EDUCAÇÃO MUSICAL – Um caminho paralelo a alfabetização infanto-juvenil. (PARTE 8)

Se fosse solicitado ao Corpo Discente infanto-juvenil, que durante o período de sua saída entre a residência e a escola, observassem aos detalhes ocorridos e as diferenças de sons e ruídos, que existem e as sua origens. Pode até parecer um pouco estranho a forma deste trabalho, desta abordagem, no entanto, as respostas obtidas pelo Corpo Discente infanto-juvenil, onde apesar de não ser totalmente iguais, pois cada aluno expressaria uma abordagem diferente do que haviam observado, absorvido e percebido. Ao discutirmos e trabalharmos em sala de aula, enriqueceria mais uma vez a temática dos futuros pesquisadores.

Digamos que um grupo de alunos abordaram a poluição sonora, oriunda dos carros de propagandas nas vias urbanas, onde cada um estava com o volume do  som mais alto do que o outro, das buzinas das motos, dos carros, dos ônibus, das bicicletas, dos caminhões. Outros perceberam sons instrumentais que estavam vindo da direção de uma escola de música perto do centro da cidade. Outro fato curioso foi de outro grupo, que ao passar em uma rua, havia um homem tocando um violão, que tinha um som meio triste. Outro grupo observou muitas pessoas conversando nas calçadas, e, andando rápidas também, onde algumas pessoas conversavam alto e, outras bem baixo, e, não era possível entender a pronúncia. Observamos a Educação Musical e o trabalho da Geografia Populacional e Urbana em ação, no momento de uma pesquisa de campo direcionada a abordagem musical. A observação do grupo que abordou o som meio triste do violão, revela como a percepção musical em meio a conturbação sonora em um centro urbano, pode apresentar resultados satisfatórios para ser trabalhado em sala de aula. Então acreditamos, que podemos aproveitar situações multidisciplinares para o trabalho da Educação Musical e a Educação Escolar Regular.

João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

Aventura futebolística: Jogo do Brasil na Arena Pernambuco

IMG_7055
Depois de empenhar a palavra ao meu filho Gabriel, de que iria com ele assistir a partida de futebol entre o selecionado Brasileiro e o urugauaio, na Arena Pernambuco, não tive outra opção, tive que comparecer, apesar de saber que participar de um  evento dessa natureza é, sem sombra de dúvidas, uma aventura.

Antecipadamente, pela internet, paguei o estacionamento (R$ 40,00) na Arena. Também de maneira antecipada fui obrigado ir ao Recife pegar o “Tal” adesivo para colocar no para-brisas, para só assim poder passar “na tal” barreira da Polícia Rodoviária Federal.

Muito bem, na teoria e na internet tudo funcionou. Mas, infelizmente, “fui obrigado” a pagar R$ 30,00,  ao “guardador” de carro, “dono” do acostamento da BR, simplesmente por não ter conseguido acessar o estacionamento da Arena, face ao estrondoso engarrafamento. Ficou provado, mais uma vez, que existiu algo de errado no planejamento estrutural, assim como na condução das estratégicas no que diz respeito à mobilidade para os eventos de grande porte ocorridos na Arena, apesar da mesma, haver sido construída para esse fim. Já com relação à sinalização e organização dentro do estádio, tudo perfeito, mesmo em dia de recorde de público.

IMG_7072IMG_7089
Nas cadeiras, quase 46 mil torcedores. Para esse tipo de partida observa-se um perfil de público bem diferente dos tradicionais jogos de futebol, ocorridos em solo pernambucano onde a maioria dos  torcedores preferem brigar, ao invés de torcer.

Registramos a tradicional ôla. Veja o vídeo:

A torcida brasileira, confiante e animada como sempre, cantou o hino com vibração. Veja o vídeo:

Em vário momentos os gritos que tomaram conta do estádio foram palavras de ordem contra o governo da presidente Dilma e Partido dos Trabalhadores (Fora PT). Veja o vídeo:

Apesar da euforia inicial, onde a seleção brasileira marcou um gol aos quarenta segundos, a partida terminou empatada (2×2). Para finalizar, gostaria de dizer que não enfrentei engarrafamento na saída, pois retirei-me do estádio na metade do segundo tempo da partida.

 IMG_7066  IMG_7088

Ozias Valentim: mesmo com a sua assinatura, nada mudou.

Não obstante a gestão do Governo de Todos manter-se no poder por oito anos, os porcos e os animais de grande porte continuam circulando livremente pelas vias públicas da cidade. Na manhã da quinta (24), por exemplo, nossas lentes registraram porcos às margens da movimentada Avenida Henrique de Holanda.

porco
Segundo informações o secretário de Governo, Ozias Valentim, já assinou documento na Promotoria se comprometendo na retirada dos bichos. O fato concreto é que, mesmo com a assinatura do representante da prefeitura no documento, nada mudou. Para Ozias, que senhora em ser candidato a prefeito nas próximas eleições isso é ruim. Primeiro:  ele demonstra falta de capacidade gerencial. Segundo: sua assinatura no Termo de Compromisso não valeu de nada, ou seja: Ozias é ruim de honrar compromisso.

ozias-valentim-02Sendo assim, mesmo a contragosto serei obrigado a abrir a “Jaula do Elias” e zerar o contador do blog.

Para o Brasil mudar, precisamos cobrar de todos começando pelos vereadores e prefeitos.

No período que compreendeu os anos de 2013 e 2014, momentos de muitas discussões políticas no nosso país, inclusive com a participação popular – jornadas de junho e Copa do Mundo – avaliamos, naquela ocasião, que o maior legado deixado aos brasileiros,  em virtudes daquelas convulsões sociais, foi o aumento na percepção política/administrativa, algo inimaginável em outras épocas, afinal sempre fomos o “país do futebol e do carnaval”.

Em função da operação Lava-Jato,  que recentemente completou dois anos que foi instalada, o povo brasileiro está tendo outra ótima oportunidade, por assim dizer, de avaliar o comportamento dos nossos lideres políticos nacionais, assim como às relações “promiscuas” entre  os atos políticos/administrativos vinculados à condução das campanhas eleitorais do Poder Central e seus aliados,  nos mais diversos estados da federação.

Via de regra a maior parte das enérgias gastas pelos nossos gestores, nas mais diversas esferas do poder, são para formatar esquemas de como roubar o dinheiro do povo passando a impressão, claro,  de estar trabalhando em prol do povo, algo, em certo ponto, até desafiador e estimulante, na medida em o “jogo” rende alguns milhões de reais.

Pois bem, engana-se quem pensa que essa “brincadeira”, tal qual acontece na Petrobrás/empreiteiras/Brasília, seja algo estranho e distante dos governo estaduais e prefeituras espalhadas pelos quatro cantos do Brasil. Certa vez, disse o advogado Mário de Oliveira Filho, defensor do lobista Fernando Antônio Falcão Soares, o Fernando Baiano,  implicado até o pescoço na Operação Lava Jato:  “O empresário, se porventura faz alguma composição ilícita com político para pagar alguma coisa, se ele não fizer isso, não tem obra. Pode pegar qualquer “empreiteirinha” e prefeitura do interior do país. Se não fizer acerto, não coloca um paralelepípedo no chão”

http://nilljunior.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/10/35.jpg

O brasileiro, de todas as regiões, quer seja das cidades grandes, médias ou pequenas precisam  começar a questionar os atos dos governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores, ou seja: como essas relações  são  materializadas, de fato, “debaixo do nosso nariz”?

Hoje pela manhã, por exemplo, ao sair da minha residência, localizada no bairro do Cajá, dei de cara com uma situação curiosa  na rua aonde moro– Jornalista Célio Meira – que, indiscutivelmente, há mais de um ano não  “viu uma vassoura”. Aliás, o mato parece já estar brotando do asfalto como se fosse algo, absolutamente normal.

mato
Ora! A prefeitura da Vitória tem um contrato celebrado com a empresa LOCAR, dessa operação deriva milhões de reais por ano  para varrer e limpar as ruas da cidade e porquê  é, então, que essa rua, há mais de um ano não é varrida?

Para o Brasil mudar e melhorar, precisamos cobrar de todos, começando pelos nossos  vereadores e prefeitos. Estamos vivenciando um  momento histórico na República do Brasil. Vamos acordar!!

Eleições 2016: almoço com política.

almoçoNa hora do almoço de ontem (22), juntamente com o amigo jornalista José Edalvo, participei de um encontro  promovido pelo pré-candidato a prefeito José Manuel de Souza, popularmente conhecido por Zé Catinga. Logicamente o “cardápio” não poderia ser outro: política e eleições municipais 2016.

Evidentemente, fui provocado a emitir opiniões. Aliás, basicamente tudo que disse lá, realçando o cenário político local, já é do amplo conhecimento dos internautas que me acompanham, uma vez que sempre estou “falando” de maneira pública aqui pelo blog.

Sobre a candidatura do amigo Zé Catinga, porém, reafirmei que ela já saiu do campo das hipóteses e já se configura em algo real, na medida em que o próprio (Zé Catinga) viabilizou um partido para disputar (Partido Verde – 43). Não sendo “morto” no nascedouro, contudo, cabe agora,  ao Zé Catinga e ao seu grupo político, procurar os caminhos para se configurar como alternativa viável no pleito.

Na próxima eleição para prefeito na Vitória de Santo Antão, indiscutivelmente um novo ciclo político será aberto. Os “coronéis” Elias Lira e José Aglailson, devido ao impedimento legal, não poderão concorrer ao cargo de prefeito. Na minha opinião, o prefeito Elias Lira não tem interesse em eleger seu sucessor. Ele prefere, por incrível que pareça, “fazer corpo mole” para entregar a prefeitura ao deputado Aglailson Junior, para só assim, ter a certeza que o seu filho, deputado Joaquim Lira, possa ser, sem maiores problemas, o “novo” gestor  da Vitória a partir de 2021, uma vez que o prefeito do PSB também não poderá investir em um candidato da família,  em função da legislação vigente.

Foto: A Voz da Vitória

Foto: A Voz da Vitória

Assim sendo, a polarização entre  os “Liras e os Querávares” tende a se perpetuar no nosso “Condado”. Aliás, isso é  algo que já vem ocorrendo há várias décadas e os eleitores vitorienses de boa fé,  ainda não conseguiram entender que Elias Lira e José Aglailson são os “cabeças” de  um mesmo grupo que apenas fingem ser “inimigos e adversários”  para ficarem se reversando  no poder do “curral eleitoral” chamado  Vitória de Santo Antão. É importante lembrar que ELES SÓ ABREM ESPAÇO PARA OS FILHOS, não promovendo, contudo, algo de mais sublime no regime democrático que  são as NOVAS POSTULAÇÕES e  as mudanças tão necessárias ao regime de escolha popular.

Governo de Todos: o que tá ruim, vai ficar pior…

https://turismoadaptado.files.wordpress.com/2011/02/teatro.jpg

Recebi hoje, dia 22 de março de 2016, às 8:27, um comentário que posto abaixo, enviado pelo senhor Roberto Gomes da Silva.

“Gostaria de saber, por que o prefeito abandonou o CAIC, e por que ele maltrata tanto aquele povo, com uma promessa no tempo de eleição de fazer o asfalto que até agora só tem o início. E o pior Sr. Pilako, até a placa foi tirada com os valores do dinheiro empregado na obra. Por favor dá uma passadinha lá para ver a situação vergonhosa!”

Muito bem, mesmo sem lembrar quem é o senhor Roberto Gomes da Silva, gostaria de solidarizar-me com o seu problema e de toda comunidade do CAIC. Já estive na localidade mais de uma vez e acompanho às reivindicações através das redes sócias. Os moradores da referida comunidade, infelizmente, foram alguns dos milhares que também foram ENGANADOS PELO PREFEITO ELIAS LIRA. O vídeo abaixo, gravado na campanha eleitoral de 2012, onde o atual prefeito estava candidato à reeleição, deixa bem claro que enganou a população. Veja o vídeo:

Se o prefeito Elias Lira estivesse aos vinte anos de idade, ou seja, começando a vida adulta, e, por acaso,  eu tivesse a oportunidade de dar-lhe um conselho, eu diria, para o seu bem,  que na carreira de ator ele teria mais sucesso que em qualquer outra atividade, pois representar é, sem sombra de dúvida, da sua natureza, isto é: ESTÁ NO SEU DNA, NA SUA COMPOSIÇÃO GENÉTICA.

Gostaria de dizer ao amigo que enviou o comentário (Roberto Gomes), que antes  fosse só a Comunidade do Caic que estivesse abandonada. Por incrível que pareça a cidade da Vitória está à deriva, sem comando, sem a presença do Poder Público Municipal.

Sabendo que tinha o direito de concorrer à reeleição, ao assumir a prefeitura em 2009, Elias Lira cuidou de alardear que havia encontrado um ROMBO NOS COFRES DA PREFEITURA. Governou dois anos e meio com o “frei de mão puxado” por conta da “tal crise”,  inventada por ele. Na reta final da primeira gestão do Governo de Todos, Elias usou o microfone da Rádio Vitória FM para dizer que as contas estavam equilibradas e que a cidade iria viver um novo tempo.

Foto: Folha Vitoriense

Foto: Folha Vitoriense

caminhãoAliás, vale lembrar que até alto-falante tocando músicas “animadinhas” foram colocados nos caminhões de coleta de lixo. Elias fez seu “exército” de funcionários contratados repetir alegremente o seguinte mantra: “ o que tá bom vai ficar melhor”.

Reeleito, seu primeiro ato foi reeditar o trabalho semi escravo na cidade ao obrigar os funcionários contratados da prefeitura a trabalharem “por amor a causa”, como também, para “segurar” o lugar.

Naquele momento foi preciso criar uma atmosfera negativa para só assim, mais à frente, poder criar um clima de “prosperidade” para USAR, mais uma vez, o “exército” de funcionários contratados na campanha do seu filho Joaquim Lira, para deputado. Com Joaquim empregado por quatro anos na Assembleia Legislativa do Estado, Elias, na sua cabeça, cumpriu seu papel no comando da prefeitura.

Foto: Blog A Voz da Vitória

Foto: Blog A Voz da Vitória

Nas mais diversas ocasiões, para espanto de alguns, digo que Elias Lira não tem interesse de eleger, no próximo pleito, seu  sucessor. Aliás, já disse aqui pelo blog, que a candidatura do Ozias a prefeito é uma invenção do Elias apenas para não deixar o Paulo Roberto concorrer solto pelo campo da situação. Para Elias, por incrível que pareça,  um dos  piores cenários é ver o Paulo Roberto sentado na Cadeira de prefeito, a partir de 2017.

Mesmo sabendo que o Paulo é portador de uma altíssima rejeição na cidade, em todos os extratos  sociais,  o Elias não quer correr o risco de vê-lo avançar, até porque, o candidato do PSB, o deputado Aglailson Junior,  convenhamos é  outra “marezia”, uma verdadeira “cocadinha de sal”.

Portanto JOGO DUPLO, como já falei, sempre foi o forte do prefeito Elias Lira. Sendo assim,  amigo morador do CAIC Roberto Gomes, daqui pra frente, parafraseando o próprio Elias Lira, prepare-se, pois, infelizmente O QUE TÁ RUIM, VAI FICAR PIOR.

Chico Dentista em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais.

chico
A mais nova piada da cidade tem haver com a epidemia (chikungunya) que aliás, está infernizando a vida dos pernambucanos e principalmente dos vitorienses. Dizem os piadistas que as últimas “pesquisas eleitorais” realizadas no nosso município animou o dentista Francisco de Assis a entrar na disputa para prefeito.

Segundo informações, uma expressiva parcela da população está “chicogunha”. Como o doutor Francisco de Assis é mais conhecido na cidade por Chico, deduziram os analistas piadistas, que a informação repassada pode ser a seguinte mensagem: “CHICO GANHA”. AH TÁ…  AGORA SIM…

EDUCAÇÃO MUSICAL – Um caminho paralelo a alfabetização infanto-juvenil. (PARTE 7)

Ao analisarmos o princípio da aprendizagem linguística e gramatical, podemos perceber que o contexto musical está incluso no que diz respeito, a comunicação e a expressão de cada indivíduo. A Educação Musical na qualidade de ciência, apesar de direcionar para o caminho da Arte dos Sons, contém uma finalidade no trabalho do crescimento intelectual do Corpo Discente infanto-juvenil.

Se estamos trabalhando as formas de orientar e preparar seres humanos, que estão em um período de transformação para o futuro de diversas oportunidades profissionais e intelectuais, a Educação Musical surge na qualidade de caminho paralelo, no que diz respeito, ao aprendizado, ao fortalecimento das novas tecnologias, ao reforço pedagógico existente no Ensino Fundamental I e II. O sucesso deste Corpo Discente que está incluso em um trabalho com música em sala de aula, não ficará apenas em aprender um instrumento musical, mas em adquirir o hábito de pesquisar, de concentração, de trabalho em grupo e individual, de socialização de modo geral. Afinal, a Educação Musical está inclusa nas Ciências Humanas e Sociais.

João Bosco do Carmo.
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

A História da Casa do Pobres será contada em livro.

IMG_7005
Na tarde do domingo (20), através do presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Ferrer, tive o prazer de conhecer o Doutor Salatiel. Com passagem na década de 60 por nossa cidade, por questões profissionais, o Doutor Salatiel é uma pessoa que tem um relativo conhecimento das histórias locais.

Convocado recentemente pelo Monsenhor Maurício Diniz, Doutor Salatiel está concluindo o livro que vai contar a história da Casa dos Pobres. Depois de um trabalho de pesquisa nos arquivos da própria instituição e no rico acervo do Instituto Histórico o escritor pretende deixar registrado, entre outras coisas, à importância da figura do Doutor Mário Castro, jovem advogado católico que foi a figura central dessa importante obra para a cidade da Vitória de Santo Antão. O vídeo abaixo retrata um pouco do nosso encontro,  ocorrido no Pátio da Matriz:

Governo de Todos: sem vergonha na cara

Mesmo depois de oito anos consecutivos no poder, a gestão do Governo de Todos ainda não conseguiu retirar das vias públicas os animais de grande porte (porcos, cavalos, vacas e etc). Apesar do compromisso assumido com Ministério Público Local, na solução do problema, os nossos gestores continuam ignorando as regras básicas de saúde pública.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, as pessoas estão sentenciadas a conviverem com os porcos, seja elas crianças, adultas ou idosas. Na tarde do sábado (19), por exemplo, nossas lentes flagraram transeuntes dividindo com os porcos uma das calçadas da Rua Primitivo de Miranda,  localizada no Centro Comercial.

IMG_6997
Mais adiante, enfrente ao Prédio da Secretária de Defesa do Cidadão, mais uma vez, o cidadão comum fica desprotegido pelo governo comandado por Elias Lira, pois duas enormes porcas se alimenta e promovem a maior sujeira.

IMG_6999

A gestão do Governo de Todos, na  reta final para da pífia administração de oito anos seguidos, perdeu completamente a VERGONHA NA CARA, ou seja: se já não funcionava minimamente razoável, agora é cada um por si e ninguém por todos.

Sendo assim, mesmo a contragosto serei obrigado a abrir a “jaula do Elias” e zerar o contador do nosso blog.

UMA SUGESTÃO PARA A CÂMARA DE VEREADORES

Caro amigo Pilako,

Na cidade de Platina que fica no norte do Paraná, a partir de janeiro de 2017 os vereadores terão como pagamento por seus serviços a importância de R$ 970,00 e o do prefeito que teria seu salário reajustado, também sofreu redução. Neste momento existem mais 27 municípios no Paraná com ações para redução de salários de vereadores e já existem também algumas cidades no Estado de São Paulo com este mesmo recurso.

Mas tivemos recentemente um exemplo negativo próximo aqui a nossa Cidade, foram os vereadores de Caruaru que na calada da noite elevaram seus salários em 60%, matéria inclusive divulgada em outros meios de comunicação.

Espero eu que nossos amigos vereadores de Vitória de Santo Antão, caso já não tenham feito isso na calada da noite não estejam se preparando para tal finalidade, na verdade, seria bom mesmo que eles votassem uma redução em seus vencimentos tendo como exemplo algumas Cidades que já obtiveram este resultado, temos hoje uma realidade totalmente diferente no Brasil, uma crise interminável, e a população ganhando uma miséria, além de tudo isso vendo seu poder de compra reduzido a cada dia, então fica a dica para nossos legisladores.

Já que eles não fizeram nada no atual mandato e principalmente os que se perpetuam a 2, 3ou mais mandatos, seria muito bom vê nas manchetes Vitória de Santo Antão dando este exemplo ao País. Está aí uma sugestão se vocês querem entrar para a história do município, por que se depender de serviços prestados fica difícil alguém lembrar de vocês.

Fiquem atentos ao silêncio de nossos vereadores.

LEITOR DO BLOG

Momento Vitória Park Shopping: a agência da Caixa Econômica Federal já ficou pronta.

IMG_6982

Mesmo com um cenário de desaceleração econômica vivenciado em todo  País, sobretudo no segmento de varejo, onde investimentos estão sendo adiados e até cancelados, o Vitória Park Shopping vem conseguindo tirar do papel seu planejamento de expansão. Semana passada, por exemplo, a direção do shopping concluiu as obras da agência da Caixa Econômica Federal.

IMG_6976 IMG_6977

Segundo informações extraoficiais, o atendimento ao público na  “Agência da Caixa do Shopping” começará ocorrer entre os dias 28 de março a 10 de Abril. Com esta nova operação, indiscutivelmente, pelo menos duas coisas boas irão acontecer.

Primeiro: o aumento considerável no fluxo de pessoas no Centro de Compras o que ensejará  em novos negócios para os lojistas.

Segundo: A população vitoriense e até das cidades circunvizinhas, passará a contar com mais uma opção de atendimento, uma vez que a demanda nos serviços exclusivos prestados pela Caixa Econômica Federal só faz crescer no Brasil e, sobretudo, na nossa região. Eis aí, portanto, uma notícia que é bom para todos.

IMG_6980

90 anos de Seu Elmo Cândido Carneiro – Vitorinha Ferrer.

Por ocasião da festa surpresa para comemorar os 90 anos de Seu Elmo Cândido Carneiro, ocorrida no Engarrafamento Pitú, na tarde da última segunda (14), gravamos depoimentos,  sobre  a auspiciosa comemoração,  com alguns  filhos do aniversariante e também com sua esposa. Hoje  finalizaremos as postagens com o vídeo gravado com Dona Vitorinha onde, entre outras coisas disse: “ ele é muito bom, muito calmo. Não se altera com nada ”. Veja o vídeo:

Palinha do Leo: Juizo Final (Clara Nunes)

Juizo Final (Clara Nunes)
Compositor: Nelson Cavaquinho.


O Sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
Do mal será queimada a semente
O amor será eterno novamente

É o juízo final
A história do bem e do mal
Quero ter olhos pra ver
A maldade desaparecer

O Sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
Do mal será queimada a semente
O amor será eterno novamente

leo

Leo dos Monges

Botão RSB

Ablogpe – Reunião da Diretoria Executiva.

IMG_6984
Na tarde de ontem (17), sob o comando do presidente Lissandro Nascimento, aconteceu mais uma reunião da Diretoria Executiva da ABLOGPE – Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco. O Encontro ocorreu na sede da entidade, localizada na Capital Pernambucana.

Dentre os vários assuntos administrativos, a pauta também teve espaço para as articulações relacionada ao evento nacional  da categoria que ocorrerá na cidade de Belo Horizonte (MG) no próximo mês de maio, onde Pernambuco deverá levar uma boa representação de Blogueiros.

Aluno do SESI/PE é selecionado para estudar na Stanford, nos Estados Unidos

ALUNO DO SESI APROVADO NA STANFORD
Boas notas no boletim, trabalhos extraclasse, voluntariado. Com esse currículo, o aluno Cleyson Duarte, 16 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do programa Educação Básica articulada com Educação Profissional (Ebep), no SESI Paulista, garantiu a aprovação na segunda melhor universidade do mundo, a Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Em julho, o jovem viaja para estudar em um curso de verão na área de ciências. Apaixonado pelo universo e a natureza ao nosso redor, Cleyson tem o grande sonho de se tornar um cientista e trabalhar em pesquisas para ajudar as pessoas. “Sou grato pelo cuidado e proximidade que os professores do Ebep têm comigo, sempre me apoiando e envolvendo em projetos. Noto a diferença e evolução que tive após estudar ao longo desses anos no SESI e SENAI”, afirma o aluno.

“Cleyson é um exemplo e orgulho para todos nós, alunos e professores. Além de um aluno dedicado em sala de aula, principalmente nas disciplinas de Física, Química e Biologia, ele ainda é monitor voluntário do observatório astronômico da Torre Malakoff, no Recife Antigo, e voluntário do Museu de Ciência, no Espaço Ciência, em Olinda. Estamos na torcida para dar tudo certo”, diz a supervisora pedagógica, Maxcelândia Nascimento. Ela lembra ainda que outro fator que facilitou a aprovação do aluno no curso da Stanford foram os conhecimentos da língua inglesa, que Cleyson adquiriu no programa Conexão Mundo, de ensino interativo do idioma com monitores americanos, também oferecido em parceria pelo SESI e SENAI.

CAMPANHA – A universidade ofereceu uma bolsa de 70% do valor do curso, mas o aluno precisa arrecadar ainda a quantia de R$ 7 mil até o final de março, além de dinheiro para alimentação, hospedagem e passagem aérea. Para ajudar nos custos dos estudos, o estudante criou uma campanha na internet, no site realize.me. Quem quiser ajudar, basta clicar na seção “Rumo à Stanford”, e doar o valor que quiser.