Lourinaldo Junior no dia da diplomação como vereador da Vitória de Santo Antão.

Em mensagem enviada ao nosso blog, disse o vereador eleito e diplomado, Lourinado Junior:

“Na manhã de segunda feira 19/12/2016, recebemos nosso diploma de vereador eleito. Só tenho a agradecer a Deus, a minha família, aos 2431 amigos que confiaram e acreditaram no nosso trabalho.
Tenho fé em Deus que a partir de 2017 estarei representando todos os cidadãos vitorienses com muito trabalho, honra e dedicação. Deus abençoe nossos caminhos para que cada vez mais tenhamos sucesso em nossas vidas. Muito Obrigado a todos !!

Apelidos Vitorienses: MORENO

Dando continuidade a nossa coluna: Apelidos Vitorienses, que tem por objetivo revelar a origem do apelido dos conterrâneos que são mais conhecidos pela alcunha do que pelo próprio nome, hoje, falaremos do senhor Clóvis Amaro de Lira.

Disse-nos o senhor Clóvis Amaro de Lira que pelo fato de haver nascido com a pigmentação da pele mais escura da família, sua avó, com apelido de “Abelha”, foi logo dizendo:  “esse é o moreninho da família”.

Contou-nos ainda o senhor Clóvis Amaro de Lira que desde criança que seus familiares, vizinhos e amigos nunca lhes trataram  pelo nome de batismo, e sim   pelo apelido de MORENO. Na escola, contudo,  o nome social  também continuou em detrimento ao  nome de batismo.

Identificamos, portanto, o senhor Clóvis Amaro de Lira como  mais um vitoriense  que é mais conhecido  pelo apelido do que o próprio nome, ficando assim, desde já catalogado na coluna do nosso blog: Apelidos Vitorienses. Veja o vídeo:

 

Retrospectiva Vitoriense 2016!


Sintonizado com os grandes meios de comunicação do País que sempre, ao final de cada ano,  condensam em um só programa, intitulado RETROSPECTIVA,  os fatos marcantes e importantes do Brasil e do Mundo nosso Jornal Eletrônico Vitoriense –  Blog do Pilako –  convida,  mais uma vez,  os internautas ANTONENSES a construir conosco a  RETROSPECTIVA da  Vitória de Santo Antão (2016).

Na medida do possível iremos catalogar os fatos e acontecimentos, nas mais diversas áreas,  que foram importantes e relevantes para história da nossa cidade no ano de 2016.

Portanto, envie  sua indicação e sugestão – a partir de hoje para o nosso e-mail,  pilakovb@hotmail.com – para construirmos juntos nossa retrospectiva vitoriense. Se preferir, comente nesta postagem!

 Para você quais foram os acontecimentos relevantes e fatos marcantes que acorreram na nossa cidade durante o ano de 2016?

Vitória de Santo Antão: Natal nas Trevas da escuridão…

Entre as muitas matérias que li no Diário de Pernambuco do domingo (18) uma, particularmente, me fez refletir com mais profundidade sobre nossa Vitória de Santo Antão, algo que já faço naturalmente.

Pois bem, diz o título da publicação: “O tradicional Natal da Suíça pernambucana”. Completa o subtítulo: “Natal Luz de Garanhuns já virou tradição no Nordeste e segue como opção econômica ao turista local”.

A matéria realça o clima vivenciado pela cidade, fincada na Região Agreste do nosso Estado. Em função da programação natalina promovida pela prefeitura, segundo o jornal, os 3.000 leitos de hotéis e pousadas estão sendo ocupados. Espera-se para o ciclo natalino  algo em torno de 600 mil pessoas,  até o dia 31 de dezembro.

http://www.apaepe.org.br/foto.phtml/478614/g

Com relação à decoração de Natal produzida na cidade inteira –  segundo a matéria – foi obra de 60 artesões locais. Com relação às apresentações musicais para a festa os artistas da terra é maioria nos palcos.

Carros alegóricos temáticos e trenzinho desfilam pelas ruas  cidade. O mercado de suvenires, logicamente produzido pelos nativos da cidade das flores, é também incentivado, o que ajuda no incremento da economia local que já aqueceu em torno de  7%, segundo a matéria.

https://1.bp.blogspot.com/-6VrzS6jcIIA/V6pWgecHJII/AAAAAAAAC7I/bHcvRBn1vUwxvv3-AVw92YB1zrVVaY_XwCLcB/s1600/12226972_10205149493647650_6336685496341156854_n.jpg

Após essas variáveis desse verdadeiro desenvolvimento sustentável local –  que está em total ebulição num município do mesmo porte da nosso –  a noticia mais  animadora é que  TODA ESSA CONSTRUÇÃO ACONTECEU EM APENAS QUATRO ANOS ( UM MANDATO).

O prefeito reeleito de Garanhuns (Izaías Regis), juntamente com sua equipe das áreas da cultura e do turismo,  com vontade política, planejamento e competência produziram uma verdadeira  “industria ecológica”  na Suíça Pernambucana, em apenas um mandato.

O Curioso dessa “mágica” é que na nossa cidade – município do mesmo porte, do mesmo estado  e com arrecadação financeira semelhante – a gestão do Governo de Todos,  mesmo após oito anos consecutivos no poder,  não conseguiu avançar “um palmo” sequer na questão turística, mesmo possuindo uma potencialidade extraordinária. Por aqui, aliás, só se fala em crise e calote.

Com relação ao Natal, contudo, não custa nada lembrar: POR INICIATIVA DA PREFEITURA DA VITÓRIA NÃO TEREMOS NEM UM BICO DE LUZ PISCANDO NA CIDADE,  PARA FESTEJAR O NASCIMENTO DO MENINO JESUS. Será que é castigo ou incompetência mesmo?

1ª Salão de Arte Vitoriana por Aldênio Marques.

Na tarde do sábado (17) visitamos o evento intitulado 1º Salão de Arte Vitoriana que tem, entre outros objetivos, realçar a arquitetura da cidade nas mais diversas formas de expressão artística.

O evento foi aberto ao público no dia 16 e segue até o próximo dia 22, com entrada franca. O Casarão dos Deus e Melo, localizado na Rui Barbosa, foi o local escolhido para abrigar o movimento que congrega vários artistas da cidade.

Por ocasião da nossa passagem, gravamos um vídeo com o amigo diretor do Centro Artístico Corarts e também idealizador do evento, Aldênio Marques, sobre suas impressões do 1º Salão de Arte Vitoriana. Veja o vídeo:

Seu Rochina: PATRIMÔNIO VIVO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

No último encontro do ano, promovido pela AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, ocorrido na manhã do domingo (18), em sua sede (Sobradinho), registrei uma preciosidade.

Eulâmpio Valois da Rocha, mais conhecido por Seu Rochinha, na qualidade de sócio da entidade  e prestes a completar noventa e cinco anos (25-12), distribuiu vitalidade, escrevendo e lendo sua mensagem natalina.

Para os que não sabem, em tempos remotos, Seu Rochinha, atrás de um balcão farmacêutico, atuou como uma espécie de “anjo salva-vidas” dos vitorienses. Dos mais velhos aos mais novos, para os mais ricos e também para os mais pobres,  Seu Rochinha  era “o cara”.

Minha mãe (Dona Anita), prima legitima de Rochinha (como ela chamava), não cansava de dizer: “eu não sei o que seria de mim, com dez filhos, se não fosse Rochinha”. Portanto, assim como outros emblemáticos vitorienses, Seu Rochinha, inquestionavelmente, se configura  num verdadeiro PATRIMÔNIO VIVO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. Veja o vídeo:

Carnaval 2017: agremiações animadas por trio elétrico, voltarão a desfilar no Pátio da Matriz.

Após reparos e ampliações, na noite de ontem (15), aconteceu uma reunião na sede da ABTV- Associação dos Blocos de Trio da Vitória – entre os diretores das agremiações afiliadas e os membros da equipe de transição do prefeito eleito Aglailson Junior, convidados através do oficio 29/2016.

Na qualidade de interlocutores da nova gestão municipal, que assumirá a partir de 2017, Marcos Rocha e Junior Macarrão escutaram atentamente as demandas e ações que se fazem necessárias para que o Carnaval 2017 aconteça de maneira exitosa.

Com relação às questões financeiras, no que diz respeito ao incentivo por parte do governo municipal, na direção das agremiações, Marcos Rochas adiantou que só poderá se posicionar em janeiro, em função das analises financeiras que só serão conhecidas com a posse da nova gestão.

Já com relação ao percurso oficial do carnaval 2017, foi taxativo: “volta ao normal”, ou seja: as agremiações que desfilam animadas por trio elétrico,  voltarão a passar no Pátio da Matriz. “Tudo como antes”, disse ele.

Após esse primeiro encontro a impressão que ficou para os diretores das agremiações presentes é que, doravante, um novo ciclo se abre entre o governo municipal e as agremiações. Marcos Rocha demonstrou interesse em solucionar várias questões, inclusive se colocando à disposição para novos encontros.

Após a informação da volta do percurso normal, fiz questão de dizer: só com essa medida,  de partida, o carnaval já  melhora em 50%. Portanto, se já existia uma boa expectativa para o carnaval 2017 – por “N” fatores” – agora, após esse primeiro encontro,  as coisas começam a tomar forma PARA  A NOSSA  FESTA MAIOR “VOLTAR A SORRIR”. 

Elmo Cândido Carneiro: jornais da Capital publicam nosso artigo.

Foi com satisfação que constatei, hoje, a publicação em dois grandes jornais da Capital – Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco – o artigo postado no nosso  blog,  homenageando a figura do eminente antonense Elmo Cândido Carneiro.

Utilizando-me de um dos atributos do homenageado – humildade –  devo  confessar  que as referidas publicações encontraram mais motivação no assunto abordado do que propriamente na qualidade textual.

Reconheço também, contudo, que quando se “fala” (escreve) com a voz do coração,  cuja mesma esteja alicerçada na luz da realidade plena,  há junção de bons motivos para que as coisas aconteçam.

Clique para ampliar.

Programa Maquinho Saile na TV Vitória, em breve!

Na tarde de ontem (15) recebi na nossa redação o apresentador Marquinho Saile. Nesse nosso primeiro contato – articulado por sua assessoria de imprensa –  tive o prazer de conhecer um cara simpático e bem comunicativo.

Marquinho, em breve, estará comandando um programa de auditório na Tv Vitória, canal 58, de segunda a sexta, logo após o programa do Jota Domingos. Palavras dele: “um programa local com qualidade nacional”.

Com direito a plateia e quadros variados, tais como: calouros e quadros itinerantes – “quebra- galho”, tapa-no-visual e etc – Marquinho Saile também vai garantir espaço para artistas locais e atrações já consagradas.

Portanto, a partir de agora,  é esperar o anuncio da estreia do Programa Marquinho Saile,  que  tem na sua produção, entre outros, o competente vitoriense Pablo Dantas.

Elmo Cândido Carneiro: Missa de Sétimo Dia.

Na manhã de hoje (16) aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Livramento a Missa de Sétimo Dia de Seu Elmo Cândido Carneiro. Familiares, amigos e funcionários do Engarrafamento Pitú participaram da celebração.

Agradecimento da família:

“Queremos agradecer a todos os familiares e amigos que manifestaram as suas condolências e pêsames pela nossa grande perda. Pelos gestos e palavras de conforto, e pelo carinho e atenção que tiveram para com nossa família. Muito Obrigado!”

Sesi/PE abre 60 vagas gratuitas para Ensino Médio e Profissional na Zona da Mata

Programa busca facilitar inserção profissional de jovens carentes no mercado de trabalho

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lança, nesta quinta-feira (15), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. Na Zona da Mata, são 60 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. As inscrições vão até 23 de dezembro, quando param devido ao recesso de final de ano, sendo retomadas em 02 a 06 de janeiro.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Automação Industrial, em Goiana, onde há 20 vagas, ou um dos cursos de Escada, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Logística, ambos com 20 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site www.pe.sesi.org.br.

Pode concorrer apenas pessoa de baixa renda, aluno da escola pública ou de escola particular desde que possua bolsa integral e/ou cujos pais ou responsáveis sejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O candidato deve possuir até 17 anos completos em 31 de dezembro deste ano e apresentar documento comprobatório de conclusão do 9º ano.

“Nosso intuito é formar uma mão de obra qualificada para o setor produtivo, ao mesmo tempo que facilitamos a inserção profissional do jovem, pois ao concluir os estudos, ele já estará com o certificado de formação profissional nas mãos”, afirma o superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões. “Além disso, acreditamos que viabilizar uma educação de qualidade para a população menos abastada é o caminho mais seguro para a ascensão social”, conclui.

Provas – O processo seletivo ocorrerá dia 15 de janeiro, das 14h às 17h. Serão aplicadas provas de língua portuguesa e matemática, com 20 questões cada. O resultado final estará disponível, a partir do dia 24, nos sites www.pe.sesi.org.br e www.pe.senai.br e na unidade do SESI/PE onde o aluno pretende estudar. Mais informações pelo telefone (81) 3534.1174 (Escada) e (81)3626.0658 (Goiana), pelo e-mail relacionamento@pe.sesi.org.br ou pelo WhatsApp (81) 9.8829.3330.

Onde estudar:

Local de Inscrição

Vagas

Curso Técnico Disponível

Escola do Ensino Médio

Escola do Ensino Técnico

 

Zona da Mata

SESI Escada

20

Eletromecânica

SESI Escada

SENAI Cabo de Santo Agostinho

20

Logística

SESI Goiana

20

Automação Industrial

SESI Goiana

SENAI Goiana

 

Aniversário em dose dupla!

Hoje, 16 de dezembro, é dia de cantar o famoso “PARABÉNS PRÁ VOCÊ” na direção das gêmeas  Symone e Soraya,  em função da passagem natalícia. Apesar da soma de décadas de primaveras as duas ainda continuam sendo confundidas nas mais diversas ocasiões, assim como no passado. A enfermeira Symone, além de ser minha cunhada, é minha comadre. A empresária Soraya,  minha esposa e mãe do meu Gabriel. Quem é Symone e quem é Soraya na foto?

MANÉ CAPÃO

Dentre as figuras lendárias e bizarras das quais tive notícias e algumas conheci, em Vitória de Santo Antão, espero que alguém relembre MANÉ CAPÃO, MÃO DE ONÇA, CAFINFIM, PAPA-RAMA, DIDI DA BICICLETA, BIU LAXIXA E O CORCUNDA ANÍBAL.

MANÉ CAPÃO tinha os trejeitos de um primata. Haja vista que andava de pernas arqueadas, pendendo para os lados, erguendo a cabeça e fazendo bico com a beiçola. Às vaias e insultos que recebia, respondia na pedrada. Não é preciso dizer que lascou cabeça de gente, estilhaçou vidraças e botou muito sujeito pra correr. Recordemo-lo. Penso que quem o insultava era pior que ele.

MÃO DE ONÇA nunca deu um soco num atrevido para não vê-lo estatelado no chão. PAPA-RAMA brigava com 4, na braçada. Parecia um viking. DIDI DA BICICLETA tinha o corpo fechado, porque a caixa dos peitos era rendada de tiros sem ter baixado à sepultura. CAFINFIM dava óleo queimado para os presos beberem, e BIU LAXIXA era tão doido que, quando corria na frente, ninguém corria atrás. E ainda tinha FERRO, um negão que dava beliscão em menino.

Não sei quem se lembra, mas eu conheci a figura cinematográfica do CORCUNDA ANÍBAL. Andava pelas ruas resmungando e exalando um nauseante aroma de pão e banana, como se fosse um personagem de filme de terror. Aníbal tinha o hábito de apalpar o seio das mulheres, o que o tornava mais apavorante. Não sei do que morreu nem exatamente quando, o que lhe empresta uma feição misteriosa e hugoana, à la O Corcunda de Notre Dame.

Sosígenes Bittencourt

STF e o caso do Ilustre Senador Renan Calheiros – LOUCURA OU JUSTIÇA INJUSTA?

Por Osvaldo Gouveia
Advogado e Professor. 

A decisão do STF que manteve o Senador Renan Calheiros na Presidência do Senado Nacional, mas o impediu de assumir a Presidência da República retrata com lamentável certeza a condição escura e duvidosa por que passa a mais alta corte de justiça do país.

Infelizmente o Brasil possui legisladores, em proporção considerável, autênticos analfabetos funcionais e, como consequência desse dantesco quadro, as leis com suas feições, espelham uma triste realidade, confusa e temerária. Como não podia ser diferente, nessa quadra atual, os interesses inconfessáveis das oligarquias se sobrepõem aos aspectos éticos, morais e jurídicos, prevalecendo a cleptocracia (governo de ladrões).

O ilustre Senador da República, de há muito já deveria estar cumprindo tranquilamente suas penas, caso seus processos de longevas datas, tivessem como motor propulsor um juiz da envergadura do Sérgio Moro. O misterioso STF, no caso Renan, espanta a população mais simples, que desconhece os meandros da nossa CF/88. Mas, o mesmo não ocorre com os ilustres Ministros da Suprema Corte.

Nessa quadra, o Ministro Marco Aurélio, sofrendo com os escândalos da política nacional, resolve jogar gasolina na fogueira com o objetivo de ver o circo pegar fogo. Diga-se, circo esse, onde nós do povo, representamos a alegria das altas figuras que governam essa nação.

Nesse contexto de pedra em sapado de pé ensanguentado, a liminar concedida pelo Ministro Marco Aurélio carecia de requisitos técnicos imprescindíveis para ser referendada pelo plenário do STF. Assim, a fama e os holofotes que se estenderam sobre o referido Ministro, produzindo fama não magnânima, não poderia prosperar, como não prosperou.

Como consequência dessa decisão do STF, para a população brasileira, a suprema corte fez surgiu um Renan hercúleo, invencível e insuperável, mesmo que momentaneamente! Nesse mesmo sentido, trouxe para a população o ressurgimento de conhecido chavão: “ o pau que bate em Chico não é o mesmo que bate em Francisco”.  Isso porque o deputado Eduardo Cunha foi afastado por não poder ocupar o cargo presidencial em, caso necessário, vez ter virado réu em processo penal perante o STF. Assim, cria-se uma situação onde o certo passa a parecer errado.

O STF E O CASO DA ADPF N. 402

Na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF, sob n. 402 em julgamento no STF, no dia 3 de novembro de 2016, por maioria, julga a ação proposta pelo Partido Político Rede Sustentabilidade, e o STF, diz até que: “ àqueles que respondam a processos criminais no STF não podem estar à frente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do STF, pois, podem vir eventualmente a ocupar o cargo de Presidente da República. “

Entretanto, o art. 86, parágrafo 1º, da CF, não determina assim. Pois, diz que o Presidente da República será suspenso de suas funções se o STF receber contra ele denúncia ou queixa-crime pela prática de crime comum. No entanto, em seu § 4º, esse mesmo art. 86, diz que o Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

Isso quer dizer que se o Presidente da República, se tornar réu em processo instaurado antes da posse, por prática de qualquer infração penal, esse processo ficará suspenso até que ele deixe o cargo de Presidente da República. Por força dessa exceção constitucional, o posto de Presidente da República pode ser ocupado por réu em ação penal, desde que esse crime não esteja relacionado ao exercício de suas funções de Chefe do Executivo Nacional. Portanto, se processado por outro delito qualquer, poderá o denunciado exercer o cargo de Presidente da República.

Nesse contexto, aqueles que ocupam a linha sucessória do Presidente da República (caso do Renan), seguem o mesmo caminho e destino, e, por consequência, também podem assumir o posto de Presidente da República, desde que não sejam réus denunciados por delito relacionado ao exercício do cargo que ocupam. Essa é a situação do Senador Renan Calheiros, posto que no processo penal onde virou réu, o caso data de 2007, não estando relacionado com o cargo de Presidente do Senado Federal que o Senador Renan ocupa em 2016.

Portanto, esse crime possivelmente praticado pelo Senador Renan, no qual tornou-se réu perante o STF, não tem nenhuma relação com suas funções atuais de Presidente do Senado em 2016. Nesse diapasão e por força do dispositivo constitucional acima apontado (CF/88, art. 86, § 4º) o Senador Renan Calheiros pode continuar tranquilamente no cargo de Presidente do Senado, assim como também pode assumir o cargo de Presidente da República, posto que o delito de peculato do qual se tornou réu em processo em curso perante o STF não está associado ao cargo de atual Presidente do Senado Federal que ocupa.

Essa é uma situação deplorável e que envergonha o País, não tenho dúvidas disso. Essa condição favorece e protege o meliante e retira a grandeza do Cargo Presidencial, o de Presidente das Casas legislativas, o que também não tenho dúvida alguma quanto a essa realidade. Mas, lamentavelmente, é assim que está posto em nossa Constituição da República Federativa do Brasil e os Ministros do STF sabem disso. Portanto, criar a dúvida, levantar a desconfiança do povo brasileiro em contra si, não parece ser o melhor caminho que o Supremo poderia ter seguido, por força da concessão de uma liminar que não poderia ter sido concedida!

É fato que os desencontros jurídicos no STF continuam em plena vigência. Ocorreu no caso da Ex-Presidente Dilma, quando o Presidente do STF, em pleno Senado Federal, rasgou a CF/88. O fez ao aceitar o impeachment proposto contra Dilma, cassar seu mandato presidencial, mas não a tornar inelegível por oito anos, para o exercício de função pública, como manda a Constituição Federal, em seu art. 52, Parágrafo único.

Pergunta o povo brasileiro. Inseguro e temeroso: esperar o que agora da maior casa da Justiça do País? Só Deus sabe amigo!

Gustavo Free: “Quero que as pessoas sejam livre, sejam elas, assim como tento ser”

Recentemente o vitoriense José Gustavo Ferrer de Morais Santana, conhecido por Gustavo Free, foi destaque nas páginas do Diário de Pernambuco. Além da história profissional, a matéria também retrata um pouco do sentimento do estilista com a arte. Entre outras coisas, disse Free: “Quero que as pessoas esqueçam a ditadura fashion, levem a vida com mais leveza. Quero que as pessoas sejam livres, sejam elas, assim como tento ser”.

Ônibus dos estudantes: UM ROSÁRIO DE MENTIRAS…


As últimas informações que circulam pela cidade, no que diz  respeito ao transporte público aos estudantes, coordenado pela gestão do Governo de Todos,  são lamentáveis. O prefeito Elias Lira estar concluindo sua carreira política “caindo pelas tabelas”.

Se antes das últimas eleições os universitários foram às ruas – em passeata –  exigir  respeito e compromisso cobrando melhorias  no sistema, após o dia 02 de outubro (2016) os mesmos estão sendo obrigados a pagar um transporte alternativo para concluir o semestre na faculdade. Tudo isso, sob o silêncio dos nossos atuais gestores.

Não custa nada lembrar que na campanha de 2008 o então deputado e candidato a prefeito,  Elias Lira, desfilou com um ônibus de primeiro andar pelas ruas da cidade.

No ano da sua reeleição, em 2012, voltou às ruas com outra bravata visual para impressionar os estudantes. Além de expor ônibus novos no prédio da Secretária de Saúde, localizada na Avenida Henrique de Holanda, promoveu uma espécie de carreata pelas principais vias do município.

Passado o tempo,  e  hoje a gestão do Governo de Todos com apenas  duas semanas de poder, é hora de fazermos uma pequena avaliação, apenas desse contexto. Quantas mentiras, quantas falsidades e quantas ilusões…….. No campo eleitoral, Elias até conseguiu enganar e arrematar a prefeitura, nas suas últimas disputas, mas esqueceu que todos esses estudantes serão os formadores de opinião da cidade e que estarão apostos para emitir veredictos  – com conhecimento de causa – sobre sua ações como gestor e ,  consequentemente,   sobre o futuro político do seu herdeiro, o  Joaquim Lira.