A MOSQUITA “DE” DILMA OU A MOSQUITA “DA” DILMA?


Cuidado ao se expressar. O sulista tem mania de usar o artigo, ao pronunciar nomes próprios, como: o Carlos, a Fernanda, o Lula, a Dilma. Eu vi a Dilma. Eu vi o Lula. A casa da Dilma. A casa do Lula.

Observe. Dilma deve ter aprendido, depois do seu discurso hilário sobre o “aedes aegypti”, que o feminino de “mosquito” não é “mosquita”, pois trata-se de um substantivo EPICENO, ou seja, ele não sofre alteração morfológica na designação de gênero: masculino e feminino. Quer dizer, para você se referir à mulher do “mosquito”, você terá que acrescentar a palavra “fêmea”. O mosquito macho e o mosquito fêmea.

Agora, imagine se você usa o artigo A, antes do nome próprio da “presidenta”, no exemplo que vou citar. Ao invés de você dizer “a mosquita de Dilma”, que seria referir-se ao seu erro de Português, você diz “a mosquita da Dilma”, passando a chamar a “presidenta” de “mosquita”, o que não condiz com o seu aspecto físico nem sua letalidade de ordem política.

Docente abraço!

Sosígenes Bittencourt

LAVANDO A JATO O DINHEIRO PÚBLICO: LAVANDO A JATO A SUJEITA DOS CLEPTOCRATAS DO PODER

marianaO estado democrático de direito tem um lado nobre, puro, que é o ensinado nas faculdades. Mas, tem seu lado podre, que é o de servir de instrumento para as roubalheiras dos aloprados donos do poder. Esse lado podre ao que nos parece, vem sendo higienizado, dando a sensação de ter-se um futuro mais digno. Afinal, as montanhas de dinheiros públicos que foram surrupiados, pelas mais torpes manobras exercidas pelos cleptocratas, estão sendo descobertas e o erário nacional surrupiado, mostra-se com reais possibilidades de retornar aos seus verdadeiros donos, o povo!

O ambiente de impunidades aos que se apropriavam do dinheiro público mostrava-se tão agressivo, que por analogia, era possível associar tais atos a celebre frase de um dos maiores gangster dos Estados Unidos, o famigerado Al Capote. Dizia o histórico meliante: “ Não sei como alguém escolhe o caminho do crime, quando existem tantas maneiras legais de ser desonesto. “

Eis que das cinzas surge um jovem magistrado, de semblante humilde, gestos simples e proceder comum. Homem do Povo! No entanto, dotado de um espírito nobre, possuidor de caráter forte, honesto, magnânimo, verdadeiro zelador, protetor, autêntico paladino dos interesses nacionais.

Sérgio Moro, esse é o nome da fera que vem fazendo tremer os maiores cleptocratas do Poder. Um jovem juiz federal que vem impondo a velha, poderosa e quase invencível tropa cleptocrata nacional lições que jamais poderiam imaginar. A cleptocracia é o que se pode chamar de governo dos corruptos poderosos, dos donos do poder, dos que se associam ao erário para dele se apoderarem, em detrimento dos seus verdadeiros donos, o Povo Brasileiro!

Sérgio Moro. Esse nome Sérgio, em latim, pode ser traduzido para Sergius, que significa “ guardião, aquele que protege”. O nome Moro é palavra que pode significar pessoa de origem árabe, do norte da África, que viveu na Espanha e lá deixou forte legado cultural e um conjunto de obras ricas em tradições.

Portanto, pode-se dizer que o nome Sérgio Moro, para nós brasileiros, significa o “Guardião das nossas mais puras tradições: a riqueza material e cultural.” Riquezas essas que se tornaram símbolos de beleza e grandeza. De destaque em todos os rincões da Terra.

Portanto, a triste sensação existente no coração do Povo Brasileiro de que a democracia nacional havia se transformado num extraordinário escritório de despachantes de financiadores de campanhas eleitorais dos cleptocratas, encontrou pelo caminho, paladino capaz de trazer de volta a esperança que havia fugido pela porta dos fundos do coração nacional.

Vamos Lavar a Jato toda sujeira que tantas tormentas e vergonhas nos impuseram. O brasileiro merece desfrutar de um futuro digno de ser vivido e de ser deixado para as gerações futuras. Não se pode alterar o passado, é verdade, mas pode-se modificar o presente e fazer um futuro diferente.

