
Com o ano novo, além das esperanças renovadas, chega também o carnaval. Aliás, dizem por aí, que no Brasil, o ano pra valer só começa após o reinado de MOMO. Em tempos de decepção na política, na economia e com a operação Lava Jato em plena atividade, um porre de fantasia também ajuda a melhorar o astral.
Pois bem, para os pernambucanos 2017 será um ano pra lá de especial, em função do Bicentenário da Revolução Pernambucana, ocorrida em 06 de março de 1817. Nosso estado,à época, talvez o mais rico e próspero do pais, sob os raios do iluminismo francês, também deu seu grito de liberdade abafado, posteriormente, pelo poderio bélico da Monarquia portuguesa.

Com a intenção de celebrar o centenário deste importante acontecimento em nossa cidade, sob o comando do então prefeito Eurico do Nascimento Valois, em 1917, aconteceu a inauguração da nossa Praça Leão Coroado.
A obra alegórica, que relembra o gesto heroico do Capitão de Artilharia José de Barros Lima que matou com sua espada o Brigadeiro português Barbosa de Castro, foi um trabalho do renomado escultor Bibiano Silva.
Assim como em edições anteriores, em que evidenciamos às coisa boas da Vitória de Santo Antão, nossa agremiação carnavalesca, SAUDADE, no desfile de 2017, fará uma homenagem à passagem do Centenário deste importante monumento histórico do nosso município, assim como relembrará o Bicentenário do movimento libertário que ficou conhecido como Revolução Pernambucana.

Portanto, na SAUDADE, além dos foliões brincarem um carnaval animado, com músicas que alegra o coração e que nos remete aos velhos e bons carnavais, o folião ainda aprende um pouco da história da nossa cidade. Aliás, não custa nada lembrar: NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!!
SERVIÇO:
Agremiação Carnavalesca SAUDADE
Atrações: Orquestra Super Oara e o Trio Asas da América
Preço: à vista por R$ 73,00 ou em 5x R$ 16.00 no cartão de crédito – até o dia 04 de fevereiro.
Vendas: Escritório do Blog do Pilako – Óticas Diniz – Posto BR Vitória – Vendedores Autorizados.
NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!!!















Anotamos o mês de janeiro de 2016 como à passagem dos 390 anos da chegada do português Diogo de Braga em nossas terras. Oriundo da Ilha de Santo Antão, localizada no Arquipélago do Cabo Verde, Diogo de Braga veio com a família para morar e trouxe sua devoção ao eremita Santo Antão.
No dia 26 de abril Vitória perde o artista José Marques de Senna. Com contribuição nas mais variadas formas de expressões artísticas Zé Marques de Senna, como era mais conhecido, foi o principal nome da cidade na cultural carnavalesca mais representativa do nosso município: Os Carros Alegóricos.
No dia 31 de maio o Centro Acadêmico da Vitória lança selo comemorativo dos dez anos da chegada da instituição na nossa cidade. Vários eventos marcaram a passagem da primeira década do CAV na nossa cidade.
No dia 06 de agosto a Agremiação Carnavalesca Saudade, promoveu no Clube dos Motoristas “O Cisne” uma festa dançante animado pela Orquestra Super Oara. O evento, entre outros objetivos, teve como finalidade resgatar os grandes bailes ocorridos em décadas passadas, nos tradicionais clubes da cidade.

As eleições municipais 2016 elegeu a internet como principal ferramenta para difusão de ideias e boatos na cidade. Se antes o jornal, o rádio e até TV local ocuparam, respectivamente, seu papel de protagonistas no processo eleitoral local, em 2016, a internet avançou e tornou-se a ferramenta mais ampla para as campanhas políticas.
No dia 18 de outubro os universitários do Centro Acadêmico da Vitória ocupam as instalações físicas da instituição de ensino, em protesto contra votação de um Projeto de Emenda à Constituição no Congresso Nacional. A ação fez parte de um movimento ocorrido em nível nacional.
No dia 25 de outubro estudantes vitorienses, contrários à PEC- 241, se manifestaram em passeata pelas principais ruas da cidade. O movimento foi uma reprodução de várias manifestações que ocorreram em todo País.
No dia 04 de novembro a direção do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória reuniu jornalistas da velha e da nova safra, para comemora a passagem dos 150 anos da imprensa escrita na cidade, iniciada em 05 de novembro de 1866, pelo vitoriense Antão Borges Alves.
Após várias semanas internado na cidade do Recife, na noite do dia 10 de dezembro, faleceu o presidente do Engarrafamento Pitú, Elmo Cândido Carneiro. Com atuação nas mais variadas frentes sociais, assim como no campo do empreendedorismo, Seu Elmo da Pitú recebeu homenagem em todo Estado de Pernambuco e também da Jornal Folha de São Paulo.
No dia 23 de janeiro o espaço esportivo, intitulado Arena S2 é inaugurado com jogo festivo. Por iniciativa do jogador profissional Sueilton Aguiar, natural da Vitória, a Arena S2 recebe vários profissionais do gramado e convidados para partida festiva.
No dia 13 de março nossa cidade sediou a primeira fase do Campeonato Pernambucano de Judô. O evento aconteceu no Ginásio esportivo da Faculdade Osman Lins. O certame foi disputado em várias categorias – masculino e feminino.
Foi no mês de junho que, após 32 anos, nossa cidade, Vitória de Santo Antão, conquistou o campeonato estadual de futsal. Com uma vitória por 3×0 na prorrogação, diante da equipe caruaruense, o time do Vitória levantou a taça de campeão.
No dia 06 de agosto o blogueiro Cristiano Pilako lançou seu primeiro livro, intitulado: Apelidos Vitorienses. A obra foi a primeira do gênero na cidade e teve como objetivo revelar a origem da alcunha de alguns vitorienses que são mais conhecidos pelo apelido do que pelo próprio nome. O evento de lançamento ocorreu na Praça de eventos do Vitória Park Shopping,
No dia 21 de agosto, em jogo eletrizante contra a equipe do Corinthians, o time do Íris sagrou-se campeão vitoriense de juniores. A partida aconteceu no Estádio Carneirão e terminou empatada em 2×2. Invicto, o Íris levantou a taça.
No do 05 de setembro o premiado escritor Pedro Humberto Ferrer de Moraes lançou o livro realçando a vida do importante vitoriense Pedro Ribeiro destacando a sua decisiva participação na Guerra do Mascates,ocorrida em 1710. O evento aconteceu no Plenário da Casa Diogo de Braga.
Os compositores membros da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, Aldenisio Tavares e Stephen Beltrão lançaram CD autoral com vinte músicas (10 de cada). O evento aconteceu nas dependências da Casa do Imperador, no dia 23 de outubro.
Na noite do sábado, dia 03 de dezembro, foi lançada a XVI edição da Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. O evento ocorreu no Restaurante Pizza Grill e contou com a presença de sócios e convidados. Na ocasião, a nova diretoria eleita também tomou posse.
Aconteceu no Teatro Silogeu José Aragão, no dia 09 de dezembro, o lançamento do livro “A revolução de 1964 e a história do Engenho Galileia” escrito pelo membro da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, professor Serafim Lemos do Nascimento.
Entre os dias 16 e 22 de dezembro aconteceu o 1º Salão de Arte Vitoriana. O evento cultural aconteceu no Casarão dos Deus e Melo e teve como foco o realce da arquitetura vitoriense, nas suas mais diversas expressões. O professor de pintura, Aldênio Marques foi o idealizador do evento que contou com trabalhos de vários vitorienses.
O dia 23 de abril de 2016 foi o dia em a fábrica de cerveja Pattlou começou operar na nossa cidade. Voltado para um público consumidor diferenciado o empreendimento foi construído na localidade de Terra Preta e já produz cinco rótulos diferentes.


Cumprindo o planejado pelo vicariato da Arquidiocese de Olinda e Recife – de visitar 121 paróquias – na noite do dia 20 de novembro aconteceu a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas principais ruas da cidade. O evento religioso fez parte da Rota 300 anos de Aparecida, coordenado em todo Brasil pela CNBB.

















