Vida Passada… – Conselheiro Pais Barreto – por Célio Meira.

Nasceu o pernambucano Francisco Xavier Pais Barreto, em 1821, na antiga vila sertaneja de Cimbres. Viveu a primeira infância, no torrão nativo. Estudou preparatórios no Recife, e matriculou-se no Curso Jurídico da cidade de Olinda. Inteligente e estudioso, alcançou vitórias na vida acadêmica, recebendo, aos 21 de idade, a láurea de bacharel. Pobre, sem proteção política, iniciou-se na magistratura, aceitando o cargo de suplente de juiz municipal de Goiana.

Seis anos decorridos, mereceu de Pires da Mota, presidente da província de Pernambuco, a nomeação de promotor público do Recife.

Nomeou-o juiz de direito do Limoeiro, em 1854, o presidente José Bento da Cunha Figueiredo, visconde do Bom-Consêlho. Exerceu a judicatura, conta Pereira da Costa, nas comarcas da Vitória e do Rio-Formoso. E mais tarde, na de Olinda. Exerceu, também, numa época tormentosa, a chefia de polícia do Piauí, ocupando o mesmo cargo, na província das Alagoas, numa fase de agitação política. Conservou-se, nesses postos, alheio aos ódios e às perseguições, mantendo, serenamente, a ordem pública.

Governou, esse pernambucano, narra aquele eminente historiador, as províncias da Paraíba, do Ceará, do Maranhã e d Baía, sem perder a confiança do governo e do aplauso dos governadores. Na cadeira da presidência, foi, antes de tudo, um magistrado. Representou a terra natal, na Assembleia de sua Província, e na Câmara geral.

Quando o partido conservador subiu ao poder, com o gabinete Ângelo Ferraz, barão de Uruguaiana, ocupou, Pais Barreto, a pasta da marinha. Não pertenceu, esse filho preclaro da vila de Cimbres, à vanguarda dos político exaltados. Homem de convicções arraigadas, teve, sempre, nas lutas partidárias, o elevando e nobre espirito de concórdia. Foi um das figuras preeminentes do partido progressista, em cujas fileiras, apertaram, as mãos, “conservadores moderados e liberais”. Sob a bandeira da paz dessa poderosa agremiação política dirigiu, Pais Barreto, no ministério liberal de 15 de janeiro de 1864, chefiado pelo baiano Zacarias de Góis, a pasta do Estrangeiro. Nesse ano, deu-lhe, Pernambuco, a poltrona de senador do Império.

Faleceu, no Rio de Janeiro, no dia 28 de março de 1864. Contava 43 anos de idade. Presidente de quatro províncias, deputado, duas vezes ministro, e senador, morreu paupérrimo. Era, porém, à honra fatal, milionário de virtudes.

Haverá, na vila de Cimbres, rua ou praça, ou escola municipal, que recorde, aos velhos e especialmente aos moços, o nome honrado do Conselheiro Pais Barreto.

Célio Meira – escritor e jornalista. 

LIVRO VIDA PASSADA…, secção diária, de notas biográficas, iniciada no dia 14 de julho de 1938, na “Folha da Manhã”, do Recife, edição das 16 horas. Reúno, neste 1º volume, as notas publicadas, no período de Janeiro a Junho deste ano. Escrevi-as, usando o pseudônimo – Lio – em estilo simples, destinada ao povo. Representam, antes de tudo, trabalho modesto de divulgação histórica.

Setembro de 1939 – Célio Meira.

Virada do lote da Saudade é hoje, segunda-feira, 26 de janeiro!!!

Assim sendo, não perca o passo:

Desfile da Saudade

Dia – segunda-feira de carnaval – dia 16/02

Hora – 21h

Atração:  Orquestra Super Oara e Trio Asas da America

Kit – $105 à vista ou em até 3X no cartão (3X$35).

Locais de vendas: Escritório do Blog do Pilako, vendedores autorizados e pelo DISK SAUDADE – 9.9188.3054.

Joel Neto e Lurdinha – o casal carnaval……

Com muito orgulho, recebemos o comunicado de que seremos os homenageados no carnaval vitoriense deste ano! Agradeço ao amigo Paulo Roberto Leite de Arruda, nosso prefeito, e seus pares pela escolha! Toda nossa família está celebrando, com os corações transbordando de emoções! Aguardamos todos os amigos no Carnaval Vitoriense, que esse ano é ainda mais NOSSO!
Joel Neto

Feijoada da ABTV acontece nesse sábado (24)….

🍲 Feijoada completa
🍉 Mesa de frutas

📍 Local: Gamela de Ouro
📅 Data: 24 de janeiro
⏰ Horário: A partir das 11h

🎟 Pulseira: R$ 30,00 com Eventos Vitória, Seu Kiko Cozinha Regional e com diretores dos blocos associados.

Reúna os amigos, vista sua alegria e venha dar o pontapé inicial no Carnaval da Vitória com muito frevo, tradição e animação!

Informações: (81)98508-4265 Eventos Vitória ou (81)98546-4113 Charles Romão

Feijoada da ABTV
O CARNAVAL DA VITÓRIA COMEÇA AQUI!!!

Assessoria de Imprensa

História da fundação da agremiação carnavalesca “A TURMA DA CALCINHA”.

Criado na década de 80, precisamente em 1983, num dia sábado, uma semana antes do “Sábado de Zé Pereira”, uma turma de amigos que trabalhava no comercio, indústria, colégio e bancos, tais como: H. Morais, Aliança de Ouro, Mizura, Casas Pernambucanas, Pitú, Bradesco, Banorte e Banco do Brasil, em uma brincadeira,  debaixo de um “Pé de Fícus”, localizado  na Trav. São Vicente,  no bairro do Cajá, inaugurava a Barraca do AMARAL – saudosa memória.

Inauguração essa  que  recebeu a  contribuição de todos. Minha participação foi a doação do tira gosto, uma caldeirada de 100 guaiamuns de cocô, outros com bebidas etc.

Pois bem, na noite anterior (sexta)  alguns integrantes da comemoração haviam passado a noite no baixo meretrício e subtraíndo algumas calcinhas das profissionais do sexo que ali trabalhavam. Depois de umas e outras, alguns componentes, já calibrados, resolveram  pendura as calcinhas,  furtadas,  no pé de fícus.

Aquela cena despertou curiosidade em algumas pessoas que por ali passavam, principalmente quem gostava de toma “água que passarinho não bebe”. Compramos alguns  sacos de maizena e farinha de trigo e começamos o tradicional  mela-mela. Foi um dia inesquecível a inauguração  da “Barraca do Amaral”.

Conclusão:

No sábado posterior ao chamado Sábado de Zé Pereira, alguns amigos que estavam na inauguração da Barraca do Amaral, já calibrados, resolveram sair pelas ruas do comércio da Vitória,  tocando zabumba, triangulo e pandeiro, todos com uma calcinha na cabeça cantando músicas carnavalescas. Sendo assim, estava fundado, definitivamente, A TURMA DA CALCINHA, que sobreviveu durante 14 anos com recursos próprios. Em 1991 chegou a ter uma  música,  gravada no LP “VITÓRIA, CARNAVAL E FREVO”.

Atenciosamente,

SEVERINO ROBERTO SILVA.

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – por @historia_em_retalhos.

Sou um instrumento de percussão e não uma religião.

Pareço com um reco-reco e sou usado em cerimônias com cantos e danças.

Infelizmente, no Brasil, utilizam o meu nome de forma pejorativa e estigmatizante, com o objetivo de ofender as religiões de matriz africana.

Associam o meu nome a “feitiços” ou “magias”, reforçando o preconceito e o racismo religioso no país.

Nada disso é verdade.

Agora você já sabe: o meu nome está ligado à música e à espiritualidade, afinal axé e amor se misturam.

As diferenças se abraçam.

Isso é RESPEITO.

Religiões de matrizes africanas não existem para praticar o mal.

O único mal que as persegue é o preconceito.

Desejo a todos um ótimo dia 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Muito axé! 🙌🏽
.
.
Siga: @historia_em_retalhos

Cafeteria Amor Por Café – comemoração em grande estilo!!!

No contexto da passagem dos 3 anos de atuação da Cafeteria “Amor Por Café”, será realizada uma comemoração recheada de boas degustações, música de qualidade e muita gente interessante.

Além de vários tipos de café, o evento contará com alguns parceiros gastronômicos: Restaurante Tio Nado, Jonny Burguer e Bendito Pudim. O encontro será realizado nos dias 23, 24 3 25 de janeiro no antigo Prédio da Estação Ferroviária.

O movimento gastronômico é uma iniciativa de alguns empresários do ramo que será animado pelas seguintes atrações musicais: sexta (23) – Grupo Quatro e Jazz – sábado (24) – Seresteiros da Vitória – domingo (25) – Roberto Júnior Sax.

Feijoada da ABTV 13ª edição – Abertura oficial do Carnaval da Vitória.

Vem aí um dos eventos mais esperados do pré-carnaval vitoriense! A tradicional Feijoada da ABTV abre com chave de ouro a festa mais animada do ano, reunindo música, cultura e muita alegria.

A programação conta com a apresentação especial da cantora Watusi, além de cantores convidados e o som do frevo da Orquestra Ciclone.

E claro, não vai faltar sabor:
🍲 Feijoada completa
🍉 Mesa de frutas

📍 Local: Gamela de Ouro
📅 Data: 24 de janeiro
⏰ Horário: A partir das 11h

🎟 Pulseira: R$ 30,00 com Eventos Vitória, Seu Kiko Cozinha Regional e com diretores dos blocos associados.

Reúna os amigos, vista sua alegria e venha dar o pontapé inicial no Carnaval da Vitória com muito frevo, tradição e animação!

Informações: (81)98508-4265 Eventos Vitória ou (81)98546-4113 Charles Romão

Feijoada da ABTV
O CARNAVAL DA VITÓRIA COMEÇA AQUI!!!

Assessoria de Imprensa

O setentão Régis do Amendoim….

Figura conhecidíssima na cidade, o empresário Régis do Amendoim, recentemente, completou 7 décadas de vida, diga-se de passagem: bem vividas. Seu aniversário natalício ocorre no dia 16 de janeiro, “colado” com “o dia” do nosso santo Padroeiro (17), Santo Antão. Na última sexta-feira (16), tive a oportunidade de, pessoalmente,  parabeniza-lo pela data.

Longe da santidade, o amigo Régis do Amendoim é, indiscutivelmente,  um sujeito “sangue bom”. Aliás, o mesmo já vivenciou boas histórias,  ocorridas na Vitória de antigamente, no tempo de criança/adolescente, quando batia os quatro cantos da cidade com o seu cesto no braço, vendendo amendoim no retalho…..

Vida longa ao amigo Régis do Amendoim….