Por ocasião da festa surpresa para comemorar os 90 anos de Seu Elmo Cândido Carneiro, ocorrida no Engarrafamento Pitú, na tarde da última segunda (14), gravamos depoimentos, sobre a auspiciosa comemoração, com alguns filhos do aniversariante e também com sua esposa. Hoje postaremos o vídeo gravado com Áurea onde, entre outras coisas disse: “para mim, essa foi a festa mais importante”. Veja o vídeo:
Arquivo da categoria: Editorial
Orgânicos
Com o crescimento da demanda de produtos orgânicos, muitos agricultores familiares estão buscando novas informações sobre a realidade da implantação de um projeto orgânico. Pois com todos os problemas de saúde conhecidos pela população, devido ao uso de agrotóxicos, o levantamento mais recente revela um crescimento médio anual do mercado de 20%.
Levamos o amigo técnico, breve engenheiro, agrônomo Severino (Biu) que apresentou para os agricultores os incentivos financeiros ofertados pelo Governo Federal através de programas. Mostrou também o mercado de orgânicos e a rentabilidade causada. Alguns agricultores do local já tinham efetuado esse tipo de agricultura e comentaram das dificuldades geradas pela falta de união entre os membros, pois se a comunidade quer mudar o tipo de cultura é preciso incentivo e companheirismo, só assim poderão compartilhar conhecimentos e construir um futuro sem agrotóxicos.
Lourinaldo Jr.
Família Espósito comemora os 40 anos da Ótica Arcoverde na Vitória de Santo Antão.

A convite da ACIAV – Associação Comercial da Vitória – participei na manhã de ontem (16) da comemoração dos 40 anos da inauguração da primeira loja das Ótica Arcoverde na nossa cidade. A rede de loja, genuinamente pernambucana, iniciou suas atividades há 54 anos.
Na qualidade de ex-presidente da ACIAV, o amigo Gildo Espósito foi recepcionado, na sua própria empresa, pelo atual presidente da entidade assim como um conjunto de ex-presidentes.

Diante dos familiares, funcionários, amigos e imprensa o empresário Gildo Espósito fez um emocionante discurso. Relembrou os momentos de muitas expectativas, vividos com a esposa na recém chegada Vitória de Santo Antão, há 40 anos. Falou também da sua atuação na sociedade vitoriense, nos mais diversos segmentos. Realçou à lealdade e amizade dos funcionários e finalizou agradecendo a Deus por toda essa caminhada vitoriosa. Veja o vídeo:
Sob a coordenação do amigo e publicitário Arijaldo Carvalho, que relembrou a importante contribuição de Gildo Espósito no tempo em que foi diretor da Rádio Vitória FM, há duas décadas, o atual presidente da ACIAV, Arakem Pessoa, assim como os ex-presidentes que compareceram ao evento usaram da palavra para parabenizar o anfitrião. Veja o vídeo:
Gildo Espósito Filho, hoje a frente da empresa, também usou da palavra para agradecer ao pai. Entre outras coisas disse: “eu praticamente nasci dentro do negócio”. Veja os vídeos:
Após o tradicionalíssimo parabéns pra você, onde todos se confraternizaram, fiz questão de gravar um vídeo com o amigo Gildo Espósito para ele contar, de maneira mais informal, sua chegada na nossa cidade e suas respectivas transformações, ao longo desses 40 anos. Gildo falou também da sua atuação nos movimentos sociais dizendo: “ eu me sinto um vitoriense”. Veja o vídeo:
90 anos de Seu Elmo Cândido Carneiro – Ana Regina
Por ocasião da festa surpresa para comemorar os 90 anos de Seu Elmo Cândido Carneiro, ocorrida no Engarrafamento Pitú, na tarde da última segunda (14), gravamos depoimentos sobre a auspiciosa comemoração com alguns filhos do aniversariante e também com sua esposa. Hoje postaremos o vídeo gravado com Ana Regina onde, entre outras coisas disse: “ele é um exemplo para todos nós”. Veja o vídeo:
EDUCAÇÃO MUSICAL – Um caminho paralelo a alfabetização infanto-juvenil. (PARTE 6)
Na alfabetização musical, também iremos encontrar o Timbre na qualidade de algo identificador, no que diz respeito, a que tipo de instrumento está sendo tocado naquele momento da execução, tais quais: sopros, cordas, percussão. Será um sax alto? Um sax tenor? Um trompete? Um trombone? De vara ou de pistos? Um trombone tenor ou trombone baixo? Um violão seis cordas? Um violão sete cordas? Um baixo acústico? Um baixo elétrico de quatro, cinco ou seis cordas? Um cavaquinho? Um bandolim? Um pandeiro? Uma caixa clara? Um bumbo?
Na Educação Musical, cada nota musical tem a sua característica quando são pronunciadas também. Por exemplo: a primeira nota o Dó, ao pronunciá-la, os lábios superiores e inferiores, tomarão uma forma como se fosse um bico, a segunda nota o Ré, o lábio inferior abre um pouco mais para baixo, terceira nota o Mi, o lábio inferior sobe e desce, a quarta nota o Fá, o lábio inferior desce como se estivesse escapando um ar, ao abrir a boca e pronunciar a palavra Fá, a quinta nota o Sol, os lábios retornam a posição do Dó, porém, com uma diferença, estaremos cinco graus de distância do Dó, portanto, o bico existirá, mas como se estivesse soprando um assobio sem som, a sexta nota o Lá, a ponta da língua tocará na parte superior da boca enquanto a mesma está abrindo-se, a sétima nota o Si, a função da língua neste caso, que é o sétimo grau da escala de Dó Maior, ficará quase parecido com a execução do sexto grau Lá, porém, com uma diferença, a língua ao ser pronunciado a vogal Si, no início da pronúncia observamos uma espécie de pressão ao escapamento do ar, em vez de tocar a ponta da língua no palato (ou céu da boca), ocorre um impedimento do ar enquanto a vogal Si vai sendo pronunciada. Um escapamento do ar pelos dentes e ao mesmo tempo a boca se abre, enquanto a língua permanece em repouso. São pequenos detalhes que o Corpo Discente ao trabalhá-los, conseguirão progressos não apenas musicalmente falando, mas na temática geral do aprendizado acadêmico do futuro.
João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com
90 anos de Seu Elmo Cândido Carneiro – Elminho Ferrer.
Por ocasião da festa surpresa para comemorar os 90 anos de Seu Elmo Cândido Carneiro, ocorrida no Engarrafamento Pitú, na tarde da última segunda (14), gravamos depoimentos sobre a auspiciosa comemoração com alguns filhos do aniversariante e também com sua esposa. Hoje postaremos o vídeo gravado com e Elminho Ferrer onde, entre outras coisas disse: “é muita gratificante ter o pai com noventa anos” Veja o vídeo:
O Tempo Voa: Irmãos reunidos (1964)
“Reunião política” no Pátio da Matriz.
Na noite de ontem (15), de maneira informal e totalmente improvisada, aconteceu uma “reunião política” na Praça da Matriz. Como faço costumeiramente estive na barraca que vende milho verde que pertence ao amigo Edvaldo, para saborear algumas espigas. Em um dos bancos da praça, comecei a conversar sobre política com o amigo Dilson Lira Junior que aliás é um pré-candidato a vereador nas próximas eleições.

Por conta de uma chuva passageira, atravessamos a rua e ficamos embaixo de uma marquise. Muito bem, doravante outros pré-candidatos a vereador foram passando e ficando até o prefeiturável Zé Catinga compareceu à “reunião política”.
De maneira simples e objetiva acabei proferindo uma “palestra” sobre o “modus operand” dos chefes de partidos políticos, das mais variadas tendências, assim como o arrumadinho a que ficam submetidos os candidatos na montagem das coligações partidárias, no dia das convenções, respectivamente.
Falei também dos interesses ocultos do prefeito Elias Lira com relação ao próximo pleito. Falei da covardia que Elias vai fazer com Paulo Roberto e também um pouco da história política Ozias Valentim. Ao final, depois que todos ouvirem atentamente minhas palavras, ouviu-se frases do tipo: “Pilako, tu é que tá certo”….” “Eu nunca tinha olhado por esse lado, tu é f…d”….. Outro chegou a dizer: “ninguém nunca me disso isso”. Para completar a conversa, dei um conselho genérico: vocês só vão ficar um pouquinho MAIS sabidos, nesse assunto (politica), quando compreenderem que 90% do que esses caras falam, É MENTIRA.
Doutor Pedro Queiroz de volta à rádio, a partir da próxima segunda (21).
Na noite de ontem (15), como de costume, encontrei o amigo advogado Pedro Queiroz circulando pelo Pátio da Matriz. Pedro, que é um sujeito preparado e bom de papo, repassou-me a informação que estava voltando com o seu programa na Rádio Vitória FM, a partir da próxima segunda, dia 21. Diante da boa notícia, até porque as rádios locais são especialistas em produzir programas e entrevistas do tipo “voleibol”, isto é: só para levantar a bola dos seus proprietários políticos, gravamos um vídeo onde o amigo Pedro, entre outras coisas, disse: “nenhum prefeito me quer como vereador”. Veja o vídeo:
90 anos de Elmo Cândido Carneiro: Luis Carlos.
Por ocasião da festa surpresa para comemorar os 90 anos de Seu Elmo Cândido Carneiro, ocorrida no Engarrafamento Pitú, na tarde da última segunda (14), gravamos depoimentos sobre a auspiciosa comemoração com alguns filhos do aniversariante e também com sua esposa. Hoje postaremos o vídeo gravado com o Luis Carlos onde, entre outras coisas disse: “ele tem uma grande paixão por essa cidade” Veja o vídeo:
Internauta Musa de Holanda comenta no blog
Comentário postado na coluna “Momento Cultural: Meu pecado – Henrique de Holanda“.
Prezado Cristiano, sinto-me honrada em ver publicada em seu blog, uma poesia do meu saudoso pai. E esta é uma poesia de sua fase juvenil como quase todas do livro Muitas Rosas Sobre o Chão, pelas quais tenho grande admiração e carinho. Receba um grande abraço e meus sinceros agradecimentos.
Musa Maritana de Holanda Lins
POR CAUSA DE VOCÊ – por Almir Brito
ALMIR BRITO no seu CD instrumental TODOS OS TONS, trazendo no violão POR CAUSA DE VOCÊ, composição de Dolores Duran e Tom Jobim.
[powerpress url=../mp3/almir_brito_2.mp3]
Gostou da música? – Baixe a MP3
Aldenisio Tavares
Festa surpresa, na Pitú, comemora os 90 anos de Seu Elmo Carneiro.

Na tarde de ontem, 14 de março, os familiares e funcionários do Engarrafamento Pitú prepararam uma festa surpresa para comemorar os 90 anos do mais antigo “operário” em atividade da empresa. Por volta das 15h, com muitos fogos e uma orquestra de frevo, Seu Elmo foi recebido por familiares, diretores e funcionários. Emocionado com a surpresa, Seu Elmo não conteve as lágrimas. Veja o vídeo:
A funcionária Leila, em nome do corpo funcional, usou da palavra para expressar o respeito e sentimento de todos, assim como da alegria e satisfação pela comemoração. Uma das diretoras da empresa e também filha do aniversariante, Maria Vitória, na sua fala, entre outras coisa disse: “pai, muito obrigada por ter me dado a vida”. Veja o vídeo:
Registramos também, na festa, o tradicional “parabéns prá você”. O VIVA SEU ELMO! Expressão de muita simbologia para o contexto, foi comandado por um dos filhos do aniversariante, Luis Carlos. Veja os vídeos:
Como forma de enaltecer e proporcionar uma leitura mais sentimental desse evento fui buscar no meu arquivo uma foto do Engarrafamento Pitú, no ano de 1947, onde aparece o então jovem, com pouco mais de vinte anos, Elmo Cândido Carneiro.

Na festa surpresa, seu Elmo, bastante emocionado, usou o microfone e disse: “EU NÃO TENHO PALAVRAS PARA AGRADECER”. Veja o Vídeo:
Na ocasião um busto de seu Elmo também foi inaugurado. Além de ser um exemplar chefe de família e um empresário bem sucedido, Seu Elmo é um “filho” que toda cidade desejaria possuir. Como vitoriense, ele demonstrou, nas mais diversas áreas da sociedade, compromisso com a cidadania e respeito à coletividade sempre, vale ressaltar, lastreados nos mais nobres princípios cristãos. Seu Elmo Cândido Carneiro, sem sombra de dúvida, é uma das figuras mais importantes da Vitória de Santo Antão dos últimos 100 anos.

OBS: NO TRANSCORRER DA SEMANA POSTAREMOS DEPOIMENTOS DOS FILHOS DE SEU ELMO.
O BRASIL QUE ESTAMOS VIVENDO: OS CATILINAS DE TODOS OS TEMPOS E O ASPECTO CONSTITUCIONAL
O povo brasileiro (mais de seis milhões de famílias) foram às ruas exigir a saída da Presidente Dilma e a Prisão do Ex-Presidente Lula e Incorporando o Senador, jurisconsulto, orador e maior advogado da Roma antiga Marco Tulio Cícero, disseram aos Catilinas de hoje, em palavras atuais, o que disse o histórico jurisconsulto63 anos a.c., ao então,Senador romano Catilina:
“ Até quando Catilina, abusaras da nossa paciência?
Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?”
Independentemente de preferências partidárias, prol ou contra PT, a matéria não cuida disso, vejamos então como fica o Brasil, apenas sobo aspecto meramente legal, em caso de perda dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, situações essas factíveis de ocorrer, e, portanto, previstas pela nossa Constituição da República, conhecida por Constituição Cidadã, Carta Política a qual devemos respeito e obediência.
Em caso de Renúncia ou Impeachment da Presidente da República
Se a Presidente renunciar ao seu mandato, ou perdê-lo por Impeachment, o Vice-Presidente Michel Temer assume a Presidência. Nessa situação o cargo de Vice-Presidente fica vago. Em caso de ausência ou impedimento do Presidente assumiria a Presidência da República o Presidente da Câmara dos Deputados, conforme prevê os arts. 79 e 80, da CF/88.
Em caso de cassação do mandato da Presidente pelo TSE
Nessa situação o Vice-Presidente também seria cassado pela mesma decisão do TSE, ficando vagos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República. Teríamos então,as seguintes possibilidades, a depender de datas da decisão, conforme previsto pelo art. 81, da CF/88:
- Se a cassação ocorresse antes de 01/01/2017
Ocorrendo a cassação do mandato da Presidente Dilma antes de 01/01/2017, conforme prevê o art. 80, da CF/88, serão realizadas eleições diretas no prazo de 90 dias, contados a partir da vacância do último cargo. Nesse período de 90 dias a Presidência do Brasil seria ocupada pelo Presidente da Câmara dos Deputados, e sucessivamente, pelo Presidente do Senado e pelo Presidente do STF, nessa ordem de sucessões.
- Se a cassação ocorrer após o dia 01/01/2017
Ocorrendo a cassação do mandato da Presidente Dilma depois de 01/01/2017, conforme prevê o art. 81 da CF/88, realizar-se-á eleição indireta no prazo de 30 dias, cabendo ao Congresso Nacional, por meio de votação, escolher o Presidente e o Vice-Presidente da República.Esse novo mandato encerra impreterivelmente em 31/12/2018, independentemente da data que o TSE cassar os mandatos do Presidente e do Vice-Presidente da República.
Oswaldo Gouveia
Advogado e Professor Universitário
A lama do Cajá continua lá, firme e forte
Na manhã de hoje (15), registrei, mais uma vez, no Cruzamento das Ruas Elzanira Bezerra com Doutor José Rufino a “famosa” LAMA DO CAJÁ.

Esta obra da gestão do Governo de Todos é um “recorte” fiel do sentimento dos nossos gestores, ou seja: fazer mal feito, virou regra nessa pífia administração. Não respeitar a população é moeda corrente na gestão. Os moradores e transeuntes da localidade são obrigados, todos os dias, a conviver com esse descaso que já vários anos. Veja o vídeo:
Os eleitores da Vitória, precisão ficarem mais atentos ao formato de gestão que foi imposta por Elias Lira, nesses últimos oito anos. Elias está deixando seus possíveis candidatos à sua sucessão numa sinuca de bico, aliás, se tem uma coisa que o prefeito Elias Lira sabe fazer, é “fritar” aliados.
Internauta Paulo Wilson comenta no blog
Comentário postado na matéria “Cônego Pedro de Souza Leão“.
Prezada Marijara, seu avô, o mestre João de Barros, foi, juntamente com o Padre Pedro, os avatares maiores de minha vida! Do mestre João de Barros, além do conhecimento e tudo que me ensinou, guardo com muito carinho em minha lembrança todos os momentos que ele me possibilitou juntamente com sua família. Sua esposa Angelina foi mais que uma mãe para mim! Seu pai, o Bira, e seus irmãos Carminha e Fernando me acolheram como se eu fosse parte deles! Visite os meus perfis Paulo Barreto no Face e no Google+… O mestre João de Barros é seguramente o nome que me remete ao período mais feliz de minha vida! Que Deus o tenha! Uma dia haveremos de nos encontrar, com certeza! Receba o meu abraço, cara Mari!
Paulo Wilson de Sá Barreto
Instituto Histórico condecora as ex-vereadoras Florianita Oleron e Yara Gouveia.

Na noite da sexta (11) o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória realizou o primeiro seminário em homenagem a mulher. O evento ocorreu no Salão Nobre da instituição e contou, entre outras coisas, com palestra e homenagens. A Medalha Eunice de Vasconcelos Xavier, recentemente implantada pela instituição, tem como objetivo condecorar mulheres que se destacaram na sociedade vitoriense.
As duas primeiras mulheres que receberam a honraria foram as ex-vereadoras Florianita Oleron e Yara Gouveia.

O evento contou, inicialmente, com uma palestra da professora e ativista social, Clícia Roberta. Na ocasião, Clícia fez um histórico do papel da mulher na política partidária e suas respectivas vitórias. Destacou também nome da vitoriense Marta de Holanda, primeira eleitora do estado de Pernambuco.
A professora Florianita Oleron, que teve a honra de ter sido eleita a primeira vereadora da Vitória de Santo Antão, fato ocorrido e 1968, foi muito festejada. Na sua fala, hoje com 83 anos, encantou a todos. Mesmo com idade avançada mostrou que ainda continua a mesma guerreira, combativa e extraordinária oradora. Veja os vídeos:
A professora, dentista e advogada Yara Gouveia, foi a segunda mulher na Vitória de Santo Antão a ocupar um assento na Casa Diogo de Braga, sua passagem pelo parlamento local se deu no ano de 1988. Na sua fala, Doutora Yara, como é mais conhecida, contou um pouco da sua trajetória de vida, da infância pobre à chegada na universidade. Sobre a sociedade vitoriense, sem meias palavras, bem ao seu estilo, disse: “eu sei que não agrado a metade de Vitória de Santo Antão”. Veja o vídeo:
Ao final do evento o presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, professor Pedro Ferrer, agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso da instituição em continuar, entre outras coisas, preservando o patrimônio cultural da cidade.
AVLAC, em homenagem as mulheres, promoveu recital no Teatro Silogeu.

Na manhã do domingo (13) a AVLAC– Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, sob o comando da sua presidente Lúcia Martins, promoveu no Teatro Silogeu José Aragão o Recital da Mulher.
O evento foi bem movimentado. Contou com algumas homenagens e várias apresentações musicas e folclóricas. Veja os vídeos:
No quesito homenagens póstumas, os lembrados foram os da professora Lúcia Beltrão e da doutora Diva Holanda. A professora Valdinete Moura, como muita propriedade, falou da vida e da carreira profissional da amiga Lúcia Beltrão. A neta da doutora Diva – tem o mesmo nome – de maneira emocionada, agradeceu em nome da família. Veja o vídeo:
O ponto alto de evento, sem dúvida, foram as homenagens prestada pela AVLAC, coordenada pela doutrora Valdenice Raimundo às também professora Santana e Clícia Roberta. Com muita propriedade a Doutora Valdenice traçou um paralelo entre as histórias de vida das homenageadas com fatos históricos ocorridos com mulheres nas aldeias africanas, há mais de quatro mil anos. Veja o vídeo:
As professoras Santana e Clícia Roberta, bastante emocionadas, agradeceram a homenagem. Clícia, na sua fala, realçou um pouco da sua história de vida e dizendo: “eu sou muita grata por tudo que aconteceu na minha vida”. Veja o vídeo:
Jovens promovem mais uma edição da Feira Grátis da Gratidão na Matriz.
Na tarde do domingo (13) registramos na Praça Dom Luis de Brito mais edição da Feira Grátis da Gratidão. Promovidas por jovens que pregam o desapego às coisas matérias e evidencia à importância do abraço real, do aperto de mão e da convivência presencial, a feira também é um oportunidade para se adquirir livros, roupas e etc, gratuitamente, Tudo Free, como bem diz o cartaz.
O encontro também contou com apresentações musicais e grupos estilizados. Na ocasião, registramos em vídeo de uma das apresentações, assim como o depoimento de alguns dos organizadores. Veja os vídeos:
Comunidade artística vitoriense é enganada mais uma vez.
Hoje, 11 de março, pela manhã, li no facebook, na página pessoal do amigo virtual e presencial Pablo Dantas, que a prefeitura sem “mais nem menos”, mandou destruir o trabalho exposto na parede de uma das vias públicas da cidade, realizado pelo artista vitoriense, conhecido de todos, Gustavo Free.
Com muita propriedade, até porque é um sujeito que tem intimidade com as artes e é um ativista entusiasmado dos movimentos sociais, o amigo Pablo Dantas descreveu o sentimento de quem tomou “um choque de realidade”. É bom que se diga que nesses oito anos da gestão do Governo de Todos – para ficar só na área cultural – não se CONSTRUIU NADA DE CONSISTENTE NA CIDADE. Apesar de reconhecermos o esforço pessoal da amiga Herika Araujo e o empenho dos novos grupos assim como dos mais antigos. Segue abaixo, portanto, o conteúdo na integra da postagem do amigo Pablo Dantas:
“Apresentamos a vocês mais um descaso do poder público com a cultura de nossa cidade. Era agradável o sentimento da arte presente na nossa rotina quando passávamos pelas pinturas, criadas por Gustavo Free, que remetiam à nossa identidade Vitoriense. Hoje elas estão sendo APAGADAS sem nenhuma consideração com o artista, nossa cultura ou à arte.
Fica a pergunta, o que será pintado no lugar? Publicidade? Campanha?
Nosso secretário de cultura, Paulo Roberto, é encarregado do: “Planejamento e a execução da política cultural do Município, através do estímulo ao cultivo das ciências e das artes… promover e incentivar a realização de atividades e estudos de interesse local, de natureza científica ou cultural;…”, Dentre outras incumbências.
(http://www.prefeituradavitoria.pe.gov.br/…/secretar…/…)E nosso secretário de infraestrutura e obras, Manoel Jorge Tavares, da: ” …conservação e manutenção dos bens públicos cabendo-lhes especificamente: orientar e controlar a execução das obras municipais; …abrir, pavimentar e conservar vias e logradouros públicos…”
(http://www.prefeituradavitoria.pe.gov.br/…/secretar…/…)Independente de onde tenha vindo a ordem de pintura do local, se do próprio prefeito ou das secretarias( que fazem parte do governo atual), é desestimulante saber que não partiu de ninguém da prefeitura a iniciativa de falar com o artista novamente pra revitalizar a pintura, que diga-se de passagem gastariam o mesmo valor, e saber também que ou o secretário de cultura não se sensibilizou ou não há uma comunicação entre as secretarias. Queridos dirigentes, queremos nossos artistas ocupando os espaços públicos e desenvolvendo arte, não queremos exclusão como foi o caso da CIA dos 10 que foi retirada da antiga estação de trem.
Fica aqui o apelo à Prefeitura de Vitória ou aos futuros candidatos a prefeito que compõe as secretarias, CUIDEM DA NOSSA CULTURA !
Infelizmente é triste, mas temos que dizer: Elias Lira e Paulo Roberto, no que diz respeito às artes e aos artistas, continuam os mesmo, de tempos atrás. Elias, certa vez, quando procurado por um grupo de jovens (que hoje são os “veteranos” do Vidart) disse, de maneira fria e seca: “vocês deveriam parar com isso e cuidar de procurar um emprego para trabalhar e ganhar dinheiro”, confidenciou-me, indignado um dos integrantes do grupo.
Já o Paulo Roberto, astuto e com palavras mais rebuscadas, não obstante estar entronado secretário de cultura na cidade, apenas usa as pessoas que sonham em viver da sua arte, quando lhe é conveniente, claro. A expulsão do Grupo teatral Companhia dos 10, do Prédio da Antiga Estação Ferroviária, após a mesma manter-se viva realizando trabalhos culturais na cidade, inclusive para o próprio Paulo Roberto (Inventário Cultural da Cidade), é um bom exemplo da maneira pela qual o secretário de cultura pauta suas ações, sem o menor respeitos aos artistas, aos grupos ou a quem quer que seja.
Já com relação aos trabalhos realizados pelo artista Gustavo Free e seu grupo, para a prefeitura, à época (2014), não passou de mais uma “necessidade” pontual desses sujeitos, que apenas usam as pessoas de boa fé. Se não levantei o “golpe” naquele contexto (2014) foi simplesmente para não ser mal interpretado pela comunidade artística do município.
Vejamos:
Não custa nada relembrar que a gestão do Governo de Todos, e por tabela o prefeito Elias Lira, estava sendo muito criticada por haver usado as telhas de brasilit, retiradas do telhado de um “galpão da feira”, construído pela gestão do Governo Que Faz, que à época, estava servindo para ‘Feira do Troca-troca”, lá no final da Avenida (aonde hoje é o Pátio de Eventos Otoni Rodrigues).

Para “contra-atacar” as criticas pontuais à gestão do Governo de Todos, naquela ocasião, a mesma foi acometida de um espécie de “surto cultural” ou seja: brotou de alguma mente a ideia (certamente da cabeça de Paulo Roberto) de que a administração poderia se utilizar de algum artistas e/ou dos seus grupos organizados “para dizer” que as tais TELHAS RETIRADAS DA COBERTURA DO GALPÃO não só foram usadas para isolar um obra, e sim, para produzir CAMPO FÉRTIL À DIFUSÃO DA ARTE E DA CULTURA NA TERRA DE OSMAN LINS.
Mas, como a mentira não resiste ao tempo, está aí, portanto, de maneira clara e explicita o verdadeiro sentimento que nutre os nossos gestores, diga-se Elias Lira e Paulo Roberto, para com os artista e/ou os grupos vitorienses.
Apenas para concluir, sugiro aos grupos teatrais, coletivos e artistas da cidade que convoquem uma assembleia pública na Praça da Matriz, assim como faziam os atenienses na Grécia Antiga, para discutir e expor suas ideias e sentimentos relacionados ao acolhimento governamental local, à difusão da arte a da cultura na nossa polis. Quem não cobra e não faz barulho, exigindo seus direitos e uma melhor qualidade de vida para coletividade continuará sendo tratado como otário por esses sujeitos e seus sucessores. Pensem nisso!.
Apenas para ilustrar a matéria, segue abaixo uma cópia de um vídeo da prefeitura onde a mesma afirma que o local trabalhado pelo artista Gustavo Free antes, “só servia para pichações e propaganda de festas”. Veja o vídeo:

















