Clube de Leitores foi lançado pelo Lions Clube Vitória Centenário.

Pela iniciativa do amigo Ismael Feitosa aconteceu na noite da sexta (25), na sede do Lions Clube Vitória Centenário, o lançamento do “Clube de Leitores”. O projeto cultural, por assim dizer, entre outros objetivos, se propõe a reunir pessoas, sobretudo jovens, em torno do hábito da leitura.

Ainda em fase de formação, o projeto também vai procurar disponibilizar troca de livros para estimular a leitura, assim como promover debates em tornos dos respectivos conteúdos. Para uma plateia atenta e seleta, o professor Darlindo Ferreira, nesse primeiro encontro, proferiu palestra realçando a “leitura do mundo”,  uma espécie de visão panorâmica das muitas leituras que devemos fazer da vida,  que aliás vai muito mais além daquilo do que está escrito nos livros

Assim sendo, nós que fazemos o blog do Pilako, parabenizamos o amigo Ismael Feitosa pela brilhante iniciativa e desejamos, desde já, sucesso nessa empreitada cultural.

Lucivânio Jatobá: “adoro o seu Blog. Causa-me excelentes emoções”

Na qualidade de antonense da “gema” o eminente professor Lucivânio Jatobá,  ao assistir um dos nossos vídeos carnavalescos, em que recordamos um “cacete na Praça Duque de Caxias”,   assim se colocou:

“ERA SEMPRE ASSIM NO CARNAVAL DE MINHA PÁTRIA, VITÓRIA DE SANTO ANTÃO: NO MELHOR DA FOLIA, O CACETE COMIA.
Na minha infância, na década de 1960, “adorava” ver o “pau cantar” na apertada Rua Rui Barbosa, quando passava o Leão ou o Camelo. Ficava com meus familiares da janela da casa de minha tia sentindo o”odor” da massa e vendo as brigas… Era bom demais!
Minha tia dizia pra gente: “Ô povo fedorento e brabo!”

E ainda acrescentou: ” Pilako, adoro o seu Blog. Causa-me excelentes emoções”

Lucivânio Jatobá

Minha fantasia – por Sosígenes Bittencourt

Minha fantasia é barata, porque é natural. Não precisa de patrocínio ou investimento, a natureza já se encarregou de me fantasiar. Embora, sem neto ainda, sou o avô das meninas, sobretudo das solteironas casadoiras e separadas esperançosas. A música que canto nos ambientes por onde passo é a modinha de finado Capiba, MODELOS DE VERÃO.

Quanta mulher bonita
tem aqui neste salão
parece até desfile de modelos de verão
até as viuvinhas do artista James Dean
vieram incorporadas
hoje a noite está pra mim!
Eu daqui não saio,
eu não vou embora,
tanta mulher bonita
e minha mãe sem nora.

Sosígenes Bittencourt

“Corriola da Matriz” participou da prévia carnavalesca “Quinta do Galo”…….

Já em clima de carnaval o grupo,  intitulado “Corriola da Matriz”, promoveu a primeira “Missão Cultural Noturna”que teve como destino a cidade do Recife, mais precisamente à sede do Galo da Madrugada – Palácio do Galo – que fica localizada na Rua da Concórdia, bairro de São José.

A famosa “Quinta do Galo” é uma promoção da agremiação que tem, entre outros objetivos,  aquecer o carnaval e mostrar ao turista dos quatro cantos do mundo um pouco da nossa cultura, sobretudo musicalidade.

Além dos maracatus, clubes líricos e apresentações de dança (frevo),  no palco,  o comando da festa ficou por conta do artista pernambucano Nonô Germano e seus convidados. Na oportunidade o presidente do “Galo”, Rômulo Menezes, em rápidas palavras, agradeceu a presença de todos e cortou o bolo comemorativo dos 41 anos da agremiação que ostenta o título de maior bloco de carnaval do mundo.

Para quem gosta de carnaval, eis aí um bom programa!!!!!

Saudade 2019: primeiro lote até o dia 9 de fevereiro!!

Por mais um ano, liderada pelo sempre animado Elaque Amaral, a Orquestra Super Oara animará a noite da segunda-feira de carnaval no nosso torrão. Como todos já sabem, “NA SAUDADE A GENTE BRINCA MELHOR”

Compre seu kit na promoção  – ATÉ O DIA 9 DE FEVEREIRO – do primeiro lote por R$ 80,00 à vista ou em 5X R$ 17,00 no cartão,  Pontos de venda: Óticas Diniz, Farmácia Nossa Senhora de Fática, Escritório do Blog do Pilako ou vendedores autorizados.

8ª Feijoada da ABTV – Gamela de Ouro – 02 de fevereiro – 11h

Já na sua 8ª  edição, a Feijoada da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – acontece no  dia 02 de fevereiro. Mantendo o mesmo formato, esse ano, na pessoa de um dos fundadores, José Varela, a entidade fará uma homenagem a passagem dos 70 ano da agremiação. Com muita animação, feijoada e Pitú a ABTV reinterna o convite a todos os  autênticos carnavalescos e foliões antonenses para viver  esse momento único.

Compre sua pulseira/ingresso – R$ 20,00

ONDE ESTÁ A POESIA? – por Sosígenes Bittencourt

O poema é a poesia contada.

O poema é a linguagem da poesia.

A música é a poesia tocada.

A música é o som da poesia.

A pintura é a poesia pintada.

A pintura é a cor da poesia.

O teatro é a poesia encenada.

O teatro é o movimento da poesia.

A escultura é a poesia esculpida.

A escultura é o contorno da poesia.

E o artista é a revelação da poesia.

Sosígenes Bittencourt

Marconi Sandres: uma representação viva das nossas alegorias.

Apesar de desidratado, o carnaval da Vitória continua muito famoso. Em qualquer roda de conversa sobre a festa de MOMO,  em qualquer dos municípios pernambucanos e até nos estados vizinhos, nossa cidade é sempre lembrada pelo famoso carnaval, principalmente, pelas belas alegorias.

O Leão, O Camelo e O Cisne, são sempre as agremiações referências, em virtude das  suas respectivas tradições, rivalidades e, sobretudo, por promover, em um passado mais ou menos distantes, dependendo da idade de quem esteja lendo essas linhas, desfiles memoráveis pelas ruas da Vitória e até nas avenidas da capital pernambucana.

Pois bem, hoje, curiosamente, algumas daquelas bordadeiras de fantasias, que aproveitavam o período carnavalesco para ganhar um dinheiro extra, continuam participando dos preparativos do carnaval, só que, agora, na qualidade de  vendedoras de  kit dos blocos. Como podemos observar neste exemplo as coisas mudam. É a chamada DINÂMICA DO TEMPO. De uma coisa ninguém tem dúvida: sob o ponto de vista de glamour, nosso carnaval empobreceu.

De maneira especial, pela sua contribuição aos glamorosos carnavais de outrora, credito  ao carnavalesco e alegorista antonense, Marconi Sandres, um tributo de reconhecimento pela sintonia com a magia das alegorias vitoriense.  Veja o vídeo.