Diretor da Escola, Stevenson Soares, justifica a não entrega das medalhas aos alunos

Foto: FACOL

Foto: FACOL

Boa tarde,

Pilako, de 2013 até a data atual, a Escola Municipal Severino Joaquim Krause Gonçalves, na minha gestão, vem promovendo diversas atividades, entre elas um Campeonato Interno, na qual recebe medalhas: Melhor goleiro, Artilheiro e Campeão que no ano de 2013 e 2014, foram entregue na semana que antecede o Dia das Crianças.

Porém, este ano, tivemos a imensa alegria de sermos Campeões nos Jogos Escolares (Local) e Vice-Campeão nos Jogos Escolares Regionais.

As entregas das medalhadas estava prevista para serem entregues no dia 09 de outubro, porém, ocorreu um acidente comigo e não foi possível fazer a entrega.

A data foi transferida para o dia 27 de novembro de 2015, onde faremos um jogo comemorativo com essas equipes: Campeão Escolar local, Vice-Campeão Regional e o Campeão Interno que foi o 9º Ano, às 9h.

Quanto à propaganda: Não admito que seja de bebidas nem eleitorais.

Visite o face book da Escola Municipal Severino Krause

Stevenson Soares

Master Gráfica: Rapidez e pontualidade.

carlos
Na tarde de ontem (12) recebei uma ligação telefônica. Do outro lado, o amigo proprietário da Master Gráfica disse: “Pilako, se tá  faltando apenas  os carnês para nossa agremiação – SAUDADE – começar a desfilar, pode vir busca-lo”. Sendo assim, agradeço ao amigo Carlos Freire e a sua equipe da Master Gráfica pela rapidez e pontualidade na entrega dos carnês da SAUDADE para o carnaval 2016. Valeu Carlão !!!

Espetáculo teatral vitoriense, ganha quatro prêmios em festival

12207759_996492437056734_1891507691_n
De 03 a 08 de Novembro, aconteceu na cidade de Limoeiro a 15ª edição do Festel (Festival de teatro de Limoeiro). O festival que é de nível Regional teve como grande vencedor esse ano o Núcleo de pesquisa cênica de Pernambuco com o espetáculo “A menina que buscava o sol” que é dirigido por Wedson Garcia & Thamiris Mendes.  O Espetáculo recebeu quatro prêmios: Melhor espetáculo para infância e juventude; Melhor Atriz (Gabrielly Santos); Melhor Figurino (Cleiton Santiago & Thamiris Mendes) e Melhor iluminação (Wedson Garcia). Sem dúvida, uma grande conquista para a cena teatral vitoriense que nunca havia vencido esse festival.

Com informações da assessoria

Internauta Mara comenta na coluna o Tempo Voa.

Comentário postado na matéria “Internauta Paulo Wilson de Sá comenta no blog“.

Sr. Paulo Wilson, sou neta de João de Barros (ex-funcionário do IPP em Pacas), creio que vc deva se lembrar dele, pois meu pai sempre fala que ele era muito querido e tinha grande estima por vc e pelo Padre Pedro.
Meu pai está com 73 anos, quem sabe um dia meu pai possa lhe encontrar e relembrar os velhos e inesquecíveis tempos vividos por pessoas amáveis daquela época.
Um grande abraço!!!

Mara

padre

“Presente de Natal” da cínica gestão do Governo de Todos.

Untitled-3

Após nossas insistentes cobranças, aqui pelo blog, finalmente, a gestão do Governo de Todos criou vergonha na cara e, aparentemente, vai consertar o “furo” do Tanque Ornamental da Praça da Restauração.

Mesmo depois de ter investido R$ 2.000.000,00 (dois milhões) na reforma da referida praça, onde o prefeito estava com toda pressa do mundo para inaugura-la, com vista na alavancada da campanha do seu filho, Joaquim – aquele que dizia detestar política e que por ele seu pai já tinha saído desse negócio –  só agora, mais de um ano depois, é que o tanque ornamental vai ter serventia prática, isso porque, hoje (12) pela manhã, nossas lentes registraram homens trabalhando na pintura do mesmo.

IMG_3359

Não custa nada lembrar que foi o então prefeito Manoel de Holanda, em 1954, que construiu essa praça. Outra coisa curiosa é  que as pedras  usadas  na sua construção, até hoje, setenta anos depois, continuavam em perfeito estado servindo, inclusive, para ser reaproveitado, em outra função, na reforma realizada pelo prefeito Elias Lira que custou aos cofres públicos dois milhões de reais.

pedras2

pedras1

Naquele tempo, metade do século 20, na cidade da Vitória de Santo Antão, indiscutivelmente, as obras públicas, realizadas pelos políticos sérios, como é o caso do prefeito Manoel de Holanda, apesar das dificuldades à época, estavam “alicerçadas” no respeito ao dinheiro do povo e ao espírito públicos dos ordenadores de despesas, diferentemente dos nossos gestores do início do século 21, cujo a conveniência e a discutível aplicação correta dos recursos financeiros, aparentemente, sejam a “linha mestra” das sua decisões.

Portanto, a gestão do Governo de Todos, com todo seu cinismo administrativo, possivelmente usará o conserto do referido tanque ornamental  (mais de um de atraso) como um “presente de natal” do prefeito e do seu filho  deputado, aos vitorienses.

Foto: Alepe

Foto: Alepe

Abertura da 3ª Semana da Consciência Negra promovida pelo IHGV.

IMG_3342

Na noite de ontem (11) aconteceu a abertura do evento intitulado: 3º Semana da Consciência Negra do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. Com o Teatro Silogeu José Aragão lotado de estudantes e demais pessoas interessadas no tema, a professora Fátima Santos – vice-presidente do IHGV – foi a responsável pela a direção dos trabalhos.

IMG_33333

Para debater sobre o tema: A impressionante história do negro no Brasil, da negação ao empoderamento, foram convidadas a Promotora de Justiça Irene Cardoso e a Doutora Valdenice Raimundo, ambas militantes atuantes da causa negra no Brasil.

A Promotora Irene Cardoso, na sua fala, entre outras coisas, pontuou os avanços na legislação brasileira na questão institucional do racismo. Já a professora Valdenice Raimundo, de maneira geral, usou um pouco da sua história pessoal para exemplificar a descriminação que sofre os negros na sociedade. Realçou também frases racistas que já foi incorporada aos cotidianos das pessoas que não são racistas. Ao final evento, gravei um vídeo com a Doutora Valdenice onde revela a importância de um evento dessa natureza, assim como o conteúdo de um trabalho de pesquisa sobre a história dos negros na nossa cidade. Veja o vídeo:

Comi um bolo de bacia pago pelo amigo Jeziel Lima.

jesi

Dias atrás ao entrar em um estabelecimento comercial, aqui no Centro Comercial, encontrei o amigo Jeziel Lima, ocasião, aliás, que batemos um papo para atualizar as ideias. Jeziel, depois da intervenção cirúrgica para emagrecer, está em processo de reeducação alimentar, ou seja, precisa se alimentar com mais frequência e pequenas quantidades. Pois bem, “aproveitei-me” da hora do seu lanche e acabei comendo um tradicional  bolo de bacia, deixando-lhe a conta para pagar. Ele, naturalmente, pagou sem fazer cara feia.

Internauta J.S. Machado comenta no blog

Comentário postado na matéria “Secretária Municipal de Educação, Maria José Lira, entra em contato com o blog e esclarece situação.“.

Achei excelente a atitude de d.Maria José ao ligar e dar uma satisfacão. Ela agiu como uma legitima servidora do povo. Entretanto, a resposta em si não foi nada convincente. Já que ela acha que não teve culpa alguma pelo ocorrido, deveria ter mandado o próprio gestor da escola se explicar. Eu, no lugar dela terian feito assim.

J.S. Machado

O prefeito Elias Lira continua “cuspindo na cara” da população vitoriense.

O prefeito Elias Lira continua “cuspindo na cara” da população vitoriense. Não custa nada lembrar, que foi esse sujeito que se utilizou dos microfones nas praças publicas (2008) para dizer, caso ganhasse a eleição,  que iria promover uma “CIDADE BEM ADMINISTRADA”.

Passados sete anos sentado na cadeira de prefeito, além dos desmando em todas as áreas administrativas, sobretudo na folha de pagamento da prefeitura, o gestor Elias Lira continua administrando a cidade dentro das suas conveniências, ou seja: SÓ QUER MOSTRAR A CARA, VÉSPERAS DE  ELEIÇÃO.

barbosa-prefeituraObservamos, mais uma vez, sob o falacioso argumentado da crise, que a prefeitura está em processo de hibernação administrativa. O curioso é que a “tal crise” só chegou  para alguns serviços, já para outros, administrado pelo poderoso secretário de Planejamento, o Barbosa, “o céu continua de brigadeiro”.

Na questão da fiscalização e recolhimentos dos animais nas ruas, por exemplo, o descontrole é tanto que os porcos já passeiam livremente pela Praça Dom Luis de Brito, ou seja: “na obra vitrine da gestão do Governo de Todos”. Na ocasião em que gravamos esse vídeo –  noite do sábado (07) – os porcos circularam próximo as pessoas e sobretudo das crianças. Veja o vídeo:

Nossa cidade, o quanto antes, precisa se livrar dessa gente. Vitória não pode mais conviver com essa política atrasada de enganação. O Povo  da cidade, também precisa criar vergonha na cara e despachar de vez esses políticos para bem longe, juntos com seus respectivos filhos.

Foto: Alepe

Foto: Alepe

Secretária Municipal de Educação, Maria José Lira, entra em contato com o blog e esclarece situação.

Em função da matéria postada aqui no blog, no último dia 06 (sexta-feira), que teve como título: Atenção secretária Maria José Lira: CADÊ O TROFÉU E AS MEDALHAS DOS MENINOS? Gostaria de dizer que na tarde de ontem (10) recebi uma ligação da própria secretária onde a mesma esclareceu-me os fatos.

Foto: Blog A Voz da Vitória

Foto: Blog A Voz da Vitória

Disse-me Maria José:

  • Que na qualidade de secretária Municipal de Educação não coordena atividades esportivas internas, promovidas pelas escolas cabendo, portando, essa função às respectivas equipes gestoras.
  • Quanto a informação, que houve perseguição da mesma à equipe campeã do campeonato de futebol de salão – “Barcelona do 9º”-  pelo fato da propaganda nas camisas, ela informou que são proibidas  apenas estampas com divulgações de ordem políticas e de bebidas alcoólicas.
  • Com relação à premiação, ela confirmou que os meninos ainda não receberam, mas, contudo, que a mesma ainda seria realizada.

Gostaria de informar também que deixei a Secretária Municipal de Educação, Maria José Lira, muito a vontade para que ela mesma, caso quisesse, pudesse esclarecer o conteúdo com a sua própria redação, mas, foi a própria que optou por repassar-me as informações por telefone, para que eu mesmo as escrevesse.

Para concluir, portanto, gostaria, então, de transferir a referida cobrança, fruto central da matéria de origem –  não entrega do troféu e das medalhas aos meninos campeões – para a direção da Escola Municipal “Faculdade da Criança” na pessoa do seu diretor Stevenson Soares.

Foto: FACOL

Foto: FACOL

Sendo assim, volto a questionar:  ATENÇÃO GESTOR STEVENSON SOARES: CADÊ O TROFÉU E AS MEDALHAS DOS MENINOS?

EDUCAÇÃO MUSICAL – Um caminho paralelo a alfabetização infanto-juvenil. (PARTE 4)

O que podemos perceber quanto à associação referente à atuação da Educação Musical, em conjunto com a Educação Escolar, ocorrerá passo a passo um enriquecimento com o Corpo Discente no que diz respeito, desde os primeiros contatos com a leitura em classe, quando individual, em grupo, e, em pequenos seminários. As vogais, as consoantes, os números, todos pronunciados, emitirão um som particular, identificador, característicos entre si.

Se ficarmos em frente de um espelho e, começarmos pronunciar cada letra das cinco vogais e as vinte e seis letras do alfabeto – as consoantes – ao prestarmos bastante atenção em primeiro lugar, a abertura e o fechamento labial, e, em segundo lugar ao timbre e o som que cada letra emite, tornando-se desta forma o diferencial identificador. Um simples exemplo é quando estamos em algum lugar e de repente, estão conversando várias pessoas e entre elas, há uma com a voz parecida com de um amigo, de um primo, de um irmão, de uma irmã, de um professor, de uma professora, de um ator, de uma atriz. Ou simplesmente com alguém que apenas conhecemos. Este algo identificador, é simplesmente o timbre revelando a diferença.

João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

Jantar comemorativo dos ex-alunos do Colégio Municipal 3 de Agosto.

IMG_3275
Na noite do sábado, dia 07 de novembro, os ex-alunos do Colégio Municipal 3 de Agosto tiveram uma oportunidade única de voltar no tempo, ao lado de colegas de sala de aula. O evento realizado pela Comissão dos Ex-alunos promoveu na quadra de esportes do educandário um jantar comemorativo pela passagem dos 70 anos do Colégio  Municipal 3 de Agosto.

A celebração, por assim dizer, teve um pouco de tudo. Música, valsa, bolo, jantar, encontros e reencontros. Como sabemos, juntar pessoas não é uma tarefa das mais fáceis, sobretudo às que por obra do  destino vivem, de certa forma, em “mundos” diferentes.

Eu, por exemplo, que estudei no Colégio Municipal 3 de Agosto, do final da década dos 70 para o início dos anos 80, encontrei apenas uma colega de sala de aula.

IMG_3287
Naquele tempo a amiga Chintia, aluna aplicadíssima, rivalizava, no bom sentido da palavra as melhores notas da sala com outra aluna, não menos estudiosa, que se chamava Jaqueline. Eu, à época, “jogava” no time dos alunos medianos, ou seja, quando “metia a cara” nos livros tirava nota boa, quando deixava-os dentro das gavetas, ficava abaixo da média. Já com relação às duas colegas citadas, Chintia e Jaqueline, invariavelmente, suas notas eram sempre acima da média.

O atual diretor do Colégio Municipal 3 de Agosto, José Batista, salve engano, chegou a estudar, à época, com alguma das minhas irmãs, mas, lembro perfeitamente do amigo Batista, nos tempos de aluno do “3 de agosto” circulando e marcando presença nas mais diversas atividades escolares.

IMG_3316
Pois bem, a referida festa, que reuniu ex-alunos de praticamente toda as décadas do colégio, ao longo desses 70 anos, indiscutivelmente, ficará marcada no calendário da instituição de ensino e da cidade da Vitória de Santo Antão.

IMG_3300

Após os rituais de praxe, em ocasiões como estas, tive a oportunidade de gravar alguns depoimentos com alguns dos ex-alunos, dentre eles: José Edalvo, Paulinho Lima, Ozias Valentim, Sosígenes Bittencurt, Carlos Peres, João Álvares, Aldenisio Tavares e José Batista. Começando essa série de vídeos, o ex-aluno e atual diretor do Colégio Municipal 3 de Agosto, José Batista. Veja o vídeo: