Na manhã de ontem (13) ao caminhar pelo bairro do Livramento fui abordado por uma jovem senhora. Disse-me ela: “Pilako, foi bom eu lhe ver. Estou toda arranhada por conta de uma queda que levei da moto, naquela rua da Simetria, por conta daquela brita que está espalhada na rua e a prefeitura não faz nada”. Continuou ela: “bota no teu blog, para ver se a prefeitura toma alguma providencia”.
Realmente o problema que ela se referiu é verdadeiro. Existe uma construção nessa rua – Valois Correa – que o material fica atrapalhando os pedestres e os motoristas. Aliás, um morador dessa rua já fez até reclamaçãoescrita, aqui no blog.
Eu disse que iria postar o fato, narrado por ela, mas que a situação da atual gestão é de total abandono e que infelizmente, outras pessoas irão passar pelo mesmo problema dela. De resto, apenas faço um alerta aos transeuntes para terem cuidado e que os condutores de veículos, principalmente ciclistas e motoqueiros, redobrem a atenção ao trafegar na referida via.
Na noite da sexta (09) aconteceu no Teatro Sologeu José Aragão o lançamento do 3º livro do professor Serafim Lemos do Nascimento. Com o título “A revolução de 1964 e a história do Engenho Galileia” a obra do membro da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, mergulha nos fatos importantes ocorridos na história do Brasil e daa nossa Vitória de Santo Antão.
Sobre a origem do Engenho Galileia, narra Serafim:
“Segundo relatos, o nome do engenho é obra da família Beltrão, que tinha como tradição visitar a região de Israel todos os anos. Viram semelhança entre a paisagem da Galileia atual Israel, quando compraram as terras resolveram fazer uma homenagem ao local”.
Abaixo, contudo, segue um vídeo contendo uma explanação do autor sobre a referida obra. Veja o vídeo:
Existem pessoas que até morrem, como todas as outras. Existem pessoas que continuarão sendo lembradas, mesmo depois de cumprir sua missão no mundo dos vivos. O filósofo contemporâneo, Mário Sergio Cortella, em um dos seus livros, questiona: Qual é a Tua Obra? Adaptando a pergunta para o antonense Elmo Cândido Carneiro, perguntaríamos: Quais foram as tuas obras?
Após o sepultamento do corpo de Seu Elmo da Pitú, ocorrido na tarde de ontem (11), no Cemitério São Sebastião, aqui na Vitória de Santo Antão, seu nome certamente será grafado nas mais variadas situações: rua, praça, escola, clube de serviço, prédios de instituição financeira, empreendimento comercial e etc. Tudo isso será importante e compreensivo.
Se Seu Elmo fosse um atleta olímpico, certamente ele ganharia medalha de ouro no Pentatlo Moderno. Nessa modalidade esportiva não basta se destacar apenas em uma atividade, o atleta tem que ser bom em tudo, numa mesma jornada, ou seja: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.
Na qualidade de chefe de família Seu Elmo vivenciou com sua esposa, Dona Vitorinha, o melhor sentido da palavra cumplicidade. Aos filhos não foi apenas um bom provedor, virou herói e exemplo de ética. Aos netos e bisnetos uma fonte de sabedoria e carinho.
No mundo dos negócios – Elmo da Pitú – triunfou. Construiu pontes nos cinco continentes falando o idioma universal do empreendedorismo para fazer com que o cidadão planetário provasse, gostasse e comprasse sua mercadoria Made In Vitória. Dizia seu Elmo: “as duas melhores cidades do mundo: Paris e Vitória de Santo Antão”.
Em nossa Terra Mãe Elmo Carneiro interagiu em todas as direções do tecido social, foi uma espécie de “elo 360º”: do carnaval ao religioso, do clube de serviço ao futebol, da filantropia ao empresarial, da educação ao setor público, enfim, podemos dizer que o nosso conterrâneo, que acaba de fazer a viagem sem volta, foi, indiscutivelmente “de um tudo” na nossa polis.
Com apenas vinte e quatro anos, Seu Elmo foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. Se hoje falar ao telefone já é algo ultrapassado, em função da internet, foi com a sua articulação e empenho que nossa cidade saiu do isolamento na década de 1960, com a implantação do sistema de telefonia fixa. Seu Elmo foi um homem plural, na medida em que os interesses coletivos sempre estiveram acima dos individuais.
Desde criança fui impulsionado a admira-lo. Meu pai, Zito Mariano, o admirava, respeitava-o e reconhecia nele um dos homens com maior visão na Terra de Diogo de Braga. Hoje, na qualidade de vitoriense adulto e conhecedor da história da cidade, ratifico, na figura do empresário Elmo Cândido Carneiro, uma das mais profícuas que por aqui nasceu e viveu.
Portanto, a obra ou as obras plantadas por Seu Elmo – ao longo das nove décadas da sua proeminente existência – nas mais variadas esferas de sua atuação, com raio de alcance muito além dos nossos olhos não cessarão com sua partida da nossa bolha comum – que chamamos de convivência – pois as mesmas não foram codificadas com a marca do individualismo e do egoísmo e sim na plenitude do coletivo e sempre no contexto do bem comum. Em nome de todos antonenses, Obrigado Seu Elmo Cândido Carneiro!!
Sintonizado com os grandes meios de comunicação do País que sempre, ao final de cada ano condensam em um só programa, intitulado RETROSPECTIVA, os fatos marcantes e importantes do Brasil e do Mundo nosso Jornal Eletrônico Vitoriense – Blog do Pilako – convida, mais uma vez, os internautas ANTONENSES a construir conosco a RETROSPECTIVA 2016 da nossa Vitória de Santo Antão.
Na medida do possível iremos catalogar os fatos e acontecimentos, nas mais diversas áreas, que foram importantes e relevantes para história da nossa cidade no ano de 2016.
Portanto, envie sua indicação e sugestão – a partir de hoje para o nosso e-mail, pilakovb@hotmail.com – para construirmos juntos nossa retrospectiva vitoriense Se preferir, comente nesta postagem!
Para você quais foram os acontecimentos relevantes e fatos marcantes que acorreram na nossa cidade durante o ano de 2016?
Recentemente registrei mais uma placa de sinalização de trânsito tombada na calçada. Não custa nada lembrar que por ocasião das aplicações das mesmas (placas) pela prefeitura, sob a coordenação da AGTRAN, denunciamos que o material usado era inadequado.
O entendimento das variantes que circunscreve a chamada mobilidade urbana está calcada, hoje, em um conjunto de competências que vai muito além do imaginável da esmagadora maioria dos gestores públicos. Políticos e prefeitos ultrapassados, que na maioria dos casos não tem o salutar costume de escutar técnicos, estão sendo vencido pelo tempo, como é o caso do atual gestor da nossa Vitória de Santo Antão, Elias Alves de Lira.
Por ocasião dos sempre animados encontros que ocorriam nas tardes do sábado na propriedade do saudoso Romildo Mariano (meu tio), em 2008, nos meses que antecederam a campanha para prefeito, repeti várias vezes a seguinte explicação:
Elias já está ultrapassado. Ele foi prefeito da Vitória em outras circunstâncias, hoje os tempos são outros… Para exemplificar dizia: é a mesma coisa de um motorista que dirigiu durante algum tempo um caminhão Mercedes 1113, ele continua um bom motorista, mas não tem capacidade de viajar pilotando um caminhão moderno que seja instrumentalizado por um painel eletrônico computadorizado e que o motor só “vira” depois da autorização via satélite……. e ainda completava: Elias tem capacidade para administrar uma cidade do porte de Feira Nova, Glória do Goitá, Chã Grande e por aí vai…., não uma cidade do porte da Vitória de Santo Antão… Testemunhas para atestar o que disse, lá atrás, é o que não falta…
Pois bem, passaram-se oito anos e o que eu falei lá atrás, hoje, configura-se uma flagrante realidade. Apenas para ficar na ceara da mobilidade, por exemplo, não tem nenhuma lógica que uma via feito a Avenida Henrique de Holanda (Antiga BR 232), que se configura como uma espécie de “espinha dorsal” viária do município, ao invés de ser alargada e ampliada, venha ficando mais estreita, em função das constantes CONSTRUÇÕES IRREGULARES, cujas banquetas foram e continuam sendo “doadas” pelo prefeito Elias Lira.
Para as futuras gerações, porém, ficarão mais gargalos no fluxo do trânsito e mais riscos de mortes, atropelamentos e colisões. Esses serão, portanto, alguns dos saldos negativos desta macabra equação – INVASÕES – que foram, e continua sendo, o expediente do atual gestor da nossa cidade, nesses últimos oito anos, no comando da gestão do Governo de Todos.
Na noite de ontem (07), aqui na Praça Leão Coroado, bati um alongado papo com o vereador reeleito Novo da Banca. No meio da nossa conversa informal resolvemos gravar um vídeo sobre os movimentos ocorridos nos bastidores políticos, no que diz respeito à eleição da mesa da Câmara de Vereadores para o próximo biênio – 2017/2018.
Não custa nada lembrar que, há mais ou menos um mês, em outro encontro casual, havíamos conversado sobre este mesmo tema. Naquela ocasião, inclusive, disse-me ele (Novo) que as coisas estavam seguindo por um caminho, antes, inimaginável, mas não quis entrar em detalhes sobre o mesmo.
Pois bem depois de muita negociação entre os parlamentares e também com o prefeito eleito, Aglailson Junior, o consenso foi criado em torno do nome do vereador Novo da Banca, para assumir a presidência da Casa Diogo de Braga, a partir de janeiro de 2017.
Na circunscrição política municipal é praxe que o prefeito – chefe do executivo – se coloca como um “forte cabo-eleitoral” na escolha do presidente do Poder Legislativo local. No nosso caso, indiscutivelmente, o interesse do prefeito eleito, Aglailson Junior, na eleição do Novo da Banca, configurou-se em ato determinante para o consenso.
Vale salientar que o Novo da Banca disputou a última eleição em outro grupo, fato pouco comum nessas escolhas. Disse-me o Novo da Banca: “ me surpreendeu (…… ) quando fui procurado por Aglailson Junior e Romero dizendo que Romero não era mais o candidato a presidente e que o candidato seria Novo da Banca”.
Já pensando na gestão, uma vez que o consenso está formado em torno do seu nome, disse-me Novo que pretende arregimentar um corpo técnico consistente para produzir uma administração dentro dos padrões exigidos pela Lei vigente.
Abaixo, contudo, segue dois vídeos com a nossa conversa completa, inclusive com a revelação do Novo da Banca, realçando problemas do passado que gerou, de certa forma, uma divida de gratidão para o processo de hoje, entre ele o prefeito eleito, Aglailson Junior. Veja os vídeos:
Na qualidade de sócio do Instituto Histórico da Vitória e membro da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – o compositor Aldenisio Tavares, em parceria com o também compositor e comunicador Guilherme Pajé, está com um novo trabalho artístico na praça.
“Memória Viva do Carnaval”, lançado recentemente em função do Tríduo Momesco que se anuncia (Carnaval 2017), tem como coluna vertebral, por assim dizer, o objetivo de reverenciar os compositores, cantores e músicos do autêntico ritmo pernambucano que se encontram “Nas Nuvens”.
A obra independente, produzida pela dupla de compositores mais gravada do carnaval vitoriense, procurou reunir nomes de consagrados autores pernambucanos, como Nelson Ferreira e Maestro Nunes sem esquecer, contudo, os artistas antonenses, tais como: Nestor de Holanda, Teixeira de Albuquerque, Bené de Cachoeirinha, José Marques de Senna e etc.
Em “tempos bicudos”, no que se refere ao momento econômico e ao baixo nível de produção musical qualificada, sobretudo no que diz respeito às composições carnavalescas, produzir uma obra com recursos próprios para enaltecer o trabalho daqueles que já se encontram “Nas Nuvens”, não deixa de ser, pelo menos pra mim, uma inconteste declaração de amor à cultura, à arte e aos vitorienses que se imortalizaram através das suas músicas. Portanto: MUITAS PALMAS PARA OS COMPOSITORES ALDENISIO TAVARES E GUILHERME PAJÉ.
Faces Odontologia Estética traz à cidade uma moderníssima infraestrutura e atendimento diferenciado, oferecendo aos pacientes conforto, modernidade e sofisticação
A população de Vitória de Santo Antão e região está prestes a conhecer um moderno e sofisticado conceito em odontologia. Na próxima sexta-feira (9/12), será inaugurada a Faces Odontologia Estética, clínica que traz para a cidade um altíssimo padrão em atendimento e infraestrutura, além de profissionais qualificados para os cuidados com a saúde e estética do sorriso.
Localizada numa área central e de fácil acesso da cidade, na Praça da Matriz, a Faces visa proporcionar aos seus pacientes um tratamento diferenciado. A começar por um olhar mais amplo sobre a plástica do sorriso, levando em conta toda a harmonia facial da pessoa, muito além do que apenas os dentes.
Apesar de ter como carro-chefe as especialidades estéticas, como ortodontia e prótese dentária, a Faces Clínica também vai oferecer todos os serviços usuais de odontologia, como dentística restauradora, endodontia, periodontia e cirurgia oral. Cada uma dessas especialidades será cuidada por profissionais capacitados, o que confere mais qualidade e segurança ao paciente no resultado do tratamento.
“Nosso objetivo é agregar à cidade um atendimento que ela ainda não experimenta nesse setor. Foram meses planejando cada detalhe para oferecer aos nossos pacientes todo o conforto possível, em uma estrutura moderna e bem localizada. Mas, sobretudo, um tratamento pelo qual eles ainda só encontravam em grandes cidades, como na capital”, explica a cirurgiã-dentista Amanda Albuquerque, que assina a responsabilidade técnica da clínica.
Quando pensar na sala de atendimento da Faces, esqueça completamente o clichê das quatro paredes brancas, num ambiente fechado, como nos consultórios tradicionais. A clínica oferece um espaço arrojado, bem iluminado e com vista para a cidade. Se a paisagem não for suficiente, a moderna cadeira odontológica permite que o paciente escolha, dentre um vasto catálogo, algum filme, série de TV ou show para assistir durante a consulta.
Além do sistema audiovisual, a cadeira da Faces Odontologia Estética possui também um sistema de massagem, além de outras tecnologias integradas, que conferem ainda mais conforto e relaxamento aos pacientes. “Queremos que as pessoas apreciem verdadeiramente o momento da consulta. Que sintam-se acolhidas nesse espaço e, consequentemente, desejem voltar”, completa Amanda.
A Faces Odontologia Estética fica localizada na Praça Dom Luiz de Brito (Praça da Matriz), 366, Salas 01 e 02, no bairro Matriz, em Vitória de Santo Antão.
Dias atrás registramos na rua conhecida como “Subida da Bela Vista” dois cavalos se alimentando de lixo, na calçada. A gestão do Governo de Todos, após oito anos no poder, está chegando ao fim e deixa como uma das marcas da sua pífia administração o “RETRATO” dos animais de grande porte circulando livremente, dia e noite, pelas as ruas, praças e avenidas da cidade. É lamentável!!
Quando estamos trabalhando com pessoas, que estão com idades avançadas em relação aos padrões curriculares regulares do sistema escolar, precisamos preparar estratégias e técnicas de ensino, para obtermos sucessos no campo da aprendizagem. É uma situação delicada, por ser pessoas com suas experiências de vidas, onde vivenciaram diversos momentos com graus de dificuldades impressionantes. A abordagem que estamos referindo, está focado ao Corpo Discente da EJA – Educação de Jovens e Adultos. A Educação Musical, acreditamos que pode fazer uma introdução neste contexto da aprendizagem, afinal esta disciplina está inclusa na qualidade de Ciência Educacional, tendo como base, a área Multidisciplinar. Digamos que estes alunos não queiram no futuro, tornarem-se músicos profissionais, apenas estão estudando a Educação Musical para ser um cidadão melhor no futuro.
No entanto, podemos trabalhar Educação Musical com estes alunos da EJA, aproveitando com bastante cuidado e técnica especial, as experiências individuais de cada participante. Alguns terão dificuldades de expressar e comunicar o que for pedido, por exemplo: em seminários; em grupos ou individuais. Alguns poderão apresentar batendo palmas, sentados em suas cadeiras, ou, a frente da sala para todos, porém outros sentirão vergonha, ficarão inibidos, por já serem adultos, sentem-se que não tem capacidades para assuntos musicais contidos dentro da Educação Musical. Então, passo a passo o Educador Musical aproveitará as situações vivenciadas de cada aluno participante, apresentando que seus corpos falarão e revelarão recursos para compreender e aprender as noções e, o que seus benefícios poderão fazer para o aprendizado Multidisciplinar, como também, o crescimento de uma sociedade melhor.
João Bosco do Carmo.
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com
Na segunda feira 28/11/2016, O PMDB – PE realizou um encontro regional dos vereadores e prefeitos eleitos no ultimo pleito eleitoral, foram 161 vereadores, 17 prefeitos e 15 vice-prefeitos. O encontro foi realizado no auditório do JCPM na cidade do Recife. Os vereadores da vitoria de santo antão eleitos pelo partido, Lourinaldo Júnior e Edmilson de Varzea Grande junto com a executiva municipal foram ao encontro para representar a cidade da Vitória.
O encontro liderado pela executiva estadual do partido, teve como objetivo principal a avaliação do desempenho no último pleito municipal e as estratégias para traçar o futuro do partido. Foram realizadas conferências com o arquiteto e urbanista Francisco Cunha, que falou sobre gestão municipal em tempos de crise. Marcos Magalhães, abordou o tema “Elementos da educação básica: papel das prefeituras”. José Arlindo Soares, tratou sobre o plano de desenvolvimento municipal.
Aos que não gozam de uma relação mais próxima com o jornalista José Edalvo, certamente, a marca da formalidade seja um dos seus traços mais saliente, não obstante, porém, todos reconhecer na sua figura uma pessoa estudiosa, preparada e de fino trato.
Portador de uma cultural geral extraordinária, Edalvo também encarna, hoje, o título de sujeito que mais testemunhou e registrou fatos históricos na nossa República da Cachaça. Aliás, não custa nada lembrar: são quase quarenta anos ininterruptos na arte da pena.
Na qualidade de pessoa próxima do Edalvo – jornalista zeloso e cuidadoso – posso dizer que o mesmo também é um talentoso poeta, compositor, declamador e um exímio narrador de “contos e causos”.
A natureza – soberana nas suas ações – por ocasião do seu nascimento nos concedeu um claro atestado de equilíbrio, pois se não lhe ofertou uma razoável beleza física compensou-lhe com uma memória privilegiadíssima. Recentemente, contudo, em momento de descontração ao seu lado tive a oportunidade de registrar, em vídeo, uma cana rara do eclético e versátil jornalista José Edalvo. Veja o vídeo:
Fiquei muito emocionado em rever vários amigos unidos em um momento de descontração e apenas alegrias. Jamais imaginei que existiria este evento, e ao mesmo tempo fiquei sem palavras para elogiar. Passou um filme de décadas atrás quando tive o prazer de ir treinar algumas vezes neste campo, e acima tudo fico feliz por saber que ainda existe e que a tradição de décadas ainda é mantida. O que era um evento esportivo à época hoje (há alguns anos como foi mencionado), se torna um momento de confraternização e encontro de “Velhos Garotos”. Sem palavras para parabenizar. Abraço a todos e espero que 2017 seja repleto de muita saúde, paz, sucesso e prosperidade a todos que participaram e seus familiares. E acima de tudo a você “Cristiano Vasconcelos de Melo Bastos” rsrsrsrsrsrs… meu amigo de década (sempre do mesmo jeito em nossos laços de amizade e familiares) PILAKO, pelo que vem proporcionando em termos de divulgação em todos eventos e acontecimentos de nosso município. Abraço e tudo de bom sempre!!!!!!!!!!
eu, me chamo Demetrio santos tenho 44 anos, de idade e poço ate diser também qui eu, fiz parte dessa epoca boa, a sim qui meus, pais me abandonou com mais 2 irmãos fomos separados pelo destino na decada de 1976 me lembro bem de quando chegava a hora e o mes de setembro eu, fazia parte da banda macial e eu, tocava tarol, e prato, bom e alem disso eu, tambem amava desenhar muito no colegio interno pacas ou seja era um colegio interno chamado de Febem, e o bom é qui eu, hoje me tornei adulto e um cara muito umilde lembro muito bem da padaria qui ficava la nus fundos e depois eu, me lembro muito também de uma polcilcas de porcos, e amava ir pra igreja no outro lado da casa de dona neves, ela nus levavas para amissa todads as quartas feira.. a e nem poço me esquerser de uma amigo qui eu, contava com ele weliton foi o 1 amigo qui eu, encontrei por la e sem falar qui ele desenhava muito e hoje eu, ainda tenho um desenho muito especial, qui ele me deu assim qui saiu do afanato pacas, um verdadeiro He-man….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs. obrigado memorias das memorias qui me faz lembrar.. Demetriossantosdemafl@hotmail.com ou watzappi 998043491.