Recentemente estive no Restaurante Gamela de Ouro para almoçar. Nesta ocasião encontrei por lá o amigo Gilmar Santiago, mais conhecido como Gilmar do Povo. Como agente político Gilmar tem “estrada” na cidade da Vitória.
Dessa vez Gilmar vem se articulando para ser candidato a vereador, ou seja, ao invés de ser cabo eleitoral dos outros, será dele mesmo. No vídeo que gravei com ele, ocasionalmente, perguntei o que ele enxergava de bom, nos atuais onze vereadores da Casa Diogo de Braga. Como resposta, disse ele: “eu vejo uma omissão muito grande. De bom, até agora eu não vi nada”.
Quanto à gestão do Governo de Todos, comandada pelo prefeito Elias Lira, ele foi taxativo: “deixar faltar esparadrapo e remédio de pressão é desumano”. Quando perguntei-lhe, caso seja eleito vereador da Vitória, como seria sua atuação parlamentar, foi taxativo: “nenhum prefeito vai se sentir a vontade comigo”. Veja o vídeo com o bate-papo completo:
Boa tarde amigo, gostei muito de ter participado da festa de aniversario do “Varanda” (Tadeu Souza) e foi emocionante a forma como fui recebido por todos. Quando a produção me entregou o seu cartão, fiz questão de agradecer a você principalmente pelo carinho, e dizer que foi uma honra conhecer tanta gente bonita que curtem uma boa musica. Um forte abraço.
A programação oficial alusiva à passagem dos 70 anos do Colégio Municipal 3 de Agosto, anunciada aqui no blog, anunciava Culto e Missa em Ação de Graças (03 e 04), desfile da Banda Marcial do Colégio pelas ruas centrais da nossa cidade (05) e uma Sessão Solene, ocorrida na noite do sexta- feira (06), na Quadra do próprio Educandário. Em virtude de outros compromissos, acompanhei apenas a Sessão Solene.
Foto: José Batista/FACEBOOK
Foto: José Batista/FACEBOOK
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura
A Gazeta do Colégio Municipal 3 de Agosto – orgão ocasional comemorativo dos 70 anos do Colégio Municipal 3 de Agosto – foi o jornal lançado no evento. Entre outras coisas a publicação traçar um pouco da história do colégio. Realça também, ao longo das últimas sete décadas, o nome de todos os diretores da renomada instituição de ensino, assim como depoimentos de alguns ex-alunos. Coube ao jornalista e também ex-aluno, José Edalvo fazer a apresentação do mesmo. Veja o vídeo.
Na condição de ex-aluno e editor do jornal – Gazeta do Colégio Municipal 3 de Agosto – o jornalista João Álvares fez um pronunciamento realçando à história da educação no nosso município destacando, entre outras coisas, à instalação da primeira unidade de ensino no então Povoamento de Santo Antão, no longínquo 1791. Veja o vídeo:
O renomado professor e advogado, na condição de ex-diretor (1986 a 2001) do Colégio Municipal 3 de Agosto, Ubirajada Carneiro da Cunha, usou da palavra no evento comemorativo para relembrar as figuras de relevo que fizeram parte dos setenta anos de história do Colégio Municipal 3 de Agosto. Na referência ao Doutor Mário Bezerra da Silva, sacramentou: “ele está na alma deste colégio”. Veja o vídeo:
O atual diretor do Colégio Municipal 3 de Agosto, desde 2009, professor José Batista, figura querida na sociedade vitoriense, conseguiu transforma a quadra da unidade de ensino em um verdadeiro salão de festa, à altura da importância do acontecimento proporcionando aos convidados e, principalmente, aos ex-alunos uma imagem já mais vista.
No seu discurso, Batista falou da importância do Colégio 3 de Agosto para a cidade da Vitória de Santo Antão realçando o nome dos ex-diretores presentes ao evento, Liziane Alencar e Ubirajara Carneiro, lembrando também os nomes do passado, sobretudo do Bacharel Mário Bezerra da Silva. O amigo Batista também evidenciou o trabalho de toda equipe que junto com ele vem reunindo esforços para transmitir conhecimento para as novas gerações. Veja o vídeo:
Ao final dos discursos e das devidas homenagens os funcionários, professores, alunos e convidados participaram do corte do bolo e do tradicional “PARABÉNS PRA VOCÊ”. Veja o vídeo:
Obs: a partir de amanhã começaremos a postar matérias atinentes ao jantar promovido pela Comissão dos Ex-alunos do Colégio 3 de Agosto e os devidos depoimentos dos ex alunos.
Conforme anunciado, o “Rei Roberto Carlos” esteve na nossa Vitória de Santa Antão, na tarde do último sábado (07). Comemorando o nono aniversário do Restaurante Varanda do Tadeu Souza, o Encontro dos Amantes da Boa Música contou duas apresentações musicais.
Abrindo as festividades a Banda MADE IN RECIFE, Já admirada pelo público vitoriense, brindou os presentes com o seu rico repertório. Sucessos nacionais e internacionais que foram tops nas paradas musicais dos anos 70/80/90 faz da Banda Made In Recife um conjunto musical diferente. Veja o vídeo:
Mas, a grande expectativa do encontro, indiscutivelmente, ficou por conta da apresentação do COVER do Rei Roberto Carlos. Em tom de brincadeira, circulou, por entre os ocupantes das mesas, a notícia que o “Rei” já havia descido de helicóptero no Campo do Dique e que já estava a caminho do Varanda.
Em grande estilo “Roberto Carlos” subiu ao palco, para a satisfação da seleta plateia que lotou a casa para “viajar”, musicalmente falando, embalado pela trajetória musical do “Rei”. Em alguns momentos do espetáculo, dar-se a impressão que você estar, de fato, diante do atual ícone da música brasileira. Veja o vídeo:
Cheio de estilo e vestido a caráter, o “Rei Roberto Carlos” interpretou, juntamente com a bela Fabí Morena, a inesquecível canção produzida pelo Rei e Carlos Cola, “Se Você Quer”, gravada no ano de 1991, por Roberto e Fafá de Belém. Veja o vídeo:
O amigo Tadeu Sousa, ídolo musical da casa, fã incondicional do Rei Roberto Calos, teve o privilégio de cortar o bolo comemorativo em grande estilo. Veja o vídeo:
Na ocasião, gravamos um pequeno vídeo com amigo Tadeu onde ele agradeceu aos amigos que frequenta seu restaurante: VARANDA DO TADEU SOUZA. Veja o vídeo:
Na tarde do domingo (08) nossas lentes registraram, no Pátio da Matriz, a diretoria do Instituto Histórico reunida. Professor Pedro Ferrer, atual timoneiro do maior projeto cultural da história da Vitória, se alimenta de “Instituto Histórico” 24 horas por dia.
Essa história que vou contar aqui, parece brincadeira, mas não é. Meses atrás, mais precisamente no mês de julho (2015), recebi na nossa redação um grupo de alunos da escola municipal “Faculdade da Criança”, que fica localizada no bairro do Lídia Queiroz. Na ocasião registramos o fato com a matéria abaixo, inclusive com a gravação de um pequeno vídeo: vale a pena lembrar
Alunos da Faculdade da Criança visitam redação do Blog do Pilako.
Recebemos na nossa redação na manhã de ontem (09), um grupo de alunos do 9º anos “A” da Faculdade da Criança, localizada no bairro do Lídia Queiroz. Os meninos – Andeson, Erick, Alan e Igor – estão captando patrocínio para a equipe de futebol de salão que irá disputar os jogos internos da escola. O campeonato acontecerá no mês de agosto.
Os meninos escolheram as cores do consagrado time do Barcelona para confeccionar o padrão da equipe. Na oportunidade, perguntei aos meninos o que eles mais gostavam no blog do Pilako, depois de um certo silêncio, um deles falou: “eu mesmo não sei, mas lá em casa meu pai e minha mãe todo dia olham e comentam as coisas que sai no blog do senhor”
Ao final do nosso encontro, onde falamos principalmente de futebol, gravamos um pequeno vídeo para celebrar o momento. Veja o vídeo:
Pois bem, conforme prometido participamos com uma quota financeira para ajudar os meninos na confecção do padrão. Com toda lisura, os meninos estamparam a marca do Blog do Pilako no “badalado time do Barcelona (9º ano)“. Depois de desejar boa sorte aos meninos, combinamos que faríamos uma outra matéria para anunciar o resultado.
Pelo facebook, através de um dos garotos, recebi a noticia que o grupo havia se classificado para a grande final. Após a aguardada partida, também pelo face, recebi a boa informação que o “Barcelona do 9º ano” havia sido CAMPEÃO DE FUTEBOL DE SALÃO DOS JOGOS INTERCLASSE DE 2015, NA ESCOLA MUNICIPAL “FACULDADE DA CRIANÇA”.
Muito bem, até agora, portanto, nada de curioso. Contudo, como havia combinado com os meninos que faríamos uma matéria pós evento, independente do resultado, fiquei na expectativa de receber o grupo para fazermos uma postagem, desta feita, exibindo o troféu e as medalhas dos campeões.
A bronca é a seguinte:segundo informações, pelo fato da equipe do “Barcelona do 9º ano” ter participado do referido campeonato, estampando nas camisas a marca do Blog Pilako, os mesmos foram privados de receber o merecido troféu e as tão sonhadas medalhas, apesar de lhes terem sido prometido, tendo até marcação de data para a cerimônia de entrega (ou seria falta de dinheiro para comprar o material ?)
Já se passaram meses da conclusão dos jogos interclasse da Escola Municipal “Faculdade da Criança”, e ainda segundo informações, mesmo assim, continua à perseguição da Secretária de Educação, Maria José Lira e da direção da referida escola, com o time campeão, simplesmente, segundo apuramos, pelo fato do “Barcelona do 9º” ter participado do certame com o patrocínio do Blog do Pilako. Vê se pode uma coisa dessas?
Sem querer entrar no mérito das frustrações desses garotos, no que diz respeito ao não recebimento do almejado troféu e das tão sonhadas medalhas, gostaria de pedir permissão aos diretores da referida escola – “Faculdade da Criança” – caso eles realmente mantenham essa “trágica” decisão de não efetuar o devido reconhecimento aos garotos ofertando-lhes a devida premiação, conforme foi prometido, que pelo menos permitam-me fazer esse gesto ao “Barcelona do 9º ano”, na própria escola. Quanto à aquisição do troféu e das medalhas, gostaria de dizer que ocorrerão por minha conta. Não precisam se preocupar com despesas. Desde já, fico no aguardo da confirmação para que possa comprar o material e contemplar os meninos campeões do ‘Barcelona do 9º ano”.
Como educadores e gestores, não permitam que o ódio e a falta de bom senso deixem marcas negativas nas lembranças desses garotos, pois não podemos, sob qualquer pretexto, macular o direito de um adolescente, sobretudo no esporte como bem disse um dos garotos no vídeo: “força, fé e honra”.
Em recente encontro da diretoria executiva da ABLOGPE, no Vitória Park Shopping, a confraternização da blogosfera pernambucana foi o assunto central. Apesar da facilidade na comunicação diária juntar, presencialmente, blogueiros de todas as regiões do Estado não é uma tarefa das mais simples.
Recentemente, encontrei passeando pelos corredores do Vitória Park Shopping os amigos “jotas” (pai e filho). Portadores de vozes parecidas há quem diga que o filho vai superar o pai na arte da comunicação.
O vitoriense agora pode fiscalizar com mais facilidade os gastos da prefeitura municipal de Vitória de Santo Antão, pois o Tribunal de Contas da União lançou o site Tome Conta. Dados como receita, fornecedores, arrecadação de impostos, educação, saúde, licitações, as contas julgadas e etc, podem ser consultados pelo endereço: http://sistemas.tce.pe.gov.br/tomeconta/Municipio!municipioSelecionado.
Na tabela de fornecedores, um rancking chama muito atenção pela despesa que temos com nosso lixo. A terceirizada que mais recebe do município é a Locar. O município empenhou mais de 16 milhões para esta empresa de coleta de lixo, dos quais, foram liquidados mais de 7 milhões. Para termos uma dimensão deste montante, esta terceirizada recebe mais do que empresas de serviço hospitalar e o Vitória Prev (previdência municipal).
Entre outras coisas, isso demonstra que deveriamos repensar nossa política de coleta e descarte. Segundo o mapa etadual de residuos solido, vitória de santo antão produz mais de 172 toneladas de “lixo” (dados de 2011). O site da preeitura municipal informa secretaria de meio ambiente implatou coleta eletiva na cidade. Não sei exatamente como isso funciona aqui, mas acredito que a maior participação na coleta e recclagem vem de algumas iniciativas privadas. O endereço também afirma que será implantado o aterro sanitário em breve, entretanto, essa meta deveria ter sido atingida em 2014, conforme a politica nacional de residuos sólidos.
Uma sugestão seria o fortalecimento da rede de catadores no município, integrados a incentivos de impostos para quem realizar a coleta seletiva em sua casa. Desse modo, o coletor poderia buscar os resíduos recicláveis em domicílio, e todos ganhariam com isso. Outra sugestão é a realização de eventos para que a população e técnicos possam sugerir ideias viáveis para o descarte do “lixo”, economizando nossos impostos e principalmente o meio ambiente.
Fiz o Científico no Colégio 3 de Agosto, numa Época remota em que mesmo sendo um curso noturno, o respeito ao ensino sempre foi fundamental nas pessoas, objetivando um futuro real e verdadeiro. Nosso Diretor não era mais o Dr. Mário Bezerra, mas o Bacharel Ubirajara Carneiro, lá conheci muito amigos, contudo quero ressaltar 03 pessoas especiais, o amigo Célio Roberto, essa figura espetacular e de grande valor humano que tenho como amigo até hoje; As gêmeas Keula e Kátia mulheres de grande personalidade. O tempo passou, contudo as vezes é bom relembrar dos bons tempos. E Pilako fazendo história com a blusa…rsrsrs
O amigo Ìtalo MourA é um abnegado em defesa das tradições pernambucanas!
Acompanhei-o no período em que Ele, Eu e o Professor Ageu nos mobilizávamos para, pela primeira vez, fazer a Troça Companhia dos Monges, sair com a orquestra de Frevos Ciclone.
Nesse período houve tbm o lançamento do Hino dos Monges, no mesmo carnaval, salvo engano, de autoria do bom Audenízio Tavares!
Foi uma honra para mim está ao lado de pessoas tão boa!
para vc amigo Ìtalo Moura o meu Evoé! parabéns!
Professor Tadeu Prado, quero parabenizá-lo pela “essencial” atitude, de “digitalizar e dispor”, esta obra do grande escritor vitoriense, “Nestor de Holanda”, que talvez seja mais conhecido na cidade do Rio de Janeiro, que em sua cidade, congratulo também aos que fazem o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, na pessoa do seu presidente “Prof. Pedro Ferrer” e a Cristiano Pilako, sempre solícito em apoiar as iniciativas que enaltecem nossa cultura. São ações como estas, que irão mudar esta triste realidade cultural de nossa querida e amada Vitória de Santo Antão. Forte abraço a todos!
Recentemente, fizemos um registro em vídeo, para destacar a participação decisiva do amigo carnavalesco Ítalo Moura na criação do BILÚ. Para os menos informados, carnavalescamente falando, BILÚ foi o nome dado pelo próprio Ítalo ao boneco que hoje serve como uma espécie de “abre-alas” nos desfiles da Companhia do Monges em Folia. O “monge-Magro”, Rivaldo Felipe, atuante diretor da troça fez questão de fazer esse registro para o blog do Pilako. Veja o vídeo:
Na tarde anteontem (03) nossas lentes registraram uma verdadeira “festa dos porcos” em uma das ruas transversais da Rua Primitivo de Miranda, no Centro Comercial.
Sendo assim, mesmo a contragosto, serei obrigado a abrir a “jaula do Elias” e zerar nosso contador dos bichos.
No final de semana prolongado, nossas lentes registraram no Pátio da Matriz uma trinca de amigos em total comunhão. Gilmar Ferraz, torcedor do Sport autêntico. Moisés Sales, tricolor apaixonado e o professor Tadeu Lourenço é Náutico desde que se entende por gente.
Registramos o recebimento do Oficio 304/2015-SL, enviado pela Câmara Municipal da Vitória, por solicitação do vereador José Geraldo Gomes de Araujo Juniorrealçando Voto de Aplausosa todos publicitários deste município. Portanto, nós que fazemos o blog do Pilako, agradecemos ao Edil pela lembrança.
Como já sabem estou administrando o site do IHGVSA e, a pedido do também amigo Pedro Ferrer, coloquei recentemente em formato FLIP PAGE o livro de poesias, escrito pelo ilustre escritor vitoriense Nestor de Holanda, FONTES LUMINOSAS.
Ficaria grato se o amigo divulgassem essa publicação no blog tornando assim imensamente maior a visualização dessa maravilhosa obra do ano de 1939.
Desde já agradecido mais uma vez, segue em anexo a imagem e abaixo o link do referido material.