Meu Amigo Cristiano Pilako !!!
Me senti lisonjeado com as suas generosas palavras… E aqui quero fazer o meu agradecimento pela matéria publicada no seu Blog … Mas também dizer que pra mim, como Professor, e um privilegiado ter numa sala de aula … Um aluno diferenciado como Você … Que enquanto argumenta nas aulas… traz para o debate contribuições de grande relevância para o entendimento do tema discutido … O que acaba enriquecendo as aulas e isso não só facilita a atuação do Professor … Como o obriga a se atualizar ainda mais para entrar em sala de aula … e isso facilita o processo mútuo da aprendizagem e prova a tese de Paulo Freire … Que afirma que se aprende com quem se ensina …
Tenho orgulho de poder dizer, no futuro, aos meus netos … Fui Professor de Pilako … !!!!
Muito grato meu Querido !!!Um grande abraço! ! !
Júlio Reinaux
Arquivo do Autor: Cristiano Pilako
Monte das Tabocas poderá receber investimentos para construção do Memorial da Restauração Pernambucana.

Dando continuidade à cobertura da visita do General Jaborandy, ao nosso Tiro de Gurra, a última agenda foi no Monte das Tabocas. Ao nosso Sítio Histórico dirigiram-se autoridades civil e militar. Conhecedor da importância histórica do local, sobretudo para o Exército e para o Brasil, o General Jaborandy , ao pisar naquele no Monte disse sentir “uma emoção diferenciada”.
Na ocasião o presidente do Instituto Histórico da Vitória, professor Pedro Ferrer, narrou acontecimentos da épica batalha, ocorrida em 3 de agosto de 1645. Ao líder militar também foi ofertado um livro que detalha toda logística e estratégica de guerra, usadas pelas tropas luso-brasileiras. Veja o vídeo:
No ponto mais alto do monte, tivemos oportunidade de gravar um vídeo com o presidente do Instituto e o general. Entre outras coisas asseguramos uma exposição do Exército Brasileiro para os festejos cívicos alusivos à Batalha da Tabocas, assim como um possível convênio entre o instituto e 7ª Região Militar.
Aproveitei o momento para reivindicar à Vitória de Santo Antão, assim como aconteceu nos Montes dos Guararapes, recentemente, um investimento no sentido da inclusão do nosso Monte das Tabocas no conjunto de ações visando o Memorial da Restauração Pernambucana. Para nossa alegria o General Jaborandy disse que o processo ainda se encontra numa fase inicial, e nos alimentou com esperança em amplia-lo para o nosso Monte das Tabocas. Veja o vídeo:
Professor Júlio Reinaux: UM MESTRE ADMIRADO!
Na noite de ontem (01), após vinte e sete anos ininterruptos lecionando nas Faculdades Integradas da Vitória, o professor Julio Reinaux ministrou sua última aula, na referida instituição de ensino. Bom camarada e mestre respeitado ele recebeu de todos os alunos do curso de história uma singela, mas verdadeira e calorosa homenagem.
Até pouco tempo não o conhecia. Foi na qualidade de aluno que lhe fui “apresentado”. Nesses dois anos de convivência acadêmica aprovo – com louvor – sua atuação em sala de aula. Natural da cidade de Ribeirão, Julio é um sujeito “sem pantin”, sem muganga e sem cruzeta!
Prático e objetivo o professor Julio Reinaux é a expressão viva da conjugação perfeita da inteligência com a cultura adquirida, sobretudo nos ensinamentos da chamada “faculdade da vida”. Sensível às diferenças e potencialidades de cada aluno procura, na medida do possível, contemplar todos.
Outro dia, após suas considerações em sala, levantei-me e disse: “professor, sua aula é pra se pagar ingresso”. Na qualidade de neófito na docência, imagino que o grande desafio seja o despertar do aluno pelo interesse na argumentação, na crítica, isto é: pelo sentido lógico das coisas, sobretudo na cadeira da história.
Portanto encerro essas linhas numa combinação de tristeza e alegria. À partida de Julio, por motivos já expostos aos alunos, indiscutivelmente, nos entristece. Contudo, a alegria reside justamente em saber que o professor Julio concluiu mais uma etapa da sua vida com galhardia, impávido e com o sentimento de dever cumprido.
Vídeo da sua última aula:
“Se já é ruim durante o dia à noite ainda é pior”: disse um morador da Rua Eurico Valois.
Não obstante haver ocorrido, há cinco meses, mudança na administração municipal local, para os moradores da Rua Eurico Valois – próximo aos supermercados São José e Dora -, segundo relato de um morador, enviado ao blog, por mensagem, o “inferno” continua o mesmo.
Durante o dia, sujeira e esgotos estourados. No horário noturno, acrescenta-se a escuridão em todos os problemas inerentes ao “conjunto da obra”. Ainda segundo o morador que entrou em contato conosco, várias cobranças já foram formuladas aos novos gestores, e até agora NADA!
Como falei outro dia, aqui pelo blog, a gestão comandada pelo prefeito Aglailson Junior começa “ganhar forma” no conceito e na prática, ou seja: CONTINUIDADE ADMINISTRATIVA.
Parabéns ao comunicador Jota Santos.

Ao dinâmico comunicador e amigo Jota Santos, seguem nossas congratulações, pela passagem da data natalícia. Jota, nas mais diversas oportunidades, com ou sem o microfone na mão, demonstra talento e força interior. Parabéns amigo Jota Santos!!
General Jaborandy visitou nosso Tiro de Guerra.

Sob o comando dos instrutores do nosso Tiro de guerra, Subtenente Sidiclei e Sargento Clauberrobson, aconteceu, na manhã de hoje (01), no Alto do Reservatório, um evento cívico para marcar a visita do General de Divisão José Luiz Jaborandy Rodrigues, ao nosso Tiro de Guerra.
Além da presença dos chefes do Poder Executivo e Legislativo local, Aglailson Junior e Edmilson Zacarias, respectivamente, demais autoridades – civil e militar – prestigiaram o evento, assim como ex-atiradores e o diretor do CAV – Centro Acadêmico da Vitória.
Na ocasião, com entusiasmo, a tropa cantou a canção do Exercido e realizou manobras militares. Veja os vídeos:
Ao fazer uso da palavra o General Jaborandy cumprimentou os presentes e parabenizou o atual instrutor do nosso Tiro de Guerra, Subtenente Sidiclei, pela promoção. Entre outras coisas, realçou à gigantesca tarefa logística desempenhada pela &ª Região Militar em vários estados nordestinos, assim como o importante papel desempenhado pelos Tiros de Guerra, sublinhando o papel social dos atiradores, nas suas respectivas localidades. Veja o vídeo:
Em ato continuo o prefeito da Vitória de Santo Antão, Aglailson Junior, foi empossado no cargo de Diretor do Tiro de Guerra local, oportunidade em que prestou seu juramento, comprometendo-se seguir irmanado com o Exército Brasileiro, na missão de promover o bem o bem estar social. Veja os vídeos:
Na qualidade de guardião da cultura da nossa cidade o Instituto Histórico, através de seu presidente, professor Pedro Ferrer, na ocasião, enfatizou à importância histórica da nossa cidade no contexto pernambucano e brasileiro, evidenciando, naturalmente, o Sítio Histórico do Monte das Tabocas. Ao final da sua fala o professor Pedro Ferrer ofertou ao General Jaborandy um livro contando a história da Vitória de Santo Antão. Veja o vídeo:
O evento foi concluído com uma visita de toda comitiva ao Monte das Tabocas. Oportunamente, amanhã, sexta-feira, estaremos postando fotos e vídeos, reproduzindo os acontecimentos lá ocorridos.

A utopia de Thomas More: Atividade acadêmica.

Ao sujeito interessado no entendimento das relações humana – no transcorrer da linha do tempo – a obra “Utopia”, escrita pelo pensador inglês, Thomas More, no alvorecer do século XVI, ainda é, indiscutivelmente, sob todos os pontos de vistas, um extraordinário exercício mental.
A obra, se bem discutida e analisada, provocaria intermináveis debates. Seu conteúdo, após múltiplas reflexões sociológicas, antropológicas, religiosas e etc, alimentaria discussões para todo um semestre acadêmico ou até mesmo um curso próprio, que iria muito além de um conhecimento específico.
Aos olhos das ciências já catalogadas, acredito que a verdadeira “Utopia” não reside nas relações sociais da suposta ilha, mas na possibilidade da mudança na natureza humana, apesar de compreendermos que o homem (mulher), no contexto atual, é fruto do meio.
No mundo selvagem, origem de todos nós, encontramos grupos das mais variadas espécies, organizados em “sociedades” hierarquicamente bem definidas, onde, invariavelmente, predomina a lei do mais forte.
No “mundo civilizado” e globalizado, até porque essa é a marcha vigente, e as novas tecnologias estão nos provando isso, imagino haver cada vez menos espaço para as relações humanas horizontalizadas, por mais que esse seja o discurso universal. Aliás, não devemos esquecer que a “maior obra” do homem foi dominar o próprio homem que, nos tempos atuais, defini-se bem na seguinte frase: “TODO O PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME É EXERCIDO”.
Sob o ponto de vista da historicidade, mecanismo que nos coloca dentro do tempo histórico do fato, procurando levar em consideração todas as variáveis inerentes ao cotidiano do acontecimento, neste caso do Thomas More, 1516, realcemos, em primeiro lugar, sua coragem, em segundo: sua inteligência e visão futurística.
Nessa época – final da Idade Média – discordar do clero, mesmo que por pensamento, ou provocar qualquer mudança no humor da nobreza, seria a mesma coisa que assinar a própria sentença de morte. Sugerir, mesmo que sem nenhuma perspectiva concreta, que o povo pudesse trabalhar cooperativado, dormir nove horas por dia e estudar para ascender socialmente, não deixar de ser algo abstrato, surreal, utópico e altamente subversivo.
Realçando às rígidas regras sócias e religiosas da Inglaterra, à época, logo entenderemos que o mundo utópico, imaginado por Thomas More, remonta, mesmo que de forma bastante diferenciada, um modelo social bem definido. A figura “tradicional” do escravo, por exemplo, reproduz algo que ainda perdurou por vários séculos após sua obra e evaporou-se no mundo atual. Aliás, o nosso Brasil foi o último país da América do Sul a elimina-lo por completo.
Mas, não seria nenhum absurdo, dizer que na contemporaneidade o capitalismo e a cultura do consumismo produziu, na nossa “Ilha Planetária”, uma espécie de “gaiola sem grade”, que nos aprisiona e nos escraviza pela vontade de ter e de possuir, mesmo que pelo desejo e pela ânsia, ambos, produzidos por uma química externa, alheia às nossas necessidades elementares, tão bem definida pelos estudiosos da Escola de Frankfurt, na metade do século próximo passado.

Na utopia de Thomas More a guerra é algo abominável. Mas, no entanto, mais adiante, arremata: “os utopianos não fazem a guerra sem graves motivos”. O rei da musicalidade brasileira, Roberto Carlos, certa vez, disse: “não importa os motivos da guerra, a paz é mais importante que eles”. Apesar da distância temporal entre as afirmativas, por incrível que nos possa parecer, ainda conviveremos, por muitos e muitos séculos ancorando nossas frágeis relações de paz naquilo que Jesus Cristo chamou de sepulcro CAIADO – uma espécie de hipocrisia social – onde, invariavelmente, trazer à luz a verdade, seja ela nas relações interpessoais ou na diplomacia intercontinental, seria, indiscutivelmente, uma retumbante declaração de guerra.
De resto, concluo, dizendo que a leitura do referido livro enriqueceu-me. O futuro que se descortina será mais uma etapa da busca utópica pelo mundo perfeito. Onde estará enterrada a formula da felicidade coletiva? Está dentro ou fora de cada um? Suponho que devemos aproveitar o incerto espaço de tempo que nos resta, no chamado “sopro de vida”, para tentar contribuir de forma proativa para um mundo melhor, tal qual sugeriu, no seu tempo (1516), o inglês Thomas More.
Momento Grau Técnico – Vitória.

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do aluno Wagner Dassaiev. O Grau Técnico – Vitória se solidariza com todos os amigos e familiares e deseja força neste momento tão difícil. Que Deus possa confortar a todos.
Fragmentos – Sosígenes Bittencourt

João Doria não é craque em tratamento de droga,
é uma droga para usuário de crack.
Mandaram dedetizar a Cracolândia e, agora,
estão baratinados com os drogados.
Internar usuário de droga, na marra,
é como querer protegê-lo dele mesmo
ou puni-lo por tentativa de suicídio.
Aonde o usuário de droga for, o traficante irá atrás.
A Cracolândia não é um lugar, é um destino.
A droga não transforma o homem numa pessoa má,
apenas revela a pessoa que há.
Sosígenes Bittencourt
VAMOS DANÇAR FORRÓ – NILDO VENTURA
Nova gestão municipal começa ganhar forma…

Nesse início de nova administração municipal, aos poucos, a gestão vem ganhando forma. E, paradoxalmente, o marasmo se instalando. Ao eleitor que sufragou seu voto, majoritariamente, pela não continuidade administrativa, na última eleição municipal, resta-lhe, apenas, recolher-se a sua insignificância e renovar sua fé e esperança para outra oportunidade, que certamente lhe parecerá um novo embate. Imagino!
Ao que parece o sentimento de mudança do eleitor nativo será, mais uma vez, deixado de lado e prevalecerá, pelo nadar da carruagem, o “modus operandi” já reinante na nossa urbe, há décadas.
Maus exemplos, temos aos montes. A feira do milho verde no Largo da Estação, instalada pontualmente em junho de 2015, em função das festividades juninas, hoje, já virou uma espécie de “direito adquirido”, mesmo que contrarie frontalmente à lógica urbana e ponha em risco os transeuntes, sobretudo as crianças e os idosos.
![]()
Não podemos ignorar o momento de contingência financeira, muito menos de um ambiente político nacional nebuloso, mas também não podemos deixar de dizer que existe tanta coisa que poderia ser realizada apenas com o ingrediente sagrado da boa vontade que, vez por outra, chegamos a questionar de que serve a abundante inteligência aos políticos.
Diretas já ou já mais?
A mídia nacional mostra diariamente movimentos sociais pedindo “Diretas Já”. Exigem eleições diretas em afronta ao que já determina a CF/88, principalmente, no momento atual de grave fragilidade Republicana.
O fato é que para o caso de vacância do cargo de Presidente da República, nos últimos dois anos da gestão presidencial, o art. 81, §1º, da CF/88, prevê que a eleição para substituição do mesmo se dará de forma indireta, realizada pelo Congresso Nacional, órgão representativo dos Estados brasileiros e de suas respectivas populações, posto que o Congresso Nacional nada mais espelha ou reflete, senão o cerne do eleitorado brasileiro.
Tentar violar a CF/88, no contexto atual, não se mostra prudente. Vemos atualmente, gritante desinteligência em atritos sérios, envolvendo os três Poderes e órgãos de relevância institucional (Judiciário, Executivo, Legislativo, Polícia Federal e Ministério Público Federal), o que deixa a população pensante mais insegura do que já se acha.
É de se questionar então, se esse Movimento “ Diretas Já ” é um movimento realmente espontâneo do Povo Brasileiro, ou não passa de manobras Promovidas por integrantes de Sindicatos e apoiadores do Ex-Presidente Lula? Sabemos que reformas em andamento no Congresso Nacional retiram dos Sindicatos o direito de descontar de todos os trabalhadores brasileiros, um dia de salário por ano, para pagamento de imposto Sindical.
Certamente, se aprovada esta mudança na Lei, montanhas de dinheiro deixarão de entrar nos cofres dos Sindicatos. Lula jamais iria perder o apoio de seus companheiros sindicalistas, de forma que essa alteração não passaria no Congresso,
caso fosse eleito. Sendo assim, Sindicato e Lula estão unidos por interesses idênticos. Por óbvio, que financeiro!
Na situação atual, o Ex-Presidente Lula pode candidatar-se a Presidência da República? Pode!
A Lei Complementar nº 64/90, regulamentando o art. 14, § 9º, da CF/88, com alterações dadas pela Lei da Ficha Limpa, prevê os casos de inelegibilidade, assim como prazos de cessação além de dá outras providências quanto à matéria.
Nessa toada, o art. 1º, alínea “e” da LC nº 64/90, prevê que: “São inelegíveis, os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado …. “
Por sua vez, o §4º, do art. 86 da CF/88, determina que: “ O Presidente de República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções. “
No caso Lula, para ele ficar impedido de se candidatar, teria que ser condenado na 1ª instância e esta condenação ser confirmada na 2ª instância, antes da eleição presidencial de 2018. Isso porque diz a Constituição Federal que a simples condição de réu não configura fato impeditivo para Lula se candidatar. Por isso, Hoje, ele pode ser candidato.
Por sua vez, o STF entende que um réu não pode ocupar a linha sucessória da Presidência da República. Entretanto, a decisão do STF que proíbe que o réu ocupe o cargo de quem está na linha sucessória à Presidência da República (Presidente da Câmara, do Senado Federal e do STF), não se aplica ao candidato à Presidência da República, pois, nos termos do § 4º, do art. 86, da CF/88, o Presidente da República não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao mandato.
É o caso do Ex-Presidente Lula, pois, os processos onde é réu não estão relacionados com o futuro cargo de Presidente da República, por óbvio!
Esse entendimento constitucional parece paradoxal entre à ideia de autonomia e o próprio sistema constitucional. No entanto, é a que prevalece, face ao critério da especialidade da matéria.
Ademais, como visto, o § 4º, do art. 86, da CF/88, proíbe que o Presidente da República seja responsabilizado por atos estranhos ao exercício das suas funções naquele mandato, e, sendo assim, resulta na suspensão de processos em curso, envolvendo fatos que não estejam relacionados diretamente com o cargo de Presidente da República que esteja exercendo.
Dessa forma, qualquer processo contra Lula, estranhos ao exercício do seu cargo de Presidente da República, ficaria suspenso até terminar o seu mandato. É uma espécie de isolamento e proteção dada ao Presidente da República, presente no § 4ª, do art. 86, da CF/88.
Nesse sentido, o Ex-Presidente Lula pode no momento ser candidato a Presidência da República, mesmo sendo réu em diversos processos em 1ª instância. E, mesmo que ele seja condenado em 1ª instância não haverá impeditivo para sua candidatura, o que só ocorreria caso ele fosse condenado em 2ª instância, antes das eleições presidenciais de 2018, pelo TRF – 4ª Região.
Por fim, caso seja eleito, mesmo que venha a ser condenado em 1ª instância, por ainda não existir condenação em 2ª instância antes da sua posse, os processos em curso contra ele seriam suspensos, até o término do seu mandato, nos termos da Constituição Federal.
Restaria processualmente, alternativa perante a Justiça Eleitoral, em Ação Eleitoral, como, por exemplo, Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), previsto no art. 262, do Código Eleitoral, proposta até 03 dias após a diplomação, por força da inelegibilidade superveniente ao registro da sua candidatura.
Para que Lula não possa se candidatar, só três possibilidades existem, são elas:
a) Uma decisão condenatória em 2ª instância, antes do pleito, pois, esta o impediria de concorrer a Presidência da República em 2018;
b) A aprovação de uma emenda constitucional, antes do pleito eleitoral de 2018, que modificasse o § 4º, do art. 86, da CF/88;
c) Alteração na Lei da Ficha Limpa, não se exigindo mais uma decisão colegiada, bastando decisão condenatória em 1ª instância, já valendo para as eleições de 2018 e esta ocorrendo antes da eleição.
De lege ferenda, é preciso que seja entendido que a etimologia da palavra candidato, advêm de cândido, de se ser puro. Portanto, para cargo público eletivo se faz necessário que o candidato seja probo, tenha reputação ilibada, como se exige dos Ministros do STF. Mormente, para ocupação de cargos como o de Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Com efeito, nota-se que o pós-positivismo e o neoconstitucionalismo tem ideologias próximas e que foram insertas na CF/88. Isso porque o pós-positivismo impõe uma necessária conexão entre Direito e Moral. Já o neoconstitucionalismo, diz não ser possível separar-se valores éticos e jurídicos.
Sendo assim, temos que da maneira como está imposto na CF/88, em nosso ordenamento jurídico, não está vinculado aos candidatos à exigência de terem valores morais em harmonia com os valores jurídicos (reputação ilibada), como condição imposta para ocupação de cargos eletivos, principalmente, para os que envolvam o destino da nação.
Precisamos avançar na teoria discursiva da Democracia Habermasiana, pois, a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito, no qual todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente. O sentido da democracia está justamente na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, e essa soberania não pode ser entregue àqueles desprovidos de moralidade e reputação ilibada.
Oswaldo Otávio da Cruz Gouveia
Advogado e Professor Universitário
Para Elias, mais 21.170 dias de vida!

Ao consultor vitoriense Elias Martins, que com muita propriedade expõe números e projeções da nossa Vitória de Santo Antão, em função de mais uma passagem de data natalícia, comemorada hoje, 30 de maio, desejo-lhe mais 21.170 dias de vida.
Momento Cartório Mais – Vitória

Esta é sua OPORTUNIDADE!!
Compareça ao Cartório Mais Vitória de Santo Antão, INFORME-SE e agende seu dia.
AGILIZAMOS este serviço para você!!
Momento Cultural: LEI DE JUSTIÇA – por MELCHISEDEC

No transcurso das existências, o Ser Humano desenvolve muitas qualidades boas e más. As boas são registradas no Corpo Causal, as más são gravadas nos veículos inferiores. A Lei da Justiça dá como herança cada Ser Humano, o fruto das suas próprias ações. Os efeitos das más ações se esgotam necessariamente nos planos inferiores, porque suas vibrações pertencem a matéria desses planos e não podem ser registradas no Corpo Causal. Por conseguinte, sua energia se atualiza por completo em seu próprio nível e se relaciona com a vida astral e física do Ser Humano, o que ocorre na presente existência ou nas vindouras.
Uma boa ação ou um bom pensamento produz também efeitos benéficos nos planos inferiores, porém, é no Corpo Causal que seu efeito se torna permanente e elevado, com poderosa influência na evolução do Ser Humano.
Toda vez que o Ego reencarna, encontra-se frente ao mal, até que consiga vencê-lo, eliminando dos seus corpos inferiores todos os resquícios do mal.
(VERDADES FUNDAMENTAIS – MELCHISEDEC – pág. 14).
Momento Vitória de Park Shopping

Marque aqui a pessoa que vai te acompanhar hoje no Grupo Cine na
❤️Terça do Amor
❤️#GrupoCine
#GrupoCine
#VitóriaParkShopping
Momento Pitú.

O Tempo Voa: Colégio Nossa Senhora das Graças – 1973

Foto registrada no auditório do Colégio Nossa Senhora das Graças em 1973,
durante apresentação cívica.
Momento Grau Técnico Vitória.

O Governo de Pernambuco decretou estado de emergência em 13 municípios e as unidades do Grau Técnico se juntaram para ajudar aos desabrigados das cidades atingidas pelas chuvas. E você pode fazer sua doação em nossa unidade. Juntos, somos muito mais fortes. Grau Técnico e Você: Todos Por Pernambuco. #GrauTecnico #Solidariedade #TodosPorPernambuco
DIFICULDADE DA COMPESA

A Compesa avisa que não vai cobrar conta d’água das populações atingidas pelas enchentes.
Como cobrar conta d’água de usuário cuja casa foi na enxurrada com a pia?
Como conferir consumo d’água, se o hidrômetro encontra-se desaparecido?
Como receber conta d’água de ex-usuário, afogado no dilúvio de lama do rio?
Como tirar conta d’água em endereços submersos e ruas que mudaram de rumo?
Como tirar consumo, se tudo sumiu?
Sosígenes Bittencourt