Oswaldo Gouveia 
Advogado e Professor

A Avenida Henrique de Holanda continua abandonada e a cada dia mais perigosa.

IMG_6587 cópia

Na tarde do sábado (05), por volta das 14h, registrei um acidente na Avenida Henrique de Holanda, envolvendo motocicleta. A referida avenida, sem sombra de dúvida, é uma das vias mais perigosa para o trafego na nossa cidade, sobretudo para os motoqueiros.

IMG_6608 cópia

A Avenida Henrique de Holanda, também conhecida como a “pista”, cada dia que passa ganha mais importância no traçado viário local. A via corta a cidade de ponta à ponta, sendo, inclusive, as principais portas de entrada do nosso município.

Com fluxo rápido e intenso nos dois sentidos, a referida via já deveria ter sido alvo de um estudo sério, visto que nos próximos anos, provavelmente nossa cidade continuará aumentando sua frota de veículos.

É lamentável constar que a gestão do Governo de Todos, tal qual a gestão do Governo Que Faz, comandada pelo folclórico ex-prefeito José Aglailson juntamente com seus filhos, continua negligenciando o trânsito como um todo na cidade, perdendo assim o “bonde da história”.

Assim como no “tempo de Aglailson”, as margens da Avenida Henrique de Holanda continuou sendo invadida com construções irregulares em troca de votos e apoios políticos, às vésperas das eleições. Infelizmente, enquanto não se fizer um trabalho sério de ordenamento da referida via, iremos assistir acidentes todos os dias e muitas famílias irão chorar a perdas de seus entes queridos.

Helder e Amaro: verdadeiros showmen’s musicais.

Na tarde do sábado (05) participamos de mais uma tarde musical no Restaurante Varanda do Tadeu Souza. Além das atrações da casa, Tadeu e Willams, alguns frequentadores mais talentosos, por assim dizer, se arriscaram no microfone. Na ocasião, registramos as participações dos amigos Helder Nery e sargento Amaro. Veja os vídeos?

Encontro no supermercado.

IMG_658

Na manhã do sábado (05), ao entrar na loja Atacadão Rede Souza, localizado na Rua Doutor José Rufino, próximo ao Viaduto do Cajá, encontrei o amigo Zé Catinga, proprietário do estabelecimento comercial conversando com Tenente Raimundo. Ao aproximar-me do grupo Raimundo fez questão de apresentar o Heitor, seu neto. Depois de um rápido bate papo, cada qual seguiu seu caminho.

Márcio Souza: Parabéns pra você…

No dia de hoje, 07 de março, meus parabéns seguem na direção do versátil Márcio Souza. Portador de um astral iluminado Márcio se destaca nas mais diversas áreas da comunicação, seja cantando pagode ou comentando jogadas futebolísticas.  Sendo assim, no dia do seu aniversário, podemos dizer que Márcio Souza é um talento vitoriense que está começando a despontar.

Em via pública, barraca improvisada dará lugar à banca de bicho de alvenaria.

Apesar de estar vivenciamos o último ano da gestão do Governo de Todos, que já dura oito anos, não custa nada lembrar a emblemática promessa MENTIROSA proferida,  reiteradas vezes,  nas praças públicas pelo então deputado Elias Lira: “Vitória será uma cidade bem administrada”.

Foto: ALEPE

Foto: ALEPE

Pois bem, tal qual a administração imediatamente anterior, intitulada de Governo Que Faz, pilotada pelo folclórico ex-prefeito José Aglailson em parceria com seus filhos, assim como às gestões do médico Ivo Queiroz, que cravou um “câncer urbano” bem no centro comercial da cidade, o prefeito Elias Lira, nessas duas últimas gestões, vai entrar para história como um dos prefeitos que mais autorizou INVASÕES AOS ESPAÇOS PÚBLICOS.

Segue, portanto, mais uma INVASÃO ocorrida no Centro Comercial da cidade, que segundo informações, foi mais uma “obra” realizada pelos “Liras”, desta feita, ainda segundo informações, o deputado Joaquim Lira também apareceu para conceder o tal “benefício” com o que não lhes pertence.

IMG_6405

Registramos que no dia 26 de fevereiro de 2016, uma barraca que  comercializava bebida e tira gosto, durante  o dia e a noite, foi arrancada dos eu local. No seu lugar, como bem mostra a pintura diferenciada, foram descarregados alguns matérias de construção.

IMG_6483Dias depois, mais precisamente no dia 29 de fevereiro, três paredes já haviam sido erguidas dando  já uma  certa “formosura” ao local.

Pois bem, na manhã de hoje, 04 de março de 2016, o novo “empreendimento” já começou a ganhar acabamento.

IMG_6582Segundo informações, os  “Liras”, Elias e Joaquim, doaram esse espaço para ser aberta uma nova BANCA DE BICHO. Portanto, eis aí, mais uma “obra” que o prefeito Elias Lira deverá creditar à sua pífia administração.

Como já falei inúmeras vezes, aqui pelo blog, o prefeito Elias Lira apenas deu continuidade ao governo do seu antecessor, isto é: vem dando prosseguimento à famosa CARTILHA DO ATRASO, IMPLANTADA NA CIDADE,  AINDA NA METADE DO SÉCULO PASSADO, PELO CORONEL JOSÉ JOAQUIM DA SILVA. O curioso, é que esse pessoal,  ainda achando pouco, quer continuar agarrados nas tetas da prefeitura através de candidato laranja.

Lugar de lançar “plano de governo” é no picadeiro do circo.

Na manhã de ontem (03) registrei uma cena curiosa no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, local onde se encontra armado um circo. Pois bem, apenas para fazer uma ligação com fato, recentemente a população vitoriense, sobretudo a comunidade carnavalesca, foi obrigada a engolir goela-abaixo a propaganda política extemporânea, fixadas em locais públicos, promovidas pelos secretários municipais Paulo Roberto e Ozias Valentim. Aliás, ainda não se sabe ao certo se o referido crime eleitoral foi patrocinado com o dinheiro do erário.

ozias-pauloConfirmando que não estar nem aí para as leis eleitorais, muito menos para os juízes e promotores da comarca, o secretário Paulo Roberto fixou, novamente em local público, duas bolas com propaganda eleitoral, utilizando como “mote” uma temporada de evento circense.

Segundo comentários de uma pessoa que frequentou uma das sessões da temporada do circo, que ainda permanece na cidade, propaganda escandalosa tem dentro, debaixo da lona,  no picadeiro e em todo lugar.

IMG_6554Já com relação à divulgação dentro do circo – para levar na gozação –  não podemos “censurar”, uma vez que o picadeiro deveria sim, ser o local apropriado para ser lançados  os tais PLANOS DE GOVERNOS, tal qual aquele, divulgado na campanha para prefeito em 2008, que teve, entre outros, o Paulo Roberto e o  Ozias Valetim como colaboradores e que traziam as assinaturas dos então candidatos Elias Lira e Henrique Filho, prefeito e vice, respectivamente.

Segundo informações de alguns “cientistas políticos populares”, toda essa afobação do secretário municipal Paulo Roberto, no que diz respeito à escandalosa e criminosa propaganda política extemporânea já seria uma possível “porta de saída” para sua desistência da candidatura a prefeito, no próximo pleito, uma vez que não conseguiu, até agora, aparentemente, nem convencer o chefe que é a melhor opção. Sendo assim, caso a justiça eleitoral cassasse sua candidatura, estaria aí, portanto, criado um fato, onde à saída do páreo seria, digamos, menos desonrosa… Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

Consultas médicas com Doutor Saulo na Rede Mundial de Computadores.

20160303_115208
Na manhã de ontem (03), na nossa redação, bati um alongado papo sobre o processo político que se avizinha na nossa cidade  com o vereador e amigo Doutor Saulo Albuquerque. Na ocasião falamos nas mudanças da legislação eleitoral assim como seus efeitos práticos. Sobre sua possível postulação majoritária, disse ele que continuará ouvido os atores políticos locais para só assim defini-la.

Aproveitamos também para acertamos os detalhes de uma nova coluna semanal aqui no blog. Desde o ano passado, por ocasião da gravação de sua mensagem natalina no nosso Studio (PLK-STUDIO), estudávamos à implantação de uma espécie de “Consultório Médico” na rede mundial de computadores. Possivelmente, na próxima semana, estaremos estreando essa prestação de serviço aos vitorienses, assim como para todas as pessoas que acessarem o nosso jornal eletrônico de qualquer lugar do planeta.

Lourinaldo Jr visitou a redação do blog do Pilako.

20160303_110237
Na manhã de ontem (03) recebi na nossa redação o amigo Lourinaldo Jr. Totalmente sintonizado com as redes sociais Lourinaldo é mais um jovem, dentre os muitos, que acompanha diariamente o nosso jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako. Desde o último carnaval que “agendamos” esse bate papo.

Na nossa conversa, entre outros assuntos, falamos da sua pré-candidatura a vereador da Vitória, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Disse-me Lourinaldo que  o interesse pela vida pública vem desde o tempo de menino quando acompanhava seu pai, Lourinado da Farmácia Nossa Senhora de Fátima, pelos comícios e movimentos do gênero.

Disse-me Lourinaldo Jr que sua movimentação política e o interesse de mergulhar “com força” na disputa por uma vaga na Casa Diogo de Braga encontrou campo fértil na família, seu maior esteio e segurança. Aliás, é bom que se diga, o amigo Lourinaldo pai, há décadas desenvolve um trabalho social na cidade, trabalho este, que nunca foi alvo de publicidade porque, segundo ele não se deve divulgar obras de caridade que visão apenas prestar contas à sua consciência, revelou Lourinaldo Jr.

Apesar dos vinte e poucos anos, como diz a canção do galã Fabio Junior, o amigo Lourinaldo Jr mostrou-se um cara sintonizado com a política nacional. Mostrou-se atento aos últimos movimentos ocorridos na Capital do País e enxerga na atividade parlamentar do senador Cristovam Buarque uma referência, principalmente no que tange o sistema educacional.

Para encerrar nosso agradável bate papo,  confidenciou-me Lourinaldo Jr  que acredita que a juventude tem capacidade e a força para promover a  renovação que a política tanto precisa, espera, portanto, com a sua postulação  despertar em outros jovens vitorienses o interesse e o engajamento na qualificação dos representantes do povo na Cada Diogo de Braga. Eis aí, portanto, um pré-candidato a vereador na cidade da Vitória de Santo Antão que merece ser observado.

Internauta André Ângelo comenta no blog

Comentário postado na matéria “Sepultamento do amigo Rinaldo Propaganda.“.

Parabéns Pilako pela bela homenagem feita ao já saudoso Rinaldo Propaganda. Fiquei um pouco triste em seu velório pela pequena quantidade de pessoas q compareceu para dar seu último Adeus. Porém me alegrei qdo vi sua postagem no blog. Por isso sou fã do seu blog.

André Ângelo

Serviço de Zona Azul na cidade vem dando sinais de “desânimo”.

IMG_3511
De um tempo pra cá, estou notando que o sistema da Zona Azul na nossa cidade, gerido pela empresa “sortuda” SinalPark, vem dando sinais de “esfriamento”. As placas de sinalização que foram fixadas ao longo das vias,  começaram a cair e suas reposições não estão acontecendo. Aliás, o erro já começou quando as mesmas não foram fixadas com o material adequado. Postes de madeiras, convenhamos, não aguenta, por muito tempo, chuva, sol e sereno.

Outra coisa: a quantidade de moças, trabalhando na emissão dos  bilhetes e na fiscalização da aplicação dos mesmos nos veículos, caíram consideravelmente. Antes, cada setor havia uma. Hoje, aparentemente, a cada três setores encontram-se uma.

As máquinas para emissão de bilhetes, os paquímetros, aparentemente não estão recebendo a manutenção adequada pois, encontramos constantemente paquímetros parados. Na manhã de hoje (03), por exemplo, fui obrigado ir “buscar” uma moça lá na Avenida Mariana Amália para recarregar meu cartão. Quando solicitei sua presença na Praça Leão Coroado, aonde estava meu veículo, senti sua “aflição” em ter que atender vários setores ao mesmo tempo. Aliás, nessa ocasião, havia várias pessoas sendo atendidos por ela.

IMG_6521
Outra coisa: além das placas que caíram e não foram repostas, outras placas que ficam fixadas nos postes da CELPE,  estão caídas e complicando a vida dos transeuntes. Portanto, tanto à prefeitura quanto a empresa  Sinalpark, precisam entender que o serviço de estacionamento Zona Azul,  explorado por ambas, está sendo PAGO PELO USUÁRIO, ou seja: não tem nada de GRAÇA. Assim sendo, deveriam começar a MELHORAR A QUALIDADE DO SERVIÇO. Se o negócio não está dando o lucro imaginado, o problema não é de quem usa o sistema.

Sepultamento do amigo Rinaldo Propaganda.

IMG_6558 (Copy)
Na manhã de hoje (03) foi sepultado o corpo do amigo Rinaldo Propaganda. O velório aconteceu na sua residência, no bairro da Mangueira. Rinaldo era um sujeito bom de papo e muito espirituoso. Durante décadas, ele atuou na nossa cidade no serviço de publicidade volante, sobretudo em campanhas políticas e teve também passagem marcante no carnaval vitoriense tocando clarins nos mais tradicionais clubes da Vitória.

IMG_6556 (Copy)
Em outubro de 2011, ano que o blog do Pilako entrou no ar, Rinaldo nos fez uma visita de cortesia. Entre outras coisas, disse: “estava  curioso para conhecer esse tal de Blog do Pilako, não sei mexer em computador, mas aonde chego a conversa é uma só: “tal coisa” saiu no blog de Pilako”,

Em outras ocasiões recebi a visita do amigo  Rinaldo para conversar. Certa vez ele se utilizou do nosso canal do Youtube para mandar sua mensagem de natal para os conterrâneos. Veja o vídeo:

Wilson Brito recebe título de embaixador da paz

Wilson Brito entrega do título 1
ENTREGA DO TÍTULO

No domingo, 24/02/2016 às 19:00h no Templo a Igreja Batista SINAI em ato solene, o pastor André Manoel dos Santos, na qualidade de Ministro do Evangelho e presidente Executivo Regional da Confederação Nacional das Instituições Privadas de Direitos Humanos e Investigações, entregou o Título Honorífico ao Embaixador da Paz concedido pelo Conselho Internacional de Igrejas, ministros e Teólogos Evangélicos do Brasil, ao irmão Wilson Brito, Diretor representante do Escritório vitoriense dos Direitos Humanos.

Em seguida às 19:30h no Templo da Igreja Evangélica Congregacional seguindo a solene liturgia, o pastor Eber Lucena entregou ao evangélico idealista e diretor representante do Escritório vitoriense dos Direitos Humanos o Diploma de Filiado do CIIMTB (Conselho Internacional de Igrejas, Ministros e Teólogos Evangélicos do Brasil. Wilson Brito recebeu os parabéns e agradeceu visivelmente emocionado do pastor da amada Igreja.

Wilson Brito entrega do título 2
JUSTIFICATIVA

O Título Honorífico de Embaixador da Paz é concedido no mundo inteiro (muitos países) à pessoas físicas ou jurídicas, como reconhecimento de reelevantes serviços prestados em ações sociais, mediação ou conflito e de Diretos Humanos, propagação do evangelho missionário na sua trajetória de lutas o idealista Wilson Brito recebeu outros elogios, todavia sofreu perseguições e injustiças, não recuou, a cerca de dois anos trouxe para Vitória de Santo Antão a filial do escritório de Direitos Humanos, recebendo o reconhecimento das autoridades eclesiásticas.

AGRADECIMENTOS

O idealista Wilson Brito agradeceu sensibilizado, suplicando ao Deus altíssimo que abençoe rica e abundantemente o Ministério Pastoral e as respectivas Igrejas dos pastores André Manoel e Eber Lucena.

Com informações da Assessoria de Imprensa

O dinheiro vivo que a máquina pública “produz”, tem feito a diferença nas campanhas eleitorais.

lavjato
Nas mais diversas rodas políticas, sobretudo quando tem algum parasita do poder – aquele que recebe salário ou vantagem sem trabalhar para a municipalidade – uma expressão é sempre evidenciada: “com a máquina na mão, não se perde eleição”.

Não podemos dizer que estar “pilotando” a máquina pública,  não tenha lá suas vantagens, principalmente com essas leis brasileiras que mais parece ter sido  produzidas sob medida, para facilitar o famoso “jeitinho” assim como, à “benevolência” das autoridades que deveriam punir,  em tempo hábil, os infratores recorrentes.

Pois bem, hoje (02) pela manhã assisti uma reportagem na TV falando da repercussão das informações obtidas, com a delação premiada, através dos diretores da Construtora Andrade Gutierrez, onde os mesmos afirmaram que simularam contrato com uma agência de publicidade que prestou serviços para a campanha (2010) da presidente Dilma, para poder repassar dinheiro de CAIXA DOIS, ou seja: O FAMOSO “POR FORA”.

Esta constatação fraudulenta, ocorrida na campanha da presidente Dilma em 2010, segundo os diretores da Construtora Andrade Gutierrez, na prática, é também o “modus operandi” de quem  está no comando dos governos estaduais e nas mais diversas prefeituras espalhadas por todas as regiões do Brasil.

aperto-de-mao
Os homens de “confiança” dos governantes (prefeito e governadores), na maioria dos casos, são operadores de esquema de corrupção, ou seja, são as “pontes” entre as empresas privadas e os benefícios que as “máquinas públicas” podem fornecer-lhes, isto é: todos se lambuzam com dinheiro roubado dos cofres públicos: sejam em contratos comerciais firmados com o erário, sejam em doações de terrenos ou até mesmo com funcionários prestando serviço em empresas privadas cujos salários são  pagos com dinheiro público.

Constantemente observamos rompimentos políticos e até pessoais, de prefeito que acabam de assumir o mandato com os que acabaram de deixar, e que usou sua liderança política e a máquina administrativa para lhe eleger, isso ocorre, justamente, porque o que acabou de  sair  quer continuar se beneficiando dos “esquemas montados” e o que entrou quer fazer valer sua nova posição para roubar tudo para ele,  e não mais dividir com o seu “criador”.

a1
Portanto, como já falei, estar “pilotando a máquina” em uma disputa eleitoral, tem lá suas vantagens. Mas, o grande diferencial, infelizmente, reside na possibilidade de meter a mão no dinheiro público, como também ser alimentado com dinheiro privado em troca de transações escandalosas “NA PRODUÇÃO DE DINHEIRO VIVO” para comprar todos. De eleitor a cabo eleitoral, de polícia aos órgãos fiscalizadores, de juiz a promotor e até calar a “boca” da imprensa.

Felizmente a Operação Lava-jato vem cumprindo bem sua função. Esperamos, em breve, que uma grande operação nacional seja deflagrada para se chegar também aos esquemas fraudulentos montados nos Estados e nas Prefeituras das capitais e do interior.

Internauta João Bosco do Carmo comenta no blog

Comentário postado na matéria “Último Adeus ao Maestro Aderaldo.“.

“Tive o privilégio de ser aluno do Maestro Aderaldo Avelino da Silva, ” Seu Aderaldo “. Ingressei como aluno aos 12 anos de idade, em 1980, de 12 de março a 26 de novembro de 1980. Onde estudei teoria musical e flauta doce, tenho guardado comigo o caderno de anotações de teoria musical, Ele ditava e escrevíamos e depois, os cadernos eram colocados em seu birô para as correções, como também, o caderno de música que foi comprado na antiga Tipografia João de Deus, na Rua 15 de novembro ao lado da Casa Rosa Branca. Quem é dos anos sessenta, lembra muito bem desta casa comercial. No meu caderno de anotações de teoria musical, tem o visto datado em 04/09/80, onde já estava com 13 anos e rubricado pelo Maestro Aderaldo: Asilva e, o seguinte pensamento: ” Serve para amanhã, o que aprendemos hoje. ” No meu caderno de música de cor verde, com aquelas cinco linhas – o pentagrama – , tem a primeira lição de música escrita por Seu Aderaldo com a data de 12/03/80, onde escreveu a Escala de Dó Maior ascendente e descendente, que em outras palavras, significam subindo e descendo, onde cada nota valiam quatro tempos. Nesta época minha residência não tinha energia elétrica e, estudava a luz de um candeeiro de querosene, porém com uma alegria da Euterpe Musical 03 de Agosto. Retornei em 1987 aos 20 anos, estudando Teoria Musical, Clarinete, Trombone de Pistos – onde conheci um pouco do Bombardino – , mas fiquei definitivamente no Trombone de Vara. O que mais admiro na figura do Maestro Aderaldo, é que não aprendíamos apenas a sermos músicos, e sim, cidadãos. Ele tinha um cuidado com a saúde dos músicos também, as vezes fazia uma reunião em plena aula e, nos alertava sobre os perigos da bebida alcoólica e os males do cigarro, pois quem trabalha com instrumentos de sopros, precisa de ter uma boa respiração e pulmões sadios. Meu pai faleceu em 1970, quando tinha meus três anos de idade em Recife, PE, pois nesta época do seu falecimento estava residindo em Recife, PE, e, o professor Aderaldo nos transmitia um lado paterno. Quando a Orquestra viajava para tocar em outra cidade, tinha o maior cuidado com a alimentação que ia ser servida, para que nenhum músico ficasse doente. Jamais existirá outro Maestro Aderaldo. Não generalizando, não sei porque o Poder Público, não considerou ou, analisou com mais carinho, o trabalho realizado pelo Maestro Aderaldo. É mesmo lamentável, no entanto, Deus viu o que o Maestro Aderaldo fez. Só quem sabe as dificuldades financeiras que a Euterpe Musical 03 de Agosto passou, nas décadas de 80 e 90, até quando o Maestro Aderaldo por motivos de saúde se afastou em 1994, são os músicos e suas próprias famílias. DESCANSA EM PAZ MAESTRO ADERALDO AVELINO DA SILVA. OBRIGADO! OBRIGADO! OBRIGADO! OBRIGADO! Seus ensinamentos, suas palavras, seus conselhos, continuarão bem presentes em minha caminhada acadêmica. FICA COM DEUS SEU ADERALDO! O pouco que sei no Trombone de Vara e, na Teoria Musical, devo tudo ao Senhor. Fisicamente, sei muito bem que não conseguirei percebe-lo, no entanto, espiritualmente falando, guardarei para sempre suas orientações. MAIS UMA VEZ, DESCANSE EM PAZ. AMÉM! “

João Bosco do Carmo

Espetáculo de embaixadinhas na Matriz.

IMG_6466

Na tarde do domingo (28) nossas lentes registraram um artista da cidade de Palmares realizando um espetáculo gratuito no Pátio da Matriz. O rapaz, que se chama César, há nove anos se dedica à difícil tarefa de fazer as famosas embaixadinhas. Além de realiza-las com uma bola, claro, ele chama à atenção por ter total controle com uma laranja. Veja o vídeo:

Depois de mostrar suas habilidades com bola e laranja,  nas famosas embaixadinhas, o rapaz também está desenvolvendo uma técnica para ter controle também uma moeda. Veja o vídeo:

O curioso é que ele é um sujeito  tímido. Disse ele: “não cobro nada”. Este rapaz, se bem trabalhado, é atração em qualquer lugar, sobretudo, nos eventos voltados para o futebol.

Após matéria no Blog do Pilako, COMPESA aparece para “pegar” no serviço.

Depois de “banhar” parte do Centro Comercial da Vitória com água fétida e bosta, durante 10 dias ininterruptos, o esgoto localizado próximo à Praça da Restauração, finalmente, foi “descoberto” pela COMPESA.

IMG_6481 (Copy)
Após a postagem de ontem (29), no nosso jornal eletrônico, hoje (01) pela manhã, ao caminhar pelo local, observei alguns cones da COMPESA sinalizando  o local.

IMG_6511 (Copy)Depois de um determinado tempo dois caminhões da COMPESA estacionaram  no local e uma equipe começou o serviço.

IMG_6515 (Copy)
Apenas a título de sugestão: a prefeitura deveria mobilizar um grupo de trabalho para mandar lavar o trecho em que  a água fétida e a bosta permaneceram por 10 dias. O entorno da Praça Leão Coroado, para aonde a ficou escorrendo todo esse tempo, está exalando um  mal cheiro insuportável. Os transeuntes, comerciantes, motoristas das camionetes e alunos do Colégio 3 de Agosto merecem um pouco de respeito.