RETROSPECTIVA 2016: Fatos Marcantes e Sociais

VITÓRIA 360 ANOS. 

Anotamos o mês de janeiro de 2016 como à passagem dos 390 anos da chegada do português Diogo de Braga em nossas terras. Oriundo da Ilha de Santo Antão, localizada no Arquipélago do Cabo Verde,  Diogo de Braga veio com a família para morar e trouxe sua devoção ao eremita Santo Antão.

 

JOSÉ MARQUES DE SENNA: SAI DE CENA. 

No dia 26 de abril Vitória perde o artista José Marques de Senna. Com contribuição nas mais variadas formas de expressões artísticas Zé Marques de Senna, como era mais conhecido, foi o principal nome da cidade na cultural carnavalesca mais representativa do nosso município: Os Carros Alegóricos. 

OS DEZ ANOS DO CENTRO ACADÊMICO DA VITÓRIA

No dia 31 de maio o Centro Acadêmico da Vitória lança selo comemorativo dos dez anos da chegada da instituição na nossa cidade. Vários eventos marcaram a passagem da primeira década do CAV na nossa cidade.

 

PRIMEIRA FESTA DA SAUDADE.

No dia 06 de agosto a Agremiação Carnavalesca Saudade,  promoveu no Clube dos Motoristas “O Cisne” uma festa dançante animado pela Orquestra Super Oara. O evento, entre outros objetivos, teve como finalidade resgatar os grandes bailes ocorridos em décadas passadas,  nos tradicionais clubes da cidade.

MORRE O COMPOSITOR BENEDITO DE CACHOEIRINHA

Após nove meses em tratamento seu Benedito, mais conhecido como “Bené de Cahoeirinha”, morre no dia 19 de setembro. Além de gozar do respeito e da admiração dos que lhe conhecia, Seu Bené foi um dos maiores compositores da nossa terra. Entres  as muitas composição estão os hinos dos times do Vitória e do Vera Cruz.

INTERNET NA ELEIÇÃO MUNICIPAL.

As eleições municipais 2016 elegeu a internet como principal ferramenta para difusão de ideias e boatos na cidade. Se antes o jornal, o rádio e até TV local ocuparam, respectivamente,  seu papel de protagonistas no processo eleitoral local, em 2016, a internet avançou e tornou-se  a  ferramenta mais ampla para as campanhas políticas.

ESTUDANTES OCUPAM CENTRO ACADÊMICO

No dia 18 de outubro os universitários do Centro Acadêmico da Vitória ocupam as instalações físicas da instituição de ensino,  em protesto contra votação de  um Projeto de Emenda à Constituição no Congresso Nacional. A ação fez parte de um movimento ocorrido em nível nacional.

ESTUDANTES VITORIENSES NAS RUAS.

No dia 25 de outubro estudantes vitorienses,  contrários à PEC- 241,  se manifestaram em passeata pelas principais ruas da cidade. O movimento foi uma reprodução de várias manifestações que ocorreram em todo País.

 

SESQUICENTENÁRIO DA IMPRENSA VITORIENSE. 

No dia 04 de novembro a direção do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória reuniu jornalistas da velha e da nova safra,  para comemora a passagem dos 150 anos da imprensa escrita na cidade, iniciada em 05 de novembro de 1866,  pelo vitoriense Antão Borges Alves.

FALECIMENTO DO SENHOR ELMO CÂNDIDO CARNEIRO

Após várias semanas internado na cidade do Recife, na noite do dia 10 de dezembro, faleceu o presidente do Engarrafamento Pitú, Elmo Cândido Carneiro. Com atuação nas mais variadas frentes sociais, assim como no campo do empreendedorismo, Seu Elmo da Pitú recebeu homenagem em todo Estado de Pernambuco e também da Jornal Folha de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *