Várias equipes e nenhuma solução…

Recebi pelo face, ontem (30), um registro fotográfico realizado por um  estudante  que sai muito cedo da nossa cidade, em direção  à Capital Pernambucana. A foto, que segundo ele foi clicada as “cinco e poucas da manhã”, mostra dois porcos  circulando livremente na Praça Dom Luis de Brito, Matriz.

13582470_504901109714146_2140632144_o

O prefeito Elias Lira, mesmo tentando, não conseguiu nos seus oito anos de gestão resolver o problema dos animais soltos nas ruas. A bronca passou pelas mãos das equipes de Severino Roberto, Roberto Bezerra, Beto Lira, Ozias Valentin, Vera Luci Lira e até agora nada de solução. O próximo prefeito, certamente,  vai ter que  trazer uma equipe da França para solucionar essa parada…

Cineclube Avalovara exibe “Bárbara” e “Olmo e a Gaivota”‏

13501732_1018493061604184_2458736557361425583_n

O Cineclube Avalovara dá prosseguimento a esta temporada 2016, marcada por muita luta e resistência sob várias frentes no país. Após duas sessões já muito marcantes na nossa trajetória — em maio com “Em trânsito” (Marcelo Pedroso, 2013) e o clássico “Terra em Transe” (Glauber Rocha, 1967), e em junho, na I Formação Feminista Popular CAV/UFPE, que marcou o batismo de mais um importante coletivo de luta popular para Vitória de Santo Antão: o Coletivo Celeste —, temos o prazer de anunciar para o próximo dia 3 de Julho nossa terceira sessão do ano exibindo o curta pernambucano “Bárbara” (2014), de Liana Cirne Lins, e o documentário “Olmo e a Gaivota” (2015), de Petra Costa e Lea Glob.

Acreditamos que se fazem necessárias muita reflexão e muito debate entre todxs nós acerca de nossa estrutura social paternalista e patriarcal, onde o machismo está enraizado em todas as nossas instituições e torna as mulheres vítimas constantes das mais variadas formas. Portanto, daremos continuidade à temática da sessão de junho, exibindo e debatendo dois filmes que dialogam com feminismo, com desconstruções de estereótipos impostos ao feminino, com autonomia da mulher sobre seu corpo e suas vontades, cada um dentro de uma estética.

“Bárbara”, primeiro filme de Liana Cirne Lins, que estreou em 2014 no 16º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco, é um horror feminista que satiriza com padrões de beleza impostos pela mídia e objetificação de desejo dos homens. “Olmo e a Gaivota”, por sua vez, é um longa premiadíssimo assinado pela brasileira Petra Costa e pela dinamarquesa Lea Glob. Petra — diretora do belíssimo e perturbador “Elena” (2012), que trata da depressão — nos convida à outra discussão, tão humana e universal quanto a primeira: a gravidez desconstruída e não romantizada. “Olmo e a Gaivota” mescla realidade e ficção e se apresenta, ao mesmo tempo, encantador e inquietante.

Estão todxs convidadxs para mais esta viagem de construção e desconstrução. Até lá! 😀 

SERVIÇO
Cineclube Avalovara exibe “Bárbara” e “Olmo e a Gaivota”
Classificação indicativa: 16 anos
Data e hora: 03/07/16, às 17h
Local: Teatro Silogeu do IHGVSA
Entrada Franca

Internauta ANTONIO LOPES comenta no blog

BOMMMMMMMMM DIA POVO VITORIENSES.

O BAIRRO DA BELA VISTA ESTA CRESCENDO ATÉ MESMO NAS CALÇADAS, SIM NAS CALÇADAS. OS PROPRIETÁRIOS DE LANCHONETES E RESTAURANTES, ESTÃO EXPANDINDO OS SEUS NEGÓCIOS PARA AS CALÇADAS QUE É DE EXCLUSIVIDADE PARA OS PEDESTRES, EU ACHO! SENDO ASSIM, PEÇO QUE SOMOS PEDESTRES, SOMOS IDOSOS, SOMOS CRIANÇAS, SOMOS CADEIRANTES E CIDADÃOS E POR ISSO, PEÇO QUE A PREFEITURA DA CIDADE DE VITORIA DE SANTO ANTÃO FISCALIZE ESSA ARBITRARIEDADE DE ESTÃO FAZENDO.

ANTONIO LOPES DA SILVA

Artista vitoriense, Fernandes Rodrigues, mais uma vez é destaque na FENEARTE.

Fachada-1-1-1024x682

A 17ª Edição da FENEARTE  ocorrerá no Centro de Convenções de Pernambuco entre os dias 07 e 17 de julho. Este ano o investimento financeiro no evento foi na ordem de 5,5 milhões com uma expectativa de arrecadar mais de 40 milhões. O público esperado é de mais de 300 mil pessoas que deverão visitar, entre outras coisas, os mais de 5 mil espaços destinados aos artesões do nosso  estado e até de outros países.

Pois bem, como bons nordestinos que somos este grandioso evento não deixar de ser um tributo à nossa cultura e aos nossos costumes, outrora, tão estigmatizados pelas regiões Sul e Sudeste do nosso Brasil.

Para nós vitorienses,  em particular, se já não bastasse todos os atrativos agregados a um evento dessa natureza, participar da 17ª Edição da FENEARTE será quase um roteiro  obrigatório na medida em que o artista vitorienses, Fernandes Rodrigues,  se configura em  uma das atrações do evento, uma vez que o mesmo,  no ano de 2013,  recebeu o prêmio “ACLAMAÇÃO” no Salão de Arte Popular.

13550941_989541657832957_555148010_n.png

Para este ano o conceituado artista vitoriense, Fernando Rodrigues, foi selecionado novamente ao prêmio “ACLAMAÇÃO” no Salão Arte Popular Ana Holanda com duas esculturas – “ A Benzedeira” e “Frevo no Marco Zero” – assim como para o primeiro Salão de Artes Sacras com a escultura “ Frei Damião, o Apóstolo Nordestino”, também indicado ao prêmio “ACLAMAÇÃO”.

O amigo Fernandes é uma espécie de “Santo de Casa” que faz milagres em casa e fora de casa, pois algumas das obras de artes, expostas nos nossos logradouros públicos, foram produzidas por ele, como por exemplo, o índio na Praça 3 de Agosto, popularmente conhecida como “Praça do Anjo”.

Índio-e-Anjo-da-Vitória

Portanto, encerro essas linhas dizendo que Fernando Rodrigues, além do extremo talento que Deus lhe concedeu, é portador de um caráter forte aliado à humildade dos grandes mestres. Eis aí, então, um conterrâneo que devemos sempre prestigiar pela sua história contínua de vida no mundo das artes.

Primeira Festa da Saudade com Orquestra Super Oara!!

pastedImage
No primeiro sábado de agosto – dia 06 –  acontecerá no Clube dos Motoristas “ O CISNE” a PRIMEIRA FESTA DA SAUDADE. Como principal atração musical do evento a Banda Super Oara, sob o comando do amigo Elaque Amaral, não deixará ninguém parado.

Portanto, para você que gosta dançar ao som de um bom repertório musical, recomendo reservar uma mesa para curtir, juntamente com familiares e amigos, uma noite dançante e inesquecível.

pastedImage-2

SERVIÇO

Evento: Primeira Festa da Saudade

Local: Clube dos Motoristas “O CISNE”

Data: 06 de Agosto 2016 Valor da mesa com quatro lugares: R$ 180,00

Obs: não haverá venda de senha individua avulsas.

Reservas: e-mail: pilakovb@hotmail.com  – 9.8437.5414 ou 9.9192.5094

Dona Regina aos noventa anos, firme e forte.

90_anos_RGB

Em recente encontro com amiga  poetisa Adjane Dutra,  tomei conhecimento que sua mãe, Dona Regina, ultrapassou, este ano, nove décadas de vida, firme e forte. Dona Regina, viúva do senhor Antônio João Chico, é mãe de uma prole de oito filhos, netos e bisnetos – Filhos, Fernando, Maria José, Adjane, Rejane, Antônio, Vital, Lourenço e Roberto.

Contou-me Adjane que sua mãe ainda mantém uma rotina ativa com relação aos afazeres do lar. Gosta de ler e também de costurar. Outro dia, por ocasião de um  evento festivo da família Dutra, encontrei Dona Regina muito bem. Até brinquei com seus familiares, dizendo: Dona Regina continua bonita,  tal qual aos 27 anos (foto abaixo).

13555773_989542821166174_947841049_o

Histórias da Vitória…

fogueiras-de-sao-joao-em-parazinho-1

Guardado nos arquivos do nosso Instituto Histórico repousa um consistente acervo dos mais variados títulos de  jornais vitorienses, desde o primeiro exemplar do LIDADOR até os mais recentes. Impresso nas páginas dessas verdadeiras relíquias, boa parte do cotidiano dos nossos antepassados. Neles é possível encontrarmos de tudo um pouco, vai de frivolidades até narrativa de fatos que, de certa forma mudaram o curso da história no nosso município.

Pois bem, dentro do acervo de memórias da Vitória de Santo antão, por assim dizer, estão também às histórias repassadas por populares que, quando bem contadas, refletem bem o contexto  do momento e  o um pouco do sentimento dos envolvidos.

Ivo

Dentre as muitas histórias  contadas pelos mais velhos uma diz que quando Doutor Ivo era prefeito – uma das três vezes – um diretor de clube carnavalesco foi fazer uma reclamação pessoalmente a ele, em plena folia. Disse o carnavalesco,  demonstrando irritação:

– Doutor Ivo, pelo amor de Deus, que escuridão é essa. O senhor não colocou nem uma gambiarra para iluminar as ruas do centro para os clubes desfilarem…

Doutor Ivo, gozador de mão cheia, respondeu na “bucha”, e com toda “seriedade” do mundo:

– Ou meu filho!! Você quer acabar com o trabalho dos artistas, como é que os carros alegóricos noturno vão realçar?

O tempo passou,  mas as coisas na nossa cidade, no que diz respeito à iluminação pública parece  que ainda continua no tempo em que se amarrava cachorro com lingüiça.

Pois bem, recentemente o prefeito Elias Lira promoveu um “pastoril” danado no Largo da Duque de Caxias para anunciar um “novo” serviço de iluminação pública na cidade. Neste caso, independente de qualquer coisa,  já podemos colher algo de positivo: PELO MENOS O PREFEITO  JÁ RECONHECEU PUBLICAMENTE QUE A CIDADE TÁ NO ESCURO.

Já com relação ao escuro nas ruas, certamente o prefeito foi buscar inspiração no seu mentor político, Ivo Queiroz: SE AS RUAS DA CIDADE ESTIVESSEM BEM ILUMINADAS, NA NOITE DO SÃO JOÃO,  AS FOGUEIRAS JUNINAS NÃO TERIAM FICADO TÃO BONITAS!!!!

elias-rindo

Olhe aí… mais  uma boa história para ser catalogada…

Ozias deverá ser o candidato a prefeito pelo PSD.

IMG_9118

Na noite de São João, no Restaurante Gamela de Ouro, bati um rápido papo com o amigo Ozias Valentin. Normalmente essas conversinhas ao pé do ouvido, por conta do som produzido pelo conjunto musical, não tem testemunha nem são alongadas, mas, variavelmente, transmite mais informações que um almoço ou jantar. Pois bem, na ocasião, realcei o que já havia lhe falado outras vezes, inclusive lá  em 2014.

Disse-lhe, entre outras coisas, que ele será o candidato a prefeito pelo partido. Falei, em linguagem alegórica, que Elias é muito “sabidinho” para dá “asas à cobra”. Com relação ao pleito que se avizinha, fui muito franco com ele: o prefeito, na minha modesta opinião, não tem interesse de fazer seu sucesso, mas, ao mesmo tempo disse-lhe também que ele não teria nada a perder com a postulação, desde que não se empolgasse e se endividasse.

Alertei-o, inclusive, para a próxima “paima” do prefeito: Elias deverá usar como “moeda de troca”, para consolar o Paulo e até o próprio Ozias, que o crescimento do seu partido (PSD) no Estado, após as eleições  municipais (2016), indiscutivelmente, precisará de “novos” quadros para ser  deputado, inclusive a federal.

Mas, como Elias gosta de tapear os seus “aliados” e fazer todos de idiotas, deverá começar a pavimentar, já, a nova  estrada política do seu genro, Rafael Prequé, que mais uma vez não conseguiu decolar com  sua candidatura a prefeito,  na vizinha cidade de Gravatá. Para concluir, não custa nada lembrar: Elias e Aglailson só gostam de dá CARGA nos parentes… Ozias… deu algumas risadas e foi dançar forró,  pensativo…

SÓ PRESTAVA O CARA DÁ UMA DE “DOIDO” TAMBÉM…

Recebi, através do Facebook, alguns registros fotográficos que bem retrata o DRAMA vivido por uma parcela considerável da população vitoriense. A bronca não é nova. Trata-se da recorrente situação onde animais de grande porte, sobretudo os PORCOS, circulam livremente pelas vias e logradouros públicos.

13535846_1036294176423971_1166439650_n

Os moradores da Rua Dias Cardoso, assim como adjacências do bairro da Matriz, continuam atolados na BOSTA DOS PORCOS e o prefeito Elias Lira continua K….gando na cabeça das pessoas. É MERDA PARA TODOS OS LADOS !!!

13522640_1036294209757301_1264115342_n

Pois bem, se não bastasse as sacolas de lixo rasgadas, que provocam imundice e sujeira, esses animais também “depositam”  suas fezes nas calçadas,  onde as mesmas são  “amassadas” pelos transeuntes que além de ser desagradável e perigoso, o local  fica exalando  uma fedentina insuportável.

13530409_1036294186423970_357928727_n

Ainda para acabar de completar, os porcos, por razões naturais, melados de lama de esgoto e outras porqueiras mais, lá das suas respectivas pocilgas, invariavelmente se ESFREGAM nas paredes das casas, causando assim um ambiente podre e nojento.

Agora me respondam uma coisa: SE ESSA IMUNDICE ACONTECESSE TODOS OS DIAS NA FRENTE DA CASA DO PREFEITO ELIAS LIRA, DOS SEUS FILHOS OU DA MÉDICA VERALUCI LIRA, SECRETÁRIA DE MUNICIPAL DE SAÚDE,  VOCÊS ACHAM QUE ESSE PROBLEMA  JÁ NUM TERIA SIDO RESOLVIDO?

13536231_1036294253090630_2002040042_n

Pois bem, quando um  cidadão de bem, atingido por um  problema desse,  todos os dias, perder a paciência e recolher a bosta do porco e ESFREGA-LA NA PORTA DA CASA DO PREFEITO, AÍ ELE VAI SER TAXADO DE IGNORANTE PODENDO, INCLUSIVE SER ATÉ PRESO.

Com relação ao problema dos animais soltos nas ruas, o prefeito e a sua sobrinha continuam “se fazendo de doidos”, ou seja:  faz de conta que o problema não existe. Os moradores afetados já passaram da hora de também dá uma “DE DOIDO”.

elias-rindo

 

O amigo Roberto Silva voltou a sorrir e dançar…

IMG_9101

Por ocasião das festividades juninas na nossa cidade, estive no Restaurante Gamela de Ouro na noite de São João. Por lá, muita gente boa, animada e feliz. Dentre os muitos casais que por lá dialoguei e até fotografei, não encontrei nenhum com tamanha harmonia, alegria e sintonia que os enamorados Roberto Silva e Carmem Lúcia.

Segundo amigos mais  próximos ao Roberto, meses atrás, ele andou meio misantrópico  e sorumbático. Certamente, seu distanciamento temporário da bela morena da Capital pernambucana, por quem seu coração palpita – como já me confidenciou – tenha sido o motivo das suas recentes agruras. Que bom!! Voltar a ver o amigo Roberto Silva sorrir e dançar como antes, aliás,  dançar é com ele mesmo…

Arijaldo Carvalho: PARABÉNS PRA VOCÊ…

ImageProxy.mvc-9

Como um bom vitoriense o amigo Arijaldo Carvalho não esquece seu torrão natal. Seu cartão de visita, além de tantos outros que dispõe, é dizer que é matuto da Terra da Pitú. Portanto, em nome da sua querida Vitória de Santo Antão, se assim posso falar, hoje é dia de comemorar mais uma passagem natalícia do nosso filho ilustre, Arijaldo Carvalho.

Blog do Pilako: uma viagem de cinco anos…

Hoje, segunda feira dia 27 de junho de 2016, é uma data importante para o nosso Jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako. Há exatos 5 anos – segunda feira dia 27 de junho de 2011 – era com a matéria abaixo, que os internautas vitorienses começavam a se “relacionar”, efetivamente e afetivamente com o nosso blog.

Vitória Blogada


Olá amigos vitorienses, mesmo sabendo que estou escrevendo com a possibilidade de pessoas de todas as partes do mundo tomarem conhecimento, tenho como finalidade me comunicar com meus conterrâneos.

Estaremos diariamente levando ao ar, junto com uma equipe de colaboradores e correspondentes, informações de maneira rápida e com muito conteúdo. Queremos que você, internauta vitoriense, ajude-nos na condução deste novo meio de comunicação, comentando, sugerindo e criticando, afinal, entendemos que também se contribui apontando os erros.

Segundo o STATE OF BLOGOSPHERE, estudo publicado anualmente para realizar um panorama sobre os blogs no mundo, existem mais de 120 milhões deles espalhados pelo planeta e que diariamente nascem aproximadamente 120 mil blogs; nessa “BLOGOSFERA” se encontra, na data de hoje, o BLOG DO PILAKO, que de maneira singular, para nós vitorienses, esse tem na sua composição genética o DNA da terra do Glorioso Santo Antão.

Fique a vontade, se acomode melhor, leia mais um post e seja bem vindo ao nosso Jornal Eletrônico.

Após cinco anos na atividade blogueira, de maneira ininterrupta, continuo com o mesmo sentimento, com a mesma vontade de escrever e registrar as coisas do nosso cotidiano,  algumas coisas mais relevantes outras menos. O que importa, na verdade, é que nas mais de 16.000 matérias postadas até o dia de hoje, nos mais de 2.000 vídeos publicados realçando, invariavelmente, recortes na linha do tempo vividos por todos nós vitorienses  e nas incontáveis fotografias, aqui expostas de maneira indiscriminadas, não deixa de ser, indubitavelmente, um robusto acervo de registro que já deixo como legado, de maneira obsequeia  para minha Vitória de Santo Antão.

Claro!!! O  trabalho continua na mesma direção, na mesma velocidade e na mesma estrada, sem desviarmos daquele caminho antes traçado, lá no inicio: REALÇAR AS COISAS DA VITÓRIA E/OU DOS VITORIENSES.

Desde os primeiros dias das atividades, lá em junho de 2011, que convido pessoas daqui para construir comigo o nosso conteúdo. Agradeço a todos que de  forma direta ou indireta contribuíram com este trabalho. Acredito que ao logo dessa jornada melhoramos em muitos aspectos, faz parte do aprendizado da vida – algo que deveria ser inexorável- aliás, quem não aprende com a vida apenas envelhece e não amadurece.

Portanto, hoje, após meia década labutando na rede mundial de computadores me sinto mais seguro para desempenhar melhor o papel que exerço na nossa sociedade. Fica aqui, então, a renovação das minhas intenções, expostas lá atrás no nosso jornal eletrônico há exatos cinco anos. Desde já, meus agradecimentos a todos, pois, entre outras coisas, foram os acessos alcançados no nosso blog, que nos guiaram até aqui e que, certamente serão outros tantos milhões (acessos) que nos levará para muito além do aqui, do agora  e do hoje. Do fundo do meu coração … Valeu Pela Força!!!

IMG_9167

Gamela de Ouro e seu tradicional arrasta-pé na noite de São João.

IMG_9105

Na noite do São João rendi-me ao tradicional forró da Gamela de Ouro. Por lá, muita gente conhecida e arrasta-pé a noite toda. Abrindo a festividade o artista Everton Di Paula, juntamente com outros não menos talentosos artistas locais, apresentou um repertório eclético e animado. Veja o vídeo:

Fechando a maratona forrozeira da noite a Banda Toque Nordestino interpretou os tradicionais clássicos do autêntico forró. O sanfoneiro Ciço Moreno colou sua sanfona para “chorar”. Veja o vídeo:

De parabéns estão os amigos Helder Nery e Bruno Carneiro por manter a tradição promovendo no Restaurante Gamela de Ouro, na noite de São João, uma festa tipicamente nordestina.

Roteiro de coleta de lixo da LOCAR atrapalha o trânsito na cidade.

Na noite do sábado (25), por volta das 21h30,  de dentro do Restaurante Pizza Grill, onde jantava com a família, observei alguns motoristas engrenando marcha à ré e tendo dificuldade em circular pela rua ao lado do referido restaurante – com destino a Rua Melo Verçosa.

IMG_9125

Pois bem, em seguida a resposta logo chegou: o caminhão da LOCAR circulava pela contramão, atrapalhando o tráfego na localidade. Certamente este deve ser o roteiro estabelecido pelos encarregados da coleta de lixo na cidade. Num seria razoável, então, mudar esse roteiro, para não atrapalhar ainda mais o nosso já confuso trânsito?

Internauta Loirinho Cavalcanti comenta no blog

Comentário postado na matéria “Na nossa cidade também existe moto canguru.

.

Boa Tarde Prezado Pilako.

Achei muito bacana essa foto… Só quem tem esses bichinhos em casa sabe o amor que eles tem para com seus donos. Aproveito o espaço para parabenizar seu jornal eletrônico uma forte de noticia muito importante para a terra das tabocas minha querida cidade Natal…. Os ventos da vida me trouxe para Guarulhos/SP a exatos 15 anos e a mais ou menos 2 anos acesso diariamente seu portal onde fico atualizado com as noticias na minha querida Vitoria. Grande Abraço e Sucesso a você.

Lorinho Cavalcanti

São João na Chácara Santo Expedito.

4

No dia 24 de junho comemora-se a tradicional festa Nordestina, e nada mais agradável do que receber familiares e amigos para engrandecer este dia. Na nossa festa, amigo Pilako, você recebeu falta, mas, outras oportunidades  virão.

2

“ É muito bom estar junto da família, pois é nela que encontro cada vez mais forças para seguir firme e forte. ”

Lourinaldo Junior.

Atenção candidatos: O NOSSO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL.

studio001

Com as mais recentes mudanças nas regras eleitorais a campanha municipal 2016, sem sombra de dúvidas, será diferente. Para os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, com muito ou pouco dinheiro, a internet será um ferramenta indispensável.

Tanto na chamada pré-campanha quanto na campanha eleitoral, propriamente dita, os aspirantes aos referidos cargos devem ficar atentos que os caciques da nossa cidade, Vitória de Santo Antão, já tem seus “preferidos” para elegê-los.

Portanto, aos que pretendem  disputar mandatos, anuncio que o nosso Studio de gravação,  para produção de vídeos que poderão ser usados na internet e no  guia eleitoral da TV, está DISPONÍVEL PARA LOCAÇÃO DE ESPAÇO,  PARA COLIGAÇÕES OU CANDIDATO,  INDIVIDUALMENTE.

Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail pilakovb@hotmail.com ou pelo fone 9.8437.5414. Não deixe para última hora !!!!

studio22

Primeira Festa da Saudade com Orquestra Super Oara!!

pastedImage
No primeiro sábado de agosto – dia 06 –  acontecerá no Clube dos Motoristas “ O CISNE” a PRIMEIRA FESTA DA SAUDADE. Como principal atração musical do evento a Banda Super Oara, sob o comando do amigo Elaque Amaral, não deixará ninguém parado.

Portanto, para você que gosta dançar ao som de um bom repertório musical, recomendo reservar uma mesa para curtir, juntamente com familiares e amigos, uma noite dançante e inesquecível.

pastedImage-2

SERVIÇO

Evento: Primeira Festa da Saudade

Local: Clube dos Motoristas “O CISNE”

Data: 06 de Agosto 2016 Valor da mesa com quatro lugares: R$ 180,00

Obs: não haverá venda de senha individua avulsas.

Reservas: e-mail: pilakovb@hotmail.com  – 9.8437.5414 ou 9.9192.5094

Lá se vai meu São João – vale a pena ler…

650x375_menino-se-diverte-com-chuvinha-ao-lado-de-fogueira_1532887

Posto novamente, artigo abaixo, o texto do Desembargador Federal, Paulo Roberto De O. Lima realçando o São João da sua infância e suas “traquinagens”. Vale a pena ler. (postado no nosso blog no dia 24 de junho de 2013)

 Lá se vai meu São João

PAULO ROBERTO DE O. LIMA – DESEMBARGADOR FEDERAL

Hoje, pela manhã, ouvindo as notícias de minha terra (Alagoas) soube que o Ministério Público celebrara com a prefeitura, e com o governo estadual, um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) disciplinando as dimensões e a composição das fogueiras de São João. A partir deste ano, só serão admitidas as de menos de um metro de altura, de largura inferior a sessenta centímetros. A norma, quanto ao material empregado, é mais draconiana: só serão admitidos arbustos, aglomerados, compensados sem pinturas e vernizes (estas coberturas, uma vez queimadas, exalam gases malignos) e, principalmente, uma espécie de tora feita de bagaço de casa prensado, de uso corrente em fornos de padaria.

Lá se vai meu São João. Lá se vão os cheiros preciosos de “minha infância querida que os anos não trazem mais”. Que graça pode ter uma fogueirinha de bagaço de cana?!

A notícia me deixou triste e preocupado. Comecei a refletir sobre ocupações de minha infância e descobri-me um criminoso de muita periculosidade. Quase tudo o que fazia em menino hoje é proscrito e, por vezes, punido com cadeia.

Fiz e queimei fogueiras invejáveis, grandes, muito acima de minha altura, todas de toras de madeira maciça, quase sempre sobra das podas das jaqueiras, das mangueiras e de outras fruteiras que guarneciam a chácara de meus avós. Soltei balões às pencas. Criei, treinei e pus a brigar falos, canários e peixes beta. Aliás, com os primeiros tive verdadeira relação de adoração.

Na varanda de minha casa de menino jamais faltaram gaiolas com sabiás, curiós, galos de campina, guriatãs, papa-capins, sanhaços, caboclinhos, canários etc… eram os amores de meu pai. Passei dias e dias, manhãs inteiras e imperdíveis, escondido sob alguma árvore amiga, com a “chama” e a arapuca, com coração aos pulos, na cata de passarinhos canoros. Cacei com peteca (estilingue), bodoque, espingarda de ar comprimido e, já grandinho, com espingarda de cartucho que eu mesmo fazia na véspera, com espoleta, chumbo, pólvora, estojo e fios de corda para tampar.

Naquela época não tínhamos brinquedos industrializados, não tínhamos os ipads, ipods, iphones da vida. Nem mesmo televisão tínhamos na pequena cidade do interior. Só nos restava “delinquir”.

Penso que para um juiz rigoroso, até nosso pião natural, feito de goiabeira, que zoava na palma da mão, era vedado posto que não receberia o licenciamento ambiental dos Ibamas da vida. É difícil encontrar uma só das tantas atividades lúdicas de minha infância puríssima que não seja contravenção penal ou ilícito administrativo. Ainda bem que eu era “de menor”.

(DIÁRIOdePERNAMBUCO – Recife, domingo, 16 de junho de 2013 – pág B9)