Sesi e ABPMP promovem, nesta terça (18), encontro sobre gestão de processos para aperfeiçoar resultados nas empresas

img-20160912-wa00071

A Associação Brasileira de Gestão de Processos de Negócios (ABPMP) e o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) realizam, nesta terça-feira (18), das 8h às 17h, o BPM Day, evento referência nacional em gestão de processos. Sob a temática “Processos e suas conexões”, a 80ª edição do evento vai discutir as modernas técnicas de gestão de processos para melhoria dos resultados organizacionais. O encontro será na sede do SESI, na avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, em Recife. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.abpmp-br.org/bpm-day-pernambuco-18102016/. Mais informações pelo telefone (81) 3412.8475.

“O evento será uma oportunidade para empresários, executivos e profissionais da área realizarem um benchmarking sobre a gestão de processos, essa importante ferramenta para o desenvolvimento de organizações, sejam elas privadas ou públicas”, afirma o superintendente do SESI/PE, Nilo Simões.

Para isso, o encontro apresentará casos práticos de implementação da metodologia de gestão de processos de negócios, também conhecida como BPM, onde cada aspecto da ferramenta será discutido. Entre eles estão: o papel das pessoas, a gestão para aperfeiçoar resultados e como fator para gerar valor para o cliente, a desburocratização de processos para aprovar projetos, a modelagem de processos para otimizar e padronizar projetos de certificação e educação, os benefícios da implantação do BPM em projetos hospitalares. Para finalizar o evento, haverá uma mesa de debate.

O BPM Day Pernambuco também conta com o apoio da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), do Instituto de Gestão de Projetos secção Pernambuco (PMI chapter Pernambuco), do Innovo Group e da Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Pernambuco (ABRH-PE).

Apelidos Vitorienses: BAMBAM ÁGUA

img_1510

Dando continuidade à coluna “Apelidos Vitorienses”, que tem por finalidade revelar a origem do apelido dos vitorienses que são mais conhecidos pela alcunha de que pelo próprio nome, hoje,  revelaremos  a origem do apelido dos senhor Gleidson Carlos dos Santos.

Contou-nos o senhor Gleidson que seu apelido lhe foi dado por uma tia, quando ele ainda era criança. Por gostar muito de assistir um seriado infantil na televisão e identificar-se  com um dos personagens da “família Flintstone”, acabou sendo chamado por “BAMBAM”.

Em função da sua atividade comercial, exercida há mais de 15 anos, o apelido do amigo Gleidson virou marca comercial. “Bambam Água”, hoje, na cidade, é um dos empresários mais estruturados no fornecimento de água, através do caminhão pipa.

Outra coisa curiosa é que ele também adotou, como uma espécie de “logomarca” da sua empresa, uma simbologia de outro seriado da TV, ou seja: a marca do Batman. Alguns dos seus clientes que tem filhos pequenos, inclusive,  também o reconhece como a água do “carro de Batman”.

Portanto, revelamos aqui que o senhor  Gleidson Carlos dos Santos é um vitoriense que é mais conhecido na cidade pelo apelido – BAMBAM ÁGUA – do que próprio nome. Veja o vídeo:

Câmara de Vereadores: tem que melhorar e elevar o debate na nova legislatura.

331-3

Passados alguns dias do pleito eleitoral municipal, na nossa Vitória de Santo Antão, cada um dos mais de 200 candidatos a vereador já pode avaliar com mais precisão suas experiências nas urnas. Alguns “marinheiros de primeira viagem” certamente já devem ter notado que ganhar nesse jogo não é fácil.

Além das regras formais serem excludentes, pois as manipulações e preferências partidárias já desequilibram o jogo na hora da “partida”, o eleitor também não ajuda na hora de escolher. Numa linguagem mais profunda lembramos que também existe a “ditadura da maioria”. Ora! Nem sempre a maioria está certa! Nem sempre a regra escolhida pelo maior número de congressistas representa o caminho mais acertado.

img_1892-2

As regras eleitorais são pensadas para haver a menor renovação possível. Também é verdade que os partidos políticos viraram uma “sopa de letrinhas” com vocação à promiscuidade eleitoral. Os partidos políticos e seus respectivos membros mudam mais de “ideologia” e lado que as roupas de uma manequim na vitrina de uma loja.

Pois bem, é dentro deste contexto  que adentramos no resultado eleitoral da eleição proporcional na nossa Vitória de Santo Antão. Se bem observado, a cada eleição municipal,  uma novasafra” de candidatos a vereador é colocada no “mercado”. Alguns seguem carreira e depois de várias tentativas até conseguem se  eleger. Já outros começam a entender que ser candidato é uma atividade comercial lucrativa, pois já na hora da  filiação  em um determinado  partido “X”, – dependendo da sua perspectiva eleitoral –  já sai na  vantagens material, ou seja: ganha dinheiro, terreno, emprego e etc.. A busca pelo voto do eleitor , para esses “candidatos comerciantes”,  normalmente passa a ser apenas mais um detalhe.

Apesar de alguns novos nomes que estarão na Casa Diogo de Braga, a partir de 2017, outros candidatos que nunca foram vereadores que  na minha modesta opinião elevariam o debate na casa, ficaram de fora.  Uns por falta de  voto e já outro por conta do chamado “coeficiente eleitoral”.

votados2

Nessa lista, sem  nenhum demérito aos demais, citaria o professor Marcelo De Marco, o advogado Aristides Felix, o consultor público Elias Martins e o ativista social André Carvalho. Todos, pelos seus históricos de atuação e por serem portadores de um bom conjunto de informações, sem sombra de duvidas,  estariam credenciados a “esquentar” as discussões no Plenário da Casa Legislativa local.

Portanto, ao eleitorado mais esclarecido e aos futuros candidatos  que visão o chamado “voto consciente” e “voto de opinião” resta apenas, manter o ritmo, cobrar e fiscalizar o trabalho dos novos edis.

Já já o dinheiro vai aparecer…

elias-lira-melhor-prefeito

O inicio dessa semana, na nossa Vitória de Santo Antão, ficará  grafada na história política\administrativa local. A paralisação dos serviços básicos – educação, saúde e etc – deflagrada pelo funcionalismo público municipal por não receber seus salários  rendeu,  e ainda renderá,  muito desgaste ao prefeito Elias Lira e ao seu filho, deputado Joaquim Lira.

Todo esse “jogo de cena” do prefeito com pagamentos a conta-gotas e fracionados, faz parte do teatro eleitoral conduzido por ele, recentemente. Como já falei anteriormente, se Elias Lira efetuasse o pagamento do pessoal logo após o fechamento das urnas, no dia 02 de outubro, “assinaria recibo” da traição efetuada em cima de Paulo Roberto e de todo seu grupo amarelo.

Na minha modesta opinião, acho que o dinheiro para o pagamento do funcionalismo,  referente ao mês de setembro (2016), sempre esteve assegurado e disponível para o pagamento. Esse “segredo” certamente será  mais um,  entre tantos,  guardado por  Elias e sua equipe  gestora do “dinheiro azul e branco”.

Portanto, baixada a poeira eleitoral e os ânimos se acalmarem, o dinheiro vai aparecer afinal, Elias Lira foi condecorado com o prêmio de melhor gestor do Nordeste pela UBD, em função da sua austeridade na condução administrativa e pela sua correção e zelo com o dinheiro público. Vale lembrar  também a frase do amigo Ozias Valentim, proferida nos microfones da Rádio Vitória FM: “Elias é um prefeito legalista. Gosta de tudo dentro da Lei”.

elias-rindo

 

Nossa Vitória de Santo Antão sob o olhar da Sociologia.

img_2184

Por volta do meio de ontem (12) – feriado nacional –  juntamente com familiares, dirigi-me ao Vitória Park Shopping para almoçar. Por lá, encontrei várias pessoas amigas e tantas outras conhecidas. Deixei o centro de compras por voltas 14h. O “Shopping”, como a maioria dos vitorienses o chamam, aos poucos, vem mudando o cotidiano das famílias da nossa cidade, principalmente, nos final de semana e feriados.

Não quero aqui, nesse momento, entrar no mérito do fetiche do consumo ou mesmo na chamada indústria cultural, cada dia mais forte no nosso sistema capitalista feroz  proveniente do Mundo mercantil  cada vez mais globalizado. Não! Apenas quero “abrir os olhos” à mudança do hábito da nossa população assim como das cidades circunvizinhas.

Para as famílias da Vitória – possuidoras de um poder aquisitivo melhor – a Capital Pernambucana sempre foi, e continua sendo, o roteiro comum, quer seja nos finais de semana ou nos feriados. As casas nas mais diversas praias no Litoral Sul, majoritariamente,  no verão, sempre reuniu as famílias vitorienses mais abastadas financeiramente. E continua reunindo. Isso é fato. Refiro-me, aqui, claro, depois  da introdução  maciça do automóvel na  vida  dos brasileiros. E Vitória, não é um ilha.

Já para as famílias da classe média local, até pouco tempo inseridas numa outra estratificação social, as opção de lazer não raramente foram escassas. Geralmente, o entretenimento fora de casa agregado ao lazer para o conjunto familiar sempre contou com um custo elevado para sua realidade financeira.

As excursões para o litoral e, hoje, as piscinas coletivas espalhadas praticamente em todos os bairros periféricos da nossa Vitória de Santo Antão, aos domingos e feriados, se configuram em real  opções de lazer  para nossa população. O Vitória Park Shopping, indiscutivelmente, vem tornando-se outra opção viável  no passeio em família de boa parte da população vitoriense, inclusive,  de todas as classes sociais. Isso é fato.

Essa é, portanto,  mais uma mudança social pela qual nossa Vitória de Santo Antão vem passando. A ciência que estuda, entre outras coisas, o comportamento humano em sociedade,   chamada de SOCIOLOGIA, certamente explicará, mais adiante, que a população da Vitória de Santo Antão acompanhou uma mudança macroeconômica e que, na condição de Capital da Zona da Mata, coube à ela (Vitória) ser a locomotiva nesse  processo  de transformação na região..

O menino Lucas está precisando da sua ajuda!

oelodacorrente01

Através do amigo Guga da Cunha Lima, pessoa que conheço desde criança, na manhã de ontem (12), tomei conhecimento de uma corrente solidária que visa arrecadar uma quantia (R$ 7.000,00) para ser utilizada em uma  intervenção cirúrgica numa criança. A amiga Marcela Leal, pessoa que goza de toda credibilidade, também está engajada nessa campanha do bem.

O menino Lucas tem o tendão curto e precisa dessa intervenção cirúrgica o quanto antes, pois, há vários meses, sem sucesso, sua mãe tenta realizar a operação na rede pública de saúde e não consegue. Até agora, nada.

A criança continua sofrendo com dores intensas e já começa apresentar dificuldades para andar. A mãe  do Lucas, LUCICLEIDE MARIA BEZERRA DA SILVA, está pedindo ajuda a todos. Portanto segue, abaixo, os dados bancários:

CAIXA ECONOMICA
Agência 0626

Operação 013
Conta poupança 00056234 – 9
Lucicleide Maria Bezerra da Silva

Dia das Crianças: Baby Alegria faz a festa da criançada.

img_2201

Na tarde de ontem (12) – Dia das Crianças – a Agremiação Carnavalesca Baby Alegria fez a festa da criançada. O evento festivo também deu inicio às comemorações dos vinte anos de fundação, do referido bloco infantil.

Como acontece há vários anos, antes do bloco “ganhar” as principais ruas da cidade, os pequenos assistiram uma peça teatral encenada no palco da Praça Dom Luis Brito, produzida pela companhia vitoriense Máquina Teatral.

img_2191 img_2203

Reunidos no mesmo trio elétrico, vários artistas locais comandaram a festa. Entre eles,  Nildo Ventura e Jonatha Chocolat. Por volta das 17h o Bloco Infantil Baby Alegria deu inicio a sua apresentação. Parabéns, mais uma vez, ao casal amigo Charles e Lisandra pela organização da festa.

img_2216

Elias Lira e o seu “CRIME PERFEITO” em cima de Paulo Roberto, o “bobo da vez”.

Foto: Reprodução/FACEBOOK

Foto: Reprodução/FACEBOOK

Na nossa Vitória de Santo Antão, nos últimos dias, não se fala em outra coisa: A PARALISAÇÃO  DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL,  POR  FALTA DE PAGAMENTO.  Os colégios, os postos de saúdes, os motoristas dos ônibus e etc estão todos  numa situação difícil. Não se pode cobrar mais sacrifício, afinal o pessoal que “bate ponto” e cumpre carga horária tem todo direito de reivindicar seus direitos. É legitimo!!

Na minha modesta opinião para entendermos melhor o que está ocorrendo na área administrativa municipal, na  nossa cidade, precisamos buscar informações na ceara política eleitoral. Também é fato que, logo após o anuncio da derrota nas urnas do candidato a prefeito  apoiado pela máquina pública, Paulo Roberto,  os eleitores do grupo amarelo começaram a dizer – a uma só voz – que “Elias Lira não queria eleger, de fato,  o Paulo Roberto“.

Pois bem, sobre essa questão de Elias Lira não ter interesse em fazer o sucessor, gostaria de pedir licença ao internauta para falar: EU JÁ HAVIA DITO ISTO, HÁ MAIS DE DOIS ANOS. Aliás, testemunhas é o que não falta, até porque o fiz também, em várias oportunidades e de maneira pública, aqui pelo nosso Jornal Eletrônico.

Em algumas das  ocasiões fui chamado até de doido e complicado. Um amigo nosso, certa vez, apos escultar atentamente minhas explicações, em uma mesa de bar,  disse: “esse rapaz é muito complicado!! Ele quer ir ao Recife, mas primeiro tem que passar por Caruaru”. Não custa nada lembrar que em junho de 2015 postei  uma matéria aqui no blog, cujo título foi: ELIAS LIRA JÁ COMEÇOU AMOLAR O SEU PUNHAL DA TRAIÇÃO”.

1315eb4

Na circunscrição política local tudo que está acontecendo, hoje, foi programado e planejado pelo prefeito Elias Lira. Aliás, devo dizer também que logo após a reeleição do atual prefeito, em  (2012),  fui a primeira  pessoa a  anunciar, publicamente,  a candidatura a deputado estadual  do Joaquim Lira. Eles negavam – pai e filho –  de “pés juntos” que não havia essa história de candidatura. Moral da história: eu estava certo.

Disse também, lá atrás (2014), inclusive ao amigo Ozias Valentim então secretário da gestão do Governo de Todos que,  logo após Joaquim fosse eleito deputado estadual, Elias Lira  cuidaria – pessoalmente – de dividir seu grupo político para que não houvesse a menor chance do seu candidato ganhar a eleição municipal em 2016. Se alguém tem duvida do que estou dizendo, basta perguntar ao  próprio Ozias Valentim… Ora !! Se tinha  uma pessoa que sabia,  antecipadamente,  que a divisão do grupo levaria a derrota eleitoral mais à frente, esse alguém era o próprio Elias Lira.

O curioso é que quando ele quis eleger Joaquim deputado (2014), dando-lhe uma votação expressiva na cidade, ele soube muito bem  juntar “gregos e troianos” num mesmo palanque. Trabalhou para abortar a então candidatura a deputado de Edvaldo Bione, deixou “subir no seu palanque” outros candidatos a deputado federal, além do seu, André de Paula. Ele sabia o que queria… Todos devem se lembrar exatamente do que estou dizendo agora.

caindo

Depois de “destronar” da presidência da Câmara de Vereadores, antes do tempo, Edmo Neves e desempregar das tetas da prefeitura o pessoal de Henrique Queiroz, Elias Lira cuidou de dividir a sua  própria “cozinha” política,  na medida em que  inventou e até inflou à suposta candidatura de Ozias Valentim a prefeito. Achando pouco, ainda criou um cenário para desagradar o presidente do PMDB local, Alexandre Ferrer. Ao final, à revelia de tudo e todos, escolheu para liderar o processo sucessório o candidato  que menos agregava. Paulo Roberto gastou uma “energia” gigantesca para  tentar ajustar as diferenças no próprio grupo e para  aparar as arestas, muitas das quais,  por ele mesmo criada. Ainda  tentou de tudo para  juntar o que havia perdido antes,  mas não conseguiu porque Elias fez o trabalho  bem feito,  ou seja: dividiu  “com força”.

edmo

Conhecedor de perto da astúcia, da vontade e da sede de Paulo Roberto ascender ao trono do Palácio Municipal, Elias Lira também era sabedor, do ponto de vista financeiro, da capacidade de Paulo Roberto avançar no curso da campanha. Para não correr o risco de “morrer na praia” e ver seu plano maquiavélico escapar das mãos,  na última hora, Elias Lira cuidou de desmontar a máquina pública na reta final da campanha, para assegurar a derrota do “seu” candidato, Paulo Roberto. Para criar “discurso interno”, entre outras coisas, ele até inaugurou a reforma da Praça Diogo de Braga “em cima” da eleição,  para demonstrar  que estava  ajudando  Paulo… Elias fez tudo que estava ao seu alcance para derrotar  o Paulo Roberto.

Apenas para relembrar:  na sua reeleição para prefeito (2012) Elias criou um cenário de prosperidade na cidade. Muito marketing. Muitas ordens de serviço. Muitos Fogos. Até os carros de coleta de lixo circulavam com alto falante alardeando musicas e benfeitorias da gestão. Na Rádio Vitória FM, criou-se  até um programa: “bom dia secretário”. Aliás, o slogan era: O QUE TÁ BOM, VAI FICAR MELHOR – “Agora as contas da  prefeitura estão equilibradas”, frase repetida muitas vezes  pelos seus apoiadores.

Já na campanha do seu sucessor – Paulo Roberto –  Elias não pagou o funcionalismo em dia. Deixou vários movimentos,  contra o governo crescerem. Elias  também deixou a saúde pública municipal  na UTI e não contra-atacou à agenda negativa produzida pela AGTRAN. Se Paulo disputou a eleição até os 45 do segundo tempo, deve-se à sua capacidade financeira e o conjunto partidário do qual estava inserido, sem contar, claro da sua “sede pessoal”.

caminhao-de-lixo-com-luz-e-som-7207260

Isto posto, portanto, nos dá uma pequena dimensão de quanto a política partidária, ocorridas nos bastidores do palanque e nas “coxias” eleitoral, se constitui em uma “mundo” bem distante do que pensa a esmagadora maioria dos eleitores.

Portanto, para encerrar, gostaria de dizer que certamente  toda  essa “suposta dificuldade financeira” e desmonte administrativo que vem passando o nosso município é mais  uma ARMAÇÃO DO PREFEITO ELIAS LIRA, pois todo esse atraso e confusão, na minha  modesta observação,  É PROPOSITAL. Raciocine comigo:

Ora! Se o prefeito pagasse o salário dos funcionários com poucos dias, após o pleito, estaria aí, então,  a “PROVA DO CRIME”, ou seja: “a assinatura do recibo” que Paulo Roberto e os eleitores do grupo amarelo precisam para não ter mais dúvida que Elias Lira HAVIA TRAÍDO PAULO E  TODO SEU  GRUPO POLÍTICO.

Contudo, quero acreditar que toda essa bagunça administrativa é apenas mais um “MIGUÉ”, mais uma “PAIMA” do prefeito Elias Lira. Na nossa cidade, infelizmente, PARECE QUE  O MELHOR E MAIS SEGURO  PARTIDO POLÍTICO É O  P-P-F, ou seja:   PARTIDO DE PAI PRA FILHO.

joaquim-elias1

Indignado, internauta registra o mau atendimento da Caixa Econômica Federal na Vitória de Santo Antão.

Recebi, agora a pouco, um vídeo de um internauta que pediu para ser identificado, que demonstrou toda sua indignação com o atendimento da Caixa Econômica Federal, agência Vitória de Santo Antão. No vídeo, gravado e narrado por ele, visualizamos uma enorme fila. Veja o vídeo:

Cavaletes e disciplinadores, usados no dia da eleição, continuam nas calçadas atrapalhando o ir e vir da população.

Após o último pleito eleitoral, ocorrido no  dia 02 de outubro, onde mais de  oitenta mil vitorienses compareceram as urnas para escolher seus legítimos representantes, aqui pelo blog, emitimos nossos parabéns aos condutores do organizado esquema de rua montado. Juízes, Promotores e Comandante da Polícia Militar se anteciparam aos fatos e conseguiram êxito.

img_2166

Muito bem o problema, agora, é que mesmo se passando mais de uma semana do domingo eleitoral os cavaletes e disciplinadores, essências à montagem no esquema “do dia” ainda repousam  sob as calçadas,  complicando a vida da população que precisa continuar “indo e vindo” na volta da sua rotina. Fica apenas algumas  perguntas: DE QUEM É A CULPA? É da Justiça Eleitoral ou da Prefeitura? Seria injusto, agora, colocar a culpa na prefeitura, pois as palmas pelo acerto foram na direção da Justiça Eleitoral. Portanto a quem cabe terminar o serviço?

img_2169

Boa Sorte ao amigo e “correspondente internacional” do Blog do Pilako, Gabriel Lima !!

img_2151

No final da tarde do domingo (09) nosso amigo Gabriel Lima compareceu ao “ponto” da Corriola da Matriz, como bem diz o professor, pensador e poeta vitoriense Sosígenes Bittencourt, para se despedir do pai, Paulinho Lima, rumo à cidade de Ouricuri para assumir seu posto de trabalho, a partir de hoje (10), na condição de analista do Tribunal Regional Federal,  após aprovação em concurso público. Doravante, Gabriel deverá voltar à Vitória a cada 15 dias.

Em função das muitas viagens ao exterior e totalmente sintonizado com as novas ferramentas tecnológica da comunicação, “empossei” o amigo Gabriel no cargo de  correspondente internacional do Blog do Pilako, claro, sem  nenhuma remuneração, pois se fosse depender do “salário” do nosso Jornal Eletrônico, ele,  certamente não iria chegar nem na nossa “Buenos Aires”, localizada na Mata Norte do nosso estado de Pernambuco.

Pois bem, após dar-lhe um forte abraço e desejar-lhe boa sorte nessa mais nova  empreitada provoquei-o a pesquisar, na “sua nova cidade”, sobre o movimento ocorrido na segunda metade do século XIX – Voluntário da Pátria – que teve na cidade de Ouricuri forte influência, sobretudo na figura de uma mulher que se chamava Jovita. Aliás, sobre este assunto  já estou pesquisando há algum tempo, justamente para traçar um paralelo com a nossa Mariana Amália do Rego Barreto, baluarte do referido movimento na nossa cidade,  em função da Guerra do Paraguai.

Portanto, espero em breve reencontrar nosso “correspondente internacional”, Gabriel Lima,  para saber mais detalhes sobre os acontecimentos históricos ocorridos lá,  na cidade sertaneja de Ouricuri. Desde já, mais uma vez, desejo ao Gabriel tudo de bom!! Ao casal amigo,  Ana e Paulinho,  parabens mais uma vez.

img_2147

Varanda do Tadeu: “salada musical”.

img_2126-web

Na tarde do sábado (08) aconteceu mais um Encontro dos Amantes da Boa Musica no Restaurante Varanda do Tadeu. Por lá, como sempre, muita musica de qualidade. O talentoso  Edmilson Silva, mais uma vez, comandou a festa e abriu espaço para todos “cantores” presentes. Além dele o  Sandro, Tadeu, Aldenisio, Léo, Willams e Daniel também usaram o microfone para deixar se recado musical. Veja os vídeos:

Porcos da nossa cidade viraram “especialistas”.

img_2123

Na noite da sexta (07), em uma das Esquinas do Cruzamento das Ruas Cônego Américo Vasco com  a Horácio de Barros registramos, mais uma vez, à ação dos porcos na promoção da sujeira e imundice nas vias públicas.

Na questão da fiscalização e  do recolhimento dos animais de grande porte nas vias e logradouros comuns da nossa Vitória de Santo Antão, indiscutivelmente, podemos afirmar que o prefeito Elias Lira e sua tropa também fracassaram. Esperamos que o próximo gestor, a partir de 2017, esteja atento à este grave problema de saúde pública que foi ignorado pela gestão do Governo de Todos, ao longo de todos dos últimos anos. Por incrível que pareça, aqui, os porcos viraram “especialistas” em abrir bolsa de lixo do tipo de “xeco-xeco” para providenciarem o alimento diário. Veja o vídeo:

AVLAC promoveu encontro no histórico Prédio do Sobradinho.

img_2141

Na manhã de ontem (09) aconteceu mais uma  reunião ordinária da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência. Sob a liderança da presidente Lúcia Martins, o encontro, entre outras coisas, cumpriu uma pauta de avaliações e planejamento visando as comemorações do 11º aniversário da entidade O encontro ocorreu no histórico Prédio do Sobradinho – sede da AVLAC.

img_2143

“Carta desfiliação Aristides – PT Vitória‏” – por Aristides Félix

aristides-1

Companheiras e companheiros,

Fui formado por uma família simples que tinha na educação e na fé, prioridades singulares que estruturou a minha personalidade. Minha militância partidária no PT iniciou em 1984 após debates e formações políticas lideradas pelos amigos, padres Arnaldo, Marcílio, Rubens e tantos bons amigos e amigas da época. Participei de todas as campanhas políticas e parte delas, como candidato, nunca fugindo das responsabilidades, como dirigente partidário ou não, nos momentos fáceis ou difíceis do PT. Durante esse tempo aprendi muito, compreendendo que a luta é pela base e com o povo, sempre. Na atualidade vivenciamos a pior crise política brasileira e também do PT. Hoje estou com 50 anos de idade, e durante esse tempo, minhas ausências não foram poucas, privando minha família pela construção da nossa história coletiva e política, além do comprometimento de minha formação acadêmica e profissional, que abri mão muitas vezes, pela ideologia, e não me arrependo de nada, faria tudo novamente, pois tudo estava sendo realizada em nome do coletivo e das melhorias da nossa população. Hoje estou presidente do PT municipal, depois de muita luta interna, sabemos disso. Sempre fui fiel as deliberações do PT e as nossas campanhas e candidatos, todas vitoriosas, independente dos resultados, lamentando nem sempre receber a reciprocidade devida, omissões que compete a cada um na reflexão individual. Jamais abandonarei a luta e o compromisso com nosso povo e com o meu país, mas não posso mais continuar como filiado e presidente de um partido, que não demonstra solidariedade e comprometimento de seus filiados e dirigentes, com raríssimas exceções, especialmente quando estamos atravessando a atual crise, que somos conhecedores, me colocando a disposição como único candidato a vereador na minha cidade. Este fato me chamou a atenção! O que poderia ser observado como um ato que deveria ser encorajado e defendido pelos “comprometidos”, “conscientes”, “filiados”, “dirigentes”, só foi por alguns poucos amigos e por familiares, não estou reclamando. Não caibo mais dentro desse partido, pois a luta precisa continuar e estou me sentido preso, como um pássaro engaiolado. Continuarei contribuindo, podem contar comigo em todas as frentes, mesmo sem ser filiado ou dirigente, sempre serei um soldado nessa batalha, podem ter certeza. Agradeço a tod@s que de alguma forma sempre estivemos junt@s e continuaremos, por certo. O que guardo comigo é emoção e a alegria de ter participado de um partido que mudou, definitivamente, a cara desse país e espero que continue, pois a nossa população merece a melhor política e todos os investimentos em sua melhoria. Contem sempre comigo!

Aristides Joaquim Félix Júnior

Vitória de Santo Antão, PE

CESMU fecha as portas: ” APERTEM O CINTO, O PILOTO SUMIU”

img_2115

Em todas as pesquisas para “consumo interno”, realizadas pelos interessados na avaliação da gestão do Governo de Todos, recentemente, A SAÚDE, majoritariamente, apareceu como o setor mais deficitário. A população vitoriense usuária do sistema, sobretudo os mais pobres, reclamaram bastante do setor como um todo.

Não à toa, o candidato Paulo Roberto, no seu guia eleitoral explorou o tema com bastante ênfase, realçando imagens e números de atendimentos justamente para tentar ir de encontro ao sentimento da maioria dos eleitores. Em recente peça gravada para campanha eleitoral do candidato apoiado pelo prefeito, a equipe pensante promoveu uma espécie de comparação (na saúde) com a gestão anterior para mudar o foco e tentar reverter a situação. Nesses casos o marketing tem sido  uma ferramenta importante, mas não é mágica.

Muito bem, na noite de ontem (06) recebi uma ligação de um espirituoso eleitor, dizendo “que o blog deveria dá uma passadinha no CESMU“, no bairro do livramento para constatar a “brilhante ideia” (palavras dele) que o prefeito Elias Lira encontrou para acabar com as humilhantes filas na referida unidade de saúde. Disse-me ele: “Elias acabou com as filas. Usou uma formula fácil: fechou o local,  e pronto.

cesmu

Agradeci pela informação e, hoje (07) pela manhã, fui conferir de perto  a inofrmação. De fato, o local está fechado e  com alguns avisos colados na grade.

img_2117 img_2118

Aqui pelo nosso jornal eletrônico confeccionamos várias matérias realçando o descaso nessa unidade de atendimento,  que atuava como  uma espécie de referência no atendimento às mulheres grávidas no município. Em algumas das denuncias, inclusive, falamos da  falta de creme vaginal.

Pois bem, não podemos achar normal uma unidade de referência de saúde fechar as portas com poucos dias após um pleito eleitoral. Independente de qualquer coisa, eleição é eleição e administração é administração. Em alguns momentos os dois podem até caminharem  juntos,  à revelia das leis, mais uma coisa não deveria interferir na outra. Isso é o que diz os procedimentos  que norteiam a administração pública no nosso país.

Do ponto de vista administrativo\eleitoral estamos inclinados a admitir que o fechamento da referida unidade de saúde, tem haver com VINGANÇA. É natural que muitas pessoas pensem dessa forma. Já para os funcionários, que vestiram o “fardamento”  amarelo e foram animadamente participar das caminhadas e dos mais diversos  movimentos políticos, assim como  atuaram bravamente  nas redes sociais em favor do candidato que pregava à continuidade governamental na máquina pública, soa como uma tremenda COVARDIA. Cada qual tem seu sentimento. Isso é normal.

img_2116

Eu, na minha modesta avaliação – mesmo constatando que o CESMU está fechado –  prefiro  observar o fato  pelas lentes da MENTIRA POLÍTICA COLETIVA!

Ora! se há poucos dias toda cúpula da gestão do Governo de Todos estava em cima dos palanques armados nas praças públicas  dizendo,  a todos pulmões,  que Elias Lira era o PREFEITO  SUPRA-SUMO e que a cidade estava passando pelo seu MELHOR MOMENTO imaginava-se, portanto,  que se Paulo Roberto e Ozias Valentim ganhassem  a “parada”,  a gestão do Governo de Todos iria continuar NO RUMO CERTO e que, ao final, todos seriam beneficiados com a construção de UMA GRANDE VITÓRIA. Contra fatos, não há argumentos.

Como pode, hoje, contudo, poucos dias  depois da derrota na urna  fechar uma unidade de saúde e demitir os funcionários para “enxugar” as despesas? Tem ou num tem alguma coisa errada nos argumentos e discursos proferidos na campanha eleitoral? Para não dizer UMA GRANDE MENTIRA.

Ainda na minha modesta avaliação, mesmo que Paulo e Ozias saíssem vitoriosos do pleito, possivelmente a unidade não seria fechada, mas, em contra partida, os funcionários seriam “convidados”, mais uma vez,  a trabalhar “POR AMOR” sob a jura de serem recontratados lá na frente. Elias Lira já fez isso, lá atrás, reiterada vezes, aliás FOI O própio ELIAS LIRA QUE REEDITOU O TRABALHO SEMI-ESCRAVO NA SUA GESTÃO, mesmo havendo se passado mais de cem anos da assinatura Lei Áurea. Quem participou da sua gestão, na qualidade de contratado nos último anos,  sabe muito bem do que estou dizendo. Aliás, os funcionários  devem está lembrados que já vivenciaram outras  “festas de fim de ano”, sem a famosa e farta  Ceia do Natal – Há depender do salário da prefeitura.

Portanto esse é um filme inédito com cenas reprisadas. A diferença, dessa vez, é que as pessoas enganadas e humilhadas não estão obrigadas a “comer caladas”, afinal, a fila andou. Por falar em filme, podemos muito bem comparar estes lamentáveis e abomináveis fatos administrativos\políticos que estão  ocorrendo na nossa Vitória de Santo Antão,   com um filme, cujo título é: APERTEM O SINTO, O PILOTO SUMIU !

unnamed

Com a palavra o prefeito Elias Lira e sua sobrinha Veraluci Lira, secretária municipal de saúde.

elias-veraluce-lira