Esgoto estourado no Centro, gera protesto.

IMG_6480 (Copy)Hoje (29) pela manhã, mais uma vez, eu, juntamente com todos os transeuntes, fui obrigado a caminhar “driblando” a água fétida e a bosta espalhada pelo “Largo da Estação”,  em função de um esgoto estourado próximo a Praça da Restauração, no bairro do Livramento. Aliás, é bom que se diga: ESTA ZONA TÁ ASSIM,  DESDE O INÍCIO DA SEMANA PASSADA. Veja o vídeo:

Não sei ao certo qual é o órgão responsável por esta pouca vergonha: SE É A IRRESPONSÁVEL COMPESA OU A DESMORALIZADA GESTÃO DO GOVERNO DE TODOS. O fato é que muita gente está  sendo afetada. Os transeuntes, os alunos do Colégio 3 de Agosto, os motoristas das camionetes, os comerciantes e etc.

IMG_6502 (Copy)Na tarde de hoje, por exemplo, um pequeno protesto foi organizado para chamar a atenção dos órgãos competentes para que o problema seja sanado. Veja o vídeo:

Um rapaz que estava passando no local, na hora do protesto, disse a seguinte frase: “em Chã de Alegria tem o banho de cheiro e aqui em Vitória tem o banho de bosta”. Portanto, vamos aguardar para ver, se a partir de agora, o problema será solucionado, uma vez que o local esta proporcionando ambiente propicio para a proliferação do mosquito da dengue, além claro, da fedentina insuportável.

IMG_6489 (Copy)

O prefeito Elias Lira e o deputado Joaquim Lira estão promovendo abrigo para o mosquito da dengue, próximo ao CESMU (unidade de saúde que atende mulheres grávidas).

IMG_6476 (Copy)Na manhã de hoje (29) estacionei meu carro ao lado da Praça Padre Felix Barreto, próximo ao Prédio que serve de comitê eleitoral para o prefeito Elias Lira e que também  foi  o “QG” da campanha política para eleger Joaquim Lira a deputado estadual.

IMG_6478 (Copy)
Muito bem, como todos nós estamos em “estado de alerta”, com relação aos possíveis focos do mosquito aedes aegypti, face à greve epidemia que estamos atravessando, ao caminhar pela calçada do referido prédio que está fechado e em estado de abandono, uma cena chamou minha atenção. Por uma abertura na parede, separado por uma grade de ferro, facilmente podemos observar que o ambiente está servindo de abrigo para o infernal mosquito da dengue.

IMG_6494 (Copy)
Portanto, este é mais um mau exemplo de combate ao mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunha na nossa cidade, promovido, aliás, por quem deveria dá o bom exemplo. Entre outras coisas, é bom que se diga, que além de faltar  larvicida no almoxarifado da secretaria municipal de saúde, da grande quantidade de pneus “estocados” ao ar livre na garagem da prefeitura e da grande quantidade de veículos machucado, estacionados no Distrito Industrial da cidade, agora, quem promove  a situação de risco para a população é o próprio Elias Lira juntamente com seu filho Joaquim Lira. É LAMENTÁVEL.

Para completar o flagrante de despeito com a população, o que já não seria pouco, o prédio que serve de comitê  eleitoral para os “Liras”,  na nossa cidade, fica a poucos metros do CESMU – Centro de Saúde da Mulher – unidade municipal de atendimento médico que tem por finalidade atender as mulheres, sobretudo as que estão grávidas, uma vez que o Centro é a referência da cidade, ou seja: JUSTAMENTE  PARA AS PESSOAS COM MAIOR RISCO DE CONTAMINAÇÃO EM FUNÇÃO DA MICROCEFALIA !!

IMG_6497 (Copy)
Com a palavra o prefeito Elias Lira e o seu filho,  deputado Joaquim Lira…

As Óticas Diniz da Vitória de Santo Antão também participaram do “Dia D Diniz Social”.

diniz
Fazer as crianças enxergarem um mundo melhor. Foi com esse objetivo que as Óticas Diniz realizaram  neste final de semana (26 e 27), em todo Brasil, a ação “Dia D Diniz Social”.

O projeto também contou  com a parceria da Essilor, uma  multinacional francesa da indústria óptica. A ação alcançou  um expressivo numero de beneficiários, entre 8 a 10 mil crianças com necessidade de óculos de grau para correção.

O “Dia D Diniz Social” foi realizada em todas as cidades que conta com uma unidade da rede. As Óticas Diniz possui mais de 900 lojas no País sendo, inclusive, a maior rede de ótica da América Latina.

IMG_9598 (Copy)IMG_6389
Em nossa cidade, Vitória de Santo Antão, as Óticas Diniz possuem três lojas – 02 no Centro Comercial e uma no Vitória Park Shopping.  Jakyelle Medeiros, gerente das Óticas Diniz, falou, entre outras coisas, dos objetivos da campanha e dos parceiros locais. Veja o vídeo.

Participando do movimento “Dia D Diniz Social”, como beneficiária, a senhora Solange, moradora do Alto José Leal, falou das dificuldades visuais do seu filho e realçou a importância de uma ação como esta para as pessoas carentes. Veja o vídeo:

Como um dos parceiros do movimento solidário, aqui na Vitória, o oftalmologista Mário Emery,  falou do seu orgulhos  em poder ser mais um ele nessa corrente do bem,  assim como na importância da visão, sobretudo para as crianças. Veja o vídeo.

IMG_9568 - Copia (Copy) IMG_9569 - Copia (Copy)  IMG_9604 (Copy)

Reunião do Instituto Histórico da Vitória.

IMG_6445 (Copy)
Na manhã do domingo (28) aconteceu no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória mais uma reunião ordinária da instituição. Após a leitura e aprovação das atas anteriores, pela secretária Claudia Vicente, o presidente Pedro Ferrer deu continuidade à pauta do dia.

Ao término dos trabalhos as professoras Fátima Santos e Claudia Vicente fizeram uma rápida explanação sobre a origem do Fado Português. Aliás, há quem diga que estilo musical (FADO) nasceu em terras brasileiras e seguiu para Portugal com o retorno de Dom João VI. Encerrando o encontro a escritora (cantora) Luciene Freitas brindou a todos com palinha musical. Veja o vídeo:

IMG_6460 (Copy)

Memeia e Nando comemoram o batizado de Jaime Neto.

IMG_6408 (Copy)
Na manhã do sábado (27) aconteceu na Capela Nossa Senhora do Rosário, Engenho Cachoeirinha, a cerimônia de batismo de Jaime Beltrão Neto. Filho do casal amigo Memeia e Nando, duas pessoas “boas de festa”, os convidados e familiares foram recepcionados na Casa Grande do próprio engenho para o famoso “comes e bebes”.

Lá, como não poderia deixar de ser, foi tudo bom. Além das três atrações musicais, o evento congregou amigos e familiares do casal proporcionando assim, um ambiente pra lá de animado e descontraído. Veja os vídeos:

Parabéns ao casal amigo, Memeia e Nando,  pela chegada do Jaime Neto. Agradeço, portanto, mais uma vez pelo convite para compartilhar com vocês de momentos marcantes e inesquecíveis em vossas caminhadas.

IMG_6420 (Copy) IMG_6427 (Copy)

Prof. Clícia Roberta comenta no blog

Comentário postado na matéria “Último Adeus ao Maestro Aderaldo.“.

O maestro se foi,mas seu legado permanecerá!!!! Essa foi uma das frases que postei em emu face,para falar de “Seu Aderaldo”,que para mim era muito mais que o maestro: era meu sogro,por quem eu tinha muito carinho e respeito,avô de minhas duas filhas e alguém com quem eu muito gostava de conversar. Deixa muitas saudades,mas não tristeza!!!! Obrigada por essa homenagem prestada a ele,em seu blog.Que diga-se de passagem merecida!!!! Descanse em paz MAESTRO ADERALDO AVELINO DA SILVA!!!!!!! USE SUA BATUTA COMO NUNCA,EM UMA NOVA E QUIÇÁ MELHOR DIMENSÃO DO QUE A NOSSA!!!!!

Clícia Roberta

NO TEMPO DE EU MENINO

(O primeiro suicídio)

Um dia, eu era menino, vi uma prostituta pegando fogo. Foi na ladeira da Zona de Baixo Meretrício, no tempo de Núbia Lafayette cantando “Lama” – música que, em desabafo, se vingava: Hoje, quem me difama, viveu na lama também. 

À noite, quando Núbia cantava, eu via a prostituta pegando fogo, a sua pele queimando, e o seu peito ondeando, sufocado. Desesperada, saíra correndo da casa, aos gritos, e caíra, no meio da rua, emudecida. Foi o meu primeiro suicídio. 

À sombra da muralha de adultos que se comprimia, eu olhava pela brecha, olhava… E, pálido, meio magro, desintoxicado, em solilóquio, indagava: Cadê Deus?
Passei uns dias sem comer direito, com a boca amarga, pelos cantos de parede, com vontade de chorar. Não podia ouvir Núbia cantar.

Mas, fui crescendo, crescendo, e fiquei sabendo que foi por causa de amor. O que é o amor? – eu me punha a perguntar. 

Um dia, já menino grande, eu comecei a me explicar. O amor não tem explicação, o amor é só amar. O amor arde, o amor queima, pode até incendiar.

Sosígenes Bittencourt

Último Adeus ao Maestro Aderaldo.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/mestre.jpg

Com 83 anos de idade o Maestro Aderaldo foi mais uma vÍtima da chikungunya na nossa cidade. Falecido na madrugada de ontem (25), no Centro Hospitalar Santa Maria, o seu sepultamento ocorreu às 16h, no Cemitério local. O Maestro deixa esposa, 10 filhos, 10 netos e 03 bisnetos.

maestro aderaldo
Maestro Aderaldo foi um exemplo de vida. Na ocasião, gravamos um depoimento de um dos seus filhos – Jadson – onde o mesmo resaltou  à conduta ética do seu pai destacando os ensinamentos por ele recebido,  dizendo: “ ele me ensinou a ser gente”. Veja o vídeo.

Com relação ao legado musical deixado pelo Maestro Aderaldo, à comunidade vitoriense, uma vez que dedicou a maior parte da sua vida à música, sobretudo à transmissão de conhecimento, o respeitado compositor Guilherme Pajé disse: “ um legado de músicos vitorienses que ele espalhou por todo Brasil”. Veja o vídeo.

Muito se comentou, no seu velório, sobre os “filhos musicais” do Maestro Aderaldo, residindo aqui na cidade e em outros estados. No seu Cortejo fúnebre, os “seu filhos” prestaram as últimas homenagens ao Mestre produzindo  o que ele mais gostava, ou seja: MÚSICA. Veja o vídeo:

Fica aqui, portanto, o registro do último adeus ao Maestro Aderaldo que além de  chefe de família exemplar e cidadão honrado conseguiu ser, na sua passagem pela terra,  um instrumento de transformação de vidas, Maestro Aderaldo, através da sua arte, norteou a vida de muitos irmãos vitorienses. Descanse em paz, Maestro Aderaldo.

IMG_6350 IMG_6353 IMG_6357 IMG_6368 IMG_6375 IMG_6381

Eleições 2016: Zé Catinga já deu uma rasteira nas raposas políticas da Vitória.

http://www.brumadoagora.com.br/hd-imagens/arquivos/partido-verde-85.jpg

No atual momento em que vivemos no Brasil os políticos, e por tabela, os partidos políticos são as “figuras” mais desgastadas na conjuntura social. Após sucessivas operações policiais, envolvendo dirigentes de altas patentes nas agremiações partidárias, sobretudo nas siglas que estão no comando do país, chegamos à triste conclusão que os partidos políticos estão mais para organizações criminosas do que um espaço para se promover políticas públicas e estabelecer o processo democrático de direito, algo tão almejado pelo povo brasileiro.

Pois bem, nesse contexto, em virtude de uma legislação falha,  novos partidos estão surgindo para procurar ocupar  os “espaços vazios”. Com meio milhão de reais no bolso, é mais fácil constituir um novo partido político que fazer uma viagem para Disney. Aliás, dinheiro não é problema para político que está no poder.

Algumas agremiações partidárias, nesse vácuo de credibilidade, estão procurando crescer de maneira orgânica, dentre elas destaca-se o Partido Verde. Depois de lançar sucessivos candidatos a Presidência da República, o partido entendeu que deve também se organizar nos estados. Em Pernambuco os verdes estão  estruturando o partido com novos quadros,  para só assim, ganharem musculatura para as eleições de  2018.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/zecatinga.jpg

Para o Partido chegar em 2018 com condições de eleger deputados estaduais e federais, a agremiação política (verde), atualmente,   começou investir nos candidatos a prefeito de todas as regiões do estado. Recentemente, a executiva estadual do partido se utilizou da mídia para divulgar os nomes dos seus candidatos majoritários nas cidades pernambucanas. Na relação consta o nosso município, Vitória de Santo Antão, realçando  o nome do empresário Zé Catinga.

Pois bem, ainda no primeiro semestre do ano passado (2015) conversei com amigo José Manoel de Souza, o Zé Catinga, sobre sua postulação a prefeito da Vitória. Disse a ele, entre outras coisas, que a segurança na legenda,  para uma candidatura majoritária  consistente,  seria o ponto fundamental para o jogo  eleitoral.

Em setembro de 2015, voltei a conversar sobre o assunto com o amigo Zé Catinga. Nessa ocasião, disse-me Zé: “Pilako, estou no partido verde, estou confiante no pessoal”. Naquela ocasião, fiz questão de participar de um encontro estadual da legenda, na cidade do Recife, para colher “IN LOCO”, as declarações dos presidentes, estadual e nacional do Partido Verde, aliás, já postadas  aqui no blog. Reveja os vídeos:

Passados seis meses do encontro, ocorrido no Recife, entendemos que o procedimento do Partido Verde com a postulação do amigo Zé Catinga tem sido, até aqui,  coerente. Por outro lado, Zé vem fazendo o dever de casa, ou seja, se articulando de maneira entusiasmada e confiante na vitória.

Até agora, no entanto, Elias, Aglailson e Henrique estão perdendo para Zé Catinga, na medida em que não conseguiram “mata-lo” no nascedouro do processo eleitoral. Resta-nos, portanto, esperar as convenções partidárias locais  para que os respectivos “times” sejam  escalados e, na hora determinada, os “juízes” apitem para começar o jogo de verdade. Portanto, essa história que o Zé Catinga não vai ter partido para disputar o pleito É LETRA MORTA.

Professor Pedro Ferrer “puxa” a orelha dos políticos em evento.

http://nossavitoriape.com/wp-content/uploads/2013/05/Museu-Instituto-Hist-C3-B3rico.jpg

Foto: Nossa Vitória PE

Na última sexta-feira, dia 19 de fevereiro, ocorreu o evento festivo para comemorar o Título de Cidadão Vitoriense outorgado ao vereador e médico Doutor Saulo de Barros Albuquerque. Evento,  aliás, amplamente divulgado aqui no blog (veja aqui).

Na tribuna, várias autoridades fizeram uso da palavra para enaltecer a figura do homenageado. O Presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Ferrer, não fugiu à regra. Mas, de maneira oportuna, utilizou-se da ocasião para dá um “puxão de orelha” na classe política da Vitória, muitos deles presentes no recinto. Veja o vídeo:

Pegando carona nas palavras do professor Pedro, gostaria de acrescentar que político, via de regra, não gosta de nada que tem organização. Políticos, na maioria dos casos, querem apenas usar as instituições para levar vantagem financeira e política.

Como membro atuante do Instituto Histórico, em reunião, ainda no ano passado (2015), coloquei a ideia que a Casa do Imperador deveria, no processo eleitoral legal, ou seja, depois das candidaturas a prefeito devidamente registradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral, convocar todos  os postulantes para apresentarem seus respectivos projetos no que diz  à cultura da cidade e consequentemente com a instituição que detém e mantém um dos  maiores acervos históricos do interior de todo nordeste brasileiro. Ideia, aliás, aprovada por unanimidade.

Sendo assim, parabenizo o presidente do Instituto Histórico da Vitória, professor Pedro Ferrer, pela feliz e oportuna explanação realçando a importância do nosso maior empreendimento cultural de todos os tempos, assim como, pela lembrança dos frutos que a instituição produz para todos os vitorienses, sobretudos para as  gerações vindouras. Fica, portanto, a cobrança e a esperança que na Vitória de Santo Antão a maioria dos políticos comecem a criar vergonha na cara e  entendam, de uma vez por todas,  que precisam respeitar as instituições serias da cidade.

Na nossa cidade falta mais ação efetiva do poder público contra o mosquito da dengue.

IMG_6316 cópia2

A dengue,  zika e chikungunya, definitivamente, tomaram conta das manchetes nos mais diversos meios de comunicação do pais. O Estado de Pernambuco tornou-se o epicentro da doença que atende pelo nome de MICROCEFALIA. Apesar dos novos estudos as causas da doença ainda está  desafiando a comunidade médica cientifica.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, Capital da Zona da Mata, a população está aflita. Os malefícios causados pelo infernal mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como Mosquito da Dengue, já se faz presente em praticamente todas as residências do município.

Logicamente não podemos dizer que Vitória é uma ilha,  cujos problemas sejam apenas seu. Claro que não. Mas, também não podemos afirmar que o combate ao mosquito causador da tal epidemia tenha sido, no nosso torrão, tratado com a responsabilidade necessária pela prefeitura e, em particular, pela secretaria municipal de saúde.

Em várias ocasiões denunciamos insistentemente aqui pelo blog, logradouros públicos com água parada sem o tratamento adequado. Foi o caso do tanque ornamental da Praça 3 de Agosto, localizada no bairro do Livramento, aonde parecia mais um “hotel 5 estrelas para o mosquito da dengue”.

No dia 21 de maio de 2014 e no dia 28 de julho de 2015 postamos matérias alertando as autoridades sanitárias do município que os veículos, pertencentes aos Coliseum Leilões – vendas e leilões de bens – que estavam sendo estocados em  terreno aberto,  às margens da BR 232, expostos às chuvas, muito deles machucados e sem os vidros,  continuavam  sendo verdadeiras FÁBRICAS DE DENGUE, ou seja: hotel 5 estrelas para o infernal mosquito Aedes aegypti, sem que as autoridades municipais e estaduais sequer, notificassem  os proprietários dos veículos para  que fosse  tomada  uma medida paliativa, já que o verdadeiro erro reside na formatação do projeto da doação do terreno,  por parte da prefeitura e da câmara de vereadores. Hoje, apesar da crise aguda em que estamos vivendo,  os veiculos continuam lá,  do mesmo jeito

IMG_6307 cópia

IMG_6314 cópia

Não podemos, portanto, deixar de  lembrar que a Rede de Globo de Televisão exibiu matéria mostrando que mesmo depois da deflagração de uma grande campanha municipal contra o mosquito na cidade,  os agentes de saúde denunciaram não haver larvicida no almoxarifado da prefeitura,  para poder  promover o trabalho correto nas residências da população. Recentemente, uma “montanha” de pneus, expostos ao relento, foram encontrados na garagem da própria prefeitura, mostrando assim, que velho adágio popular que diz: “faça o que digo, não faça o que faço” é uma realidade, em se tratando de gestão do Governo de Todos.

Precisamos, portanto, independente da pífia atuação dos nossos gestores, nos proteger e atuar de forma proativa nas nossas áreas de atuações (bairro, casa, local de trabalho e etc), promovendo uma união, para acabar com o inimigo de todos ou seja: o infernal mosquito  Aedes aegypti

José Edalvo: um patrimônio vivo da imprensa vitoriense.

Dentre as postagens referentes ao carnaval 2016, revisando-as depois, cometi uma falha. Na matéria  em que chamo atenção  à perseguição do secretário Paulo Roberto ao Clube de Fado Taboquinhas, usei uma foto do Jornal da Vitória sem grafar os devidos créditos.

Foto: Jornal da Vitória

Não podemos, sob qualquer ponto de vista, usar material de outros  órgãos de imprensa sem a devida  autorização ou  dando-lhe os  créditos necessário. Na nossa cidade,  tanto a TV Vitória quantos as rádios,  se utilizam do conteúdo dos blogs locais  sem ao menos citar a fonte. Isso é deselegante, para não dizer criminoso.

Portanto, faço essa reparação, de maneira pública, em respeito ao trabalho do profissional que vai para rua “suar a camisa”, na busca do melhor ângulo para a imagem e da informação completa. Ao Jornalista José Edalvo que, indiscutivelmente, na atualidade,  é o sujeito mais preparado e experiente da imprensa vitoriense, segue minhas desculpas.

IMG_5935 cópia

Apenas para concluir esta nota, segue um flagrante do amigo José Edalvo desempenhando  sua atividade jornalística nesse carnaval. Aliás, um claro atestado da devoção e seriedade,  para quem trás consigo mais de trinta e cinco anos de trabalho  registrando a história da Vitória e em particular do carnaval. Parabéns José Edalvo.

Um bonito registro de Dona Anita Garibaldi, minha mãe.

diario
Na última vez em que estive com o amigo presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Ferrer, disse-me ele: “encontrei uma foto da sua mãe no diário de 1950”. Naturalmente, despertou-me a curiosidade e perguntei por qual motivo minha mãe, que era avessa à exposições e badalações, havia sido clicada pelas lentes do Diário de Pernambuco. Completou, professor Pedro: “foi no ano de 1950, há 66 anos, quando ela noivou com um tal de Zito Mariano

Ao receber o arquivo por e-mail, ontem (22), do professor Pedro, fiquei muito satisfeito. Esse registro da minha mãe eu não possuía. Esta publicação, certamente, teve a influência do seu pai, o advogado, jornalista e escritor Célio Meira. Portanto, em nome de todos da família, agradeço ao amigo Pedro Ferrer pela atenção e lembrança.

Nana Paes PATISSERIE é a mais nova opção na gastronomia vitoriense.

IMG_6329
Na noite do domingo (21) estive na PATISSERIE localizada no bairro da Matriz. Patisserie, para quem não sabe, assim como eu antes de escrever essas linhas, é um tipo de padaria francesa especializada em bolos e doces. Lá, degustei algo que nunca havia visto antes, logicamente, saboroso.

A ideia do empreendimento comercial, que tem como proprietárias as irmãs Rayana e Raíssa Gouveia, filhas de Claudia e Hugo, surgiu ano passado, em um evento natalino onde  os amigos mais próximos sugeriram à prática das habilidades de Nana (Rayana) que   cursou gastronomia  e acabou se apaixonado pelo ramo da confeitaria.

IMG_6325Portanto, depois das irmãs Gouveia manterem por três anos uma empresa informal na própria residência, que serviu de laboratório para o aperfeiçoamento culinário refinado, A PATISSEIRIE abre sua portas na nossa cidade para atender o público em geral e principalmente as pessoas com gosto exigente. Desde já, parabenizamos as irmãs Gouveia – Rayana e Raíssa – pelo empreendimento e desejamos boa sorte para os negócios.

SERVIÇO
Patisserie
Rua Fernando Vieira – 220 – Matriz – Próximo ao Silogeu

A Patisserie conta com uma grande variedade de sanduíches e sobremesas, além dos bolos e doces deliciosos. Todos com preços bastante accessíveis em um ambiente mais do que aconchegante.

IMG_6327

IMG-20160220-WA0064 IMG-20160220-WA0065 IMG-20160221-WA0000 IMG-20160221-WA0001 IMG-20160221-WA0003 IMG-20160221-WA0007 IMG-20160221-WA0009 IMG-20160221-WA0030 IMG-20160221-WA0038

 

SESI mobiliza indústria e trabalhadores no combate ao mosquito da dengue na Zona da Mata

Combate Dengue_SANTISTA1
O SESI Pernambuco, em parceria com o Sistema FIEPE (Federação das Indústrias, CIEPE, SENAI e IEL), lança nesta semana, campanha estadual contra o mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor de doenças como a Dengue e os vírus Zika e da febre Chikungunya. O SESI será o responsável por levar gratuitamente aos trabalhadores da indústria pernambucana e seus familiares orientações sobre a adoção de medidas simples, mas efetivas, para a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito. A entidade prestará esclarecimentos sobre o assunto, levando para dentro das fábricas 25 mil panfletos e 2 mil cartazes explicativos sobre a importância do combate e os sintomas das doenças. A expectativa é atingir 100 mil pessoas no Estado e cerca de mil indústrias.

A entidade iniciou a campanha no ano passado, na Região Metropolitana do Recife, juntamente com a Secretaria de Saúde da capital pernambucana, agora o SESI expande a campanha para todo o Estado. Na Zona da Mata, as empresas interessadas em receber a campanha devem entrar em contato com as unidades Escada pelo telefone (81) 3534.1174, Goiana pelo número (81) 3626.0658 ou Moreno pelo (81) 3481.0176.

O Ministério da Saúde ainda não terminou de compilar todos os casos de dengue registrados em 2015, mas até 5 de dezembro o número de vítimas do vírus havia chegado a 1,59 millhão de brasileiros. O Ministério ainda não conseguiu concluir os números de 2015 sobre chikungunya e zika, outros dois vírus transmitidos pelo Aedes Aegypti, mas confirmou a gravidade das endemias. O mosquito espalhou vírus chikungunya por 10 estados e zika por 19.

Em Pernambuco, desde o início deste ano, foram notificados 923 casos de dengue, o que representa um aumento de 40,92% em comparação com o mesmo período do ano passado. Três mortes que teriam sido provocadas pela doença estão sendo investigadas. Já entre os dias 3 e 9 de janeiro, foram notificados 255 casos suspeitos de chikungunya e 200 de zika vírus. No ano passado, houve ao todo 2.605 ocorrências da primeira doença. Quanto ao zika, foram registrados 1.386 casos desde o dia 12 de dezembro de 2015, quando as notificações da doença passaram a ser obrigatórias.

Microcefalia – O Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fez ainda testes em 38 bebês com microcefalia buscando relacionar os casos ao vírus da zika. Destes, 34 bebês tiveram o anticorpo IgM no líquido cefalorraquidiano detectado – correlacionando assim com o zika. Outros três casos deram negativo e um teve o resultado inconclusivo. Os reagentes para realização do exame foram fornecidos pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC).