Momento Cultural: LEI DE ANALOGIA – por MELCHISEDEC

MelchisedecPonto de semelhança entre coisas diferentes. É a preponderância de uma forma sobre outra, habitualmente associada ou aproximada. Parte do princípio de que havendo identidade de razão, deve haver a mesma disposição.

Esta Lei manifesta-se numa certa correspondência ou analogia entre as manifestações de vários planos de atividade cósmica. É fato realmente verdadeiro, de que o que está em baixo, é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para fazer o milagre de uma só coisa.

Como todas as coisas procedem do Uno por intermédio da unidade, assim todas as coisas nasceram dessa coisa única por adaptação. Podemos verificar a veracidade dessa Lei pela analogia existente entre um sistema atômico e um Sistema Solar ou a analogia entre os ciclos da vida da Natureza. As mesmas Leis que governam a ameba, são as mesmas que governam a Natureza, a atividade do homem e dos outros seres superiores. A essência da matéria é a mesma da energia e da mente. Baseado no aforismo hermético: “Assim como é em cima, é em baixo” e, pelo axioma arcano: “Por um se conhece o Todo”, concluímos que assim como o Sistema Solar pode ser conhecido pelo estudo cuidadoso dos átomos e moléculas, assim os planos mais altos do Ser podem ser estudados através de um exame dos mais baixos planos que se manifestam entre nós. Depois de descobrir a operação de certos princípios numa coisa, podemos com segurança, raciocinar, que esses princípios existem noutras coisas sobre um plano maior e assim conhecemos a natureza do desconhecido. Pelo estudo da monera (organismo primitivo do ser vivo) se chega a conhecer os Arcanjos, baseado tão somente no princípio cósmico de que se deve encontrar em cada coisa, substância ou corpo, movimento, energia ou consciência. Assim os antigos ocultistas supunham haver em cada coisa, sobre um plano desconhecido, três grandes formas de manifestação.

(VERDADES FUNDAMENTAIS – MELCHISEDEC – pág. 11 e 12).

Elias Lira: e a cidade? A cidade que se lasque pra lá!!!

O vitoriense que circula no Centro Comercial local já deve ter notado que nos últimos meses, sobretudo após o pleito eleitoral de 02 de outubro, as calçadas, canteiros e praças estão sendo invadidas pelo comercio ambulante. Isso é fato. Na Avenida Mariana Amália, por exemplo, observo que as carroças estão sendo colocadas para “agredir” o pedestre, ou seja: TEM GENTE ORQUESTRANDO O CAOS.

Apenas a título de ilustração, no Cruzamento da Avenida Mariana Amália com as Ruas Senador João Cleofas e Rui Barbosa, as carroças estão ficando estacionadas nas calçadas, justamente ao lado das faixas de pedestres, por onde os transeuntes deveriam seguir.

Em uma das ilhas centrais da referida Avenida – defronte à Farmácia Santo Antão e Ferreira Collor – onde não “existe tempo” no semáforo para o pedestre, uma carroça foi colocada justamente no único espaço disponível para o pedestre se proteger dos veículos,  na sempre difícil travessia de um lado para o outro, sobretudo dos idosos e das crianças.

img_3231Outra coisa curiosa e que também está acontecendo nesse final de mandato é que qualquer pedido de ligação elétrica solicitado à prefeitura o mesmo é deferindo sem o menor questionamento. A história é mais ou menos assim: a CELPE só pode colocar um “quadro de energia” e fazer a ligação num ponto de comercio ambulante se a prefeitura autorizar, através de ofício. Se antes havia algum critério, hoje (final de mandato) as coisas “avacaiaram” de vez.

Certa vez disse-me uma pessoa que é vinculada à construção civil, que a ligação provisória realizada pela CELPE em um canteiro de obra deve seguir uma série de procedimentos para que mesma seja efetivada, tais como: aterramento, altura regulamentar de 1,53 para o leitor, poste de cimento e etc.

img_3363
Pois bem, recentemente, registrei um pedaço de madeira com um quadro de energia, na Praça Severino Ferrer (Praça do Fórum), que foi autorizado pela prefeitura e que certamente não cumpriu as normais de segurança estabelecida pelas regras vigentes. Neste caso, contudo, cabe uma pergunta: se alguém morrer eletrocutado, quem será o responsável: a prefeitura ou a CELPE? Diz um ditado popular que na “briga entre o rochedo e o mar, quem se lasca é caramujo”.

Para quem observa a cena política da cidade, há décadas,  já deve ter notado que essa “zona toda” no nosso Centro Comercial não é algo inédito. O prefeito Elias Lira, caladinho, está colocando o prefeito eleito,  Aglailson Junior, a partir de janeiro de 2017, numa verdadeira  “sinuca de bico”, como se diz no popular.

Ora! Se o grupo vermelho, lá atrás, através do canal de televisão 58 e das rádios do grupo, assim como durante a última campanha eleitoral,  promoveram o maior escarcéu com um vendedor de macaxeira, por ocasião da apreensão das suas mercadorias pelos funcionários da gestão do Governo de Todos, agora, chegou a vez de Elias Lira dar-lhe o troco, ou seja: DEIXAR O CENTRO COMERCIAL “ENTUPIDO” DE AMBULANTES E CAMELÔS PARA QUE O NOVO PREFEITO SEJA OBRIGADO A TOMAR MEDIDAS IMPOPULARES. Esse é o jogo travado nos bastidores… E a cidade? A cidade, junto com as pessoas, que se lasquem pra lá!!!!

 

Instituto Histórico e Geográfico da Vitória: O MAIOR PROJETO CULTURAL DA VITÓRIA DE TODOS OS TEMPOS!

img_3247
Por ocasião da celebração festiva realizada conjuntamente pelo Instituto Histórico e Geográfico da Vitória e AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, ocorrida na noite do sábado (03) no Restaurante Pizza Grill, foi-me ofertada a oportunidade de falar um pouco sobre a história do Instituto e também das revistas, por ele publicada. Nos poucos mais de dez minutos, em que estive com a palavra, por assim dizer, fizemos uma viagem até o ano de 1838, ano de fundação do IHGB – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, passando depois por 1862 , ano de fundação do Instituto Arqueológico Pernambucano, até chegar em 19 de dezembro de 1950, ano de fundação do nosso maior projeto cultural de todos os tempos: IHGVSA – Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, que completou, recentemente, 66 anos de fundação. Neste contexto,  agradeço também ao repórter José Sebastian, pela oportuna intervenção no registro, em vídeo, da minha participação oral. Veja o vídeo:

Quem poderá nos salvar?

Neste final de semana jornais da Capital realçaram o drama vivenciado por moradores de algumas cidades do interior do nosso estado, no que diz respeito à explosão dos caixas eletrônicos. As quadrilhas organizadas estão botando terror com força. A população está com medo e a polícia acuada. Fala-se, inclusive, que estamos voltando aos tempos do cangaço. Naquela época os bandos aramados chegavam e saqueavam as cidades.

Para completar o cenário de guerra civil não declarada, no nosso estado, só nesse final de semana morreram cinquenta pessoas vitimas da violência. Infelizmente o governador Paulo Câmara ainda não conseguiu calibrar sua gestão na área da segurança. O Pacto Pela Vida demonstra claramente sinais de esgotamento, a situação dos presídios atesta o caos e a população refém da bandidagem, são provas inequívocas de que medidas urgentes precisam ser postas em prática. NÃO PODEMOS VIVER NO MEIO DO FOGO CRUZADO DOS BANDIDOS!!

Momento Cartório Mais

15400557_1249911095069477_774812800251567525_nBom dia! Você sabia que, segundo a Lei de número 7.357/85 o prazo de prescrição do direito de cobrança de cheque é de 6 meses e o prazo legal para o protesto é de 30 dias quando emitido no lugar onde deverá ocorrer o pagamento e, de 60 dias, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior? E o protesto deve ser feito no lugar de pagamento ou do domicílio do emitente.
Portanto, o protesto de cheque fora destes prazos ou em outra cidade que não aquela que for o do lugar de pagamento ou do domicilio do emitente, é ilegal.
Tem mais dúvidas? Fale com a nossa equipe.
Rua Imperial, 100 – Matriz – Vitoria de Santo Antão-PE
Tel: 81-3145.2479

Peladeiros do Campo de Zé Guelpher: A TRADIÇÃO É MANTIDA!

img_3302

Mantendo a tradição os peladeiros do Campo de Zé Guelpher, sob a coordenação de Artur e Manoel Bem, promoveram durante todo dia do domingo (04) o seu sempre animado encontro. Marcado  – desde de sempre –  para o primeiro domingo de dezembro – quer chova ou faça sol – a festa manteve  seu formato original, ou seja: partida futebolística logo cedo e comes e bebes em seguida, entrado de “tarde a dentro”, como se diz no popular.

Nossas lentes, no primeiro ato, conseguiu registrar dois lances que merecem destaques. Levando-se em consideração, hoje, o  “enferrujamento” dos peladeiros, os dois lanes foram: a “bola na trave” do Junior Facada e do extraordinário drible que Florêncio deu em Tob. Veja os vídeos:

O peladeiro Denilson, como sempre, participou da partida  fazendo propaganda das  “VIRGENS DA VITÓRIA“, agremiação carnavalesca, aliás,  da  é o presidente e principal propagandista.

img_3290

Na programação profana da confraternização, por assim dizer, registramos, em vídeo, um pouco do sentimento de cada um, no que diz respeito a esse evento que procura, na medida do possível, manter  acesso e vivo os  laço  de amizade e convivência do passado, quando todos eram adolescentes e “bons de bola”. Veja o vídeo:

Após algumas latas de cervejas, umas lapadas de Pitú e à ingestão de uma suculenta feijoada, ao som das canções da boa época que não volta mais,  fica a certeza que ano que vem estaremos reunidos novamente. Parabéns a todos, mais uma vez !!!

Instituto Histórico promove evento festivo para celebrar um conjunto de realizações.

img_3248x

Comemorando sessenta e seis anos de profícua atuação na nossa cidade o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória reuniu, na noite do sábado (03) no Restaurante Pizza Grill,  um bom numero de pessoas para celebrar, junto com a AVLAC – Academia Vitorienses de Letras, Artes e Ciência – um conjunto de bons acontecimentos. Além do aniversário do Instituto, comemorou-se também: tomada de posse na nova diretoria, lançamento do XVI volume da Revista do Instituto e a confraternização natalina conjunta do IHGVSA e da AVLAC.

img_3239x

O sócio do Instituto e decano da imprensa vitoriense, João  de Albuquerque Álvares, foi o escolhido para dá posse aos novos diretores do Instituto Histórico. Nas suas palavras, além de uma mensagem natalina, Seu João ressaltou o bom momento por que vem passando o Instituto Histórico. Entre outras coisas disse: “Pedro tem realizado uma administração dinâmica que salta aos olhos dos vitorienses”. Veja o vídeo:

O Professor Pedro Humberto Ferrer de Moraes, presidente reeleito por unanimidade,  para o biênio 2016/1018, além de conduzir o evento, realçou as atividades desenvolvidas pela instituição na cidade assim como missões culturais em outras cidades,  destacando também  os eventos ocorridos nas dependências da Casa do Imperador, conforme exige o estatuto, na última reunião do ano. Veja o vídeo:

A presidente da AVLAC, professora Lúcia Martins, usou da palavra para agradecer a presença dos acadêmicos e amigos, aproveitando para desejar também  um feliz Natal a todos. Veja o vídeo:

Por ocasião do lançamento da décima sexta edição da Revista do Instituto, o sócio  Stephen Beltrão, coordenador dos trabalhos, falou da sua satisfação e sentimento de dever cumprido, ao passo que agradeceu aos membros da comissão responsável pela revista o esforço em conjunto.

img_3374x

Portanto, com o referido evento, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória encerrou sua programação institucional para o ano de 2016. Para o ano de 2017, garantiu o professor Pedro Ferrer, será mais um ano com grandes realizações mantendo os princípios norteadores historiográficos da instituição que  foi fundada em 19 de novembro de 1950 por um grupo de bons vitorienses.

img_3247 img_3249 img_3251

Confraternização da “Corriola da Matriz”.

img_3370-web

O encontro da “Corriola da Matriz”, na tarde do domingo (04), ocorreu em clima de confraternização natalina. Além da cerveja, do refrigerante e do uísque a mesa também  ficou repleta de variadas iguarias que foram ofertaras pelos componentes do grupo. A “Corriola”, como diz o poeta Sosígenes Bittencourt, é um espaço de convivência dos mais democráticos assim como um poço de conhecimento, por congregar amigos  das mais  variadas  gerações.

Governo de Todos: o dinheiro desceu pelo buraco…

Na manhã de ontem (01), mais uma vez, constatei que o tanque ornamental da Praça da Restauração – também conhecida por “Praça do Jacaré” – continua vazio. Deve-se ressaltar que ali foi investido algo em torno de R$ 2.000.000.00 (dois milhões reais), exclusivamente  pela obra da sua reforma.

img_3221
Apesar do alto volume de dinheiro público gasto na referida praça o seu tanque ornamental continua “FURADO”. Não consigo imaginar um prefeito, um secretário municipal ou quem quer que seja, investindo seu dinheiro particular na construção de uma piscina ou uma cisterna, em sua propriedade, e depois não fazê-lo juntar água, função pela qual foi confeccionado. Até parece que o dinheiro do erário não tem valor.

Ficando ainda no mesmo tema – praça – observei que meses atrás ocorreu uma substituição das lixeiras na Praça Dom Luiz de Brito, também conhecida por “Praça da Matriz”. Antes, as mesmas, eram na cor azul. Atualmente refletem a cor do sol.

img_3235

Certa vez disse-me um antigo observador da cena política local que o então prefeito Ivo Queiroz adornou o Pátio da Matriz plantando pés de bananeira numa alusão direta ao seu símbolo político. Aliás, não muito diferente o que fez o atual vice-prefeito, Henrique Filho, ao colocar os pés na prefeitura, em janeiro de 2009.

Com relação às bananeiras plantadas no Pátio da Matriz, sinceramente, não sei do seu resultado. Já com relação às plantadas no palácio municipal, recentemente, sem alarde e caladinho, o Elias Lira mandou arrancar, segundo comentário do pessoal do seu próprio  grupo político.

elias-rindo

Vitória de Santo Antão igual a Nova Iorque!

Vez por outras sapeco esta frase: VITÓRIA NUNCA ESTEVE TÃO MUTANTE. Não podemos dizer, contudo, que somos detentores da exclusividade nas transformações do mundo, muito pelo contrario: estamos a reboque delas.

Para os que estão se formando nesse contexto (rápidas mudança) tudo é normal, tudo é igual. Mas para os que cresceram em tempos pretéritos, assim como eu e tantos outros que estão lendo estas linhas, contemplar, analisar e relacionar os acontecimentos não deixa de ser, porém, um agradável e salutar exercício mental.

Certa vez, por ocasião da incipiente efetivação do serviço de mototaxista na nossa cidade, disse meu pai, Zito Mariano: “um negócio assim, é complicado. Como é que uma mulher casada ou uma mocinha vai montar na garupa de uma moto com um sujeito que ela nem sabe quem é?” Na sua cabeça – imagino –  aquele serviço só teria serventia para os homens. O tempo provou que a formação  social do meu pai, nesse aspecto, foi atropelada pelas mudanças.

Esta semana, ao caminhar pelas ruas centrais na nossa cidade, deparei-me com dois artistas promovendo espetáculos nos intervalos do semáforo – cada qual na sua arte. Não me lembro de haver assistido, aqui na Vitória, um músico tocando sax em um sinal de trânsito, sobretudo “passando o chapéu” em busca da esperada  compensação financeira,  após a célere apresentação. Nesse aspecto, aliás, Nova Iorque nunca esteve tão presente na nossa polis…

“TELEMORKETING”: parece até uma ideia do capeta. Vale a pena ler.

Na manhã de ontem (01) estive sentado em uma mesma sala de espera de meses atrás. Nessas ocasiões, perdoem-me as pessoas que foram direcionadas por outras mais inteligentes ao vício tecnológico (Facebook e whatsapp), procuro, ao invés de ficar “mexendo” no celular, leituras com conteúdo. Aliás, segundo especialistas, em breve as pessoas que não largam o aparelho celular, permanecendo muito tempo com o pescoço voltado para baixo,  estarão enchendo os consultórios dos algologistas.

Pois bem, ao pegar uma mesma revista – Superinteressante – reli a matéria com o seguinte título: “TELEMORKETING”. Diz o subtítulo: “Empresa americana ganha dinheiro telefonando para doentes à beira da morte. Ela diz que seu objetivo é ajudar essas pessoas. Mas também há outra razão”.

177253957_wide

Pois bem, segundo a matéria existe uma empresa americana de telemarketing que se especializou  em dialogar com pessoas acometidas de doença grave e que encontram-se na fase critica ou terminal. Na partida,  adianta a telefonista que não está vendendo nada, apenas quer conversar para ajudá-la a tomar as melhores decisões sobre seu futuro.

Por incrível que pareça a referida empresa – por saber que as pessoas acometidas de doenças graves costumam ser mais passivas –  tentam convencê-las de que quando não há chances de cura o melhor caminho é abandonar o tratamento.

O curioso é que por trás dessas ligações estão justamente as empresas dos planos de saúde, na tentativa de economizar alguns milhões de dólares com os  alongados tratamentos. Parece até mentira que isso esteja ocorrendo, mas não é. Portanto, relembremos  aquele velho conselho que diz: “não aceite ajuda de estranhos”

EM VITÓRIA: CRONOVISOR – RENATO RUSSO, DE CORPO E ALMA

14516534_989002924555514_8264837206792418000_n

Vitória de Santo Antão recebe a maior turnê independente do Brasil: o show-espetáculo“CRONOVISOR – RENATO RUSSO, DE CORPO E ALMA” um estudo psicológico sobre vida e obra do líder da Legião Urbana que virou show e já emocionou fãs em mais de 100 cidades e 5 países.Dia 03 de Dezembro, no teatro Silogeu às 20h. Ingressos antecipados na farmácia Nossa Senhora de Fátima ou pela internet no site:https://www.eventick.com.br/crono25 pelo preço de R$20,00. Leia também no site: www.cronovisor.com.br comentários de quem já assistiu ao emocionante Cronovisor. LIVRE PARA TODAS AS IDADES.

Convite

O Instituto Histórico e Geográfico tem motivos de sobra para festejar.

No dia 3 de dezembro reunirá seus amigos e sócios para comemorarem:

– aniversário de fundação;

– tomada de posse da diretoria recém eleita;

– lançamento da revista comemorativa aos 65 anos de sua fundação.

Com tantos motivos a festejar, a festa só poderia acontecer em um ambiente lindo e atraente. 

Portanto, meus amigos, no dia 3 de dezembro, às 19 horas, espero por todos na Pizzaria Grill, próxima ao Silogeu professor José Aragão.

Será uma maravilhosa festa. A adesão custa R$ 35,00 por pessoa e dá direito às iguarias, sucos, refrigerantes e água.

Participe e divulgue.

Atenciosamente,

Diretoria

Monte das Tabocas: o outro lado da história.

img_3219

Na qualidade de curioso da história local e na “esteira” para tornar-me um historiador de ofício, ontem (29), mais uma vez, visitei, no bairro do Recife, A Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas. Desta vez em missão pedagógica coordenada pelo professor Marcelo Hermínio. Para os que desconhecem o termo Sinagoga ou Esnoga, os mesmos referem-se  ao  local de culto da religião judaica.

Muito bem, não entrarei aqui em detalhes do ponto de vista doutrinário da referida religião apenas,  levarei em conta o ponto de ligação deste importante museu para história  mundial com a épica batalha ocorrida no nosso Monte das Tabocas.

img_3211

Mesmo sem citar o nome da nossa cidade, muito menos do nosso importante sítio histórico – Monte das Tabocas – a data 1645, estampada em um dos painéis que compreende uma espécie de Linha do Tempo do museu, é uma referência direta ao dia 3 de agosto de 1645 – dia no qual vencemos a primeira batalha contra os holandeses, aqui no  Monte das Tabocas.

Pois bem, durante as três décadas de domínio holandês em Pernambuco, tal qual já ocorria na Holanda, os judeus gozaram da tolerância religiosa. A permissão de liberdade de culto contrariou frontalmente os interesses da igreja católica que comandava, à época, entre outras arbitrariedades, o temido Tribunal da Santa Inquisição.

Entre outras variantes a chamada Restauração Pernambucana – evento que nos enche de orgulho e nativismo – não deixa de haver sido, contudo, uma guerra no campo religioso. Não à toa narram os livros da nossa história:

“que  durante os fortes combates, surgiram uma senhora com uma criança no braço, tendo ao lado um ancião barbudo com um cajado e eles além de alento, forneciam armas aos nossos bravos soldados. De acordo com a crença popular, seriam, Nossa Senhora com o Menino Jesus e Santo Antão”.

Para encerrar,  apenas uma opinião: na nossa Vitória de Santo Antão, no que diz respeito aos fatos  históricos relevantes, aos olhos dos pernambucanos, brasileiros e toda comunidade mundial é solo fértil e riquíssimo. Infelizmente, falta-nos gestores capazes de entender que o investimento no turismo histórico é a mais inteligente das realizações, simplesmente por não ter “data de validade” e não se fazer  necessário a retroalimentação financeira. SIMPLES ASSIM…

Não tem jeito: “bate de frente” com um ou outro!!

Para quem mora ou circula diariamente pelo movimentado bairro do Cajá, não tem jeito: ou você “bate de frente” com um porco ou um cavalo ou até com os dois,  concomitante, circulando livremente pelas ruas.

img_3186

Na manhã de ontem (29), por exemplo – ainda não passava das 7h – meu primeiro “bom dia” foi para um equino alazão. A gestão do Governo de Todos que  já começou arrumar as gavetas, depois de oito anos no poder,  levará consigo, entre outras, a frustração de haver “naufragado” na questão da fiscalização e recolhimento dos Bichos nas Ruas.

Como tem andado essa transição?

img_3158

Assim como na maioria dos médios e grandes municípios, nas mais diversas regiões do nosso País, a equipe de transição da gestão que assumirá o comando, nas suas respectivas prefeituras a partir de janeiro de 2017, tem com a instituição Caixa Econômica Federal uma importante parceira.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, Capital da Zona da Mata e destacado município no mapa sócio econômico e geopolítico do Estado de Pernambuco também não  ficou de fora da oportuna parceria. Recentemente, ao circular pelos corredores do Vitória Park Shopping, observei que um espaço para a equipe que representa o prefeito eleito Aglailson Junior  – articulado pela Caixa Econômica Federal – foi preparado. Aliás, não custa nada perguntar: como tem andado essa transição?

Convite

O Instituto Histórico e Geográfico tem motivos de sobra para festejar.

No dia 3 de dezembro reunirá seus amigos e sócios para comemorarem:

– aniversário de fundação;

– tomada de posse da diretoria recém eleita;

– lançamento da revista comemorativa aos 65 anos de sua fundação.

Com tantos motivos a festejar, a festa só poderia acontecer em um ambiente lindo e atraente. 

Portanto, meus amigos, no dia 3 de dezembro, às 19 horas, espero por todos na Pizzaria Grill, próxima ao Silogeu professor José Aragão.

Será uma maravilhosa festa. A adesão custa R$ 35,00 por pessoa e dá direito às iguarias, sucos, refrigerantes e água.

Participe e divulgue.

Atenciosamente,

Diretoria