
Na noite do sábado (09) na Petiscaria KIKO, na Matriz, nossas lentes registraram o talentoso artista vitoriense, Ewerton Di Paula, fazendo a festa com seu rico repertório de MPB – Música Popular Brasileira. Veja o vídeo:
Arquivo da categoria: Editorial
Estátua de Padre Renato: data alterada.
Na noite da sexta (08), no Pátio da Matriz, encontrei com o amigo Pedro Queiroz. Disse-me ele: “aquela informação que lhe repassei com relação ao dia da inauguração da estátua do Padre Renato, foi alterada para o sábado, dia 16 de janeiro”.
A novidade da SAUDADE para o Carnaval 2016.

Depois de várias consultas, muita matemática e algumas ponderações, resolvemos mudar. Refiro-me à forma da distribuição da bebida no desfile carnavalesco da SAUDADE. Este ano – CARNAVAL 2016 – não teremos a tradicional equipe de garçons servindo os associados, durante o percurso.
Estamos mudando para melhorar, não para economizar. Muito pelo contrário: só no item whisky, mesmo com a economia do custo dos garçons, estamos multiplicando por dois o nosso investimento. Passamos a oferecer uma marca de bebida que é mais cara – TEACHERS. Por incrível que pareça, é na versão PETACA (popularmente conhecida por PETECA ou PETEQUINHA) onde o líquido da bebida tem o valor mais alto, justamente por conta da embalagem plástica.
Estamos explicando aos nossos vendedores autorizados, para que os mesmos repassem a informação aos associados e compradores dos KITS. Até o presente momento, todos que tomaram conhecimento do novo formato, aprovaram a mudança, isso porque, ela (mudança) democratiza a distribuição. O vídeo abaixo foi gravado na tarde do dia 06 de janeiro, na Rádio Vitória FM, por ocasião de uma entrevista minha, sobre carnaval, onde tive a oportunidade de explicar o “passo a passo” do novo formato de distribuição da bebida na SAUDADE.
Para encerrar, gostaria de lembrar aos internautas, sobretudo aos foliões vitorienses, que os kits promocionais da SAUDADE, com preços do primeiro lote, se encerrarão no sábado, 16 de janeiro. Sendo assim, não deixe para comprar depois, com preço de segundo lote.
Serviço.
Kit saudade – até o dia 16 de janeiro de 2016.
À vista – R$ 64,00 ou em 5 vezes de R$ 14,00 no cartão de crédito.
Orquestra Super Oara
Trio Asas da América.
Na saudade!! Você sabe: A GENTE BRINCAR MELHOR.
Entrevista: O CARNAVAL DA SAUDADE.
Na tarde ontem (06), na Rádio Vitória FM, no programa do amigo comunicador Francisco Lima utilizei-me do microfone para falar de carnaval, em particular da nossa agremiação (SAUDADE). Além das atrações musicais – Trio Asas da América e Orquestra Super Oara – falamos também do preço do kit – R$ 64,00 à vista ou em 5 vezes de R$ 14,00 no cartão – e da pequena mudança que ocorrerá na logística da distribuição da bebida, servida aos associados durante o desfile. Gravamos parte da entrevista. Veja o vídeo:
Na ocasião, além do apresentador Chico Lima, também encontrei a comunicadora Sônia Chakrian. Sônia, aliás, é bom que se diga, foi uma das primeiras profissionais a pilotar um programa na, então, recém-criada Rádio Vitória FM, lá na década de 80.

Amanhã (sexta-feira (08), portanto, a convite da comunicadora Sônia Chakrian, participarei do seu programa – de segunda à sexta das 12h às 13h na Rádio Vitória FM – para falar do Carnaval 2016, na Vitória de Santo Antão e da Agremiação SAUDADE.
Uma trinca de sujeitos importantes.

Na manhã de ontem (06), ao chegar à recepção do Engarrafamento Pitú, encontrei uma trinca de pessoas amigas. Marcelo Valença, proprietário do Trio Asas da América, natural da cidade de São Bento do Una, em função da sua atividade comercial aqui na cidade, há mais de duas décadas, é tão conhecido por aqui que mais parece ter nascido nas Terras Antonenses.
Já com relação à dupla Arijaldo Carvalho e Toni Almeida, ambos vitorienses da “gema”, hoje, ausentes da terra natal por questões profissionais, não mais desfrutam, por aqui, do grande círculo de amizade de outrora, mas, com toda certeza, continuam sendo muito queridos e prestigiados na República da Cachaça. Aliás, é bom se diga que são duas boas referência da nossa terra no mundo da comunicação pernambucana, atividade que exercem há mais de trinta anos.
Sete de janeiro 2015/2016, um ano.

Aconteceu do outro lado do Atlântico. Nada impede que venha a acontecer entre nós. Falo do atentado ocorrido no dia 7 de janeiro de 2015 em Paris contra o “Charlie Hebdo”; um atentado à liberdade de expressão. CHARLIE é o diminutivo de Charles (Carlos) que significa homem livre, homem do povo; hebdo, abreviação de hebdomadaire, (hebdomadário=semanal; jornal de tiragem semanal). Após o atentado criou-se a expressão “je suis Charles” ou seja eu sou Carlos que expressa solidariedade aos mortos no atentado do dia 7 de janeiro de 2015 e sobretudo à liberdade de expressão.
Um ano se passou e convenhamos, bem rápido. Durante o ano de 2015 presenciamos e vivemos momentos trágicos no Brasil: “degringolagem” da economia, acidente ecológico em Mariana, aumento de queimadas, principalmente na região amazônica, podridão na política, aumento das taxas de desemprego e de inflação.
Chamou-nos também a atenção, as tentativas do governo do PT, não só no ano passado, contra a liberdade de imprensa, que graças ao bom senso soçobraram. É esse tipo ou modelo de atentado que não usa explosivos, nem balas, que nos amedronta e deve nos manter vigilantes.
Sem entrar no mérito, por prudência, a imprensa local, da “República das Tabocas”, é vítima constante de atentados que amedrontam, constrangem e cerceiam a liberdade de expressão.
Rememorando esse trágico atentado à imprensa francesa (mundial) sejamos todos Charlie; solidários na luta em prol da liberdade de imprensa. “Je suis Charlie” = eu sou Carlito (Carlinho); eu sou liberdade, eu sou imprensa livre, eu sou blogueiro livre…
Pedro Ferrer
Troça Carnavalesca Companhia dos Monges em Folia.

Na tarde de ontem (06) recebi um presente do amigo Léo – Colunista do Blog do PIlako. Como todos sabem, Léo é o presidente da Troça Carnavalesca Companhia dos Monges em Folia. Além de ser a agremiação carnavalesca que mais promove reunião durante o ano, “OS MONGES” também é uma das mais organizadas. O tema dos “MONGES” deste ano (2016) é: “O BARRIL”.
Mais uma vez a Troça Carnavalesca Companhia dos Monges em Folia fará seu cortejo saindo da Rua Imperial na direção da Igreja do Rosário para, depois das devidas homenagens, “IMPRETERIVELMENTE”, às 21h32 começar seu tradicional desfile pelas principais ruas da Vitória. Para adquirir sua camisa, basta entrar em contato com os membros da Diretoria dos Monges.
Momento Cultural: ENERGIA – VIDA DO COSMO – por MELCHISEDEC
Energia Absoluta – É a força que movimenta e equilibra todos os corpos no espaço. Além do oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, o ar está impregnado de uma Energia Absoluta que penetra todas as formas, desde a mais elementar vida vegetativa até a mais elevada vida humana. Essa energia emana do sol e penetra pelos centros nervosos do ser humano e vai alojar-se no “plexo solar”, capacitando-o a produzir trabalho.
A Energia Absoluta contém um terço de ar, movendo-se em círculo, estabelecendo um movimento rotatório que dá origem ao movimento dos corpos no espaço, impulsionando-os para cima e para baixo. Da ação das forças centrífugas e centrípetas, resultam o equilíbrio dos corpos no espaço. A superabundância dessa Energia atua sobre a matéria viva, através dos plexos gerando uma substância fluídica que é a parte essencial da célula produzindo o plasma celular.
Pela atuação da Energia Absoluta, nas regiões onde se assentam os plexos e pela precipitação da força nervosa, é que se dá nas células desses centros nervosos, a operação que produz as diferentes condições ou processos de fixação, para que a energia se desprenda do corpo físico.
Energia Vida – É uma grande força penetrando o espaço, que se propaga em forma de vibração, que dá existência a todas as coisas criadas. É o Átomo Centelha que emana dos Cosmo e que habita o ser humano. Esse Átomo Centelha de Vida é o princípio original da verdadeira manifestação do homem.
Essa Energia em seu contato com os planos da manifestação cria uma condição que lhe é inerente. Essa condição é a consciência, cujo os atributos não podem ser anulados nem destruídos.
Energia Mente – É uma forma de energia que está presente nas manifestações dos seres vivos. Toda vida manifestada na matéria é o resultado da mente. A função mais elevada da mente que conhecemos é a Razão, que imprime no ser humano, condições especiais de equidade, bom senso e justiça.
E energia mente é a força que movimenta uma corrente de energia emanada do cérebro.
(VERDADES FUNDAMENTAIS – MELCHISEDEC – pág. 57 e 58)
Momento Cartório Mais

Internauta J.S.Machado comenta no blog
Tenho observado há bastante tempo a situação dos semáforos instalados pela AGTRAN. Boa parte do semáforos instalados em nossa cidade não tem cumprido o papel básico para o qual deveriam ser destinados, ou seja: melhorar a qualidade do trânsito, com segurança e fluidez. Sempre que ocorre alguma pane em alguns semáforos, observa-se uma notória e significativa melhoria no trânsito daqueles locais onde estão instalados. Já onde estão corretamente aplicados, como nos cruzamentos da Av. Mariana Amália por exemplo, ocorre exatamente o contrário. Em frente ao Hiper Todo Dia foi instalado um sistema de semáforos que desde o início de sua operação gerou engarrafamentos diários e quase constantes, tendo seus picos na primeira metade da manhã e no fim da tarde. O referido sistema esteve sem funcionar por mais de um mês e o estrangulamento naquele local simplesmente sumiu, deixando o trânsito com uma incrível fluidez. Hoje ao retornar do Recife por volta das 17:00h fui surpreendido com o maldito engarrafamento , e logo desconfiei de quem seria o culpado, e não deu outra: consertaram o bexiguento e o caos voltou à “normalidade”. Será que só eu percebi isso, ou os cérebros da AGTRAN estão em estado de coma?
J.S.Machado
Padre Renato: uma estátua em tamanho real.
Recentemente, no Pátio da Matriz, saboreando algumas espigas de milho verde, bati um alongado papo com o amigo Pedro Queiroz. Como todos sabem, Pedro é bom de papo. Com ele se conversa de tudo. De parto de raposa à explosão nuclear.
Muito bem, foi através dele que tomei conhecimento que na próxima semana – exatamente no dia 12 – ocorrerá uma bonita homenagem ao Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti – mais conhecido por Padre Renato.
Em uma das extremidades da Praça Dom Luis de Brito, próxima à Igreja Matriz de Santo Antão, será erigido um monumento com a imagem (em tamanho real) do Padre Renato. Como bom paroquiano, admirador e liderado do Padre Renato, o amigo advogado Pedro Queiroz redigiu um texto para homenageá-lo. No monumento, por uma questão de espaço, será exposto, apenas, parte do texto abaixo. Segue, portanto, em primeira mão, a bonita homenagem prestada ao Padre Renato pelo amigo Pedro Queiroz.
Homenagem Honorífica ao Monsenhor RENATO DA CUNHA CAVALCANTI, após uma tragetória exemplar de 52 anos, à frente desta Paróquia de Santo Antão, nestas paragens tão cheias de brasilidade, onde nunca se põe, no sentimento do povo vitoriense, o sol libertário do monte das tabocas e, aqui, nestas mesmas terras, cobertas como ontem, pelo verde dos canaviais em que uma roda d’agua marcava, em compassos de riqueza, o apogeu do engenho banguê, escutando o lamento triste do negro cativo, o batuque nostálgico das senzalas, com que se houve com elevação e dignidade, desde o dia 31 de março de 1963, data de sua chegada, até o seu falecimento, em 02 de maio de 2015.
Familiares, amigos e o povo vitoriense, através desta escrita, de autoria do Dr. Pedro Queiroz, além do Poder Executivo Municipal, representado pelo Prefeito Elias Lira, adotam esta ato de reconhecimento à personalidade e ao caráter sem jaça de quem soube ser, verdadeiramente, PADRE na absoluta extensão de sua etimologia, tornando-se oferta de sacrifício e aceitação de desafio, trabalho e respeito, exemplo de consagração integral à vida sacerdotal, servo absoluto de DEUS, filho exemplar, irmão generoso, amigo fiel, pai edificante de toda a comunidade, personalidade e conduta retilíneas, sinceridade e honradez nas 24 horas do dia. Padre Renato, além de evangelizador, resgatou para o nosso município a notável vida cristã de Santo Antão, o nosso padroeiro, quando pesquisou e escreveu, com detalhes, a vida do santo do deserto. O jurista, dentro do seu universo, consegue clarear o direito da pessoa; o médico, fiel aos conceitos sempre revisáveis da ciência, prescreve ao cliente o remédio para o seu corpo; o engenheiro, de acordo com o progresso da técnica, poderá abrir novas estradas para maior facilidade dos homens. O sacerdote porém proclamará a qualquer hora, em qualquer parte da terra o seu direito na eternidade; indicar-lhe-á o remédio para a alma e construirá a grande estrada que o levará à Divindade. Veni, vidi, vici – vim, vi e venci – poderá dizer o Monsenhor Renato, que não foi homem pântano, pelo contrário, foi homem trigo, como bem assinala o Evangelho de São João (12-24) “em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto,” pois quem está a serviço de DEUS, da Pátria, da Ciência e das Letras, não há aposentadoria nem tem remate, enquanto se vive. O apóstolo Paulo deve ter reservado, também, para o Monsenhor Renato, suas reflexões: “combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” Vitória de Santo Antão, 12 de janeiro de 2016.
Pedro Queiroz
Reunião da ABTV: tudo pronto para a 5ª Feijoada da ABTV
Na noite de ontem (05) a Diretoria Executiva da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – promoveu mais uma reunião em sua sede, localizada no bairro do Livramento. Na ocasião, entre outras coisas, foram realizados os últimos ajustes relacionados ao evento intitulado: 5ª FEIJOADA DA ABTV. A entidade carnavalesca prestará cinco homenagens.
Carnaval 2016

Batendo papo no pátio da Matriz, um amigo sapecou-me: e aí Pedoca, o que espera do carnaval? Será animado?
-Claro que será, respondi de supetão.
Repito, será ótimo. Perdemos cantor, perdemos vigário, perdemos escritoras. Uns mais que outros ligados aos festejos momescos, mas nada que anuvie nossa alegria e nossa capacidade de fazer carnaval. O vitoriense não precisa do poder público para brincar; aliás, quanto mais organizado, pior fica. Mais, tem mais: quanto maior a inflação, o desemprego e a esculhambação política, mais “nós brinca”. Este ano tudo é mais: mais confetes, mais serpentinas, mais fantasias, mais PITÚ, mais mulheres/homens, mais músicas, mais alegria. Faremos, com certeza, um carnaval melhor que aqueles da época dos nossos pais e avós, melhor do que o do ano passado e inferior a 2017. Estamos vivos, coloquemos os clarins e as orquestras para tocarem, os atabaques, surdos e pandeiros para retumbarem e vamos festejar o Rei Momo.
Sábado, já teremos o É TESÃO dando seu primeiro berro na cascatinha do Daniel e a ABTV pulando na Gamela. Participe, depois não venha choramingar: “o carnaval foi fraco”…
Pedro Ferrer
Amparo Fest: MAIS UMA EDIÇÃO.

Nos dias 23 e 24 de janeiro, mais uma vez, acontecerá o Amparo Fest. Segundo os organizadores – Fabio e Sandro – a festa, entre outras coisas, tem por objetivo levar alegria e animação ao bairro do Amparo e circunvizinhos, assim como valoriza os talentos da terra e, claro, “esquentar” o carnaval 2016.
Maestro Ulisses: grande contribuição ao secular carnaval da Vitória.
Por ocasião de uma reunião promovida pelo Lions Clube, Núcleo Zito Mariano, ocorrida meses atrás, no Prédio da Associação Comercial, fiquei sabendo de algumas histórias ocorridas em nossa cidade, lá nas décadas de 60/70.
Pois bem, para os vitorienses com um pouco mais de cinquenta anos e que participaram ativamente do nosso grandioso carnaval, o nome do Maestro Ulisses lhe é bastante familiar. Professo Ulisses, como assim também era conhecido, marcou época aqui na nossa cidade. Natural da cidade de Belo Jardim, durante mais de uma década, o Maestro Ulisses, juntamente com seus músicos, se configurou como verdadeira atração nas festas MOMESCAS Vitoriense.
Os senhores Valdir e João Torres, ambos também filhos naturais da cidade de Belo Jardim, pertenceram ao esquadrão musical do Maestro Ulisses. Contou-me Valdir, hoje tem sessenta e cinco anos, que os carnavais da Vitória nunca saíram da sua cabeça: “tocar em Vitória era a melhor festa para nós”, disse ele.
Nosso bate papo carnavalesco começou quando ele perguntou-me sobre o Hotel Fortunato. Disse ele: “fiquei hospedado muito vezes ali. Saia lá de Belo Jardim de trem para passar os quatro dias tocando no carnaval daqui”.
Disse-me ele que naquele tempo quando a orquestra do Maestro Ulisses tocou, pela primeira vez, a música “Jesus Cristo”, do Rei Roberto Carlos, em ritmo de frevo, em plena folia, foi o maior comentário por parte da comunidade católica da cidade. Disseram: “QUE FALTA DE RESPEITO COM JESUS.”
Também falou Valdir que certa vez, um pessoal da PITÚ – não soube dizer os nomes – chegou na hora do almoço no Hotel Fortunato com um disco de vinil (compacto) contendo um jingle da Pitú e pediram ao Maestro Ulisses para tocar na apresentação de rua da orquestra. Professor Ulisses, com toda sua calma e humildade disse assim: “deixe eu escutar“. Depois colocou um pouco de suspense: ” é… vamos vê se dá para fazer!”. Após o almoço, fez a partitura para todos os instrumentos, promoveu um pequeno ensaio e fez o maior sucesso na apresentação da noite.
Portanto, eis ai, alguns “recortes” da marcante contribuição do Maestro Ulisses ao carnaval da Vitória. Particularmente, não lembro dele atuando mas, certa vez, em um carnaval fui apresentado a ele na casa do meu Tio Romildo Mariano, que aliás, era um grande fã e reconhecedor da importância do seu trabalho para o Carnaval da Vitória. Sendo assim, fica aqui esse pequeno registro de gratidão ao Maestro Ulisses pela sua ímpar contribuição ao nosso secular carnaval.
No próximo sábado já tem carnaval.
Em função do “apertado” calendário carnavalesco de 2016 o tradicional evento intitulado (5ª) Feijoada da ABTV será realizado mais cedo. Mas, independente de qualquer coisa a festa manterá o modelo e o sucesso dos anos anteriores.
O peculiar encontro carnavalesco, entre outras coisas, tem como objetivo reunir os diretores de agremiações carnavalescas da cidade, homenagear pessoas que contribuíram e que ainda contribuem com nosso secular carnaval e dá, de cera forma, o PONTA PÉ OFICIAL DA FOLIA DE MOMO NA REPÚBLICA DA CACHAÇA. Portanto, vamos participar!!!
SERVIÇO
5ª Feijoada da ABTV
Restaurante Gamela de Ouro
Próximo sábado – 09 de janeiro
A partir das 11h
Preço da pulseira/ingresso – R$ 15,00 – com diretores de blocos – kiko Petiscaria – Galema de Ouro
Obs: Direito a Feijoada.
Fragmentos

Não há melhor agasalho
que o abraço da pessoa amada.
Sosígenes Bittencourt
Pierre: sempre será lembrado pela nação GIRAFEIRA.
Por ocasião do funeral do artista vitoriense Pierre, ocorrido na última segunda-feira de 2015, registramos, na frente do cemitério, em meio a multidão, músicos locais executando a principal música da Agremiação “A GIRAFA”, música esta, inúmeras vezes interpretada de cima do trio elétrico pelo inesquecível Pierre.
No último dia do ano o Boi Dela promoveu sua tradicional Prévia Carnavalesca na Matriz.

Na tarde do último dia do ano a Agremiação Carnavalesca BOI DELA promoveu, pelo quinto ano consecutivo, sua tradicional Prévia Carnavalesca no Pátio da Matriz. Com mesa de frutas tropicais, bebida gelada e animado por 100% de Frevo, a diretoria da agremiação anunciou que 20º desfile, em 2016, será inesquecível. Veja o vídeo.
A tradicional confraternização da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória.
No apagar das luzes de 2015 os membros da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – promoveram a sua tradicional confraternização. O encontro festivo ocorreu no Restaurante “Tô Aqui no Trabalho”, localizado às margens da Avenida Henrique de Holanda. Como sempre, Dona Margarida “emprestou” sua bela voz para lembrar as tradicionais musicas do Carnaval de Pernambuco. Veja o vídeo:






