Na sua 16ª edição, “Amparo Fest” acontecerá nos dias 28 e 29 de janeiro.

Com a intenção de movimentar e alegrar a comunidade do bairro Nossa Senhora do Amparo e adjacências, o produtor cultural, Fábio Hilux,  criou no ano de 2001 o evento intitulado “Amparo Fest”. Este ano a festa chega na sua 16ª edição.

O evento, segundo os organizadores, também tem como objetivo animar o carnaval local, como uma espécie de prévia da nossa festa maior. Subindo ao palco, além de atrações já consolidada na cena musical regional,  artistas da terra, como o “Príncipe do Gueto” BILLY SHOW, se apresentarão ao público.

O evento acontecerá nos próximos  dias 28 e 29 de janeiro,  na Praça principal do bairro do Amparo. Portanto, nós que fazemos o Blog do Pilako, desejamos aos amigos Fábio e Sandro, assim como  toda sua equipe,  sucesso!! Pela iniciativa e pela perseverança na  manutenção deste já tradicional evento vitoriense.

CD “Nas Nuvens” – MPV – Música Popular Vitoriense !!!

No último domingo (08) o compositor e produtor cultural Aldenisio Tavares realizou mais “venda coletiva” do CD “NAS NUVENS”, produzido em parceria com o também compositor Guilherme Pajé. Na ocasião os amigos em comum Fernando Verçosa, Cornélio, Orlando Souza Leão, João do Livramento e Paulinho Lima também adquiriram um exemplar e garantiram a continuidade do trabalho do selo MPV, ou seja: MÚSICA POPULAR VITORIENSE.

EDUCAÇÃO MUSICAL – Na qualidade de reflexão na alfabetização da EJA. (PARTE 2)

20160704_203649

Podemos aproveitar recursos simples existentes no Corpo Humano e, assim, trabalharmos a disciplina denominada: Ritmo. Este Corpo Discente ficará impressionado com a “ferramenta” contida dentro do seu próprio corpo, onde todos conhecem,  o órgão interno chamado de coração. O Educador Musical começará explicando que o coração realiza uma marcação ao bombear o sangue, e, este bombeamento sanguíneo, podemos chamá-lo de Ritmo ou pulsação, no momento da execução. Trabalhamos o Ritmo de Frevo e Samba-canção. O ser humano ao ficar nervoso, automaticamente, ocorrerá uma aceleração  em seus batimentos cardíacos e haverá modificações e reações orgânicas.

O exemplo apresentado fará toda classe trabalhar e neste momento, ouvir o seu próprio Ritmo ser marcado em sua própria Caixa Toráxica, onde acreditamos que durante muitos anos, quase que 100% dos alunos nunca ouviram falar em um assunto deste gênero, nível, onde talvez não imaginavam que um dia, estes exemplos tão simbólicos, tivessem um significado realístico no campo da Educação Musical. O coração em seu trabalho normal, podemos representá-lo assim: Tum, tum-tum,tum-tum,tum-tum…, e, assim sucessivamente. Ou representá-lo com uma numeração da seguinte forma: 1,1-2;2-3;3-4. Esta simples representação numérica é apenas, uma fórmula para que possamos entender a matemática contida na formação do Ritmo, com esta exemplificação, o Corpo Discente sinta-se estimulado a começar o processo do aprendizado da música. Se a fórmula apresentada, onde simboliza um desenho no momento da execução do Ritmo em Samba-canção, for acelerada, ficará aproximada para o Ritmo do Frevo.

João Bosco do Carmo

http://lattes.cnpq.br/8222363703321930

E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

Carnaval 2017: ACTV com nova diretoria

Na noite de ontem (10) ocorreu no Clube dos Motoristas “O Cisne”, a tomada de posse da nova diretoria da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense. Após um período comandada por uma comissão provisória, a entidade, recentemente,  promoveu sua eleição interna. No comando do período de transição, Dra Verônica Andrade – presidente do Clube de Fato Taboquinhas – arrematou: “vamos escrever uma nova história”. Veja o vídeo:

Após o produtor cultural e diretor do “Boi Gereba”, Leonardo Edardina, anunciar a formação da nova diretoria empossada, Viviane Ramos, a nova presidente da ACTV, em rápidas palavras, disse: “vamos fazer um carnaval organizado”. Veja o vídeo:

Prestigiando o evento o novo secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Marcos Rocha, aproveitou para trocar ideias com os diretores das agremiações afiladas à entidade, sobre o carnaval 2017. Na ocasião, o secretário falou da precária situação financeira em que se encontra a prefeitura e que ainda está “tomando pé” das questões, mas, ao mesmo tempo, prometeu participar de outros encontros para ajustar a festa com os interesses das agremiações.

Contudo, fica a expectativa dos diretores,  das mais variadas agremiações,  no que diz respeito ao investimento, por parte da municipalidade, com a nossa festa maior que se chama CARNAVAL DA VITÓRIA.

Gilberto Lorena: “eleição da ACTV uma verdadeira marmelada”

Pois é, a eleição da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense, para eleger sua nova diretoria para o biênio 2017\2018 que aconteceu no dia 06 (sexta-feira) não passou de um tremendo arrumadinho! A chapa 1 (chapa única), que teve como candidata a presidente a senhorita Viviane, que hoje faz parte da Comissão Provisória não divulgou de forma o que pede o Estatuto da ACTV e tão pouco fez a comunicação da tal eleição. Alguns associados só ficaram sabendo no último dia para inscrições ou no dia da eleição onde a maioria se negou a ir votar.

Pois bem, no universo de 96 agremiações aptas a votar só compareceram 24 agremiações, 03 agremiações *fantasma (*a mesma pessoa votando em duas agremiações e agremiações que não podia votar votaram) e 02 votaram nulo, sendo computados 22 votos para tal chapa única e 72 agremiações não compareceram por falta de comunicação tirando o direito de outros associados poderem inscrever sua chapa e cessando seu direito Estatutário e democrático de concorrer.

Em anexo segue relação das agremiações que votaram, nela podemos observar o mesmo RG para duas agremiações: RG 5321467 votou nas: As Caluas de Pirituba e Os Melequentos e o RG 7053842 votou no Baby Folia e Bacalhau na Vara; e a agremiação Pinto do Meio Dia que não estava apta a votar e registrou seu voto.

Por: Gilberto Lorena
Diretor do bloco A Fênix o Regresso que é associado à ACTV.

Seu Vino

Vitória de Santo Antão nos últimos trinta dias perdeu dois importantes filhos. Duas personalidades invulgares que se destacaram no trabalho em prol do progresso da nossa cidade. Ambos buscaram tornar a vida dos antonenses mais amena, mais saudável e mais justa: Elmo Cândido Carneiro e Severino das Neves Júnior, seu Vino. Do Elmo muito já foi dito e escrito. Quero nesta singela crônica tecer algumas palavras sobre o circunspecto e sóbrio senhor Vino. Seu Vino era o homem dos diversos instrumentos. Na sua simplicidade, na sua discrição e no seu amor ao trabalho deixou-nos um rico legado. Seu Vino quando jovem foi futebolista. Mais tarde fez parte da diretoria do Clube Abanadores “O Leão”, co-fundador do Instituto  Histórico e Geográfico, diretor da nossa banda de música, vereador e secretário de educação nos governos de José Augusto Ferrer de Morais e Gabriel Mesquita. Como o apóstolo Paulo, seu Vino foi um guerreiro vitorioso: “ Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo juiz”.

Os sócios fundadores Severino Neves Júnior e Elmo Cândido Carneiro recebem placas comemorativas das mãos da secretaria de Educação professora Maria de Lourdes Melo Álvares -Silogeu.

Seu Vino visita o Instituto por ocasião da reforma.

Seu Vino recebe homenagem do Instituto Histórico por ocasião dos seus cem anos.

Pedro Ferrer

Bruno Barros e Márcia Barros na festa do nosso Padroeiro Santo Antão.

De passagem pelo Pátio da Matriz, na noite de ontem (10), local em que estão se apresentando as atrações musicais, dentro da  programação festiva do nosso padroeiro –  o Glorioso Santo Antão –  registramos os talentosos artistas Bruno e Márcia Barros Na ocasião, ouvimos um tradicional frevo de bloco. Veja o vídeo:

Carnaval 2017: Bloco 100 Noção no 6º desfile.

Assim como tantas outras agremiações carnavalescas vitoriense, criadas informalmente em encontros de amigos, O Bloco 100 Noção não fugiu à regra. Foi a partir de um debate sobre os rumos que o carnaval local havia seguido,  que o pessoal tomou a iniciativa de fundar um bloco para atender todos os públicos que se interessavam pelo carnaval tradicional, principalmente a turma jovem.

Pois bem, em 2017, o Bloco 100 Noção chega para o seu 6º desfile, com muita animação. Assim como nas edições anteriores, a diretoria promete muita festa na concentração e muito frevo no pé, pelas principais ruas da cidade.

Com um super open bar  – Cerveja, Pitu-Cola, Drinks, Refrigerante, Água, Feijoada e Mesa de Fruta – e duas bandas na concentração – pagode do Social Samba Club e  Dom Ferraz e Banda Swing do Rei – a festa tá garantida.

Portanto, não esqueça: domingo de carnaval, dia 26/02 com inicio previsto para  às 11:00hs, na Pub Mucic (Antiga Space Prime). A sua diretoria, formada por ​JOSÉ ANDRÉ, EDUARDO BRAZ, PEDRO JÚNIOR, RODRIGO PEDRO e WYRON THALES,  assegura que o Bloco 100 Noção  terá total segurança e conforto para seu associado.

O CD “Nas Nuvens” é sucesso no encontro da EFTPE, no Recife.

Em recente encontro na cidade do Recife, que teve como objetivo reunir os concluintes da turma de 1981 da ETFPE – Escola Técnica Federal de Pernambuco, da qual fez parte o compositor e produtor cultural vitoriense,  Aldenisio Tavares, a novidade ficou por conta do CD “Nas Nuvens”, recém-lançado pela dupla,  Aldenisio Tavares e Guilherme Pajé.

Com selo da MPV – Música Popular Vitoriense,  o projeto  “reuniu” cantores, maestros, compositores e instrumentistas da Vitória e do nosso Estado que,  hoje, se encontram numa outra dimensão. Adquirir um exemplar, não deixar de ser um apoio à cultura local e também um tributo a todos aqueles que   deixaram seu legado musical, por ocasião da sua passagem, aqui,  “no nosso mundo dos vivos”.

Apenas uma pergunta: Por que é que os agentes da AGTRAN e a Polícia não bota ordem na bagunça provocada pelos PAREDÕES DE SOM?

Após a missa ocorrida na Igreja da Matriz, na noite de ontem (08), duas pessoas que participaram da mesma, me relataram o incômodo do barulho, provocado pelo som emitido por um automóvel, equipado com o “tal paredão de som”.

Coincidentemente também testemunhei, juntamente com todas as pessoas que se encontravam no Pátio da Matriz, no mesmo horário, os malefícios desse verdadeiro ABUSO, provocado por motoristas que não tem respeitos às leis de trânsito e muito menos noção das regras básicas da chamada convivência  social coletiva. Veja o vídeo:

Muito bem, se já bastassem Leis vigentes para proteger o cidadão, recentemente, mais precisamente no dia 19 de outubro de 2016, o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito – baixou a resolução 624\16, que diz o seguinte:

Art. 1º Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou freqüência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação.

