A “cachorrada” foi grande na Praça Leão Coroado.

IMG_3641
Na manhã de ontem (24) a “cachorrada” foi grande na Praça Leão Coroado. Um par de jumentos quebrou a rotina do local e promoveu um momento circense, em pleno Centro Comercial.

IMG_3639
Os jumentos, meio desconfiados, andavam de um lado para outro sem saber, ao certo que direção seguir. Um deles, inclusive, “consciente que a praça é um local de todos” foi logo dando uma CAGADA.

20151124_102901Depois de muita “cachorrada”, como já falei, algumas pessoas que trabalham lavando carro e motoristas de camionetes de aluguel, na referida praça, resolveram, como verdadeiros heróis urbanos, expulsar os jumentos com “aboios genéricos”(heeee, iiiieeee, saaaaaiii, xouuuu). Veja o vídeo:

O prefeito Elias Lira, juntamente com seus vassalos, devem achar tudo isso normal. Cavalos e vacas circulando livremente  pelas vias públicas, jumentos “desfilando” pelas praças e porcos se alimentando do lixo depositado nas calçadas pelas donas de casa. Sai prefeito, entra prefeito, fica prefeito e a BAGUNÇA E A ESCULHAMBAÇÃO na cidade continuam.

Foto: Alepe

Foto: Alepe

Os eleitores da Vitória também precisam começar a criar vergonha na cara e começar expulsar do comando da cidade esses sujeitos juntamente com seus filhos. Aliás, já tá mais que provado que esse pessoal apenas se usufruem dos doces ventos do poder. Como diz a música: “ o de cima sobe e o de baixo desce”…

Cineclube Avalovara exibe Curtas Premiados do I Recifest

recifest

Neste mês de novembro, é com muita honra que o Cineclube Avalovara traz para exibição e discussão seis curtas-metragens premiados da 1ª edição do Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero. Esta é, sem dúvidas, uma temática bastante pertinente e que precisa ser celebrada e discutida.

Para enriquecer ainda mais nossa sessão, contaremos com a participação do nosso amigo Raphael Bernardo, que será facilitador do nosso debate. Raphael é vitoriense, ator formado pelo SESC Recife e possui graduação em Serviço Social pela UFPE. Em sua monografia — intitulada “Ampliando olhares: a política do processo transexualizador dentro do Espaço de Acolhimento e Cuidado a Pessoas Trans HC/UFPE” —, discute sobre a política do processo transexualizador no SUS, tendo como espaço empírico o Espaço Trans do Hospital das Clínicas UFPE.

Esta será (mais) uma sessão especial. Celebremos a diversidade, a vida! Contamos com a presença e divulgação de todxs. 😀

CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS:

– Tubarão (13min 40s), de Leo Tabosa
– Diário de Marcia (19min 40s), de Bertrand Lira
– Jessy (15min 02s), de Paula Lice
– O Melhor Amigo (17min 10s), de Allan Deberton
– Khady (3min), de Hanna Godoy
– Garotas da Moda (19min), de Tuca Siqueira

O Cineclube Avalovara possui apoio do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA) e da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

SERVIÇO
Cineclube Avalovara exibe “CURTAS PREMIADOS: I RECIFEST – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero”
Dia e horário: 29 de de dezembro (domingo), às 17h00
Local: Silogeu do Instituto Histórico (praça Diogo de Braga, s/n, Matriz)
A entrada é GRATUITA

Pagar pelo serviço é preciso, limpar as ruas, nem tanto…

Em uma rápida e simplificada consulta no Site TOME CONTA o internauta chegará à elementar informação que no período entre 02/01/2015 e 23/03/2015 a Prefeitura da Vitória, através dos empenhos: 0000294 (R$ 2.641.528,43) 0000599 (R$ 10.574.802,36) 0000676 (R$ 3.126.218,14) repassou para empresa LOCAR Saneamento Ambiental Ltda a “bagatela” de R$ 16.342.548,93, ou seja: MAIS DE DEZESSEIS MILHÕES DE REAIS.

Para nós, simples munícipes, também seria elementar imaginar que a referida empresa, contratada pela prefeitura e paga com o dinheiro do contribuinte, deveria prestar um serviço que justificasse o volume do dinheiro aplicado.

Partindo do principio que O CENTRO DO MEU MUNDO É A MINHA CIDADE, a “minha” rua, por associação, se constitui em algo muito próximo, sobretudo quando a mesma estampa  o nome do meu avô (Jornalista Célio Meira). Em ato continuo, independente de qualquer coisa, não podemos deixar de trazer a seguinte informação:

NA  RUA EM QUE MORO, APARENTEMENTE  A LOCAR DEVE FAZER QUASE UM ANO QUE NÃO PASSA UMA VASSOURA.

IMG_3633 IMG_3637

A prova disso, é que o mato já está “brotando do asfalto”,  em virtude da grande quantidade de areia que se acumulou próximo à guia do meio fio. Deve-se levar em consideração também, neste caso,  que a rua tem o terreno íngreme e  as chuvas do último inverno não  conseguiram   destruir a “consolidada” vegetação.

Aliás, para as pessoas que estão pretendendo fazer uma pequena reforma onde o orçamento esteja apertado, a porção de areia necessária, tranquilamente, poderá ser “adquirida” na rua mencionada. Sem custo para o principal beneficiário e ainda melhorando a qualidade de vida das pessoas que lá moram e transitam,  facilitando ainda, a vida dos  que  ganham  muito dinheiro para cumprir suas obrigações e não as cumpri.

Portanto, eis aí um “clássico” problema da nossa democracia moderna. A população paga os impostos. O governante faz de conta que tudo tá certo e o contratado faz de conta que realiza o serviço,   que recebeu muito dinheiro para fazê-lo. Ao final disso tudo, nesse mundo de “faz de conta”,  quem realmente tá  levando a verdadeira vantagem?

Foto: Alepe

Foto: Alepe

Momento Vitória Park Shopping – Natal dos Sonhos

PANO_DecoNatal

O Vitória Park Shopping quebrando os paradigmas das cores tradicionais de Natal tem como intuito acreditar, pois acredita na mudança completa e na renovação de esperanças. Foram deixados de lados os tons vermelhos e escolhidos os tons de azuis, pois é a cor que reflete a tranquilidade, a criatividade, a harmonia, a imensidão do céu e os sonhos. Sonhos esses que são o mote principal do Natal do shopping e a promessa da renovação da esperança para todos.

O mall está completamente decorado, corredores, acessos e praças estão vestidos com os elementos e cores da campanha. O mal está decorado com guirlandas recheada de enfeites. O centro da decoração da praça de eventos tem a Árvore de Natal de 8 metros e os bonecos de neve mais seis árvores completam a decoração e todo o seu simbolismo. A decoração e assinada pelo empresário e decorador Bruno Costa, vitoriense que já decora pela segunda vez seguida a decoração do Vitória Park.

IMG_20151116_110447 IMG_20151116_110455
IMG_20151116_110508

Final de ano é um período onde paramos para pensar no que temos feito de nossas vidas e que ainda temos que fazer. É mais um período de reflexão e festas em famílias, confraternizações com amigos e presentes a todos que amamos. Natal é onde tudo acontece tudo se renova, é a preparação para um novo ano que está por vir. A esperança de um ano melhor é o combustível para nos esforçarmos ainda mais para que tudo der certo.

Nesse “Natal dos Sonhos” é onde deixamos tudo que nos diminui para traz e que sirva nada mais que impulso para saltarmos cada vez mais distante no futuro. Que as diferenças não sejam mais que um diferencial competitivo. As dificuldades não sejam mais que um desafio para irmos em frente. Que o amor e paz sejam fartura em sua vida.

O Vitória Park Shopping deseja a todos os clientes, um Natal de sonhos realizados e o ano de 2016 de repletos de sonhos a serem realizados. Por que os sonhos é o que nos torna melhores e quando sonhamos juntos, os sonhos se tornam reais.

Boas festas!

Lixo, escuridão e porco no entorno da FAINTVISA.

Na noite de ontem (23) no bairro do Cajá, em uma rua bem próxima da FAINTVISA, nossas lentes registraram um porco “fazendo a festa”. Aliás, é bom que se diga, que as ruas no entorno da referida instituição de ensino estão muito parecidas com pocilgas a céu aberto, em virtude do acúmulo acentuado de lixo e entulho.

IMG_3632

O curioso disso tudo  é que nem a prefeitura  nem a própria faculdade tomam alguma atitude. Enquanto isso, nós,  transeuntes e  alunos somos abrigados a conviver em meio ao lixo, a escuridão e os porcos. Na nossa cidade, não respeitar o direito coletivo parece ser a regra, e não a exceção.

Sendo assim, mesmo a contragosto serei obrigado a abrir a “Jaula do Elias” e zerar nosso contador dos bichos.

Exposição de Joaquim Augusto: “reinventar linguagens e recriar sentidos”

IMG_3582
Só agora nas últimas décadas é que ouvimos falar na palavra RECICLAGEM. Segundo informações o Brasil  recicla apenas 3% do lixo urbano. Por incrível que pareça é justamente   nos produtos descartados como sucata que o vitoriense  Joaquim Augusto Siqueira Ferrer de Morais, artista figurativo por excelência, concentra sua atenção para reinventar linguagens e recriar sentidos.

IMG_3568
Por ocasião do aniversário dos 65 anos do nosso Instituto Histórico da Vitória encontra-se exposta, em um dos salões da Casa do Imperador por curta temporada, alguns do seus trabalhos artísticos. Ao reunir peças de vários períodos, ele nos trás, entre outras coisas,  um sonoro recado do ecologicamente correto.

Portanto, para pessoas que tem  bom gosto e valoriza a arte criativa, aconselho um olhar mais atento ao trabalho do nosso conterrâneo Joaquim Augusto. Além do mais, como bom nativo e entusiasmado carnavalesco sua obra expressa à ligação intrínseca com a nossa festa maior.

IMG_3562 IMG_3563 IMG_3565

SERVIÇO

Exposição de Joaquim Augusto.
Local: Salão do Instituto Histórico
Entrada  Franca – curta temporada.
Informações : 3523-1147.

Procissão de Nossa Senhora do Livramento.

IMG_3612

Registramos na noite de ontem (22), sob o comando do Padre Rubem, a passagem da Procissão de Nossa Senhora do Livramento pelo Pátio da Matriz. A celebração religiosa fez parte da extensa programação festividades, tradicionalmente promovida pela Paróquia do Livramento no mês de novembro. Veja o vídeo:

IMG_3608 IMG_3610  IMG_3615

O Santinha tá na elite do futebol brasileiro.

satinhaNa tarde do sábado (21), com o apito final do jogo  do  Santa Cruz, o assunto mais comentado nos mais diversos locais foi o acesso do tricolor do Arruda na elite do futebol brasileiro.  Numa “mesa” formada  por torcedores dos três maiores clubes pernambucanos, nós, do Náutico, continuamos carregando a cruz do famoso: “nada, nada, nada e morre na praia”.

S TEN SOARES comenta no blog

Comentário postado na matéria “Tiro de Guerra da Vitória comemorou o Dia da Bandeira.“.

É com muito orgulho que acompanho o trabalho desenvolvido pelos nossos companheiros Sgt Mizael e Sidiclei frente ao nosso TG 07-004 (VITÓRIA-PE), acredito que cada vez mais possamos elevar o nome de nosso Tiro de Guerra. Pilako são ações como essa de se comprometer em ajudar o TG que fortalecem os instrutores em continuar a vibrar e se doar cada vez mais em prol dos cidadãos de nosso município. PÁTRIA BRASIL.

S TEN SOARES – ANTIGO CHEFE DE INSTRUÇÃO

Solenidade marca passagem dos 65 anos do nosso Instituto Histórico.

IMG_3528
Na noite de ontem (19) o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, em Sessão Solene, comemorou a passagem do aniversário de sessenta e cinco anos de fundação. Não canso de dizer: O Instituto Histórico é o maior projeto cultural da nossa cidade de todos os tempos.

Como manda o regimento da instituição deve-se, na última atividade oficial, apresentar uma espécie de balanço das atividades da casa. O Presidente do Instituto,  professor Pedro Ferrer, como manda o estatuto, abriu a solenidade repassando aos presentes todas as  movimentações da casa. Veja o vídeo:

O evento também contou com uma homenagem – a mais importante comenda do IHGV –  ao Padre Clóvis Cabral pelos relevantes serviços prestados ao Instituto. O momento mais emocionante do evento, sem dúvida, foi a participação na tribuna da neta da ex-sócia da casa, doutora Diva Holanda, recentemente falecida. Veja o vídeo:

IMG_3525
Na ocasião, na qualidade de sócio padrinho, tive o privilégio de acompanha,  ao palco do Teatro Silogeu José Aragão, para sua tomada de posse como novo sócio do IHGV o amigo João Nicodemos – também conhecido como João do Livramento. O amigo João usou da palavra para agradecer. Veja o vídeo:

O filho do Doutor Djalma Raposo idealizador, fundador e primeiro presidente do nosso Instituto Histórico, senhor Antônio Raposo, subiu ao palco para elogiar todos os vitorienses pela manutenção do IHGV ao longo das décadas  e aproveitou para ofertar uma peça importante ao Museu da casa,  dizendo: “ a cama que meu pai nasceu, há 104 anos, eu trago para o Instituto, no dia que ele comemora sessenta e cinco”. Veja o vídeo:

IMG_3542
Fechando a noite com “chave de ouro” o arquiteto José Luiz Mota Menezes, presidente do Instituto Arqueológico de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Letras, proferiu uma palestra memorável. Com oito décadas de vida o conferencista esbanjou bom humor e memória privilegiadíssima ao narrar acontecimentos  históricos, ao mesmo tempo em que falou da intrínseca  relação das novas gerações com as chamadas redes sócias. Sobre  a história dos Institutos Históricos realçou a importância da história de cada indivíduo no contexto social exaltando, portanto, que a história coletiva será sempre a mais importante.

Obs: o evento também contou com exposição de escultura  do artista vitoriense, JOAQUIM AUGUSTO SIQUEIRA FERRER DE MORAIS. Na próxima semana postaremos uma matéria sobre o tema.

Tiro de Guerra da Vitória comemorou o Dia da Bandeira.

IMG_3483
Na manhã de ontem (19), no nosso Tiro de Guerra, participei das comemorações alusivas ao Dia da Bandeira. A data, 19 de novembro, é um dia muito especial para o Exército Brasileiro e é comemorado desde 1889. Veja o vídeo com a tropa cantando o Hino de Bandeira.

Sob o comando dos sargentos Sidiclei e Mizael, este último instrutor chefe do nosso Tiro de Guerra, o evento seguiu o rigor técnico e solene do protocolo militar onde, nesse dia, deve-se incinerar as bandeiras nacionais que não estão mais em perfeita condição de uso. Veja o vídeo:

Nessa solenidade a tropa também realizou o tradicional Juramento à Bandeira. Em ato continuo a tropa também fez um pequeno desfile realizando o ato de Continência à bandeira. Veja os vídeos:

.

O evento também contou com a participação de autoridades e familiares dos atiradores. Ao final da Solenidade aproveitei para gravar um vídeo com os Sargentos Mizael e Sideclei onde os mesmos falaram da importância do evento para o Exército Brasileiro. Veja o vídeo:

Obs: Na próxima semana postaremos matéria realçando o importante trabalho realizado nas escolas pelo Cabo Sérgio, trabalho este, que deve ser alvo de apoio dos vários segmentos da nossa sociedade.

Internauta Rene Duarte comenta no blog

Comentário postado na matérias “Por favor, MOSTEV, arte e competição não combinam. por Pablo Dantas“.

Concordo e aplaudo tua visão… diante do teu texto ressalto ainda a agressão descrita no julgamento desnecessário que em nada contribuiu com a dimensão artística ou pedagógica. Na arte não cabe a negação do tentar, mas a orientação e reflexão sobre rumos, definição de estilos e coragem de se expor em público pela paixão, muitas vezes (a maioria ) fruto de investimento emocional, financeiro e temporal próprios, cujo aprendizado encontra-se no fazer e arriscar-se. Faço coro com uma amostra sem competição e, caso existam premiações, que estas ocorram sem trazer méritos para a arte cujo formato não a contempla e infringe sua liberdade e licença poética.

Rene Duarte

Em Vitória o DimyDay foi na Niná.

A cena comercial da última quarta (18), na Vitória de Santo Antão, ficou por conta do evento ocorrido na NINÁ. O DimyDay, evento promovido pela marca DIMY,  é um dia dedicado ao lançamento de novos looks cuja festa acontece em uma das lojas parceira.

IMG_3464
A Dimy foi fundada em 1994. A marca apresenta uma moda autêntica, jovem e com a proposta de vestir mulheres urbanas, antenadas e cheias de estilo. É também expert em peças que valorizam o corpo, com destaque para sua linha jeanswear, e procura fazer roupas ousadas que expressam a sensualidade da mulher brasileira com muita classe. Segundo os proprietários da Dimy, “ moda é sinônimo de originalidade mesmo dentro da tendência”.

IMG_3471

Nossa amiga Nina, figura que expressa o sucesso da sua loja, é dinâmica e guerreira. Neste evento, por exemplo, além das representantes da marca Dimy, conseguiu atrair para sua loja mais de cento cinquenta clientes presenciais e tantas outras que já confirmaram, através das redes sócias e contatos telefônicos, que em breve aparecerão. Portanto, para quem ainda não deu uma chegadinha na NINÁ, o conselho que damos é não  mais perder tempo…

IMG_3474

IMG_3459 IMG_3460 IMG_3463

Hoje é dia parabenizar um sujeito importante para nossa cidade.

rogerio-alexandre
No dia hoje, 20 de novembro, dedicamos nossos parabéns, pela passagem de data natalícia,  ao amigo Alexandre Rogério.  Torcedor do tricolor do Arruda e apaixonado pelo carnaval vitoriense, Rogério, no momento atual cumpri, com bom humor e determinação,  um  papel fundamental na consolidação da tão sonhada sociedade mais justa e igualitária. Portanto, nós que fazemos o Blog do Pilako, no dia do seu aniversário, reconhecemos na sua figura um dos mais importantes habitantes da nossa Polis.

Internauta José Albertino comenta no blog

Comentário postado na matéria “RECICLAVITÓRIA: Albertino será colunista“.

Bom dia pessoas,
Durante mais de 5 anos me dediquei exaustivamente ao recolhimento de sucata eletrônica e resíduos tecnológicos, tive diversos problemas com a burocracia e nenhum apoio de governantes até de entraves legais porque queria tornar o nosso mundo mais sustentável.
As pessoas e órgãos que estão a frente de fiscalizar e orientar não sabem de nada do que está acontecendo e criam barreiras para impossibilitar o nosso trabalho.
O projeto Recicle e Viva não tem mais condições de se manter, pois devidos aos entraves legais e de local apropriado estará sendo encerrado hoje no dia 19 de novembro de 2015, as 10:44 da manhã e com muita tristeza abandono mais um sonho por causa desse governo canceroso onde mata você aos poucos.
Aos meus apoiadores muito obrigado, as pessoas que nunca acreditaram no meu projeto podem se vangloriar.
Tenho muitos outros sonhos, mais nenhum deles serão concretizado mais em Vitória de Santo Antão.
Esqueçam que o Recicle e Viva existiu nessa cidade.

Gostaria que você publicasse como capa e me retirasse do seu blog.

E por tudo muito obrigado!

José Albertino

Internauta Moises Sales comenta na coluna O Tempo Voa

Comentário postado na coluna  “O Tempo Voa: São João de 1977“.

por pouco eu não saí nessa foto, rsrsr . mais tava sempre com eles nessa época …… maravilhosa. edgar o mais amostrado…. tampinha… sempre calmo e célio afoito principalmente ao volante, gostava dos cavalos de pauuu aos volantes dos coceis e opalas da época, velhos tempos , belos dias lembrando roberto carlos rsrsrsr.

Moises Sales