“Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?”

mariana

Quando o passado triste e distante, traz de volta ao presente não menos escapado, realidades assombrosas que parecem invencíveis ou quase que imutáveis. Até quando Deus de nossas vidas, o Povo Brasileiro suportará dantesco quadro social, político, ético e moral? Seguindo o pensamento do Luiz Flávio Gomes, o que será que há de novo no quadro do Brasil atual?

Parafraseando o maior orador da Roma antiga, Marco Túlio Cícero, que foi autor do livro Catilinárias (série de quatro discursos impregnantes, contra o senador Lúcio Sérgio Catilina, um corrupto falido e sabotador da ordem por seus crimes e vícios), no ano de 63 a. C., quando era cônsul, cabe proclamar:

Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?

Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?

Até quando os canalhas da República Velhaca (1985-2015) abusarão da nossa paciência enquanto são apurados os seus ignominiosos crimes (seja nas Comissões de Ética, seja na Lava Jato)?

Quam diu etiam furor iste tuus eludet?

Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?

Por quanto tempo o Ministério Público, a Polícia Federal, os Juízes e o povo suportarão as astuciosas manobras jurídicas protelatórias da escória da República Velhaca, bem como as loucuras que zombam persistentemente de todos nós?

Quem ad finem sese effrenata iactabit audacia?

A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?

Até quando nossa nação continuará sendo palco de um clube mafioso cleptocrata que todos os dias nos rouba, privando-nos até mesmo de minguadas esperanças futuras? Até quando vamos permitir que a desenfreada audácia dos “bandoleiros da República” (Velhaca) continue nos importunando, nos indignando e nos surrupiando impunemente à luz do dia?

Nihilne te nocturnum praesidium Palatii, nihil urbis vigiliae, nihil timor populi, nihil concursus bonorum omnium, nihil hic munitissimus habendi senatus locus, nihil horum ora vultusque moverunt?

Nem a guarda do Palatino, nem a ronda noturna da cidade, nem o temor do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem a expressão do voto destas pessoas, nada disto conseguiu perturbar-te?

Nem as provas cabais, sobretudo do Ministério Público da Suíça, nem suas contas secretas (não declaradas ao Fisco nem à Justiça Eleitoral), nem as delações dos seus companheiros do clube mafioso cleptocrata, nem suas astutas tentativas de movimentação das contas clandestinas, para impedir ou obstruir a investigação criminal na Lava Jato, nem suas indecorosas manobras para adiamentos infinitos dos julgamentos na Comissão de Ética, nem suas cabeludas mentiras, nem seus conluios protetivos com comparsas criminosos da cleptocracia, nem o ódio e o nojo do povo, nada disso conseguiu perturbar-te?

Patere tua consilia non sentis?

Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?

Não percebem, crápulas da direita ou da esquerda, integrantes da República Velhaca (1985-2015) bem posicionados dentro do Estado e do Mercado cartelizado, que seus crimes já descobertos estão aniquilando a maior parte do povo brasileiro que agoniza em virtude de tanta fome e miséria, tanta dor e tamanho sofrimento, gerado pela improvisação das barragens que se rompem, das políticas públicas que não previnem doenças nem mosquitos, das anencefalias que atingem prioritariamente os desfavorecidos, das inundações ou secas que afligem as populações, da inflação que aniquila os pobres, da violência que vergasta, do desgoverno que maltrata todos?

Constrictam omnium horum scientia teneri coniurationem tuam non vides? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem?

Não reconhecem que suas mentiras e conspirações, que seus conluios licitatórios e subornos, estão agudizando as crises política, econômica, social e ética que estamos experimentando conjuntamente? Por que não enxergam o caos social e econômico que já forjaram nem o colapso iminente que é a antessala do abismo?

Quid proxima, quid superiore nocte egeris, ubi fueris, quos convocaveris, quid consilii ceperis, quem nostrum ignorare arbitraris? O tempora, o mores!

Quem, dentre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, onde estiveste, com quem te encontraste, que decisão tomaste? Oh tempos, oh costumes!

Que pensam esses escroques da República Velhaca, que cotidianamente enojam a nação com suas discussões estéreis e agressivas?

Que tipo de ética destilam diuturnamente em seus afazeres?

Onde aprenderam que a função do político é disputar o poder pelo poder e o dinheiro pelo dinheiro?

Não leram José Mujica que diz que “quem quer ficar rico não pode entrar na política”?

Olhem a qualidade das leis que produzem assim como os problemas intermináveis que estão gerando, muitas delas “compradas” pelos setores cafajestes do Mercado de compadres! Até quando ficarão impunes suas “emendas” e “jabutis” encomendados e regados a dólares?

Até quando perdurará a impunidade dos partidos financiados com o dinheiro da corrupção? Que tipo de sorte possuem os canalhas do Estado e do Mercado que nos ludibriam diacrônica e sincronicamente sem serem importunados em seus cargos, especialmente os de comando, nem em suas riquezas ilícitas?

Até quando os ensaboados e vaselinados continuarão se esguiando por entre os meandros dos poderes e dos escombros normativos em clara afronta à Justiça e ao povo?

De onde saíram esses monstros, prodígios da perversidade, da astúcia e da maldade?

Oswaldo Gouveia
Advogado e Prof. Universitário

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES ESTÃO ACONTECENDO – Zé Catinga

empresário Zé Catinga já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE, eterniza sua imagem em movimento.

zecatinga
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES ESTÃO ACONTECENDO – Guilherme Pajé

compositor Guilherme Pajé  já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE, eterniza sua imagem em movimento.

paje

Portanto, você que ficou  interessado na gravação da MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES ESTÃO ACONTECENDO – Francisco de Assis

dentista Francisco de Assis já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE, eterniza sua imagem em movimento.

francisco
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES ESTÃO ACONTECENDO – Roberto Soares

comerciário Roberto Soares já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE, eterniza sua imagem em movimento.

roberto-soares
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES ESTÃO ACONTECENDO – Manoel Carlos

advogado Manoel Carlos já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE, eterniza sua imagem em movimento.

manoel
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES ESTÃO ACONTECENDO – Novo da Banca

vereador Novo da Banca já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE, eterniza sua imagem em movimento.

20151209_154233
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

Equipe do “Barcelona do 9º ano”, com trófeu e medalhas, visita redação

Conforme programado, dias atrás, recebi na nossa redação os meninos da Escola Municipal “Faculdade da Criança” pertencentes  ao time de futebol de salão do “Barcelona do 9º ano”, grupo, que conquistou o primeiro lugar nos jogos interclasse deste ano.

meninos
Bem antes do início do certame fui procurado por alguns dos meninos para contribuir na aquisição do padrão esportivo. Em contrapartida a equipe estamparia a marca do Blog do Pilako nas camisas do time. Pois bem, depois das respectivas disputas o “Barcelona do 9º anos” ganhou, nos pênalti, a grande final.

A polêmica desse campeonato, natural em jogos dessa natureza, não ficou dentro das quadras e sim, da não entrega do troféu e das medalhas aos campeões no tempo correto, ou seja: LOGO APÓS O JOGO FINAL. Se fez necessário, portanto, a marcação de um jogo amistoso, realizado meses depois, para só assim ocorrer a devida premiação.

12226675_576912845794166_1719597386_n
Mas, independentes das nossas cobranças públicas, através do nosso jornal Eletrônico intitulado Blog do Pilako, aos gestores municipais da Educação, finalmente, o troféu e as medalhas apareceram. Hoje, portanto, os mesmos são exibidos com muito orgulhos pela garotada. Como bem disse um dos integrantes do “Barcelona do 9º ano”,  o Igor: “força, fé e honra”. Veja o vídeo:

Quem segura o porta-estandarte tem a arte.

O Membro do coletivo Galileia Gustavo Free realizou um trabalho de reestruturação do prédio da ONG GAPES, no Mário Bezerra. Realizou, junto a Jack Nansei, algumas oficinas de capacitação na área de modelagem, reutilização de material descartável (construção de móveis com pallet). A cobertura do trabalho ficou por conta de Arthur Carvalho. Quem quiser conferir, é só clicar no vídeo.

Curiosidade:

Na primeira guerra mundial, as unidades militares possuíam um soldado responsável por carregar a bandeira do seu país, servindo de referência aos outros combatentes. Portanto, sua principal incumbência era a de jamais deixar que a bandeira caísse nas mãos dos inimigos. Atualmente, o porta-bandeira ou porta-estandarte faz a paisagem de cerimoniais, desfiles cívicos, escolas de samba, desfiles das forças armadas e etc.

No maracatu nação, a figura que conduz o estandarte (além de carregar o nome da agremiação e o ano em que a mesma foi criada) traja vestes semelhantes às de Luís XV. Se pensarmos que as agremiações representam a corte, com o Duque e a Duquesa, o Príncipe e a Princesa, o portador do estandarte vai cumprir exatamente o papel do embaixador.

Neste sentido, não parece que foi por simples rima que a banda Nação Zumbi responsabilizou o homem do porta-estandarte, na canção Maracatu Atômico, de “ter a arte”. Ora, está ali um funcionário diplomático encarregado de dar referência a toda agremiação. “Ter a arte” significa aqui, portanto, estar creditado a conduzir a missão de preservação do patrimônio artístico, dando continuidade ao trabalho dos nossos antepassados.

Nossos coletivos de cultura, na linha de frente com seus fazeres artísticos, carregam tal missão. São verdadeiros embaixadores da arte.

aposente

CINECLUBE AVALOVARA EXIBE “DOMINGUINHOS” E RECEBE A CANTORA MÁRCIA PEQUENO EM ÚLTIMA SESSÃO DE 2015

cine_dezembro2015Eis que é chegada a hora de encerramos as atividades de 2015. Próximo domingo (13/12), nos encontramos em clima de confraternização. Afinal, temos muito o que comemorar, pois este foi um ano de grandes conquistas para o Cineclube Avalovara e para a cidade de Vitória em termos de arte e cultura.

Então, com muita honra e emoção, exibiremos nada mais nada menos que o documentário Dominguinhos+(2014), filme de Maryana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro.

José Domingos de Morais, o Dominguinhos, produziu com maestria uma linda obra musical e deixou uma doce saudade quando seu fole e seu canto silenciaram no dia 23 de julho de 2013. Esta é, portanto (e merecidamente), uma homenagem nossa a este grande mestre da música, que — com sua genialidade e sensibilidade musical ímpar — se mantém vivo em nós e em nossas raízes.

Dessa forma, nem precisamos de bola de cristal para saber que esta será uma daquelas sessões emocionantes do CC Avalovara. Venham todxs partilhar com a gente dessa obra e desse momento tão especial. Convidem xs amigxs, a família, xs conhecidxs e xs desconhecidxs também. Até lá!

SINOPSE
Dominguinhos+ é um documentário sobre a vida e a obra de um dos maiores mestres da música brasileira, intercalando imagens de arquivo e passagens em shows, além de encontros musicais exclusivos com artistas marcantes em sua trajetória. O filme propõe uma visão original sobre Dominguinhos, que revela o poder da música de uma maneira natural, espontânea e ao mesmo tempo precisa. O filme conta também com preciosas participações de renomados artistas de nossa música, importantes parceiros da trajetória musical de Dominguinhos, como: Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Paschoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda, entre outros.

MÁRCIA PEQUENO SE APRESENTA EM SESSÃO DO CINECLUBE AVALOVARA

Acontecerá ainda, nesta sessão do Cineclube Avalovara, uma apresentação da cantora recifense Márcia Pequeno, que vem para abrilhantar ainda mais o nosso encontro. A cantora se apresentará ao lado do sanfoneiro Waldir Lyra, que compõe a banda do artista Don Tronxo, trazendo músicas do mestre Dominguinhos e na oportunidade também fará o lançamento do clipe “Carcará” (gravado em Bezerros/PE e com direção de Gilson Martins).

Márcia Pequeno apresenta um repertório de compositores pernambucanos, que em comum, reúnem talento poético e sensibilidade melódica. Nomes como Alceu Valença, Marco Pólo, Lula Cortes, Getúlio Cavalcanti, Tito Lívio, Sinay Pessoa, Don Tronxo, Erickson Luna, Nelson Torreão e Rodolfo Aureliano fazem parte do seu primeiro CD “BRILHO DE MULHER”.
No seu segundo CD, intitulado “SOM DE CINEMA”, ela faz a releitura de músicas que formaram trilhas sonoras de filmes para o cinema brasileiro. No repertório, composições de autores de renome nacional, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Los Hermanos, Luiz Gonzaga, João do Vale e Dominguinhos e poetas populares, a exemplo de Patativa do Assaré, Rosil Cavalcanti e Acioly Neto.
Seu mais recente trabalho é o CD “MADRUGADA & FREVO”, gravado em homenagem ao grande renovador do frevo pernambucano, o compositor caruaruense Carlos Fernando. O CD conta com canções de Carlos Fernando, sozinho ou em parcerias com Geraldo Azevedo e Alceu Valença, mescladas a um clássico de Capiba, “A Procura de Alguém” e mais seis composições de Rodolfo Aureliano.

SERVIÇO
Cineclube Avalovara exibe “DOMINGUINHOS” e recebe a cantora MARCIA PEQUENO
Dia e horário: 13 de dezembro (domingo), às 17h
Local: Silogeu do Instituto Histórico (praça Diogo de Braga, s/n, Matriz)
Classificação indicativa: LIVRE
A entrada é GRATUITA.

O Cineclube Avalovara possui apoio do Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (IHGVSA) e da Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC.

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1040751009321140/

Mensagens Natalinas em Vídeo: AS GRAVAÇÕES ESTÃO ACONTECENDO – Saulo Albuquerque

O vereador Doutor Saulo já compareceu ao Studio da PLK WEBTV para gravar  sua mensagem natalina. O vídeo, após ser enviado para o canal do YOUTUBE, eterniza sua imagem em movimento.

dr-saulo
Portanto, você que ficou  interessado na gravação da  MENSAGEM NATALINA  EM VÍDEO, basta entrar em  contado pelo fone 98437-5414  para receber maiores informações  e agendar sua gravação.

O “candeeiro” do Vado Candeeiro iluminou os amigo e a cidade…

IMG_4036

Depois de deixar a terra natal em busca de um emprego na Cidade Maravilhosa, há mais de trinta anos, o “menino” de Seu Cazuza e de Dona Mimo, Vado Candeeiro, visitou novamente os familiares e amigos.

Hoje, o amigo Vado Candeeiro é um conceituado cirurgião dentista,  radicado na cidade de Rio Bonito, no estado do Rio de Janeiro. Como bom vitoriense, ausente da terra, ele acompanha diariamente o nosso Jornal Eletrônico – Blog do Pilako – e fica por dentro de tudo que acontece por aqui.

Na noite do domingo (06) ele fez questão de respirar o ar do Pátio da Matriz, local que viveu sua adolescência e juventude, assim como brindar com os amigos o auspicioso reencontro,  tomando umas “lapadas” de uísque.

Ao Aldo dos amigos, alguns de infância, recebeu duas homenagens: disse o professor Sosígenes: “Vado, você é um candeeiro que ilumina toda cidade”. Já o “cantor” Moisés Sales,  puxou a canção do Rei Roberto Carlos que diz: “ você meu amigo de fé meu irmão camarada …” Veja o vídeo:

vado