IV Semana da Consciência Negra do IHVSA

unnamed-1

Há quatro anos, o Instituto Histórico vem desenvolvendo e realizando diversas ações em prol da Educação das Relações étnico-raciais. Ao longo desse tempo, buscamos trazer a problemática étnico-racial para o centro dos debates para depois desconstruí-la. E isso foi e está sendo importante. Durante este mês de novembro, realizaremos mesas redondas, lançamento de livros, shows, oficinas de teatro, penteados e capoeira. Ações em prol da promoção da diversidade étnica e cultural do nosso povo. Esperamos contar com a participação de todos/as, afinal a sua participação marca o seu envolvimento e comprometimento com o Instituto e com os eventos que ele promove.

Com informações da assessoria de imprensa. 

Domingo aconteceu eleição na Casa do Imperador.

img_2394Cumprindo o que manda o seu estatuto, na manhã de ontem (23), o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória realizou eleição para diretoria. Concorrendo na condição de chapa única os professores Pedro Ferrer e Hiram Gomes e o advogado Claudemir foram eleitos presidente, segundo vice-presidente e primeiro vice-presidente, respectivamente, para o biênio 2016/2018. A comissão eleitoral foi formada pelos sócios: João Nicodemos, Fátima Santos e Stephem Beltrão.

img_2405
Após a liturgia regulamentar eleitoral, o vereador e recém-eleito vice-prefeito,  Saulo Albuquerque , foi o escolhido para dá posse a nova diretoria. Doutor Saulo, como assim é mais conhecido, em rápidas palavras agradeceu o convite e ressaltou à importância do momento. Professor Pedro, na condição de presidente reeleito, prometeu dá continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela equipe. Veja o vídeo:

Ao final, em clima de descontração, a  diretoria da casa ofereceu um lanche aos presentes para comemorar, entre outras coisas, vida longa do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória.

img_2390 img_2391 img_2401

Estudantes promoveram brechó na Avenida Mariana Amália.

img_2378
Na manhã do sábado (23), em plena Avenida Mariana Amália, um grupo de jovens estudantes promoveram um “evento  comercial” que teve como objetivo arrecadar fundos financeiros visando a promoção de uma festa.

img_2381Ao escutar aquele “barulho diferente” aproximei-me do grupo para saber do que se tratava. Ao pergunta qual o motivo daquela “bagunça organizada”, um deles disse:  “o senhor quer comprar uma rifa?” Antes mesmo que eu respondesse, uma garota perguntou: “o senhor não quer uma água geladinha?

img_2380Pois bem, depois de comprar dois bilhetes acabei gravando uma vídeo com o pessoal que tinha como “força motriz” da atividade comercial um brechó. Portanto vejam o vídeo e, caso queira contribuir com o pessoal entre em contato para doar roupas e ajudar a “causa da galera”, pois, segundo informações deles no  próximo sábado tem mais.

“Deus abre os braços para dizer: vem Rebeca”;

bat
Na manhã do domingo (23), na condição de tio-avô, participei do encontro religioso que batizou a pequena Rebeca, filha de Eudes e Suélem.  O ato ocorreu na Capela de São Severino Abade, localizada no bairro do Livramento. O Padre João Severino, condutor da celebração, entre outras coisas disse: “Deus abre os baços para dizer: vem Rebeca”. Veja o vídeo:

Reunião da ABLOGPE – Associação do Blogueiros do Estado de Pernambuco.

img_2367

Na tarde da sexta (21), na sua sede em Recife, a diretoria da ABLOGPE – Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – promoveu um encontro para tratar de uma extensa pauta que teve como objetivo, entre outros, organizar a tradicional confraternização natalina com os produtores de conteúdo, vinculados a entidade,  oriundos de todas as regiões  do nosso Estado.

Será que o prefeito estaria satisfeito?

Na noite da sexta (21) nossas lentes registraram, mais uma vez, nas proximidades do Colégio Pedro Ribeiro, uma porca circulando livremente. Os moradores das ruas que ficam no entorno do educandário, assim como em outros bairros, foram “sentenciados” pelos gestores locais a viverem atolados na sujeira e na bosta provocada por esses bichos. Será,  que se os porcos tivessem cagado todo dia, nesses últimos oito anos, na calçada da casa do prefeito Elias Lira ele  e sua família estariam, hoje,  satisfeito?

porco

Ilustríssimos Ministros: a vaquejada não pode ser uma “ilha” no contexto dos maus tratos aos animais!!

Saindo um pouco da nossa linha editorial, que tem por objetivo realçar os assuntos atinentes ao nosso torrão e\ou aos conterrâneos, hoje, falarei de um tema que vem ganhando fôlego em todo País, sobretudo na Região Nordeste, no que diz respeito à polêmica decisão da corte suprema da nação de chuteiras. Para pôr um pouco de “gasolina no incêndio” basta dizer que o placar decisório, com 11 votantes, ocorreu pelo escore 6×5.

Muito bem, eu, na qualidade de morador de uma cidade do interior do Nordeste brasileiro, certamente não tenho condições de opinar sobre este assunto  com total isenção. Naturalmente, de certa forma, a vaquejada é parte integrante da nossa cultura e, aos olhos da ciência que estuda o cotidiano da raça humana no tempo, falar de cultura é mexer em vespeiro.

Aliás, antes de sermos submetidos à cultura dos portugueses – nossos colonizadores e algozes –  que justificaram tudo, ao concluírem que éramos animais que comia uns aos outros não procuraram, antes, saber que não se comia a carne de qualquer um, pois, acreditava-se,  à época, que ao degustar um pedaço de qualquer parte do corpo de um forte guerreiro da tribo inimiga, adquiria-se seus dotes na arte de guerrear. Também é verdade que esses mesmos senhores que nos catequizaram, em nome do mesmo Deus, também cortaram a cabeça dos seus irmãos europeus –  meio milênio antes – através das cruzadas.

Voltando para os maus tratos promovido pela vaquejada, já que estamos vivendo e evocando o “mundo civilizado” que, entre outras coisas eleva e melhora o tratamento ao animal, este,  merece muitas reflexões. A quem interessa, por exemplo, tratar cachorro como um ente da família? Sou de um tempo em que se criava um cão, para vigiar o terreiro da casa e não para dormir no ar-refrigerado, aos pés do seu dono e ser, via de regra, o ponto de convergência da casa.

A mídia de massa, aos poucos e à serviço dos fabricantes de produtos direcionado para esse segmento, vem criando uma nova cultura na sociedade moderna e as pessoas ,sem maldade, estão aderindo a esse novo conceito. Temos Leis para proteger qualquer agressão a um  “cão indefeso”, mas podemos criar um bode no quintal de casa para engorda-los e, no momento que acharmos oportuno, sangra-lo, arrancar suas tripas e leva-lo ao fogo, para  come-lo e festejarmos. Ora! O que tem de tão diferente entre o cachorro e o bode,? Será que um nasceu para ser  da “nossa família”  e o outro para servi apenas para nos alimentar? Aos olhos da maioria das pessoas, tudo isso é NORMAL. Aliás, muita gente não consegue nem raciocinar na direção contrária, em virtude do alto grau de alienação, vítimas da cargar midiática praticada pelos meios de comunicação da massa.

Com os pássaros e os peixes, acontece situação semelhante. Existe legislação para  regulamentar a prisão de um passarinho numa gaiola, mas não existe, pelo menos que eu saiba, nenhuma  ilegalidade  na criação de peixes em aquário caseiro. Ora! Que diferença tem em limitar a vida de um pássaro numa gaiola com à mobilidade de um peixe em um aquário?

Na questão da vida animal, relacionada aos “seres humanos”,  existe muita gente criando situação para se dá bem. Aliá, nas grandes cidades criaram  todo tipo de discurso em favor dos animais, para que os mesmos não puxem carroças,  mas  nas muitas cidades do interior, sobretudo no nordeste brasileiro,  é a tração animal que faz o “mundo girar”, inclusive carregando água para os humanos não morrerem de sede. Retira-los das ruas,  nas grandes cidades,  ajuda a melhorar o trânsito. Já nas diminutas urbes  o animal é mais bem tratados por ser uma fonte de renda e elemento social.  O discurso, nas cidades grande,  é oportunista e mentiroso e o pior: ainda tem gente se elegendo vereador usando-os como cabo-eleitorais.

Com relação aos bois, sob o pretexto de não fazê-los sofrer, deveria acontecer um  movimento também para acabar com os  grandes rodeios, sobretudo no Estado de São Paulo, aliás deveríamos ir mais além: deixarmos todos de comer carne bovina. Ora! Se não podemos  ao menos derrubar o boi como poderíamos,  então,   engordar o bicho para depois sangra-lo,  mata-lo e come-lo?

Aos poucos, nós humanos, estamos evoluindo. Antes, no famoso “pão e circo”,  se colocava  gente para brigar com gente, animal para brigar com animal e até gente para ser comida por animais carnívoros,  de sangue quente. Isso mudou. Mas, curiosamente,  em favor do lucro de poucos e para o delírio das massas os canais de televisão transmitem as famosas lutas de UFC e MMA. Volto a  perguntar: será, que em nome do “mundo civilizado”,  evocado pelos ministros da Suprema Corte,  estamos educando bem nossos  filhos? Incentivar à lutar com agressividade entre os seres  humanos é mais civilizado do que puxar o rabo do boi?

Outra pergunta: porque é que temos total parcimônia com a pescaria onde se comete, na minha modesta  opinião,  a maior das agressões a um “sujeito” do mundo animal? Aliás, diga-se de passagem, da forma mais covarde e violenta, na direção de um bicho indefeso e que em nada está incomodando o “ser humano”, muito pelo contrário, o “bicho homem e\ou mulher”  é que sai do seu habitat  natural e vai ataca-lo no seu espaço social. Não tenho a  menor duvida que AS  PESCARIAS QUE OCORREM EM TODO BRASIL,  É UM TROÇO MUITO MAIS VIOLENTO QUE AS VAQUEJADA DO NORDESTE. Também não  tenho nenhuma dúvida  que temos muitos   “pescadores” espalhados nas  chamadas cortes brasileiras.

Portanto, senhores seis Ministros do Supremo Tribunal Federal que votaram pela não regulamentação da vaquejada,  como prática desportiva e cultural do nosso tão sofrido e castigado Nordeste, acho que os senhores estão certos. Apenas nasceram cem anos antes, e, de forma anacrônica não estão levando em consideração a historicidade do nosso tempo.

Espero, contudo, que antes de resolvermos o problema da queda dos bois, que  não deixa de ser um questionamento  justo e equilibrado, resolvamos também o problema dos bodes, dos porcos e dos peixes, sem esquecer, claro,  antes,  de solucionar a mal tratada vida dos  humanos, cantada em verso e prosa pelo admirável Zé Ramalho, sobretudo à vida das  nossas crianças e dos nossos velhos, pois, como bem diz o nosso poeta antonense, Sosigenes Bittencourt: “dos velhos, pois foram eles que cuidaram de nós e das crianças porque são elas que irão cuidar de todos nós”. Para concluir: .Abaixo a Industria Cultural de massa e salvemos, com força e fé, a genuína e tradicional industria nordestina,  sem chaminé e representativa de toda uma região, já estigmatizada pela pobreza e tantas outras agruras.

O mais jovem vereador eleito, Lourinaldo Junior está animado para começar…

Mesmo antes da proclamação das urnas, no que diz respeito ao resultado da nova configuração do Poder legislativo local, nos bastidores, as negociações para a mesa diretora da casa, a partir de janeiro de 2017, já haviam começado. Políticos mais experientes e com a certeza da vitória, já se articulavam, apesar das muitas variantes. Uma das quais e mais decisiva: o novo prefeito eleito.

Pois bem, com dezenove vereadores, como havia falado aqui em várias ocasiões, o poder tende a ficar menos concentrado. Isto posto, contudo, nada impedi que o entendimento seja construído. Mas, particularmente, defendo a tese de que quanto mais os políticos se entenderem mais o povo vai sair perdendo. É apenas uma tese…


Recentemente, encontrei o amigo e vereador eleito Lourinaldo Junior. Dei-lhe os parabéns pela vitória e colocamos o papo em dia. Sobre a sua votação (2.431 votos), o 5º candidato mais bem votado da cidade, ele disse que, junto com seu pai, Lourinaldo Martins, trabalharam muito para conseguir e reconhece que a atividade  desenvolvido por seu pai,  nas ultimas décadas,  abriram muitas portas.

Com sua peculiar humildade e maturidade – apesar dos vinte e poucos anos, como diz  o cantor Fábio Junior – disse que  aprendeu bastante  com a campanha e que ainda tem muito o que aprender com a  atividade política. Com relação ao trabalho parlamentar que começará a exercer,  de fato,  a partir de janeiro de 2017, disse-me que está animado e quer contribuir com suas novas ideias.

Ao final, disse-lhe que sua responsabilidade é grande, pois apesar de não pertencer as tradicionais famílias de políticos da cidade, obteve, logo na primeira tentativa, uma quantidade de votos maior que a soma de dois colegas para a mesma legislatura. Ou seja: que a sua atuação deveria ser dobrada. Ele, naturalmente, abriu um sorriso e  saiu dizendo que não iria decepcionar ninguém…

AGTRAN continua “cochilando”…

img_2263-copiar

Por ocasião da recente reforma ocorrida na Praça Diogo de Braga, o entorno da mesma, antes com sinalização proibindo o estacionamento de veiculo, hoje, encontra-se sem nenhuma placa de trânsito. Os motoristas, claro, aproveitando-se do “cochilo” dos técnicos da AGTRAN estão economizando, pois ao invés de pagar a chamada “zona azul” estão deixando seus veículos na chamada “zona esquecida”.

img_2307

A AGTRAN, órgão que foi o criado com o objetivo de cuidar das coisas relativas ao trânsito da nossa cidade, no que diz respeito à rápida e eficiência prestação de serviço à comunidade, parece trabalhar em rotação “sonolenta”. Já com relação ao sistema de arrecadação financeira atua diferente bem diferente.

À mobilidade urbana, em função do constante aumento da frota de veículos nas ruas, das cidades brasileiras, tornou-se algo imperativo. A qualidade de vida das pessoas está intrinsecamente vinculada ao trânsito, quer seja nos deslocamentos individual ou coletivo. Apesar de alguns avanços pontuais, até porque não existia praticamente nada na cidade nessa área, a  atual direção da AGTRAN sairá de cena com saldo negativo, claro, no que diz respeito à boa prestação de serviço à cidade.

IV Semana da Consciência Negra do IHVSA

unnamed-1

Há quatro anos, o Instituto Histórico vem desenvolvendo e realizando diversas ações em prol da Educação das Relações étnico-raciais. Ao longo desse tempo, buscamos trazer a problemática étnico-racial para o centro dos debates para depois desconstruí-la. E isso foi e está sendo importante. Durante este mês de novembro, realizaremos mesas redondas, lançamento de livros, shows, oficinas de teatro, penteados e capoeira. Ações em prol da promoção da diversidade étnica e cultural do nosso povo. Esperamos contar com a participação de todos/as, afinal a sua participação marca o seu envolvimento e comprometimento com o Instituto e com os eventos que ele promove.

Com informações da assessoria de imprensa. 

Prefeito eleito, Aglailson Junior, apresenta sua equipe de transição.

img_2331

Conforme anunciado, aconteceu na manhã de hoje (20) o evento que teve como objetivo a apresentação da equipe de transição, nomeada pela o recém-eleito prefeito da nossa Vitória de Santo Antão, Aglailson Junior. A coletiva de imprensa ocorreu no Teatro Silogeu José Aragão e contou com praticamente todos os órgãos de comunicação da cidade.

Com a casa cheia, Doutor Saulo e Aglailson Junior, em breves palavras, agradeceram a presença de todos. Após a abertura dos trabalhos o coordenador da equipe, Lívio Amorim, assim como outros membros do grupo explanaram sobre o trabalho que, na prática, já começaram desenvolver.

img_2318

Durante a sabatina com o prefeito-eleito Aglailson Junior, realizada pelos membros da imprensa local, o mesmo demonstrou segurança nas respostas. Falou da sua preocupação com o verdadeiro “desmonte” que está ocorrendo na prefeitura e anunciou reinterada vezes, que irá apurar tudo que está acontecendo.

img_2313

Sobre a AGTRAN, um dos motes da sua campanha, disse que irá dar-lhe uma nova feição. Com relação aos “ônibus dos estudantes”, pergunta formulada pelo blogueiro Márcio Souza, sinalizou na direção do melhoramento da frota. Com relação ao carnaval 2017, já que será o primeiro grande evento da sua gestão, falou que apesar dos “tempos difíceis” que se anunciam, pretende promover uma boa festividade.

Entre tantos outros temas a que foi provocado o novo prefeito, Aglailson Junior, quase sempre recorreu ao que havia sido debatido na recente campanha eleitoral, vez por outra, inclusive, usou da ironia, referindo-se à “tal família 55” (do bem) em detrimento ao  “povo do mal”.

Também presente ao evento, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Ferrer, usou da palavra para realçar à tradicional boa relação da entidade com os familiares do novo prefeito Aglaison Junior, desejando, naturalmente, que os laços de amizade  sejam mantidos com o mesmo no comando da prefeitura. Veja o vídeo:

Ao final do evento foi disponibilizado aos membros da imprensa cópias dos dois ofícios já encaminhados na direção do atual prefeito, Elias Lira, para que o mesmo cumpra o que determina a Lei, ou seja: “fornecer as informações solicitadas pela comissão de transição, bem como apoio técnico e administrativo”.

Estes foram, portanto, os primeiros movimentos públicos da chapa vencedora do pleito municipal, ocorrido no último dia 02 de outubro. Resta-nos, contudo, torcer para que o intercâmbio administrativo, ora deflagrado, siga no rumo que contemple os melhores resultados para todos os vitorienses. Aproveito, assim como o fiz no Teatro Silogeu na minha intervenção oral, para parabenizar o Agllailson Junior com maneira pela qual deu publicidade aos seus atos, na qualidade de futuro gestor da nossa cidade.

img_2323 img_2321

Centro Acadêmico da Vitória continua ocupado pelos estudantes.

img_2291

Na tarde ontem (19) estive no Centro Acadêmico da Vitória (UFPE) para registrar o “Movimento de Ocupação”, deflagrado pelos alunos desde a última segunda feira (17). Vale salientar que este movimento também acontece simultaneamente em outros educandários.

O movimento tem como objetivo vários pontos, segundo o estudante do curso de história,  Afonso. Desde a votação da PEC-241 e reformulação do ensino médio em todo país, passando por problemas interno que ocorre no próprio CAV e chegando até ao sucateamento dos ônibus usado pelos universitários. Veja o vídeo:

A amplitude da pauta reivindicatória é difusa e de extrema complexidade no que diz respeitos à sua contemplação por total, contudo  não podemos dizer que a luta é ilegítima. Neste delicado momento de “crise existencial” na Democracia Brasileira os estudantes  e professores jogam um  papel importante no processo de consolidação da mesma.


img_2293 img_2299 img_2300 img_2304

Prefeito Elias Lira continua sem pagar o salário do funcionalismo municipal.

img_2266

Desde que foi decretada o fim da eleição municipal, a gestão do Governo de Todos entrou em “parafuso”. Além do desmonte administrativo, no que se refere ao atendimento básico, o prefeito Elias Lira também vem castigando o funcionalismo com atrasos nos salários.

Após a frustrante reunião ocorrida no Prédio da Promotoria local, ontem (18), a categoria decretou greve geral. Hoje (19) pela manhã registramos, em frente ao Prédio da Prefeitura,  um novo movimento reivindicatório. Segundo a presidente do sindicato dos professores, Roseane Oliveira, “o Ministério Público, praticamente, lavou as mãos”. Veja o vídeo:

O prefeito Elias Lira, diante de toda essa “Torre de Babel” administrativa continua IMPÁVIDO. Além de não se comunicar com os grevistas e muito menos com a população, através dos meios de comunicação, continua pondo seu maquiavélico projeto político de não “assinar” o recibo pela derrota do “seu” candidato a prefeito, Paulo Roberto.

img_2274

Caso o prefeito Elias Lira não saia da sua “zona de conforto”, certamente seu filho, Joaquim Lira, será o mais prejudicado, do ponto de vista eleitoral, nas próximas eleições. Independente de qualquer coisa, caso a solução não chegue rápido,  o movimento  grevista só tende a crescer, pois outros grupos começaram a se solidarizar, como é o caso dos alunos do CAV. Veja o vídeo:

Portanto, a cidade continua em estado de alerta, aguardando o desenrolar dos fatos, uma vez que, segundo  comentários  no local,  os motoristas dos ônibus dos estudantes – com dois meses de salário atrasado – também paralisaram  suas atividades. Com a palavra os gestores do Governo de Todos: Elias Lira, Veraluci Lira, Maria José Lira e etc…

Apresentação da Equipe de Transição: coletiva de imprensa.

Recebemos na manhã de hoje (19) ofício  circular enviado pela Frente Popular da Vitória – Coligação Partidária que elegeu Aglailson Junior e Doutor Saulo, prefeito e vice respectivamente – para coletiva de imprensa que tem como objetivo apresentar a Equipe de Transição. O evento acontecerá no Teatro Silogeu Professor José Aragão.

img_2282

Muito bem, o recém-eleito prefeito da Vitória de Santo Antão, Aglailson Junior, com este ato, já começa se diferenciar pois tratar a imprensa local com respeito e atenção não deixa de ser começar com “pé direito” o futuro governo.

EM VITÓRIA: CRONOVISOR – RENATO RUSSO, DE CORPO E ALMA

14516534_989002924555514_8264837206792418000_n

Vitória de Santo Antão recebe a maior turnê independente do Brasil: o show-espetáculo“CRONOVISOR – RENATO RUSSO, DE CORPO E ALMA” um estudo psicológico sobre vida e obra do líder da Legião Urbana que virou show e já emocionou fãs em mais de 100 cidades e 5 países.Dia 03 de Dezembro, no teatro Silogeu às 20h. Ingressos antecipados na farmácia Nossa Senhora de Fátima ou pela internet no site:https://www.eventick.com.br/crono25 pelo preço de R$20,00. Leia também no site: www.cronovisor.com.br comentários de quem já assistiu ao emocionante Cronovisor. LIVRE PARA TODAS AS IDADES.

Zé Maria do Seguro: UM SUJEITO SANGUE BOM !!

img_2258
Apesar de não haver expediente no comércio local, em função da comemoração do Dia do Comerciário, na manhã de ontem (17), ao circular nas ruas centrais da nossa cidade encontrei e bati um alongado papo com o amigo Zé Maria do Seguro, sujeito da melhor qualidade que conheço desde que me entendo por gente.

Zezinho”, como lhe chamo, na época da juventude foi um membro atuante da Turma da Praça. Na condição de criança, na medida do possível, eu acompanhava meus irmãos mais velhos que também faziam parte daquela turma.

No calçadão da Igreja da Matriz – famoso plantão – acompanhei muitas “promoções”. Disputas do “Qual é a música?”. Concurso para saber quem sabia mais nome de rua da cidade e até eleição da diretoria do time futebolístico “Praça Futebol Clube”. Lembro também que até pastoril da igreja, na condição de apresentador, Zé Maria participava.

Pois bem, no nosso encontro de ontem falamos, entre outras coisas,  sobre política. Zé Maria, como tantas outras pessoas pensantes na Vitória de Santo Antão, são leitoras assídua do nosso Jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako.

Zezinho, na condição de eleitor do grupo político “vermelho”, ainda está comemorando a recente vitória nas urnas. Aliás, ele é uma dessas pessoas que podemos dizer que faz parte da “cozinha” do pessoal.

Ao final da nossa conversa, uma vez que existe muita especulação referente aos nomes que deverão compor a nova equipe administrativa, do recém-eleito prefeito Aglailson Junior, falei que ele – Zé Maria – seria uma pessoa qualificada para assumir uma função de relevo na próxima gestão, uma vez que goza de bom prestigio junto aos lideres do  grupo político e que também é uma pessoa articulada e com capacidade, inclusive, de dialogar com praticamente todos segmentos da sociedade local.

Ele, naturalmente, agradeceu-me pelas palavras elogiosas e disse, sem nenhuma vaidade, que independente de qualquer coisa gostaria muito que a cidade melhorasse e que se pudesse ajudar não se furtaria em colocar sua experiência em favor da nova gestão municipal. Concluímos nossa agradável conversa – como sempre – com alegria e brincadeiras…

Entra prefeito, saí prefeito, fica prefeito e até agora NADA!!!

Alheios aos mais diversos problemas e mudanças na cidade, os porcos continuam circulando livremente pelas vias e logradouros públicos da Vitória. Na tarde do domingo, por exemplo, no Pátio da Matriz, uma “família” de porcos caçava lixo para comer.

img_2253
Entra prefeito, saí prefeito, fica prefeito e até o presente momento este grave problema de saúde pública continua insolúvel. Não podemos, em pleno século XXI, numa cidade do porte da nossa, convivermos em espaços públicos com animais de grande porte achando  isso normal. Porco é porco e gente é gente…

ÚLTIMO ADEUS AO GUITARRISTA VITORIENSE – APOLO BATISTA.

apolo-solo
O cenário artístico pernambucano, perdeu  justamente no naipe das cordas, mais um componente, o guitarrista Apolo Batista – Apolo Natureza – como era conhecido artisticamente. O dia 12 de outubro de 2016, ficou de luto bem no dia da criança, com o sepultamento do guitarrista, onde alguns comemoravam com presentes, no entanto, amigos, parentes e a família, meditavam na dor da partida de um dos seus. Conheci Apolo em 1976, quando éramos crianças, pois lembro várias pessoas tocando cavaquinho e violão, no conjunto musical da igreja e, se não estiver enganado, Apolo já participava, no Templo da Assembléia de Deus em Vitória de Santo Antão, PE, no bairro do Livramento, na Rua Saldanha da Gama, pois nesta época, quase no final da década de 1970, esta igreja era a sede da Assembléia de Deus da cidade da Vitória, PE. Onde seu pai o irmão Israel Batista, era o Maestro do conjunto musical desta igreja.

Cheguei da cidade do Recife, PE, em 1975, para morar em Vitória, PE, com minha mãe e meu irmão mais velho, o Domingos Sálvio, com um cavaquinho e meu irmão com um violão, desisti do cavaquinho, porém meu irmão ainda participou do conjunto. Em junho de 1994, fui ver Apolo tocar no lugar chamado no “ Meio do Mundo, “ em Recife, PE, onde de Vitória até Recife, ele ficava gritando pela janela do ônibus da Borborema: BRASIL-SIL-SIL-SIL, pois era a Copa do Mundo e, cada vez que o Time do Brasil fazia um gol, ele colocava a cabeça fora do ônibus e gritava: BRASIL-SIL-SIL-SIL, sempre sorridente e animado.   Não estou lembrado, mas parece que a Banda era “ Som da Terra, “ fui algumas vezes, porém pelas tarefas e obrigações profissionais, perdi o contato com ele. Meus sentimentos a família de modo geral, que Deus e o Espírito Santo, consolem vocês. DESCANSE EM PAZ APOLO. AMÉM!

João Bosco do Carmo

Ex-aluno, Ex-trombonista, Ex-componente da Orquestra Musical 03 de Agosto da cidade da Vitória de Santo Antão, PE, do Maestro Aderaldo Avelino da Silva. (in memoriam).