RETROSPECTIVA VITORIENSE 2015: Fatos Marcantes e Sociais

MARCANTES

jan

PASSAGEM DOS 110 ANOS DO ANJO DA VITÓRIA

18No dia 27 de janeiro uma das sete maravilhas da nossa cidade, O Monumento Anjo da Vitória, erigido na Praça 3 de Agosto completou 110 anos. A Agremiação carnavalesca SAUDADE homenageou a passagem da data no seu desfile.

fe2

TRÁGICO ACIDENTE

19Na manhã do domingo, primeiro de fevereiro, um trágico acidente ocorrido no trecho entre as cidades da Vitória e Escada interrompeu a vida dos jovens Elias e Jefferson. O  funeral e o  sepultamento dos dois ocorrido na manhã da  segunda-feira (02) reuniu uma verdadeira multidão e foi marcado por muita dor e emoção.

MAI

MORTE DE Dra. DIVA

20Vítima de um infarto na manhã do domingo, 17 de maio,  ocorrido em sua residência, no bairro da Matriz, faleceu a vitoriense Diva Holanda. Filha do ex-prefeito Manoel de Holanda, a doutora Diva era uma  figura de destaque na sociedade vitoriense.

JUN

MORTE PROFESSORA EUNICE

21Após um período doente, faleceu na cidade do Recife a presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, entidade que dirigiu por mais de duas décadas. O corpo da Professora Eunice Xavier foi velado no Salão Nobre do Instituto Histórico e sepultado no Cemitério Local.

AGO

COMEMORAÇÃO DOS 370 ANOS DA BATALHA DAS TABOCAS.

22Os vitorienses comemoraram a passagem dos 379 anos da Batalha das Tabocas. Dentro das tradicionais homenagens destacamos a Sessão Solene promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico da Vitória.

SET

PROTESTO 7 DE SETEMBRO

23No dia sete de setembro, feriado dedicado ao dia da Independência, a ativista social,  Márcia Costa, realizou  protesto  em frente ao palanque das autoridades, reclamando da má administração do prefeito Elias Lira.

SET

MORTE DE JOTA MENEZES

24Vitima de câncer, faleceu no dia 24 setembro o comunicador Jota Menezes. Seu corpo foi velado na Câmara de Vereadores e o cortejo fúnebre até Cemitério local,  foi marcado por várias homenagens de populares e dos colegas da imprensa.

OUT

ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR

25Após intensa campanha de rua, foi realizada nas dependências do Colégio Municipal 3 de Agosto a eleição para escolha dos novos Conselheiros Tutelares. A votação foi marcada por grandes filas e muita indignação de eleitores e candidatos.

OUT

GAZETA DA VITÓRIA

34No início do mês de outubro, editado pelo articulado Everton Alambergue,  começou  a circular na Vitória de Santo Antão a  primeira edição  jornal intitulado: Gazeta da Vitória.

OUT

MORTE DE GILDO ALVES

27No dia 22 de outubro a cidade da vitória recebeu a noticia do falecimento do comunicador Gildo Alves, também conhecido por Gildo Propaganda. Gildo, além de ser um profissional versátil, se notabilizou na sua profissão através das chamadas Nota de Falecimentos.  Gildo Também exerceu um mandato parlamentar na Casa Diogo de Braga, local onde seu corpo foi velado.

OUT

70 ANO DE “3 DE AGOSTO”

28No dia 13 de outubro o Colégio 3 de Agosto completou 70 anos. Sob a coordenação do dinâmico diretor José Batista ocorreu uma  série de eventos para marcar a passagem da importante data comemorativa. Desfile cívico, culto, missa,  sessão solene e jantar promovido pelos ex-alunos foram algumas das atividades desenvolvidas.

OUT

10 ANOS DA AVLAC

29Com três importantes atividades: Missa de Ação de Graças, lançamento da Antologia e Sessão Solene no Teatro Silogeu, a AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência marca passagem de uma década de atividades culturais.

NOV

65 ANOS DO INSTITUTO

30No dia 19 de novembro o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória comemorou a passagem dos seus 65 anos de fundação, promovendo uma Sessão Solene. Na ocasião o presidente da casa, professor Pedro Ferrer, realizou  a devida prestação de contas do ano.  A palestra da noite foi proferida pelo   arquiteto José Luiz Mota Menezes, presidente do Instituto Arqueológico de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Letras.

DEZ

MORTE DE PIERRE

31No domingo, dia 27 de dezembro, a população vitoriense, sobretudos às pessoas que gostam do carnaval, receberam a triste notícia da morte do cantor Pierre. Artista profissional desde os quinze anos Pierre se notabilizou na cidade através da Agremiação Carnavalesca “A Girafa”. Em todo  Estado, ele era conhecido como Pierre, a Pressão de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *