Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES JÁ COMEÇARAM – André Gouveia

O advogado André Luis, nosso colunista, já compareceu ao Studio da PLK WEBTV  para  gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE,  eterniza sua imagem em movimento.

IMG_3813Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414,  receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES JÁ COMEÇARAM – Márcio Souza.

O blogueiro Márcio Souza, editor do blog  futebolnodomingo.com,  já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para  gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE, eterniza sua imagem em movimento.

IMG_3809

Portanto, você que ficou  interessado na gravação da MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em contado pelo fone 98437-5414 para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Turma 2015 do nosso Tiro de Guerra encerra temporada.

IMG_3775

Na manhã de ontem (30) aconteceu nas dependências do nosso Tiro de Guerra a Solenidade de desligamento dos Atiradores da turma de 2015. O evento contou com a participação de autoridades civil e militar, assim como dos familiares dos soldados.

Sob o comando dos Sargentos Mizael e Sidiclei, instrutor chefe e instrutor auxiliar, respectivamente, a turma formou pela última vez. Já sem o uniforme militar, a turma cantou com vibração a Canção do Exército Brasileiro. Veja o vídeo:

O evento também serviu para condecorar os atiradores que se destacaram nas competições internas do Tiro de Guerra.

IMG_3758
Após as palavras emocionantes dos instrutores, sob aplausos, a tropa marchou para fora do Quartel simbolizando, naquele momento, o desligamento da turma do Tiro de Guerra da Vitória no ano de 2015. Veja o vídeo:

Já do lado de fora do Quartel, com forte vibração, a turma fez o seu último “fora de forma”. Veja o vídeo:

Ao final do evento os atiradores receberam seus devidos certificados. Na ocasião, gravamos um vídeo com o Instrutor Chefe, Sargento Mizael, onde o mesmo realçou a sua felicidade de ter contribuído na formação desses jovens. Veja o vídeo:

Representando o sentimento da turma, os atiradores Silva, Gabriel, Jonantha e Willams realçaram que à passagem,  este ano, pelo nosso Tiro de Guerra, sem sombra de dúvidas,  ficará marcada definitivamente nas suas vidas. Veja o vídeo:

O prefeito Elias Lira continua K..gando na cabeça da população.

Na nossa Vitória de Santo Antão o chefe do executivo local, Elias Lira, segue K..gando na cabeça da população. Depois de mentir nas praças públicas, ao dizer que se fosse eleito prefeito promoveria uma “cidade bem administrada” continua, entre outros absurdos, aumentado IMPOSTOS  e DIMINUINDO A QUALIDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS  PRESTADOS.

poste
Na tarde ontem (30), por exemplo, nossas lentes registraram que mais um poste, aqui no Centro Comercial, fica aceso durante 24 horas por dia, consumindo energia que é paga pelo contribuinte na conta de luz (taxa de iluminação pública). Em vários bairros a prefeitura não aparece para fazer reposição de lâmpadas queimadas. Já em outras localidades as lâmpadas dos postes ficam 24 horas acesas.

Assim é muito bom: sacrificar a maioria das pessoas em nome da “crise” para poder se “lambuzar” com o dinheiro alheio ao manter um monte de gente nas secretárias que ganham muito bem para não “bater um prego numa barra de sabão” em favor da municipalidade. Essa, portanto,  tem sido a linha mestra desta cínica gestão que atende pelo o nome de GOVERNO DE TODOS.

Foto: Alepe

Foto: Alepe

Torcedores do Santa Cruz promovem um domingo de carnaval na Vitória de Santo Antão.

IMG_3722
A tarde do último domingo (29), na nossa Vitória de Santo Antão, transformou-se num verdadeiro dia de carnaval. Ao som do potente trio PILEQUE 2,  “puxado” pelo inconfundível Pierre, os torcedores do Tricolor do Arruda – Santa Cruz – promoveram um bonito espetáculo pelas principias ruas da nossa cidade.

No cruzamento das ruas Melo Verçosa com Joaquim Nabuco, próximo à Praça Severino Ferrer, também conhecida como “Praça do Fórum”, registramos a passagem dos torcedores/foliões. Veja os vídeos:

A comemoração  festiva popular  deu-se em virtude ao acesso do time do Santa Cruz ao grupo da elite do futebol brasileiro. A tão sonhada “série A”, para os torcedores do “Santinha”,  tem um sabor  bastante significativo, uma vez que o time, após a queda para “série D”,  chegou a passar um longo  período amargando resultados adversos. Foi na sua  torcida apaixonada que o Santa Cruz encontrou força para ficar entre as  vinte melhores equipes do pais do futebol.

28 de Novembro no Vitória Park Shopping.

Cantata (1)
Nesse domingo o Vitória Park Shopping foi palco de grandes eventos. O início das atividades se deu com a chegada radical do Papai Noel. Descendo do teto de rapel e sendo recepcionado pelas centenas de pessoas que o aguardavam ansiosamente no estacionamento. Após a descida do bom velhinho, ele fez um passeio por todo mall acompanhado pelas crianças e pelo saxofonista que tocou com maestria as músicas natalinas. Depois do percurso, foi à vez das crianças da AABB de Limoeiro apresentar uma linda e emocionante cantata natalina, para todos que estava presentes na praça de eventos que ficaram ainda mais compenetrados com o espírito natalino promovido pelo Vitória Park Shopping. Encerrando a noite o colégio de Aplicação, fez uma apresentação surpresa. O Flash Mob envolveu cerca de 90 integrantes, entre eles, alunos e professores para a performance, que deu início na frente da Lojas Americanas e foi até a praça de alimentação, onde os alunos dançaram diversos estilos musicais de forma animada e muito bem coordenada.

O Vítoria Park Shopping agradece a todos que vieram prestigiar esse dia tão especial. Repleto de alegria e magia do Natal.

 Cantata (2) Chegada PapaiNoel FlashMob (1) FlashMob (2)

AVLAC realiza última reunião ordinária do ano.

IMG_3661
Aconteceu na manha de ontem (29) a última reunião ordinária do ano (2015) da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência. O encontro, que teve como pauta, além dos comunicados oficiais e o planejamento da agenda para o próximo ano (2016), homenagem e música.

O acadêmico Stephen Beltrão, acompanhado do também acadêmico Rildo de Deus, tocou e cantou várias músicas, dentre elas, uma de sua autoria. Veja o vídeo:

A senhora Terezinha Ferraz, parteira renomada da nossa cidade com noventa e dois de idade  recebeu da instituição o justo reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a toda comunidade vitoriense. Veja os vídeos:

Na noite da próxima sexta (04) ocorrerá o evento de confraternização natalina da entidade. Na ocasião, além dos comes e bebes acontecerá a tradicional troca de presentes entres os membros da instituição.

 IMG_3665 IMG_3669 IMG_3672 IMG_3677 IMG_3679 IMG_3682 IMG_3685

Internauta Aldomir comenta no blog

Comentário postado na coluna “O TEMPO VOA – INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS (1936)“.

Eu também fiz parte do Colégio Interno de Pacas nos anos de 1972 e 1973. Fazia parte da banda de música, comandada pelo maestro Tenente José Nicácio de Souza. Tocava pistom com os colegas Ivo e Castelo, repeti duas vezes a 4ª série primária, com notas muito altas, por não existir a 5ª série. Lembro que minha professora era dona Maria José e tinha uma colega de classe por nome de Marli, filha de um dos monitores, morava lá mesmo. Por enquanto só. Ok?

Aldomir

O TEMPO VOA - INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS - 1936

As Gravações das Mensagens Natalinas em Vídeo do Blog do Pilako começam segunda-feira.

plkDepois do sucesso dos anos anteriores as MENSAGENS NATALINAS EM VÍDEO, ESTÃO DE VOLTA. Para as pessoas das mais variadas tendências da nossa cidade, sejam elas comerciantes, profissionais liberais, prestadores de serviços, políticos e etc, que sempre no mês de dezembro externam suas mensagens natalinas as GRAVAÇÕES DAS MENSAGENS EM VÍDEOS,  COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA (30).

Pois bem, o blog do Pilako e a PLK WEBTV, estarão, a partir da próxima segunda-feira, 30 de novembro, disponibilizando o Studio para gravação dos vídeos, referentes às mensagens natalinas de 2015. Uma vez gravada, a partir do dia 04 de dezembro, estaremos postando diariamente.

studio22

Os vídeos postados  permanecerão no ar  durante todo mês de dezembro e até a primeira semana de janeiro (2015), em local de destaque na página principal do nosso blog para que todos as gravações  sejam visualizadas  e compartilhadas nas  Redes Sociais. Para pacotes empresariais teremos a possibilidade de exibir os vídeos com a logomarca da empresa.

Vantagens das mensagens em vídeo:

– É você mesmo que vai transmitir, do seu jeito, dispensando aquelas mensagens prontas e repetitivas.

– Além da grande visualização que o seu  vídeo terá no nosso blog, você poderá também compartilha-lo  e exibi-los  para seus grupos  no Facebook e no What-app.  Seus amigos do face, poderão também, se assim acharem interessante, compartilhar o seu vídeo  com outros  grupos de amigo. Enfim, a sua mensagem poderá ser vista por uma grade quantidade de internautas. Quanto mais criativo e original o seu vídeo, mais acessado ele será.

– É bom saber que seu vídeo, uma vez sendo enviado para o Youtube, ficará disponível não apenas em 2015, mais sim para 2016….2017…2070…2100 e etc.

– O mais importante deste formato de transmitir as chamadas Mensagens  Natalinas  na nossa cidade, é que teremos o registro para posteridade, em vídeos, das mais diferentes   pessoas que marcaram época no nosso município.

Sendo assim, espero contar com a participação de todos  interessados.

Caso tenha ficado interessado, favor  entrar em contato pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações e agendar sua gravação.

Cabo Sérgio está precisando de apoio para implantar o TG MIRIM na escolas do Município.

IMG_3502
Por ocasião de um evento ocorrido, recentemente, no nosso Tiro de Guerra tive a oportunidade de conhecer um trabalho que o amigo Cabo Sérgio implantou na Escola Educacional Paulo Freire e que pretende estender para todas as escolas do município.

Cabo Sérgio é um educador por essência. Aliás, à época em que servi ao Exército (1986), aqui no nosso Tiro de Guerra, o amigo Sérgio já atuava como uma espécie de Instrutor de Auxiliar do então Subtenente Eudes.

Pois bem, o trabalho que o amigo Sérgio está querendo desenvolver na cidade, para o qual precisa de apoio de toda sociedade e principalmente do poder público local, é digno de aplausos, pois ensinar para as crianças e adolescente, através do TG MIRIM, disciplina  e princípios básicos de moral e amor à Pátria, sem sombra de dúvida, é um trabalho socialmente edificante.

Portanto, fica aqui meus parabéns ao amigo Sérgio pela iniciativa e a certeza que vai nascer no coração dos nossos gestores municipais o interesse por este trabalho social. Como um Ex-Atirador do nosso Tiro de Guerra, assim como tantos outros, coloco-me a disposição para, na medida do possível, ajudar na viabilização desse empreendimento social. Veja o vídeo gravado com amigo Cabo Sérgio.:

IMG_3505

Equipe Vitória Fight Club visita redação.

Recentemente os componentes da Equipe Vitória Fight Club, representando nossa cidade, fizeram bonito no Circuito Pernambucano de Artes Marciais. Na categoria BOXE, que tem como técnico o amigo Cosme, Vitória participou com os seguintes atletas: Jefferson, Eliseu, Wellington, Rômulo, Caetano e Mayara.

boxeExibindo o troféu e as medalhas, parte da equipe visitou nossa redação na tarde de ontem (26). O grupo, que trouxe na bagagem dois títulos de campeões (Rômulo e Wellington)  e quatro  de vice-campeões, tem uma rotina puxada de treinamento. Três hora e meia por dia, quatro vezes por semana, além de corridas e atividade física.

Com idades variadas entre 17 e 24 anos o pessoal do  Vitória Fight Club está se organizando para promover, em Vitória de Santo Antão, uma etapa do Circuito Pernambucano de Artes Marciais . Atualmente, sob a coordenação do técnico  Cosme, a turma vem treinando na Academia Ibox Fitness.

Na ocasião da visita gravamos um vídeo com a turma. O Amigo Cosme, entre outra coisa, falou da perspectiva de crescimento da modalidade, aqui, na Vitória de Santo Antão. Veja o vídeo:

DA PRISÃO INCONSTITUCIONAL DO SENADOR DELCÍDIO DO AMARAL

marianaTenha o Senador Delcídio do Amaral cometido ou não as condutas que levaram a sua prisão em flagrante, prisão essa mantida, por maioria, pelo Senado Federal, o fato é que, ao menos aos olhos da Constituição Federal de 1988, essa prisão em flagrante acha-se flagrantemente Inconstitucional!

É simples de entender. Determina a CF/88, em seu art. 58, § 2º, que:

“ Art. 58. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer opiniões, palavras e votos.

  • 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso os autos serão remetidos dentre de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão. “

Ora, sabemos todos nós, serem crimes inafiançáveis, os seguintes: o de racismo, de tortura, o trafico ilícito de drogas, terrorismo, os definidos como crimes hediondos, genocídio, os praticados por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático, conforme preceitua o art. 5º, LIII e XLIII, da CF/88.

Diante desse exposto, pergunta-se: Qual ou quais desses crimes cometeu o Senador Delcídio?

Outro agravante que macula de inconstitucional a prisão do Senador é o fato da mesma ter sido fundamentada em uma escuta ambiental não autorizada pelo STF. Portanto, a prisão foi lastreada em prova ilegal, inválida. Data vênia !

Com efeito, a escuta ambiental, como meio de prova, para ter validade legal, precisa de autorização judicial prévia. No caso ora comentado, a escuta ambiental que ensejou a prisão do Senador não foi autorizada pelo STF, único órgão do Poder Judiciário com competência para autorizar a referida gravação, por prerrogativa constitucional. Essa matéria já foi decidida pelo Supremo, no julgamento da Ação Penal n. 307-DF. Nela, deixou dito o Min. Celso de Mello, verbis:

“A gravação de conversa com terceiros, feita através de fita magnética, sem o conhecimento de um dos sujeitos da relação dialógica, não pode ser contra este utilizada pelo Estado em juízo, uma vez que esse procedimento precisamente por realizar-se de modo sub-reptício, envolve quebra evidente de privacidade, sendo, em consequência, nula a eficácia jurídica da prova coligida por esse meio. (…) A gravação de diálogos privados, quando executados com total desconhecimento de um dos seus partícipes, apresenta-se eivada de absoluta desvalia, especialmente quando o órgão de acusação penal postula, com base nela, a prolação de um decreto condenatório.”

Portanto, para admissão desse tipo de prova em nosso ordenamento jurídico, o que só pode acontecer de forma excepcional, terá sempre que ocorrer após ordem judicial para sua realização. No caso da prisão ora comentada, inexistiu tal autorização, o que juridicamente torna ilícita a prova que fundamentou a prisão do Senador. Aliás, o próprio STF, na Ação Penal n. 307-DF, assim já declarou.

É bem verdade que o Povo Brasileiro, com toda razão, acha-se chocado e até mesmo revoltado, ante a enxurrada de escândalos milionários praticados contra o patrimônio da Petrobras. Observa-se até, que os experientes Ministros do STF sentiram-se machucados com o envolvimento dos seus nomes, expostos no diálogo captado ilegalmente. Mas, não se pode conceber que esses Ministros, de larga experiência e sabença jurídica, rasguem a Constituição, por laivos vaidosos e ferimentos em seus egos.

Ora, admitir uma escuta ambiental clandestina para legitimar a prisão preventiva ou a prisão em flagrante é abrir precedentes de futuro tenebroso. Por fim, é de observação legal, que após ter sido preso, o Senador deveria ter sido conduzido imediatamente ao Min. Teori Zavascki do STF, para audiência de custódia, como determina a Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Sobre essa matéria o STF já se pronunciou no julgamento de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 347. No presente caso, se esqueceram dos posicionamentos já firmados.

O fato é que lugar de bandido, realmente, é na cadeia. Que o Senador pague por todos os crimes que cometeu, mas cumprindo-se o devido e constitucional processo legal, com direito a ampla defesa ao contraditório. Definitivamente, nessa quadra ora comentada, a Constituição da República foi desrespeitada, o que causa insegurança a todos e descumpre do ideário de um Estado Democrático de Direito!

Oswaldo Gouveia
Advogado e Prof. Universitário

Internauta Dr. JAIRO MEDEIROS comenta no blog

Comentário postado na matéria “Informativo AlimentAção – CTB“.

Obrigado blogueiro, historiador e Imortal da Academia Vitoriense de Letras, artes e ofícios Cristiano Pilako

“O homem coletivo senti a necessidade de lutar” C.S.,

Aos trabalhadores das indústrias (Kraftfoods/Mondelêz e outros) de doces, achocolatados, bebidas e preparos em pó o Sindicato – SINTRAFUCARB tem uma notícia sobre o Acordo Coletivo de TrabalhO/ACT e as conquistas importantes para toda a categoria como aumentos reais no salário, abono e adicionais, vales e participação no resultados.

Acompanhe o quadro salarial anexo e os compare com os recebimentos recebidos de Pernambuco com os auferidos no Paraná.

A disposição jurídica e sindical.

Firmes na luta, forte abraço,

JAIRO MEDEIROS
Advogado e Assessor Jurídico

“A Cascatinha da Matriz e Manoelzinho de Horácio” – por Sosígenes Bittencourt


Papai me contava e mamãe assevera que quem construiu essa praça, chamada Dom Luis de Brito, foi Horácio de Barros, pai de Manoelzinho Rangel. Depois, diz que Horácio de Barros não foi à inauguração da obra, porque estava acometido de Tifo. Assistiu ao evento, debruçado na janela de sua casa, na Rua Imperial, popularmente conhecida como Rua do Meio.

Era nessa Cascatinha que Manoelzinho de Horácio tomava cachaça com caramelo de menta, contava piada, soltava lorota e empulhava o mundo.

Manoelzinho de Horácio partiu para a Eternidade aos 73 anos, já faz algum tempo. Ele contava que o médico que lhe tirou o baço e garantiu-lhe um ano de existência morreu primeiro.

Certa vez, Manoelzinho de Horácio me contou que fez um frio tão grande em Vitória de Santo Antão que o Leão Coroado, na frente da Estação Ferroviária, saiu do monumento e foi se esconder dentro de uma barbearia do outro lado da Praça.

Manoelzinho de Horácio era jogador de futebol. Diz que, um dia, ele foi bater um pênalti, quando o adversário Tenente Índio o ameaçou: – Se fizer o gol, me apanha!

Manoelzinho não teve dúvida, furou o gol e saiu correndo do estádio José da Costa, solto na buraqueira, pelo Dique afora.

Sosígenes Bittencourt

Zé Catinga e Doca Lira: parceiros nos negócios e na política.

Na tarde ontem (25), conforme agendado, compareci ao Atacadão Rede Souza para falar com o amigo Zé Catinga  no sentido de “amarramos”,  por mais uma ano, uma parceria comercial que tem por finalidade divulgar a marca REDE SOUZA na campanha publicitária da nossa Agremiação (SAUDADE) no Carnaval 2016.

Chegando lá, antes de falar com o Zé Catinga, encontrei o também amigo Doca Lira. Depois dos devidos acertos, passamos a conversar em grupo. Foi só nesse momento que  fiquei sabendo que Doca havia consagrado uma sociedade comercial com  Zé Catinga, há algum tempo,  em uma das lojas da Rede Souza – Novo Souza do Alto José Leal.

doca
Mediantes as tratativas comerciais, que segundo Doca o Zé Catinga foi de uma generosidade extrema para com a sua pessoa, coisa rara no mundo dos negócios, a aproximação política, entre os dois,  foi inevitável.

Zé Catinga, como todos sabem, vem se articulando para formar um grupo político competitivo na intenção de disputar a eleição majoritária municipal em 2016. Doca Lira, no que diz respeito à política, sempre foi ligado ao grupo político do prefeito Elias Lira.

A carreira política de Doca, que chegou a ser  vereador da Vitória  eleito, diga-se de passagem, com uma expressiva votação, sofreu uma descontinuidade em função de problemas ocorrido fora da esfera política-eleitoral.

Depois de deixar a Casa Diogo de Braga (2008) e de amargar sucessivas decepções pessoas e políticas dentro do  grupo,  comandado pelo Prefeito Elias Lira, Doca começa renovar suas esperanças para seguir na vida pública,  ao encontrar, no Zé Catinga o “braço amigo” e a confiança necessária para continuar  lutando, algo que lhe foi negado pelo grupo político que tanto trabalhou e ajudou a mantê-lo no poder.

Portanto, sai desse encontro de ontem satisfeito com a aproximação comercial e política entre  Doca e Zé Catinga. Pude “ler” no semblante  do amigo Doca Lira, sujeito do bem, que suas esperanças foram renovadas. Muitas vezes ser apenas respeitado e tratado com dignidade, condições basilares de qualquer relação em grupo, provoca a centelha que nos falta para seguir um novo rumo na vida política. Desde já, contudo, desejo ao amigo Doca Lira sucesso nessas novas empreitadas, comercial e política.

PAPA-LÉGUAS 2016: SANGUE NOVO NA DIRETORIA.

Papa-léguas - Adesivo 9 x 9 cm-2

Na tarde de ontem (25) recebemos na nossa redação o amigo Danilo, diretor da Agremiação Carnavalesca PAPA-LÉGUAS. Junto com Pedro, a parir de agora, o PAPA-LÉGUAS passa a ser dirigido por uma turma nova.  Quanto aos amigos coroas, Otávio e Rubinho, doravante, irão compor uma espécie de Galeria de “foliões de honra”.

Para o Carnaval 2016, o PAPA-LÉGUAS segue o mesmo formato de 2015. Desfila duas vezes. Na noite do sábado de Zé Pereira e na noite do sábado pós-carnaval, fechando assim,  as festividades da folia animada por trio elétrico.

20151125_145549Com relação às atrações musicais que irão animar os desfiles do PAPA-LÉGUAS a nova diretoria faz mistério, elas só serão anunciadas a partir do próximo dia 04 quando começa, de fato, a mídia institucional oficial. Com relação à promoção que institui um brinde para a  compra antecipada do kit, Danilo, nos revelou no vídeo gravado. No dia 12 de dezembro a Agremiação PAPA-LÉGUAS também fará uma movimentação promocional relacionada com sede da Agremiação. Portanto, para saber dessas novidades e outras informação, veja o vídeo abaixo e por dentro da programação da Agremiação Carnavalesca PAPA-LÉGUAS para o carnaval 2016:

No meio do caminho tinha um prostíbulo…

xxxe
Em 2006, a UFPE iniciou seu funcionamento em Vitória com o nome de Centro Acadêmico de Vitória, conhecido como CAV – UFPE. As atividades acadêmicas iniciaram-se em um prédio antes administrado pelo município, algo um tanto estranho já que este pertencia a União e fora devolvido pelo município. Trata-se do prédio da antiga Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão.

O local para a instalação do Centro, conhecido como Alto do reservatório, sempre sofreu com as péssimas gestões dos prefeitos. Uma das ações mais desastrosas no local, em termos de gestão, foi a construção e entrega de casas sem nenhum tipo de estudo prévio de impacto para o local, realizada pelo então prefeito José Aglailson. Áreas de uso coletivo como praças foram invadidas com a construção das casas, concorrendo para um verdadeiro processo de precarização urbana. Na gestão do atual prefeito, o local continua esquecido, sendo considerado pela população áreas sem nenhuma segurança, escuras e percebidas também como pontos de venda de drogas.

A universidade surgiu como uma esperança de modificação social para os jovens de Vitória e cidades da região, além da circulação de dinheiro no comércio da cidade e principalmente no Alto do Reservatório, com pequenos empreendimentos de moradores locais. O centro Acadêmico desenvolve atividades de extensão e pesquisa no município, porém existe uma atenção especial para a comunidade do entorno, por se tratar de uma população vulnerável socialmente.

Quem frequentou o CAV/ Alto do Reservatório no início de suas atividades, deparava-se , no caminho da faculdade, com um funcionamento de um prostíbulo. E por um bom tempo este foi considerado um fator negativo para a instituição, pois era localizado praticamente às portas da instituição de ensino, sendo comum a ocorrência de brigas, assaltos, tiroteios, uso de drogas e até abordagens com propostas de “trabalho” no local a algumas estudantes, trazendo a sensação de insegurança para todos que frequentavam a UFPE e os moradores locais. Há cerca de dois anos o estabelecimento foi fechado e isso repercutiu significativamente na diminuição de assaltos e/ou desconfortos gerados no local.

Mas… Não é algo novo o uso de locais públicos para promoção e “pagamento” de dívidas políticas para cabos eleitorais na cidade, ou a famosa “vista grossa” para obras de apadrinhados da gestão. Nesse cenário, surge uma nova “obra” na famosa ladeira do Alto do Reservatório: mais um empreendimento do ramo do sexo na entrada do Centro Acadêmico de Vitória – UFPE. Mais uma vez despercebido pelas secretarias do município e pelos fiscais de obra da prefeitura, prevalecendo novamente a famosa “vista grossa” para o privilegiado empreendedor.

Somos contrários à exploração sexual de mulheres e sabemos que o caminho para a mudança é a educação. E a prefeitura enquanto órgão máximo do município deve ser a base desse processo, oferecendo educação básica de qualidade, políticas públicas efetivas para mulheres e efetiva fiscalização das áreas públicas. Fica evidenciado aqui o reflexo da seriedade com que é tratado o nosso município pelos seus gestores: diante de uma instituição que traz uma nova perspectiva de futuro para os jovens vitorienses, a construção de um prostíbulo!

aposente