoje, sabe discorrer sobre a mula sem cabeça, a Comadre Fulozinha ou o Curupira, mas é incentivada desde muito cedo a fantasiar-se de preto para reproduzir uma comemoração que jamais teve relação com a identidade cultural nacional.

Não se trata de fechar as portas para uma influência cultural estrangeira.

Absolutamente.

Trata-se de opor-se a um indesejável processo de asfixia cultural.

Sabiamente, em 2013, foi aprovado o projeto de lei n.º 2.479, que estabeleceu o dia 31 de outubro como o “Dia do Saci”.

A escolha da data não foi por acaso.

O objetivo foi justamente contrapor-se ao Halloween, visando reduzir a supervalorização dos elementos culturais estrangeiros e resgatar o folclore e a cultura popular brasileiros, resguardando os seus mitos, tradições e histórias.

Nada contra as bruxas, mas, sinceramente, desejo mais sacis-pererês a este país! 🙌🏼
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CyxrmX5u1IS/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *