Elmo Cândido Carneiro: 90 anos

maxresdefault

Seu Elmo Cândido Carneiro, vitoriense de berço, completa na próxima segunda, dia 14, noventa anos.

Sua vida orbita em torno da Vitória e do seu trabalho. À frente da Pitú, com serenidade, equilíbrio e espírito de liderança incontestável, desde os anos setenta do século passado. Porém os traços mais marcantes de sua personalidade são a discrição e o silêncio.

Sua visão comercial levou a marca Pitú para outras localidades: sul e norte do Brasil, Américas e Europa. Hoje, ao lado dos seus familiares, amigos, colaboradores e admiradores colhe os bons frutos do seu perseverante e honesto trabalho.

Há sessenta e cinco anos uniu-se em matrimônio à Maria Vitória Ferrer de Morais com a qual teve seis filhos, Áurea (dentista), Elmo (economista), Maria das Vitórias (engenheira química), Luís Carlos (médico), Ana Regina (Médica) e Gustavo (veterinário, poeta e músico).

Captura de Tela 2016-03-11 às 15.47.31

Dia 03 de março de 1951, sessenta e cinco anos de união: Elmo Cândido Carneiro e Maria da Vitória Ferrer Carneiro.

Seu Elmo sempre repete, o que serviu de inspiração ou mote para muitos: “Vitória é meu mundo, não há outra igual”. Vitória de Santo Antão primeira; Paris, segunda.

Como cidadão tem extensa folha de serviços prestados à República das Tabocas: co-fundador do Instituto Histórico, co-fundador e presidente do Rotary club, co-fundador do Hospital Santa Maria, presidente da Associação Comercial, co-fundador da FAINTVISA, presidente do Clube Vassouras, “O Camelo”, diretor presidente da Telefônica.

Tudo isto e mais é insignificante junto ao valoroso trabalho que realiza em surdina, junto à classe política em busca de benefícios para seu torrão natal.  Com meu pai, Zito Mariano, Seu Elmo consolidou uma grande e sincera amizade. Sendo assim, não poderia deixar de dizer: Parabéns para seu Elmo pela passagem dos seus 90 anos e parabéns à Vitória de Santo Antão pelo filho ilustre.

Captura de Tela 2016-03-11 às 15.48.45

Casamento de Elmo C. Carneiro e Maria da Vitória. Presentes na foto, da direita para a esquerda: Prefeito Manoel de Holanda Cavalcanti, Severino Ferrer e Áurea Ferrer genitores da noiva.

Professor de Direito Constitucional analisa as denúncias contra Lula no Ponto a Ponto

Foto - Jornal GGN

O professor de Direito Constitucional da PUC-SP Pedro Serrano será o entrevistado deste sábado (12) do Ponto a Ponto da Band News, à meia-noite. O assunto do semanal são as denúncias contra o ex-presidente Lula por ocultação de patrimônio, uma configuração dos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica na Operação Lava Jato. A entrevista é mediada pela jornalista Mônica Bergamo e pelo cientista político Antonio Lavareda.

IMG_2411

De acordo com pesquisa do Datafolha, realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro deste ano, com amostragem de 2.768 entrevistas, 62% responderam que Lula foi beneficiado por construtoras no caso de reforma do apartamento no Guarajá; 13% disseram que Lula não foi beneficiado, enquanto 25% não sabem. Sobre a culpa de Lula pela corrupção na Operação Lava Jato, 70,3% disseram que ele é sim culpado, 22,4% disseram que não e, por último, 7,3% não souberam ou não opinaram, em pesquisa da CNT-MDA, também realizada em fevereiro, com 2.002 entrevistas.

O Ponto a Ponto será reprisado no domingo (13), às 17h30, e terça-feira (15) e quinta-feira (17), às 3h da madrugada.

MANIFESTAÇÕES – O cientista político Antonio Lavareda também participa do programa Canal Livre, na Band, às 0h do domingo (13). No talk-show jornalístico, irá fazer análises sobre as manifestações políticas em todo o Brasil. Além de Lavareda, a bancada será divida com os jornalistas Ricardo Boechat e Mônica Bergamo.

Com informações da assessoria de imprensa.

Uma mensagem de Lourinaldo jr.

Recebi do amigo Lourinaldo Jr um registro fotográfico contendo a seguinte  mensagem:

“O sonho desta comunidade está próximo de se tornar realidade.
Em breve, as crianças, os adolescentes e, também, os jogadores amadores, os quais não tinham um local decente para praticar o tão amado Futebol, poderão desenvolver seus esportes, brincadeiras e, ainda, realizar torneios em um espaço perfeitamente adequado. Vamos continuar incentivando o Futebol amador, pois é por ele que podemos afastar muitas crianças dos caminhos “curtos” da vida. Será uma imensa realização ver algum desses tornando-se profissional”

10603267_1517631245208342_8990405513970264182_n

Cerimônia no Tiro de Guerra marcou à incorporação da turma 2016.

IMG_6626

Na manhã de hoje (10) participei da Cerimônia de matricula dos atiradores da turma de 2016 ocorrida na sede do nosso Tiro de Guerra, localizado no Alto do Reservatório. O evento contou com a presença de autoridades civis e militar, assim como de familiares dos novos atiradores. Registramos a entrada da turma no quartel que, durante o ano em curso,  será uma espécie de extensão das respectivas residências.  Veja o vídeo:

Sob a regência do Cabo Sérgio a tropa cantou o Hino Nacional com muita vibração, demonstrando assim todo entusiasmo com  o inicio  da atividade militar. Veja o vídeo:

Após as formalidades repassadas pelos instrutores à tropa e a leitura realizada por um atirado realçando à importância do ato da incorporação, registramos em vídeo a satisfação e o comprometimento  do instrutor chefe do nosso Tiro de Guerra, Sargento Mizael. Veja o vídeo:

Como não poderia deixar de ser o “eterno” instrutor do Tiro de Guerra, Major Eudes prestigiou o evento e realçou o alto nível de escolaridades da tropa, bem diferente do seu tempos seu – inicio dos anos 1970. Veja o vídeo:


IMG_6628 IMG_6634 IMG_6636 IMG_6640

Jumentos para o Domingo de Ramos, disse o internauta.

20160310_071029

Recebemos de um internauta que pediu para ser identificado,  dois registros fotográficos contendo o seguinte comentário:

“Pilako , encontrei essa manada de jumentos no sinal perto da Casa dos Pobres. Será que foram contratados pela Prefeitura para participar do DOMINGO DE RAMOS da Semana Santa. Jesus veio montado num jumentinho,  o prefeito contratou logo uma tuia deles pra não faltar”.

Portanto, mesmo a contragosto serei obrigado a abrir a “Jaula do Elias” e zerar o contado do blog.

A importância do dia 9 de março para os brasileiros.

Pedro_alvares_cabral_discovery_of_brazil_1500

Anteontem, dia 07 de março, ao assistir uma aula ministrada pela professora Acidália Tavares,  sobre “as causas da expansão marítima e a chegada dos portugueses ao Brasil”,  fiquei sabendo que foi no dia 09 de março de 1500,  há 516 anos, que partiu de Portugal, o conhecidíssimos de todos nós, Pedro Álvares Cabral.

Nos primeiros contatos com a “História do Brasil” somos impulsionados a acreditar que a chegada do português Cabral,  nas nossas terras, foi meio que “uma surpresa”, afinal de contas ele estaria na busca das famosas especiarias. Fala-se também “no acaso”, em função das correntes marítimas que o “guiou”  até aqui.

descobrimento-do-brasil

Mas, o que é fato, é que a primeira nau de regresso da viagem de Vasco da Gama a Portugal, em julho de 1499, produziu grande entusiasmo na corte. Meses depois, exatamente no dia 09 de março de 1500, portanto, partia do Rio Tejo, em Lisboa, uma frota de treze navios, a mais equipada até então que havia deixado o Reino, aparentemente, na ocasião,  com destino às Índias.

Meirelles-primeiramissa2

No dia 21 de abril de 1500, chegava ao litoral da Bahia, mais precisamente em Porto Seguro o fidalgo Pedro Álvares Cabral, jovem com apenas 30 anos de idade. Portanto, compartilho com os internautas do blog do Pilako, um pouco da “história mal contada” do descobrimento do Brasil. Ou seria a invasão dos europeus no território brasileiro?

Uma “Missa Vitoriense” no outro lado do Mundo.

12767329_10153845212760985_1648312646_n

Dias atrás, através do meu “correspondente internacional” Gabriel Lima, tomei conhecimento de um evento que merece registro, uma vez, que nosso jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako,  procura, na medida do possível, catalogar o cotidiano da cidade e/ou dos irmãos conterrâneos, quer seja na própria Pólis ou em qualquer outro lugar do planeta.

Pois bem, o amigo Paulinho, anos atrás, manifestou o interesse de comemorar a passagem dos seus 60 anos, ao lado dos familiares na cidade de Paris. No seio familiar, pouco a pouco, a ideia foi ganhando força e as confirmações de presença para a  festa de aniversário do novo sexagenário só fizeram aumentar.

Como bem disse o pensador: “a expectativa faz parte do prazer”, a culminância desse momento raro e único, vivido por todos e  principalmente pelo amigo Paulinho Lima, ocorreu no último dia 12 de fevereiro (2016), no Restaurante St André, na Cidade Luz.

12822017_10153872143455985_1628481086_n

12767298_10153845215335985_207707983_n

Mas, o fato mais relevante desse evento festivo, em família, ocorrido no Velho Mundo,  confidenciou-me Paulinho, homem temente a Deus e católico praticante, ficou por conta do ato  religioso (surpresa) que a família articulou,  cujo celebrante foi o vitoriense, padre radicado em Paris, Creomenes Maciel.

12834458_10153872136585985_1227250041_n

Diante desse fato, pra lá de inusitado, contudo, não poderia deixar de fazer esse registro. Assim sendo, mesmo com quase um mês de atraso, parabenizo o amigo Paulinho Lima pelas seis décadas de vida e por revelar-se, de maneira espontânea um excelente “agenciador” de viagem, uma vez que conseguiu reunir grande parte da família para comemorar seu aniversário  no outro lado do Oceano Atlântico.

Por que é sempre assim? – Leitor, que pediu para não ser identificado.

IMG_6530Parabenizo você pela matéria de ontem ligada à ampliação da unidade de saúde de Águas Branca, bem como diz a placa lá colocada pela prefeitura.

Dando uma de curioso, fui vasculhar sobre a Construtora Solo na net, onde ela fica e o que ela faz mais no seu leck de serviços, e encontrei duas, uma localizada em Concordia – SC e a outra em Chã Grande – PE., então de cara já me pergunto por que buscar fora um serviço desse tão comum de se fazer, será que em nossa Cidade não existe ninguém em condições de atender este serviço relativamente pequeno, garanto que qualquer mestre de obras faria.

Mas voltando a construtora, fica o registro de suas localizações e fotos das sedes.

PRIMEIRA

empresaCONSTRUTORA SOLO
Rua Anita Garibaldi, 270 – Sala 202 – Centro
Cep: 89700-000 – Concórdia – SC
Tel: (49) 3444-2730

 

 

Construtora Solo Ltda

CNPJ 07.706.125/0001-80

Nome fantasia (Não tem)

Razão social Construtora Solo Ltda

Data de abertura 18/11/2005

Endereço R Anita Garibaldi, 270, : Sala 602; Centro, Concordia SC,

CEP89700-000
Brasil

Natureza jurídica Sociedade Empresária Limitada – Código 2062

Status da empresa Ativa

Atividade econômica principal Construção de edifícios – CNAE 4120400

Distância daqui de Vitória 3.414 Km. 

tela3

SEGUNDA 

Razão Social

CONSTRUTORA SOLO LTDA – ME

CNPJ

10.569.363/0001-04

Data da abertura

30/12/2008

Status da empresa

Ativa

Natureza jurídica

206-2 – Sociedade Empresária Limitada

Endereço

R VINTE DE DEZEMBRO, 121

Bairro AUGUSTO DAVID

Cidade Chã Grande

CEP 55.636-000

Telefone: Não disponível

Atividade econômica principal

Construção de edifícios

Atividades econômicas secundárias

Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes

Obras de urbanização – ruas, praças e calçadas

Construção de instalações esportivas e recreativas

Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação

Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração

Preparação de canteiro e limpeza de terreno

Outras obras de acabamento da construção

Atividades de sonorização e de iluminação

Obras de terraplenagem

Coleta de resíduos não-perigosos

Imunização e controle de pragas urbanas

Atividades de limpeza não especificadas anteriormente

Limpeza em prédios e em domicílios

Obras portuárias, marítimas e fluviais

Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas

tela2

Como de praxe sempre muito mistério e pouca informação quando nos referimos as coisas do poder municipal.

IMG_6538

Qualquer curioso em obras chamaria isso de puxadinho ou gambiarra, sem levar em conta um montante de quase 100 mil reais que, diga-se de passagem, da pra se fazer uma boa obra.

IMG_6530

Leitor, que pediu para não ser identificado.

Internauta Amaro jr. comenta no blog

Comentário postado na matéria “A Avenida Henrique de Holanda continua abandonada e a cada dia mais perigosa.“.

Venho deixar aqui o meu agradecimento pela forma que você vem trazendo informações importantes para os municipes dessa cidade. Vejo um descaso muito grande com a Av. Henr de Hol, essa que serve de escoamento e entrada de veículos em nossa cidade,sem dúvida as autoridades que gerem o trânsito estão negligenciando só vão da importância quando um acidente de grande extensão acontecer.

Sgt. Amaro Jr.

Edu Luppa

Disponibilizamos a música “Porta à Fora” do compositor vitoriense Edu Luppa. A música integra o álbum “Edu Luppa e Banda Tcha Run Dun – O Ritmo dos Apaixonados.

[wpaudio url=”http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/Porta-a-Fora-edulupa.mp3″ text=”Edu Luppa e Banda Tcha Run Dun – Porta à Fora” dl=”http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/Porta-a-Fora-edulupa.mp3″]

Aldenisio Tavares

Obra da prefeitura invade calçada no bairro de Água de Branca.

IMG_6531
Se prestarmos bem atenção às curvas e os contornos das nossas ruas centrais notaremos que as mesmas foram traçadas baseadas nos caminhos percorridos pelos homens, mulheres e crianças  que povoaram nossa região. Aliás, partindo da Praça Duque de Caxias – antes chamada de Lagoa do Barro – encontraremos sempre ruas – em linhas retas – que nos levarão para outras cidades limítrofes com a nossa.

Pois bem, partindo desse contexto, séculos atrás, existiu na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, a figura do “cordeador”. Seu oficio,  naquela época, onde gozava de toda  autoridadel, era autorizar, no perímetro urbano, a construção de prédios, fossem eles para servir de ponto de negócio  ou para moradia. Seu serviço era remunerado pelo erário.

Seu trabalho consistia basicamente em fazer com as novas construções realizada no município não saíssem do alinhamento dos prédios já existentes, ou seja: manter uma lógica no ordenamento urbano da cidade. Para isso, ele usava como instrumento de trabalho uma corda. Esticava a mesma em linha reta, tendo como ponto de partida outra construção na rua, para só assim ser autorizada a nova construção. Artesanalmente ou não, eficaz ou não, podemos dizer, introdutoriamente,  que o alinhamento que temos,  hoje,  nas cidades com construções  antigas foram  realizado dessa forma.

Muito bem, apesar das técnicas terem avançados em todas as áreas, sobretudo na construção civil, nossa cidade, Vitória de Santo Antão, vem dando claros atestados de INVOLUÇÃO em muitos setores. No comércio da carne verde, por exemplo, em plena metade da segunda década do século 21, os animais voltaram a ser abatidos em locais ignorados e sem o menor controle de higiene, face à desativação do matadouro municipal.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/matadouro-de-vitoria-sendo-fechado.jpg

Quanto às novas edificações,  autorizadas e fiscalizadas  pelo poder público (prefeitura), chefiado pelo prefeito de plantão, não obstantes ao arcabouço de leis e regramento rígido vigente, podemos dizer que voltamos para a fase de nosso povoamento – inicio do século 17 – pois, observamos que nos dias atuais,  construções de alvenaria são realizadas em plena vias publicas, quer sejam por cima dos paralelepípedos e asfalto ou até mesmo em áreas verdes, praças e prédio públicos. Na vitória de Santo Antão do século 21, sob a regência do FARAÓ ELIAS LIRA, se lhe convier, TUDO PODE, TUDO É PERMITIDO.

Foto: Alepe

Foto: Alepe

Semana passada, por exemplo, denunciamos mais uma construção de alvenaria realizada com sua autorização do prefeito e do seu filho, Joaquim Lira, em pleno Centro Comercial,  por cima do asfalto e em espaço  movimentada e valorizada.

IMG_6582
Para avaliarmos também, de maneira emblemática, o desgoverno ocorrido na gestão do Governo de Todos, onde secretários e auxiliares do prefeito irão, mais adiante, pagar com seus próprios patrimônios pelas irregularidades cometidas pela atual administração, uma vez que alguns deles também são ordenadores de despesas, semana passada registrei a obra  de reforma que está sendo realizada no posto de saúde  municipal de Água Branca, que bem reflete à forma MAMBEMBE com que os nossos  gestores tocam as coisa do município ou seja: IGNORANDO AS LEIS QUE ELES MESMOS SÃO OBRIGADOS A FAZEREM  O CIDADÃO COMUM CUMPRIR.

IMG_6538

IMG_6530 IMG_6531
Ora!! Como pode o próprio poder público, em uma reforma de um prédio também público, INVADIR A CALÇADA E QUEBRAR O ALINHAMENTO DA RUA? Onde estão os secretários Manoel Jorge e Selma Moraes? Estão de férias? Com que moral, então,  pode um fiscal de obra da prefeitura cobrar o cumprimento das normas técnicas aos proprietário das  construções  na cidade ? Cadê os vereadores, estão “passeando” aonde, que não fiscalizam uma esculhambação dessa?

Portanto, esses são alguns registros que temos obrigação de fazê-los,  para dá tonalidade à essa gestão que apenas deu continuidade ao governo dos seu antecessor,  que foi  comandado pelo folclórico ex-prefeito José Aglailson juntamente com seus filhos.  Nossa cidade, Vitória de Santo Antão, precisa “acordar para vida” !! Esses camaradas não podem se perpetuarem no poder,  através dos filhos ou de laranjas. Nosso município não pode continuar sendo um “CONDADO”, aonde as leis são  próprias. Vivemos num pais democrático cujas leis devem ser seguidas por todos, inclusive pelos prefeitos e seus familiares. Vitória está precisando de um movimento forte, para escancarar as práticas desses  sujeitos que querem viver subjugando  a Lei e da Ordem.

IMG_6532

Neste dia das mulheres, vamos deixar as homenagens vazias de lado e falar de luta…

mulher
Se os bombons e as flores que nos são dados hoje fossem dados às operárias russas do início do século XX, possivelmente, elas se sentiram ofendidas. Afinal de contas, o dia 8 de março surge de uma luta pelo fim de jornadas de trabalho de 14 horas seguidas e de salários até três vezes menores que os dos homens e, que eu saiba, isso nada tem a ver com flores e muito menos com bombons.

O Dia Internacional da Mulher não é pra ser uma homenagem singela e cheia de doçura para as lindas mulheres sorridentes e meigas que os homens amam e admiram. Não mesmo! É um dia pra colocar todas as questões que precisam ser discutidas em pauta, é dia de falar sobre a luta dos direitos da mulher e um ótimo dia pra se discutir política. E, definitivamente, não é pra ter um tom leve.

Nós, mulheres, somos ensinadas desde cedo que a política não é lugar para a gente. Isso é nítido na falta de representatividade entre os políticos (homens, brancos, heterossexuais) que assistimos na mídia, os debates de domingo após os almoços de família, quando os homens debatem a situação lamentável da política do nosso país e as mulheres lavam a louça, e até mesmo, nas escolas e universidades, nossa referência intelectual é, quase sempre, masculina.

Toda essa conjuntura faz com que muitas mulheres se questionem sobre serem boas o bastante, sobre estarem prontas, sobre saberem mesmo do que estão falando – ao ponto de muitas desistirem ou passarem a vida inteira silenciadas. Falo por mim, que levei muito tempo para me entender como alguém que tem voz e que pode usá-la sempre que julgar necessário, e pelo que vejo diariamente: mulheres INCRÍVEIS, dessas que a gente admira profundamente e que possuem ideias e posicionamentos brilhantes, duvidando de suas capacidades políticas.

Sei bem que nossa participação na vida pública tem se ampliado ao longo do tempo, se pensamos nas mulheres de classe média, nas mulheres profissionalizadas, brancas, etc., mas permanecemos subrepresentadas na política institucional. Isso pode ter relação direta com fatores ligados ao machismo: acesso desigual à renda, tempo livre (afinal de contas, de acordo com o imaginário machista precisamos ser mães, donas de casa, profissionais, etc. e etc.), a dificuldade de inserção em grupos políticos, pois o acesso é mais fácil para quem já faz parte do jogo e inúmeros outros fatores. Vitória de Santo Antão é um excelente mal exemplo da representação feminina na política institucional.

Viver em uma cidade, em que homens comandam o cenário político (somos governados por um prefeito, 11 vereadores e NENHUMA mulher) e mulheres servem cafezinho para os mesmos, é algo que me faz desejar, profundamente, que vozes femininas conscientes de seu papel se levantem e que nossa cidade e o mundo passem a entender que nós existimos e temos o direito de ocupar espaços que até então nos foram negados.

Temos um longo caminho pela frente. Enorme. Mas, tenho orgulho de não estar sozinha nessa construção. Somos muitas Alines, Claudias, Karlas, Émilles, Tainás,Jamiles,Evas, Marias e Anas. Vitória de Santo Antão também experimentará, num futuro próximo, a primavera feminista. E o grito que ficou preso por anos ecoará por essa cidade. Neste 8 de março, evitem as felicitações vazias, as flores e os bombons. Isso é muito pouco diante do que nós merecemos e desejamos!

Yarla Alvares – Mulher, feminista e professora.

aposente