Abertura da 3ª Semana da Consciência Negra promovida pelo IHGV.

IMG_3342

Na noite de ontem (11) aconteceu a abertura do evento intitulado: 3º Semana da Consciência Negra do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. Com o Teatro Silogeu José Aragão lotado de estudantes e demais pessoas interessadas no tema, a professora Fátima Santos – vice-presidente do IHGV – foi a responsável pela a direção dos trabalhos.

IMG_33333

Para debater sobre o tema: A impressionante história do negro no Brasil, da negação ao empoderamento, foram convidadas a Promotora de Justiça Irene Cardoso e a Doutora Valdenice Raimundo, ambas militantes atuantes da causa negra no Brasil.

A Promotora Irene Cardoso, na sua fala, entre outras coisas, pontuou os avanços na legislação brasileira na questão institucional do racismo. Já a professora Valdenice Raimundo, de maneira geral, usou um pouco da sua história pessoal para exemplificar a descriminação que sofre os negros na sociedade. Realçou também frases racistas que já foi incorporada aos cotidianos das pessoas que não são racistas. Ao final evento, gravei um vídeo com a Doutora Valdenice onde revela a importância de um evento dessa natureza, assim como o conteúdo de um trabalho de pesquisa sobre a história dos negros na nossa cidade. Veja o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *