Carnaval 2017- SAUDADE: comemorando o Centenário da Praça Leão Coroado

Com o ano novo, além das esperanças renovadas, chega também o carnaval. Aliás, dizem por aí, que no Brasil, o ano pra valer só começa após o reinado de MOMO. Em tempos de decepção na política, na economia e com a operação Lava Jato em plena atividade, um porre de fantasia também ajuda a melhorar o astral.

Pois bem, para os pernambucanos 2017 será um ano pra lá de especial, em função do Bicentenário da Revolução Pernambucana, ocorrida em 06 de março de 1817. Nosso estado,à época, talvez o mais  rico e próspero do pais,  sob os raios do iluminismo francês, também deu seu grito de liberdade abafado, posteriormente, pelo poderio bélico da Monarquia  portuguesa.

Com a intenção de celebrar o centenário deste importante acontecimento em nossa cidade, sob o comando do então prefeito Eurico do Nascimento Valois, em 1917, aconteceu a inauguração  da nossa Praça Leão Coroado.

A obra alegórica, que relembra o gesto heroico do Capitão de Artilharia José de Barros Lima que matou com sua espada o Brigadeiro português Barbosa de Castro,  foi um trabalho do renomado escultor Bibiano Silva.

Assim como em edições anteriores, em que evidenciamos às coisa boas da Vitória de Santo Antão,  nossa agremiação carnavalesca, SAUDADE, no desfile de 2017, fará uma homenagem à passagem do Centenário deste importante monumento histórico do nosso município, assim como relembrará o Bicentenário do movimento libertário que ficou conhecido como Revolução Pernambucana.


Portanto, na SAUDADE, além dos foliões brincarem um carnaval animado, com músicas que alegra o coração e que nos remete aos velhos e bons carnavais, o folião  ainda aprende um pouco da história da nossa cidade. Aliás, não custa nada lembrar: NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!!

SERVIÇO:

Agremiação Carnavalesca SAUDADE
Atrações: Orquestra Super Oara e o Trio Asas da América
Preço: à vista por R$ 73,00 ou em 5x R$ 16.00 no cartão de crédito – até o dia 04 de fevereiro.
Vendas: Escritório do Blog do Pilako – Óticas Diniz – Posto BR Vitória – Vendedores Autorizados.

NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!!!

Sosígenes Bittencourt: UM PROFESSOR MULTIFUNCIONAL!

O amigo professor, pensador e poeta vitoriense, Sosígenes Bittencourt, por ocasião de uma prévia carnavalesca, recentemente ocorrida, mostrou que não é bom apenas na pena e no latim. Na qualidade de bom ouvinte o nosso amigo professor,  além  das extraordinárias aulas de regência verbal e nominal, parece também estar qualificado para a regência musical.  Veja o vídeo:

Tempo Voa Vídeo está de volta…

A partir de hoje (04), até o carnaval, voltaremos com nossa  postagem diária, na coluna Tempo Voa Vídeo. Nela, como de costume, realçaremos um pequeno vídeo com o carnaval vitoriense de outrora exibindo, entre outra coisas, desfiles dos carros alegóricos, orquestras de frevo, bailes e entrevistas.

Hoje, contudo, relembraremos uma das entrevistas com o  saudoso carnavalesco e grande folião, Seu Sitonho do Posto. Veja o vídeo:

Momento Cultural: HOJE – por ADJANE DUTRA

“Hoje choro com a noite

Sonho com as nuvens brancas,

Sonho com o amor.

Hoje choro a despedida de um tempo.

Hoje sonhei ser criança, que não sou.

Hoje vi,

Vivi meus desalentos,

Hoje na noite reconheci meus erros.

Não quero ser um pássaro:

Sem destino

Sem tino,

Quero viver

mas viver com forças, pra poder ter

Braços e laços fortes. “

ADJANE DUTRA

Prefeito Aglailson Junior assume o comando da cidade!!

Começo essas linhas agradecendo o convite recebido, enviado pela assessoria do prefeito Aglailson Junior, para solenidade da posse. Por estar com a família fora da cidade, em virtude da festa da virada do ano, antes já programada, não pude comparecer. Portanto, Obrigado!

Foto: Reprodução/Facebook Julio de Pipia

Pois bem, através da internet e ligações telefônicas tomei conhecimento das movimentações atinentes à tomada de posse do prefeito eleito Aglailson Junior, na tarde do dia primeiro de Janeiro de 2017. Como era esperado, muita participação popular.

Aglailson Junior assume o comando do Poder Executivo local em meio ao caos administrativo, instalado na cidade pela gestão do Governo de Todos, comandada pelo ex-prefeito Elias Lira. Aliás é de conhecimento público que os serviços básicos foram paralisados, pagamentos não foram honrados e obras ficaram pelo meio do caminho. Tudo isso é fato! Em nome da micro-crise e da macro-crise espera-se, contudo, muita criatividade  e austeridade do novo prefeito.

Logicamente que as primeiras ações não serão determinantes, mas não deixarão de ser indicativos, sobretudo para os que acompanham com mais atenção às movimentações políticas\administrativas.

Com relação à montagem do organograma administrativo, à primeira vista, ficou “enxuto”. Acredito ter faltado uma secretária de imprensa, mas se uma diretoria for montada, subordinada à Secretária de Governo, certamente cumprirá o seu papel. Já com relação aos novos secretários, confesso que não conheço todos.

Já com relação aos primeiros pronunciamentos do prefeito Aglailson Junior devemos analisa-los por vários aspectos:

No tocante à disposição para o trabalho, quando ele diz que acorda cedo e quer toda equipe fazendo o mesmo, isso é bom, desde que eles tenham liberdade para agir e atuar, pois não adianta cobrar empenho dos auxiliares se os mesmos não tiverem autonomia para tocar os projetos. Foi acertada sua ideia de começar os trabalhos fazendo uma grande “faxina” na cidade, pois a mesma está imunda, fedendo e com sujeira nos seus quatro cantos.

Ao fato de Aglailson Junior haver gerado uma mensagem política, com relação ao seu filho, achei desnecessária para o momento, pois a mesma gera mais demanda de ordem política\pessoal ao início da sua administração, que convenhamos, deveria estar  pautada essencialmente nas soluções dos problemas da cidade, que não são poucos.

Foto: Reprodução/Facebook Julio de Pipia

Outro anúncio desproporcional, na minha modesta opinião, refere-se à ação de expor, em praça pública, os equipamentos danificados e imprestáveis, deixados pela gestão anterior. Isso, convenhamos, não soma em nada. O correto seria dar publicidade aos desmandos e  denunciar o ex-prefeito Elias Lira e seus secretários correlatos às esferas de fiscalização competentes. Isso seria a atitude correta. Não se pode ser mais do mesmo!!

O prefeito Aglailson Junior está tendo a oportunidade de começar um novo tempo administrativo na nossa cidade, com uma caneta cheia de tinta e muitas folhas em branco e deveria, na medida do possível,  procurar compreender que “os tempos” são outros e que não basta apenas dizer que será o prefeito de todas as cores, tem sim que avançar para provar que pode ser diferente e ampliar o raio de atuação, saindo  da bipolaridade administrativa. Nossa cidade, Vitória de Santo Antão, não aguenta mais ficar patinando ou dando voltas em círculos.

De resto, assim como a maioria dos antonenses, espero e torço para que o prefeito Aglailson Junior promova uma exitosa gestão e  que possamos crescer todos juntos com a nossa cidade. Portanto, desde já, nós que fazemos o Blog do Pilako, desejamos sorte, equilíbrio e sucesso ao prefeito Aglailson Junior,  nessa sua nova empreitada.

Novo da Banca é o Presidente da Câmara de Vereadores da Vitória.

Foto: Reprodução/Facebook Julio Pipia

Após tentativa frustrada, em 2013, o vereador Novo da Banca, em 2017, chegou à presidência da Câmara de Vereadores. Com um plenário formado por dezenove parlamentares o presidente que acaba de assumir pela primeira vez o Poder Legislativo do município haverá de ter muito jogo de cintura para administrar os interesses da maior bancada da história da Casa Diogo de Braga.

Pilotando o seu quinto mandato consecutivo, o Novo da Banca obteve dezoito votos, dos dezenove possíveis (quase unanimidade). O vereador Mano Holanda lançou sua candidatura e votou nele mesmo. Desta maneira Mano acabou sinalizando que pretende manter-se alinhado ao grupo político “amarelo” cujo perfil do eleitorado está mais próximo dos eleitores que lhe reconduziu ao parlamento local,  após permanecer quatro anos fora do poder. Mas, para os que conhecem um pouco de política, será muito improvável que o Mano Holanda seja um opositor ferrenho do sistema.

O curioso dessa disputa  para a Mesa Diretora da Câmara é que o Novo da Banca foi reeleito  vereador (2016) no palanque liderado pelo ex-prefeito Elias Lira, mas que durante o processo de negociações – pós eleição municipal – arrematou as “bênçãos” do prefeito Aglailson Junior para conseguir o cargo, algo  incomum nesses processos.

Portanto, ao vereador e agora presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2017\18, Novo da Banca, cabe promover uma gestão sintonizada com os novos conceitos administrativos e procurar adequar, na medida do possível, os interesses da casa às demandas mais urgentes da população vitoriense. Nós que fazemos o Blog do Pilako, aproveitamos para parabeniza-lo e desejar sucesso nessa nova empreitada do amigo e  vereador Novo da Banca.

“PORQUE HOJE É SEXTA” abre a temporada das prévias carnavalescas da Vitória.


Na última sexta-feira do ano (2016) aconteceu no Pátio da Matriz a prévia da agremiação carnavalesca “PORQUE HOJE É SEXTA”. Se preparando para sua quinta participação no carnaval vitoriense (2017), o grupo surgiu em função do tradicional encontro de um grupo de amigos, que ocorria sempre ao final da tarde das sextas, para tomar umas e outras e colocar o papo em dia. Este ano, conforme adiantou a sua diretoria, a saída da agremiação será antecipada para o dia 17 de fevereiro, ou seja: duas sextas antes do sábado de Zé Pereira. Veja o vídeo:

Com a tradicional mesa de frutas tropicais, tenda, som e a orquestra de frevo,  comandada pelo Maestro Silvano, o “embalo” na noite da última sexta do ano (2016) foi garantido. Veja o vídeo:

Na qualidade de secretário de cultura, turismo e esporte – confirmado antecipadamente – o amigo Marcos Rocha prestigiou o evento, mostrando que está ligado e disposto para desempenhar sua mais nova função laboral.


Portanto, com a prévia do PORQUE HOJE É SEXTA o carnaval vitoriense 2017 já começa ser efetivado, de fato, nas ruas da cidade.

TODA TERÇA-FEIRA NO BLOG DO PILAKO

JEAN PIERRE – nasceu em Vitória de Santo antão, Pernambuco. Durante muitos anos foi intérprete do famoso Trio Elétrico “Asas da América”, cantando no carnaval do Galo da Madrugada, Recife e na Girafa, bloco Carnavalesco da Vitória. Nos últimos anos, Pierre já tinha a sua própria banda,  com músicos Vitorienses. Ele gravou O Hino da Vitória de Santo Antão em ritmo de Maracatu, uma composição dos vitorienses: Amadeu de Sena na musica, com letra do poeta Teixeira de Albuquerque. Foi para as NUVENS em 2015.

www.blogdopilako.com.br/hino-vitoria-marakatu.wma

Aldenisio Tavares.

RETROSPECTIVA 2016: Fatos Marcantes e Sociais

VITÓRIA 360 ANOS. 

Anotamos o mês de janeiro de 2016 como à passagem dos 390 anos da chegada do português Diogo de Braga em nossas terras. Oriundo da Ilha de Santo Antão, localizada no Arquipélago do Cabo Verde,  Diogo de Braga veio com a família para morar e trouxe sua devoção ao eremita Santo Antão.

 

JOSÉ MARQUES DE SENNA: SAI DE CENA. 

No dia 26 de abril Vitória perde o artista José Marques de Senna. Com contribuição nas mais variadas formas de expressões artísticas Zé Marques de Senna, como era mais conhecido, foi o principal nome da cidade na cultural carnavalesca mais representativa do nosso município: Os Carros Alegóricos. 

OS DEZ ANOS DO CENTRO ACADÊMICO DA VITÓRIA

No dia 31 de maio o Centro Acadêmico da Vitória lança selo comemorativo dos dez anos da chegada da instituição na nossa cidade. Vários eventos marcaram a passagem da primeira década do CAV na nossa cidade.

 

PRIMEIRA FESTA DA SAUDADE.

No dia 06 de agosto a Agremiação Carnavalesca Saudade,  promoveu no Clube dos Motoristas “O Cisne” uma festa dançante animado pela Orquestra Super Oara. O evento, entre outros objetivos, teve como finalidade resgatar os grandes bailes ocorridos em décadas passadas,  nos tradicionais clubes da cidade.

MORRE O COMPOSITOR BENEDITO DE CACHOEIRINHA

Após nove meses em tratamento seu Benedito, mais conhecido como “Bené de Cahoeirinha”, morre no dia 19 de setembro. Além de gozar do respeito e da admiração dos que lhe conhecia, Seu Bené foi um dos maiores compositores da nossa terra. Entres  as muitas composição estão os hinos dos times do Vitória e do Vera Cruz.

INTERNET NA ELEIÇÃO MUNICIPAL.

As eleições municipais 2016 elegeu a internet como principal ferramenta para difusão de ideias e boatos na cidade. Se antes o jornal, o rádio e até TV local ocuparam, respectivamente,  seu papel de protagonistas no processo eleitoral local, em 2016, a internet avançou e tornou-se  a  ferramenta mais ampla para as campanhas políticas.

ESTUDANTES OCUPAM CENTRO ACADÊMICO

No dia 18 de outubro os universitários do Centro Acadêmico da Vitória ocupam as instalações físicas da instituição de ensino,  em protesto contra votação de  um Projeto de Emenda à Constituição no Congresso Nacional. A ação fez parte de um movimento ocorrido em nível nacional.

ESTUDANTES VITORIENSES NAS RUAS.

No dia 25 de outubro estudantes vitorienses,  contrários à PEC- 241,  se manifestaram em passeata pelas principais ruas da cidade. O movimento foi uma reprodução de várias manifestações que ocorreram em todo País.

 

SESQUICENTENÁRIO DA IMPRENSA VITORIENSE. 

No dia 04 de novembro a direção do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória reuniu jornalistas da velha e da nova safra,  para comemora a passagem dos 150 anos da imprensa escrita na cidade, iniciada em 05 de novembro de 1866,  pelo vitoriense Antão Borges Alves.

FALECIMENTO DO SENHOR ELMO CÂNDIDO CARNEIRO

Após várias semanas internado na cidade do Recife, na noite do dia 10 de dezembro, faleceu o presidente do Engarrafamento Pitú, Elmo Cândido Carneiro. Com atuação nas mais variadas frentes sociais, assim como no campo do empreendedorismo, Seu Elmo da Pitú recebeu homenagem em todo Estado de Pernambuco e também da Jornal Folha de São Paulo.

RETROSPECTIVA 2016: Fatos Culturais, Artísticos e Esportivos 2016.

ESPAÇO ESPORTIVO É INAUGURADO

No dia 23 de janeiro o espaço esportivo, intitulado Arena S2 é inaugurado com jogo festivo. Por iniciativa do jogador profissional Sueilton Aguiar, natural da Vitória, a Arena S2 recebe vários profissionais do gramado e convidados para partida festiva.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE JUDÔ

No dia 13 de março nossa cidade sediou a primeira fase do Campeonato Pernambucano de Judô. O evento  aconteceu no Ginásio esportivo da Faculdade Osman Lins. O certame foi disputado em várias categorias –   masculino e feminino.

VITÓRIA: CAMPEÃO ESTADUAL DE FUTSAL

Foi no mês de junho que, após 32 anos, nossa cidade, Vitória de Santo Antão, conquistou o campeonato estadual de futsal. Com uma vitória por 3×0 na prorrogação, diante da equipe caruaruense, o time do Vitória levantou a taça de campeão.

LIVRO APELIDOS VITORIENSES

No dia 06 de agosto o blogueiro Cristiano Pilako lançou seu primeiro livro, intitulado: Apelidos Vitorienses. A obra foi a primeira do gênero na cidade e teve como objetivo revelar a origem da alcunha de alguns  vitorienses que são mais conhecidos pelo apelido do que pelo próprio nome. O evento de lançamento ocorreu na Praça de eventos do Vitória Park Shopping,

ÍRIS: CAMPEÃO INVICTO

No dia 21 de agosto, em jogo eletrizante contra a equipe do Corinthians, o time do Íris sagrou-se campeão vitoriense de juniores. A partida aconteceu no Estádio Carneirão e terminou empatada em 2×2. Invicto, o Íris levantou a taça.

 


LANÇAMENTO DO LIVRO DE PEDRO RIBEIRO.


No do 05 de setembro o premiado escritor Pedro Humberto Ferrer de Moraes lançou o livro realçando a vida do importante vitoriense Pedro Ribeiro destacando a sua decisiva participação na  Guerra do Mascates,ocorrida  em 1710. O evento aconteceu  no Plenário da Casa Diogo de Braga.

 

ENCONTRO DE COMPOSITORES VITORIENSES

Os compositores membros da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, Aldenisio Tavares e Stephen Beltrão lançaram  CD  autoral com vinte músicas (10 de cada). O evento aconteceu nas dependências da Casa do Imperador, no dia 23 de outubro.

 

LANÇAMENTO DA 16ª EDIÇÃO DA  REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO.

Na noite do sábado, dia 03 de dezembro, foi lançada a XVI edição da Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. O evento ocorreu no Restaurante Pizza Grill e contou com a presença de sócios e convidados. Na ocasião, a nova diretoria eleita também tomou posse.

CD CARNAVALESCO –  “NAS NUVENS”

No dia 04 de dezembro os compositores Aldenisio Tavares e Guilherme Pajé, em parceria, lançaram  uma coletânea carnavalesca relembrando os compositores, cantores e instrumentistas da Vitória e de nomes consagrados do Estado que já se encontram “NAS NUVENS”.

 

LIVRO: ENGENHO GALILEIA.

Aconteceu no Teatro Silogeu José Aragão, no dia 09 de dezembro, o lançamento do livro “A revolução de 1964 e a história do Engenho Galileia” escrito pelo membro da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, professor Serafim Lemos do Nascimento.

1ª SALÃO DE ARTE VITORIANA.

Entre os dias 16 e 22 de dezembro aconteceu o 1º Salão de Arte Vitoriana. O evento cultural aconteceu no Casarão dos Deus e Melo e teve  como foco o realce da arquitetura vitoriense, nas suas mais diversas expressões. O professor de pintura, Aldênio Marques foi o idealizador do evento que contou com trabalhos de vários vitorienses.

Registramos a colaboração das noticias esportivas do blogueiro Márcio Souza.

RETROSPECTIVA 2016: Fatos Religiosos e Empresariais 2016

A CERVEJARIA VITORIENSE.

O dia 23 de abril de 2016 foi o dia em a fábrica de cerveja Pattlou começou operar na nossa  cidade. Voltado para um público consumidor diferenciado o empreendimento foi construído na localidade de Terra Preta e já  produz  cinco rótulos diferentes.

 


ORDENAÇÃO NA MATRIZ

No dia 09 de julho foi ordenado Padre Jesuíta, o vitoriense Cleiton Nery de Santana. O evento religioso aconteceu na Igreja Matriz de Santo Antão e foi celebrado pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife,  D. Antônio Fernando Saburido.

PASTOR OSEAS: UMA UNÂNIMIDADE. 

O mês de agosto foi marcado pelos vários eventos para celebrar a aposentadoria do conceituado e querido Pastor Oseas Santos. Com trinta e seis anos de atuação pastoral na Vitória de Santo Antão e uma grande folha de serviços prestados à nossa comunidade, o religioso também foi agraciado com o título de cidadão vitoriense.

Exposição Dom Helder 

No mês de setembro o  Instituto Histórico e Geográfico da Vitória abrigou a rica  exposição contando a história – 1909 a 2009 – de Dom Helder Câmara, um dos mais importantes religiosos católicos do Brasil.

 

ROTA 300 ANOS DE APARECIDA

Cumprindo o planejado pelo  vicariato da Arquidiocese  de Olinda e Recife – de visitar 121 paróquias –  na noite do dia  20 de novembro aconteceu a procissão com  a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas principais ruas da cidade. O evento religioso fez parte da Rota 300 anos de Aparecida, coordenado em todo Brasil pela CNBB.

 

Apelidos vitorienses: JOÃO POTÓ.

Na  nossa Coluna Apelidos Vitorienses, hoje, vamos revalar o motivo pelo qual o senhor João Ferreira do Nascimento ficou mais conhecido na cidade pelo seu apelido – João Potó – do que pelo próprio nome.

Contou-nos o senhor João Ferreira do Nascimento que quando ele ainda era jovem, na década de 1950, gostava de jogar bola e também se destacava por ter um bom preparo físico, aliás  desenvolvia  uma velocidade acima da média da maioria dos seus colegas.

Nessa época, até então, as pessoas lhe chamava apenas por João ou João de Baixa – uma referência direta ao seu pai (Baixa Jiló). Contudo, uma música que fazia sucesso à época,  lá pelas bandas do Sertão, falava assim: “ trabalhadores do Sertão…vamos agora apresentar João Potó…..João Potó é o maior…….”.

Pois bem, em uma determinada manhã,  no Campo do Dique, em função de uma jogada futebolística em que João estava participando, no mesmo momento em que a música estava tocando em um  rádio, gritou  o torcedor “Dadai Pichilinga”: “João Potó é o maior.. João Potó é o maior…”.

Pronto, desde esse acontecimento o senhor João Ferreira do Nascimento passou a ser chamado por todos pela alcunha de “João Potó”.  Essa  é, portanto, a história que fez mais um vitoriense ser mais conhecido na cidade pelo apelido do que pelo próprio nome. Veja o vídeo:

Câmara de Vereadores: QUEM SERÁ O NOVO PRESIDENTE?


Há mais ou menos quinze dias, aqui na Praça Leão Coroado, bati um alongado papo com o vereador reeleito, Novo da Banca. Aliás, gravamos até um vídeo que foi postado no nosso jornal eletrônico.

Na ocasião o cardápio principal da nossa conversa fez referência direta à eleição da mesa diretora da Casa Diogo de Braga –  biênio 2017\18 –  que acontecerá na tarde do dia primeiro de janeiro de 2017.

Aparentemente o Novo da Banca me transpareceu seguro quanto ao consenso em torno do seu nome para ser eleito o  próximo presidente da casa. Falou do interesse do prefeito eleito Aglailson Júnior em seu nome e disse que já havia conversado individualmente com todos atores envolvidos na disputa.

Neste contexto,  não custa nada lembrar que em 2012 o Novo da Banca, antecipadamente, também foi o escolhido como “presidente” da casa. Mas numa manobra de bastidores, na hora “H”, ele acabou saindo de cena. Segundo informações o prefeito Elias Lira, juntamente com alguns vereadores, em  articulações “subterrâneas”, deram-lhe uma rasteira.  O eleito foi o  vereador Edmo Neves,  apesar do mesmo nunca ter creditado sua vitória ao interesse  direto do chefe do executivo.

Na atual situação – com dezenove vereadores –  uma “virada de mesa” não é tão simples assim. Aliás, no início do mês de novembro, o vereador eleito Mano Holanda rechaçou à ideia de “interferência do Poder Executivo na eleição da mesa diretora da casa”.

Recentemente, em duas ocasiões, conversei com o articulado vereador eleito, André de Bau – filho do atual presidente da Câmara, Bau Nogueira – sobre o assunto. Em nenhum momento ele confirmou que já havia o consenso em torno do nome do vereador Novo da Banca, apesar de reconhecer que o mesmo tem qualidades para tal.

Contudo, diante da falta de clareza de alguns atores envolvidos nesse processo o vereador Novo da Banca estar correndo o risco de “morrer na praia” novamente. Ou seja: no dia da eleição aparecer “um candidato surpresa”, como ocorreu da outra vez (2012).

Como observador da cena política local, acho que numa  eleição para presidente da câmara tudo pode acontecer. Existem muitos interesses no entorno dessa disputa. Mas, neste contexto, pelo menos um trunfo está na mão do vereador Novo da Banca, ou seja:

Caso o próximo presidente eleito não sejá o vereador Novo da Banca, o prefeito eleito Aglailson Junior já começaria seu mandato com uma RETUMBANTE DERROTA, pois “nos corredores do mundo político” o prefeito que não consegue articular a eleição da mesa diretora da casa legislativa,  já começa mostrando fraqueza e insegurança.

Portanto, desde já, a sorte está lançada: SERÁ QUE  O PREFEITO ELEITO,  AGLAILSON JUNIOR, TERÁ FORÇA POLÍTICA PARA ELEGER O SEU CANDIDATO OU SERÁ QUE OS VEREADORES MAIS TARIMBADOS É QUE TEM  MAIS PRESTÍGIO NO PLENÁRIO DA CASA?

Dona Ina: UMA GUERREIRA…

Na manhã de hoje (23) fiz o trajeto do Bairro do Cajá até o Cemitério São Sebastião, acompanhando o enterro de Dona Ina, uma das moradoras mais antigas da Rua Dr José Rufino. Ela, na qualidade de inquilina de um imóvel de meu pai, Zito Mariano, há mais ou menos cinquenta anos, acompanhou todo desenrolar da nossa família. Toda vez que a encontrava, ela dizia: “eu vi todos vocês criancinhas”. Papai gostava muito dela.

Dona Ina foi uma guerreira. Ela era uma espécie de coluna vertebral, um esteio para toda família. Portanto, em nome da família de Zito Mariano, nos irmanamos aos seus familiares, nesse momento de dor e luto.

Governo de Todos: e o dinheiro dos funcionários ?

A expressão  “no fundo do poço” pode ser  aplicada nas mais  variadas situações. Há quem afirme que é de lá – fundo do poço – que o sujeito consegue dialogar verdadeiramente consigo mesmo. Na ceara da política, sobretudo no submundo dos políticos, o “fundo do poço” parece ser um lugar que não existe, pois todos os dias  eles estão conseguindo cavar mais e mais e, nessa lamentável operação, conseguindo se superar.

Falando dos poderes constituídos do nosso Brasil – Legislativo, Executivo e Judiciário – sabemos que já foram piores. Não à toa o historiador Sérgio Buarque de Holanda, no seu  seu livro  “Raízes do Brasil”, lançado em 1936, revelou em primeira mão o perfil predominante da população brasileira,  na figura do “homem cordial”.

Quero acreditar que se desde a criação da República, em 1889, o Poder Judiciário viesse cumprindo com rigor o seu papel na sociedade, nossa nação estaria em um patamar mais elevado. Mas, ao mesmo tempo, não podemos deixar de reconhecer que a “República de Curitiba” vem nos enchendo de esperança.

Pois bem, agora, falando “Republica da Cachaça – Vitória de Santo Antão – no que se refere aos atos administrativos promovido pela gestão do Governo de Todos,   ao longo dos últimos oito anos, no que se refere ao tratamento com o funcionalismo público, parece que o prefeito Elias Lira ainda continua “cavando o poço” para provar que o mesmo não existe.

Se já não bastasse a perseguição aos concursados, logo nos primeiros meses de 2009, se já não bastasse o corte das gratificações e reduções de até 20% nos salários, se já não bastassem demissões em massa, logo após os pleitos eleitorais e à reedição do trabalho semi-escrevo na cidade – ao passo que muitos funcionários foram obrigados a trabalhar sem receber salário para “segurar a vaga”-  o prefeito Elias Lira resolveu,  agora, NÃO PAGAR AOS FUNCIONÁRIOS EFETIVOS E APOSENTADOS.

Essa, portanto, foi a informação que recebi hoje pela manhã, dos funcionários que estão OCUPANDO as dependências internas do prédio da prefeitura em forma de protesto por conta do não pagamento do décimo terceiro e o salário de dezembro (2016), assegurados por Lei e previsto em recente acordo,  realizado entre a prefeitura e os sindicatos que representam a categoria.

Em conversas informais, contudo, algumas funcionárias demonstraram indignação. Falaram que só irão desocupar o prédio após os respectivos  pagamentos. Eis ai, portanto, um exemplo de que no mundo da política e no submundo dos políticos “o fundo do poço” é algo que não existe, pois, como já falei, os políticos continuam cavando, cavando e cavando p “fundo do poço”…… Aliás, não custa nada lembrar que até pouco tempo – na mais recente campanha eleitoral – falava-se a todos pulmões: “Vitória está passando pelo seu melhor momento“. Imagina se num tivesse?



Legado de seu Elmo Cândido Carneiro é destacado na Folha de São Paulo.

  • Morte: Dedicado, apresentou a cachaça Pitú ao mundo

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    21/12/2016 – 00h00

    Pitú/divulgação

    Elmo Cândido Carneiro

    O sonho de fazer engenharia química levou Elmo Cândido Carneiro para Recife ainda na adolescência. Estudou, prestou vestibular, mas o legado da cachaça falou mais alto e fez o jovem voltar para a pequena cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão e para a empresa da família, a Engarrafamento Pitú.

    O rapaz sério e observador não lamentou a mudança. Era apaixonado pela cidade natal e apegado à família. E, em pouco tempo, estava encantado também por Maria Vitória, filha do sócio do pai. Casou com a moça em 1951.

    No comando da empresa, Elmo expandiu os negócios. Primeiro levou a cachaça Pitú para São Paulo e Rio de Janeiro, nos anos 1960, depois vieram as exportações. “Começou com a Alemanha, mas hoje nós somos a principal exportadora de cachaça do Brasil”, conta a filha Vitória. Também inovou o mercado ao propor a venda de cachaça em latinhas –hoje, 40% de todas as vendas da empresa.

    Apesar da dedicação à companhia, ele não deixava de levantar voo de vez em quando. Estava sempre fazendo uma nova viagem, que podia ser das mais luxuosas às mais rústicas. Chegou a percorrer parte dos EUA de carro por mais de 50 dias em 1962, com a mulher, que estava grávida.

    Nada o parava. Ia de carro, ônibus ou avião. Sozinho, com a mulher ou com a família toda. Desde Jequié, no interior da Bahia, até Paris. No final, garantia a quem quisesse ouvir que as cidades mais lindas do mundo eram Paris e sua Vitória de Santo Antão.

    Morreu dia 10, aos 90 anos, devido a uma infecção. Deixa a mulher, Vitorinha, seis filhos, 11 netos e 11 bisnetos.

Em noite memorável no Teatro Santa Isabel, Getúlio Cavalcanti grava seu DVD.

Para os que gostam do saudoso carnaval pernambucano, a noite de ontem (20) foi memorável. O imponente Teatro Santa Isabel, no Recife,  abriu suas portas para receber uma plateia diferenciada. No palco, o que existe de melhor no Brasil do gênero musical de frevo de bloco e coral lírico,  juntamente com a maior autoridade no assunto: Getúlio Cavalcanti.

Com o apoio da Rede Globo Nordeste foi realizada a gravação do DVD de Getúlio Cavalcanti. Contudo as imagens colhidas,  ontem,  também serão exibidas na televisão aberta,   em programas alusivos ao nosso Triduo Momesco.

A convite participei do memorável evento festivo. Antes mesmo de acomodar-me em um dos camarotes da secular casa de espetáculo, as movimentações para adentrar já davam o tom da noite. Veja o vídeo:

Com a experiência de muitas décadas de carnaval o artista Getúlio Cavalcanti falou um pouco da sua história pessoal, da sua vivência no segmento dos blocos líricos, assim como narrou a essência de algumas das suas composições.

Com a filha e a neta, Getúlio recebeu no palco corais e pastoras das  agremiações que mais se destacam no carnaval pernambucano –  nesse gênero musical, Veja os vídeos:

Fechando a parte musical do espetáculo lírico e gravação do DVD, Getúlio Cavalcanti cantou, juntamente com todos os corais convidados,  a sua mais famosa composição. Veja o vídeo.

Ao final, depois de ser aplaudido de pé pelo público presente, Getúlio Cavalcanti agradeceu a presença de todos. Uma das suas filhas, visivelmente emocionada, disse: “ meu pai, o senhor é o baluarte disso tudo. Esse teatro está aqui lotado em sua homenagem……”. Veja o vídeo:

Portanto, para os que se identificam culturalmente com as festividades  carnavalesca, em particular pelo movimento lírico, resta, apenas, esperar a exibição do programa pela TV Globo para conferir com mais detalhes esse belíssimo espetáculo genuinamente  pernambucano e, claro, preparar a fantasia para outros desfiles,  que acontecerão em breve, nos primeiros meses de 2017.

Nossa cidade no século XIX…

Faltando dez dias para deixar o Palácio Municipal – o que resta de  uma jornada de oito anos consecutivos no poder –  a gestão do Governo de Todos na questão da fiscalização e recolhimento dos  BICHOS NAS RUAS configurou-se num total fracasso.

Na tarde de ontem (20), por exemplo, nossas lentes registraram na “Subida”, próxima a Praça Luis Boaventura, uma “família” de porcos de alimentando de lixo, nas calçadas. Não custa nada lembrar que esse tipo problema, não solucionado pela municipalidade, nos leva, por assim dizer, à Vitória de Santo Antão do Século XIX.