Exposição de Arte “Pureza das Formas”, no Vitória Park Shopping vai até o dia 03 de julho.

IMG_9072

Na noite de ontem (21) participamos do coquetel inaugural da Exposição de Arte “Pureza das Formas” promovida pela Loja Espaço “A” e o Vitória Park Shopping. As peças continuarão expostas na Praça de Evento 2 do centro de compras até o próximo  dia 03 de julho.

IMG_9073

Sob a coordenação da arquiteta Selma Moraes, proprietária da Loja Espaço “A”, a mostra conta com  peças dos renomados artistas plásticos pernambucanos, Jaime Nicola e Delly Figueredo. Portanto, aos amigos conterrâneos, principalmente àqueles que gostam de apreciar e adquirir peças exclusivas, a Exposição de Arte “Pureza das Formas” é um roteiro obrigatório.

IMG_9064 IMG_9068IMG_9076 IMG_9077

Na nossa cidade também existe moto canguru.

Na manhã de ontem (21) ao trafegar na Avenida Mariana Amália parei no semáforo próximo ao Banco do Brasil. Ao lado do carro também parou uma moto. Observei, então, uma cena curiosa: um cachorro dentro de uma bolsa só com cabeça do lado de fora.

IMG_9063

No rápido instante do “encontro”  o motoqueiro – que acho não conhecer – contou-me a seguinte história: “trouxe ela do sítio aqui (sacola). Tava no cio e trouxe para cruzar aqui em Vitória na casa de um amigo. O cachorro pegou ela cinco vezes”. Neste caso, certamente, valeu a viagem… para todos…

Gestores sem vergonha…

Na manhã de hoje (22), mais uma vez, nossas lentes registraram um porco circulando livremente pela Rua Dr José Rufino, bairro do Cajá. Por mais que seja “comum” – aqui na Vitória –  encontrar porcos circulando pelas vias públicas causa-me,  ainda, certo espanto.

IMG_9079

Certamente os nossos gestores públicos são tão sem vergonha quanto os porcos. Aparentemente ainda não sabem o papel que cumprem na sociedade moderna e continuam a transgredir, na maior cara de pau, as normas básicas de convivência na sociedade moderna. Quem sabe, um dia, os porcos daqui aprendam as regras mais rápido que os nossos gestores….

Carlinhos da Verdura comemora seu aniversário com festa no bairro do Maués.

IMG_9062

Na manhã de hoje (21) recebi em nossa redação o amigo Carlinhos da Verdura. Ele, desenrolado e animado como sempre, veio me convidar para participar da festa em  comemoração ao seu aniversário (42 anos) que vai acontecer amanhã – quarta-feira 22 – no bairro do Maués.

O evento festivo vai acontecer ao lado do Galpão da Feira do Maués, a partir das 19hs. Com fogueira, pamonha, canjica, milho verde e um autêntico trio de pé de serra o amigo Carlinhos garanti que a festa vai ser BOMBAR. Na ocasião gravamos um vídeo onde além de fazer o convite de viva voz,  ele também falou do fraco desempenho dos vereadores da nossa cidade. Veja o vídeo:

Internauta denuncia transporte irregular de carne verde.

Segue, abaixo,  o registro fotográfico e comentário do internauta J.S Machado, enviado por e-mail, hoje (21) pela manhã.

20160621_103340

“Vejam quanto absurdo numa única imagem. Um flagrante de desrespeito às leis de trânsito e um crime contra a saúde pública. Esta é a forma que o sujeito arrumou para transportar carne bovina. Certo da impunidade e da precariedade da fiscalização em nossa cidade. O pior é saber que não se trata de um caso isolado. Uma boa parte da população está consumindo carne em Vitória sem a menor noção da procedência, incluindo o abate, o transporte e o armazenamento deste produto que requer muitos cuidados para evitar danos à saúde. Fiquei estarrecido com o que vi, e achei por bem compartilhar e alertar a todos”.

J.S Machado.

Segundo internauta, o vereador Irmão Duda poderá ser traído…

SDC13443

Recebi  na manhã de hoje (21), através do sistema do blog, o seguinte comentário do internauta Paulinho (não sei se lhe conheço) dizendo o seguinte:

“PILAKO! CORRE UM COMENTÁRIO POR DEBAIXO DOS PANOS QUE O PREFEITO ELIAS LIRA, JUNTOS COM ALGUNS VEREADORES, ESTÃO TRAMANDO CONTRA O VEREADOR IRMÃO DUDA, PARA QUE O SEU PARTIDO PSDC DO QUAL ELE É PRESIDENTE E O ÚNICO CANDIDATO, NÃO FAZER COLIGAÇÃO COM O SEU PARTIDO, FICANDO ELE ASSIM SOZINHO E MESMO TIRANDO MUITOS VOTOS NÃO CONSEGUE O COEFICIENTE PARA SER REELEITO.

ALEGANDO O ELIAS LIRA QUE O MESMO NAS MAIORIAS DAS VEZES NÃO É A FAVOR DOS SEUS PROJETOS ENVIADOS A CÂMARA, E QUE PRECISA SER SUBSTITUÍDO POR UM QUE SEJA COMPLETAMENTE CONTROLADO”.

Bem, o que posso dizer sobre este comentário é que em política traição é uma coisa comum, sobretudo quando se trata do prefeito Elias Lira. Acontecendo o que foi aventado pelo internauta Paulinho, apenas reforçaria o que venho dizendo há muito tempo: Elias não tem interesse em fazer o sucesso, desde que o comando da cidade caia no colo do filho do seu “sócio”.

Mas, neste caso, por outro lado, o  Irmão Duda ficaria livre para levar  seu partido para outra coligação, já que ele é o presidente do mesmo. Mas, se o “outro lado” não o quiser, ficaria, portanto, configurado que em Vitória só existe um LADO POLÍTICO. Vamos aguardar os fatos…

Convenção partidária do PV, para escolher Zé Catinga como candidato a prefeito é marcada para o dia 20 de julho.

IMG_8868

O Encontro Municipal do Partido Verde na nossa cidade aconteceu na tarde do último sábado (18), no Plenário da Câmara de Vereadores. O evento político partidário, entre outras coisas, teve como objetivo reunir a cúpula estadual com os membros locais para reforçar o nome do empresário Zé Catinga, visando a disputa eleitoral que se avizinha. O senador pelo estado do Paraná,  Álvaro Dias, membro da executiva nacional do partido, mesmo estando em solo pernambucano, não conseguiu cumprir as agendas nas cidades de  Vitória e Caruaru. Em um vídeo gravado ao lado de Zé Catinga, ele justificou a ausência.

IMG_8949

O presidente do PV no estado, Carlos Augusto, juntamente com outras lideranças partidárias estaduais, nas suas respectivas intervenções orais, reforçou  a importância do novo projeto político para Vitória de Santo Antão. Segundo ele, o PV vai mudar o cenário político em várias cidades de Pernambuco, Recife e Vitória, estrategicamente são prioridades, pontuou. A presença feminina no evento foi bastante significativa.

IMG_8944

Na qualidade de presidente municipal do PT do B local e pré-candidato a vereador, Wilson da Prestação, usou a tribuna para realçar o comprometimento de Zé Catinga com esse novo projeto,  disse Wilson: “estamos vivendo uma nova história, juntos somos  mais fortes”. Veja o vídeo:

Depois de vários oradores se revezarem ao microfone, o pré-candidato a prefeito da Vitória, Zé Catinga, falou aos presentes da sua difícil caminhada na vida para chegar a ser um empresário consolidado, economicamente falando. Falando no contexto político, entre outras coisas, disse Zé Catinga: “os homens de bem da cidade  precisam sair da sua zona de conforto para a zona de combate”. Veja o vídeo:

A candidatura a prefeito do empresário Zé Catinga, hoje, do ponto de vista popular,  indiscutivelmente, está consolidada. Nas pesquisas eleitorais quantitativas, realizadas para o “consumo interno” dos mais variados grupos políticos locais, o nome do candidato do PV pontua de maneira consistente nos dois métodos tradicionais de sondagem – espontânea e estimulada.

IMG_8853

Aproveitando o evento de caráter político a  direção do partido anunciou que a convenção partidária será realizada no Clube Abanadores “O LEÃO” no dia 20 de Julho, ou seja: no primeiro dia autorizado pela justiça eleitoral.

IMG_8991

Vitória 4X4 Off Road promoveu noite junina.

IMG_9023

Na noite do sábado (18) o grupo de “aventureiros” do Vitória 4X4 Off Road promoveu mais uma edição da Festa de São João.  O evento foi animado e aconteceu na propriedade rural do  Doutor Rui que, junto com sua esposa Merciana e o casal “presidente” – Mano e Laura – atuaram como anfitriões do arrasta-pé.

IMG_8999x

Bem ao estilo nordestino o evento contou com fogos, fogueira e comidas típicas. Duas bandas de forró locais –  Nildo Ventura e o Forró de Cazú – tocaram um repertório eclético que agradou aos mais diversos dançarinos.  Veja os vídeos.

Em clima junino, membros, familiares e demais convidados, assim como eu, gozaram de uma verdadeira noite de São João até o sol nascer.

EU, GRAÇA, E A GRAÇA!

13450775_948710875251370_1432950872369484143_n

Toda vez que chega o meio do ano, nós botamos pra pensar em setembro. Sobretudo, Graça Arruda, lá na Espanha. Ela enguiça o Oceano, inundada de saudade, e vem olhar pra gente, de um jeito todo familiar.

Eu me lembro de Graça bem novinha, de saia plissada marrom, cabelão, toda afogueada, com a fantasia do Colégio Municipal 3 de Agosto na Praça do Jacaré. Professores de História carolas chama-na de Praça da Restauração. Nem morto, dá para esquecer. Cruz credo!

Graça é uma graça na moldura do nome. Fácil de sorrir. Só me lembra o dramaturgo inglês William Shakespeare quando aprendeu que “o sorriso é a maneira mais barata de melhorar a aparência.” E a gente termina sorrindo por contágio, no milagre bioquímico da memória emocional.

Não fosse a internet, a gente partiria deste mundo e não se veria. Mas, agraciados por sermos do tempo da caneta-tinteiro e da nanotecnologia, terminamos por nos abraçar.

Neste sábado de junho, aqui onde nos conhecemos, está fazendo um sol frio, com um cheirinho de madeira queimando no ar. É tempo de São João, tempo de ovacionar o milho e dançar. Tempo de relembrar o tempo da gente menino. E você é o personagem que contracena comigo no palco desta manhã.

Mas, fique no sossego da esperança e da graça de nos encontrar, eu e demais amigos, para fazer a roda da vida girar.
Reminiscente abraço!

Sosígenes Bitttencourt

Elias e Aglailson: em apenas 16 anos causaram um dos maiores prejuízo à nossa cidade.

IMG_8811 copiar

No último domingo (12) o Jornal do Commercio, no seu caderno Cidades, pag 10, publicou uma matéria realçando  o potencial turístico,  não explorado, no trecho da linha férrea entre Gravatá-Russinhas. Ainda segundo a reportagem, é no entorno da Serra das Russas que existe a maior quantidade de túneis construídos na nossa região. Uma ONG – Amigos do Trem – vem articulando, junto a prefeitura de Gravatá, a viabilidade de uma Maria Fumaça  fazer o percurso, para aumentar,  consideravelmente  o potencial turístico da região.

Antes de adentrar no que me fez escrever essas linhas gostaria de dizer que passeios de trem é um grande barato. Em viagem à cidade de Curitiba, anos atrás, percorri numa Maria Fumaça à aprazível cidade de Morretes. Valendo salientar: através da histórica estrada de ferro construída ainda no Brasil Império. Em várias  passagens, um  frio sob pela barriga que quase  sai pela boca. Foi emoção em cima de emoção.

Passeio_de_Trem_Curitiba_Serra do Mar_Morretes_Paranguá (2)

Muito bem, ainda segundo a matéria do Jornal do Commercio, o último trem que viajou  nos nossos trilhos foi o que transportou os forrozeiros com destinos à Capital do Forró – Caruaru –  há exatos 16 anos, ou seja: ano 2000.

Neste caso, fazendo a  matemática mais simples, concluiremos  que foi justamente nos oito anos de gestão do folclórico ex-prefeito José Aglailson, juntando com os oitos da pífia gestão do Governo de Todos, comandada por Elias e sua tropa, que a malha férrea da nossa Vitória de Santo Antão,  que corta o município de um lado ao outro, simplesmente, DESAPARECEU.

Não precisa ser nenhum gênio para se entender que Aglailson e seus filhos + Elias e sua tropa, na qualidade de gestores da cidade,  foram os únicos responsáveis pela dilapidação da linha férrea que atravessava – pelo meio, o  nosso município. Aliás, não custa nada lembrar: Ao ser inaugurada, no ano de 1886, a nossa estrada de ferro foi um marco na verdadeira  conjugação do crescimento econômico com o  desenvolvimento social da nossa cidade.

Maria-Fumaça

Enquanto os  Governos Estaduais e  Federais investem verdadeiras fortunas em projetos e construções (desapropriações e etc)  para  viabilização do chamado VLT – Veiculo Leve Sobre Trilho – para transportar as massas  nas grandes cidade, Vitória de Santo Antão, nossa cidade,  se dava ao luxo de  possuir uma malha férrea pronta (parte onerosa do projeto), que ligava  a  parte periférica  da cidade ao  Distrito Industrial (Bento Velho), passando pelo Centro comercial, ou seja: INFRAESTRUTURA PRONTA,  SUSTENTÁVEL, ECOLÓGICA, RENTÁVEL E COM MOBILIDADE EXCLUSIVA.

VLT-1747-11

Não vou aqui, neste momento, entrar nos interesses particulares desses verdadeiros  EXTERMINADORES DE FUTURO da nossa cidade – Elias e Aglailson – mas, não podemos deixar de evidenciar o PREJUÍZO IRREPARÁVEL que esse dois sujeitos, juntamente com seus familiares, deram, estão  dando,  e ainda darão a todos vitorienses de boa fé.

Para encerrar, gostaria de dizer que além desse prejuízo coletivo, em praticamente todas as áreas estratégicas na nossa cidade,   existe uma atuação macabra e extrativista dos que  dela se apoderaram para sugar, tanto do ponto de vista eleitoral quanto do ponto de vista  financeiro. É lamentável…até quando…

elias21

Primeira Festa da Saudade com Orquestra Super Oara!!

pastedImage
No primeiro sábado de agosto – dia 06 –  acontecerá no Clube dos Motoristas “ O CISNE” a PRIMEIRA FESTA DA SAUDADE. Como principal atração musical do evento a Banda Super Oara, sob o comando do amigo Elaque Amaral, não deixará ninguém parado.

Portanto, para você que gosta dançar ao som de um bom repertório musical, recomendo reservar uma mesa para curtir, juntamente com familiares e amigos, uma noite dançante e inesquecível.

pastedImage-2

SERVIÇO

Evento: Primeira Festa da Saudade

Local: Clube dos Motoristas “O CISNE”

Data: 06 de Agosto 2016 Valor da mesa com quatro lugares: R$ 180,00

Obs: não haverá venda de senha individua avulsas.

Reservas: e-mail: pilakovb@hotmail.com  – 9.8437.5414 ou 9.9192.5094

Comunicador Josué Correia: UM CARA INTERESSANTE !!!

Recebi do amigo comunicador e “piloto”,  por mais quinze anos,  do programa Gente Interessante, Josué Correia, um registro fotográfico que, de certa forma, “congela” no tempo à minha participação, no último dia 02 de junho, no seu conceituado espaço na mídia local.

IMG_8807

Mas, como o  amigo Josué além de organizado e criterioso com as coisas que  cercam seu programa, recebi também de maneira obsequia – como não poderia deixar de ser – um registro fotográfico que nos remete à coluna do nosso blog: O Tempo Voa.

Pois bem, a fotografia aludida, clicada no dia 14/07/2005, aconteceu também no seu programa que à época, juntamente com outras pessoas, justamente para falar dos problemas/soluções/perspectivas atinentes à trágica enchente que ocorreu na nossa cidade no respectivo ano.

IMG_8809

Portanto, registro aqui o meu muito obrigado ao amigo comunicador Josué Correia pelas cortesias (fotografias), assim como pela atenção a minha pessoa dispensada não só pela participação no seu programa  como também em todos nossos casuais encontros.

4º Feirão da Caixa no Vitória Park Shopping

IMG_8827

Na manhã de hoje (17) aconteceu no Vitória Park Shopping a abertura oficial do 4º Feirão da Caixa. O evento segue até o próximo domingo (19) e dispõe de mais de 500 imóveis, localizados em Vitória e cidades circunvizinhas.

IMG_8819

Entre as empresas participantes do evento encontra-se a Construtora Borba que se destaca na nossa cidade, entre outras coisas, pela credibilidade e a confiança. Segundo Diego Borba, diretor da empresa, a maioria das unidades negociadas neste evento, estão variando entre  noventa e cento e trinta  mil reais, além das  promoções especiais. Segundo ele, vale a pena conferir.

O executivo do Vitória Park Shopping, Júlio Campos, falou da importância da  realização do evento,  realçando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela direção do Centro de compras para torna-lo uma referência no estado de pernambuco. Veja o vídeo:


IMG_8823
IMG_8829

Senador Álvaro Dias marca presença no Encontro do Partido Verde em Vitória de Santo Antão.

DSC_0240

Em uma das suas visitas à Capital do País, Brasília, o empresário Zé Catinga provocou o Senador Álvaro Dias (PV), vindo a Pernambuco, conhecer sua terra natal, Vitória de Santo Antão. Com encontros políticos marcados no Recife e em Caruaru, o senador paranaense atenderá, no próximo sábado, dia 18, o convite do colega de partido.

Portando, amanhã, sábado (18) o Encontro Municipal do Partido Verde, aqui em Vitória, contará com a presença do presidenciável Álvaro Dias. O evento acontece no plenário da Câmara de Vereadores da Vitória.

 

Prof. Pedro Ferrer comenta no blog sobre o seu novo livro

Comentário postado na matéria “Professor Pedro Ferrer: mais um livro pronto para ser lançado.“.

ImageProxy.mvc-8

O título do livro é “Pedro Ribeiro da Silva, um capítulo na história de Pernambuco”. Objetivamos resgatar a memória desse grande herói antonense.

Já recebi todos os exemplares. Foram editados pela CEPE. Se Deus permitir no dia 2 de setembro estaremos lançando-o na Câmara de Vereadores com apoio do seu presidente.

Prof. Pedro Ferrer

Diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima, responde ao Blog.

Comentários referentes a matéria “Desafio o amigo Hildebrando a fazer o teste!!!“.

Na noite de ontem (16) o amigo Hildebrando Lima, diretor da AGTRAN, com relação à matéria cujo título foi: Desafio o amigo Hildebrando a fazer o teste!!! Postou o seguinte comentário:

“Acho que Silvio e Emmanuelle disseram bem. Entendo que o estacionamento serve muito mais aos moradores e usuários local no horário comercial, do que mesmo a Igreja que funciona mais aos domingos e as noites. E quanto a cobrança de Zona Azul se é crítica a Igreja, nos domingos e as noites não se cobra Zona Azul, e neste caso os usuários do estacionamento seriam os penalizados. É claro que temos projeto de transito para o local que não é simplesmente esse trecho, mais por enquanto não é possível dado os acessos no viaduto”.

Comentário de Sylvio, abaixo:

“Boa tarde Pilako,

Descordo de você quanto à saída do estacionamento para melhorar o transito no local, deveria em primeiro lugar as pessoas que por ali trafegam ter um pouco de educação no transito, pois o maior problema é as pessoas que não tem paciência de esperar sua vez dentre outras situações que observo, agora se você falar que não tem fiscalização para fazer cumprir o que determina a lei como não passar em sinal fechado, não fechar cruzamento, não estacionar na contra mão (em frete ao mercado souza) dentre outras situações eu concordo.

Essa é a minha opinião”.

Comentário de Emmanuelle:

“Boa tarde!
Concordo com o comentário acima do Sylvyo !!
E mais, considero a matéria em questão como afronta por se tratar da ASSEMBLÉIA DE DEUS e por Hildebrando ser o responsável pela AGTRAN.
Desde que me entendo por gente existe esse estacionamento que beneficia a todos principalmente os vizinhos da região e não só os carros dos membros da igreja como sugere a matéria. Se esperar alguns minutos pelos motivos citados pelo Sylvyo for demais, sugiro não vir a nossa capital em Recife, passando pelas avenidas Recife, Agamenon Magalhães, Br 101, Abdias de Carvalho etc, pois não ficará “enganchado” no trânsito e sim preso em congestionamentos.

Obrigada”!

Nota do editor:

Gostaria de agradecer a participação e a opinião dos internautas Sylvio e Emmanuelle no nosso jornal eletrônico, assim como do amigo diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima.

Primeiro: Com relação ao comentário de Sylvyo, pessoa que conheço  e que merece todo meu respeito, proprietário de empresa na localidade e que portanto se utiliza do referido estacionamento, gostaria de dizer que não encontrei consistência técnica no seu posicionamento, como sugere a matéria primaria. O mesmo aponta como causas para os transtornos: “pouca educação”, “falta de paciência”, “falta de fiscalização” e etc. Quanto à falta de fiscalização, concordo plenamente, não só no referido  local, mas em toda cidade, aliás com a quantidade de agentes que a AGTRAN possui nas ruas, diga-se de passagem: a menor do estado de Pernambuco, tanto em números reais quanto proporcionais  é impossível um trabalho razoável. Vitória – 47 mil veículos – 15 agentes – algo em torno de 3.133 veículo para cada agente.

Segundo: Com relação à participação da internauta Emmanuelle, que parece-me  ser o seu primeiro comentário no nosso blog, em nenhum momento tratei de questões que não fossem  ligadas ao olhar técnico no trânsito – apesar de ser apenas um curioso na matéria, como sempre falo. Quanto às demais apreciações, parece-me terem haver  sido  inspiradas na tal sugestão da realização do carnaval vitoriense num sítio, prefiro ignora-las.

Terceiro: Quanto ao teor do comentário do amigo diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima,  gostaria de dizer que à quem serve o referido  estacionamento – ao lado da Igreja Assembleia de Deus – é irrelevante neste caso, na verdade,  eu sei exatamente à quem ele prejudica, ou seja: a esmagadora maioria que por ali trafega todos os dias. Com relação à cobrança ou não da “Zona Azul”, apenas serve, neste caso, como mais uma justificativa para que o mesmo (estacionamento) não exista.

Com relação aos novos projetos, com ou sem acessos de viadutos, seria importante que os mesmos começassem virar realidade, afinal, são quase oito anos da gestão do Governo de Todos, quatro deles, aliás, com um órgão (AGTRAN) exclusivamente para pensar nas coisas relativas ao trânsito, mas, ao que parece, nossos gestores  continuam sem um olhar tecnicamente necessário, até porque, em várias ocasiões, aqui pelo blog, já chamamos à atenção para falhas, erros primários e sinalização de trânsito  incompleta que aliás, algumas  delas  ainda persistem.

Mas, como sempre, o amigo Hildebrando não gosta de falar do assunto central, prefere se utilizar da fala dos outros para tratar do problema evidenciado na postagem. Gostaria de encerrar apenas  dizendo mais duas coisas: amigo Hildebrando, explique a mim e aos internautas, sobretudo aos que trafegam diariamente naquela via, sob o ponto de vista técnico, o porquê do referido estacionamento ser mantido pela AGTRAN, naquele  local e com aquele formato ? Outra coisa: aceite o desafio… Suspenda o estacionamento no local por uma semana, se o fluxo de veículo melhorar, você o retira de vez. Caso piore a situação na fluidez do tráfego, prometo não mais falar neste estacionamento. Simples assim. Desde já, agradeço pela participação respeitosa de todos.