Parágrafo único. O agente de trânsito deverá registrar, no campo de observações do auto de infração, a forma de constatação do fato gerador da infração.

Art. 2º Excetuam-se do disposto no artigo 1º desta Resolução os ruídos produzidos por:

I – buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-à-ré, sirenes, pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo;

lI – veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam portando autorização emitida pelo órgão ou entidade local competente, e

III – veículos de competição e os de entretenimento público, somente nos locais de competição ou de apresentação devidamente estabelecidos e permitidos pelas autoridades competentes.

Art. 3º A inobservância do disposto nesta Resolução constitui infração de trânsito prevista no artigo 228 do CTB.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Pois bem, depois dessa resolução, que toda autoridade vinculadas à ordem pública e principalmente as que são ligadas ao trânsito,  tem obrigação de saber, fica apenas uma pergunta: POR QUE É QUE A POLÍCIA E OS AGENTES DA AGTRAN NÃO FAZ  ESSE PESSOAL DOS PAREDÕES DE SOM CUMPRIR A LEI?

 

A 392ª edição da Festa de Santo Antão teve início ontem.

Com a procissão das bandeiras de São Sebastião e Santo Antão, na noite de ontem (08), deu-se oficialmente aberta a  programação da 392ª edição da tradicionalíssima Festa de Santo Antão, uma das mais antigas do Brasil. Veja o vídeo:

Após as celebrações litúrgicas, ocorridas na Igreja da Matriz de Santo Antão, aconteceu no centro da Praça D. Luiz de Brito diversas apresentações culturais. Registramos uma delas: veja o vídeo:

A extensa programação religiosa e festiva, segue até o dia 17 de fevereiro, feriado municipal dedicado ao nosso padroeiro, o Glorioso Santo Antão.

 

Carnaval 2017: ACTV com nova diretoria para o carnaval.

Conforme anunciado, aconteceu na noite da sexta (06) a eleição da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense, para eleger sua nova diretoria para o biênio 2017\2018. A chapa 1 (chapa única), que teve como candidata a presidente a carnavalesca Viviane, doravante, é quem vai coordenar o processo das agremiações que são animadas por orquestra e afins.

Na qualidade de presidente da Comissão eleitoral, o produtor cultural Leonardo Edardina, juntamente com toda comissão, foi o responsável pelo rito processual eleitoral. Desde já, nós que fazemos o Blog do Pilako, desejamos sucesso à nova diretoria da ACTV.

Carnaval 2017 – SAUDADE – mais comunicação e interação com os foliões vitorienses.

Diz a música de minha autoria: “na segunda-feira o carnaval é de primeira, a SAUDADE tá na rua, é festa a noite inteira”. Pois bem, para que seja concretizada a festa, na noite da segunda-feira de carnaval, precisamos, antecipadamente, planejar e trabalhar para que as coisas saiam do papel, do hipotético para o mundo real e concreto.

Seguindo a forte tendência no contexto da comunicação, esse ano (2017), a SAUDADE, além das outras ferramentas já utilizadas para se comunicar com os foliões vitorienses, em particular o seu associado  – TV, rádio, jornal, blog e carro de som – também terá uma página oficial no Facebook e um canal direto pelo whatsApp, para tirar dúvidas e acrescentar informações,  que por ventura se façam necessárias.

Com mais essa iniciativa, de fato, estaremos produzindo uma comunicação mais ampla. Contudo, não podemos deixar de evidenciar que a melhor propaganda de um produto ou serviço ainda é o já tradicional “boca a boca” sobretudo, no nosso caso,  quando estamos  nos referindo aos  autênticos foliões pernambucanos que apreciam o frevo, o frevo canção, o frevo de bloco e as tradicionais marchinhas carnavalescas.

Portanto, doravante, na medida do possível, estaremos ONLINE – horário comercial – para encurtamos a distância na nossa, já pavimentada, relação social e carnavalesca. Aliás, não custa nada lembrar: NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!

Acesse nossa página no Facebook e fale conosco através do WhatsApp – 9.8456.4281

CARNAVAL 2017: ABTV promove reunião de trabalho.

Dentro dos preparativos para o Carnaval 2017 e para o evento intitulado 6ª Feijoada da ABTV, que ocorrerá no dia 28 de janeiro no Restaurante Gamela de Ouro, na  noite de ontem (05), aconteceu mais uma reunião ordinária da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória.

Na ocasião os empresários Jucival Amorim e Cesar Romão apresentaram suas propostas comerciais aos diretores da referida entidade. As agremiações, como todos sabem, entre outros, contratam serviços de cordeiro, segurança e bombeiro civil.

Até o carnaval,  na noite das quintas,  acorrerão as reuniões da ABTV, em sua sede, localizada na Rua Saldanha da Gama, bairro do Livramento. Não custa nada lembrar que esse ano (2017) a ABTV estará comemorando duas décadas  de fundação, razão  pela qual estará homenageando todos os carnavalescos vitorienses que atuaram como diretor da entidade, no transcorrer desses últimos vinte anos de serviços prestados ao carnaval da Vitória.

Sesi/PE encerra nesta sexta-feira (06) inscrições para as 60 vagas gratuitas de Ensino Médio e Profissional na Zona da Mata

Programa busca facilitar inserção profissional de jovens carentes no mercado de trabalho

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) encerra, nesta sexta-feira (06), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. Na Zona da Mata, são 60 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Automação Industrial, em Goiana, onde há 20 vagas, ou um dos cursos de Escada, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Logística, ambos com 20 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site www.pe.sesi.org.br.

Pode concorrer apenas pessoa de baixa renda, aluno da escola pública ou de escola particular desde que possua bolsa integral e/ou cujos pais ou responsáveis sejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O candidato deve possuir até 17 anos completos em 31 de dezembro do ano passado e apresentar documento comprobatório de conclusão do 9º ano.

“Nosso intuito é formar uma mão de obra qualificada para o setor produtivo, ao mesmo tempo que facilitamos a inserção profissional do jovem, pois ao concluir os estudos, ele já estará com o certificado de formação profissional nas mãos”, afirma o superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões. “Além disso, acreditamos que viabilizar uma educação de qualidade para a população menos abastada é o caminho mais seguro para a ascensão social”, conclui.

Provas – O processo seletivo ocorrerá dia 15 de janeiro, das 14h às 17h. Serão aplicadas provas de língua portuguesa e matemática, com 20 questões cada. O resultado final estará disponível, a partir do dia 24, nos sites www.pe.sesi.org.br e www.pe.senai.br e na unidade do SESI/PE onde o aluno pretende estudar. Mais informações pelo telefone (81) 3534.1174 (Escada) e (81)3626.0658 (Goiana), pelo e-mail relacionamento@pe.sesi.org.br ou pelo WhatsApp (81) 9.8829.3330.

Onde estudar:

Local de Inscrição

Vagas

Curso Técnico Disponível

Escola do Ensino Médio

Escola do Ensino Técnico

 

Zona da Mata

SESI Escada

20

Eletromecânica

SESI Escada

SENAI Cabo de Santo Agostinho

20

Logística

SESI Goiana

20

Automação Industrial

SESI Goiana

SENAI Goiana

Carnaval 2017 -GIRAFA -Fundação da Girafa – por Dryton Bandeira

Ávidos por algo diferenciado e motivador para brincar o carnaval de 1950, um grupo de “corrioleiros” (amigos), teve a inusitada idéia de “roubar” a girafa alegórica usada como símbolo do Armazém Nordeste – A Girafa Tecidos (casa comercial situada na Praça da Bandeira). Discretamente a missão foi cumprida com sucesso, e o produto do ilícito sorrateiramente recolhido à Oficina Atômica, de propriedade de Zé Palito.

Reunião marcada, corriola reunida, bebidas servidas, discursos proferidos: estava fundada a Troça Carnavalesca Mista A Girafa. Oficialmente a data da fundação é 16/01/1950, como consta em Ata lavrada à época.

A primeira Diretoria ficou assim constituída:

– Presidente: José Mesquita de Freitas (Zezinho Mesquita);
– Vice-Presidente: José Augusto Férrer;
– Secretário: José Jacinto;
– Diretor Geral: José Celestino de Andrade (Zé Palito);
– Orador: Mauro Paes Barreto;
– Tesoureiro: Aluízio Férrer;
– Diretor Musical: Paulo Férrer;
– Fiscais: João Carneiro (Doido) e Hugo Costa;
– Diretor Artístico: Nivaldo Varela;
– Porta-Estandarte: Wilson Coelho (O Bruto);
– Comissão de Recepção: Donato Carneiro, José Pedro Gomes, Eliel Tavares, José Vieira (Zequinha), Rubens Costa e João Peixe.

Após o carnaval, sanadas as arestas geradas por conta de “roubo” do animal símbolo de Armazém Nordeste, ficou devidamente acordado entre as partes que a alegoria em questão, seria emprestada anualmente pela referida loja e posteriormente devolvida em perfeito estado de conservação. Anos após, a diretoria mandou confeccionar sua própria Girafa, símbolo maior e marca-registrada dos girafistas até os dias atuais. Vale enfatizar que a Girafa é a única agremiação da cidade a participar de todos os carnavais desde sua fundação.

Durante anos e já na condição de Clube, abnegados foliões conduziram os destinos da folia girafista e suas alegorias foram montadas em diversos locais da cidade, até que em 1986 foi concluída a construção do um moderno e amplo barracão, localizado à Rua Eurico Valois (Estrada Nova). O citado barracão não foi festivamente inaugurado, em face do falecimento de Dona Jura. Tão girafista quanto seu marido Mané Mizura.

As apresentações ocorriam nas manhãs de domingo e terça-feira de carnaval, saindo da Praça Félix Barreto, no Bairro do Livramento. Acordes do famoso hino e gigantesca queima de fogos sinalizavam o início de mais um desfile. Clarins anunciavam a presença do Clube na ruas da cidade e o abre-alas era composto do animal símbolo e de foliões devidamente caracterizados de Girafa. Belas e criativas fantasias compunham as alegorias, geralmente inspiradas em temas infantis. Transcorridas alguma horas, o percurso era alegremente cumprido. Novo show pirotécnico, frevo e muita confraternização, fechavam com risos e lágrimas mais um dia de exaltação à Girafa.

Três estandartes saíram às ruas da cidade durante mais de cinco décadas de existência. Inúmeras orquestras animaram os girafistas. Dentre elas: A Venenosa, 3 de Agosto e a do Maestro Seminha de Limoeiro. O hino oficial é: Exaltação à Girafa, composto por Guga Férrer (letra) e Sérgio Patury (música), gravado na voz de Babuska Valença.

Pesquisa e Texto de de Dryton Bandeira

ACTV convoca afiliados para a eleição que acontece amanhã (sexta 06).

Aconteceu na noite do ontem (04) a última reunião preparatória para a eleição da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional da Vitória. No encontro, ocorrido no Clube dos Motoristas “O Cisne”, entre outras coisas, ficou definido que a eleição ocorrerá amanhã – sexta 06 – conforme já estava prevista, pela Comissão eleitoral.

Na ocasião gravamos um vídeo com a Dra Verônica Andrade,  onde a mesma explica detalhes sobre o processo eleitoral da ACTV e aproveita para convocar os diretores das agremiações carnavalesca que desfilaram nos dois últimos anos no carnaval vitoriense. Veja o vídeo: