Governo de Todos: uma gestão desmoralizada.

Apesar da gestão do Governo de Todos estar no seu oitavo ano consecutivo no comando, e de já ter anunciado publicamente, duas vezes, que iria resolver a parada, hoje, o problema dos bichos nas ruas  continua vergonhoso, ou seja: quer seja nos bairros mais afastados ou no centro da cidade a situação é a mesma.

pocos
Na tarde de ontem (22), por exemplo, nossas lentes registraram próximo à Rua Primitivo de Miranda pelo menos UMA DÚZIA DE PORCOS se alimentando no lixo e promovendo a maior sujeira. Este problema, que vem se arrastando há tempo, configura-se como um GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA e a secretária municipal de saúde e sobrinha do prefeito, Veraluci Lira sabe bem disso.

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Segundo informações, o secretário de governo Ozias Valentim já se comprometeu,  por duas vezes,  com os promotores da cidade em resolver o problema, mas até agora só conversa fiada e tapinhas nas costa.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/ozias-valentim-02.jpg

O curioso é que o Ozias quer ser prefeito, mas, como pode um sujeito, que não tem nem capacidade e autonomia para resolver um problema desse, pode então, liderar um conjunto de ações e mudanças que a população vitoriense almeja? Nosso município está precisando de prefeito para governar a cidade e não de um prefeito para ser governado.

Doutor Saulo recebe título de Cidadão Vitoriense mostrando prestígio.

IMG_6287
Na noite da sexta (19), conforme anunciado aqui,  aconteceu o evento festivo de entrega do Título de Cidadão Vitoriense ao vereador Doutor Saulo de Barros Albuquerque. A comanda  foi  uma iniciativa do vereador Novo da Banca.

A comemoração ocorreu no Clube Abanadores “O LEÃO” e foi bastante prestigiada. Com a presença de familiares, amigos de profissão, representação de diversos segmentos da sociedade  e políticos vitorienses das  mais variadas tendências, Doutor Saulo mostrou ser um sujeito  com atuação plural.

No seu discurso, Saulo, pontuou momentos diferentes da sua vida. Com relação à sua profissão, disse ele: “prestei vestibular quatro vezes, para poder passar em medicina, era o que eu queria ser, médico”.

Com relação ao desempenho político, ele falou da difícil rotina de conciliar as atividades. Mas, ser vereador, também foi um destino, disse ele. Estou muito feliz em ser agora, de fato, um filho de Vitória, disse ele bastante emocionado.

O presidente estadual do seu partido (Solidariedade), deputado federal Augusto Coutinho, disse-nos que Saulo “é dessas pessoas que efetivamente faz a boa política”. Veja o vídeo.

Os três deputados estaduais que representam nossa cidade, Vitória de Santo Antão, participaram da celebração. O deputado Henrique Queiroz, não teve duvida e disse: “Saulo é o melhor vereador qualificado na Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão”. Veja o vídeo:

O ex-vereador Jair Carneiro, amigo e paciente do Doutor Saulo, usou da palavra na tribuna oficial do evento, para expressar toda sua gratidão e admiração ao médico e ao parlamentar. No vídeo que gravamos,  disse ele: “ esse título de cidadão vitoriense,  foi um dos mais justos dado pela Câmara”. Veja o vídeo:

O vereador Edmilson Zacarias, popularmente conhecido por Novo da Banca falou que desde a chegada de Saulo na Câmara, em 2003, viu nele uma pessoa sincera, humana e respeitadora. Veja o vídeo:

Como não poderia deixar de ser, ao final, também gravamos um vídeo com a figura principal do evento, Doutor Saulo. Entre outras coisas, disse Saulo: “nosso compromisso com o município da Vitória cresce, mas, cresce com amor com carinho e com respeito”. Veja o vídeo.

O evento contou também com uma apresentação musical e, ao final, foi servido um coquetel aos presentes. Sendo assim, aproveito para também abraçar e felicitar o mais novo irmão vitoriense.

 

Elias Lira: e tome enganação…

IMG_6339
Apesar do prefeito Elias Lira, juntamente com toda sua equipe, já ter anunciado publicamente, por mais de uma vez, à retirada dos animais das ruas, o fato concreto é que a bicharada continua “tirando onda” da cara dele e dos seus comandados.

Desde o início do seu retorno à prefeitura (2009) que vários órgãos e pessoas, foram escalados para resolver (ou não resolver) essa parada. O então secretário de Meio Ambiente Roberto Silva foi o primeiro. Dizem as más línguas que, como estrutura para desempenhar o serviço, Elias lhe cedeu apenas uma corda, para que ele fizesse um laço e saísse rua abaixo e rua acima confiscado os bichos.

roberto
Depois, o outro Roberto, o Roberto Bezerra, chefe da pasta da Agricultura, foi escalado. Já acostumado com as “embromações”, e da forma escrota como Elias Lira governa a cidade, correu logo da parada dizendo: “ sem estrutura, não faço”.

Em seguida, segundo comentários das pessoas que trabalhavam na própria prefeitura, para que as coisas acontecessem, uma boa estrutura caiu no colo do sobrinho de Elias, o Beto Lira, para que as coisas acontecessem. Ao final, tudo ficou na mesma, o fato é a prefeitura gastou e a situação não mudou.

Reeleito, Elias Lira inventou essa tal de secretária de serviços públicos que, no frigir dos ovos, não tem recurso para nada.  Pelo menos na prática. Na realidade, Elias quis foi colocar alguém para ser uma espécie de “saco de pancada” da gestão, para ficar caladinho e escondidinho por trás da “cortina”.

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Com manobras e tapeações, no fundo no fundo, o prefeito Elias Lira nunca quis colocar na linha de frente do problema, a verdadeira responsável pela esculhambação, ou seja: A secretária municipal de saúde, sua sobrinha, Veraluci Lira. O problema dos animais soltos nas ruas é uma questão de SAÚDE PÚBLICA e, assim sendo, cabe à pasta da saúde.

Mas, independente de pasta e nomes, o que os vitorienses queriam mesmo era não ser obrigados a criar seus filhos e netos misturados com os porcos. A pergunta é simples: Elias se os porcos, cavalos e vacas tivessem espalhando o lixo e cagando na calçada da tua casa tu ia ficar satisfeito?

Segue abaixo, portanto, registros fotográficos realizados na “Beco Nossa Senhora de Fátima”, na noite de ontem (21).

IMG_6335 IMG_6337

Mais uma vez, mesmo a contragosto, serei obrigado a abrir a “Jaula do Elias” e zerar o nosso contador.

MORTE DE UMBERTO ECO


(05 de janeiro de 1932 – 19 de fevereiro de 2016)

Eu não conheço melhor forma de homenagear um filósofo e escritor da dimensão do falecido italiano Umberto Eco do que lendo algo de sua lavra. Por isso, resolvi publicar algumas reflexões do autor de O Nome da Rosa.

Acho que um escritor deveria escrever o que o leitor não espera.

Os livros impressos não desaparecerão por causa das versões eletrônicas. Não conseguiremos nos livrar dos livros.

As pessoas nascem sempre sob o signo errado, e estar no mundo de forma digna significa corrigir dia a dia o próprio horóscopo.

Rir do mal é não estar disposto a combatê-lo.

Justificar tragédias como “vontade divina” tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas.

Apenas os pequenos homens parecem normais.

O que os faz viver é o que os faz morrer.

O riso é a fraqueza da nossa carne.

Alguém que é feliz a vida toda é um cretino. 

Uma boa quantidade de informação é benéfica. O excesso pode ser péssimo.

Uma guerra leva todos para a derrota.

Requiescat in pace

Sosígenes Bittencourt

Postagem final sobre o desastroso carnaval 2016.

http://fotostatuagem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/tattoo-palhaco-velho-triste.jpg

Encerro as postagens referentes ao carnaval 2016, com esta matéria. Não poderia, portanto, terminar meus comentários acerca desse assunto, sem realçar à importante participação dos agentes  da AGTRAN – com destaque para o agente Barros – nesse processo.

Desde que a equipe de rua da AGTRAN foi apresentada, lá na Praça Duque de Caxias, que digo: COM ESSE TIMINHO, NÃO VAMOS CHEGAR A LUGAR NENHUM. Ora!! Como pode uma cidade do porte da Vitória, com quase 50 mil veículos, contar  apenas com uma dúzias de profissionais de trânsito nas ruas? Não adianta colocar a culpa nos agentes,  pela bagunça no nosso carnaval. À bem da verdade, o prefeito Elias Lira NUNCA quis resolver – ou pelo menos melhorar – a situação do trânsito da nossa cidade. Foram oito anos de ENGANAÇÃO E MUITA CONVERSA FIADA.

A invasão de carros, motos e veículos com seus respectivos paredões atrelados, no percurso oficial do carnaval, foi apenas um retrato fiel do que  é o trânsito no “dia dia” na nossa cidade. Infelizmente, essa é a realidade.

Em praticamente todos os desfiles de agremiações, houve queixas de veículos atrapalhando a fluidez do mesmo. O curioso é que a polícia estava pronta para interromper os desfiles caso houvesse “estouro” no horário (2h), mas, em contrapartida, não havia ninguém da prefeitura para cuidar na retirada dos veículos.

carro
Na apresentação da nossa agremiação – SAUDADE– por exemplo, além de sofrer com carros estacionados no percurso oficial durante o desfile, por questão de bom senso e responsabilidade,  fiquei no compromisso de liberar a via, ao término da apresentação, em frente ao Fórum, para que o bloco “Na Pressão” pudesse concluir seu percurso dentro do horário determinado.

Para se ter ideia da operação que fui obrigado a realizar, para não interromper a apresentação da ‘MUSA”, no Bloco “Na Pressão”, que veio logo atrás do nosso,  basta dizer que a Orquestra Super Oara encerrou sua apresentação às 0:45h, e a multidão que acompanhava o trio com a cantora “MUSA” , passou na via  em que estava toda estrutura da SAUDADE (Trio Asas da América, ônibus da Super Oara, carro de apoio e etc) às 01:17hs, ou seja: em 32 minutos fui obrigado a desobstruir à passagem.

É bom que se diga, que tive, juntamente com o pessoal solidários,  de arrastar carros para cima das calçadas (na Avenida Silva Jardim) tirar as motos estacionadas dentro do percurso, tudo isso, sem a presença de qualquer agente da Guarda Municipal, da AGTRAN ou qualquer outro órgão que representasse a prefeitura. Na verdade, o carnaval da Vitória só acontece, por conta dos abnegados diretores de agremiações e o apoio, imprescindível da iniciativa privada.

Para concluir, portanto, não poderia deixar de comentar a infeliz declaração do amigo diretor da AGTRAN,  Hildebrando Lima, relacionada à bagunça generalizada no carnaval promovida pela prefeitura e seus respectivos representantes.

12742688_988060734598099_5898212871744293642_n(1)Primeiro: sua fala, através das Redes Sociais, revela uma insatisfação no cargo, um servidor público impotente, insatisfeito, ou seja, ele não está motivado para desempenhar suas funções.

Segundo: Não sei por qual motivo, o amigo Hildebrando “aliviou” para o seu chefe, o prefeito Elias Lira. É de Elias a verdadeira culpa por toda essa anarquia e humilhação pela qual passa a diretoria de trânsito da Vitória (AGTRAN).

Terceiro: Independente de qualquer coisa, face à sua arrogância e intolerância, o amigo Hildebrando Lima deveria, junto com todo seu pessoal, ser demitido sumariamente, isso porque, quem tá insatisfeito na função pública ou em qualquer outro cargo, deve pedir demissão e não, “modificar o mundo”, ou melhor, o local do carnaval.

Portanto, como já falei no início da postagem, encerro aqui minhas observações sobre o desastroso carnaval promovido pelos nossos gestores públicos, diga-se: Elias Lira e Paulo Roberto. De parabéns, no entanto, estão todos os dirigentes de agremiações, associações carnavalescas, patrocinadores e principalmente, O FOLIÃO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.

“Bola Murcha” para o secretário Paulo Roberto.

IMG_5507Dentro do planejamento da gestão do Governo de Todos, sob a execução da Secretária de Turismo, Cultura e Esporte, tendo como coordenador geral o secretário Paulo Roberto, podemos dizer que esse tal Baile Municipal Popular nunca vingou. Desde sua primeira edição, disse aqui pelo blog, que este tipo de evento carnavalesco, com semelhança aos comícios, onde políticos se pronunciavam em plena festa, não funcionaria nunca. Paulo, teimoso como uma mula, insistiu. Mais uma vez, “quebrou a cara”.

Pois bem, na sexta da semana pré, dia 05 de fevereiro, ocorreu mais uma edição. Como sempre: outro fisco. Veja o vídeo:

Durante essas últimas edições carnavalescas, organizadas pela gestão do Governo de Todos, as energias de  Paulo Roberto ficaram concentradas apenas nas ações que lhe poderiam render promoção pessoal.  Em praticamente todos os anos, por falta de uma equipe de coordenação da secretária, aconteceram vários problemas de “choques” de agremiações durante os desfiles. Este ano,  por exemplo, não foi diferente: já na semana pré, o Barrigas d´água “birrou” com o Bode Buiu, obrigando, assim, os diretores entrarem em entendimento.

O Elias Lira e o Paulo Roberto, no carnaval,  só são “organizados” quando o interesse é próprio, principalmente se envolver dinheiro e/ou política. Por exemplo: no carnaval de 2012, ano em que o prefeito Elias Lira estava na disputa pela reeleição para prefeito, antecipadamente, montou-se uma força tarefa para impedir qualquer movimento político  dos adversários no carnaval daquele ano.

No TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, produzido pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal da Vitória de Santo Antão, assinado por todas as autoridades envolvidas no carnaval, INCLUSIVE PELO SECRETÁRIO PAULO ROBERTO, no seu artigo 2 da  Cláusula Quinta, dizia:

“FICA TERMINANTEMENTE PROIBIDA QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE CUNHO ELEITORAL, POR SER EXTEMPORÂNEA, NOS TERMOS DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL VIGENTE: Devendo qualquer conduta referente a esse tipo de propaganda eleitoral ser registrada por fotografia e/ou vídeo e encaminhada a Promotoria Eleitoral para as providências cabíveis”

tacatacata
Paralelamente a tudo isso, os diretores das agremiações, naquele ano (2012), para poder ter acesso ao recurso disponibilizado pela prefeitura, foi “obrigado” assinar um documento comprometendo-se a desfilar com a o Blimp (BOLA) contendo a marca da prefeitura, assim como,  à fixação de placas no trio (no caso dos blocos). Tudo isso foi coordenado por Paulo Roberto e a senhora Cilene. Eu mesmo,  fui procurado por Cilene e assinei o tal documento. Ou seja: quando é para “neutralizar” os adversários políticos e aparecer só,  esse pessoal sabe muito bem se organiza e evocar às leis.

Muito bem, passado quatro anos, tudo aquilo que foi escrito pela Promotoria e assinados por todos, INCLUSIVE PELO SECRETÁRIO PAULO ROBERTO, este ano,  por pura conveniência do então pré-candidato a prefeito “TOCOMPAULOROBERTO”, jogou-se tudo na LATA DO LIXO?

No Carnaval 2016, na Vitória de Santo Antão, o que se viu, no tocante ao movimento político extemporâneo,  foi algo INIMAGINÁVEL Falo,  relativo a todos pré candidatos a vereador e prefeito. Mas, a propaganda mais acintosa, a mais  criminosa e vergonhosa, inclusive se utilizando de espaços públicos, como foi o caso dos BLIMPS (BOLAS),  fixados em toda cidade com os nomes  dos secretários Ozias Valentim e Paulo Roberto, foi  para DESMORALIZAR A JUSTIÇA ELEITORAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO. Foi para dizer, em alto e bom som, que na nossa PROVÍNCIA NÃO EXISTE LEI, NÃO EXISTE REGRAMENTO,para gritar,  enfim,  que  Paulo Roberto e Ozias Valentim DESMORALIZARAM  TODAS AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS DA COMARCA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.

Facebook de Ozias Valentim

Facebook de Ozias Valentim

É dessa forma que começamos a conhecer  melhor esses senhores – Ozias e Paulo – que aliás, são advogados e conhecedores das Leis, mas,  as desrespeitam por pura arrogância e a plena certeza da impunidade, aliás, certamente,  eles pensam que o dinheiro que  estão nos seus bolsos compram todos, de eleitor e cabo eleitoral assim como,  juízes e promotores.

Portanto, para encerrar esta postagem, que marca para a história da nossa Vitória de Santo Antão que ainda vivemos  num tempo quase medieval, onde os reis podiam tudo, ou quase tudo, e os vassalos apenas lhes eram  servis.

 Sendo assim, por tantos descasos e tantos outros absurdos ocorridos no nosso carnaval 2016, não poderia deixar de lembrar o quadro do programa dominical global, o Fantástico, que atribuía uma bola cheia para quando ocorria uma boa jogada futebolística e uma bola murcha quando as coisas saiam erradas.

Já que o secretário Paulo Roberto gosta muito de futebol, seu premio não poderia ser outro: BOLA MURCHA PARA PAULO ROBERTO POR CONTA DO DESASTROSO CARNAVAL 2016.

IMG_5798

No Carnaval 2016, nova música do Pereirinha, o Bloco do Javan.

Durante a folia do carnaval,  encontrei na Matriz os amigos Roberto Bezerra e Zezinho, ambos,  amigos,  admiradores e incentivadores do Pereirinha, o Bloco fundado pelo saudoso Javan Ageu de Lima. Zezinho, animado como sempre, compôs uma nova versão musical  para representar a agremiação,  nessa nova fase, dirigida por jovens, dentre os quais, Mariano, filho de Javan. Veja o vídeo:

Bombeiros Civis: PRONTOS PARA O SERVIÇO.

bombiro
Diz o ditado popular: “prevenir, é melhor que remediar”. Apesar da Prefeitura da Vitória ter abandonado suas responsabilidades no carnaval 2016, relacionadas à estrutura e contribuição financeiras para as agremiações, registramos que muitos clubes, troças e blocos, contrataram os serviços e a assistência dos Bombeiros Civis da cidade.

É realmente lamentável, o nível de comprometimento dos gestores municipais do nosso carnaval. Uma safra de bons profissionais disponível para o serviço específico (evento) na cidade, e os senhores Elias Lira e Paulo Roberto simplesmente os ignoram.

Paulo Roberto: Persegue as daqui e dá carga às agremiações de fora.

http://rodolfo.typepad.com/.a/6a00e554b11a2e88330134867c3acb970c-800wi

Elias Lira e Paulo Roberto não gostam das coisas às claras. Durante essas últimas edições do carnaval, administrada pela gestão do Governo de Todos, as ruas sempre ficaram às escuras ou com luminosidade precária, ou seja: evento de rua tem que ser bastante iluminado, faz parte, iluminação adequada,  além de ser um componente festivo também é um item de segurança.

Desde que a municipalidade assumiu os serviços de  iluminação pública na cidade as queixas são constantes. Aqui no blog, por exemplo, já fizemos várias matérias realçando o fato, quer seja lâmpadas nos  postes queimadas ou outras que ficam acesas 24h por dia, isto é: bagunça total.

IMG_5468
Imaginar, portanto, que no carnaval as coisas relativas à iluminação pública poderiam ser diferentes,seria a mesma coisa que acreditar em Papai Noel. Pois bem, como já falei anteriormente, Paulo Roberto investiu pesado, apenas na iluminação no seu Comitê Eleitoral, localizado na Matriz.

Na sexta feira, dia 05 de fevereiro, na saída do Clube de Fado Taboquinhas, agremiação que é uma relíquia nacional,  face aos seus 92 anos de existência e representando à influência dos portugueses na formação do Estado Brasileiro, os componentes, foliões e público em geral foram obrigados a acompanhar tudo, na maior escuridão. Veja o vídeo (observe que não é deficiência do nosso equipamento):

Pois bem, isso não foi por acaso. O fato do secretário Paulo Roberto não ser simpático a presidente da “Taboquinhas”, doutora Verônica Andrade, certamente a perseguição ocorreu. Isso faz parte do “modus operandi” na condução carnavalesca do secretário Paulo Roberto.

Não obstante o Clube de Fado Taboquinhas iniciar seu desfile na total escuridão e não receber nenhum incentivo financeiro da prefeitura, o secretário Paulo Roberto deu toda “carga” nos blocos líricos de fora da cidade,  que vieram desfilar na Vitória. Essa é a política do futuro que o Paulo quer implantar na cidade, ou seja: O QUE É DE FORA, TEM VALOR, JÁ O QUE É GENUINAMENTE DA CIDADE,  TEM QUE SER DESTRUÍDO E SEPULTADO.

Por mais um ano, por protesto pessoal, não registrei nenhum desfile cuja agremiação fosse de outra cidade. Em se tratando de carnaval, tudo que EXISTIR  lá fora, nossa cidade, dada a sua tradição e história MOMESCA, tem ou pode ter melhor. Haja vista, que em outras épocas, nossos carros alegóricos eram as principais atrações no carnaval do Recife, desfilavam, inclusive, em plena Avenida Conde da Boa Vista, e eram destaques nas capas dos grandes jornais da Capital.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/ALEGORIA-Alegoria-o-Cisne-Jornal-da-Vit%C3%B3ria.jpg

Nas últimas décadas, esse espaço,  e essa lógica, vem se invertendo, ou seja: antes,  nós éramos destaques lá fora. Hoje,  somos obrigados a bater palmas e admirar os clubes de Recife, Olinda e até de Camaragibe… Isso só  é coerente na cabeça de Elias Lira e na de Paulo Roberto.

O carnaval da Vitória,  nas últimas décadas,  vem perdendo representatividade no estado, isso porque aqui, os nossos gestores, de maneira muito sutil, querem implantar um carnaval governamental, retirando dos diretores das agremiações autonomia, para politizar a festa à sua maneira.

Esse ano, ano de eleição municipal, por exemplo, a prefeitura não teve recurso para investir nas agremiações. Muito bem !! mas os secretários municipais  Paulo Roberto e o Ozias Valentim estavam com os bolsos cheios de dinheiro para patrocinadores tudo que apareciam. Essa prática já é conhecida: trava o dinheiro da prefeitura para os pré-candidatos serem os “salvadores da pátria”. Essa mesma “jogada ensaiada” já aconteceu outras vezes, só que os  “bonzinhos”,  à época, foram os então candidatos Joaquim Lira e André de Paula.

A comunidade carnavalesca da Vitória de Santo Antão está precisando se organizar para cobrar, antecipadamente, dos candidatos a prefeito desse ano (2016), qual será sua política relacionada aos festejos de MOMO na nossa cidade. A gente já assistiu, que esses políticos profissionais não tem interesse em lapidar e aumentar nossa festa maior (carnaval) e sim,  se utilizar dele apenas para fazer perseguição política e palanque eleitoral, tal qual fez o Paulo Roberto e o Ozias Valentim, este ano de 2016. Já tá mais que provado: ESSE PESSOAL JÁ NÃO SERVE PARA VITÓRIA HOJE, IMAGINA COMO SERÁ NO FUTURO, CASO ALCANCE SEUS OBJETIVOS ?

IMG_5697

Jonathan Chocolate: UM CARA QUE NASCEU PRA BRILHAR.

IMG_5682
Antes do  Carnaval 2014, não conhecia o Jonathan Chocolate. A primeira vez que falei com ele foi  na Feijoada da ABTV. Duas semanas depois tive a oportunidade de acompanhar parte da sua atuação,  “puxando” o Bloco TE KERO, em cima do Trio Xavante. Confesso que fiquei impressionado. Naquela ocasião, no nosso blog, fiz o seguinte comentário:

“Vou tomar a liberdade, mesmo sem ser próximo do artista JONATHAN CHOCOLATE, de fazer um juízo de valor do seu trabalho. Como uma pessoa que gosta de música e que acompanha o carnaval vitoriense,  há décadas, observei, durante a passagem do trio Xavantes pela a Praça Severino Ferrer (Fórum), que a estrela musical deste rapaz tem grandeza.  No palco, ele é absoluto. Se apresenta com  autoridade de quem sabe o que faz. É um cara bonito e sua carreira  no mundo musical, na minha opinião, lhe reserva um lugar privilegiado. Parabéns JONATHAN CHOCOLATE.  Que Deus lhe dê muita serenidade, por que no quesito talento você já foi contemplado.”

IMG_6087Pois bem, eis que um ano depois – carnaval de 2015 – ele, via comentário no blog, me agradece pelas palavras elogiosas. Pediu-me desculpa por só ter visualizado a matéria bem depois. Quis o destino, portanto, dois anos depois, que o talentoso Jonathan Chocolate viesse a ser o nome mais destacado no cenário musical do carnaval 2016.

IMG_6132
Fico feliz por ter acertado nas minhas previsões. Esse rapaz, musicalmente falando, na minha opinião, nasceu para brilhar. Volto a dizer: Que Deus lhe dê muita serenidade, por que no quesito talento ele já foi contemplado. Veja o vídeo:

Antônio Freitas: UM PATRIMÔNIO VIVO DO CARNAVAL VITORIENSE.

IMG_5655
Durante as festividades MOMESCAS um sem números de desfiles, animados por orquestra de frevo, são realizado na nossa Vitória de Santo Antão. Como manda a liturgia carnavalesca na Terra de Santo Antão, as agremiações partem de um determinado ponto e depois de cumprir o roteiro oficial do carnaval, voltam para o seu ponto de partida.

Entre os muito animados foliões nativos, destacamos à participação do amigo carnavalesco Antônio Freitas. Sem mais o vigor físico de um garoto de vinte anos para marcar o passo, Tonho, é um apaixonado pelo genuíno ritmo pernambucano.

Tonho, Falo sobre carnaval o ano inteiro. Portador de uma memória privilegiada ele sabe na “ponta de língua” todos os detalhes do nosso carnaval das últimas décadas. Aliás, diz Tonho aos amigos: “eu tenho o ano inteiro para ficar sentado à mesa, com os amigos bebendo. Carnaval não é para ficar sentado,  perdendo tempo, tem que circular para ver tudo e acompanhar a maioria dos clubes

Pois bem, que você ver passar uma orquestra de frevo passando, observe que lá estará o amigo Antônio Freitas, caso não esteja, certamente ele estará acompanhando outra agremiação carnavalesca que está desfilando no mesmo horário. Sendo assim, não posso deixa  de eleger o amigo Tonho, como um dos Patrimônios Vivos do Carnaval da Vitória de Santo Antão.

Carnaval 2016: um dos mais bagunçados da história da Vitória de Santo Antão.

http://www.crlemberg.com.br/crianca/poepc/suppoe/017ren_palhacotriste.jpg

Após oito carnavais consecutivos, organizados pela gestão do Governo de Todos, chega-se, facilmente a seguinte conclusão: PAULO ROBERTO É DESPREPARADO PARA O SERVIÇO PÚBLICO. É bem verdade que o prefeito Elias Lira também ajudou a desmantelar a nossa festa maior, aliás, Elias, aparentemente, só tem amor aos seus parentes, ao dinheiro e ao poder. Este ano, como se diz na gíria popular, Elias+Paulo “deu de cano de ferro” no nosso patrimônio Imaterial, ou seja: No Nosso Carnaval.

Durante esses oito anos em que esteve a frente da organização do nosso carnaval, Paulo Roberto mais complicou que promoveu a festa. Lá no início da gestão, Paulo cobrou, insistentemente, que todos os diretores de agremiações – até das caluas – constituíssem uma pessoa jurídica, ou seja: tirasse um CNPJ, para só assim, receber o recurso repassado pela Prefeitura. O curioso, é que depois disso, mesmo para aqueles que seguiram a orientação do secretário Paulo Roberto, e investiram no CNPJ, nenhum dinheiro foi, ou será  repassado para as agremiações, ou seja: tudo foi enganação. O  tal “planejamento” foi justamente  para complicar.

Nesse período, o Paulo inventou de tudo: TAC, Decreto, Polos, Baile Municipal Popular, mudança no local de saída e chegada das agremiações e  etc. Esqueceu, portanto, do principal: dialogar com quem verdadeiramente sabe produzir carnaval na Vitória. Devido ao seu jeito prepotente e arrogante, Paulo conclui esses oito anos de carnaval como uma “Ilha”, isto é: com muito mais rejeição de que quando começou,lá em 2009. Uma prova  inconteste da sua falta de liderança e capacidade de agregar.

Com relação à parte estrutural do carnaval, este ano, foi a pior de todas as edições. Neste carnaval pelo fato de Elias+Paulo haver colocado nas ruas pouco mais de uma dúzia de banheiros químicos, infelizmente, obrigou a todos, inclusive as famílias a fazerem suas necessidades fisiológicas em plena via pública, como foi o caso dessas garotas.

IMG_6160
No tradicional “Beco do Mijo”, onde já é parada obrigatória dos foliões na busca dos banheiros químicos “Elias+Paulo” acharam que bloqueando as duas entradas, iria suprir  o problema da falta dos equipamentos adequados, muito pelo contrário, criou um problema sério, isso porque, com a via escura e isolada acabou proporcionando um ambiente perigoso.

IMG_5663Com relação ao disciplinamento do comércio realizado nos carros de mão, por mais um ano, Paulo FRACASSOU. O que se viu, foi uma invasão desordenada, sem o menor controle. Dessa maneira, perdem todos, até porque, quem mais precisa ganhar seu dinheiro (comércio ambulante) é que mais perde com a bagunça generalizada, desse jeito “espanta” a clientela.

IMG_5730 IMG_6183

Já com relação aos pequenos comerciantes que negociaram nos pontos fixos, este ano, a Prefeitura “avacaiou” de vez. Registramos pessoas com suas mercadorias por cima de tamboretes plásticos, sem a menor segurança e vulnerável a perder tudo a qualquer momento.

IMG_6056Além da Prefeitura não dá aos comerciantes a menor estrutura, ainda lhes deixou, juntamente com os foliões,  correndo risco de morte, na medida  que produziu uma verdadeira GAMBIARRA na Praça Duque de Caxias, onde fios elétricos ligados ao poste ficaram espalhados pelo chão. Além do descaso, podemos registrar a total IRRESPONSABILIDADE dos organizadores do carnaval, diga-se: Elias Lira e Paulo Roberto.

IMG_6157O curioso disso tido é que lá na casa que serviu de COMITÊ CENTRAL DA CAMPANHA ELEITORAL do Paulo Roberto, na Matriz, o que não se viu foi GAMBIARRA. Aliás, não obstante a cidade inteira ficar na escuridão, o COMITÊ ELEITORAL de Paulo Roberto, recebeu todos os cuidados para ser o ponto  mais iluminado de todo carnaval.

IMG_5193O curioso é que para amarrar os fios que cruzavam o percurso oficial do carnaval, dada “à falta de recurso da prefeitura”,  alguns dirigentes de blocos foram obrigados a se cotizarem para contratar uma equipe  improvisada, às pressas,  para só assim poder desfilar, quanto que na Casa do Comitê Eleitoral do Paulo Roberto, tudo foi feito de maneira LINDA E MARAVILHOSA.

IMG_5189
Portanto,  pelo menos para mim, fica bem claro que o secretário Paulo Roberto não tem o menor sentimento para com o nosso carnaval. Paulo é desprovido de espírito público. Ele, tal qual um Rei Absolutista, só pensa em si. São por essas e outras que durante esses  últimos oito anos,  o nosso  carnaval só fez perder musculatura. É Lamentável.

Engarrafamento Pitú: a segurança das agremiações carnavalescas da Vitória

IMG_5991
O carnaval 2016 na Vitória de Santo Antão, de maneira geral, ficou devendo. O tripé da festa de MOMO, por assim dizer, é formado pelo poder público, agremiações/patrocinadores e o povo. Com relação aos  foliões  da cidade, podemos dizer que a velha canção carnavalesca nunca esteve tão em voga: “com dinheiro ou sem dinheiro… Ê Ê Ê… eu brinco”

Com relação ao poder público municipal, sem sombra de dúvida: UMA VERGONHA. Há pouco mais de seis meses a Prefeitura da Vitória arranjou milhões para gastar em um  São João com apenas três dias de festa, contratando bandas caríssimas. Já no carnaval, festa mais tradicional da cidade, o dinheiro sumiu. Volto a dizer: a cidade da Vitória tem dinheiro para tudo o que falta é vergonha na cara desses sujeitos que não tem o menor escrúpulo e respeito com a população.

Já com relação aos diretores de agremiações, sejam elas “grandes ou pequenas”, deixo aqui um reconhecimento. Por mais que esses crápulas, travestidos de governantes,  queiram destruir o nosso modelo de festa,  para introduzir o palco no nosso carnaval, para se “banharem” no dinheiro sujo da corrupção, com  contratações milionárias envolvendo produtoras de fora da cidade, ficou claro que o patrimônio carnavalesco da Vitória está contido na tradição dos cortejos das agremiações. Este ano, mesmo sem a prefeitura repassar um tostão para qualquer agremiação, o carnaval aconteceu.

IMG_6064
Quero aqui, portanto, em nome de todos dirigentes de clube, blocos e troças agradecer aos empresários da cidade que, indiscriminadamente, investiram, pouco ou muito, para que os desfiles acontecessem. Quero, em especial, parabenizar o Engarrafamento Pitú, na pessoa do seu diretor de marketing, Alexandre Ferrer, que por mais um ano, não deixou a PETECA CAIR.

Além de patrocinar todas as agremiações da cidade, o amigo Alexandre, como dirigente de agremiação, também dá sua quota de sacrifício para manter viva na cidade a “sua” tradicional Girafa. Como carnavalesco e folião, Alexandre é um autêntico vitoriense. Além de abrir sua casa para receber os foliões amigos ele é um apaixonado pelo carnaval da Vitória. Veja o vídeo:

O “bloco das Varandas” também fizeram a festa no carnaval vitoriense.

IMG_5947
Com as graças de Deus e a proteção do nosso Glórioso Santo Antão o desfile da SAUDADE no carnaval 2016 transcorreu na mais perfeita harmonia. O folião, assim como nos anos anteriores, dentro e fora do cordão, participou da festa com alegria e entusiasmo.

IMG_5950O amigo e parceiro Elaque Amaral, comandante da Orquestra Super Oara, como sempre, se jogou de corpo e alma nos braços do povo. Com um repertório mais eclético e ao mesmo tempo valorizando as canções consagradas da terra, a orquestra Super Oara agradou  a “Gregos e Troianos”.

IMG_5866De cima do Trio Asas da América, uma atração à parte no carnaval vitoriense,  pude colher algumas imagens exclusivas que bem representou à receptividade popular com a nossa agremiação. Por onde passamos as varandas estavam cheias e animadas. Em uma delas, inclusive, além do calor humano,  recebemos um banho de confetes. Veja o vídeo:

Sendo assim, deixo aqui, em nome da todos que trabalharam para realizar mais um desfile da SAUDADE, meu muito obrigado a todos que escolheram a SAUDADE para brincar, dentro e fora do cordão, assim como os que nos  saudaram das suas varandas.

IMG_5867

Atenção Velaluci Lira: PORCOS NAS RUAS.

Na tarde de ontem (16) nossas lentes registraram na Rua Primitivo de Miranda, Centro Comercial, uma grande quantidade de porcos se alimentando em plena via pública e promovendo a maior sujeira.

IMG_6218

O prefeito Elias Lira, juntamente com sua sobrinha e secretária municipal de saúde, Veraluci Lira, continuam ignorando os princípios para  promoção de uma gestão minimamente sintonizada com as necessidades básicas da população.

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Sendo assim, mesmo a contragosto, serei obrigado a abrir a “jaula do Elias” e zerar o contado do blog, mais uma vez,