Por favor, MOSTEV, arte e competição não combinam. por Pablo Dantas

12244137_912581895502242_1356041711_n
Sem dúvida! Sem dúvida nenhuma, a Mostra de Teatro e Dança Estudantil da Vitória – MOSTEV é o encontro teatral mais importante de Vitória de Santo Antão. Em seus 18 anos de existência, a MOSTEV sobrevive graças à ousadia de artistas vitorienses que, mesmo com pouca grana, conseguem reunir dezenas de grupos artísticos na cidade. É um trabalho que faz girar a roda da produção cultural, da economia e do entretenimento. É mentira minha? Então, participe da próxima edição da MOSTEV que ocorrerá de 20 a 29 de novembro de 2015 no clube O Cisne. Veja a programação nos comentários abaixo.

Ninguém me pediu para escrever. Estou fazendo isso porque ainda não consegui internalizar a ideia de arte e competição. Não acredito que a competição do processo criativo seja interessante. Nem produtivo. Nem pedagógico. Então, porque a MOSTEV é competitiva? Alguém, que seja representante da MOSTEV ou não, poderia elencar bons motivos para colocar jovens atores e atrizes para duelar?

Lembro, agora, de um fato que ocorreu em uma edição da MOSTEV. Penso que foi há uns cinco anos atrás. Vejamos:

Dois jovens no palco e uma peça tensa e com forte carga dramática. Uma menina e um menino. Com idade de 15 anos (creio). Eu gostei do espetáculo, apesar de não mais lembrar dos detalhes. O que não me saiu da cabeça foi o que aconteceu depois do espetáculo. Os jurados – assim como em qualquer mostra competitiva – estavam com a língua afiada. O julgamento começa e um dos juízes perguntou:

JURADO: de quem é o texto?

ATOR: é nosso. Nós escrevemos juntos. Muito do que fizemos foi feito por e-mail. Trocamos diversas ideias e fomos montando a nossa própria dramaturgia. Foi incrível.

JURADO: achei o texto muito complicado. Percebi muitos problemas na encenação. Penso que vocês devem estudar mais, ler mais e esperar um pouco. Estão muito novinhos para escrever para o teatro.

PABLO: PUTA QUE PARIU!

Eu me levantei da cadeira e fiquei transtornado com a expressão dos jovens que estavam se deliciando com as palavras, com o teatro, com a arte. Enfim… Sai do Silogeu e fiquei na calçada até a dor passar. Mas não passou. Esperei o julgamento acabar, me dirigi aos atores e deixei bem claro:

– Continuem! Vocês são bons. Essa construção dramatúrgica deve ter sido uma grande aventura. Uma experiência incrível que nenhuma escola consegue ensinar. NÃO GOSTO DE MOSTRA DE ARTE COMPETITIVA. NÃO SOU O MELHOR. NÃO QUERO FICAR EM PRIMEIRO LUGAR. EU QUERO ME RELACIONAR. INTERAGIR. APRENDER E GOZAR TODA VEZ QUE VEJO OU CRIO UMA OBRA DE ARTE.

Não sei se as palavras do jurado tiveram influência. Será? Mas, hoje, um dos jovens é evangélico (tudo bem), estuda outra área (tudo bem) e nunca mais fez teatro (terrível). Então, MOSTEV, por favor, arte e competição não combinam. Proponho que façam uma roda de conversa com todos os participantes desta edição para discutir esse assunto. É muito importante. Proponho que a MAIOR MOSTRA ESTUDANTIL da História de Vitória reflita e mude o seu formato para proporcionar mais diálogo e menos concorrência.

Abraço forte e vida longa!

Pablo Dantas

2 pensou em “Por favor, MOSTEV, arte e competição não combinam. por Pablo Dantas

  1. Concordo e aplaudo tua visão… diante do teu texto ressalto ainda a agressão descrita no julgamento desnecessário que em nada contribuiu com a dimensão artística ou pedagógica. Na arte não cabe a negação do tentar, mas a orientação e reflexão sobre rumos, definição de estilos e coragem de se expor em público pela paixão, muitas vezes (a maioria ) fruto de investimento emocional, financeiro e temporal próprios, cujo aprendizado encontra-se no fazer e arriscar-se. Faço coro com uma amostra sem competição e, caso existam premiações, que estas ocorram sem trazer méritos para a arte cujo formato não a contempla e infringe sua liberdade e licença poética.

  2. Pingback: Internauta Rene Duarte comenta no blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *