RETROSPECTIVA VITORIENSE 2015: Fatos Marcantes e Sociais

MARCANTES

jan

PASSAGEM DOS 110 ANOS DO ANJO DA VITÓRIA

18No dia 27 de janeiro uma das sete maravilhas da nossa cidade, O Monumento Anjo da Vitória, erigido na Praça 3 de Agosto completou 110 anos. A Agremiação carnavalesca SAUDADE homenageou a passagem da data no seu desfile.

fe2

TRÁGICO ACIDENTE

19Na manhã do domingo, primeiro de fevereiro, um trágico acidente ocorrido no trecho entre as cidades da Vitória e Escada interrompeu a vida dos jovens Elias e Jefferson. O  funeral e o  sepultamento dos dois ocorrido na manhã da  segunda-feira (02) reuniu uma verdadeira multidão e foi marcado por muita dor e emoção.

MAI

MORTE DE Dra. DIVA

20Vítima de um infarto na manhã do domingo, 17 de maio,  ocorrido em sua residência, no bairro da Matriz, faleceu a vitoriense Diva Holanda. Filha do ex-prefeito Manoel de Holanda, a doutora Diva era uma  figura de destaque na sociedade vitoriense.

JUN

MORTE PROFESSORA EUNICE

21Após um período doente, faleceu na cidade do Recife a presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, entidade que dirigiu por mais de duas décadas. O corpo da Professora Eunice Xavier foi velado no Salão Nobre do Instituto Histórico e sepultado no Cemitério Local.

AGO

COMEMORAÇÃO DOS 370 ANOS DA BATALHA DAS TABOCAS.

22Os vitorienses comemoraram a passagem dos 379 anos da Batalha das Tabocas. Dentro das tradicionais homenagens destacamos a Sessão Solene promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico da Vitória.

SET

PROTESTO 7 DE SETEMBRO

23No dia sete de setembro, feriado dedicado ao dia da Independência, a ativista social,  Márcia Costa, realizou  protesto  em frente ao palanque das autoridades, reclamando da má administração do prefeito Elias Lira.

SET

MORTE DE JOTA MENEZES

24Vitima de câncer, faleceu no dia 24 setembro o comunicador Jota Menezes. Seu corpo foi velado na Câmara de Vereadores e o cortejo fúnebre até Cemitério local,  foi marcado por várias homenagens de populares e dos colegas da imprensa.

OUT

ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR

25Após intensa campanha de rua, foi realizada nas dependências do Colégio Municipal 3 de Agosto a eleição para escolha dos novos Conselheiros Tutelares. A votação foi marcada por grandes filas e muita indignação de eleitores e candidatos.

OUT

GAZETA DA VITÓRIA

34No início do mês de outubro, editado pelo articulado Everton Alambergue,  começou  a circular na Vitória de Santo Antão a  primeira edição  jornal intitulado: Gazeta da Vitória.

OUT

MORTE DE GILDO ALVES

27No dia 22 de outubro a cidade da vitória recebeu a noticia do falecimento do comunicador Gildo Alves, também conhecido por Gildo Propaganda. Gildo, além de ser um profissional versátil, se notabilizou na sua profissão através das chamadas Nota de Falecimentos.  Gildo Também exerceu um mandato parlamentar na Casa Diogo de Braga, local onde seu corpo foi velado.

OUT

70 ANO DE “3 DE AGOSTO”

28No dia 13 de outubro o Colégio 3 de Agosto completou 70 anos. Sob a coordenação do dinâmico diretor José Batista ocorreu uma  série de eventos para marcar a passagem da importante data comemorativa. Desfile cívico, culto, missa,  sessão solene e jantar promovido pelos ex-alunos foram algumas das atividades desenvolvidas.

OUT

10 ANOS DA AVLAC

29Com três importantes atividades: Missa de Ação de Graças, lançamento da Antologia e Sessão Solene no Teatro Silogeu, a AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência marca passagem de uma década de atividades culturais.

NOV

65 ANOS DO INSTITUTO

30No dia 19 de novembro o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória comemorou a passagem dos seus 65 anos de fundação, promovendo uma Sessão Solene. Na ocasião o presidente da casa, professor Pedro Ferrer, realizou  a devida prestação de contas do ano.  A palestra da noite foi proferida pelo   arquiteto José Luiz Mota Menezes, presidente do Instituto Arqueológico de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Letras.

DEZ

MORTE DE PIERRE

31No domingo, dia 27 de dezembro, a população vitoriense, sobretudos às pessoas que gostam do carnaval, receberam a triste notícia da morte do cantor Pierre. Artista profissional desde os quinze anos Pierre se notabilizou na cidade através da Agremiação Carnavalesca “A Girafa”. Em todo  Estado, ele era conhecido como Pierre, a Pressão de Pernambuco.

Pierre: “GRITA COMIGO…. SOUUUU GIRAFEIROOOOOO!”

No mesmo local, a multidão o aguardava. Desta vez não foi para cantar, dançar ou pular. O artista vitoriense Pierre, que cumpriu ao longo de décadas o oficio de subir  no trio elétrico, neste mesmo local – Praça 3 de Agosto –  para dialogar com as massas através da sua musicalidade, continuou exercendo seu poder de juntar as pessoas em torno de si, mesmo em silêncio.

IMG_4207

Após o anuncio da morte de Pierre (39 anos), domingo (27) pela manhã, pessoas das mais variadas tendências não falava em outra coisa. Nas redes sociais, fotos e vídeos do artista foram as mais postadas. Os amigos, ainda incrédulos, escreviam mensagens emocionadas.

Com a chegada do seu corpo ao Prédio da Câmara de Vereadores, por volta das 23h do domingo, onde inúmeras pessoas aguardavam, uma operação foi montada para que os fãs pudessem acompanhar de perto as últimas homenagens.

IMG_4172

Durante a manhã e a tarde da segunda (28) a população não parou de chegar. Todos queriam encontrar  pela última vez com o maior ídolo musical da Vitória. Veja o vídeo:

Às dezesseis horas, sob forte comoção dos familiares e admiradores, os companheiros de trabalho (Banda Musical) conduziram o caixão para o caminhão do Corpo de Bombeiros. Veja o vídeo:

O cortejo fúnebre desceu para a Avenida Mariana Amália para subir pela “Ladeira da Paz” – cantada inúmeras vezes por Pierre – para seguir na direção do Cemitério Local. Nas ruas, avenidas, calçadas e canteiros – até o Cemitério – o que se viu foi a multidão aglomerada esperando o cortejo passar, tal qual um dia de carnaval, quando “A GIRAFA”,   “puxada” por Pierre, estava desfilando. Veja o vídeo:

Em frente ao Cemitério outro sem números de pessoas esperavam pelo caixão. Sob os  aplausos da multidão e ao som da Orquestra Venosa o caminhão do Corpo de Bombeiros abriu passagem. Veja o vídeo:

Quando o caixão adentrou no Cemitério São Sebastião a musica tocada pela Orquestra Venosa foi o Hino do Santa Cruz, time do coração do artista vitoriense Pierre. Aliás, foi justamente fazendo a festa do acesso do Tricolor do Arruda, à série “A” do Futebol Brasileiro, em novembro (2015), que Pierre fez sua última apresentação em trio elétrico na nossa cidade. Veja o vídeo.

O artista vitoriense Pierre, sem sombra de dúvidas, deixa a vida para entrar para história. Desde muito novo sempre foi identificado com a música. Construiu sua carreira e conquistou espaço no difícil mercado artístico, com muito talento e trabalho. Indiscutivelmente, Pierre foi o maior nome da música vitoriense. Contrariando, inclusive, o velho adágio popular que diz: “santo de casa não faz milagre”.

Agora, Pierre é parte viva da música por ele interpretada: “MEMÓRIA DE UMA PASSADO GLORIOSO”.

RETROSPECTIVA VITORIENSE 2015: Fatos Culturais, Artísticos e Esportivos.

culturais

fe2

VERA CRUZ: 55 ANOS.

Sob o comendo do presidente Fernando Nogueira, no dia 03 de fevereiro,  o time do  Vera Cruz completou  55 anos.  O Galo da Vitória de Santo antão foi fundado em 1960. Na cena local o Vera Cruz promove com o time do Vitória o clássico VIVER.

fe2

LIVRO INFANTIL: O RATINHO ESPERTO

10

No dia vinte e dois de fevereiro o psicólogo Cleiton Nascimento, membro da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, lançou no Instituto Histórico e Geográfico da Vitória o livro infantil: O RATINHO ESPERTO.

MAR

REBAIXAMENTO DO VERA CRUZ – SEGUNDA DIVISÃO

No dia 15 de março, mesmo após vencer o América  o time vitoriense do  Vera Cruz foi rebaixado  para a segunda divisão do futebol pernambucano.

MAI

VITÓRIA FEMINO HEXA CAMPEÃO

11Em 1º de maio, o time feminino do Vitória foi ao Recife encarar o Náutico pela final do Estadual. O Tricolor das Tabocas venceu por 3×1 e levantou a taça pela sexta vez seguida. O jogo ocorreu no Estádio dos  Aflitos.

MAI

LANÇAMENTO DO LIVRO DE LUCIENE

12No dia quinze de maio a premiada escritora vitoriense,  Luciene Freitas, acadêmica da AVLAC,  lançou no Salão Nobre do Instituto Histórico mais uma obra: O livro  Pulsação e outros Poemas.

SET

ESTRELINHA CAMPEÃO – 2ª DIVISÃO

13Estrelinha, Meiota e Arsenal subiram de divisão no Campeonato Vitoriense. Essas equipes foram as mais bem colocadas na Série A2. Na final, disputada entre Arsenal e Estrelinha, o time da constelação levou a melhor. O Estrelinha representa a comunidade de Cidade de Deus.

SET

CONVÊNIO DO INSTITUTO

14No mês de setembro o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória celebra importante  convênio  de irmanação entre a cidade Ribeira Grande, do arquipélago do Cabo Verde, e a Cidade da Vitória de Santo Antão. Nossa cidade tornar-se á a primeira do interior do estado de Pernambuco a firmar esse tipo de convênio.

OUT

LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA

15Na noite do sábado, 17 de outubro, a AVLAC lança a Antologia da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência no Salão Nobre da Casa do Imperador.

NOV

VITÓRIA: ACESSO “SÉRIE A” NO PERNAMBUCANO

16No  mês de novembro o time do Vitória – Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas – volta à série “A” do futebol pernambucano.

NOV

BOXE VITORIENSE EM DESTAQUE.

17A  Equipe Vitória Fight Club, sob o comando técnico Cosme, marca presença  no Circuito Pernambucano de Artes Marciais e trás para Vitória dois títulos de campeões (Rômulo e Wellington)  e quatro  de vice-campeões (Jefferson, Eliseu, Caetano e Mayara) na categoria BOXE.

LUTO: Morreu Pierre, um talento musical da Vitória de Santo Antão.

maxresdefault

Recebemos,  há pouco,  a triste notícia que o talentoso artista vitoriense, Pierre, faleceu, vítima de um fulminante infarto. Pierre, a Pressão de Pernambuco, como assim era conhecido em todo Estado, “puxava”, há décadas, a Agremiação Carnavalesca “A Girafa” nos três dias de carnaval na nossa Vitória de Santo Antão.

A última apresentação,  em trio elétrico – sua marca mais forte – na nossa cidade ocorreu por ocasião do “carnaval do Santa Cruz“, há menos de trinta dias. Veja os vídeos:

Já nesse outro vídeo,  relembre Pierre “puxando” a Girafa no carnaval vitoriense:

RETROSPECTIVA VITORIENSE 2015: Fatos Religiosos e Empresariais

religiosos

jan

BETEL INAUGURA FÁBRICA

1No dia 09 de janeiro o casal Arlindo e Joelma, proprietários da Betel Fardas,  inauguram as novas instalações fabril no distrito industrial José Augusto Ferrer de Moraes. O evento foi marcado por muita emoção por se tratar de uma empresa genuinamente vitoriense que começou em fundo de quintal.

MAI

MORTE DO PADRE RENATO

2No dia 02 de maio a comunidade católica vitoriense perdeu seu maior líder. Após alguns anos de calvário, acometido por um câncer, o respeitado Padre Renato da Cunha Cavalcanti morre em um hospital do Recife. Seu funeral foi marcado por uma grande manifestação popular.

MAI

CHEGADA DE MONSEHOR  MAURÍCIO DINIZ 

3Na noite do domingo 31 de maio,  tomou posse como Pároco na Matriz de Santo Antão,  o Monsenhor Maurício Diniz. O evento religioso  foi conduzido pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Monsenhor Maurício Diniz foi pároco da vizinha cidade do Moreno.

AGO

ARAUTOS DO EVENGELHO

4No final da semana de agosto a comunidade católica da Vitória  vivenciou  um movimento de fé  promovido pelos Arautos do Evangelho. O grupo missionário, que também chamado de Cavalaria de Maria, tem sede no Estado de  São Paulo.

OUT

SUPERMERCADO ESTILO ATACADÃO

5Com uma nova dinâmica na relação com os clientes, os chamados “ATACADÃO” são inaugurados em Vitória no ano de 2015. A marca Todo Dia abriu suas portas no mês de abril e a Rede Souza, empresa genuinamente vitoriense, inaugurou seu novo empreendimento no dia 26 de outubro.

OUT

1ª MISSA DO VAQUEIRO

6O  Engenho Bento Velho foi o palco  da Primeira  Missa do Vaqueiro da Vitória promovida pela  Igreja Matriz de Santo Antão. O evento religioso relembrou  a morte dos três vaqueiros ocorridas no próprio local, no ano de 2003.

OUT

FOTÓGRAFO VITORIENSE RECEBE PREMIO INTERNACIONAL 

7O fotografo vitoriense Arquiles Petrus foi premiado internacionalmente pela FEARLESS, uma instituição americana que premia os melhores fotógrafos de casamento de todo o mundo. 30 dias depois, o fotografo ganhou outras duas premiações, desta vez pela britânica WPS.

NOV

ABERTURA DA ACADEMIA BOX FITNESS

8Com uma super estrutura a academia de ginástica, IBOX FITNESS começa operar no bairro do Livramento. O empreendimento promoveu vários movimentos  na cidade para chamar a atenção, muito  antes de abrir as portas.

DEZ

PADRE RUBENS SAIDA DO LIVRAMENTO

9No inicio do mês de dezembro, após trinta anos a frente da Paróquia Nossa Senhora do Livramento,  o carismático Padre Rubens Almeida foi transferido para comandar a Paróquia Nossa Senhora dos Impossíveis e São João Batista, na vizinha cidade de Pombos.

DEZ

IGREJA UNIVERSAL INAUGURA TEMPLO

32No final do mês de dezembro foi inaugurado no bairro do Livramento o imponente Templo da Igreja Universal. Com modernas amplas instalações o referido prédio foi construído aonde antes funcionava o Clube Vassouras “O Camelo”.

Hoje, 26 de dezembro, é o aniversário do blogueiro.

pilako
Após meu nascimento, no dia 26 de dezembro de 1967, surge uma dúvida no seio da família. Como ponta da rama, da maneira que  dizia meu pai,  Zito Mariano, em relação aos seus filhos, ou seja, o caçula de 10 rebentos, era natural que não houvesse mais nenhuma homenagem para se  fazer,  no que diz respeito à colocação no  nome da criança.

Já havia quase todo tipo de reverência. A mais velha, Josenita, foi uma  junção do nome José, de papai, mais o Anita, de mamãe. Célio, uma referência direta  a nosso avô materno, Célio Meira. O nome de  Geraldo foi em função de um amigo de papai, então, recentemente falecido. Toco, que se chama, José Mariano de Barros Neto, também foi  uma referência direta a figura do avô, só que desta vez, o paterno.

vovosO nome de Lauro, foi em função de um tio paterno, que faleceu próximo ao seu nascimento. Eliane e Luciana, sinceramente, não sei. Mas, certamente deve ter alguma história. As gêmeas, Laura e Alzira, foi  uma alusão direta às nossas avós. Laura de Lemos Vasconcelos, mãe de papai e Alzira Gibson de Melo Valois, mãe de mamãe.

Portanto, eis que surge o último filho, o ponta de rama, como dizia papai. Segundo mamãe me falou, eu ainda passei  alguns dias com outro nome. Já estava “prego batido e ponta virada” que,  pelo fato de  eu ter nascido praticamente no natal, meu nome deveria ser: NATALÍCIO.

Pois bem, eis que meu avô Célio Meira, pai de mamãe, faz  uma visita de cortesia à filha, recém parida e pergunta como vai se chamar seu mais novo neto. Depois de alegar os motivos pelos quais, ou seja, por ter nascido no Natal iria se chamar NATALÍCIO, vovô, homem  da mais alta envergadura intelectual, retruca e  expõe seus argumentos. Disse ele:

Ora! Eu não tenho nada a haver com isso, mas se vai botar o nome no menino,  Natalício,  para homenagear o natal, porque não o verdadeiro símbolo do natal que é o nascimento de Cristo – continuou ele – inclusive acho este nome que vocês puseram (Natalício) até feio, sugiro, então,  que vocês ponha o nome dele de CRISTIANO, este  sim seria um nome que contemplaria o Natal e o verdadeiro símbolo do Natal que é nascimento de Cristo.

Pois bem, depois deste argumento, tudo mudou. Doravante, passei a ser chamado de CRISTIANO graças à oportuna interferência de vovô Célio Meira. Já com relação ao apelido PILAKO, você deverá clicar aqui para saber.

De maneira, que hoje, 26 de dezembro de 2015, estou  comemorando mais uma passagem do meu aniversário. Sendo assim, estou folgando. Postei apenas  esta matéria que você acabou de ler, aliás,  escrita lá atrás e programada para ser visualizada  hoje. Obrigado, mais uma vez,   pelo acesso e vamos em frente ao encontro de outros 26 de dezembro.

pilako2

ABTV promoveu a ultima reunião ordinária de 2015.

IMG_4155
Aconteceu na noite de ontem (22), na sua sede localizada na Rua Saldanha da Gama, bairro do Livramento, a última reunião ordinária da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória. Na ocasião,  além dos debates relativos ao Carnaval 2016, o encontro serviu para os ajustes finais  do evento que simboliza a abertura oficial dos festejos MOMO na nossa cidade  – Feijoada da ABTV – que irá ocorrer no Restaurante Gamela de Ouro no segundo sábado de janeiro (09) no Restaurante Gamela de Ouro a partir das 11hs.

Breno Ramos com idade nova.

Breno-Ramos-Foto-Marcio-Souza-AVV

Foto: A Voz da Vitória

Os parabéns de hoje, 23 de dezembro, seguem na direção da “Pérola Negra do Rádio Pernambucano”. O talentoso comunicador Breno Ramos, vitoriense por adoção, passará o dia recebendo felicitações em função da passagem da data natalícia. Portanto, amigo Breno, receba também um abarco apertado de todos que fazem o Blog do Pilako.

COMO RASGAR A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 EM UM ATO SÓ. NÃO SOMOS A VENEZUELA CHAVISTA!

mariana

É sabido por todos, que a Constituição Federal do Brasil é a nossa Carta Política máxima, que a todos subordina, e a qual todos devem respeito e obediência. O Supremo Tribunal Federal (STF) é a nossa Corte Jurídica Maior e Guardiã da Constituição Federal.

Pois é. Há poucos dias atrás, em lamentável e infeliz momento, o STF passou da figura de guardião, de protetor da CRFB/88, para agressor da mesma. Alunos, profissionais do direito e estudiosos da ciência jurídica em geral estão estarrecidos, acreditam até que desaprenderam o que sabiam sobre Direito Constitucional, ou passaram a achar que tudo que sabiam sobre a nossa Lex Fundamentalis estava errado. Não somos nós, brasileiros, os culpados por tal erro! Isso se deu, a partir de quando o STF retirou da Câmara Federal, a Casa do Povo, a Casa da Democracia, o poder de aceitar e dar início ao processo de pedido de Impeachment do Presidente da República.

Isso o fez quando deu excessivo Poder ao Senado Federal, a ponto dessa Casa poder rejeitar o impeachment contra Presidente, encaminhado pela Câmara dos Deputados Federais. Essa decisão rasgou sim, o art. 86 da CRFB/88. O fato é que a nossa Constituição Federal prevê em seu artigo 86, que admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o STF, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. Portanto, submeter o Presidente da República, em caso de impeachment, a um julgamento, implica sim, numa obrigação imposta ao Senado de instruir e julgar o Presidente. Agora, se vai absolvê-lo ou condená-lo, isso é tema meritório da questão. Mas, que o Senado Federal está obrigado pela Constituição a instruir e julgar o processo de impeachment enviado pela Câmara dos Deputados, e, logicamente, de proferir uma decisão, isso sem sombra nenhuma de dúvidas está!

Portanto, depois dessa triste decisão do STF, a Câmara dos Deputados só servirá se for para arquivar o pedido de impeachment contra o Presidente da República, pois, se for para admiti-lo, essa determinação da Câmara será um nada, posto que o Senado Federal poderá simplesmente cassar tal deliberação, fazendo da Casa do Povo um palco com palhaços de mal gosto, para uma plateia(o povo brasileiro) não menos palhaça, frente ao achincalhe a que foi submetida.

Tenha-se por mais ainda, que colocar o voto aberto nesse tipo de julgamento, como fez o STF, como uma exigibilidade da Constituição, é “inventar” o que o Constituinte não dispôs e que por emenda constitucional não se acresceu pelo poder constituído. Iniludível que o STF Interferiu anulando uma deliberação na Casa do Povo, que criou uma chapa alternativa em um processo político – impeachment, para que haja disputa democrática, eleição, baseada no Regimento interno da Casa, isso é uma intervenção antidemocrática absurda. Sabemos nós, que em certas passagens o STF é um Tribunal contramajoritário, mas jamais deve ser antidemocrático.

Veja-se que o voto fechado tem como objetivo proteger os deputados para que possam votar com liberdade de consciência, sem pressão de líderes de partidos vinculados a qualquer ideologia, sem a pressão palaciana para chamar-lhes de traidores e persegui-los pelo restante de seus mandatos.

Nestes casos, onde a pressão é manifesta, para se garantir a liberdade funcional de consciência, a transparência pode ceder espaço. Não custa lembrar que a transparência foi extirpada com o fim de se reeleger em inegável estelionato eleitoral sem qualquer razão defensável. Lembre-se ainda, que o próprio Michel Temer havia admitido ter sido perfeitamente legal a criação e votação secreta da chapa alternativa, e ele é jurisconsulto de relevo nacional.

Temos no instituto do Impeachment, quando anda de mãos dadas com o amplo apoio popular, como é o caso, que ele representa sim, a vontade do povo, e, todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos consagrado pela Constituição Federal, em seu artigo 1º, parágrafo único.

O impeachment é, sem dúvida alguma, um processo que ilumina a democracia. De forma que sua barração pelo STF, uma Corte Constitucional, guardiã da Democracia, é fato lamentável. Não se poderia nunca imaginar, que a Casa Maior da Justiça brasileira pudesse impedir que o processo democrático do impeachment se desenvolvesse pelo rito constitucional. É como diz Leonardo Sarmento: agir como age a Venezuela, que tem sua Corte Constitucional declaradamente bolivariana e sempre pronta para embargar os meios democráticos que contrariem a ideologia Chavista. E uma intervenção judicial em uma das funções de Poder do Estado, que tem por fim promover a inabilidade de um instrumento democrático-constitucional que lhe cabia, como é o impeachment, isso é uma barbárie jurídica!

Oswaldo Gouveia
Advogado e Prof. Universitário

Mercado Público de Gravatá: um espaço agradável de convivência.

Na tarde do sábado (19), acompanhado dos amigos Rivaldo Felipe e Jurandir Soares, estive, mais uma vez, no Mercado Público da vizinha cidade de Gravatá. Lá, o Mercado é organizado e tem vida útil. Além dos espaços destinados à venda de artesanato e outras coisas – como manteiga de garrafa – pode-se comer e beber ouvindo uma boa música regional.

IMG_4099Já que estamos no período natalino, intervalo de tempo em que são programadas as famosas confraternizações de Natal, podemos dizer que este movimento que ocorre nas tardes dos sábados no Mercado de Gravatá se configura em uma  grande confraternização espontânea, dada à sua diversidade e espontaneidade.

Pessoas das mais distintas classes sociais – intelectual e financeira –  mesmo sem se conhecerem dividem o espaço com o propósito apenas de se divertirem. O local também é um retrato fiel da nossa região, ou seja: É  A CARA DO NORDESTE BRASILEIRO.

IMG_4110Neste sábado quem animou o encontro foi o talentoso e simpático  Zinho Santana – vocalista da Banda Expresso Jovem Guarda. Veja o vídeo:

No meio da festa nossas lentes registraram alguns vitorienses que, assim como nós, participavam da festa. Além do trio “parada dura” (Edinho, Johnny e Giuseppi) também encontramos  o amigo Diretor da Rádio Vitória FM, Andre Ângelo.

IMG_4116IMG_4096Portanto, sem sombra de dúvida, podemos dizer que o movimento que ocorre nas tardes do sábado no Mercado de Gravatá é uma ótima opção de lazer para quem gosta de conviver em harmonia com a chamada diversidade cultural.

IMG_4098       IMG_4119 IMG_4121 IMG_4122 IMG_4123