Pitú ganha prêmio Carrinho de Ouro 2015

Alexandre Férrer. Crédito - Ricardo Nascimento
A Pitú foi premiada na 21ª edição do Carrinho de Ouro, na categoria Fornecedor Parceiro. A premiação é promovida anualmente pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES) e reconhece o desempenho anual de empresas dos setores industrial, atacadista, distribuição de representações e serviços. A cerimônia de entrega do prêmio  aconteceu na noite da quinta-feira (26/11), na Arcádia do Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo. Alexandre Férrer, diretor Comercial e de Marketing da Pitú, recebeu o troféu.

Alexandre Férrer e diretores da APES. Crédito - Ricardo Nascimento  Alexandre Férrer. Crédito - Ricardo Nascimento1

Internauta Nilson (Tico) comenta no blog

Comentário postado na matéria “Confraternização dos peladeiros do campo de Zé Guelpher mantém tradicional“.

Amigo Pilako,

Mais um ano que não participo por motivos profissionais , mas fiquei feliz em ver que meus amigos de “pelada” estão bem e em bola forma , digo , em boa forma igual a min . Aproveito para agradecer-lo pois o seu blog é o melhor veículo para pessoas que , como eu , estão distante de vitória .

Nilson (Tico)

Internauta Lúcio Roberto Mello Machado comenta em coluna do Blog

Comentário postado na matéria “Curiosidades Musicais: MORRIS ALBERT“.

A música feelings fez grande sucesso e eu dei uma maõzinha para ela se alçar na voz de Morris Albert, ele me pediu para ouvir a fita que me trouxe para dizer que música ele deveria trabalhar no LP que ia lançar eu ouvi e disse é essa cara você vai ficar rico.Não sei acho que meses depois ele veio e falou para mim Lúcio só o que vendi dessa música no México dá para eu ficar sem trabalhar por uns dez anos você precisa de alguma coisa eu respondi não preciso de nada só quero que saiba que fiquei muito feliz com seu sucesso. Lúcio vendedor de discos na época entre 1972 e 1975 do irmão de Mauricio Alberto, Norton Morley kaiserman.

Lúcio Roberto Mello Machado

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES JÁ COMEÇARAM – Sosígenes Bittencourt

O  professor, pensador e poeta, Sosígenes Bittencourt,  já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para  gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE,  eterniza sua imagem em movimento.

sosigenes

Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Confraternização dos peladeiros do campo de Zé Guelpher mantém tradicional

IMG_3982Em clima de alegria e descontração aconteceu na manhã do primeiro domingo (06) de dezembro, mais uma vez, a CONFRATERNIZAÇÃO DOS PELADEIROS DO CAMPO DE ZÉ GUELPHER. Vale lembrar, que este encontro ocorre, ininterruptamente, há mais de três décadas.

O primeiro “ato” da festa, por assim  dizer, começa na atividade futebolística. Sem as mesmas habilidades e sem o mesmo fôlego de antigamente, naturalmente, a jogo mantém o mesmo nível de animação. Veja o momento do gol do nosso amigo Junior. Veja o vídeo:

Na ocasião também registramos a jogada  em o amigo Amaro, definitivamente, registra seu nome na galeria do “Inacreditável Futebol Clube”. Veja o vídeo:

No segundo “ato” do tradicional evento – h0je o mais importante – a turma “jogou” com toda força na disputa do “levantamento de copo”. Regado a banho de piscina, feijoada e churrasco a brincadeira foi seguiu até o final da tarde.

IMG_4031

Pelo clima que se deu o tradicional  encontro, portanto, fica a certeza que a festa tá garantida por mais algumas décadas. Parabéns a todos participantes.

Kiko Produções realiza sua tradicional confraternização.

IMG_3938

Na noite do sábado (05) a KIKO Produções realizou sua tradicional Confraternização das Empresas. O evento que, entre outras coisas, tem por objetivo reunir os empresários da cidade ocorreu nas dependências da Universidade Federal, localizada no Alto do Reservatório.

Com produção do casal amigo Charles e Lizandra, a festa reuniu um bom numero de pessoas. Na ocasião, gravamos um pequeno vídeo com amigo Charles Romão. Veja o vídeo:

Abrindo a noitada dançante o artista Júlio Santos interpretou belas canções que marcaram época nos 80. Veja o vídeo:

Como  atração principal da noite o conjunto musical  Amigos Sertanejos colocou o pessoal para dançar. Veja o vídeo:

Confraternização Natalina da Academia Vitoriense de Letras.

A AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência –  sob o comando da sua presidente Lúcia Martins, reuniu membros e sócios no Restaurante Boteco do Camarão, localizado no bairro do Livramento, para celebrar a confraternização Natalina. Na ocasião, além dos encontros e reencontros, ocorreu a tradicional troca de presentes no estilo “amigo secreto”.

IMG_3905 IMG_3906 IMG_3908 IMG_3910 IMG_3911

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES JÁ COMEÇARAM – Pedro Ferrer

O  professor Pedro Ferrer, presidente do Instituto Histórico da Vitória,  já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para  gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE,  eterniza sua imagem em movimento.

pedro-ferrer-gravacao
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

SAUDADE 2016: VENDAS COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/pilako-saudade.jpg

Faltando pouco mais de sessenta dias para FESTA MAIOR da nossa cidade  – CARNAVAL DA VITÓRIA –  anunciamos que a nossa agremiação, SAUDADE, já está colocando em prática seu planejamento para o CARNAVAL 2016.

Como sempre realçamos nos nossos desfiles carnavalescos temas ligados ao nosso município, Vitória de Santo Antão, no carnaval 2016 também não será diferente. Por ocasião da passagem dos 390 anos do povoamento das nossas terras, já que o português Diogo de Braga pisou em nosso torrão em 1626,  para fundar A CIDADE DE BRAGA, desfilaremos realçando este marcante acontecimento.

SAUDADE2Em 2016, mais uma vez, desfilaremos com o mesmo sentimento: REVIVER OS VELHOS CARNAVAIS DA NOSSA CIDADE, AO SOM DAS BELAS CANÇÕES PERNAMBUCANAS QUE TANTO MARCARAM AS NOSSAS VIDAS. A fortaleza sonora será o Trio Asas da América,  “puxado” pela vibrante Orquestra SUPER OARA, já bem conhecida por todos.

DSC_0192

Portanto, a partir da próxima segunda feira, dia 07 de dezembro, começaremos as vendas dos kits do primeiro lote. Os preços serão os seguintes: AVISTA POR R$ 64,00 OU EM 5 PARCELAS DE R$ 14,00. AS VENDAS DO PRIMEIRO LOTE SERÃO ENCERRADAS NO DIA 16 DE JANEIRO DE 2016. Aproveite a promoção.

Já com relação às mudanças estruturais que serão promovidas para o CARNAVAL 2016, na nossa Agremiação, em breve anunciaremos aqui pelo blog e nas nossas intervenções no programas carnavalescos das rádios locais.

DSC_0175

DSC_0180

DSCN1952

ÓTICAS DINIZ abres as portas da sua nova loja na Avenida Mariana Amália.

IMG_3849
Na noite de ontem (03) participei do evento inaugural da terceira Loja das ÓTICAS DINIZ em nossa cidade. A nova Loja da ÓTICA DINIZ, fica localizada na Avenida Mariana Amália, próxima ao Posto Cidade.

IMG_3833
Com modernas instalações e um espaço para atendimento amplo e confortável a nova Loja das ÓTICAS DINIZ está preparada para ampliar a sua clientela em Vitória, assim como atender os mais exigentes consumidores das cidades circunvizinhas.IMG_3836

IMG_3844Na ocasião gravamos um vídeo com o casal amigo, Sérgio Alves e Simone Fidelis, responsável pelos empreendimentos com a marca – ÓTICAS DINIZ – na nossa cidade. Sérgio, animado com mercado local, anunciou que a promoção de inauguração “é tudo pela metade do preço”. Veja o vídeo:

PRESIDENTE DILMA: GOLPE OU IMPEACHMENT?

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/mariana.jpg

A população brasileira, mais uma vez se depara com o instituto do impeachment presidencial, matéria jornalística de ampla divulgação na mídia brasileira. Repete-se o evento universitário dos “caras pintadas”, agora, comandados por congressistas, com ou sem “caras pintadas”. Em setembro de 1992, o País assistia estudantes e universitários, vestidos e pintados com as cores da bandeira, irem para as ruas protestar e pedir IMPEACHMENT de Collor, o então “caçador de marajás”.

Os principais casos de Impeachment ocorreram em 1974, nos Estados Unidos, quando o então Presidente Richard Nixon foi destituído do cargo em razão de um escândalo de espionagem. No Brasil, como dito acima, este fato ocorreu em 1992, quando o presidente Fernando Collor teve seu mandato cassado por meio do julgamento do Senado.

A nossa “Lex Fundamentalis ” de 1988 não se debruça sobre o instituto jurídico do impeachment​, mas no caso do Presidente da República, por exemplo, os crimes de responsabilidade estão descritos no art. 85 da CRFB/88. Nessa toada, são considerados crimes de responsabilidade aqueles que atentem contra a Constituição Federal.

O impeachment é um processo longo e para que ocorra, devem ser cumpridos vários passos, entre eles a denúncia, a acusação e o julgamento. O artigo 86 da CRFB/88 se refere às medidas tomadas caso o Presidente da República seja de fato impugnado, a primeira das quais resulta na suspensão de suas funções. O Poder Legislativo gere todo este processo. Hoje, os congressistas “caras pintadas”, dividem seus discursos entre a aplicação do impeachment. Dizem que é para salvar o País, e tem os contra, esses dizem que tudo não passa de golpe armado pelas oposições, que não se conformam de terem perdido as eleições presidenciais.

A DERRUBATA DE GOVERNO DA PRESIDENTE DILMA PELO CONGRESSO NACIONAL SERIA UM GOLPE DE ESTADO OU UM PROCESSO DEMOCRÁTICO E CONSTITUCIONAL?

Acreditamos Ser um Processo político-jurídico Democrático e Plenamente Constitucional o recebimento do impeachment pelo Presidente do Congresso Nacional. O fato é que pode-se entender “Golpe de Estado” como o ato de derrubar ilegalmente um governo constitucionalmente legítimo, enquanto o impeachment é um processo com amplas garantias constitucionais visando a proteção do bem social, político e econômico do País.

Ora, o “Golpe de Estado” se caracteriza por ser ruptura institucional repentina, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado a pessoas que não haviam sido legalmente designadas, seja através de eleição, hereditariedade ou outro processo de transição.

No presente caso, temos que o impeachment que o Congresso está para analisar é matéria constitucional e que atende perfeitamente aos ditames democráticos de um organizado Estado de Direito. Longe, portanto, de equiparar-se aos “Golpes de Estado” então conhecidos.

Com efeito, o Brasil já viveu dois golpes de estado: um no ano de 1937 e outro no ano de 1964. Em 1937, tivemos o golpe Getulista, que valeu-se das “ameaça comunista” como uma forma de aumentar a sua autoridade no Governo. Em 1964 o golpe de estado correspondeu a um golpe militar, porque a classe militar foi responsável pelo derrube do Governo do presidente João Goulart. Além disso, os militares não conseguiram só terminar o regime que estava em vigor, mas conseguiram também continuar no poder.

No momento atual, observamos a população brasileira disposta, por sua maioria, a dar um basta nos péssimos rumos de desenvolvimento econômico, moral e ético que o atual governo colocou o País. Os congressistas, no mister do exercício da democracia indireta, agindo na qualidade de representantes do Povo Brasileiro, estão se posicionando na condição de julgador dos atos de Governo da Presidente Dilma. Não se observa o tão famigerado “Golpe de Estado” em toda a movimentação do Congresso Nacional e sim o início de um processo democrático, jurídico-político, com forte respaldo popular.

A etimologia da palavra impeachment deriva do latim, expressando a ideia de ser pego ou preso, e tem analogias modernas no verbo francês empêcher (impedir) e no inglês impede (impedir/impeachment). Já houve tempo onde essa palavra era tida erroneamente como uma derivação do latim impetere (atacar). Nesse sentido, dizer que ocorreu impeachment a um Presidente da República, é o mesmo que dizer que ele não poderá continuar exercendo suas funções presidenciais, após julgamento pelos representantes do povo, com direito a ampla defesa e ao contraditório, e isso por ter ferido a legislação apontada em dispositivo constitucional.

Portanto, conclui-se tranquilamente desse arrazoado, que o Instituto do Impeachment é algo completamente diverso do famigerado “Golpe de Estado”, posto que este apenas objetiva a tomada do Poder pelo Poder e nada mais. Nesse entendimento, o Impeachment que se movimenta no Congresso Nacional contra o Governo da Presidente Dilma tem respaldo na democracia, na constituição e no forte apelo do povo brasileiro. “Nós, brasileiros, somos também responsáveis pela nação. Não podemos ficar inertes. Precisamos descobrir o que há de novo em alguns pouquíssimos políticos antigos (faxinando o restante) e tomar muito cuidado com o que há de antigo inclusive em políticos novos.” (Luiz Flávio Gomes).

Oswaldo Gouveia
Advogado e Prof. Universitário

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES JÁ COMEÇARAM – Francisco Lima

O  comunicador Francisco Lima já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para  gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE,  eterniza sua imagem em movimento.

x7
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Vitória, cidade que vende livros em farmácias.

farmacia livros

Freud falava nos seus estudos psicanalíticos sobre certo retorno de um reprimido, que consiste na maneira como o ser humano tenta lidar com um evento traumático: ele sofre um trauma, em seguida um recalque, e depois esse trauma reaparece, mas agora como um sintoma. Traduzindo em termos mais simples, aquilo que a gente tenta ocultar, esconder, recalcar, pode retornar como uma patologia psicológica.

Na história acontece algo parecido. O ser humano insiste em esconder e eliminar certas tradições, condutas, práticas culturais, e quando pensa que conseguiu fazer, aquilo retorna como numa explosão de uma panela de pressão. Essa é uma maneira possível de tentar entender, por exemplo, como é possível que em pleno século XXI tenhamos no Brasil o congresso mais conservador desde o período militar. Ou seja, por mais que tentemos um país mais progressista, isso que a história recalca tende a ressurgir das cinzas e com uma força surpreendente.

Na já inaugurada farmácia Big Bem, podemos encontrar um espaço dedicado à venda de livros. E isso me levou a pensar sobre o tipo de sociedade em que vivemos: como Vitória de Santo Antão, com mais de 130 mil habitantes, tem sua principal livraria disputando espaço com medicamentos?

Ao postar esta foto no Facebook, muitos disseram que a imagem simbolizava a remediação da alma. Mas talvez seja possível pensar de uma forma mais psicanalítica. Ora, se os livros surgem em nossa cidade de uma maneira tão sintomática, vendidos junto a remédios, quem sabe tenhamos chegado a um ponto em que a leitura, depois de tanto recalque histórico, surja agora como uma espécie de patologia; e os livros, condenados pela ignorância do nosso Poder Público, estão agora tentando reabitar a nossa cidade de uma maneira perversa.

Não deixa de ser assustadora essa ideia de que os nossos livros ressurjam como remédios, numa cidade com tantos representantes semianalfabetos e aonde a ignorância atingiu patamares de epidemia. Trata-se de um fantasma (quem sabe?) que retorna pra nos assombrar e redimir.

aposente

Prof. Pedro Ferrer comenta no blog

Comentário postado na matéria “Momento Cultural: ÁRIA – por José Tavares de Miranda“.

Lembro aos leitores do Pilako que o dito era irmão da filósofa Maria do Carmo Tavares de Miranda, professora emérita da UFPE, doutora pela Universidade de Sorbonne, Paris, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, membro da Academia Pernambucana de Letras e que teve a grandeza de incluir o nosso Instituto no seu testamento, contemplando-o entre vários bens (casa, terrenos e peças de artes) com uma rica biblioteca com mais de 12 mil volumes.

Pedro Ferrer

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES JÁ COMEÇARAM – José Sebastian

O  repórter   José Sebastian   já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para  gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE,  eterniza sua imagem em movimento.

WP_20151202_15_22_59_Pro
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Zezé do Forró em Pot Pourri

Do novo CD de Zezé do Forró, ouça o Pot Pourri  ESQUENTA MORENINHA e Cair na Brincadeira, de autoria Assisão, Genaro e Evaldo Lima, respectivamente.

[wpaudio url=”http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/Esquenta-Moreninha-e-Cair-na-Brincadeira-Zeze-do-Forro.mp3″ text=”Esquenta Moreninha – Cair na Brincadeira – Zezé do Forró” dl=”http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/Esquenta-Moreninha-e-Cair-na-Brincadeira-Zeze-do-Forro.mp3″]

Aldenisio Tavares

Uma placa, várias histórias e muitas lembranças…

Dias atrás estive no Engarrafamento Pitú.  Ao passar em um dos corredores do centro administrativo da empresa uma placa, fixada na parede há mais de trinta anos, mais uma vez, mim fez voltar no tempo e colocou-me em duas cenas distintas. A primeira, ocorrida há três décadas,  cujo  cenário foi  a hora do jantar na minha casa,  ao  lado dos meus pais (Zito e Anita) e a segunda, ocorrida  no corredor da própria  fábrica, há pouco mais dez anos.

placa-pilako
Não posso precisar exatamente a data do rotineiro encontro familiar, mas, com toda certeza, foi no mês de maio ou junho de 1984. Papai, pessoa próxima do Seu Joel Cândido Carneiro, depois de receber o convite para festa comemorativa dos seus  oitenta anos, fez o seguinte comentário: “Seu Joel já tem tudo, vou lhe dá um presente diferente,  uma coisa  que ele ainda não tem e que será seu pra toda vida”.

Dito e feito. Juntamente com outros comerciantes da Capital – Estevam de Barros e Silva Antonio Vila Nova –  que também gozavam da amizade do aniversariante, resolveram confeccionar uma placa em bronze: Joel Cândido Carneiro – Patrono da Pitú.

Com pouco mais de duas décadas da auspiciosa comemoração, papai, já próximo de completar os “mesmos 80 anos” de Seu Joel, por ocasião de nossa visita ao Engarrafamento PITÚ nos deparamos com a “sua” placa, neste mesmo corredor. Ele, silenciosamente,  parou em frente à mesma, olhou-a atentamente por alguns segundos e disse: “olha a “minha” placa aí. Já se foi  Seu Joel, Estevam de Barros e Vila e Nova……. Agora só falta eu”.

Portanto, é perfeitamente plausível imaginar que no reencontro de papai (Zito Mariano) com a referida placa, naquele dia, algum sentimento, vinculado à sua morte e ao seu fim tenha lhe passado pela cabeça. Portanto, inevitavelmente, toda vez  que passo  por esta mesma placa as lembranças chegam. Fatos simples e banais, mas que estão marcados na minha cabeça.

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES JÁ COMEÇARAM – Zé da Juliana

O empresário Zé da Juliana, já compareceu ao Studio da PLK WEBTV  para  gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE,  eterniza sua imagem em movimento.

WP_20151202_16_27_27_Pro
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414,  receber maiores informações  e agendar sua gravação.